apostila de literatura-3a etapa

22
1 Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL A vaca Mimosa e a mosca Zenilda Texto: ORTHOF, Sylvia. A vaca Mimosa e a mosca Zenilda. 12.ed. São Paulo: Ática, 1982. Anos: 1º, 2º e 3º 1ª etapa Atividade introdutória à recepção do texto O professor diz aos alunos que trouxe Mimosa para eles conhecerem e pergunta: Que bichinho vocês acham que é Mimosa? Que tipo de animal costuma ter esse nome? Indicada a vaca como o animal que costuma ter o nome de “Mimosa”, o professor apresenta o livro selecionado às crianças, lê seu título e pergunta: O que será que vai acontecer entre Mimosa e Zenilda? Será que vão ser amigas? Moscas costumam ser amigas de vacas? Na capa, Mimosa parece feliz enquanto olha para Zenilda? 2ª etapa Leitura compreensiva e interpretativa do texto O professor começa a ler a história e, a cada página, chama a atenção das crianças para os detalhes das ilustrações, como, por exemplo: O que sugere a aparência do sol nesta gravura? (p.4) E a do céu? (p.5) Por que a nuvenzinha foi pintada de cor-de-rosa? (p.5) Como fazem os olhinhos de Mimosa? O que isso significa? (p.5) Pelas gravuras das páginas 6 e 7, em que lugar Mimosa tem a sensação de estar? Por que ela tem essa sensação?

Upload: raquel-becker

Post on 08-Apr-2016

168 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de Literatura-3a Etapa

1

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

ESTADO DO PARANÁ

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

A vaca Mimosa e a mosca Zenilda

Texto: ORTHOF, Sylvia. A vaca Mimosa e a mosca Zenilda. 12.ed. São Paulo: Ática, 1982.

Anos: 1º, 2º e 3º 1ª etapa Atividade introdutória à recepção do texto O professor diz aos alunos que trouxe Mimosa para eles conhecerem e pergunta:

• Que bichinho vocês acham que é Mimosa? • Que tipo de animal costuma ter esse nome?

Indicada a vaca como o animal que costuma ter o nome de “Mimosa”, o professor apresenta o livro selecionado às crianças, lê seu título e pergunta:

• O que será que vai acontecer entre Mimosa e Zenilda? • Será que vão ser amigas? • Moscas costumam ser amigas de vacas? • Na capa, Mimosa parece feliz enquanto olha para Zenilda?

2ª etapa Leitura compreensiva e interpretativa do texto O professor começa a ler a história e, a cada página, chama a atenção das crianças para os detalhes das ilustrações, como, por exemplo:

• O que sugere a aparência do sol nesta gravura? (p.4) E a do céu? (p.5) • Por que a nuvenzinha foi pintada de cor-de-rosa? (p.5) • Como fazem os olhinhos de Mimosa? O que isso significa? (p.5) • Pelas gravuras das páginas 6 e 7, em que lugar Mimosa tem a sensação de estar? Por que ela

tem essa sensação?

Page 2: Apostila de Literatura-3a Etapa

2

Nas páginas 10 e 11, o professor direciona a atenção dos alunos para os movimentos sugeridos nas ilustrações e observa:

• Como se sabe que o sol acompanha o balanço do bum-bum de Mimosa?

Dica O professor deve levar os alunos a constatarem que as bandeirinhas, assim como os gestos das mãos do sol, indicam as direções, pra lá... pra cá...

• Com o balanço, Mimosa faz o sininho soar. Como é este som?

Nas páginas 12 e 13, o professor chama a atenção dos alunos para o significado das ilustrações, através de observações e perguntas, estimulando-os a se manifestarem:

• Reparem na cor do céu. Quem aparece na nuvenzinha? • Agora, olhem para o sol: ele parece tranquilo e feliz como no início da história? • O velho sapato será importante para a história?

Dica Nesse momento, o professor interrompe a leitura e permite que os alunos exponham suas sugestões.

• O que imitam os gestos do sol na p. 19? O que quer dizer este hu, hu, hu,, hi, hi, hi, ha, ha,

ha? • Vejam como Mimosa está estranha. Reparem em seus olhos: eles ainda fazem

PLIM...PLIM...? Por que ela está toda trêmula? (p. 21) • A boca de Mimosa ainda é uma lua? (p. 22)

Dica O professor pede a uma criança que desenhe, no quadro, a boca de Mimosa quando está triste e quando está feliz.

Na pagina 24, depois de mostrar as gravuras e de ler o texto, o professor sugere as crianças que imitem as caretas de Mimosa e depois pergunta:

• O que faz Mimosa ao cair chão? (p. 27) Em seguida, o professor chama a atenção das crianças para a representação gráfica do “mu” de Mimosa e questiona:

• Por que o mugido da vaca foi escrito assim? Que tal imitarmos o mugido de Mimosa?

• E agora, com este NHOC, Mimosa resolveu seu problema? O que vai acontecer? (p.29) • O que será este PUM-PUM? Como está a linha do PUM-PUM? O que lembra a vocês esse

pontilhado?

Page 3: Apostila de Literatura-3a Etapa

3

Lida a resposta, na última página, as crianças devem responder às seguintes questões:

• O que Zenilda vai fazer agora? Pela carinha de Mimosa, o que ela “pensa” a esse respeito? (p.32)

O professor acolhe as respostas dos alunos e transcreve-as em tiras da cartolina para aproveitá-las na terceira etapa das atividades. 3ª etapa Transferência e aplicação da leitura

• O professor convida os alunos a dramatizarem o passeio de Mimosa. Para tanto, divide a turma em grupos, cujos papéis serão os seguintes: vaca Mimosa (dois ou quatro alunos); sol (comandante do movimento do bum-bum de Mimosa e dos coros); coro de sino (composto por um grupo que produzirá o blém-blém); coro dos olhos (composto por um grupo de alunos que reproduzirá o tlim-tlim); Zenilda.

À medida que Mimosa caminha e balança bum-bum, o sol movimenta as bandeirinhas enquanto os coros produzem o som ou do sino ou a expressão do olhar. Com a chegada da mosca, o sol perde o ritmo, e o coro fica desordenado até Mimosa cair no chão e engolir Zenilda.

• O professor traz uma ilustração ampliada da vaquinha Mimosa, mas sem o rabo, e diz às crianças: Mimosa está com um problema: de tanto espantar a mosca Zenilda, caiu o seu rabinho. Vamos ajudá-la?

Neste momento, o professor fixa a vaquinha no quadro e propõe a brincadeira “cabra-cega”, em que uma criança de cada vez, com os olhos vendados, tenta colocar o rabinho de Mimosa no lugar certo.

• Em seguida, as crianças desenham as personagens da história em seus diversos momentos. O Professor divide a turma em pequenos grupos, ficando cada um encarregado de uma cena. Depois de prontas, as ilustrações serão expostas no mural da sala de aula, na ordem dos acontecimentos da história.

• O professor elabora várias fichas com palavras, algumas delas iniciadas com “Z”. Ele deve

lê-las várias vezes até que as crianças possam identificar o fonema/ z/. As fichas serão misturadas, e as crianças deverão ser capazes de agrupá-las de acordo com o som inicial.

• O professor apresenta palavras retiradas do texto, lendo-as com as crianças. Pede, então,

que, em pequenos grupos, venham colorir, com tonalidades idênticas, as palavras que terminam com sons semelhantes.

Mimosa Lindo Tlim-tlim Colar Vaca Andar

Molhado Estampado Formosa Fala Chatilda Balançar

Sorrindo Veio Assim Pata Olhar Balança

Passeio Capim Nervosa Zenilda Badala Ferroada

Dentada Irritada Amassada Pesado Danada Pança

Depois de as crianças agruparem as palavras, o professor deve incentivá-las a compor frases em que sejam exploradas as sonoridades idênticas, propondo a seguinte atividade. Vamos brincar com rimas...?

Page 4: Apostila de Literatura-3a Etapa

4

Cada grupo fica encarregado de um jogo de palavras, podendo acrescentar outras que também rimem. Antes de transcrever, no quadro, as composições das crianças, o professor pode dar inicio ao jogo, usando a seguinte estrofe como exemplo: Lá vai a vaquinha Mimosa, Nunca se viu mais formosa, Tão linda, tão charmosa, Até na TV é famosa. Retomando as respostas referentes às ações de Zenilda, transcritas nas tiras de cartolina, o professor solicita que os alunos escolham, entre elas, as que julgam mais adequadas. As respostas escolhidas podem dar início a uma nova narrativa, a ser composta pelo grupo e transcrita no quadro pelo professor. O professor retorna o trecho da história que mostra a casa de Zenilda: um sapato velho e abandonado. Lança, então, o desafio de criarem uma narrativa com o título: “O sapato perdido”. Retirado de: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Moda da menina trombuda

Texto: MEIRELES, Cecília. Moda da menina trombuda. In: __. Ou isto ou aquilo, São Paulo: Melhoramentos, 1972,p.12. Anos: 2º e 3º Moda da menina trombuda É a moda da menina muda da menina trombuda que muda de modos e dá medo. (A menina mimada!) É a moda da menina muda que muda de modos e já não é trombuda. (A menina amada!) Atividade introdutória à recepção do texto Atividade 1 Motivando para a leitura O professor distribui aos alunos uma folha de papel de desenho com o contorno de um rosto e solicita que eles completem esse contorno, criando a fisionomia de uma menina que está emburrada ou trombuda.

Page 5: Apostila de Literatura-3a Etapa

5

Detalhe importante O professor deve reservar, na folha entregue, um espaço com linhas a ser utilizado, posteriormente, em um exercício de produção textual. Em seguida, o professor apresenta o poema em um cartaz e faz a leitura expressiva. Após, distribui uma cópia do texto para cada aluno. Feita a leitura silenciosa, separa os alunos em dois grupos: o primeiro lê a primeira e a terceira estrofes; o segundo lê a segunda e a quarta estrofes. Detalhe importante A atividade objetiva envolver emocionalmente as crianças com o poema e favorecer sua memorização. Desenvolvida a leitura expressiva, o professor coordena as atividades de leitura compreensiva e interpretativa do texto e de produção textual. Leitura compreensiva e interpretativa do texto Atividade 2 Buscando a significação do poema O professor escreve a palavra trombuda no quadro com os objetivos de explorar seu significado e de fixar o registro do encontro consonantal tr, transcrevendo as respostas dos alunos a partir dos seguintes exercícios: a) Responda oralmente:

• O que significa a palavra trombuda? • Que palavras você conhece que iniciam com as mesmas letras de trombuda?

Detalhe importante O professor, à medida que vai transcrevendo no quadro as palavras sugeridas pelos alunos, apresenta pistas para que cheguem à palavra tromba e à imagem do elefante que será explorada a seguir. b) Na figura ao lado, analise, junto com seu professor, características de um elefante, como tamanho, peso, cor, pele, diferentes partes do corpo. c) Desenhe, no primeiro quadro, o rosto de uma menina cuja expressão lembre a tromba de um elefante. No segundo, o rosto de uma menina que seja completamente diferente da primeira.

____________________________ ___________________________

Page 6: Apostila de Literatura-3a Etapa

6

d) Encontre, no poema, duas palavras que combinam com o rosto da primeira menina e com o da segunda e escreva-as abaixo dos desenhos que você fez. O poema diz que a menina trombuda dá medo. e) Observe o desenho que você fez da “menina trombuda” e escreva uma frase dizendo por que ela dá medo. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ f) Preencha a tabela com palavras tiradas do poema que iniciem com a mesma letra de moda.

MODA

g) Encontre palavras escondidas dentro de trombuda.

TROMBUDA

h) Componha com seus colegas um novo poema, usando as palavras registradas no exercício anterior. Se necessário, novas palavras poderão ser incluídas. Detalhe importante A participação do professor na criação do novo poema é fundamental. É importante que as palavras escolhidas permitam a construção de sonoridades inerentes aos jogos poéticos e a adaptação do novo poema para uma melodia. i) Cante o novo poema no ritmo de um rap. Transferência e aplicação da leitura Atividade 3 Relacionando o poema e a realidade a) Responda por escrito às questões:

• Você conhece algum menino ou menina trombudos? ___________________________________________________________________ • Por que esse menino ou menina ficam trombudos? ___________________________________________________________________

Page 7: Apostila de Literatura-3a Etapa

7

• Como se comportam as crianças mimadas? ___________________________________________________________________ • Em que situação você fica trombudo (a)? ___________________________________________________________________ • Quando você fica trombudo (a), as pessoas gostam de você? ___________________________________________________________________ b) Escreva a história da menina emburrada que você desenhou na atividade introdutória. Lembre-se de dar-lhe um nome, contar por que está emburrada, como as pessoas reagem diante disso e o que ela precisa fazer para ser mais amada. c) Afixe o desenho com a história em um painel com o seguinte título: Isso é tromba de elefante ou tromba de gente? Retirado de: SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

O menino maluquinho

Referência: ZIRALDO, O menino maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

Anos: 3º ano, 4º ano e 5º ano (4ª série)

Atividade introdutória à recepção do texto

Atividade 1 Aguçando a curiosidade

O professor apresenta o livro, lê seu título e pergunta aos alunos se a ilustração da capa está adequada ao título, fazendo os seguintes questionamentos:

• Como o menino está vestido? • A quem pertence a roupa que ele veste? • O que é mais engraçado no “traje” do menino? • O que diz a expressão de seu rosto?

Feita essa introdução, o professor solicita aos alunos que formulem hipóteses sobre o que o livro conta e convida-os a acompanharem a leitura para verificar o acerto ou não de suas opiniões. Leitura compreensiva e interpretativa do texto Atividade 2 Estabelecendo relações

Page 8: Apostila de Literatura-3a Etapa

8

O professor lê o texto, estabelecendo relações entre os enunciados verbais e visuais e provocando a participação do aluno, sem, todavia, esgotar a exploração do texto que será feita por ele. A leitura compartilhada pode ser feita através de perguntas, tais como estas:

• Qual a razão para a distribuição dos enunciados nas páginas 14, 15, 16 e 17? • Por que o menino é representado com um tamanho nas páginas 20 e 21 e com outro nas

páginas 22 e 23?

• Qual é a aula que o menino registrou no caderno e que está mencionada nas páginas 25, 26 e 27?

• Por que, na página 29, se vê só a pasta do menino?

• O que significam os traços circulares e as linhas das páginas 30 e 31? Por que o menino não

aparece?

• Quais as diferenças entre as ilustrações das páginas 36 e 37?

• Na página 56, como a ilustração mostra que as namoradas do menino estão apaixonadas?

• Por que o menino está de costas na página 76?

• Por que o “cara legal” desenhado nas páginas 104 e 105 tem os braços tão compridos? Lido o texto, o professor procede, junto com os alunos, à execução das atividades propostas. Atividade 3 Compreendendo o menino maluquinho O menino maluquinho é muito ativo, cheio de energia, como a maioria das crianças. Nas páginas iniciais do livro, é descrito da seguinte forma: “Ele tinha o olho maior do que a barriga tinha fogo no rabo tinha vento nos pés (...) e macaquinhos no sótão.” a) Retome as ilustrações que acompanham a descrição e assinale a resposta correta:

• Elas estão de acordo com o que as palavras dizem? ( ) Sim ( ) Não • Elas estão de acordo com o que as palavras significam? ( ) Sim ( ) Não

b) Tendo feito o exercício acima, explique o que as expressões significam: ter o olho maior do que a barriga: ___________________________________________ ______________________________________________________________________

Page 9: Apostila de Literatura-3a Etapa

9

ter fogo no rabo: ________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ter vento nos pés: _______________________________________________________ ______________________________________________________________________ ter macaquinhos no sótão: ________________________________________________ ______________________________________________________________________ A ilustração a seguir representa a ideia expressa na frase “Ele era um menino impossível” (p.13). c) Comente a ilustração com o colega e depois explique, nas linhas ao lado da figura, os dois sentidos que a palavra “ impossível” pode ter.

Ilustração da obra referida

_______________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O menino maluquinho era um inventor: d) Preencha os espaços com aquilo que ele inventava, selecionando as expressões ou as palavras no quadro abaixo (nem todas as palavras serão aproveitadas). a pipa , a conversa , o riso , o abraço , o jogo , o beijo , o sol , uma transa quentinha , as namoradas

• Se tinha chuva, ele inventava ________________________________________ • Se fazia frio, ele tinha ______________________________________________ • Se tinha sombras, ele criava _________________________________________ • Se ficasse muito vazio, ele inventava __________________________________ • Se havia silêncio, ele inventava _______________________________________ • Se tinha dor, ele inventava __________________________________________

Page 10: Apostila de Literatura-3a Etapa

10

e) Responda às perguntas.

Ilustração da obra referida

• Por que o menino foi apelidado de Múmia pelos colegas? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ • Você tem algum apelido? Qual? _____________________________________________________________________________ • Por que você tem esse apelido? _____________________________________________________________________________ “Todo lado tem seu lado Eu sou o meu próprio lado E posso viver ao lado Do seu lado, que era meu.” (p. 85)

f) Conte o fato que leva o menino maluquinho a criar a Teoria dos Lados e como ele se sentiu quando esse fato aconteceu. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ O contador diz que “pouca gente entendeu a teoria maluca do menino maluquinho” (p.86). g) Discuta com seus colegas a seguinte questão:

• O que quer dizer a Teoria dos Lados do menino maluquinho? Detalhe importante O professor deve promover a discussão e ir elencando as respostas dos alunos no quadro para construir a compreensão coletiva da Teoria dos Lados, sem esquecer que todas as observações devem ser aceitas como corretas. Atividade 4 Tirando dez no vocabulário a) Busque o significado das seguintes palavras no dicionário e, depois, escreva uma frase, utilizando-as:

Page 11: Apostila de Literatura-3a Etapa

11

subversivo (p.33)________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ empanturrar (p.52) _______________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ formidável (p.57) _________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ escalavrar (p.62) __________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ bandagem (p.63) _________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ “O menino maluquinho tinha lá os seus segredos e nunca ninguém sabia os segredos que ele tinha (pois segredo é justo assim) Tinha uns mais segredáveis. E outros que eram menos.” (P.73) O que significa um segredo “mais segredável” e o que é um segredo “menos segredável”? b) Crie um código para responder ao que se pede: Exemplos de segredos mais segredáveis. Exemplos de segredos menos segredáveis. Detalhe importante O professor estimula seus alunos a realizar a tarefa, apresentando-lhes um exemplo de mensagem codificada. Caso os alunos tenham dificuldade em criar seu próprio código, o exemplo do professor poderá ser usado coletivamente para a expressão dos segredos.

Page 12: Apostila de Literatura-3a Etapa

12

Transferência e aplicação da leitura Atividade 5 Transferindo conhecimentos “Na turma em que o mais ele andava maluquinho ele era Era tantas coisas o menorzinho terminadas em inho o mais espertinho que os colegas não entendiam o mais bonitinho como é que ele podia ser o mais alegrinho um companheirão.” (p.22) a) Descreva o amigo ou a amiga que lhe coube por sorteio e apresente-o à sua turma da mesma maneira como o menino maluquinho é apresentado no trecho acima, usando palavras terminadas em “ inho” e em “ão”. Detalhe importante O professor organiza a brincadeira do “amigo-secreto”, também chamada “amigo-oculto”, de modo que todos os alunos venham a ser apresentados. b) Procure, em livros e em endereços eletrônicos, a lenda do Uirapuru e informações sobre o saci. Após, resuma, no quadro abaixo, a lenda e os dados sobre o Saci.

O saci

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Responda, nas linhas abaixo, por que o menino maluquinho é comparado a um uirapuru e a um saci. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 13: Apostila de Literatura-3a Etapa

13

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Atividade 6 Sendo como o maluquinho O menino maluquinho deu um susto em seus pais quando eles voltaram do cinema (p.36). Certamente você também já assustou alguém. a) Escreva esse episódio para concorrer à seleção da história mais engraçada de sua turma. Detalhe importante Sugere-se que o professor componha um painel para expor todas as histórias e promova uma votação entre os alunos para que eles escolham a mais engraçada da turma. O trecho abaixo foi retirado da passagem que conta os namoros do menino maluquinho. “Gosto muito de você Acho que estou apaixonado Mas acho que este versinho Está de pé quebrado.” b) Crie uma quadrinha de amor para alguém de quem você gosta muito na sua turma, tomando a do menino maluquinho como modelo. Escreva o nome dessa pessoa em um envelope e coloque a quadrinha dentro dele, sem se identificar. Após, deposite o envelope na Caixa de Segredos. Detalhe importante A Caixa de Segredos será apresentada pelo professor, que também deverá disponibilizar envelopes iguais para todos os alunos. Ele será o carteiro que recolherá as cartas e as distribuirá para seus destinatários. O menino maluquinho se esconde no quarto quando está triste. Ele inventa brincadeiras e joga sozinho, até voltar a ficar alegre. c) Responda:

• O que você costuma fazer quando está triste?

Page 14: Apostila de Literatura-3a Etapa

14

Atividade 7 Ampliando ideias de O menino maluquinho A seguir, observe as duas imagens . A primeira, é do menino maluquinho e a segunda, de Napoleão Bonaparte. Ele foi um imperador francês do século XIX, corajoso e ousado, que queria dominar toda a Europa com seus exércitos. a) Junto com seus colegas, identifique as semelhanças e diferenças entre a imagem de Napoleão e a do menino maluquinho e diga por que a do menino é engraçada. http://blogdebrinquedo.com.br/wp- ilustração da obra referida content/uploads/2008/05/napoleão-bonaparte b) Após ter lido o livro, compare o seu modo de ser com o do menino maluquinho. Na escola, em casa, na rua, você se parece com ele? Escreva um texto em que você se apresente, mostrando as semelhanças e diferenças de seu modo de ser em relação ao do menino maluquinho. Retirado de: SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Page 15: Apostila de Literatura-3a Etapa

15

Teque, teque, muu Vacas que escrevem à máquina

Referência: CRONIN, Doreen, Teque, teque, muu - vacas que escrevem `a máquina. Editora Rocco. Atividade 1 Atividade introdutória à recepção do texto Antes de iniciar a leitura, o professor mostra a capa do livro aos alunos e interroga-os a respeito da ilustração, por exemplo:

• O que se vê na ilustração? • O que fazem estas personagens? • Onde acontece a história? • Vocês conhecem uma máquina de escrever? • É comum encontrar máquinas de escrever nos lugares onde frequentamos? Por quê? • Como as vacas conseguiram uma máquina? • O que as vacas escrevem na máquina? • Qual o significado de “Teque, teque, muu”?

Os alunos vão formulando suas hipóteses e o professor diz que elas serão esclarecidas com a leitura da narrativa.

Leitura compreensiva e interpretativa do texto Atividade 2 Estabelecendo relações entre os enunciados verbais e visuais

• Por que ter vacas que escrevem à máquina é um problema? • O que indica a expressão do fazendeiro no segundo slide? • Onde está fixada a carta que aparece no quarto slide? • Como você imagina um cobertor elétrico?

• Observe as sombras do fazendeiro que aparecem no quarto e quinto slides. O que elas

expressam? • Quais objetos aparecem no oitavo slide? A quem pertence estes objetos e para que servem ?

• O que a ilustradora quis reforçar neste oitavo slide?

• Quais os animais que aparecem no décimo segundo slide?

• Por que os animais estão bisbilhotando?

Page 16: Apostila de Literatura-3a Etapa

16

Atividade 3 a) As formas escritas que representam vozes de animais ou ruídos são chamadas onomatopeias. Identifique na história, Vacas que escrevem à máquina, as onomatopeias empregadas para representar:

• um mugido: • o barulho da máquina de escrever:

• a voz do pato (grasnido):

b) Outros animais aparecem na narração. Escreva as onomatopeias que representam as vozes destes animais:

• galinha cacarejando: • cavalo relinchando:

• porco roncando:

• ovelha balindo:

Atividade 4 Tirando dez no vocabulário Busque os significados das seguintes palavras no dicionário, e depois, escreva frases utilizando-as:

• ultimato (p. 11)

• bisbilhotar (p. 12)

• bilhete (p.08)

Atividade 5 Aprendendo a usar a pontuação Leia o trecho abaixo (slide 6): “_ Não haverá leite hoje! _ berrou o fazendeiro Geraldo”

• Qual o nome do sinal de pontuação que aparece duas vezes neste trecho? • Apesar do sinal de pontuação ser o mesmo ele aparece com diferentes funções. Você sabe

dizer o que ele representa em cada uma delas?

• Busque ou crie um outro exemplo onde você empregue este sinal com suas duas funções.

Page 17: Apostila de Literatura-3a Etapa

17

Atividade 6 Transferência e aplicação da leitura a) Os animais deste livro se comunicavam com o fazendeiro através de bilhetes. O bilhete é uma correspondência que traz uma mensagem breve. Os bilhetes devem conter o nome da pessoa a quem o texto será enviado e a assinatura de quem o escreveu.Leia os bilhetes abaixo e complete as informações solicitadas. 1º 2º 3º 1º bilhete 2º bilhete 3º bilhete O nome de quem recebeu o bilhete.

O nome de quem escreveu o bilhete.

A mensagem, isto é, o que se deseja, por que se está escrevendo.

PREZADAS VACAS E GALINHAS, NÃO HAVERÁ COBERTORES ELÉTRICOS. VOCÊS SÃO APENAS VACAS E GALINHAS. EU EXIJO LEITE E OVOS. ATENCIOSAMENTE, FAZENDEIRO GERALDO

PREZADO FAZENDEIRO GERALDO, O GALPÃO É MUITO FRIO À NOITE. QUEREMOS COBERTORES ELÉ-TRICOS., ATENCIOSAMENTE, AS VACAS

PREZADO FAZENDEIRO GERALDO, O LAGO ESTÁ MUITO CHATO. QUEREMOS UM TRAMPOLIM. ATENCIOSAMENTE, OS PATOS

Page 18: Apostila de Literatura-3a Etapa

18

b) Quem escreveu esses bilhetes? Cole a figura que corresponda a cada texto.

PREZADAS VACAS E GALINHAS, NÃO HAVERÁ COBERTORES ELÉTRICOS. VOCÊS SÃO APENAS VACAS E GALINHAS. EU EXIJO LEITE E OVOS. ATENCIOSAMENTE, FAZENDEIRO GERALDO

PREZADO FAZENDEIRO GERALDO, O GALPÃO É MUITO FRIO À NOITE. QUEREMOS COBERTORES ELÉ-TRICOS. ATENCIOSAMENTE, AS VACAS

PREZADO FAZENDEIRO GERALDO, O LAGO ESTÁ MUITO CHATO. QUEREMOS UM TRAMPOLIM. ATENCIOSAMENTE, OS PATOS

Page 19: Apostila de Literatura-3a Etapa

19

c) Responda:

• Você já recebeu ou escreveu um bilhete? • Se você já escreveu para quem? • Se você já recebeu, de quem? • Sobre o que o texto falava?

d) Esses animais vivem na fazenda do SR. Geraldo. Se eles tivessem com a máquina de escrever, quais exigências fariam?

Page 20: Apostila de Literatura-3a Etapa

20

e) Escolha um dos animais do exercício anterior para produzir um bilhete para o fazendeiro Geraldo. f) Monte o quebra-cabeça e descubra quem escreveu o seguinte bilhete:

FECHADO. NÃO HAVERÁ

OVOS.

Page 21: Apostila de Literatura-3a Etapa

21

g) Leia o poema abaixo. A menina e a gotinha de chuva Roseana Murray O relógio tique-taque, O passarinho piu, caiu uma gota da chuva e a menininha nem viu. A gotinha espiou pela janela e achou a menininha tão bela, então chamou _ Psiu, mas a menininha nem viu.

• Quais são as onomatopeias presentes no texto? O que elas representam? • Junto com a professora criem um poema com onomatopeias.

Dica É possível também trabalhar com o texto “Onomatopeias Poéticas”.

Onomatopeias Poéticas Joana Caseiro

Apita a ambulância, ti-nó-ni E um menino ouve e ri. Bale a ovelha, mé- mé-mé O seu dono é o Zé. Mia o gato miau,miau,miau Que está sentado num pau. Grasna o pato, quá- quá-quá Ao ver o gelado olá. Cai o prato, zás-pás-catrapás É uma coisa que não se faz. Sorri um menino, hi,hi,hi Mais parece a letra i. Apita a ambulância Bale a ovelha Mia o gato Grasna o pato Cai o prato Olha que desatino Retirado de:http://oficinaescrita23ribamar.blogspot.com/2009/06/onomatopéias- poeticas_357.html

Page 22: Apostila de Literatura-3a Etapa

22

h) Busque no dicionário os significados da palavra sinopse e escreva no seu caderno. Depois produza(m) em pequenos grupos ou individualmente a sinopse do livro “Teque, teque, muu Vacas que escrevem à maquina”. Não esqueça(m) de ler para os colegas. Dica Professor(a), depois da leitura da sinopse feita pelos alunos você pode mostrar a sinopse feita pela editora.

Sinopse Quando as vaquinhas acharam uma máquina de escrever no celeiro, não pensaram duas vezes - começaram a escrever freneticamente. Foi aí que o fazendeiro Geraldo percebeu que tinha um grande problema pela frente. O que diriam os outros fazendeiros amigos dele. Afinal não era em qualquer esquina, ou melhor, fazenda, que existiam vacas datilógrafas.Mas na fazenda de Geraldo as vacas gostavam mesmo de escrever à máquina e eram capazes de passar o dia totalmente envolvidas pela atividade. Logo que começaram a deixar os tais bilhetes, passaram também a se organizar, a pedir, reivindicar, fazer acordos, assembleias, passeatas, abaixo-assinados. Questão de ordem, companheiras! Era teque, teque, muu, sem parar, noite adentro.

Obs: A ideia de trabalhar com este livro surgiu do trabalho realizado pelos professores Fernando e Luciana da Escola Municipal Santa Rita de Cássia. Eles nos cederam os slides e as propostas b,d e f da atividade 6).