ano seletivo...página3 prova – língua portuguesa e matemática questão 04.marque a alternativa,...

11
Prova Língua Portuguesa e Matemática 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 8h Término:12h Este caderno contém 40 questões numeradas, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Instruções: 1.Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. 2. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questões do Caderno de Provas e preencher a Folha de Respostas. 3. Para cada questão de múltipla escolha, há apenas uma resposta correta. 4. A Folha de Respostas não poderá ser dobrada, amassada ou danificada. Em hipótese alguma, será substituída. 5. Confira, com máxima atenção, o Caderno de Provas, observando o número de questões contidas e se há defeito(s) de encadernação e/ou de impressão que dificultem a leitura. 6. Assine a Folha de Respostas no espaço apropriado. 7.Não ultrapasse o limite dos círculos na Folha de Respostas das Questões de Múltipla Escolha. 8.Em havendo falhas na Folha de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Boa Prova! SELETIVO 2019ENSINOFUNDAM Ano LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA Estado do Maranhão Colégio Militar Tiradentes

Upload: others

Post on 28-Feb-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Página1

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

09/12/2018

Prova Objetiva

Início: 8h Término:12h

Este caderno contém 40 questões numeradas, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de

Matemática.

Instruções:

1.Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. 2. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questões do Caderno de Provas e preencher a Folha de Respostas. 3. Para cada questão de múltipla escolha, há apenas uma resposta correta. 4. A Folha de Respostas não poderá ser dobrada, amassada ou danificada. Em hipótese alguma, será substituída. 5. Confira, com máxima atenção, o Caderno de Provas, observando o número de questões contidas e se há defeito(s) de encadernação e/ou de impressão que dificultem a leitura. 6. Assine a Folha de Respostas no espaço apropriado. 7.Não ultrapasse o limite dos círculos na Folha de Respostas das Questões de Múltipla Escolha. 8.Em havendo falhas na Folha de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala.

Boa Prova!

SELETIVO – 2019ENSINOFUNDAMENTAL

6º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Estado do Maranhão

Colégio Militar Tiradentes

Página2

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Prova – Português Texto para responder às questões 01 a 05.

Monteiro Lobato. FÁBULAS. 50 edição. Editora Brasiliense, São Paulo, 1994.(com adaptações)

Questão 01.O texto tem por finalidade:

(A) instruir (B) narrar (C) discutir (D) enumerar (E) argumentar

Questão 02. A narrativa procura passar a ideia de que:

(A) Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados. (B) É Melhor uma migalha por dia que um dia sem migalha. (C) O Bom senso é sempre mais valoroso que a astúcia. (D) Os preguiçosos colhem o que merecem.

(E) Quem ama o feio, bonito lhe parece.

Questão 03.Em “– Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?” O travessão foi usado para

marcar:

(A) a fala do personagem. (B) uma enumeração. (C) sujeito deslocado. (D) um chamamento. (E) um vocativo.

A coruja e a águia Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

– Basta de guerra – disse a coruja. – O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra. – Perfeitamente – respondeu a águia. – Também eu não quero outra coisa. – Nesse caso combinemos isto: de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes. – Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes? – Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem-feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus. – Está feito! – Concluiu a águia. Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto. – Horríveis bichos! – Disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja. E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves. – Quê? – Disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

Página3

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 04.Marque a alternativa, logo abaixo, em que o elemento em destaque é um adjetivo.

(A) “Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.” (B) “– Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?” (C) “– Horríveis bichos! – Disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja.” (D) “Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre ...” (E) “Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos?”

Questão 05.No texto, temos “– Perfeitamente – respondeu a águia. – Também eu não quero outra

coisa. “ A palavra “perfeitamente” tem a mesma quantidade de sílaba que:

(A) combinemos (B) encontrares (C) amargamente (D) monstrengos (E) encontrou

Leia o texto e responda às questões de 06 a 10.

Disponível em: https://guia21.sul21.com.br/livros/ultima-carta-de-clarice-lispector/. Acessado em 20/10/2018. (Com adaptações)

Questão 06.Sobre o texto, é incorreto afirmar que:

(A) trata-se de uma comunicação entre pessoas. (B) há um remetente e um destinatário. (C) O destinatário do texto é Clarice. (D) O remetente da carta é Clarice. (E) tem uma saudação.

Questão 07.A única característica que não pertence à estrutura de uma carta pessoal, é

(A) Local e data (B) envelope (C) despedida (D) assinatura (E) vocativo

Rio, 20 de outubro 1977 Aurora, Telefonei para você umas três vezes e só da última recebi a notícia de que você estava em Brasília e depois iria à Europa. O que eu queria lhe dizer era que concordo plenamente na minha ida a S. Luís (terra do grande Ferreira Gullar) mas que dependia minha viajem de uma melhora de saúde (já estou quase boa). Por favor, telegrafe-me quando chegar de Brasília ou Europa, a fim de combinarmos a minha ida. Você prefere que eu vá no meio da semana (quando os alunos ainda estão na Universidade) ou fim de semana?

Aguardo sua resposta. E divirta-se Europa Sua,

Clarice

Página4

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 08. O tema do texto é:

(A) a volta de São Luís. (B) A saudade por Ferreira Gullar. (C) A viagem de Clarice para São Luís. (D) As férias dos alunos da Universidade. (E) A opinião semelhante de Clarice e Aurora.

Questão 09.No texto, em qual das frases a palavra em negrito foi escrita INCORRETAMENTE de forma

intencional?

(A) “Telefonei para você umas trêsvezes ...” (B) “Você prefere que eu vá nomeio da semana...” (C) “mas que dependia minha viajem de uma melhora de saúde” (D) “Por favor, telegrafe-me quando chegar de Brasília ou Europa ...” (E) “quando os alunos ainda estão na Universidade”

Questão 10. No trecho “O que eu queria lhe dizer era que concordoplenamente na minha ida a S. Luís”

A palavra em destaque demonstra:

(A) certeza. (B) dúvida (C) incerteza (D) hipótese (E) possibilidade

Leia o texto para responder às questões de 11 a 15.

Ziraldo. Anedotinha do bichinho da maça (1980).

Questão 11.O texto tem como características, EXCETO:

(A) usar o espaço e o tempo de forma reduzida na narrativa. (B) apresentar somente elementos de sequências descritivas (C) narrar uma história curta, com poucos personagens. (D) provocar o riso e divertir o interlocutor. (E) provocar o humor.

Questão 12. Há um traço de humor provocado no trecho:

Aula de Ciências Na escola a professora pergunta: – Quantas patas têm o cavalo? – Quatro. – Por isso como se chama? – Quadrúpede. – Muito bem. E você, quantos pés você tem? – Dois. – E como se chama? – Serafim.

– Serafim.

Página5

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(A) “quantas patas tem o cavalo”. (B) “quadrúpedes”. (C) “– Por isso como se chama?” (D) ”e você, quantos pés tem?” (E) “Serafim”

Questão 13.No trecho: “Na escola a professora pergunta: ” Os dois pontos usados no final da frase

indicam:

(A) circunstância de tempo. (B) antes do discurso direto. (C) termos enumerativos. (D) uma explicação (E) um vocativo.

Questão 14.No trecho: “– Quadrúpede. “. Esta palavra foi acentuada pela mesma regra que:

(A) histórico, balaústre, rádio. (B) idêntico, estádio, histórico. (C) camponês, lâmpada, fábula. (D) lâmpada, histórico, idêntico. (E) palitó, autêntico, concordância.

Questão 15. Em: “Na escola a professora pergunta: – Quantas patas têm o cavalo? ” A palavra

“professora” é escrita com “ss”. Então, marque a alternativa em que todas as palavras são escritas com essas mesmas letras.

(A) intromi__ão; inadmi__ível; omi__ão. (B) di__imulado; morma__o; considera__ão. (C) inadmi__ível; intromi__ão. Manuten__ão. (D)compromi__o; omi__ão; compreen__ão. (E) aten__ão, ace__o, exce__ão.

Leia o texto para responder às questões seguintes.

Página6

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Disponível em: https://wwwblogtche-auri.blogspot.com/2012/09/tirinhas-do-hagar-o-terrivel.html?m=. Acessado em

08/09/2018

Questão 16. Sobre as características do texto acima, é corretoafirmar que:

(A)usa apenas a linguagem visual. (B) utiliza-se somente de linguagem verbal. (C) as expressões faciais dos personagens não são importantes. (D) a linguagem não verbal e a verbal contribuem para o sentido do texto. (E)a ordem dos balões de cima para baixo não é necessária para a sucessão das falas.

Questão 17. No sétimo quadrinho, a personagem, ao dizer “vocês chegam tarde! Vocês são

bagunceiros! ” pode sugerir que ela está:

(A) com raiva. (B) conformada. (C) cansada. (D) contente. (E) triste.

Questão 18.No trecho: “Vocês são preguiçosos! ” A palavra “preguiçosos” tem em sua escrita o “s” com

o som de “z”. Logo, marque alternativa em que todas as palavras estão escritas CORRETAMENTE.

(A) pousada, louza, quisessem. (B) paisagem, senzala, casamento. (C) cazaco, cinzento, pesado. (D) coisa, benzer, beserro. (E) pouso, pauza, lizo.

Questão 19.No texto,estão CORRETAMENTE, separadas em sílabas todas as palavras da alternativa:

(A) es-to-u, can-sada, to-le-rar (B) i-gua-is, pre-gui-ço-sos, es-cu-tam (C) che-gam, ba-gun-ce-i-ros, pi-or (D) di-ri-a, por-que, mai-or (E) pI-or, ma-ior, i-gua-is

Questão 20.Em: “Hagar, o horrível.” Temos a palavra “horrível” escrito com “h”. Marque a alternativa

em que todas as palavrasdevem ser escritas com essa mesma letra.

(A) __orta,__ipopótamo, __igiênico. (B) __ipnotizar, __argamassa, __epatite. (C) __orroroso, __úmido, __istória. (D) __onestidade, __emisfério., __agonia. (E) __ipnose, __ agonia, __úmido.

Prova – Matemática

Questão 21. O número romano MMCDXLIX corresponde ao número indo arábico:

(A) 2669

Página7

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(B) 2559 (C) 1549 (D) 2449 (E) 1511

Questão 22. João tem R$ 125,00 e Maria tem o quádruplo da quantidade de João. Então Maria tem:

(A) R$ 480,00 (B) R$ 500,00 (C) R$ 550,00 (D) R$ 600,00 (E) R$ 325,00

Questão 23. Pedro e Rebeca estão se casando e para fazer uma festinha de casamento, Rebeca

economizou R$ 1.250,00 enquanto que Pedro economizou o triplo. Então, os dois economizaram junto, um total de: (A) 5.000,00 (B) 3.750,00 (C) 4.250,00 (D) 3.125,00 (E) 6.250,00

Questão 24. Se em um fardo de refrigerantes contém 6 garrafas de 2 litros cada. Quantos litros serão

necessários para encher 625 fardos de refrigerante?

(A) 3750 (B) 5120 (C) 7500 (D) 4575 (E) 8125

Questão 25. Apenas um dos números citados abaixo é divisível por quatro, esse número é o:

(A) 1435 (B) 2514 (C) 8970 (D) 3496 (E) 3249

Questão 26. O valor correspondente ao mínimo múltiplo comum entre 12, 18 e 32 é:

(A) 32 (B) 36 (C) 72 (D) 144 (E) 288

Página8

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 27. Uma empresa de produtos alimentícios contratou três vigilantes. Um determinado setor

dessa empresa é vigiado por esses três vigilantes nas seguintes escalas: • Vigilante (A) a cada 2 hs; • Vigilante (B) a cada 3 hs; • Vigilante (C) a cada 4 hs. Os três iniciaram a vigilância juntos às 6:00hs da manhã. Que horas os três voltarão a estar juntos nesse setor? (A) 18:00 hs (B) 16:00 hs (C) 20:00 hs (D) 15:00 hs (E) 14:00hs.

Questão 28. Dona Gertrudes comprou Três peças de pano, uma com 18 metros de comprimento, a

segunda com 30 metros e a terceira com 48 metros. Ela deve dividir essas três peças em pedados de mesmo tamanho, de modo que não haja sobra. O comprimento de cada pedaço é em metros: (A) 4 m (B) 5 m (C) 6 m (D) 9 m (E) 10 m

Questão 29. Frações mistas são frações constituídas de uma parte inteira e uma fracionária. A fração

mista correspondente à fração 7

19é:

(A) 7

25

(B) 5

27

(C) 19

71

(D) 7

52

(E) 7

24

Questão 30. Um prêmio em dinheiro será repartido entre cinco funcionários de uma empresa da

seguinte forma:

Funcionário (A) ficará com 16

1 do prêmio;

Funcionário (B) com 8

3;

Funcionário (C) com 5

1;

Página9

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Funcionário (D) com 12

3;

Funcionário (E) com 240

77.

Quem ganhará a maior quantia será o funcionário: (A) A (B) B (C) C (D) D (E) E

Questão 31. Simplificando a fração 180

144 ,obtemos como fração irredutível:

(A) 4

5

(B) 3

4

(C)5

4

(D) 8

3

(E) 4

1

Questão 32. A professora de Matemática de uma determinada escola estava ensinando frações para

seus alunos. Ela selecionou cinco alunos para responder a uma questão de leitura de frações. Ao perguntar

para os alunos selecionados qual é a leitura da fração 13

102 , obtiveram-se as seguintes leituras:

Mário: “ Dois inteiros e décimo treze”

Gisele: “ Dez inteiros e dois treze avos;

Fernando: “ Dois inteiros e treze décimos”

Francisco: “ Dois inteiros e dez avos treze avos”

Aline: “ Dois inteiros e dez treze avos”

Quem acertou a pergunta da professora? (A) Mario (B) Gisele (C) Fernando (D) Francisco (E) Aline

Questão 33. O máximo divisor comum entre os números48, 64 e 120 é:

(A) 6 (B) 4 (C) 8

Página10

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(D) 12 (E) 24

Questão 34. Pedro ganha mensalmente em seu trabalho, o valor de R$ 2.456,00. Desse valor, Pedro

gasta R$ 450,00 com aluguel da casa, R$ 125,00 com água e luz, R$ 115 com internet e R$ 650,00 com alimentação. Quanto lhe sobra? (A) R$ 1.116,00 (B) R$ 1.340,00 (C) R$ 1.240,00 (D) R$ 2,034,00 (E) R$ 940,00

Questão 35. Ao organizar em ordem crescente as frações 2

1,8

5,10

3,4

3obtemos como resultado:

(A) 2

1,10

3,8

5 e

4

3

(B) 2

1,4

3,8

5 e

10

3

(C) 10

3,8

5,4

3 e

2

1

(D) 8

5,10

3,4

3 e

2

1

(E) 10

3,

2

1,

8

5 e

4

3

Questão 36. João tem 75 petecas, Francisco tem o triplo das quantidades de petecas de João, e Mário

tem o sêxtuplo das quantidades de petecas de Francisco. Então Mário tem: (A) 84 petecas (B) 1350 petecas (C) 450 petecas (D) 225 petecas (E) 1750 petecas

Questão 37. O professor Arnaldo colocou uma conta de operações de fração bem como o resultado

simplificado dessa operação no quadro e, em seguida, apagou o resultado. O resultado dessa operação

era:

(A) 0 (B)1

(C) 2

1

(D) 6

1

Página11

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(E) 3

4

Questão 38. Uma equipe de voluntários se juntou para arrecadar alimentos para ajudar famílias

carentes. A equipe conseguiu juntar 280 cestas básicas das quais 7

5 já foram entregues. Quantas cestas

básicas faltam ser entregues?

(A) 80 (B) 200 (C) 90 (D) 120 (E) 180

Questão 39. Um caminhão pipa tem uma capacidade média de 10.000 litros de água. Num dia em que

faltar água em um bairro de uma cidade, o caminhão é acionado. Supondo que em um determinado dia o

caminhão foi acionado e que cada família recebeu 50

1 dessa capacidade. Quantos litros de água cada

família receberam?

(A) 180 L (B) 200 L (C) 50 L (D) 400 L (E) 300 L

Questão 40. Uma professora de Educação Física comprou 40 metros de mangueira para fazer bambolê

para suas alunas. Se ela dividir em pedaços de 3

5 para cada aluna, quantas alunas terão seu bambolê?

(A) 24 (B) 32 (C) 28 (D) 35 (E) 42