ano: 50 nº. 22 data: 28/05/2017 · perseguia eu a igreja de deus e a ... além de ser uma bíblia...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 22 DATA: 28/05/2017 LIÇÕES DA VIDA DE PAULO (II) Paulo descreve seu caráter antes da conversão como alguém que era blasfemo, persegui- dor e insolente. São características bem ruins. Por outro lado, ele era muito religioso. Dentre os jovens do seu tempo não havia ninguém com mais apego à seita dos fariseus do que ele. E foi sua religião que o levou a ser um grande perseguidor da Igreja. Para se defender dos que julgavam o seu ministério ele relaciona as suas qualificações antes de ser salvo: “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode con- fiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benja-mim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3.5,6). Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais” (Gl 1.13,14) Sabemos pela Palavra de Deus que, mesmo sendo fervoroso em suas crenças, mesmo sendo zeloso por sua religião, Saulo não era salvo. O que aprendemos com isso? Que simplesmente ser religioso não traz salvação, não livra o homem do pecado, não leva ninguém para o céu. Para ser salvo, Saulo precisava de um encontro exatamente com aquele que ele per- seguia ao perseguir a Igreja. O seu encontro com o Senhor ressuscitado foi algo extraor- dinário. Esse encontro quebrou o seu coração. No capítulo 9 do livro de Atos é contada a história da sua conversão ao Senhor Jesus. Essa experiência teve lugar no caminho para Damasco. Mas o Senhor não iria revelar-lhe tudo o que tinha para ele naquele momento. Deus usa homens e o Senhor usou um discípulo chamado Ananias para ir ao encontro de Saulo e orar por ele para que recuperasse a visão e fosse cheio do Espírito Santo. Assim, Saulo, que era perseguidor, passou a ser perseguido por causa de sua nova fé. Mas agora estava salvo. A sua antiga religião não o salvou. Mas Jesus o salvou. Hoje também há pessoas que se agarram à sua religião. Alguns dizem: “meus pais nas- ceram nessa religião, e morreram nessa religião; meus avós e bisavós também. Não posso desonrá-los recebendo uma nova fé”. Isso significa dizer que se os seus antepassados esta- vam em uma religião que não agradava a Deus, tal pessoa também estará e perderá a sua alma como eles perderam. A vida humana não é uma questão de religião. É questão de uma pessoa: JESUS. A dife- rença entre as pessoas é se elas têm Jesus ou não. Se têm Jesus, estão salvas. Se não têm, estão perdidas. Religião com seus ritos e regras não salva ninguém. Só Jesus salva. Isso aprendemos com o apóstolo Paulo e descobrimos, como Lutero descobriu pela Carta aos Romanos, que o homem só pode ser salvo pela fé. Fé em Jesus. Pr. João Leão

Upload: dinhquynh

Post on 24-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 22 DATA: 28/05/2017

liÇÕes da Vida de PaUlo (ii)Paulo descreve seu caráter antes da conversão como alguém que era blasfemo, persegui-

dor e insolente. São características bem ruins. Por outro lado, ele era muito religioso. Dentre os jovens do seu tempo não havia ninguém com mais apego à seita dos fariseus do que ele. E foi sua religião que o levou a ser um grande perseguidor da Igreja. Para se defender dos que julgavam o seu ministério ele relaciona as suas qualifi cações antes de ser salvo:

“Bem que eu poderia confi ar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode con-fi ar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benja-mim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3.5,6).

Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais” (Gl 1.13,14)

Sabemos pela Palavra de Deus que, mesmo sendo fervoroso em suas crenças, mesmo sendo zeloso por sua religião, Saulo não era salvo.

O que aprendemos com isso? Que simplesmente ser religioso não traz salvação, não livra o homem do pecado, não

leva ninguém para o céu. Para ser salvo, Saulo precisava de um encontro exatamente com aquele que ele per-

seguia ao perseguir a Igreja. O seu encontro com o Senhor ressuscitado foi algo extraor-dinário. Esse encontro quebrou o seu coração. No capítulo 9 do livro de Atos é contada a história da sua conversão ao Senhor Jesus. Essa experiência teve lugar no caminho para Damasco. Mas o Senhor não iria revelar-lhe tudo o que tinha para ele naquele momento. Deus usa homens e o Senhor usou um discípulo chamado Ananias para ir ao encontro de Saulo e orar por ele para que recuperasse a visão e fosse cheio do Espírito Santo. Assim, Saulo, que era perseguidor, passou a ser perseguido por causa de sua nova fé.

Mas agora estava salvo. A sua antiga religião não o salvou. Mas Jesus o salvou.Hoje também há pessoas que se agarram à sua religião. Alguns dizem: “meus pais nas-

ceram nessa religião, e morreram nessa religião; meus avós e bisavós também. Não posso desonrá-los recebendo uma nova fé”. Isso signifi ca dizer que se os seus antepassados esta-vam em uma religião que não agradava a Deus, tal pessoa também estará e perderá a sua alma como eles perderam.

A vida humana não é uma questão de religião. É questão de uma pessoa: JESUS. A dife-rença entre as pessoas é se elas têm Jesus ou não. Se têm Jesus, estão salvas. Se não têm, estão perdidas. Religião com seus ritos e regras não salva ninguém. Só Jesus salva. Isso aprendemos com o apóstolo Paulo e descobrimos, como Lutero descobriu pela Carta aos Romanos, que o homem só pode ser salvo pela fé. Fé em Jesus.

Pr. João Leão

Sementeira 02

Pr. Francinaldo e Família agradecem...Quero expressar a minha mais profunda gratidão a cada um dos irmãos envolvidos na

organização do Culto em comemoração aos meus 50 anos de vida, no último sábado dia 20/05. Foi muito especial tudo o que aconteceu. Foi realmente uma grande surpresa.

Meu dia já começou com uma surpresa excepcional, minha mãe e irmã caçula chegaram a nossa casa no horário do almoço, vindas de Brasília para comemorar conosco. Não espe-rava que isso pudesse acontecer, foi um grande presente arquitetado por minha esposa, meus filhos e minha irmã Luana. Neste momento já me dava por realizado e presenteado, mas, ainda reservavam outras surpresas. Logo à noite, estávamos com reserva para jantar fora com algumas pessoas e, me convenceram que deveria passar na Igreja para apresen-tar o pregador do culto jovem, o Pr. Lenilson de Campo Belo/MG. Ao chegar à Terceira Igreja Batista, percebi que havia algo estranho acontecendo e, ao entrar, fui surpreendido com o salão do templo repleto de irmãos, amigos e familiares. Foi muito impactante ver cada sorriso, palavras de encorajamento, abraços e tantas expressões de carinho.

Amigos tão chegados que vieram de Pitangui e Pará de Minas; irmãos que desmarcaram compromissos para estarem aqui, outros estavam enfermos e se fizeram presentes. Minha mãe e irmã ficaram impactadas com todo acolhimento e amor dos irmãos. Não há palavra que possa expressar minha gratidão a cada um.

Minha esposa e meus filhos Matheus e Isabela, prestaram homenagem no altar. O Pr. Lenilson pregou uma boa mensagem e assistimos a vídeos enviados de familiares e amigos de Brasília/DF, São Luís/MA, Porto Velho/RO, Teixeira de Freitas/BA, Pitangui/MG e Cascais/Portugal.

Assim é a Graça do Nosso Deus, surpreendente, impactante, encorajadora, abençoadora. Ao final de tudo, ainda tivemos oportunidade de saborear um delicioso bolo e receber

o abraço pessoal de cada um dos presentes. Declaro aqui as palavras do salmista no Salmo 126: “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles” (Salmo 126.1,2).

Muito obrigado, em especial à minha amada esposa Nágila que esteve à frente de cada detalhe, aos meus filhos Matheus e Isabela e, a todos os irmãos envolvidos de alguma ma-neira para que o nome do Senhor fosse exaltado. Não seria possível citar todos aqui, mas, sintam-se abraçados e saibam que apresentei seus nomes em gratidão diante do Senhor. Que Ele traga sobre suas vidas a justa recompensa.

nossa Viagem missionária está Próxima!FaÇa sUa inscriÇÃo HoJe mesmo...

A nossa Viagem Missionária será nos dias 15 a 18 de junho, feriado de “Corpus Christi” quando iremos aos campos de Senador Mourão, Desembargador Otoni e Carbonita, região norte de Minas.

Já temos reservado um ônibus com capacidade para 46 lugares e desejamos preencher estas vagas o mais rápido possível. Então, procure ainda hoje a ir. Vera Lúcia ou a ir. Con-ceição Mesquita faça o pagamento no valor de R$ 100,00 e confirme sua reserva.

A hospedagem e alimentação nestas localidades serão oferecidas pelos irmãos das igre-jas conveniadas do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior. Lembramos que cada par-ticipante deve providenciar e levar colchão, roupas de cama e demais materiais de uso pessoal, pois, dependendo do número de participantes ficaremos hospedados em uma escola ou em lares dos irmãos.

Os ir. Elesbom e Eva, obreiros em Senador Mourão, estão se empenhando para receber o grupo na cidade e, desde já contamos com as orações de toda a igreja em favor da viagem e todos os preparativos necessários. Então, não deixe para fazer sua reserva na última hora.

Caso você não possa ir nesta oportunidade, pode ajudar alguém que esteja com difi-culdades financeiras, ofertando o valor total ou parte de valor. Basta entrar em contato com um dos irmãos responsáveis e destinar sua oferta. Vamos todos, na força e unção do Espírito Santo, fazer a Obra do Senhor.

Sementeira 03

A Bíblia edição comemorativa dos 80 anos de nossa Igreja está sendo vendida agora ao custo de r$ 20,00 e, não mais a R$ 45,00. Nossa intenção é facilitar a aquisição e distribuição de nossas Bíblias que contém um resumo da história desses 80 anos de vida. Além de ser uma Bíblia com encadernação de Luxo e Letra Gigante, o que facilita a leitura.Então, adquira sua Bíblia para seu uso pessoal ou para oferecer

de presente a outras pessoas.

Por Um acamPamentoNo último domingo lançamos uma campanha para compra de um local de reti-

ros/acampamento. Anos atrás iniciamos uma campanha com esse objetivo, mas, pela facilidade que tínhamos em conseguir locais para alugar, foi decidido usar o dinheiro arrecadado para custear ou subvencionar os acampamentos, retiros e “Encontros com Deus” que realizamos. Por isso, aquele dinheiro foi gasto nessas atividades.

Agora, a situação é outra: tem se tornado cada vez mais difícil conseguir um local para realizarmos nossas atividades de retiro. Os que existem exigem um número grande de participantes que nós não temos conseguido atender. Como consequência, se quisermos alugar esses acampamentos para um retiro a igreja precisa arcar com o pagamento de um número elevado de vagas.

Por outro lado, os locais de acampamento dão preferência a grupos grandes para ocasiões especiais como a época do Carnaval, da “Semana Santa” e outros feriados.

Levando em conta todas essas considerações foi que o CONPLEX (Conselho) da Igreja resolveu autorizar a abertura de uma campanha visando à aquisição de um acam-pamento. E estamos pedindo a participação de todos os membros da Igre-ja. Inicialmente, sem falar em contribuição financeira (que, claro, precisaremos fazer), nossa solicitação é que os irmãos orem por este propósito. Que temos essa necessidade é óbvio. Por isso, pedimos oração por três quesitos importantes:

1. Para que o Senhor nos envie os recursos pessoais para contribuir, e os recur-sos para a Igreja para essa aquisição;

2. Que o Senhor nos mostre o local que deve ser adquirido; que seja o melhor segundo as nossas necessidades.

3. Que, quando estivermos estabelecendo o local de retiros (o nome será dado oportunamente) tenhamos alguém de confiança e capaz para cuidar do local.

No passado tivemos muitas conversões em nossos acampamentos. Como exem-plo podemos citar o Avelino, filho do Pastor Devanir; ele está se preparando para ser ordenado ao ministério. E a Bráulia, líder mundial de Jocum. Além das con-versões, tivemos reconciliações com Deus, consagração de vidas e muitas outras bênçãos.

Esses fatos justificam o nosso empenho, para a glória de Deus!

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Você já tocou a campainha na casa do amigo, e ninguém atendeu? Já pediu algo emprestado ao seu colega, e ele não emprestou?

Ou talvez já procurou muito algo que perdeu, mas não encontrou?

São coisas um pouco chatas, mas acontecem. Ainda bem que Deus é diferente.

Nos versículos de hoje, Jesus nos ensina que aquele que bate na porta de Deus sempre será atendido. Isso porque Deus é um pai bondoso e gosta de dar coisas boas a seus fi lhos!

Ah, você já pediu algo para Deus e não recebeu? Talvez ainda não esteja na hora de Deus lhe dar isso, ou talvez não seja bom para você. Podemos sempre

confi ar em Deus, pois ele é um PAI BONDOSO.

a Bondade de deUs (mateUs 7.7-8)

oraÇÃo: Obrigado, querido Deus, pela tua bondade e por sempre dar tudo o que precisamos. Quem bom que tu sempre podes nos atender! Amém.

Sementeira 05

As crianças devem ser ensinadas “no caminho em que devem andar” pelos seus pais. Mas, sem sombra de dúvida, a Igreja tem um grande valor na vida das nossas crianças, adolescentes e jovens. Pensando nisso, transcrevemos abaixo a experi-ência de Henry Brandt, psicólogo cristão de grande prestígio no meio evangélico norte-americano. Ele esteve no Brasil anos atrás e trouxe edifi cação a muitas vidas. Eis o que ele diz:

“Jamais me esqueço de um homem enorme, robusto e vigoroso que era muito rico – e meu professor de Escola Dominical. Ele não precisava ser meu professor de Escola Dominical. Ele poderia fi car concentrado em seus investimentos. Ou fi car sentado em outra classe de Escola Dominical, aprendendo ele mesmo os ensina-mentos da Bíblia.

Mas ele preferia ensinar a uma penca de rebeldes.Todas as semanas nós planejávamos uma estratégia que só tinha um alvo: como

tornar insuportável a vida dele.Por fi m, eu me afastei completamente dele, da igreja e de Jesus Cristo. Eu me

envolvi com uma vida insubordinada.Mas, sempre que me via, ele me cercava. Eu odiava vê-lo se aproximando.Mas ele vinha. Depois, colocava seu enorme e vigoroso braço à minha volta e

segurava meu ombro ossudo com sua grande mão.- Henry, eu o amo, mas não gosto do que você está fazendo. Você está errado. Isto me enchia de indignação. Eu murmurava enquanto ele se afastava: “Por que

ele não cuida da sua própria vida?”Mais tarde, ele me contou. Ele cuidava de sua própria vida. Ele fora meu profes-

sor de Escola Dominical, portanto eu fazia parte de sua vida.Mesmo tendo raiva dele, eu admitia que era um homem que sabia julgar. E ele

continuou no meu encalço.Hoje me sinto feliz por isso. A propósito, foi o mesmo homem que me emprestou o dinheiro para eu terminar

meu último ano de faculdade”. (Henry Brandt no livro “Quero melhorar meu casa-mento” – Editora Vida, páginas 171,172).

Lendo esta história fi camos a pensar no valor de um professor de Escola Bíblica Dominical para as crianças e a necessidade de mais homens se envolverem no en-sino dos pequeninos na Igreja.

Pr. João Leão

a igreJa em sUa Vida

Sementeira 06

calendário eclesiástico

orientaÇÕes Para o en-contrÃo das cÉlUlas

maio

HOJE, Dia 28• Culto de Salmos pela manhã

com participação do Coral Evan-gélico de Belo Horizonte (às 9h haverá apresentação do Coral e Evangelismo na Praça Floriano Peixoto).

JUnHo

Dia 10• Bazar • Casamento dos ir. Júlia e Lourisvaldo

Dia 12• Dia dos Namorados – Jantar de

Casais

Dia 15 a 18• Viagem Missionária

Dia 18• Ceia do Senhor

Dia 24• Chá de Fraldas ir. Aguinaldo e

Érica às, 17h30h• Culto Jovem às 19h30

Vamos a algumas orientações gerais: Primeiramente queremos ressaltar

que, as células que tiverem alguma apresentação especial ou algum tes-temunho impactante, deve nos pro-curar, para vermos como encaixá-las na programação. Para tal, pedimos que nos fale com antecedência, a fi m de controlarmos o tempo da pro-gramação.

Uma alteração que vai ser feita é com respeito à confraternização (di-nâmicas e lanche). Como estamos no tempo de frio, pensamos que o ideal é termos um caldo bem quentinho (de mandioca e feijão). E como pode ser feita a colaboração de cada célu-la a fi m de comprarmos os ingredien-tes para fazermos os caldos? Pen-samos que cada célula poderia dar 50,00 reais. Esse valor poderia ser dividido entre os membros de cada célula. Ou alguma outra sugestão? Quem tiver outra ideia nos procure. O importante é que todos participem e orem por esta data:

Primeiro Encontrão das Células11 de julho de 2017 (terça-feira) às 19h30, no templo da Terceira Igreja Batista de Belo Horizonte

miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das Boas novas” espalhe

as Boas novas do evangelho

Sementeira 07

Pedidos de oraÇÃo Para a semana

aniVersariantes loUVor

Portaria

introdUtores (culto à noite)

aniVersariantesde casamento

dia Pela igreJa Pelo FUndo Pela Patría/oUtros

28/05Dom

Oremos pelas pessoas convi-dadas que assistiram ao Cul-to de Salmos nesta manhã.

Oremos pelos preparativos para a Viagem Missionária à Senador Mourão e região.

Oremos pela Nação Brasilei-ra neste momento de anta insta-bilidade política.

29/05Seg

Pelos casais da igreja e seus familiares, para que todos estejam firmes no Senhor.

Ore para que o Senhor des-perte os irmãos para parti-cipar da Viagem Missionária.

Ore pelo Congresso Nacio-nal e seus Senadores, para que sejam tementes a Deus.

30/05Ter

Ore pelos lares que hospe-dam as nossas células e pelos irmãos que as frequentam.

Oremos pelo Coral Evangé-lico de BH que deve partici-par da viagem missionária.

Oremos pelos Deputados Federais que compõem a Câmara.

31/05Qua

Oremos pelos casais de noi-vos e namorados de nossa igreja.

Pelos irmãos nos campos de Senador Mourão, Carbonita e Desembargador Otoni.

Oremos pelos ministros do STF – Supremo Tribunal Fe-deral.

01/06Qui

Oremos pela vida pessoal, família e ministério dos nossos Pastores e Obreiros.

Oremos pela saúde da ir. Cida, esposa do Pr. Állan/Maravilhas em tratamento de saúde.

Ore por salvação dos nossos governantes, em especial, pelo Presidente Michel Te-mer.

02/06Sex

Oremos pelos irmãos que cooperam no trabalho da portaria da Igreja.

Oremos pela Diretoria do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Pelo fim da corrupção em nosso país e por um desper--tamento espiritual.

03/06Sáb

Ore pelo grupo de evangelis--mo e para que outros irmãos se levantem para essa obra.

Ore pelo miss. Enisval, Gra-ça Milhomem e seus filhos Amanda e Josué.

Oremos pelo Juiz Sérgio Moro e pelos Promotores da Operação Lava-Jato.

dia 28/05 – Silvio Santos Alves (Car)dia 30/05 – Pedro Henrique Damasceno Alvesdia 31/05 – Tiago Coelho Planas

Sander Kildare Fontesdia 01/06 – Maria Angélica Guedes Tibães (SM)dia 03/06 – Cláudia Diniz Mamédio Santos

dia 30/05 – Dulcinea e Rubens Said Mota dia 31/05 – José Geraldo e Renata Aparecida de

Miranda Saraiva (Gou)dia 01/06 – Sara e Bruno Assad Admus Paixão

Nívia e Sander Kildare Fontes.

“Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.” (Salmo 63.3)

HoJe, dia 28/05/2017:manhã: Deives noite: Luciana Mendes e Elbert

Próximo domingo, dia 04/06/2017:manhã: Maurício e Miriam Paula noite: Raquel Paula e Isabela

HoJe, dia 28/05/2017:manhã: Mário Lúcio

Próximo domingo, dia 04/06/2017: manhã: Adão

HoJe, dia 28/05/2016:Adriana Meireles e Cristiano

Próximo domingo, dia 04/06/2017:Arlindo e Elza

Sementeira 08

sede e secretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereÇo Para corresPondÊncia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

temPlo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

Horário de atendimento da secretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atiVidade Permanentes

domingo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUarta Feira:• 15h - União Feminina

todo terceiro domingo:• Ceia do Senhor

QUinta-Feira:• 19h30 - Culto

sexta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sáBado: • 19h30 - Culto Jovem

toda Última 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

FUndo missionárioacHilles BarBosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

missionários:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

“E se o meu povo, que se cha-ma pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus cami-nhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sara-rei a sua terra.” (II Crônicas 7.14)

Vivemos em nossa nação, um período extremamente conturba-do. Mais uma vez nos deparamos com um possível impeachment do atual presidente, que ao que parece está envolvido em esque-mas de corrupção.

A economia está em baixa, mais de quatorze milhões de pes-soas desempregadas e o poder de compra da maioria dos brasileiros está diminuindo. A violência em toda camada da sociedade tem chegado a níveis alarmantes. Pa-rece não haver solução.

Mas há uma saída, e ela está no Senhor nosso Deus. Em outras épocas e em diferentes países que passaram por difi culdades e que a nação inteira se voltou a Deus, Ele de maneira grandiosa mudou a sorte dela. Precisamos buscar a Deus em orações, súpli-cas, jejuns e com o coração que-brantado. Sara-nos Senhor!

aguinaldo dos santos

sara-nos senHor