anos 50 - delapraca50a

5
Rock Roll, Feminilidade, Juventude, Mudanças, Guerra, Romances. Década de 50 fez história no século 20 e marca fortemente a moda dos dias atuais. Década de 50 fez história no século 20 e marca fortemente a moda dos dias atuais. Rock Roll, Feminilidade, Juventude, Mudanças, Guerra, Romances.

Upload: athus-fernandes

Post on 22-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A década que deixou sua marca na Hitória

TRANSCRIPT

Page 1: Anos 50 - delapraca50a

Rock Roll, Feminilidade,Juventude, Mudanças,

Guerra, Romances.

Década de 50 fez históriano século 20 e marca fortemente a moda dos dias atuais.

Década de 50 fez históriano século 20 e marca fortemente a moda dos dias atuais.

Rock Roll, Feminilidade,Juventude, Mudanças,

Guerra, Romances.

Page 2: Anos 50 - delapraca50a

O século XX é marcado por conquistas de várias lutas. As primeiras manifestações democráticas começavam a anunciar se. Com a morte da rainha da Inglaterra deixa de ser vitoriana. A França continuava com seu prestígio de criadora de moda e seus artistas ensinavam os novos “ismos” ao mundo. Nos primeiros anos do século XX antes da primeira guerra mundial, em 1914, ocorreu um período chamado de Belle Époque pelos franceses. Foram anos marcados por grandes extravagância, festas e bailes, uma época que será lembrada com “as últimas loucuras da alta sociedade”.

A primeira guerra mundial produziu um profundo efeito sobre a moda. A emancipação da mulher, a tendência de igualdade entre os sexos e o amor livre, surgiram após o cadastramento de mulheres para substituir os homens nos serviços de saúdes, transporte, indústria e agricultura, o que lhes trouxe também a independência econômica. E isso trouxe modificações radicais nas vestimentas femininas, que a partir de então passou a buscar uma linha mais funcional. O século foi marcado por um período de mudanças. Com invenções como a lâmpada, o automóvel, e o telefone no final do século anterior, a qualidade de vida aumentou para muitos, o voô espacial, satélites, antibióticos, entre outros.

RELATÓRIO DA DÉCADA DE 50

Ano

s 50

Page 3: Anos 50 - delapraca50a

Ano

s 50

Ano

s 50

A mulher tinha que ser bela e elegante sem deixar de ser uma boa dona de casa e para isso foram criados eletrodomésticos que facilitassem sua vid, entre eles estava o aspirador de pó e a maquina de lavar. As casas e edifícios dos grandes centros urbanos passaram a privilegiar formas mais livres, mais funcionais, menos adornada. A juventude passou a ser agente de um novo comportamento, blusas e calças de fibras sintéticas, jaquetas de couro e calça jeans de origem tipicamente norte americanas, compunham o vestuário dos jovens. Eles dançavam um novo ritmo: Rock and roll, andavam de lambreta. Vários aspectos de ordem econômica, politica, ideológica, social e cultural, fortaleceram o sentimento de otimismo e esperança que caracterizavam o governo de Kubitschek no Brasil.

Com o fim da escassez dos cosméticos do pós guerra, a beleza se tornaria um tema de grande importância. O clima era de sofisticação e era tempo de cuidar da aparência. A maquiagem estava na moda e valorizava o olhar, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos, verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos, e sobrancelhas, além do indispensável delineador. Durante os anos 50, a alta costura viveu o seu apogeus. Nomes importantes da criação de moda, como o espanhol Cristobal Balenciaga considerado o grande mestre da alta costura, Hubert de Givenchey, Pierre balmain, Chanel, Madame Grés, Nina Ricci e o próprio Christian Dior, tranformaram essa época na mais glamourosa e sofisticada de todas.

Page 4: Anos 50 - delapraca50a

Ano

s 50

A guerra fria, travada entre os Estados Unidos e a união Soviética ficou marcado, durante os anos 50, pelo inicio da coriida espacial, uma verdadeira competição entre os dois países pela liderança na exploração do espaço. A ficção cientifica e todos os temas espaciais passaram a ser associados a modernidade e foram muito usados. Até os carros americanos ganharam um visual inspirado em foguetes. Eles eram grande, baixos e compridos, além de luxuosas e confortáveis.

Os Estados Unidos estavam vivendo um momento de properidade e confiança já que haviam se transformado em fiadores econômicos e políticos do mundo ocidental após a vitória dos aliados naguerra.

Ao som do rock and roll, a nova música que surgia nos anos 50, a juventude norte americana buscava sua própria moda. Assim, apareceu a moda colegial as moças agora usavam, além das saias rodadas, calças cigarretes até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans. O cinema lançou a moda do garoto rebelde, simbolizada por James Dean. Já na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardiano, mas com um componente mais agressivo, com longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado, eram os “teddy boys”.

Ao final dos anos 50, a confecção se apresentava como a grande oportunidade de democratização da moda, que começou a fazer parte da vida cotidiana. Nesse cenário, começava a ser formar um mercado com um grande potencial, o da moda jovem, que se tornaria o grande vilão dos anos 60.

Page 5: Anos 50 - delapraca50a

Ano

s 50