apostila de mensagens biblica

50
APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 1) Língua, bênção ou maldição 2) Sete medidas da língua 3) Não deis lugar ao diabo 4) PERDÃO 5) Perdão = perda grande 6) RESTAURAÇÃO 7) FAMILIA 8) IGREJA DO SENHOR 9) O que fazer para Deus APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 1

Upload: pastor-carlos

Post on 19-Dec-2014

2.789 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

DIACONO CARLOS TEL (11)980950932

1) Língua, bênção ou maldição2) Sete medidas da língua

3) Não deis lugar ao diabo

4) PERDÃO

5) Perdão = perda grande

6) RESTAURAÇÃO

7) FAMILIA

8) IGREJA DO SENHOR

9) O que fazer para Deus

http://www.slideshare.net/OBREIRO/documentshttp://diacono-carlosalberto.blogspot.com.br

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 1

Page 2: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Língua, bênção ou maldição?

(Tiago 1.19; 3.1-12; Provérbios 6.16-19)

INTRODUÇÃO

Uma grande necessidade hoje está no cuidado que devemos ter com aquilo que falamos; pois como diz o talmude: “a língua do homem é como abelha; tem mel e tem ferrão”.

Oremos, para que através do ensino deste estudo o Espirito Santo venha nos ajudar a manter a nossa língua sob freio do temor do Senhor. Que o Senhor nos ajude a viver na pratica da palavra de Deus para não cairmos em descredito daqueles que nos rodeiam. Por isso precisamos vigiar, santificando a língua, para que não venhamos a tropeçar por palavras. Uma certa pessoa diante de um líder cristão disse: “Eu admiro vosso Cristo, e não vosso cristianismo”.

1) I – Deus conclama a cada crente que seja pronto para ouvir.

Prontos para ouvir (Tg 1: 19b)

Em Jó 36. 11 está escrito: “Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em bens e seus anos em delicias”.

A Bíblia dá mais valor a quem sabe ouvir do que quem sabe falar. O sábio Salomão nos aconselha: “inclina-te mais a ouvir” (Ec.5.1); quando falamos sempre nos arriscamos a errar, e isto é natural. Mas, quando ouvimos sempre podemos aprender com os nossos interlocutores, tanto o que é certo quanto o que é errado. A Bíblia ensina que todo crente seja pronto para ouvir. O profeta Isaias ratifica essa verdade “inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma vivera” (Is 55..3ª). O próprio Jesus advertiu aos crentes das sete igrejas da Asia menor: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz às igrejas” (Ap. 2.17). “As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas” (Ec 9.17; Jó 42. 4-5). Habacuque em sua oração disse: “ouvir, Senhor, a tua palavra e temi” (Hc 3.2). Deus advertiu o povo de Israel. “agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos” Ex.19.5; Dt 4.10; 5.1; Sl 49.1-4; Is.1.2-3; Ap. 1.3. Em Eclesiastes 7. 5, está escrito: “Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo”. Há um provérbio popular que diz: “Se alguém quer ser um bom juiz, ouve o que o outro diz”.

2- Tardio para falar (Tg 1: 19c)

Tiago recomenda que todo homem dever ser “tardio para falar”. Salomão nos adverte: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estais sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras” (Ec 5.. 2-3, 6,7).

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 2

Page 3: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

O velho adágio popular diz: “Quem muito falar muito erra”. E a Bíblia assevera solenemente em Provérbios 11.12: “O homem de entendimento cala-se”. E mais: “Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que serra os seus lábios, por sábio” (Pv. 17. 28).

“O que possui o conhecimento retém, as suas palavras. Os que são sábios refreiam a língua e são cautelosos quanto aquilo que dizem. Não exageram a verdade, e nem lesam o próximo enquanto falam; pelo contrario, tomam cuidado em falar com exatidão e na edificação do próximo” (Sl 39. 1-2). Em Provérbio 10.19 esta escrito: “na multidão de palavras não falta transgressão”.

3 – Tardio para se irar (Tg 1: 19c.)

Por causa da ira, amizades são perdidas, muitos ficam doentes, deprimidos, acidentes acontecem, crimes são praticados, e tantos outros males. A Bíblia tem razão quando diz: “que todo homem seja tardio para se irar”. Em Efésios 4.26-32 está escrito: “irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira…”

Por causa dessa tendência de pecar com a língua Tiago exorta a todo o ser humano a está pronto para ouvir e tardio para falar, tardio para se irar. (Tg 1.19).

A ira priva o crente da graça de Deus

A ira se não for controlada, se transforma em cólera cega, e incontrolavel (Hb 12.15). O salmista nos aconselha no salmo 37.8 “Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes, para fazer o mal”. (Pv 14.17; 19.3, 19;.25.23; 29.22; 30.33; Lv 19. 17-18). “Não te apresses no teu Espirito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos” (Ec. 7.9;)

b) A ira é fruto da carne (Gl 5.19-21).

Paulo nos ensina que todo crente deve ter vida santa, sem ira nem contenda (I Tm 2.8). Em Provérbios 15. 1-2 está escrito: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama estultícia”.

O nosso irmão Lucas inspirado pelo Espirito Santo nos ensina no seu evangelho cap. 17.3-4. “Olhai por vós mesmo. E, se teu irmão pecar conta ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe”.

No tocante à declaração de Jesus a respeito do perdão ao próximo, observamos o que se segue:

A – Jesus deseja que o crente queira sempre perdoar e ajudar os que o ofendem, em vez de abrigar um espirito de vingança e ódio (Mt 5.44-48).

B – O ofendido deve esta disposto a continuar perdoando, se o culpado se arrepender sinceramente. Quanto a perdoar “sete vezes no dia” , Jesus não esta justificando a prática do pecado habitual. Nem está Ele dizendo que o crente deve permitir que alguém o maltrate ou abuse dele indefinidamente. Seu ensino é que devemos estar sempre dispostos a ajudar e a perdoar o ofensor .

O escritor aos Hebreus escreve: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb12.14)

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 3

Page 4: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

4 – Cada crente deve saber refrear a sua língua (Tg 1: 26)

Para alguém ser verdadeiro religioso precisa saber dominar a língua, do contrário “A religião desse é vã”. É o tipo de religiosidade sem valor, sem vida, sem poder, sem salvação, visto que a pessoa é conhecida pelo que expressa com a língua, pois Jesus disse que: “da abundância do coração fala a boca” (Lc 6.45).

Como crentes, nossas palavras, no dia a dia, tem causado mais benefícios ou malefícios a quem nos ouve? Cada crente deve se auto-examinar. Em Tiago 1. 22 esta escrito: “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falso discursos”.

No salmo 141.3 o salmista na sua oração pediu a Deus. “põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”. Em Provérbios 13.3 esta escrito: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma”.

A conversa descuidada e a língua desenfreada podem estragar nossa motivação pela retidão, leva-nos a pecar (Ec 5.6) e afeta nosso relacionamento com Deus (Ec 5.7). Um crente com total maturidade deve controlar com cuidado as suas palavras (Pv 8.6-8). Devemos orar para que Deus nos ajude a controlar nossa língua (Pv. 10.14,19;18,7;Tg 3.2-13; Sl 17.3-5; Sl 39.1-2,9; Jó 40.4; Pv. 30.32,33). Não te precipites em falar desenfreadamente, “põe a mão na boca guarda a tua língua do mal e teus lábios de falarem enganosamente” (Sl 34.11-16).

Que Deus nos ajude a disciplinarmos a nossa língua para que sirva de instrumento à sua exaltação. “põe ò Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios Sl.141.3).

5 – Os males provenientes da língua (Tg 3.3-6)

1 – A língua é um fogo (v.6)

Tiago usa esta figura para mostrar que, assim, como um pequeno fogo podo incendiar um grande bosque (v.5). “a língua também é um fogo” (Pv 16.27). “Como um mundo de iniquidade, posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno”. Realmente, na vida cotidiana, vemos que a língua serve de instrumento para propagação de mentiras, das falsas doutrinas, da intriga, da inveja, das agressões verbais, da fofoca, que tantos males tem causado às igrejas.

“A boca do tolo é a sua própria destruição, e seus lábios, um laço para a sua alma”. (Pv. 18.7). A Bíblia diz que “a língua do ímpio intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos. Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforme a retidão. Amas todas as palavras devoradoras, ò língua fraudulenta” (Sl 52.2-4). Que Deus nos guarde de tal coisa.

2 – A dubiedade da língua ( Tg 3.9-10)

“A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides esta debaixo de seus lábios; cuja boca esta cheia de maldição e amargura” (Rm 3.13-14), por isso é preciso muito cuidado no falar, pois com a mesma língua com que “bendizemos a Deus e pai” “amaldiçoamos os homens, feito a semelhança de Deus”(v.9). “Ainda que de uma mesma fonte não saia água doce e água amargosa” (Tg 3.11) ou “de uma figueira sair azeitona, ou da videira sair figos” (Tg 3.12). Infelizmente, da mesma língua pode sair a benção e a maldição. Não nos esqueçamos de que um dia cada um

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 4

Page 5: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

prestará conta a Deus, porque por suas palavras será justificado e por tuas palavras será condenado (Mt 12.36-37; Rm 14.12; II Co 5.10; Ec 12.14).

A mensagem final do livro de Eclesiastes faz-nos lembrar de uma verdade solene e inalterável: a prestação de contas do ser humanos perante Deus, por todos os seus atos. O Senhor julgará a todos nós, crentes e incrédulos, isto é todos os nossos atos, bons e maus. Jesus advertiu: “seja, porem, o vosso falar: sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna” ( Mt 5.37;Tg 5.12).

3 – O justo aborrece a palavra de mentira (Pv 13.5)

Prefere sofrer por falar a verdade do que evitar o sofrimento usando de mentira (Dn 3.16-18), tais pessoas sabem que mentir por hábitos é pecar contra o Senhor (Pv12.22), que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus. No evangelho segundo São João 8.44 esta escrito: “O diabo é mentiroso e pai da mentira e não se firmou na verdade”. A mentira é uma destacada característica do diabo. Ele é a fonte geradora de toda a falsidade (At 5.3-5; II Ts 2.9-11; Pv 12.22; 14.5; 18.21; Sl 5.4-6; 109.2; 119.69; Jr 9..5-8; Sl 101.7; Ap 22.15 ). “Qualquer que ama e comete a mentira”. Note como os dois últimos capítulos da Bíblia destacam o caso da mentira. Os praticantes da mentira são mencionados três vezes:

A – Todos os mentirosos, “a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre ” (Ap 21.8).

B – Os que cometem mentira não entrarão na cidade eterna de Deus (Ap. 21.27).

C – Os que amam e comentem mentira estarão fora do reino eterno de Deus.

A mentira é o pecado final condenado na Bíblia, possivelmente porque foi uma mentira que levou à queda da raça humana (Gn 3.1-5). Estas palavras solene devem servir de advertência a todos que, inclusive na igreja, acham que Deus tolera a mentira e o engano.

Oremos ao Senhor para que o querido Espirito Santo santifique e controle a nossa língua, para abençoar os que nos ouve, (Gn 12.3).

4- A difamação. (Lv 19.16; Pv 16.28-30;Pv 25.18)

A difamação, é crime contra a honra, previsto no código penal brasileiro. É perigoso o tropeço na palavra, falar contra a honra de alguém. Se alguém fuma é cortado da comunhão. Fumar é pecado contra o corpo, mas será isto mais grave do que difamar alguém?

Uma jovem contou que seu pastor a excluiu da igreja porque, um irmão disse que ela estava namorando com um incrédulo, quando isto não era verdade. Nem sequer teve oportunidade de defesa. Enquanto isso o difamador ficou normalmente nas atividades da congregação. A Bíblia diz: ” Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?” (Tg 4.11-12). É desprezar a lei declinar do amor em relação a uma pessoa que esta sendo acusada de algo:

1º – Não procurar conhecer os detalhes da situação;

2º – Não falar com a própria pessoa que esta sendo acusada; e

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 5

Page 6: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

3º – Difamar essa pessoa.

O salmista nos adverte: “Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.” (Sl 101.4-8). E continua o mesmo salmista: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração”; “É aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal a seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo” (Sl 15.1-3; Jo 15.5-6).

Em Provérbios (16.27-30) esta escrito: “O homem vão cava o mal, e nos seus lábios se acha como que um fogo ardente. O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos. O homem violento persuade o seu companheiro e guia-o por caminho não bom, fecha os olhos para imaginar perversidade; mordendo os lábios, efetua o mal”.

Jesus também nos advertiu no seu sermão da mantenha: “Qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno” ( Mt 5.22- 23, 44-48). E continua o nosso mestre: “não julgueis” (Mt 7.1-6). Jesus condena o hábito de criticar os outros, sendo nós mesmo faltosos. O crente deve primeiramente submeter-se ao justo padrão de Deus, antes de pensar em examinar e influenciar a conduta de outros cristãos.

Em muitas igrejas só são punidos aqueles que adulteram ou roubam, mais ficam totalmente impunes os caluniadores os injuriadores e os difamadores. Alguém responderá pois no juízo de Deus!.

III – Os crimes cometidos com a língua.

A calunia (Lv 19.11; Pv 30.10; II Tm 3.3).

A calunia pode ser feita através da mentira, falsidade e invenção contra alguém. O código penal brasileiro prevê penas contra os caluniadores.

Não é de admirar que, em muitas igrejas, quem calunia não sofre qualquer ação disciplinar, e por isso o mal se avoluma, pois o caluniador é assim estimulado na sua tarefa maligna e destruidora dos valores alheios. Outros da mesma índole tem prazer em relembrar, comentar e espalhar fraqueza, imperfeições e pecados a outros, servindo-se da língua.

A Bíblia condena a calunia (Ex 20.16). “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. O novo mandamento protege o nome e a reputação do próximo. Ninguém deve fazer declarações falsas a respeito do caráter ou dos atos de outra pessoa. Devemos falar de modo justo e honesto a respeito de quem quer que seja (Ex 23. 1-2,7). “A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentira perecerá” ( Pv 6.16-19;19.9).

Cada crente deve estar todo o dia vigiando e orando e pedindo ao Senhor a sua graça para ser instrumento de benção e não de maldição.

Outros tropeços na palavra (Pv 24. 28; Lv. 19.16; Sl 5.5-6,9; II Co 12.20).

2 – O boato

Originalmente boato vem do latim, significando “mugido ou berro de boi”. Hoje significa “notícia anônima que corre publicamente sem confirmação; balela, rumor, zunzunzum”. Há um demônio espalhando esse tipo de coisa em muitas igrejas.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 6

Page 7: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

É o “ouvir dizer” “o disse-me-disse” sinônimo de mexerico (Lv 19.16). Em Provérbios 24.28 está escrito: “não sejas testemunhas sem causa contra o teu próximo; porque enganarias com os teus lábios”?

O salmista também condena este tipo de gente, quando disse: “porque não há retidão na boca deles; o seu intimo são verdadeiras maldades; a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua” (Sl 5.9).

Já é conhecida a história do homem que espalhou boato contra outro. Este, abatido, ficou doente, depois, ficou provado que o fato não era verdade. O boateiro foi pedi perdão ao atingido pela má notícia. Este lhe disse: “eu perdôo se você fizer duas coisas”. O outro indagou: “O que?” “Primeiro que você pegue este saco de penas suba a um monte bem alto e deixe o vento leva-las”. O boateiro disse: ” Sim, isto é fácil. Faço logo”. E o fez. Ao retornar a homem ofendido lhe disse. ” A gora peço que faça a segunda coisa: vá e junte todas as penas que espalhou”. O mentiroso disse: Há! Isso é impossível!. A palavra de Deus condena este tipo de mal uso da língua. (Ex 23:1). Tenhamos cuidado com esse mugido de boi do diabo.

Paulo avisou os crentes de corinto do seu receio a esta má conduta (II Co 12:20).

- Mexeriqueiros. A Bíblia condena os pecados da língua que prejudica o próximo, como sendo ofensas graves contra a lei cristã do amor.

Qualquer tipo de conversar que rebaixa o próximo ou que difama seu caráter deve ser reprovada. A conversa ou menção de delitos do próximo deve ser feitos somente com o motivo sincero de ajudar tal pessoa, ou de proteger os outros e o reino de Deus. Pedro nos adverte desta má conduta (I Pe 2.1).

3 – A murmuração: (Rosnar) (Ex16.2,7-8;Nm 14.2; 10.33; 14.28-38)

Murmurar significa “Dizer em voz baixa, censurar disfarçadamente; conversar, difamando ou desacreditando”.

O povo de Israel murmurou contra Moisés, (Ex 16. 2,7–8; Nm 10.33;14:2).

Depois de apenas três dias de viagem o povo começou a murmurar e a queixar-se porque as condições não eram excelentes. Quão rapidamente se esqueceram do livramento do Egito e dos atos poderosos de Deus em seu favor. Não quiseram confiar em Deus e deixar com ele sua vida e seu futuro.

b) A nação de Israel murmurou contra o próprio Deus. (Nm 14.27).

“Ate quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim” (Nm 14.27). Apesar de ter sido redimido e alvo da graça de Deus, o povo murmurou contra Ele (Nm 14.3,27); endureceu o coração (Hb. 3.8), rebelou-se contra o Senhor; desconsiderou o Senhor e recusou-se a ouvir a sua voz (Nm 14.11,23); tentou ao Senhor (Nm 14.22), deixou de obedecer aos seus mandamentos (Nm 14.24) e desviou-se de seguir o Senhor (Nm 14. 43).

c) Os murmuradores não vão entrar no céu (Nm 14:28-38)

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 7

Page 8: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Por conseqüência da desobediência dos israelitas, veio sobre eles a ira de Deus (I Co 10.5-10; Hb 3.10,17), a morte e a destruição (Nm 14.29,35), deixaram de entrar na terra de Canaã (Nm 14. 22,23), perderam o direito ao repouso com Deus (Sl 95.7-11; Hb. 3.11,18).

O Novo Testamento declara explicitamente que Deus ordenou seu julgamento sobre Israel por sua desobediência e incredulidade, para que isso servisse de advertência a todos os crentes (I Co 10.11), considerando o fracasso de Israel no deserto, temos para os crentes em Cristo a seguinte advertência: “vede, irmão, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo e verdadeiro” (Hb 3.12). Rogamos ao Senhor a sua graça e misericórdia sobre as nossas vidas, para que satanás não venha corromper os nossos sentidos e nos apartar da simplicidade que há em Cristo (II. Co 11.1-3; Rm 12:1-2; Fp 2.5-11).

d) Nunca se levante contra um líder constituído por Deus. Alguém pode até morrer se assim proceder (Nm 12.2,8-10; 21.4-9; 16.11,42,48-49; II Sm 1.5-16).

O pecado de Míriam e de Arão ao questionarem a autoridade de Moisés foi falta de temor de Deus e desacato à sua Palavra através do profeta de Deus. Moisés foi o mediador do antigo concerto, assim como Jesus é o mediador do novo( Hb 3.2-6). Deus falava diretamente com Moisés (Nm 12. 8), e a palavra que Moisés transmitia ao povo era a palavra autêntica de Deus. Embora Míriam e Arão fossem líderes de Israel, não tinham o direito de contestar a autoridade de Moisés. Assim como Deus lhes mostrou que não tinham o mesmo grau de autoridade de Moisés.

Coré e aqueles demais homens Datã, Abirão e 250 homens maiorais dos filhos de Israel pensavam que poderiam escolher por contra própria os dirigentes do povo. Deus, porém, deixou claro que Ele estava no governo. Segundo o Novo Te stamento, é Deus quem continua decidindo que tipo de pessoas devem pastorear a sua igreja(I Tm.3.1-12;Tt 1.5-9; At 13.1-3).

Quando os membros de uma igreja deixam de lado os padrões divinos para o ministério pastoral e procuram eles mesmos dirigir esse assunto, desprezando a Palavra de Deus, estão manifestando a atitude rebelde de Coré e dos demais que se ajustaram a ele. A direção da obra de Deus deve basear-se na sua vontade revelada à Igreja.

IV – A postura ideal de um verdadeiro cristão.

1 – A sua palavra seja temperada com sal (Cl 4.6)

Paulo escrevendo aos nossos irmãos colosenses aconselhou-os: “a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” (Cl 4.6). A conversa do crente deve ser agradável, cativante, amável e graciosa. Deve ser uma linguagem originada na graça de Deus operando em nosso coração, que contem a verdade com amor (Ef 4.15). “temperada com sal” que significa conversa apropriada e marcada pela pureza. O salmista disse: “o meu coração ferve com palavras boas…” (Sl 45 .1-2). Jesus disse a seus discípulos. “vós sois o sal da terra” (Mt 5.13-16) . Os cristão são “o sal da terra”; Dois dos valores do sal são: o sabor e o poder de preservar da corrupção.

2 – O crente tem que Ter cuidado com as suas palavras e comportamento (I Tm 4.11-13; Mt 4.14-16; II Rs 4.8)

Paulo advertiu os crentes de Corinto dizendo: “Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 8

Page 9: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

reprovado” ( I Co 9.27). O crente precisa ter muito cuidado naquilo que vai se expressar tanto para os de dentro como para os de fora (I Tm 4.12; II. Rs 4. 8-9; Pv 24.25-27).

3 – O cristão maduro deve manter a sua língua sobre o controle do Espírito Santo ( IICo 10.5)

Mediante a ajuda do Espírito Santo que leva cativo todo o entendimento a obediência de Cristo (II Co 10.5). Cada cristão deve vigiar controlando a sua língua e pensamentos (Fp 4.8-9; II Ts 2.17). A boca do crente é para falar da justiça e louvar a Deus todo dia (Sl 35. 28). “O cristão sábio retém as suas palavras, e o que possuir o conhecimento são sábios” (Pv 17.27). Não exageram a verdade, nem lesam o próximo enquanto falam; pelo contrário, tomam cuidado em falar com exatidão e na edificação do próximo (Sl 39.1). Salomão inspirado pelo Espírito de Deus escreveu: “como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita no seu tempo certo”(Pv 25.11-13)

“A boca do justo é manancial de vida” (Pv 10.11ª ). “O justo profere a verdade ama a justiça, em todas as suas palavras” (Pv 8.6-14).

O salmista Davi orou ao Senhor e com muita alegria disse: “E pois um novo cântico em minha boca um hino em minha boca (Sl 40.3; 96.1; Cl 3.16)

Devemos orar para que Deus nos ajude a controlar nossa língua. Que possamos dizer como o salmista Davi: “sonda-me , ò Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo o caminho eterno (Sl 139.23-24). O mesmo salmista continua a sua oração e pediu ao Senhor: “põe, ò Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Sl 141.3).

Que possamos dizer como disse Davi: “Bendize, ó minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome” (Sl 103.1;Ec 12.13).

CONCLUSÃO:

Diante do que temos visto, o crente só pode combater o tropeço na palavra, lendo a Palavra de Deus,(Sl 1.1-2;Js1.8). Deixando-se dominar pelo Espírito Santo, vigiando e disciplinando o falar. Usemos a língua para o bem(Fp 4:19) pois somos cidadãos dos Céus e não devemos descer a linguagem ao nível diabólico. Devemos usar a língua para encorajar outros, louvar a Deus (Cl 3:16) e levar a mensagem do evangelho aos perdidos.

Assim fazendo, dificilmente tropeçaremos em palavras. Que Deus nos ajude a manter a nossa língua no controle do Espírito Santo. “Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4:15).

Sete medidas da língua -Tema: MALEDICÊNCIA

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 9

Page 10: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Mateus 7.2

-Introdução: A fofoca é uma forma de vingança. Através da língua pode-se fazer o que quiser com outra pessoa. Certamente o fofoqueiro atrai para si intrigas e sai semeando contendas. Depois se faz de vítima lamentando que ‘falaram de mim’.O que seria então um ‘remédio’ contra o veneno da língua?

Podemos receitar duas doses para curar isso:1º- Ignore o fofoqueiro e suas conversas, pois o que deseja é confusão.2º- Encare a situação e tire a limpo se for algo que compromete sua moral.Quanto mais assunto você der, mais o fofoqueiro alcança seu objetivo, por isso é bom

primeiro ignorar. Se o problema persiste, então é a hora de perguntar o que acontece e de onde tira as conversas. Alguns fofoqueiros desanimarão na primeira tentativa, outros não suportarão a segunda. Ambos são fracos e covardes.

A bíblia condena a fofoca orientando para “não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo” (Levítico 19.16) e alerta que “o mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios” (Provérbios 20.19).

Qual a medida de sua língua?Vamos continuar refletindo à luz do texto de Tiago 3.1-12:

 1ª medida – Tropeço: v.2 “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo”

A primeira medida da língua é um tropeço ou obstáculo pequeno que pode fazer a pessoa tombar ao chão. Interessante que ninguém tropeça num grande bloco de granito, mas pequena brita pode fazer cair por terra. A língua é um tropeço quando falamos algo que poderia ficar sem dizer.

Antes de falar a pessoa sabe que pode guardar sua língua. Contudo, depois que solta a fala, não tem como retornar de volta. Semelhante a quem joga sabão sobre o chão molhado é preciso tomar cuidado com quem fala demais porque é escorregadio e perigoso.

Você já tropeçou em sua língua?Guarde as palavras somente para quando for necessário!                              

2ª medida - Freio: v.3 “Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro”

A segunda medida da língua é o freio ou o momento em que a pessoa tem que começar a se esforçar para soltar mais a língua, como se esticasse o órgão para conseguir falar. É neste ponto que o ‘sinal vermelho’ acende e a consciência tem a última oportunidade de parar o erro que começou. Se não frear agora, pode se tornar como um carro desgovernado morro abaixo.

A bíblia nos adverte para não ser “como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmos 32.9). Uma característica de fofoqueiros é não ter freios na boca. Vive sempre fazendo perguntas para colher informações sobre os outros e sempre tem uma novidade pra contar.

Você já tentou em frear sua língua?Resista a vontade de falar!

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 10

Page 11: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

3ª medida - Leme: v.4 “Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro”

A terceira medida é comparada ao pequeno leme de um grande navio. A função do leme é guiar a direção correta. Isso mostra que o que falamos direciona nossas vidas.

Quem fala muito de futebol, quem conversa muito com política, televisão e tantos outros assuntos, acaba se envolvendo demasiadamente com o que fala, pois “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34).

O fofoqueiro, entretanto não tem direção em sua vida. Vive querendo conduzir a vida alheia. Com isso acaba seguindo os passos errados das pessoas que persegue.

Como você tem guiado sua língua?O que você fala conduz a sua vida!

4ª medida - Fogo: v.5,6 “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe emchamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”

A quarta medida é comparada a uma fagulha de fogo que pode provocar grande destruição. Uma palavra é algo tão pequeno como uma fagulha, mas pode ter consequências incontroláveis. As palavras são como uma caixa de fósforo que guarda o fogo e depois de acesos os palitos não se pode mais conter seus efeitos.

Quando você sente aquela vontade de falar o que vêm na ‘ponta da língua’ este fogo está se acendendo e quando você solta a palavra, o fogo consome quem estiver perto.

Você já sentiu a língua queimar com vontade de falar?Cuidado para não provocar incêndios!

5ª medida - Indomável: v.7,8 “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero”

A quinta medida da língua é ‘indomável’. Pense bem, se já passou pelas medidas do tropeço e caiu; do freio e não se controlou; do leme e não se guiou e do fogo e não se conteve, quando chega aqui a língua já não tem controle mais.

O texto declara que todos os animais são domáveis, contudo a língua não tem sido domada pelo ser humano. A arte de domar animais exige paciência e muito treinamento. Do mesmo modo, para domar a língua é preciso se treinar, colocar limites e se esforçar muito.

Uma estratégia que aconselho para domar a língua é cantar um hino de louvor,  meditando na letra de um cântico para se distrair e tentar esquecer o que deseja falar e mudar de assunto assim que possível com uma “palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4.6).

Você tem domado sua língua?Adestre sua boca para falar somente o que edifica!

6ª medida - Fonte: v.10,11 “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?”

A sexta medida se compara a uma fonte. A fonte é onde brota água. Esta se mistura facilmente e absorve sabor. Desta maneira, não há meio termo. Ou é boa ou ruim, pois “um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gálatas 5.9).

O profeta Eliseu certa vez curou uma fonte de água amarga jogando um pouco de sal (II Reis 2.21). Muitas vezes nossas palavras estão faltando este ‘sal da terra’ que cura para temperar nossas palavras. Falar do Evangelho e compartilhar a Palavra é uma maneira garantida de manter a boca ocupada com coisas edificantes.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 11

Page 12: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

A água depois que sai da fonte não retorna nunca mais. Assim também é a palavra que sai da boca e nunca mais tornará de volta. Então é preciso muito cuidado antes de falar, pois depois de dito e ouvido, os efeitos surgirão naturalmente.

Que tipo de palavras têm fluído de sua boca?Procure dizer palavras que edificam quem ouve!

7ª medida - Fruto: v.12 “Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce”

A sétima medida da língua mostra que nossas palavras dão fruto. Cada semente dá um tipo de fruto e no seu tempo. Então devemos ter muito cuidado com as palavras que estamos plantando porque certamente colheremos de acordo com elas. E “não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7). Quem semeia confusão colhe contenda. Quem semeia bênção colhe edificação.

O fofoqueiro vive semeando contendas, espalhando conversas que cruzam e aumentam passando de um por um até a confusão estar formada. Depois o fofoqueiro se faz de vítima e diz que não entendeu ou desmente tudo.

O que você tem semeado e colhido?Semeie bênçãos para colher vitórias!

Cuidado com a língua!-CONCLUSÃO: Tiago 4.11,12

Para a língua há uma solução. Guardá-la na boca. Cada um cuide de sua vida. Deus deu a cada um dois ouvidos e uma só boca para que “seja pronto para ouvir, tardio para falar” (Tiago 1.19).

Além disso devemos orar pedindo “SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora” (Salmos 12.2) e “põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmos 141.3).

Se você fosse medir sua língua a qual destas medidas chegaria?1ª medida – Tropeço: está tropeçando em suas palavras?2ª medida - Freio: precisa se controlar mais?3ª medida – Leme: falta guiar melhor o que diz?4ª medida – Fogo: está acendendo incêndios?5ª medida – Indomável: não tem mais limites?6ª medida – Fonte: tem jorrado vida ou morte?7ª medida – Fruto: tem colhido bênçãos ou confusão?Consagre seus lábios para ser usado pelo Senhor!

O lugar do diabo -Tema: TESTEMUNHO

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 12

Page 13: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

“nem deis lugar ao diabo” Efésios 4.25-32

-Introdução: Este texto deixa bem claro para não darmos lugar para o diabo em nossas vidas, antes devemos “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). Quando arrumamos uma casa, procuramos um lugar para cada coisa com seus mínimos detalhes, desde onde colocar as chaves, o cantinho do cachorro, quartos e tudo mais. Com certeza você não deixaria um lugarzinho para o inimigo em sua casa.

Mas, onde é o lugar do diabo? A Bíblia diz que o lugar do diabo é no inferno onde há “o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos” (Mateus 25.41). Como o inferno não é nada agradável nem mesmo para satanás, ele fica a “rodear a terra e passear sobre ela” (Jó 1.7. e 2.2) procurando uma casa para ficar e quando encontra lugar na vida de uma pessoa (Lucas 11.24-26).

O outro lugar que a Bíblia diz para o diabo é “debaixo dos vossos pés”(Romanos 16.20). Então, para o crente é importante saber que o diabo não deve ter lugar em sua vida, deve resisti-lo, pisar sob os pés e mandar de volta para o seu lugar que é o inferno.

O diabo é como um rato, não precisa de uma porta inteira para passar, basta uma greta bem pequena que ele entra. Também não vive em lugares limpos e iluminados, prefere sujeira e escuridão. É um ladrão, assassino e destruidor por natureza (João 10.10). Por isso precisamos saber o que define um lugar apropriado para o diabo e tampar as brechas em nossas vidas.

Há alguma brecha em sua vida?Vamos refletir no texto básico e aprender sobre sete brechas que devem ser tampadas para não dar lugar para o diabo:

 1- Mentira: v.25

A primeira brecha para entrado do inimigo em sua vida é a mentira. O diabo é o “pai da mentira” (João 8.44), portanto o mentiroso seria como um filho de diabo por seguir suas práticas. Muitos crentes são iludidos por inverdades e enganos que se divulgam a cada dia pelo mundo. A televisão e internet são exemplos de veículos que transmitem muitas mentiras para seduzir e enganar as pessoas, por isso precisamos nos firmar a cada dia mais na verdade libertadora da Palavra de Deus (João 8.32).

Não existe ‘mentirinha’, muito menos ‘mentira branca’ que seja justificável por um motivo qualquer. Tudo o que não for verdade é mentira, “não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33).

Existe alguma mentira em sua vida?Conheça a verdade que é Jesus e seja liberto de toda mentira!                              

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 13

Page 14: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

2- Raiva: v.26Outra coisa perigosa para um cristão é a ira. Na hora da raiva, ficamos cegos e não

vemos o que fazemos ou falamos. É na hora da ira que acontecem as piores coisas na vida de uma pessoa. Amizades e relacionamentos são destruídos, empregos são perdidos e até crimes são cometidos por causa da raiva.

A ira é como um pitbull que por mais que seja domado, nunca se pode confiar plenamente nele. Quando você menos imaginar ele pode ter uma reação negativa. Existem pessoas que guardam um pitbull no coração. O inimigo aproveita a brecha da raiva para destruir a vida de servos de Deus.

Por isso o apóstolo ensina para que “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Ou seja, você pode até ficar nervoso justamente, mas isso deve durar pouco tempo. Como por exemplo, se alguém te aborrecer pela manhã, que isso se acabe até à tarde e quando o sol se por já tenha passado. Infelizmente vemos pessoas que guardam raiva por dias, meses e até anos. Isso se transforma em“raiz de amargura” (Hebreus 12.15) que contamina e adoece pessoas. Portanto o melhor que temos a fazer é “deixa a ira e abandona o furor” (Salmo 37.8).

Como é possível tratar a ira? Evite situações de conflito para não alimentar a raiva no seu coração. Precisamos aprender com Jesus que é “manso e humilde de coração” (Mateus 11.28) e receber o fruto do Espírito Santo que é também é “mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5.23).

Você tem guardado raiva em seu coração?Abandone essa raiva e deixe Jesus te acalmar!

3- Furto: v.28Um assalto é tomar algo de outra pessoa à força. Um roubo é pegar algo de alguém

escondido. Já o furto é pegar qualquer coisa que não seja sua e usufruir. Deste modo podemos entender que ao pegar uma simples caneta de alguém pensando até em devolver depois, mas se esquecer de e quando perceber não importar pensando ser algo de pouco significado, mesmo assim é um furto.

Um outro tipo de furto é não entregar o Dízimo ao Senhor, pois “roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubámos? nos dízimos e nas ofertas” (Malaquias 3.8). Quando não entregamos o que é de Deus, o inimigo encontra oportunidade para entrar na vida do cristão e também roubar tudo por que o diabo é ladrão (João 10.10).

Se você pega algo emprestado e não devolve ou se não é fiel nos dízimos concerte sua vida devolvendo tudo o que não é seu e então o diabo não achará esta brecha em sua vida.

Você furtou alguma coisa de alguém ou até de Deus?Devolva tudo que não é seu para Deus te dar tudo o que te pertence!

4- Língua: v.29A língua é outra brecha que se abre muitas vezes para que satanás entre em nossas

vidas e destrua famílias. O apóstolo Tiago diz que “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (Tiago 3.8) e que não adianta ser crente se não guardar a língua porque “se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã” (Tiago 1.26).

Por isso devemos fazer como o texto nos ensina a falar somente o suficiente e que edifique as pessoas, nunca falar demais ou coisas que não sirvam para edificação, de maneira que “a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”(Colossenses 4.6). O tempero do sal nunca pode ser demais e nem de menos para dar um sabor agradável ao alimento, assim também deve ser nossas conversas e “despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” (Colossenses 3.8).

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 14

Page 15: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Tome muito cuidado com fofocas e palavras duras que fala quando está nervoso para não machucar as pessoas. Aprendi que ‘não posso engolir novamente minhas palavras, então é melhor pensar antes de falar’ e que “a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”(Provérbios 18.21).

Jesus disse que somos contaminados por aquilo que falamos (Mateus 7.15). Por isso precisamos orar as palavras do salmista “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmo 141.3).

Você tem dificuldades de segurar a língua?Peça ao Senhor que te ajude a se controlar!

5- Entristecer ao Espírito Santo: v.30O Espírito Santo de Deus, segundo este versículo, se entristece quando pecamos

desprezando sua obra em nossas vidas.O que é entristecer ao Espírito Santo? Quando desobedecemos à voz do Espírito

Santo que fala aos nossos corações com amor (Isaías 30.22), ou não nos arrependemos dos pecados que o Espírito tenta nos convencer de nossos erros (João 16.8-11), quando não oramos e não buscamos a Palavra de Deus.

Exemplos bíblicos de pessoas que entristeceram ao Espírito Santo foram, Sansão que quebrou seu pacto com Deus ao brincar com o pecado (Juízes 16.14-20) e também Ananias e Safira que acharam que poderiam enganar a todos inclusive ao Espírito de Deus (Atos 5.3).

Então o que alegra ao Espírito Santo? Sendo Deus em Espírito, se alegra com nossa fé (Hebreus 11.6), quando vidas se convertem (Lucas 15.10), com a santificação (Hebreus 12.14), com a doação generosa (II Coríntios 2.9).

Você tem entristecido ao Espírito de Deus?Busque fazer a vontade de Deus e estará alegrando ao Espírito Santo!

6- Maldade: v.31Este versículo traz uma lista de coisas maldosas como a amargura que se enraíza e

contamina o coração (Hebreus 12.15), a cólera que é uma raiva descontrolada, a ira que já foi falado sobre ela, gritaria ou discussões em tom alto dentro de casa, blasfêmias que são palavras mentirosas contra o próprio Deus e “bem assim toda malícia” que é ter um coração maldoso, desconfiado e com pensamentos ruins.

Deus não quer nenhuma destes sentimentos e comportamentos em nossas vidas. O inimigo luta por colocar maldades em nossos corações. Por isso é preciso ter cuidado com pessoas maliciosas que ficam querendo ‘abrir nossos olhos’ contra outras pessoas plantando a ‘sementinha do mal’ em seu coração. Foi isso que a serpente fez com Eva e Adão para lhes abrir os olhos para provar o fruto do bem e do mal (Gênesis 3.1-8).

A Bíblia ensina que Deus abomina a maldade e faz uma lista de “seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; Coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal; Testemunha falsa que profere mentiras; e o que semeia contendas entre irmãos”(Provérbios 6.16-19).

Existe alguma maldade em seu coração?Peça ao Senhor Jesus para renovar e te dar um novo coração!

7- Falta de perdão: v.32A última brecha que abre lugar para satanás em nossas vidas é a falta de perdão.

Muitos cristãos não falam mentira, são mansos, não furtam, não falam coisas ruins, agradam o Espírito Santo servindo a Deus e fogem da maldade, mas se alguém lhes machucar, não conseguem liberar o perdão.

Jesus colocou o dever de perdoar ao próximo como condição para receber o perdão de nossos pecados “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 15

Page 16: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6.14,15).

O perdão deve ser um exercício constante na vida do cristão. Jesus também ensinou que devemos perdoar quantas vezes for preciso (Mateus 18.21-25). A Igreja também é um lugar para praticar o perdão e todos os dias os irmãos devem conviver “suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós, também” (Colossenses 3.13).

Não permita que satanás entre em sua vida pela falta de perdão. Quando você não perdoa alguém é como se estivesse algemada a ela, mas ao liberar o perdão ambos são livres. O inimigo sorri toda vez que consegue usar um crente para ofender outro e dá gargalhadas quando um cristão não perdoa seu irmão por que assim tem liberdade de entrar na sua vida e achar lugar pra te roubar as bênçãos da comunhão.

Existe alguém que você precisa liberar perdão?Perdoe quem te ofendeu e não deixe brecha para satanás em sua vida!

Não deixe lugar para o diabo!-CONCLUSÃO:

Estas práticas são brechas que satanás procura para entrar na vida de um cristão. Precisamos vigiar para não dar lugar ao inimigo.

Quando Jesus esteve no deserto, o diabo lhe apareceu e procurou de todas as maneiras encontrar uma oportunidade de roubar a bênção do Senhor Jesus. Queria que Jesus aceitasse suas propostas mentirosas, ou que ficasse nervoso para dar lugar com a ira, que Jesus falasse alguma palavra rude. Também tentou distrair Jesus para que entristecesse ao Espírito de Deus deixando de orar e quis plantar a malícia no coração de Jesus prometendo coisas mundanas. Mas o Senhor Jesus resistiu ao diabo (Tiago 4.7) e disse-lhe“retira-te Satanás” (Mateus 4.10).

Existe alguma brecha em sua vida?Tape todas as brechas e não deixe lugar pra satanás em seu viver!

TEMA; PERDÃOI Samuel 24.1-22 e 26.3-25

-Introdução: Uma canção popular brasileira declara que ‘quem sabe faz a hora, não espera a acontecer’. Muitas pessoas esperam uma ocasião para devolver ao outro o mal que recebeu para satisfazer sua necessidade de autodefesa ou ‘justiça’. Certa vez li a seguinte frase “Queres ser feliz por um instante? Vingue-se. Queres ser feliz por toda vida? Perdoe!”. Deus sempre nos dá oportunidades de perdoar, por isso precisamos aprender a“aproveitai as oportunidades” (Colossenses 4.5).

Davi era um homem valente e guerreiro que não desperdiçava uma chance de se defender de seus inimigos. Mas como homem espiritual, Davi sabia perdoar. Quando

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 16

Page 17: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Deus lhe deu oportunidade de se vingar se Saul, preferiu dar a Deus a honra de defendê-lo. Confiava na Palavra do Senhor que diz “a mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo” (Deuteronômio 32.25).  Foi por este ato de confiança em Deus que o Senhor lhe defendeu de Saul.

Você aproveita oportunidades para perdoar?Davi pegou três objetos de Saul quando o perdoou. Um retalho de sua veste, uma lança e um jarro de água. Com estes três símbolos vamos aprender sobre as oportunidades de perdoar e as áreas de nossa vida que precisamos liberar perdão:-->  

1- INTIMIDADE – o retalho do manto: I Samuel 24.1-22Na primeira oportunidade que Davi teve para perdoar Saul, cortou um retalho do

manto do rei como prova de seu perdão. Isso aconteceu  num momento de intimidade do rei. Davi tinha tudo para pegar Saul de surpresa. Foi aconselhado a não perder esta chance de se vingar.

Os companheiros de Davi chegaram até a dizer que Deus estava mandando Davi fazer isso. Mas Davi teve discernimento, “sentiu Davi bater-lhe o coração”(v.5) se recusou a tal ato lembrando que Saul era um ungido de Deus (v.6). Davi tinha um coração perdoador e humilde. Não se achava superior a ninguém, considerando-se um cão morto ou uma pulga (v.14) diante do rei.

O momento de satisfazer as necessidades de um rei jamais poderia ser interrompido. Nem mesmo suas vestes poderiam ser tocadas indevidamente. Davi não queria entrar na intimidade real, mas de certa forma precisava. Então resolveu não incomodar o rei, mas aproveitou para tirar um retalho de sua veste.

Davi tinha Saul em alta estima como pessoa, sogro ou segundo pai, seu mentor no exército e principalmente como o rei escolhido por Deus. Contudo, Saul havia ferido a intimidade de Davi várias vezes, como quando fez com que Merabe se casasse com outro homem, sendo que estava prometida a Davi (I Samuel 18.17-19).

Muitas ofensas que passamos são coisas que nos ferem no íntimo. Como é doloroso ser ferido por quem consideramos mais íntimos! As pessoas que mais nos ofendem sempre serão aquelas que mais amamos porque são para elas que expomos nosso coração desprotegido de qualquer receio.

Para perdoar alguém é preciso respeitar sua intimidade como queremos ser respeitados (Mateus 7.12). Contudo, é necessário um toque mais de perto para demonstrar o perdão. Como um machucado que precisa ser limpo e tratado, mesmo que doa ao fazer isso é indispensável fazê-lo para que sare. Se o médico não tocar onde dói não poderá tratar o doente.

Você foi ferido na sua intimidade?Perdoe quem te ofendeu profundamente!                              

2- REPUTAÇÃO – uma lança: I Samuel 26.3-11Na segunda oportunidade que Davi teve de perdoar Saul, aproveitou para pegar a

sua lança que estava do lado de sua cabeça. A mesma lança que tantas vezes Saul tentou ferir Davi. A lança estava ao lado da cabeça de Saul porque deveria estar próxima de sua vista e em sua cabeça só tinha desejo de vingança.

Abisai aconselhou Davi a não desperdiçar mais uma chance de se vingar e novamente Davi se recusou. Contudo, foi bem perto do rei e pegou a lança ao lado de sua cabeça.

A lança é uma arma de defesa que permite atacar à distância. Por isso, a lança pode ser comparada com a reputação ou imagem pessoal diante da sociedade pela qual cuidamos em preservar. Todas as pessoas zelam por sua reputação e se ofende muito se for ferido ou injuriado em sua dignidade.

Davi cuidava de manter sua imagem diante da sociedade “portanto, o seu nome se tornou muito estimado” (I Samuel 18.30). Mas foi ferido em sua reputação por seu sogro e rei por várias vezes, como quando tirou sua esposa Mical e deu para outro

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 17

Page 18: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

homem (I Samuel 25.44). Mesmo assim, Davi resolveu perdoar Saul e não quis fazer o mesmo com ele (v.20).

A lança que Saul jogava de longe, Davi pegou bem de pertinho do rei. Mostrou para Saul que estava tão preocupado em ferir Davi que se descuidou de proteger a si mesmo e que num descuido poderia perder tudo (v.15). Com este ato de Davi, Saul sentiu-se constrangido pelo perdão (v.21). Ao contrário de muitos que aproveitariam para se vingar, Davi defendeu sua reputação desarmando Saul.

A reputação é o conjunto de valores e princípios que compõe nossa vida. Se algo atinge esta convicção do que somos ou fazemos, sentimos muito ofendidos. As pessoas são capazes de travar grandes batalhas para defender sua honra.

Muitas ofensas que sofremos são coisas que ferem nossa reputação. Quando isso acontece, nos armamos totalmente para nos defender. Mas mesmo assim o melhor sempre vai ser perdoar. Uma boa maneira de fazer isso é desarmando nosso inimigo e colocar “brasas vivas sobre sua cabeça”(Romanos 12.20). Quem confia em Deus, sabe que Ele é o Juiz (Isaías 33.22) e Jesus é o nosso advogado (I João 2.1), então não há porque se magoar por causa da reputação, o melhor é deixar Deus agir. Não importa o que os outros dizem e sim o que Deus sabe da verdade.

Você se ofende por causa de sua reputação?Creia que Deus te conhece e te defenderá!

3- VONTADE – o jarro de água: I Samuel 26.12-25Ainda na segunda oportunidade que Davi teve de perdoar Saul, também pegou seu

jarro de água. Para lutar num deserto é imprescindível carregar água sempre ao seu lado. Um bom guerreiro com uma ótima espada, mas enfraquecido pela sede, não é capaz de lutar. Por isso a jarra de água sempre estava perto do corpo, tanto para lutar como para descansar. A qualquer momento a sede poderia vir e deveria ser saciada.

A jarra de água pode ser comparada com a vontade, por causa da sede que é uma necessidade e uma vontade natural. O texto não diz que o jarro de água foi devolvido, o que permite entender que Davi não o devolveu. Com isso, Davi mostrou para Saul que sua vontade de se vingar devia ser contida, assim como quem quer água e precisa esperar.

Quando nossa vontade é contrariada por alguém, ficamos muito ofendidos. Entretanto, para conviver com outras pessoas é necessário respeitar a vontade um do outro. A vontade é algo que passa. Deus disse para Caim dominar sua vontade para não ser dominado por ela (Gênesis 4.7). Por isso é preciso aprender a esperar e suportar e depois perceber que não é tão difícil assim.

Nossa sociedade é hedonista, uma filosofia de vida que ensina que tudo o que queremos devemos fazer. Com isso as pessoas não aprendem a se controlar. Da mesma maneira que buscam algo bom que desejam, as pessoas também não se controlam quando sentem um sentimento ruim. Sabendo disso, o Senhor Jesus nos ensinou a “negue a si mesmo” (Marcos 8.34), que significa dizer não para suas próprias vontades. Para perdoar é preciso negar-se o direito de defesa e aceitar o outro apesar das ofensas.

Perdoar não é apenas uma opção de escolha e sim a única saída para quem deseja ser feliz. Jesus disse que “se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.15). Na própria oração ensinada por Jesus, o nosso perdão é condicionado pelo fato de perdoarmos uns aos outros (Mateus 6.12).

O perdão deve ser uma atitude muito superior à vontade. Mesmo que você não deseje perdoar, você deve saber que precisa liberar perdão. É como um remédio. Ninguém gosta de tomar remédio, mas sabe que necessita se tratar para ser curado. Se você for esperar dar vontade de perdoar, isso pode não acontecer nunca. O perdão é o remédio que devemos buscar para curar nossas vidas.

Você tem resistido à vontade de se vingar?Tome uma decisão acima de sua vontade, você precisa perdoar!

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 18

Page 19: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Aproveite cada oportunidade de perdoar!-CONCLUSÃO:

A ocasião faz a oportunidade! Davi poderia ter entendido as situações em que encontrou Saul desprevenido, como momentos oportunos de se vingar, contudo preferiu perdoar.

Quando retirou o retalho de tecido do manto real, Davi perdoou o rei por ter invadido sua intimidade, mas não devolveu o pano para demonstrar que desejava manter sua amizade com o rei.

Quando Davi pegou a espada de Saul, mandou que alguém pegasse de volta como sinal de respeito pela reputação do rei. Cada pessoa tem direito de se defender. Embora tenha sido ferido em sua reputação, Davi mostrou seu respeito por seu sogro e rei.

Ao carregar o jarro de água pessoal de Saul, Davi revelou que a verdadeira fonte do problema precisava ser minada. A impulsividade do rei Saul devia ser controlada.

Certamente você tem algo que te lembre da pessoa que te ofendeu. Mesmo que seja um simples retalho que nos lembre da consideração por quem nos ofendeu, devemos ter algo que nos inspire a perdoar. Aproveite a oportunidade para mostrar a esta pessoa e revelar seu desejo de reconciliar.

Você tem algo que te lembra da pessoa que te magoou?Mostre suas recordações de seu amor e perdão!

Perdão = perda grande- Tema: PERDÃO

Atos 7.54-60

-Introdução: Perdão é o aumentativo de perda. Sim, perdoar é perder. Para liberar perdão é preciso aprender a perder.

Jesus nos ensinou que “se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15). Com estas palavras Jesus ensina que:-quem ganha sai perdendo: quando pensamos que não podemos sair perdendo e revidamos, defendemos nossos interesses para sair ganhando. É o famoso ‘não levar desaforo para casa’. Quando achamos que estamos ganhando, na verdade estamos perdendo. Se ganhar do próximo, perde o perdão de Deus (v.15).-quem perde sai ganhando: quando aceitamos superar a perda, ou perdoar. Humanamente saímos perdendo, mas espiritualmente somos vencedores. Um crente que tem visão espiritual não faz conta de pequenas coisas. Se perder para o próximo, ganha o perdão de Deus (v.14).

Na verdade, o importante não é quem sai com a razão e sim que Jesus ganhe.Depois de Jesus perdoando os soldados e todos os seres humanos na cruz, um dos

maiores exemplos de perdão na Bíblia é o momento em que Estêvão é apedrejado. Em todo o tempo ele demonstrou serenidade e resignação. Ele perdeu a sua vida, mas ganhou a salvação em Jesus.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 19

Page 20: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Você consegue perdoar?Vamos aprender com o exemplo de Estêvão, sete características de pessoas que não perdoam e sete de pessoas que sabem perdoar: 

1- Quem não perdoa: v.54 e 57-58As sete características de quem não sabe perdoar:

-RAIVA: “enfureciam-se no seu coração” v.54ªAqueles homens ficaram com raiva da pregação de Estêvão. Uma pessoa rancorosa não consegue perdoar porque sempre haverá algo para remexer sua ferida. Lembrar de coisas ruins que as pessoas fazem é uma característica de quem não sabe perdoar.

-ÓDIO: “rilhavam os dentes contra ele” v.54b

Os inimigos de Estêvão rangiam os dentes de tanto ódio. Quando a ira é guardada se torna em ódio. O ódio é cego. Uma pessoa com ódio é capaz de coisas terríveis. Quem não sabe perdoar sente mal quando vê a pessoa que o ofendeu.

-GRITARIA: “eles, porém, clamando em alta voz” v.57ªDeve ter sido um grande tumulto de pessoas gritando palavras de ofensa contra Estêvão. Quando uma pessoa com raiva fala alto a tendência é o outro responder mais alto ainda e começa uma confusão, mas “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15.1). Quem não sabe perdoar comumente responde com palavras grosseiras.

-FALTA DE DIÁLOGO: “taparam os ouvidos” v.57b

Eles não queriam ouvir o que Estêvão dizia. Quem não sabe perdoar, não consegue ouvir ou perceber qualquer gesto do próximo. Muitas inimizades começam depois de uma ofensa quando um começa a ignorar o outro. Quem não sabe perdoar isola ignorando a pessoa que o ofendeu.

-ATAQUES: “unânimes, arremeteram contra ele” v.57c

Depois que a raiva virou ódio, começou a gritaria e não havia mais diálogo, começaram a atacar Estêvão. Existem pessoas que são relativamente mansas, contudo se estiverem descontentes são capazes de fazer atrocidades. Este é o famoso ‘pagar com a mesma moeda’. Quem não sabe perdoar responde de maneira vingativa.

-INIMIZADE: “lançando-o fora da cidade” v.58ªEstevão foi levado para fora da cidade onde eram feitos os apedrejamentos. Com este ato estavam demonstrando que não era digno de estar no meio deles. Isto é o mesmo que ‘riscar da minha lista’. Quem não sabe perdoar tem o hábito de romper com amizades e excluir pessoas de sua vida.

-VIOLÊNCIA: “o apedrejaram” v.58b

Aqueles homens já estavam armados com pedras na mão. Foi só um começar que todos atiraram suas pedras contra Estevão. Muitas pessoas andam sempre armadas com pedras nas mãos. Quem não sabe perdoar está disposto a atacar assim que tiver oportunidade.-CONIVÊNCIA: “As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo” v.59b

Parece que algumas pessoas que estavam presentes ali não fizeram muita coisa. Talvez não gritaram nem atiraram pedras, mas atiçaram a confusão e ajudaram de alguma maneira. Saulo ajudou guardando as vestes das pessoas que saíram para atacar Estevão. Existem pessoas que dizem que não faz mal ao próximo, mas fica esperando algo acontecer ou provocando outras pessoas. Quem não sabe perdoar se agrada quando alguém prejudica o outro. Deus abomina isso (Provérbios 6.16-19).

Estas características de pessoas que não perdoam, não podem ser para um cristão. A raiva que se torna ódio, depois gritaria, falta de diálogo, ataques, inimizades, violência e conivência com o erro, não podem ser comportamentos de um servo de Deus.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 20

Page 21: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Você tem alguma destas características de pessoa que não perdoa?Seja sincero e peça ajuda de Deus!                              

2- Quem perdoa: v.55,56 e 59,60As sete características de quem perdoa:

-ESPIRITUALIDADE: “mas Estêvão, cheio do Espírito Santo” v.55ªEstêvão perdoou porque enquanto os homens estavam cheios de raiva ele estava cheio do Espírito Santo. Você não precisa se encher de razão, encha-se do Espírito Santo. O segredo para saber perdoar é ter uma vida cheia do Espírito Santo. O crente que tem a armadura de Deus veste o capacete da salvação para proteger sua cabeça de ver, ouvir e pensar coisas ruins. Usa a couraça da justiça para proteger seu coração de maus sentimentos e se protege com o escudo da fé (Efésios 6.10-17).

-DETEMINAÇÃO: “fitou os olhos no céu” v.55b

Ao invés de ver o que estava acontecendo ou procurar uma saída, Estêvão olhou para o céu. Isso nos ensina que quando não há solução em nenhum lado, olhe para cima que Deus te dá uma salvação. A visão do crente não deve ser os problemas e sim ter o alvo, meta ou foco em Jesus.

-VISÃO: “e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita” v.55c

Estêvão não olhou nem as feridas que tinha no corpo porque se maravilhava ao ver a glória de Deus. Devemos sempre contemplar a Glória de Deus que ofusca todos os nossos problemas. Deus tem o melhor para aqueles que o amam (Romanos 8.28 e I Coríntios 2.9)-APROVAÇÃO DIVINA: “e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” v.56Ao ver os “céus abertos” e Jesus em pé demonstra um ato de aprovação de Deus. Se a Bíblia diz que “Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses 3.1) Ele abriu os céus e se levantou em gesto de aprovação à atitude de Estêvão. Se você é um servo de Deus saiba que Deus está vendo sua vida e fará justiça por você.

-ORAÇÃO: “que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” v.59Estêvão era um homem de oração. Aprendeu com Jesus que precisava perdoar seus inimigos. Sua oração foi colocar sua vida mais uma vez nas mãos do Senhor. Quando sua vida está nas mãos de Deus, você está protegido. Para perdoar as pessoas é preciso orar.

-HUMILDADE: “então, ajoelhando-se,” v.60ªMesmo em público e diante de seus inimigos ele se ajoelhou. Quando falamos em ajoelhar pensamos em alguém de pé, mas Estêvão estava caído no chão, deitado e sem forças. Se esforçou o máximo que pôde para estar de joelhos. Para perdoar é preciso humildade.-RESIGNAÇÃO: “clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado” v.60b

Mesmo sentindo dores ele perdoou. Seu grito em alta voz não era de dor, mas também para que todos os presentes soubessem de seu perdão. Resignação é negar a si mesmo, abstendo-se de direitos próprios. Quem disse que para perdoar é preciso não sentir nada. Pelo contrário, mesmo sentindo dores é importante falar palavras liberando o perdão. Uma pessoa que sabe perdoar, não vê apenas que tem razão na causa, mas que Deus manda perdoar.

-PERSEVERANÇA: “com estas palavras, adormeceu” v.60c.

Há pessoas que não conseguem perseveram em suas palavras. Estêvão perdoou aqueles homens até o fim, como Jesus ensinou perdoar sempre (Mateus 18.22). Quem sabe perdoar persevera até o fim liberando perdão aos ofensores.

Para perdoar seus inimigos, o crente precisa se encher do Espírito Santo, ter a determinação de manter o foco em Jesus sempre, visão da glória de Deus, buscar aprovação de Deus e não dos homens, viver em oração, ser humilde, negar a si mesmo e ser perseverante porque o inimigo promoverá situações para te ofender.

Você pode perdoar!

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 21

Page 22: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

-CONCLUSÃO:Estamos muito acostumados a ganhar e querer sair na melhor sempre. Na vida é

preciso aprender a perder. Jesus deixou toda sua glória no céu, perdendo privilégios de sua Divindade em troca de depois receber a Glória de Deus.

Quem disse que perdão é um sentimento? Perdão é uma atitude. Jesus mandou perdoar. Então mesmo que a pessoa não mereça, ou ainda que não reconheça seu erro pedindo perdão, mesmo assim devemos perdoar.

Você acha difícil pedir perdão?Difícil seria se tivéssemos que morrer na cruz!

TEMA: RESTAURAÇÃO

I Reis 18.30-39

-Introdução: O altar da Igreja não é um palco de apresentações, mas é um lugar santo e consagrado para ministração da Palavra, salvação, cura e libertação. Contudo, muito mais que o altar, as nossas vidas devem ser um altar para o Senhor.

No tempo do profeta Elias, existiam vários altares de adoração ao Senhor. Entretanto, o povo estava adorando ídolos e muitas vezes usando o altar para Baal. Por isso, o profeta Elias convocou o povo para tomar uma decisão radical “disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (I Reis 18.21).

Então Elias marcou um desafio com os seguidores de Baal para saber quem é Deus. Fariam um sacrifício sem colocar fogo e o Deus que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus. Foram ao altar no monte Carmelo, prepararam dois cordeiros e os seguidores de Baal escolheram o primeiro cordeiro e começaram a clamar, mas Baal não respondia. Chegaram ao ponto de se cortar e gritar desesperados para que Baal mandasse fogo, mas nada aconteceu.

Chegada a vez de Elias, primeiramente “restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas” (v.30). Ele sabia que não teria resultado se não fizesse isso antes. Deus não manda fogo em altar quebrado ou profanado. Em obediência à palavra do Senhor, “tomou doze pedras ... e ... edificou o altar em nome do SENHOR” (v.31,32).

Para provar que seria algo sobrenatural, também fez um rego ao redor do altar e derramou muita água para que ficasse completamente encharcado. Somente pelo poder de Deus aquela lenha umedecida, o cordeiro molhado, bem como as pedras do altar pegaria fogo. E foi isso que aconteceu quando Elias orou (v.37) ao Senhor “caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego”(v.38). E o povo glorificou reconhecendo o poder de Deus “O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!” (v.39).

O altar da Igreja precisa ser restaurado, espiritualmente falando, para que o fogo de Deus se manifeste no meio do povo de Deus. É preciso fazer concertos antes, então a manifestação do Senhor é livre abundante no culto.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 22

Page 23: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Se quiser que Deus se manifeste com seu poder em sua vida, primeiro é preciso restaurar o Altar do seu coração. Você gostaria de receber o fogo do Senhor em sua vida? Peça ao Espírito Santo que restaure seu coração.

Como posso restaurar o Altar da minha vida?Comparando às doze pedras utilizadas por Elias, vamos refletir sobre doze características que precisamos para restaurar o altar da Igreja e o Altar de nossos corações:

1- ORAÇÃO: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” Tiago 5.16

A ORAÇÃO é a primeira pedra que colocamos na restauração do Altar. O texto acima fala da oração que confessa os pecados, intercede uns pelos outros, ministra cura e que é eficaz em tudo.

Uma Igreja cujo altar é cheio de fogo do Espírito Santo, é uma Igreja que ora incessantemente. Um cristão que tem o altar do coração restaurado e aquecido pelo poder de Deus, vive uma vida de intimidade e oração todos os dias.

Você tem uma disciplina de oração?Restaure a pedra da oração no teu Altar!                              

2- BÍBLIA: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” II Timóteo 3.16

A BÍBLIA é a segunda pedra par a restauração do Altar. Jesus mandou“examinar as escrituras” (João 5.39), precisamos ouvir a Palavra de Deus para ter fé (Romanos 10.17), somos libertos de todo mal pela verdade da Palavra de Deus (João 8.32) e devemos usar a Bíblia como uma Espada do Espírito (Efésios 6.17b).

O altar da Igreja é o lugar de pregação das Escrituras e uma igreja é fortalecida quando busca conhecimento da Palavra como alimento principal. O pastor deve defender a doutrina da Igreja fundamentado na Bíblia e combater heresias. Para restaurar o Altar da Igreja é preciso ter a pregação como prioridade.

Um crente que tem o altar de seu coração cheio de fogo, ama a Bíblia, e “nela medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Para restaurar o altar do coração a pessoa deve se empenhar pela leitura da Bíblia.

Você e sua Igreja têm estudado a Bíblia?Restaure a pedra da Bíblia no teu Altar!

3- FÉ: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” I João 5.4

A terceira pedra que firma este altar é a Fé. Com a leitura da Bíblia e oração, a fé é fortalecida. Jesus é o “Autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2), que nos serve como escudo (Efésios 6.16).

A Igreja precisa ser fervorosa, cheia de fé. As palavras, pregação e orações ministradas no altar, bem como tudo o mais, deve ser feito pela fé. Também na vida do crente, tudo deve ser motivado pela fé. Quando a Igreja vive pela fé, o fogo do Espírito Santo é derramado poderosamente.

Sua Igreja e você vivem pela fé?Restaure a pedra da Fé em seu Altar!

4- ESPERANÇA: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” Romanos 15.13

A quarta pedra do altar é a ESPERANÇA. O que é Esperança? É esperar com fé. A continuação da fé. Quem crê e persevera tem esperança em Deus. A Esperança é a fé que persevera.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 23

Page 24: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

O pessimismo destrói os sonhos. Quando a pessoa é pessimista não consegue olhar para o futuro e ser feliz. Por isso quando encontramos a verdade em Jesus Cristo, somos cheios de esperança e capazes de viver melhor.

Uma Igreja verdadeira precisa ser esperançosa. Olhar para as vidas com esperança de ver uma mudança em seu viver. O ambiente do culto deve inspirar as pessoas a ter esperança de que tudo vai melhorar. O crente tem que ter esperança de que tudo pode melhorar com ajuda de Deus.

Você tem esperança no futuro? Sua Igreja é esperançosa?Restaure a Pedra da Esperança em seu Altar!

5- AMOR: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” I Pedro 4.8

A quinta pedra que firma o altar é o Amor. Ele fica quase no meio das outras pedras como um “que é o vínculo da perfeição” (Colossenes 3.14). O amor nos ajuda a perdoar as pessoas esquecendo o que fizeram contra nós, por isso o amor cobre multidão de pecados. O amor do mundo é passageiro e decepcionante, mas o Amor Ágape de Deus é gratuito e sacrificial.

A Igreja precisa amar porque “se não tiver amor, nada disso me aproveitará”(I Coríntios 13.3). Muitas vezes é preciso mexer nas estruturas eclesiásticas para que não haja conflitos na Igreja. Um verdadeiro crente é “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9). A pedra do amor deve ser restaurada em nosso altar. Precisamos lutar para continuar amando a cada dia mais. Tudo na Igreja e na vida do cristão deve ser voltado para manifestar o amor de Deus.

O que você e sua Igreja têm feito para mostrar o amor?Restaure a pedra do Amor em seu Altar!

6- ALEGRIA: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria” Salmos 100.1,2

A sexta pedra que firma este altar é a Alegria. Sem alegria tudo se torna difícil, mas quando estamos alegres nem vemos as horas passarem. Para servir a Deus é preciso alegria, por que viver para Deus é algo muito bom e Ele realiza maravilhas para nós. Quando estamos tristes não temos forças para fazer nada, “portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força” (Neemias 8.10c).

O clima da Igreja deve ser alegre e cheio de júbilo para que todos que entrarem tristes saiam confortados pelo Espírito Santo e fortalecidos pela alegria do Senhor. Não basta apenas dizer que o crente tem que ser alegre, mas a alegria do cristão deve ser nas coisas de Deus. Sendo assim, estará sempre contente. Não adianta ficar com muito moralismo e exigências. Isso faz com que as pessoas sejam sisudas e o ambiente esteja pesado.

Sua Igreja é alegre? Você tem alegria em servir a Deus?Restaure a pedra da Alegria em seu Altar!

7- PAZ: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4.7

A sétima pedra que firma este altar é a PAZ. Quando saudamos os irmãos dizemos ‘a paz do Senhor’ para declarar que estamos em paz uns com os outros e começar nossos diálogos de maneira pacífica. Esta paz que temos não é a paz do mundo que é passageira e sim a paz doada por Jesus que é eterna (João 16.33).

A Igreja deve ser promotora da paz e do bem estar para seus membros e toda a comunidade ao redor prestando serviços missionários que apontem para o Reino de Deus. Do mesmo modo todo crente deve “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18).

Você tem paz em seu coração? Sua Igreja está em paz?Restaure a pedra da PAZ em eu Altar!

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 24

Page 25: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

8- PACIÊNCIA: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor” Tiago 5.10

A oitava pedra que firma este altar é a Paciência. Precisamos ter paciência para enfrentar as provações (Romanos 12.12) e para suportar os irmãos com amor (Colosseneses 3.13). Deus é paciente para conosco e assim devemos ser também para com o nosso próximo. A longanimidade, ou ânimo longo, sinônimo de paciência é um fruto do Espírito Santo na vida do cristão (Gálatas 5.22).

O Altar da Igreja precisa da pedra da paciência porque nem tudo acontece na hora que queremos, mas no tempo de Deus. Então a obra acontece de acordo com a vontade do Senhor e não podemos forçar as coisas exigindo que se realize do nosso jeito.

Sua Igreja e você tem tido paciência?Restaure a pedra da Paciência em seu Altar!

9- BONDADE: “nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade” Filemom 1.14

A nona pedra do Altar restaurado é a Bondade. Tudo na Igreja e na vida de um cristão deve ter esta virtude “porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Salmos 100.5).

Deus é bom para conosco não por merecermos, pois não somos merecedores, mas por misericórdia. Do mesmo modo devemos ser bons para as pessoas sem julgar se merecem ou não, agindo sempre com amor Ágape que não busca seus interesses.

Você tem exercido a Bondade pela misericórdia ou julga o merecimento das pessoas?

Restaure a pedra da Bondade em seu Altar!

10- FIDELIDADE: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” Lucas 16.10

A Fidelidade é a décima pedra deste Altar. Deus é sempre fiel, “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2.13). A fidelidade deve ser irrestrita e incondicional como um exercício da Fé.

Quando a igreja é fiel ao Senhor, Deus opera grandiosamente no meio do seu povo. Se o cristão é fiel a Deus em tudo, sua vida é mais que abundante de vitórias. Isso também se aplica aos Dízimos e Ofertas. O Senhor multiplica infinitamente para aqueles que creem e praticam a fidelidade.

Ser fiel também é ser obediente, ser submisso, manter seus compromissos pessoais, com a Igreja e seus votos ao Senhor.

Sua Igreja é Fiel ao Senhor? E voe tem sido fiel no pouco?Restaure a pedra da Fidelidade em seu Altar!

11- MANSIDÃO: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” Mateus 5.5A décima primeira pedra para restauração do Altar é a Mansidão. Precisamos

aprender com Jesus que é “manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.29). Jesus prometeu que os mansos têm uma herança na terra, ou seja, vão conseguir tudo o que querem nesta terra com mansidão. Realmente com braveza e pressa ninguém consegue nada, mas com calma e mansidão se vai ao longe.

Na Igreja é preciso mansidão para tratar aos irmãos. Isso não é fácil, mas é indispensável para um bom relacionamento na comunidade.

Você tem sido manso com as pessoas?Restaure a pedra da Mansidão em seu Altar!

12- DOMÍNIO PRÓPRIO: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” Provérbios 25.28

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 25

Page 26: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

A última pedra deste Altar restaurado é o Domínio Próprio. O texto acima compara a pessoa sem domínio próprio com uma cidade destruída e sem proteção onde todo tipo de coisas ruins podem acontecer.

Esta pedra nos mostra uma característica que precisamos para manter todas as outras, pois não posso orar, ler a Bíblia, amar, ter fé, esperança e as outras virtudes apenas quando tenho vontade. È preciso determinação. Sendo assim você consegue perseverar nos outros aspectos.

Domínio Próprio também tem a ver com o controle das emoções que às vezes estão efervescendo e precisam ser contidas. A língua é outro lado que precisamos dominar muito em nossas vidas para não pecar contra Deus e contra os irmãos. As vontades da carne precisam ser negadas até o ponto de crucificar o velho homem “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5).

Você tem conseguido se dominar?Restaure a pedra do Domínio Próprio em seu Altar!

Restaure o Altar de seu coração!-CONCLUSÃO:

As pedras para restaurar o Altar foram compradas com virtudes indispensáveis. Falamos sobre a restauração do Altar através da Oração e da Palavra de Deus como bases iniciais para estruturar a vida espiritual de uma Igreja ou de qualquer cristão. Depois passamos para as três coisas mais importantes que são a fé, a esperança e o amor (I Coríntios 13.13). Então passamos para os frutos do Espírito, tendo já falado do primeiro que é o amor, partindo para alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23).

O Altar da Igreja precisa ser santo e restaurado para que o fogo do Espírito Santo se manifeste sobre o povo de Deus. Mas o altar também é a vida de cada crente. Não fique olhando para os outros na Igreja. Por isso oramos de olhos fechados, para olhar somente Jesus. Examine-se e deixe o Senhor restaurar o Altar de sua vida. Deste modo o fogo do Espírito Santo virá sobre você.

Você já passou pela restauração do Altar?Restaure o Altar de sua vida e sinta o fogo do Espírito descer sobre você!

TEMA: FAMILIA I Samuel 30.1-10 e 18-20

-Introdução: A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir.

É nas reações que estão o perigo de errar. Às vezes não erramos de forma planejada e sim espontânea quando não temos tempo de pensar com a cabeça quente.

Davi foi pego de surpresa por um inimigo que não esperava e lutou com quem mais amava. Sua família foi raptada e teve que lutar para restituir.

Como a família de Davi, muitos pais hoje têm seus filhos levados pelos vícios, prostituição, violência e outros males. As famílias estão sendo assaltadas a cada dia com perigos e é preciso proteger nossa casa não somente contra ladrões, mas também espiritual e emocionalmente.

Como restituir minha família?

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 26

Page 27: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Vamos compreender a situação que Davi enfrentou para restituir sua família:

1) -  Chore na presença de Deus: v.4:"ergueram a vos e choraram, até não ter mais forças pra chorar"

Davi sabia tirar tempo com Deus e trabalhar primeiro suas emoções para depois lutar contra inimigos externos, por isso era sempre vencedor.

A palavra de Deus garante: "Bem aventurados os que choram porque serão consolados" (Mateus 5.4) e "os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão" (Salmo 126.4). Se tiver que ter uma reação chore antes pra desabafar. O choro lava a alma.

Não é errado chorar, pois até Jesus chorou (João 11.35) e não teve vergonha disso.Quando você estiver triste por alguém de sua família, chore na presença de Deus que promete

que “lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7.17) e que “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”(Salmos 30.5). Suas lágrimas regarão sementes e seus frutos brotarão (Salmos 126.6).

Você tem chorado na presença de Deus em oração?Chorar na presença de Deus nunca é em vão!                        

2) -  Compreenda as pessoas: v.5b:"o povo falava em apedrejá-lo, 

porque todos estavam em amargura"Muitas vezes as pessoas nos tratam mal porque estão 

amarguradas e não sabem demonstrar carinho ou amor. Precisamos compreender isso.

O povo de Deus no deserto, quando ficou sem água e com sede, pensou mal de Moisés e falaram contra ele porque estavam desesperados (Êxodo 17).

Passe a compreender melhor seus familiares, seu modo de agir e pensar para mudar não somente a vida do outro, mas a sua vida também. Quem sabe você também precisa mudar?

Jesus disse que os mansos herdarão a terra (Mateus 5.5) para nos ensinar que com rigidez e inflexibilidade não se chega a lugar algum.

Você está disposto a mudar para restaurar sua família?A maneira como olhamos as pessoas muda a forma que somos vistos por elas!

3)- - Reanime-se em Deus: v. 5c:"Davi muito se angustiou ... 

porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus"Não adianta ficar apenas chorando e tentando compreender as pessoas. Precisamos nos

levantar e agir. Em momentos de tristeza, só Deus pode nos ajudar a continuar a vida em família.

Talvez você não consegue ânimo em ninguém “pois vão é o socorro do homem” (Salmos 108.12), mas busque ânimo no Senhor por que Ele te fortalece (Filipenses 4.13) e “alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).

Davi escreveu o Salmo 46 que fala que Deus nos fortalece.Em quem você tem buscado ânimo para restaurar sua família?Busque se fortalecer no Senhor!

4) - Consulte ao Senhor: v.8:"consultou Davi ao Senhor"

Antes de tudo precisamos orar a Deus buscando sua confirmação para as decisões. Deus aprovou, por isso Davi foi. Ele sabia que se Deus dissesse não, perderia seu tempo, mas com a bênção do Senhor tinha a vitória garantida.

Não faça nada antes de orar. Se você sentir que Deus está na frente,  prossiga, mas se tiver dúvida pare imediatamente e espere uma confirmação do Senhor.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 27

Page 28: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

Primeiro devemos “agradar do Senhor” e depois “Ele satisfará os desejos do nosso coração” (Salmos 37.5). Tome cuidado para não estar saindo à frente de Deus. Seria errado primeiro tomar as decisões e depois exigir que Deus abençoe como está.

Você tem consultado a Deus em oração antes de tomar suas decisões?Antes de tudo que fizer ore a Deus pedindo direção!

5) - Lute como puder: v. 10:"duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados atravessar o ribeiro'

Alguns companheiros de luta de Davi não agüentaram a caminhada de tão difícil que estavam. Davi não se importou e reconheceu o esforço deles.

Na família não podemos esforçar as pessoas a uma caminhada que não agüentam e precisamos também nos esforçar como Jesus disse “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”(Mateus 5.41).

Cada pessoa tem um ritmo e uma força diferente. É necessário respeitar os limites do próximo.

Deus renova as nossas forças (Isaías 40.29), mas não podemos obrigar as pessoas a lutar se não podem.

Se esforce o máximo que puder para o melhor de sua família e se estiver cansado pare um pouco e descanse. Até Jesus em situações de crise, parava e se retirava para renovar suas forças para depois continuar (João 6.15).

Mas parar um pouco e descansar não pode ser desculpa para relaxamento por que “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11.12).

O Senhor te chama e te diz: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9).

Você tem se esforçado para salvar sua família?Esforce-se um pouco mais, você conseguirá vencer!

Deus restitui as famílias! - v.18-20:

"Davi salvou tudo ... e ninguém lhe faltou,desde o menor até o maior" CONCLUSÃO:

  Davi conseguiu restituir toda a sua família sem exceção alguma.

Não deixe sua família ser destruída. Não se conforme em perder nenhum de seus familiares por que Jesus quer que você seja salvo com “toda sua casa”(Atos 16.31). Então  lute para preservar sua família e salvar todos.

Para restituir sua família, chore na presença do Senhor em oração, aprenda a compreender as limitações das pessoas, reanime-se em Deus sempre, consulte a Deus em  oração antes de qualquer atitude e lute enquanto puder se esforçando para vencer.

Deus restitui completamente, não em parte (Filipenses 1.6) sua família. Deus não faz nada pela metade. Receba a vitória completa! 

TEMA: IGREJA DO SENHOR

II Coríntios 11.28

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 28

Page 29: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

“Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas”

-Introdução: Onde estiverem dois crentes estarão sempre falando sobre a Igreja. Frequentemente surgem comentários sobre os problemas da Igreja e como resolvê-los. O que estas pessoas não podem esquecer é que também são parte da Igreja e todo problema que tiver na Igreja também são responsáveis. Mas será que adianta ficar preocupado com a Igreja? Muito mais que preocupar, devemos agir em prol da obra de Deus.

A Igreja de Corinto é um exemplo de igreja problemática. Vejamos os problemas da Igreja de Corinto:

-Divisão (I Coríntios 1.10-17);-Carnalidade e a imaturidade espiritual (I Coríntios  3.1-3);-Imoralidade sexual (I Coríntios 5.1);-Falsos crentes (I Coríntios 5.11);-Brigas entre irmãos (I Coríntios 6.5);-Divisão na Santa Ceia ( I Coríntios 11.20-22);-Desordem nos cultos (I Coríntios 14.27,28,31 e 40);-Falsa Espiritualidade (I Coríntios 14.33);A preocupação do apóstolo Paulo com esta igreja é porque não estavam 

entendendo o propósito de Deus para suas vidas. Por isso, Paulo trabalhou muito com os Coríntios para ensinar como deve ser uma Igreja verdadeira.

Com deve ser a Igreja?Vamos aprender o que Deus não quer para sua Igreja e com o ensino do apóstolo Paulo nas cartas aos Coríntios, como deve ser a Igreja:-->  

1- A mente de Cristo: I Coríntios 2.16

Deus não quer uma Igreja egoísta onde cada um age como quer e faz o que deseja para agradar a si mesmo.

A Igreja deve buscar ter a Mente de Cristo. Ter a Mente de Cristo significa pensar e querer a vontade de Deus para a Igreja. Jesus é o cabeça da Igreja e por isso deve dirigir tudo no corpo.

Se cada um na igreja pensar de uma forma, tudo vai acabar em confusão, mas todos quiserem a vontade de Deus, estarão concordando um com o outro e haverá unidade.

Você acha que a Igreja tem que ser do seu jeito?Jesus é o Senhor da Igreja e devemos fazer tudo que Ele quer!                              

2- Cooperadores de Deus: I Coríntios 3.9Deus não quer uma Igreja individualista, onde não existe unidade e todos se sentem

sozinhos no meio dos irmãos.Como Igreja, somos cooperadores com Deus. A palavra cooperadores designava  os

remadores que ficavam nos porões dos navios remando. Todos deviam remar juntos para um não atrapalhar o outro. O ritmo era controlado por um dirigente que batia um martelo e todos cantavam juntos enquanto remavam.

Como uma canoa furada onde todos devem remar e cuidar para que não afunde, assim são os problemas da Igreja. Não adianta ficar só falando que a canoa está furada é preciso fazer algo para salvar a todos antes que ela afunde. Mas infelizmente

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 29

Page 30: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

muitos crentes estão afundando suas igrejas e não fazem nada par salvar nem a si mesmos.

Você tem feito tudo na igreja pensando em você mesmo ou no próximo?Sirva ao seu irmão de coração e estará servindo a Jesus!

3- Santuário: I Coríntios 3.16Deus não quer uma Igreja carnal, onde as pessoas só fazem o que agrada a sua

carne e se ofendem quando não estão satisfeitos.A Igreja é o Santuário onde habita a presença de Deus. Quando o povo de Deus se

reúne, Deus se faz presente na pessoa do Senhor Jesus e do Espírito Santo (Mateus 18.18,19).

A única coisa que diferencia o grupo que se reúne na Igreja de outro grupo qualquer é a presença do Espírito Santo de Deus. Sem esta presença a Igreja é apenas um grupo de pessoas reunidas sem propósito.

Você sente a presença de Deus na Igreja?Não se incomode com nada e concentre-se em adorar a Deus!

4- Corpo de Cristo: I Coríntios 12.27Deus não quer uma Igreja morta, inativa e sem trabalhar para o Reino de Deus.A Igreja é o Corpo de Cristo neste mundo. Jesus se faz presente hoje na terra

através de sua Igreja. As mãos que tocam os doentes, os pés que vão evangelizar e os lábios que falam de Deus são dos membros da Igreja.

Você já viu um corpo andando sem cabeça? Certamente que não. Mas existem pessoas que dizem que estão com Jesus, mas não estão na Igreja. Ora, se o corpo não pode ficar sem a cabeça, do mesmo modo a pessoa não pode estar com Jesus sem congregar em uma Igreja (Hebreus 10.25).

Você faz parte do Corpo de Cristo ou pensa que pode servir a Deus sozinho?Faça compromisso com a Igreja de Cristo e seja um membro de seu corpo!

5- Bom Perfume de Cristo: II Coríntios 2.14,15Deu não quer uma igreja mundana, que se contamina com coisas pecaminosas.A Igreja é o Bom Perfume de Cristo. Perfume é uma coisa especial, cara e

agradável. Assim a Igreja deve ter um ambiente especial e diferente do mundo. A Igreja foi comprada pelo sangue de Jesus, por isso é cara. E como um perfume traz prazer, a Igreja deve promover um ambiente agradável a todos que chegam.

Você tem sentido prazer na casa de Deus?A presença de Cristo traz alívio e alegria!

6- Carta Viva: II Coríntios 3.2-4Deus não quer uma igreja muda ou calada, que não traz uma mensagem de

salvação para aqueles que estão perdidos.A Igreja é uma Carta Viva de Cristo para o mundo. Uma carta tem uma mensagem,

com remetente e destinatário. O remetente é Jesus. A mensagem é o Evangelho. O destinatário é o mundo que precisa ser salvo.

O mundo ‘lê’ a todo tempo as nossas ações e palavras. Por isso a Igreja precisa cuidar de seu testemunho e sempre levar uma mensagem de boas novas.

Você tem levado a mensagem do evangelho às pessoas?Fale de Jesus sempre que tiver oportunidade!

7- Embaixadores: II Coríntios 5.20Deus não quer uma Igreja sem propósitos ou objetivos, que não sabe o que quer ou

sua missão a realizar neste mundo.A Igreja é formada de Embaixadores de Deus. Ser embaixador é representar alguém

maior. Um policial ou soldado representa a corporação a que pertence.  Um médico

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 30

Page 31: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

representa o hospital que trabalha. Um professor representa a sua escola e matéria que leciona.

O embaixador de um país representa seu povo em outra nação. Assim, como Igreja, não somos deste mundo, mas devemos representar o Senhor Jesus onde estivermos.

Você sabe qual o propósito para você como Igreja?Deus tem um chamado específico para você realizar Sua Obra!

Você é a Igreja!-CONCLUSÃO:

A missão da Igreja é ‘participar do projeto de Deus em Salvar o mundo’. A Igreja não é um clube social onde cada um busca seus interesses. O único dono da Igreja é Jesus que nos “comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20.28).

Para não ficarmos confusos e fazer uma igreja que Deus não quer, precisamos conhecer a vontade do Senhor para sua Obra e não ser uma igreja egoísta, individualista, carnal, morta, mundana, muda ou sem propósitos.

A verdadeira Igreja tem a mente de Cristo, formada de pessoas cooperadoras de Deus, um Santuário para a presença do Senhor, o Corpo de Cristo, o bom Perfume de Cristo, uma Carta Viva e Embaixadores de Deus.

Você tem cumprido seu papel como Igreja de Cristo?Seja um verdadeiro membro da Igreja!

O que fazer para Deus? -Tema: OBEDIÊNCIA

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” II Tessalonicenses 3.13  

-Introdução: Vivemos em um tempo que as igrejas são cheias de opções. O excesso de programações tem gerado ativistas religiosos. Com isso muitas vezes saímos da simplicidade do evangelho. Por outro lado as igrejas de auditório, onde o povo apenas enche o templo e contribui financeiramente enquanto um líder apenas ministra ao povo, estão cada dia mais comuns.    Diante destas dificuldades em servir e encontrar uma igreja onde possa trabalhar para o Reino de Deus, muitas pessoas desistem da caminhada. Sabemos que Deus tem chamado uma Igreja serva onde cada crente, como membro do corpo de Cristo (Romanos 12.5) exerce seu sacerdócio (I Pedro 2.9).

Como fazer a vontade de Deus?Vamos refletir sobre textos onde sei diz “fazei tudo” para compreender o que devemos fazer para agradar a Deus em sua Obra: 

1- Fazer tudo como a Bíblia ensina: Josué 1.8  “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 31

Page 32: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

A Palavra nos ensina que devemos fazer tudo segundo a Bíblia orienta. Não podemos sair dela porque se não tudo dará errado. Ela é como o manual. O livro de receitas que precisamos seguir.

Muitas pessoas trabalham na igreja, mas gastam tanto tempo com o serviço de Deus que não têm tempo para ler sua Palavra. Quando a Bíblia não é seguida tudo dá errado.

Você tem feito tudo de acordo com a Palavra de Deus?Siga a orientação das Escrituras e tudo dará certo!                              

2- Fazer tudo o que vier à mão: Eclesiastes 9.10  “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

A boa vontade é indispensável para a Obra de Deus. A Igreja é formada por voluntários. Há um ditado que diz que precisamos ‘frutificar onde estamos plantados’. Por isso precisamos fazer tudo o que vier às nossas mãos de acordo com nossas forças.

O texto nos ensina que precisamos deixar algo realizado nesta vida porque um dia vamos partir e o que permanecerá será o fruto de nosso trabalho.

Quando fazemos a obra de Deus segundo nossas forças, trabalhamos com prazer. Na Igreja existem pessoas sendo esgotadas de tanto servir e outras entediadas de só ficar olhando. Como diziam os antigos, ‘quem não trabalha dá trabalho’.

Você tem feito a obra de Deus conforme suas forças?Esforce-se para fazer o melhor para Deus!

3- Fazer tudo o que Jesus manda: João 2.5 “Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser”.

Na festa de casamento em Caná da Galiléia, Maria mandou que fizessem tudo o que Jesus mandasse. Através da obediência às ordens de Jesus aconteceu o primeiro milagre.

A obediência redunda em bênçãos incondicionais. Mesmo que não entendamos o porquê do que está sendo ordenado, pois “o obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15.22).

Você tem obedecido à vontade de Jesus?Seja um crente obediente e Deus te honrará!

4- Fazer tudo para a Glória de Deus: I Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

Tudo o que fazemos deve ser para glorificar a Deus. Quando fazemos nossa vontade ou para receber glória as coisas dão errado porque Deus não divide sua glória com ninguém. (Isaías 48.11). Jesus mesmo declarou “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?” (João 5.44) porque as pessoas “amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (João 12.43).

Dar glória ao homem significa fazer a vontade de qualquer pessoa em primeiro lugar. Quere receber glória é buscar apenas o que é do seu próprio interesse. Já dar glória a Deus significa fazer a vontade de Deus em primeiro lugar mesmo que para isso precise renunciar direitos e interesses pessoais.

Você tem procurado fazer tudo para a glória de Deus?Não faça nada querendo receber algo em troca. Dê glória só a Deus!                 

5- Fazer tudo em nome de Jesus: Colossenses 3.17  “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 32

Page 33: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

O nome de Jesus tem poder e autoridade para fazer o impossível. Quando realizamos a obra de Deus, não podemos pensar que fazemos em nosso nome e sim tributar toda glória ao nome de Jesus.

Para fazer tudo em nome de Jesus é preciso primeiro conhecer a Jesus para não fazer como os homens que tentaram expulsar um demônio “em nome de Jesus a quem Paulo prega” (Atos 19.13), contudo eles mesmos não conheciam a Jesus, por isso não tiveram sucesso.

Para fazer tudo em nome de Jesus também é preciso conhecer a vontade dele (I João 5.14). Ninguém gosta que outros usem seu nome sem autorização ou que digam que falou algo que não disse.

Você tem feito tudo em nome de Jesus ou de acordo com sua opinião?O nome de Jesus é a arma de guerra que nos dá a vitória!

6- Fazer tudo com decência e ordem: I Coríntios 14.40  “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.

Tudo o que fazemos para Deus deve ser o melhor. Se devemos nos preocupar em atender um chefe ou professor conforme seus requisitos, devemos ainda mais nos esforçar para Deus. Ele é o Rei dos reis do universo e merece que façamos tudo com perfeição.

O apóstolo Paulo coloca estes dois critérios para a Igreja fazer a obra de Deus:-Decência: respeito. Tudo deve ser feito de maneira respeitosa e decente.-Ordem: organização. A Igreja precisa ser organizada para que tudo funcione bem.Senão houver respeito e organização o que ocorre é indecência e desordem. A casa

de Deus deve ser um lugar ordeiro e respeitável. Sendo assim, não podemos fazer cada um, o que quiser e sim o que Deus quer para então vivermos de comum acordo.

Você tem procurado fazer tudo com decência e ordem?Prossiga servindo com respeito e organização!

7- Fazer tudo sem murmuração nem contenda: Filipenses 2.14   “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”

Um grande problema nas igrejas é a murmuração e a contenda. O povo de Deus no Êxodo andava para trás por causa de murmuração e perderam muito tempo (). Costumo dizer que a murmuração é como um louvor para agradar os ouvidos de satanás. Depois de um pouco de reclamação sempre surge uma contenda ou confusão. Isso também é um atraso para a obra de Deus.

Como fazer tudo sem  murmuração nem contenda? Fazendo o contrário destes que é orar e perdoar. Se você ora, não tem porque reclamar, pois tudo já foi entregue nas mãos de Deus. Do mesmo modo, se você perdoa seu próximo não há contenda, visto que o problema já foi resolvido com o perdão.

Você tem evitado murmurações e contendas?Sempre que surgir uma dificuldade ore e perdoe!

Não pare! Faça tudo para Deus!-CONCLUSÃO: Lucas 17.10 “Assim também vós, depois de haverdes feito tudo quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” 

Neste estudo focamos que é preciso “fazer tudo”, ou seja, não temos escolha de fazer apenas o que queremos ou gostamos. Devemos realizar tudo o que Deus nos deu para fazer. E como Jesus disse, mesmo depois de fazer tudo, não devemos nos orgulhar pois somos apenas servos.

Fazer tudo como?-Fazer tudo como a Bíblia ensina;-Fazer tudo o que vier à mão;-Fazer tudo o que Jesus manda;- Fazer tudo para a Glória de Deus;

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 33

Page 34: Apostila de mensagens biblica

APOSTILA DE MENSAGENS BIBLICA

- Fazer tudo em nome de Jesus;-Fazer tudo com decência e ordem;-Fazer tudo sem murmuração nem contenda;

Você tem procurado fazer tudo para Deus?Nunca desanime, persevere. Faça o seu melhor!

ASSEMBLÉIA DE DEUS – BRAS MINISTÉRIO DE MADUREIRA

TELEFONE (11)980950932 FALAR COM DIACONO CARLOS ALBERTO

AGRADEÇO A DEUS

APOSTILA DE MENSAGENS DIACONO CARLOS TEL (11)980950932 Página 34