apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

52
APOSTILA DE MENSAGENS APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 1 APOSTILA DE MENSAGENS DA PALAVRA DE DEUS 1) A IGREJA QUE O SENHOR JESUS QUER 2) IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS 3) O CRESCIMENTO DA IGREJA DO SENHOR JESUS 4) PREOCUPADO COM A IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO 5) O que fazer para Deus 6) RESTAURANDO O ALTA NA SUA VIDA PARA QUE HAJA FOGO 7) RESGATE SUA FAMILIA DAS MÃO DO INIMIGO 8) ATÉ QUE PONTO VOCÊ E FIEL A SUA FAMILIA 9) Colocando a casa em ordem 10) A IGREJA NÃO E SO PRA FESTA 11) A renovação da águia 12) O DEVER DE PERDOA SEU IRMÃO 13) ACABE E NABOTE E AS TRÊS OFERTAS 14) NADA SENÃO A VERDADE 15) PERDÃO= PERDA GRANDE 16) O PORTUNIDADE PARA PERDOAR SEU IRMÃO PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO A DEUS QUE TODOS IRMÃOS POSSA SE ABENÇOADO EM NOME DE JESUS. TELEFONE : (11)980950932

Upload: pastor-carlos

Post on 04-Jul-2015

2.549 views

Category:

Documents


22 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 1

APOSTILA DE MENSAGENS DA PALAVRA DE DEUS

1) A IGREJA QUE O SENHOR JESUS QUER

2) IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS 3) O CRESCIMENTO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

4) PREOCUPADO COM A IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO

5) O que fazer para Deus

6) RESTAURANDO O ALTA NA SUA VIDA PARA QUE HAJA FOGO

7) RESGATE SUA FAMILIA DAS MÃO DO INIMIGO 8) ATÉ QUE PONTO VOCÊ E FIEL A SUA FAMILIA

9) Colocando a casa em ordem

10) A IGREJA NÃO E SO PRA FESTA

11) A renovação da águia

12) O DEVER DE PERDOA SEU IRMÃO

13) ACABE E NABOTE E AS TRÊS OFERTAS

14) NADA SENÃO A VERDADE 15) PERDÃO= PERDA GRANDE

16) O PORTUNIDADE PARA PERDOAR SEU IRMÃO

PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO A DEUS QUE TODOS IRMÃOS POSSA SE ABENÇOADO EM NOME DE JESUS. TELEFONE : (11)980950932

Page 2: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 2

1) A IGREJA QUE O SENHOR JESUS QUER TEMA: IGREJA DO SENHOR JESUS

Atos 20.7-12

-Introdução: Nos tempos atuais existe uma variedade quase infinita de igrejas. Isso é ótimo porque existem vários tipos de pessoas e grupos sociais que precisam ser alcançados pela “multiforme Graça de Deus”(I Pedro 4.10). Contudo, isso pode ser perigoso ou confuso, pois, como vou saber qual igreja está correta? Para isso sabemos que a Bíblia é a regra de fé e prática de uma Igreja verdadeira.

No tempo do apóstolo Paulo, ele também enfrentou desafios para caracterizar a Igreja de acordo com a vontade de Deus. Paulo escrevia e viajava pelas comunidades cristãs ensinando a Palavra de Deus para que não“estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gálatas 1.6).

Ao visitar a Igreja em Trôade, Paulo prestou serviços pastorais àquela comunidade que parecia ser uma Igreja verdadeira que Paulo afirmava ser uma Porta que Deus abriu para ele (II Coríntios 2.12). Trôade também parecia ser um lugar de passagem (Atos 16.11 e 20.5), ou local estratégico para as demais viagens missionárias. Talvez Paulo tivesse ali uma casa ou local de pousada onde deixava roupas e livros (II Timóteo 4.13).

Nesta viagem a Trôade aconteceu um fato muito marcante que foi a ressurreição do jovem Êutico. Este milagre mostra que aquela Igreja era uma comunidade verdadeira onde Deus tinha liberdade para agir. Com algumas informações do texto sobre esta igreja podemos aprender o que Deus quer de sua Igreja.

Como é a Igreja que Deus quer?

Vamos refletir na seqüência de fatos ocorridos na Igreja de Trôade e aprender como é a Igreja que Deus quer:

1- Deus quer uma Igreja que O Adore verdadeiramente: v.7a “No primeiro dia da semana, estando

nós reunidos com o fim de partir o pão”

A Igreja em Trôade se reunia no primeiro dia da semana como de costume aos novos cristãos que iniciaram a compreensão sobre o tempo da Graça e não da lei mosaica. Aqueles irmãos estavam ali com um propósito único que era a adoração.

Deus quer uma Igreja que o adore, pois “vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4.23,24). Então quando você for à igreja, adore ao Senhor com todo o seu coração.

Não podemos ir à igreja somente por costume ou para cumprir um ritual religioso. Também não devemos freqüentar a Igreja como se fosse um clube social. O culto é a hora e lugar de adoração. Muitas comunidades são tão ativistas que quase não sobra tempo para estar em adoração íntima com o Senhor da Igreja. Deus não quer festas, passeios, retiros, encontros e outras atividades que tanto procuramos. O que Deus quer é adoração. Tudo na igreja é válido se feito para adorar a Deus (Colossenses 3.23).

Você tem adorado a Deus verdadeiramente?

Esqueça tudo e reserve um tempo para adorar a Deus!

2- Deus quer uma Igreja onde a pregação é prioridade: v.7b “Paulo, que devia seguir viagem no dia

imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite”

Page 3: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 3

A Igreja em Trôade gostava de ouvir pregação. Paulo demorou a pregação deste dia para aproveitar mais o tempo junto com os irmãos. Mesmo assim a comunidade estava atenta à mensagem.

Hoje vemos igrejas onde a pregação fica para o final do culto. Quase não sobra tempo. Muitos saem do templo na hora da mensagem. Outros conversam o tempo todo e não conseguem prestar atenção. Por outro lado os pregadores precisam se esmerar a cada dia mais na Palavra do Senhor para ministrar com autoridade para a Igreja.

Deus quer uma Igreja que ame examinar as escrituras (João 5.39) e não coloque outras atividades como música e qualquer outra coisa em primeiro lugar em seu culto. Quando a Igreja tem a pregação como o centro do culto, tudo o mais, principalmente a adoração musical e a oração se tornam mais profundos e verdadeiros. Quem não gosta de pregação é incrédulo, pois “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17).

Você gosta de ouvir pregações?

Aprenda a ouvir a mensagem da Palavra de Deus.

3- Deus quer uma Igreja que seja luz no mundo: v.8 “Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde

estávamos reunidos”

O local onde a Igreja de Trôade estava reunida era embelezado pela presença de muitas pessoas e talvez tenham vindo de suas casas trazendo suas lamparinas, por isso havia tantas lâmpadas no local. Provavelmente, cada crente sabia que precisava levar sua lamparina como uma contribuição para iluminar o culto de maneira que ficasse tão bonito, marcando a memória do escritor do texto e de todos que por ali passassem.

Jesus disse que a Igreja é “a luz do mundo” (Mateus 5.14) e que cada cristão deve manter sua luz acesa para iluminar “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Filipenses 2.15). Essa luz é a vida de cada membro da Igreja, seu testemunho de vida e espiritualidade.

De nada adianta construir templos faraônicos se não houver neles a luz espiritual que somente Jesus pode dar. A igreja pode ser grande, rica e muito organizada, mas se cada membro não trouxer sua luz, ou seja, dar testemunho de vida lá fora e dentro da igreja ser uma verdadeira lâmpada para fortalecer o grande luzeiro que é a Igreja do Senhor.

Você tem levado sua lâmpada à Igreja ou sua luz está apagada?

Dê testemunho de vida e seja um cristão fervoroso!

4- Deus quer uma Igreja viva e acordada, não em cima do muro: v.9 “Um jovem, chamado Êutico,

que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto”

Mesmo uma Igreja verdadeira é formada por pessoas imperfeitas. A Igreja em Trôade estava cheia naquela noite e talvez por isso um jovem chamado Êutico sentou na janela do salão que estava no terceiro andar. Como Paulo estava demorando a pregação, Êutico deu uma „pescada‟ e por isso caiu da janela do terceiro andar ao chão sendo encontrado morto. O culto parou. Muitos devem ter se apavorado e chorado pensando que a reunião havia acabado de maneira trágica.

O erro de Êutico é muito comum em nossas igrejas atualmente. Muitos jovens ficam pelos corredores e bancos dos fundos das igrejas. Mas Deus quer uma igreja que cuide de sua juventude. Uma comunidade onde os jovens estão lá na frente da Igreja e não atrás é marcada por um culto vibrante onde ninguém consegue dormir. Deus não quer uma igreja preguiçosa que dorme quando deve estar trabalhando. O Senhor da Igreja quer um povo vivo e fervoroso, não uma igreja morna (Apocalipse 3.15,16).

Em nossas Igrejas existem muitos jovens caindo pelas janelas para o mundo. Por isso precisamos buscar ser uma igreja viva e acordada para o que acontece ao seu redor. Quando você vir um irmão dormindo espiritualmente e em cima do muro, não o

Page 4: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 4

deixe quieto. Faça sua parte pelo menos o mantendo acordado e dê-lhe mão para que saia de cima do muro.

Você está acordado ou ainda está em cima do muro?

Acorde! Levante! Saia de cima do muro!

5- Deus quer uma Igreja que abraça os ‘mortos’ com amor: v.9 “Descendo, porém, Paulo

inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está”

A reação de Paulo para com Êutico não foi de reprovação à sua indolência. Paulo desceu as escadas e ao ver o jovem morto no chão, abaixou até ele, o abraçou com amor e falou palavras de fé para os irmãos. Por causa deste amor e deste abraço caloroso o jovem ressuscitou.

Certa vez ouvi alguém dizer que „a Igreja é o único exército que abandona seus feridos‟. Fico triste com isso. Realmente há muitos novos convertidos morrendo sem um abraço em nossas igrejas. Um abraço pode curar! O amor é a base do poder porque a “fé age pelo amor” (Gálatas 5.6). Foi o amor que Jesus sentia por Lázaro que o fez ressuscitá-lo e este mesmo amor impulsionava os apóstolos para curar vidas.

Em momento algum Paulo disse „ele morreu‟ e sim que “a vida nele está”. Precisamos fazer como Paulo e não anunciar a desgraça do irmão contando seus defeitos e fraquezas, mas declarar que a vida de Jesus esteja em sua vida e se levante para continuar adorando a Deus.

A Igreja precisa abraçar seus mortos. Existem vidas saindo das igrejas sem receber uma palavra, uma visita ou telefonema de um irmão para saber como está. Precisamos fazer como Paulo e parar tudo para descer, nos abaixar se for preciso e abraçar aqueles que estão caídos.

Você tem procurado as pessoas que estão fracas em sua Igreja?

Ame aos irmãos da Igreja, principalmente os que estão caindo!

6- Deus quer uma Igreja que não perde a comunhão: v.9 “Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu”

O culto que teria acabado tragicamente foi prolongado até o amanhecer. Nada impediu que a Ceia do Senhor fosse ministrada àquela igreja. Paulo também empolgou e continuou sua pregação e depois do culto continuou sua viagem.

A Ceia do Senhor é algo muito sério. Uma ordenança de Jesus para sua Igreja (Mateus 26.26-28). Ninguém pode perder a Ceia por motivos banais (I Coríntios 11.27-32). Do mesmo modo não podemos perder a comunhão com os irmãos, para isso precisamos aprender a perdoar a cada dia mais (Mateus 18.15-18).

Muitas igrejas estão banalizando a Ceia do Senhor. O culto de Ceia é um momento especial para toda a Igreja. Muitos crentes deixam de ir à santa ceia por quaisquer motivos e outros ainda vão sem se preparar devidamente para este momento.

Algo tem te impedido de tomar a Ceia do Senhor?

Nunca perca sua comunhão com Deus e com os irmãos!

7- Deus quer uma Igreja Feliz: v.9 “Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente

confortados”

O ambiente daquela igreja nunca foi tão leve e alegre. O Espírito Santo que ressuscitou o jovem também reavivou todos irmãos. As luzes permaneceram acesas. Todos cearam com reverência e temor. Provavelmente até os visinhos distantes ouviram o louvor daquela noite. Tudo isso porque “a igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9.31).

Quando a igreja serve ao Senhor com alegria (Salmos 100.1,2) Deus opera maravilhas no meio de seu povo. Durante o culto, pessoas que estão doentes espiritual e emocionalmente são curadas através do louvor, pregação oração, um abraço ou um sorriso de um irmão ao ser recebido na porta da Igreja.

Muitos irmãos cobram um do outro, exigindo uma santidade cética e moralista (Colossenses 2.20-23). Isso faz do ambiente da Igreja um lugar pesado e sisudo. O pecador não se sente bem em um lugar assim. Por isso, a Igreja deve promover um clima de acolhimento e paz para receber pessoas que serão ressuscitadas para Deus.

Page 5: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 5

Como Igreja, precisamos parar de olhar o defeito do irmão (Mateus 7.3) e aprender a “fazei tudo sem murmuração nem contendas” (Filipenses 2.14) e “e possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18).

Você é um cristão feliz ou vive reclamando?

Faça o que puder para ser feliz em sua Igreja!

Deus quer que sua igreja local seja uma Igreja Verdadeira!

-CONCLUSÃO:

A Igreja é você! Não adianta ver o que falta nos outros e sim o que você pode fazer para que sua comunidade seja uma Igreja Verdadeira. Se você for um crente de verdade sua Igreja também poderá ser uma Igreja da maneira que Deus quer.

Se você é um líder, procure aplicar isso ao seu grupo ou ministério para que sejam uma Igreja como Deus quer:

-Adore a Deus de todo o seu coração, vá para o culto somente para celebrar ao Senhor;

-Priorize a palavra de Deus em sua vida e em todas as reuniões da igreja; -Tenha testemunho de vida não deixando sua lâmpada apagar; -Fique vivo, acordado e nunca em cima do muro; -Abrace a todos com amor; -Não permita que nada impeça sua comunhão com Deus e com os irmãos; -Vá para a Igreja com alegria em seu coração. Seja um cristão verdadeiro e ajude sua Igreja ser como Deus quer!

2)IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS

TEMA: MISSÕES

Page 6: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 6

Atos 11.19-26

-Introdução: A Igreja de Jerusalém havia recebido o Espírito Santo que os impulsionou a pregar o evangelho para muitas nações em outras línguas no dia de Pentecostes. Mas depois disso, se fecharam para a evangelização dos gentios [povos descrentes] ficando só em torno de si mesma. Porém, quando aconteceu a perseguição a partir do martírio de Estêvão, eles foram dispersos e tiveram que sair de seu lugar (v.19). Somente assim, anunciaram o evangelho para outros povos.

Quando os cristãos de Jerusalém começaram a evangelizar, descobriram que Deus já estava trabalhando entre os gentios e descobriram a Igreja de Antioquia que já era uma Igreja Missionária (v.20). Mandaram Barnabé para ir verificar se era uma igreja verdadeira e chegando ali descobriu uma igreja missionária abençoada (v.22). Esta igreja se tornou um centro missionário, como ponto estratégico para formar e enviar líderes. O próprio Barnabé e Saulo foram enviados como obreiros pela Igreja de Antioquia (Atos 13.1-3).

Existem basicamente dois tipos de igrejas: a de programa e a missionária.

Igreja de programas ou eventos Igreja Missionária -mantém tudo centralizado em torno de

seus interesses realizando grandes

atividades.

-distribui seus obreiros para trabalhos

evangelísticos e sociais de acordo com os

desafios. -Quando termina um programa, logo se

iniciam os preparativos para o próximo. A

igreja de evento, ‘é vento’, ou seja, tudo é

passageiro.

-Nem sempre podem fazer grandes eventos

porque estão muito ocupados visitando

pessoas, evangelizando, discipulando novos

convertidos e outras atividades. -As pessoas desta igreja têm cargos fixos e

títulos honorários por seus feitos e nunca

pensam em sair dali.

-Os missionários desta igreja não precisam

de cargos ou títulos para trabalhar como

formiguinhas que nunca param.

-Todos estão bem acomodados e satisfeitos

com o que acontece. -Todos estão sempre incomodados ao ver

vidas sem Jesus. -Ajunta muitas pessoas, mas não une o

povo e quando vem um problema se

dispersam.

- Quando acontece um problema, mais

ainda se unem buscando fortalecer um ao

outro em comunhão. -Todos estão reunidos num ativismo

constante procurando fazer melhor que o

outro.

-Sempre sensível aos desafios do povo,

estão sempre prontos a servir sem precisar

aparecer. -A força da igreja de eventos é a centrípeta,

que puxa para dentro. -A força da Igreja Missionária é a

centrífuga, que lança para fora. -Baseia-se na religiosidade. -Baseia-se na espiritualidade prática.

-Valoriza coisas e fatos. -Valoriza vidas antes de tudo.

Page 7: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 7

Você prefere uma igreja de eventos ou uma Igreja Missionária?

Vamos aprender com a Igreja de Antioquia, como ser uma igreja missionária:

-->

1- Entregar tudo nas mãos de Deus: v.21 “a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo se

converteram ao Senhor”

A Igreja Missionária depende sempre das mãos de Deus. Vive em oração pedindo ao Senhor e crendo que ele é quem proporciona todas as coisas.

Já a Igreja de eventos, sempre busca méritos e procuram mostrar seus próprios feitos.

A Igreja de Antioquia tinha êxito em tudo que fazia por que Deus era com eles. Quando carregamos algo que achamos pesado e ganhamos uma mãozinha, logo se

torna mais leve. Assim, com ajuda da mão de Deus, tudo na igreja flui levemente. Mas quando é forçado pela vontade do homem, tudo acontece com dificuldade sendo pesado demais.

Conte com a mão de Deus para tudo que fizer na igreja!

2- Depender da Graça de Deus: v.23ª “vendo a graça de Deus, alegrou-se”

Como será que Barnabé viu a Graça invisível de Deus? Certamente foi pela alegria daquele povo que chegou a contagiar ele mesmo.

A Igreja Missionária vê em tudo a graça de Deus e sempre está cheia de alegria. Mesmo quando surgem problemas, percebem que são oportunidades da graça de Deus para vermos milagres e se alegra por isso.

A igreja de eventos, entretanto, primeiro avalia os custos e dificuldades e com pesar enfrenta os desafios.

A Igreja de Antioquia vivia na dependência da Graça Divina e por isso estavam sempre alegres.

A Graça de Deus nos faz ver um ao outro sem preconceitos ou julgamentos, por isso o ambiente da igreja se torna mais leve e acolhedor. Todos podem sorrir e se abraçar sem ressentimento qualquer.

Dependa da Graça de Deus e faça tudo com alegria na sua Igreja!

3- Ser perseverante: v.23b “exortava a todos a que, com firmeza de coração permanecessem no

Senhor”

A primeira pregação de Barnabé para os irmãos de Antioquia foi sobre a necessidade de perseverança. Ele ficou tão impressionado que não queria que aquele momento acabasse.

A Igreja Missionária é guerreira por natureza e não desiste fácil. Nada pode fazer essa igreja parar. São como um exército onde cada soldado sabe o seu posto e defende seu companheiro sabendo que disso depende a vitória de todos.

Numa igreja de eventos, tudo é passageiro e após uma atividade vem outra sem se perceber o propósito do que está sendo feito. Qualquer obstáculo é motivo de parar.

A Igreja de Antioquia era uma comunidade lutadora. A cada crise, mais firmes e unidos se tornavam.

Um grande desafio para os dias atuais é a perseverança porque as pessoas têm “ânimo dobre” (Tiago 1.8 e 4.8) e são inconstantes. Um dia querem uma coisa e depois outra. Por isso cada convertido deve pedir a Deus que firme o seu coração (Salmos 108.1) porque o Senhor “conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Isaías 26.3).

Nunca pare na metade a obra que Deus colocou em suas mãos!

4- Cuidar do Testemunho: v.24ª “porque era homem bom”

Aqui o texto enfatiza o testemunho de Barnabé como “homem bom”, mas toda aquela igreja tinha um bom testemunho na comunidade.

Uma Igreja Missionária mantém bom testemunho na sociedade. A liderança é exemplo para os novos convertidos. O pastor ou pastora sempre exorta suas ovelhas e disciplina quem precisa de correção para preservar o bom testemunho. A beleza dessa igreja não é o templo ou festas e sim a vida de seu povo.

Page 8: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 8

Já na igreja de eventos, desde que a pessoa contribua ou tenha talento para fazer algo bonito, não importa sua conduta lá fora. Essa igreja se interessa em mostrar coisas belas e grandes.

A Igreja de Antioquia tinha um bom testemunho de pessoas que se convertiam e suas vidas eram transformadas pelo poder de Deus. Pediram orientação dos apóstolos sobre as questões da lei para não dar mal testemunho e por isso foi feito o concílio de Jerusalém (Atos 15.22-29).

Para dar bom testemunho a Igreja precisa ser obediente a suas lideranças e sempre vigiar porque o mundo está de olho procurando um motivo para nos acusar. Para isso é necessários sempre pregar sobre moral e conduta ensinando o povo de Deus a testemunhar cada dia melhor.

Vigie sempre o seu bom testemunho antes de qualquer coisa!

5- Buscar o poder do Espírito Santo e fé: v.24b “cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se

uniu ao Senhor”

Barnabé era um homem cheio do Espírito Santo e de fé. Também ali em Antioquia havia muitos irmãos e irmãs fervorosos.

A Igreja Missionária é fervorosa ou cheia de fé. Sempre busca o Espírito Santo como funde de energia (dynamus) que fortalece os irmãos. Para ser cheia do Espírito Santo é preciso esvaziar de si mesmo. Por isso a Igreja missionária é composta de um povo humilde e fiel.

Na igreja de eventos, as pessoas são cheias de opiniões e vontades. Cada um quer fazer uma coisa que gosta mais. Um irmão mostra que sabe mais que o outro e quer fazer melhor.

A Igreja de Antioquia era cheia de fé porque pregava a Palavra de Deus que ensina a crer na verdade (João 8.32 e Romanos 10.17). Sua emoção maior era sentir o poder de Deus através de suas vidas.

Quanto mais poderosa uma igreja, no sentido humano e terreno, mais carnal e sem o Espírito Santo esta igreja fica. Mas quando não tem nada e se coloca na dependência e direção do Espírito Santo, faz tudo pela fé sem temer.

Busque o Espírito Santo e se encha de fé para fazer a missão!

6- Aprender a Palavra: v.25b “por todo um ano, ser reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão”

Assim que conheceu a Igreja de Antioquia, Barnabé correu para encontrar Saulo e convidá-lo para ir doutrinar aquela comunidade na Palavra de Deus. Os irmãos de Antioquia estavam famintos por aprender mais das Escrituras.

Uma Igreja Missionária ama ouvir e aprender a Palavra de Deus. Os cristãos estudam a Bíblia e ninguém se julga mais sábio do que o outro porque todos estão aprendendo juntos.

A igreja de eventos sempre está ocupada demais para ter tempo de estudar a Bíblia. São tantas atividades que a pregação e ensino acabam ficando por último, mesmo que não percebam.

Para a Igreja de Antioquia, aquele ano foi de muito aprendizado. Aproveitaram a presença do Apóstolo Paulo para aprender o máximo possível. Muitas pessoas vinham aprender do Evangelho com eles.

O estudo bíblico é um desafio para os dias atuais, porque as pessoas são exigentes e vêm na igreja como um lugar de apresentações. Como se a religião fosse mais um setor de entretenimento como a TV, cinema, estádios, teatros e outros. Infelizmente, a Escola Dominical e cultos de Estudo Bíblico estão sendo desvalorizados em muitas igrejas. Muitos querem ouvir o que gostam e se enjoam das „historinhas‟ da Bíblia. O estudo das Escrituras exige tempo e esforço (João 5.39).

A Palavra de Deus é a ferramenta para fazer a missão!

7- Honrar o nome de Cristão: v.26 “em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez chamados

cristãos”

Page 9: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 9

Os membros da Igreja de Antioquia falavam tanto de Jesus Cristo e se pareciam tanto com Ele, que as pessoas começaram a chama-los de „cristãos‟ com significado de pessoas de Cristo.

A Igreja Missionária é verdadeiramente cristã. Uma comunidade Cristocêntrica, onde Jesus é o centro de tudo o que acontece. O único nome em evidência sempre é o nome de Jesus Cristo. A Igreja não é conhecida pelo templo bonito ou grandes eventos e sim porque as pessoas se parecem com Jesus.

Na igreja de eventos o homem é o centro de tudo. Seus feitos e realizações estão sempre em evidência.

O nome de Jesus começou a ser tão divulgado em Antioquia, que todos chamavam os irmãos da igreja de Cristãos. Foi a partir dali que o nome cristão se difundiu.

A Palavra de Deus nos ensina que “tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”(Colossenses 3.17). Fazer algo em nome de uma pessoa significa que pertence a tal pessoa e é de acordo com sua vontade. Contudo, vemos a cada dia igrejas que passam a ser propriedade do fundador e ministérios ganham o nome do líder. Comunidades inteiras se fecham dentro de um círculo social ou familiar e não saem para pregar o evangelho de Jesus.

A Igreja precisa ser mais cristã, agindo e fazendo tudo baseado no nome de Jesus.

Vamos ser uma Igreja Missionária!

Atos 13.1-3

-CONCLUSÃO

A Igreja de Jerusalém desprezou sua vocação missionária e se fechou dentro de si. Já a Igreja de Antioquia, vivenciava a cada dia a missão anunciando o evangelho, enviando missionários e aceitando desafios como oportunidades de fazer a vontade de Deus.

Com esta mensagem aprendemos a diferença entre ser uma igreja de eventos e uma Igreja Missionária. O que é mais fácil? Certamente ser de uma igreja de eventos onde nossas vontades serão satisfeitas.

Para ser uma Igreja Missionária é preciso sair da zona de conforto e incomodar o povo para cumprir sua vocação missionária. Isso não é fácil.

Deus quer que sua Igreja faça Missão!

3)O CRESCIMENTO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

TEMA: SANTIFICAÇÃO

Efésios 5.27

“para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”

Page 10: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 10

-Introdução: A Igreja primitiva crescia naturalmente. Se formos fazer uma estatística de seu crescimento veremos que o número de seguidores cristãos aumentava a cada instante chegando a um acréscimo de mais de mil por cento. Qual seria o segredo do crescimento desta igreja? Não há segredo, a Bíblia mostra que a Igreja crescia naturalmente.

Veja alguns dados do crescimento da Igreja Primitiva: -12 discípulos (Mateus 10.1-4 / Lucas 9.1)

-70 discípulos (Lucas 10.1)

-120 discípulos (Atos 1.15)

-3.000 batizados (Atos 2.41)

-5.000 convertidos (Atos 4.4)

-O número continua crescendo ao ponto de perder a conta (Atos 5.14)

-Mais crescimento inclusive conversão de sacerdotes (Atos 6.1 e 7)

-Cristãos se espalham devido à perseguição (Atos 8.1 e 4)

-Muitas Igrejas fundadas (Atos 9.31)

-Aldeias inteiras tornam-se cristãs (Atos 9.35)

-Gentios se convertem a Cristo (Atos 13.48,49)

-Igrejas erguidas na Ásia menor e Turquia (Atos 14.1-28)

-Igrejas fundadas na Europa (Atos 16.5 e 11,12; 17.4)

-Milhares de judeus tornam-se cristãos (Atos 21.20)

Além do crescimento numérico, podemos observar a expansão territorial do cristianismo, devido à dispersão dos cristãos perseguidos. Também se percebe que a qualidade e o comprometimento dos cristãos dispostos a morrer por sua fé foi uma força para este movimento que crescia cada vez mais, diante das dificuldades.

Hoje se fala muito em estratégias para o crescimento da Igreja, mas as propostas são tantas que ficamos sem saber o que fazer. Existem igrejas que pregam o legalismo e crescem, outras o liberalismo e também crescem. Ainda há grupos que propõem sacrifícios e o povo obedece sempre crescendo, já outros não exigem nada e não conseguem crescer.

Qual é o segredo para o crescimento da Igreja?

Vamos refletir nas palavras de Efésios 5.27 e aprender sobre a importância da Santificação para o crescimento da Igreja:

-->

1- Igreja GLORIOSA:

A Igreja Primitiva era gloriosa apesar de toda pobreza e simplicidade. Sua glória era a própria Glória de Deus que se manifestava no meio deles.

Hoje vemos muitas igrejas que se mostram „gloriosas‟ com templos luxuosos e aparatos tecnológicos [nada contra essas coisas], contudo a glória da Igreja não pode estar em outra coisa senão no poder de Deus que realiza maravilhas no meio de seu povo.

Muitas igrejas não têm crescido por causa do orgulho e outras cresceram muito porque tiveram humildade no começo de seu ministério e Deus manifestou sua glória, mas com o tempo começam a se envaidecer e caem porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6).

Sua igreja tem sido gloriosa no sentido humano ou espiritual?

Deus quer uma Igreja cheia de sua Glória!

2- Igreja Sem MÁCULA:

A Igreja primitiva era sem mácula, sujeira ou pecado. Mas e o caso de Ananias e Safira em Atos 5? Sim eles pecaram, mas a Igreja não aceitou o pecado e Deus os castigou.

Algumas igrejas não crescem porque aceitam o pecado, ficam com medo de exortar o povo e não se prega santidade. Não existe força que possa vencer uma igreja, nem perseguição ou demônios, mas o pecado destrói igrejas de maneira desastrosa.

O secularismo tem feito com que muitos líderes se conformem com o pecado, mas a Palavra de Deus nos ensina “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12.2).

Page 11: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 11

Mesmo que a Igreja seja formada por pessoas pecadoras, deve ensinar a santidade e pregar contra o pecado para esclarecer e libertar seu povo. A igreja deve acolher os pecadores com amor, mas ser radical contra o pecado. Não podemos nos conformar com o pecado para agradar as pessoas ou com medo de ofendê-las.

Sua igreja tem se conformado com o pecado?

Deus quer uma Igreja sem mácula!

3- Igreja sem RUGA:

A Igreja primitiva não tinha rugas porque era uma igreja nova. Mas com o tempo, muitas igrejas começaram a envelhecer perdendo a força e o vigor concedidos pelo poder do Espírito Santo.

Uma Igreja sem rugas é sempre renovada por Deus “porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã” (Lamentações 3.22,23). Mesmo que a igreja tenha muitos anos de existência, deve sempre buscar o renovo de Deus.

O tradicionalismo tem „enrugado‟ muitas igrejas impedindo que sejam renovadas por Deus. Passam-se anos sem ganhar novas vidas para Jesus e os crentes já estão velhos de igreja sem mudança de vida. Devemos buscar o poder do Espírito Santo quem mantém o povo sempre forte e cheio de vigor espiritual.

Buscar renovação não é querer somente novidade e sim que como Igreja“também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6.4). Deste modo ganhamos novas vidas para Jesus e a Igreja se mantém sempre renovada.

Sua igreja tem buscado renovação ou já está enrugada?

Deus quer uma Igreja renovada pelo seu poder!

4- Igreja SANTA:

A Igreja Primitiva era santificada pelo Espírito Santo. Uma comunidade movida pelo poder de Deus. O povo simples e humilde dependia tão somente da graça de Deus para vencer tudo. Consideravam que só tinham um problema que era vencer o pecado e ganhar vidas para Jesus.

Uma Igreja Santa não é uma igreja legalista e cheia de rituais. A Igreja é santa quando combate o pecado e se ocupa na pregação do evangelho aos perdidos. Buscar ser santo não é ser arrogante ao dizer que não tem pecado porque se fizer isso estaria mentindo (I João 1.8), mas ao confessarmos os pecados e sempre buscar melhorar.

Como Paulo que ensinou que “não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13,14). A santificação é algo que deve ser buscado todos os dias.

Em nossa cultura brasileira, o conceito católico de santidade faz o povo pensar que ser santo é algo impossível ou irreal. Mas no conceito bíblico, o povo de Deus é “santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios 1.2). É muito importante pregar e enfatizar a doutrina da santidade nos dias atuais.

Sua Igreja tem pregado e buscado a Santificação?

Deus quer uma Igreja que busque santidade!

5- Igreja Sem DEFEITO:

Dizer que a Igreja Primitiva era sem defeito parece algo relativo. Um grupo de pessoas incultas e cheias de dificuldades lutando por uma nova fé e sem saber exatamente o que fazer. Em Atos 15 descreve o primeiro concílio da Igreja onde discutem vários problemas, mas no fim chegaram a um consenso movido pelo Espírito Santo.

Uma Igreja sem defeito não é uma igreja perfeita no sentido humano e sim um povo que almeja fazer a ”boa, agradável e perfeita vontade de Deus”(Romanos 12.2). A Igreja é o “corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” (I Coríntios

Page 12: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 12

12.27). Quando perdemos membros deste corpo, ou os membros estão divididos entre si, o corpo fica defeituoso.

Muitas coisas têm deformado a Igreja cristã. Embora construímos templos suntuosos e tenhamos estruturas muito bem organizadas, muitos defeitos têm feito com que o Corpo de Cristo ande mancando. O maior defeito que tem prejudicado a Igreja é a injustiça movida por interesses humanos. As divisões e o individualismo têm prejudicado a obra de Deus.

A estrutura organizacional da igreja deve ser bíblica e dirigida pelo Espírito Santo. Tudo deve ser feito de maneira a manter o povo unido em um só propósito. Ninguém precisa ser maior e sim devemos servir uns aos outros. Igreja sem defeito é íntegra e consciente de seus problemas lutando para vencer.

Sua Igreja está dividida e mancando?

Jesus quer seu corpo sem defeito!

A Igreja precisa crescer!

-CONCLUSÃO:

A Igreja Primitiva cresceu muito enquanto sua Glória foi a presença de Cristo, não tendo mácula ou maldade lutando contra o pecado, sem rugas conservado sempre em novidade de vida para não envelhecer, santificada pelo Espírito Santo e sem defeito ou injustiças.

Com o tempo, quando as igrejas começaram a buscar a glória para o homem ou para a denominação, começou a se conformar com o pecado, a igreja caiu no tradicionalismo, perdeu a ênfase na santidade e divisões começaram a prejudicar o corpo de Cristo. A partir de então a igreja deixou de crescer por causa desses problemas.

O Corpo de Cristo é vivo e saudável, por isso cresce naturalmente trabalhando ativamente pelo seu crescimento. A Igreja que Jesus quer apresentar para Deus é “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.27).

O segredo para o crescimento da Igreja é a Santificação. Qualquer estratégia ou proposta de crescimento que seja baseada em dar toda glória a Deus e não aos homens, luta contra o pecado e a injustiça, mantém a igreja renovada, busca santidade e une o Corpo de Cristo, funciona. Qualquer método de crescimento que vise isto vai dar certo.

Sua Igreja tem crescido?

Uma Igreja saudável cresce naturalmente!

4) PREOCUPADO COM A IGREJA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO

TEMA: IGREJA DO SENHOR

II Coríntios 11.28

“Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas”

-Introdução: Onde estiverem dois crentes estarão sempre falando sobre a Igreja. Frequentemente surgem comentários sobre os problemas da Igreja e como resolvê-los. O que estas pessoas não podem esquecer é que também são parte da Igreja e todo problema que tiver na Igreja também são responsáveis. Mas será que adianta ficar preocupado com a Igreja? Muito mais que preocupar, devemos agir em prol da obra de Deus.

Page 13: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 13

A Igreja de Corinto é um exemplo de igreja problemática. Vejamos os problemas da Igreja de Corinto:

-Divisão (I Coríntios 1.10-17); -Carnalidade e a imaturidade espiritual (I Coríntios 3.1-3); -Imoralidade sexual (I Coríntios 5.1); -Falsos crentes (I Coríntios 5.11); -Brigas entre irmãos (I Coríntios 6.5); -Divisão na Santa Ceia ( I Coríntios 11.20-22); -Desordem nos cultos (I Coríntios 14.27,28,31 e 40); -Falsa Espiritualidade (I Coríntios 14.33);

A preocupação do apóstolo Paulo com esta igreja é porque não estavam entendendo o propósito de Deus para suas vidas. Por isso, Paulo trabalhou muito com os Coríntios para ensinar como deve ser uma Igreja verdadeira.

Com deve ser a Igreja? Vamos aprender o que Deus não quer para sua Igreja e com o ensino do apóstolo Paulo nas cartas aos Coríntios, como deve ser a Igreja: -->

1- A mente de Cristo: I Coríntios 2.16

Deus não quer uma Igreja egoísta onde cada um age como quer e faz o que deseja para agradar a si mesmo.

A Igreja deve buscar ter a Mente de Cristo. Ter a Mente de Cristo significa pensar e querer a vontade de Deus para a Igreja. Jesus é o cabeça da Igreja e por isso deve dirigir tudo no corpo.

Se cada um na igreja pensar de uma forma, tudo vai acabar em confusão, mas todos quiserem a vontade de Deus, estarão concordando um com o outro e haverá unidade.

Você acha que a Igreja tem que ser do seu jeito?

Jesus é o Senhor da Igreja e devemos fazer tudo que Ele quer!

2- Cooperadores de Deus: I Coríntios 3.9

Deus não quer uma Igreja individualista, onde não existe unidade e todos se sentem sozinhos no meio dos irmãos.

Como Igreja, somos cooperadores com Deus. A palavra cooperadores designava os remadores que ficavam nos porões dos navios remando. Todos deviam remar juntos para um não atrapalhar o outro. O ritmo era controlado por um dirigente que batia um martelo e todos cantavam juntos enquanto remavam.

Como uma canoa furada onde todos devem remar e cuidar para que não afunde, assim são os problemas da Igreja. Não adianta ficar só falando que a canoa está furada é preciso fazer algo para salvar a todos antes que ela afunde. Mas infelizmente muitos crentes estão afundando suas igrejas e não fazem nada par salvar nem a si mesmos.

Você tem feito tudo na igreja pensando em você mesmo ou no próximo?

Sirva ao seu irmão de coração e estará servindo a Jesus!

3- Santuário: I Coríntios 3.16

Deus não quer uma Igreja carnal, onde as pessoas só fazem o que agrada a sua carne e se ofendem quando não estão satisfeitos.

A Igreja é o Santuário onde habita a presença de Deus. Quando o povo de Deus se reúne, Deus se faz presente na pessoa do Senhor Jesus e do Espírito Santo (Mateus 18.18,19).

A única coisa que diferencia o grupo que se reúne na Igreja de outro grupo qualquer é a presença do Espírito Santo de Deus. Sem esta presença a Igreja é apenas um grupo de pessoas reunidas sem propósito.

Você sente a presença de Deus na Igreja?

Não se incomode com nada e concentre-se em adorar a Deus!

Page 14: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 14

4- Corpo de Cristo: I Coríntios 12.27

Deus não quer uma Igreja morta, inativa e sem trabalhar para o Reino de Deus. A Igreja é o Corpo de Cristo neste mundo. Jesus se faz presente hoje na terra

através de sua Igreja. As mãos que tocam os doentes, os pés que vão evangelizar e os lábios que falam de Deus são dos membros da Igreja.

Você já viu um corpo andando sem cabeça? Certamente que não. Mas existem pessoas que dizem que estão com Jesus, mas não estão na Igreja. Ora, se o corpo não pode ficar sem a cabeça, do mesmo modo a pessoa não pode estar com Jesus sem congregar em uma Igreja (Hebreus 10.25).

Você faz parte do Corpo de Cristo ou pensa que pode servir a Deus sozinho?

Faça compromisso com a Igreja de Cristo e seja um membro de seu corpo!

5- Bom Perfume de Cristo: II Coríntios 2.14,15

Deu não quer uma igreja mundana, que se contamina com coisas pecaminosas. A Igreja é o Bom Perfume de Cristo. Perfume é uma coisa especial, cara e

agradável. Assim a Igreja deve ter um ambiente especial e diferente do mundo. A Igreja foi comprada pelo sangue de Jesus, por isso é cara. E como um perfume traz prazer, a Igreja deve promover um ambiente agradável a todos que chegam.

Você tem sentido prazer na casa de Deus?

A presença de Cristo traz alívio e alegria!

6- Carta Viva: II Coríntios 3.2-4

Deus não quer uma igreja muda ou calada, que não traz uma mensagem de salvação para aqueles que estão perdidos.

A Igreja é uma Carta Viva de Cristo para o mundo. Uma carta tem uma mensagem, com remetente e destinatário. O remetente é Jesus. A mensagem é o Evangelho. O destinatário é o mundo que precisa ser salvo.

O mundo „lê‟ a todo tempo as nossas ações e palavras. Por isso a Igreja precisa cuidar de seu testemunho e sempre levar uma mensagem de boas novas.

Você tem levado a mensagem do evangelho às pessoas?

Fale de Jesus sempre que tiver oportunidade!

7- Embaixadores: II Coríntios 5.20

Deus não quer uma Igreja sem propósitos ou objetivos, que não sabe o que quer ou sua missão a realizar neste mundo.

A Igreja é formada de Embaixadores de Deus. Ser embaixador é representar alguém maior. Um policial ou soldado representa a corporação a que pertence. Um médico representa o hospital que trabalha. Um professor representa a sua escola e matéria que leciona.

O embaixador de um país representa seu povo em outra nação. Assim, como Igreja, não somos deste mundo, mas devemos representar o Senhor Jesus onde estivermos.

Você sabe qual o propósito para você como Igreja?

Deus tem um chamado específico para você realizar Sua Obra!

Você é a Igreja!

-CONCLUSÃO:

A missão da Igreja é „participar do projeto de Deus em Salvar o mundo‟. A Igreja não é um clube social onde cada um busca seus interesses. O único dono da Igreja é Jesus que nos “comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20.28).

Para não ficarmos confusos e fazer uma igreja que Deus não quer, precisamos conhecer a vontade do Senhor para sua Obra e não ser uma igreja egoísta, individualista, carnal, morta, mundana, muda ou sem propósitos.

Page 15: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 15

A verdadeira Igreja tem a mente de Cristo, formada de pessoas cooperadoras de Deus, um Santuário para a presença do Senhor, o Corpo de Cristo, o bom Perfume de Cristo, uma Carta Viva e Embaixadores de Deus.

Você tem cumprido seu papel como Igreja de Cristo?

Seja um verdadeiro membro da Igreja!

5)O QUE FAZER PARA DEUS TEMA: OBEDIÊNCIA

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”

II Tessalonicenses 3.13

-Introdução: Vivemos em um tempo que as igrejas são cheias de opções. O excesso de programações tem gerado ativistas religiosos. Com isso muitas vezes saímos da simplicidade do evangelho. Por outro lado as igrejas de auditório, onde o povo apenas enche o templo e contribui financeiramente enquanto um líder apenas ministra ao povo, estão cada dia mais comuns.

Page 16: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 16

Diante destas dificuldades em servir e encontrar uma igreja onde possa trabalhar para o Reino de Deus, muitas pessoas desistem da caminhada. Sabemos que Deus tem chamado uma Igreja serva onde cada crente, como membro do corpo de Cristo (Romanos 12.5) exerce seu sacerdócio (I Pedro 2.9).

Como fazer a vontade de Deus? Vamos refletir sobre textos onde sei diz “fazei tudo” para compreender o que devemos fazer para agradar a Deus em sua

Obra:

1- Fazer tudo como a Bíblia ensina: Josué 1.8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita

nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

A Palavra nos ensina que devemos fazer tudo segundo a Bíblia orienta. Não podemos sair dela porque se não tudo dará errado. Ela é como o manual. O livro de receitas que precisamos seguir.

Muitas pessoas trabalham na igreja, mas gastam tanto tempo com o serviço de Deus que não têm tempo para ler sua Palavra. Quando a Bíblia não é seguida tudo dá errado.

Você tem feito tudo de acordo com a Palavra de Deus?

Siga a orientação das Escrituras e tudo dará certo!

2- Fazer tudo o que vier à mão: Eclesiastes 9.10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o

conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

A boa vontade é indispensável para a Obra de Deus. A Igreja é formada por voluntários. Há um ditado que diz que precisamos „frutificar onde estamos plantados‟. Por isso precisamos fazer tudo o que vier às nossas mãos de acordo com nossas forças.

O texto nos ensina que precisamos deixar algo realizado nesta vida porque um dia vamos partir e o que permanecerá será o fruto de nosso trabalho.

Quando fazemos a obra de Deus segundo nossas forças, trabalhamos com prazer. Na Igreja existem pessoas sendo esgotadas de tanto servir e outras entediadas de só ficar olhando. Como diziam os antigos, „quem não trabalha dá trabalho‟.

Você tem feito a obra de Deus conforme suas forças?

Esforce-se para fazer o melhor para Deus!

3- Fazer tudo o que Jesus manda: João 2.5 “Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser”.

Na festa de casamento em Caná da Galiléia, Maria mandou que fizessem tudo o que Jesus mandasse. Através da obediência às ordens de Jesus aconteceu o primeiro milagre.

A obediência redunda em bênçãos incondicionais. Mesmo que não entendamos o porquê do que está sendo ordenado, pois “o obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15.22).

Você tem obedecido à vontade de Jesus?

Seja um crente obediente e Deus te honrará!

4- Fazer tudo para a Glória de Deus: I Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais, quer bebais

ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

Tudo o que fazemos deve ser para glorificar a Deus. Quando fazemos nossa vontade ou para receber glória as coisas dão errado porque Deus não divide sua glória com ninguém. (Isaías 48.11). Jesus mesmo declarou “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus

Page 17: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 17

único?” (João 5.44) porque as pessoas “amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (João 12.43).

Dar glória ao homem significa fazer a vontade de qualquer pessoa em primeiro lugar. Quere receber glória é buscar apenas o que é do seu próprio interesse. Já dar glória a Deus significa fazer a vontade de Deus em primeiro lugar mesmo que para isso precise renunciar direitos e interesses pessoais.

Você tem procurado fazer tudo para a glória de Deus?

Não faça nada querendo receber algo em troca. Dê glória só a Deus!

5- Fazer tudo em nome de Jesus: Colossenses 3.17 “E tudo o que fizerdes, seja em

palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

O nome de Jesus tem poder e autoridade para fazer o impossível. Quando realizamos a obra de Deus, não podemos pensar que fazemos em nosso nome e sim tributar toda glória ao nome de Jesus.

Para fazer tudo em nome de Jesus é preciso primeiro conhecer a Jesus para não fazer como os homens que tentaram expulsar um demônio “em nome de Jesus a quem Paulo prega” (Atos 19.13), contudo eles mesmos não conheciam a Jesus, por isso não tiveram sucesso.

Para fazer tudo em nome de Jesus também é preciso conhecer a vontade dele (I João 5.14). Ninguém gosta que outros usem seu nome sem autorização ou que digam que falou algo que não disse.

Você tem feito tudo em nome de Jesus ou de acordo com sua opinião?

O nome de Jesus é a arma de guerra que nos dá a vitória!

6- Fazer tudo com decência e ordem: I Coríntios 14.40 “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.

Tudo o que fazemos para Deus deve ser o melhor. Se devemos nos preocupar em atender um chefe ou professor conforme seus requisitos, devemos ainda mais nos esforçar para Deus. Ele é o Rei dos reis do universo e merece que façamos tudo com perfeição.

O apóstolo Paulo coloca estes dois critérios para a Igreja fazer a obra de Deus: -Decência: respeito. Tudo deve ser feito de maneira respeitosa e decente. -Ordem: organização. A Igreja precisa ser organizada para que tudo funcione bem. Senão houver respeito e organização o que ocorre é indecência e desordem. A casa

de Deus deve ser um lugar ordeiro e respeitável. Sendo assim, não podemos fazer cada um, o que quiser e sim o que Deus quer para então vivermos de comum acordo.

Você tem procurado fazer tudo com decência e ordem?

Prossiga servindo com respeito e organização!

7- Fazer tudo sem murmuração nem contenda: Filipenses 2.14 “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”

Um grande problema nas igrejas é a murmuração e a contenda. O povo de Deus no Êxodo andava para trás por causa de murmuração e perderam muito tempo (). Costumo dizer que a murmuração é como um louvor para agradar os ouvidos de satanás. Depois de um pouco de reclamação sempre surge uma contenda ou confusão. Isso também é um atraso para a obra de Deus.

Como fazer tudo sem murmuração nem contenda? Fazendo o contrário destes que é orar e perdoar. Se você ora, não tem porque reclamar, pois tudo já foi entregue nas mãos de Deus. Do mesmo modo, se você perdoa seu próximo não há contenda, visto que o problema já foi resolvido com o perdão.

Você tem evitado murmurações e contendas?

Sempre que surgir uma dificuldade ore e perdoe!

Não pare! Faça tudo para Deus!

Page 18: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 18

-CONCLUSÃO: Lucas 17.10 “Assim também vós, depois de haverdes feito tudo quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis,

porque fizemos apenas o que devíamos fazer”

Neste estudo focamos que é preciso “fazer tudo”, ou seja, não temos escolha de fazer apenas o que queremos ou gostamos. Devemos realizar tudo o que Deus nos deu para fazer. E como Jesus disse, mesmo depois de fazer tudo, não devemos nos orgulhar pois somos apenas servos.

Fazer tudo como?

-Fazer tudo como a Bíblia ensina; -Fazer tudo o que vier à mão; -Fazer tudo o que Jesus manda; - Fazer tudo para a Glória de Deus; - Fazer tudo em nome de Jesus; -Fazer tudo com decência e ordem; -Fazer tudo sem murmuração nem contenda;

Você tem procurado fazer tudo para Deus?

Nunca desanime, persevere. Faça o seu melhor!

6)RESTAURANDO O ALTA NA SUA VIDA PARA QUE HAJA FOGO

TEMA: RESTAURAÇÃO

I Reis 18.30-39

Page 19: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 19

-Introdução: O altar da Igreja não é um palco de apresentações, mas é um lugar santo e consagrado para ministração da Palavra, salvação, cura e libertação. Contudo, muito mais que o altar, as nossas vidas devem ser um altar para o Senhor.

No tempo do profeta Elias, existiam vários altares de adoração ao Senhor. Entretanto, o povo estava adorando ídolos e muitas vezes usando o altar para Baal. Por isso, o profeta Elias convocou o povo para tomar uma decisão radical “disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (I Reis 18.21).

Então Elias marcou um desafio com os seguidores de Baal para saber quem é Deus. Fariam um sacrifício sem colocar fogo e o Deus que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus. Foram ao altar no monte Carmelo, prepararam dois cordeiros e os seguidores de Baal escolheram o primeiro cordeiro e começaram a clamar, mas Baal não respondia. Chegaram ao ponto de se cortar e gritar desesperados para que Baal mandasse fogo, mas nada aconteceu.

Chegada a vez de Elias, primeiramente “restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas” (v.30). Ele sabia que não teria resultado se não fizesse isso antes. Deus não manda fogo em altar quebrado ou profanado. Em obediência à palavra do Senhor, “tomou doze pedras ... e ... edificou o altar em nome do SENHOR” (v.31,32).

Para provar que seria algo sobrenatural, também fez um rego ao redor do altar e derramou muita água para que ficasse completamente encharcado. Somente pelo poder de Deus aquela lenha umedecida, o cordeiro molhado, bem como as pedras do altar pegaria fogo. E foi isso que aconteceu quando Elias orou (v.37) ao Senhor “caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego”(v.38). E o povo glorificou reconhecendo o poder de Deus “O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!” (v.39).

O altar da Igreja precisa ser restaurado, espiritualmente falando, para que o fogo de Deus se manifeste no meio do povo de Deus. É preciso fazer concertos antes, então a manifestação do Senhor é livre abundante no culto.

Se quiser que Deus se manifeste com seu poder em sua vida, primeiro é preciso restaurar o Altar do seu coração. Você gostaria de receber o fogo do Senhor em sua vida? Peça ao Espírito Santo que restaure seu coração.

Como posso restaurar o Altar da minha vida?

Comparando às doze pedras utilizadas por Elias, vamos refletir sobre doze características que precisamos para restaurar o altar da Igreja e o Altar de nossos corações:

1- ORAÇÃO: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” Tiago 5.16

A ORAÇÃO é a primeira pedra que colocamos na restauração do Altar. O texto acima fala da oração que confessa os pecados, intercede uns pelos outros, ministra cura e que é eficaz em tudo.

Uma Igreja cujo altar é cheio de fogo do Espírito Santo, é uma Igreja que ora incessantemente. Um cristão que tem o altar do coração restaurado e aquecido pelo poder de Deus, vive uma vida de intimidade e oração todos os dias.

Você tem uma disciplina de oração?

Restaure a pedra da oração no teu Altar!

2- BÍBLIA: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão,

para a correção, para a educação na justiça” II Timóteo 3.16

A BÍBLIA é a segunda pedra par a restauração do Altar. Jesus mandou“examinar as escrituras” (João 5.39), precisamos ouvir a Palavra de Deus para ter fé (Romanos

Page 20: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 20

10.17), somos libertos de todo mal pela verdade da Palavra de Deus (João 8.32) e devemos usar a Bíblia como uma Espada do Espírito (Efésios 6.17b).

O altar da Igreja é o lugar de pregação das Escrituras e uma igreja é fortalecida quando busca conhecimento da Palavra como alimento principal. O pastor deve defender a doutrina da Igreja fundamentado na Bíblia e combater heresias. Para restaurar o Altar da Igreja é preciso ter a pregação como prioridade.

Um crente que tem o altar de seu coração cheio de fogo, ama a Bíblia, e “nela medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Para restaurar o altar do coração a pessoa deve se empenhar pela leitura da Bíblia.

Você e sua Igreja têm estudado a Bíblia?

Restaure a pedra da Bíblia no teu Altar!

3- FÉ: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que

vence o mundo: a nossa fé” I João 5.4

A terceira pedra que firma este altar é a Fé. Com a leitura da Bíblia e oração, a fé é fortalecida. Jesus é o “Autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2), que nos serve como escudo (Efésios 6.16).

A Igreja precisa ser fervorosa, cheia de fé. As palavras, pregação e orações ministradas no altar, bem como tudo o mais, deve ser feito pela fé. Também na vida do crente, tudo deve ser motivado pela fé. Quando a Igreja vive pela fé, o fogo do Espírito Santo é derramado poderosamente.

Sua Igreja e você vivem pela fé?

Restaure a pedra da Fé em seu Altar!

4- ESPERANÇA: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” Romanos 15.13

A quarta pedra do altar é a ESPERANÇA. O que é Esperança? É esperar com fé. A continuação da fé. Quem crê e persevera tem esperança em Deus. A Esperança é a fé que persevera.

O pessimismo destrói os sonhos. Quando a pessoa é pessimista não consegue olhar para o futuro e ser feliz. Por isso quando encontramos a verdade em Jesus Cristo, somos cheios de esperança e capazes de viver melhor.

Uma Igreja verdadeira precisa ser esperançosa. Olhar para as vidas com esperança de ver uma mudança em seu viver. O ambiente do culto deve inspirar as pessoas a ter esperança de que tudo vai melhorar. O crente tem que ter esperança de que tudo pode melhorar com ajuda de Deus.

Você tem esperança no futuro? Sua Igreja é esperançosa?

Restaure a Pedra da Esperança em seu Altar!

5- AMOR: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” I Pedro 4.8

A quinta pedra que firma o altar é o Amor. Ele fica quase no meio das outras pedras como um “que é o vínculo da perfeição” (Colossenes 3.14). O amor nos ajuda a perdoar as pessoas esquecendo o que fizeram contra nós, por isso o amor cobre multidão de pecados. O amor do mundo é passageiro e decepcionante, mas o Amor Ágape de Deus é gratuito e sacrificial.

A Igreja precisa amar porque “se não tiver amor, nada disso me aproveitará”(I Coríntios 13.3). Muitas vezes é preciso mexer nas estruturas eclesiásticas para que não haja conflitos na Igreja. Um verdadeiro crente é “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9). A pedra do amor deve ser restaurada em nosso altar. Precisamos lutar para continuar amando a cada dia mais. Tudo na Igreja e na vida do cristão deve ser voltado para manifestar o amor de Deus.

O que você e sua Igreja têm feito para mostrar o amor?

Restaure a pedra do Amor em seu Altar!

Page 21: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 21

6- ALEGRIA: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria” Salmos 100.1,2

A sexta pedra que firma este altar é a Alegria. Sem alegria tudo se torna difícil, mas quando estamos alegres nem vemos as horas passarem. Para servir a Deus é preciso alegria, por que viver para Deus é algo muito bom e Ele realiza maravilhas para nós. Quando estamos tristes não temos forças para fazer nada, “portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força” (Neemias 8.10c).

O clima da Igreja deve ser alegre e cheio de júbilo para que todos que entrarem tristes saiam confortados pelo Espírito Santo e fortalecidos pela alegria do Senhor. Não basta apenas dizer que o crente tem que ser alegre, mas a alegria do cristão deve ser nas coisas de Deus. Sendo assim, estará sempre contente. Não adianta ficar com muito moralismo e exigências. Isso faz com que as pessoas sejam sisudas e o ambiente esteja pesado.

Sua Igreja é alegre? Você tem alegria em servir a Deus?

Restaure a pedra da Alegria em seu Altar!

7- PAZ: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4.7

A sétima pedra que firma este altar é a PAZ. Quando saudamos os irmãos dizemos „a paz do Senhor‟ para declarar que estamos em paz uns com os outros e começar nossos diálogos de maneira pacífica. Esta paz que temos não é a paz do mundo que é passageira e sim a paz doada por Jesus que é eterna (João 16.33).

A Igreja deve ser promotora da paz e do bem estar para seus membros e toda a comunidade ao redor prestando serviços missionários que apontem para o Reino de Deus. Do mesmo modo todo crente deve “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18).

Você tem paz em seu coração? Sua Igreja está em paz?

Restaure a pedra da PAZ em eu Altar!

8- PACIÊNCIA: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os

quais falaram em nome do Senhor” Tiago 5.10

A oitava pedra que firma este altar é a Paciência. Precisamos ter paciência para enfrentar as provações (Romanos 12.12) e para suportar os irmãos com amor (Colosseneses 3.13). Deus é paciente para conosco e assim devemos ser também para com o nosso próximo. A longanimidade, ou ânimo longo, sinônimo de paciência é um fruto do Espírito Santo na vida do cristão (Gálatas 5.22).

O Altar da Igreja precisa da pedra da paciência porque nem tudo acontece na hora que queremos, mas no tempo de Deus. Então a obra acontece de acordo com a vontade do Senhor e não podemos forçar as coisas exigindo que se realize do nosso jeito.

Sua Igreja e você tem tido paciência?

Restaure a pedra da Paciência em seu Altar!

9- BONDADE: “nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua

bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade” Filemom 1.14

A nona pedra do Altar restaurado é a Bondade. Tudo na Igreja e na vida de um cristão deve ter esta virtude “porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Salmos 100.5).

Deus é bom para conosco não por merecermos, pois não somos merecedores, mas por misericórdia. Do mesmo modo devemos ser bons para as pessoas sem julgar se merecem ou não, agindo sempre com amor Ágape que não busca seus interesses.

Você tem exercido a Bondade pela misericórdia ou julga o merecimento das pessoas?

Restaure a pedra da Bondade em seu Altar!

Page 22: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 22

10- FIDELIDADE: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” Lucas 16.10

A Fidelidade é a décima pedra deste Altar. Deus é sempre fiel, “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2.13). A fidelidade deve ser irrestrita e incondicional como um exercício da Fé.

Quando a igreja é fiel ao Senhor, Deus opera grandiosamente no meio do seu povo. Se o cristão é fiel a Deus em tudo, sua vida é mais que abundante de vitórias. Isso também se aplica aos Dízimos e Ofertas. O Senhor multiplica infinitamente para aqueles que creem e praticam a fidelidade.

Ser fiel também é ser obediente, ser submisso, manter seus compromissos pessoais, com a Igreja e seus votos ao Senhor.

Sua Igreja é Fiel ao Senhor? E voe tem sido fiel no pouco?

Restaure a pedra da Fidelidade em seu Altar!

11- MANSIDÃO: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” Mateus 5.5

A décima primeira pedra para restauração do Altar é a Mansidão. Precisamos aprender com Jesus que é “manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.29). Jesus prometeu que os mansos têm uma herança na terra, ou seja, vão conseguir tudo o que querem nesta terra com mansidão. Realmente com braveza e pressa ninguém consegue nada, mas com calma e mansidão se vai ao longe.

Na Igreja é preciso mansidão para tratar aos irmãos. Isso não é fácil, mas é indispensável para um bom relacionamento na comunidade.

Você tem sido manso com as pessoas?

Restaure a pedra da Mansidão em seu Altar!

12- DOMÍNIO PRÓPRIO: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” Provérbios 25.28

A última pedra deste Altar restaurado é o Domínio Próprio. O texto acima compara a pessoa sem domínio próprio com uma cidade destruída e sem proteção onde todo tipo de coisas ruins podem acontecer.

Esta pedra nos mostra uma característica que precisamos para manter todas as outras, pois não posso orar, ler a Bíblia, amar, ter fé, esperança e as outras virtudes apenas quando tenho vontade. È preciso determinação. Sendo assim você consegue perseverar nos outros aspectos.

Domínio Próprio também tem a ver com o controle das emoções que às vezes estão efervescendo e precisam ser contidas. A língua é outro lado que precisamos dominar muito em nossas vidas para não pecar contra Deus e contra os irmãos. As vontades da carne precisam ser negadas até o ponto de crucificar o velho homem “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5).

Você tem conseguido se dominar?

Restaure a pedra do Domínio Próprio em seu Altar!

Restaure o Altar de seu coração!

-CONCLUSÃO:

As pedras para restaurar o Altar foram compradas com virtudes indispensáveis. Falamos sobre a restauração do Altar através da Oração e da Palavra de Deus como bases iniciais para estruturar a vida espiritual de uma Igreja ou de qualquer cristão. Depois passamos para as três coisas mais importantes que são a fé, a esperança e o amor (I Coríntios 13.13). Então passamos para os frutos do Espírito, tendo já falado do primeiro que é o amor, partindo para alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23).

O Altar da Igreja precisa ser santo e restaurado para que o fogo do Espírito Santo se manifeste sobre o povo de Deus. Mas o altar também é a vida de cada crente. Não fique olhando para os outros na Igreja. Por isso oramos de olhos fechados, para olhar

Page 23: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 23

somente Jesus. Examine-se e deixe o Senhor restaurar o Altar de sua vida. Deste modo o fogo do Espírito Santo virá sobre você.

Você já passou pela restauração do Altar?

Restaure o Altar de sua vida e sinta o fogo do Espírito descer sobre você!

7)RESGATE SUA FAMILIA DAS MÃO DO INIMIGO

TEMA: FAMILIA

I Samuel 30.1-10 e 18-20

-Introdução: A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos

forças nem para reagir.

É nas reações que estão o perigo de errar. Às vezes não erramos de forma planejada e sim espontânea quando não temos tempo de pensar

com a cabeça quente.

Davi foi pego de surpresa por um inimigo que não

esperava e lutou com quem mais amava. Sua família foi raptada e teve que lutar para restituir.

Como a família de Davi, muitos pais hoje têm seus filhos levados pelos vícios, prostituição, violência e outros males. As famílias estão

sendo assaltadas a cada dia com perigos e é preciso proteger nossa casa não somente contra ladrões, mas também espiritual e

emocionalmente.

Page 24: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 24

Como restituir minha família?

Vamos compreender a situação que Davi enfrentou para restituir sua

família:

1) - Chore na presença de Deus: v.4:

"ergueram a vos e choraram, até não ter mais forças pra chorar"

Davi sabia tirar tempo com Deus e trabalhar primeiro suas emoções para depois lutar contra inimigos externos, por isso era sempre

vencedor.

A palavra de Deus garante: "Bem aventurados os que choram porque serão consolados" (Mateus 5.4) e "os que com lágrimas semeiam

com júbilo ceifarão" (Salmo 126.4). Se tiver que ter uma reação chore antes pra desabafar. O choro lava a alma.

Não é errado chorar, pois até Jesus chorou (João 11.35) e não teve vergonha disso. Quando você estiver triste por alguém de sua família, chore na presença de Deus que promete que “lhes enxugará dos olhos toda

lágrima” (Apocalipse 7.17) e que “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”(Salmos 30.5). Suas lágrimas regarão

sementes e seus frutos brotarão (Salmos 126.6).

Você tem chorado na presença de Deus em oração?

Chorar na presença de Deus nunca é em vão!

2) - Compreenda as pessoas: v.5b:

"o povo falava em apedrejá-lo,

porque todos estavam em amargura"

Muitas vezes as pessoas nos tratam mal porque estão

amarguradas e não sabem demonstrar carinho ou amor.

Precisamos compreender isso.

O povo de Deus no deserto, quando ficou sem água e com sede, pensou mal de Moisés e falaram contra ele porque estavam desesperados

(Êxodo 17). Passe a compreender melhor seus familiares, seu modo de agir e pensar para mudar não somente a vida do outro, mas a sua vida também.

Quem sabe você também precisa mudar?

Jesus disse que os mansos herdarão a terra (Mateus 5.5) para nos ensinar que com rigidez e inflexibilidade não se chega a lugar algum.

Você está disposto a mudar para restaurar sua família?

A maneira como olhamos as pessoas muda a forma que somos vistos

por elas!

3)- - Reanime-se em Deus: v. 5c:

"Davi muito se angustiou ...

porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus"

Não adianta ficar apenas chorando e tentando compreender as pessoas. Precisamos nos levantar e agir. Em momentos de tristeza, só Deus

pode nos ajudar a continuar a vida em família.

Talvez você não consegue ânimo em ninguém “pois vão é o socorro do homem” (Salmos

108.12), mas busque ânimo no Senhor por que Ele te fortalece (Filipenses 4.13) e “alegria do Senhor é

a nossa força” (Neemias 8.10).

Davi escreveu o Salmo 46 que fala que Deus nos fortalece.

Em quem você tem buscado ânimo para restaurar sua família?

Busque se fortalecer no Senhor!

4) - Consulte ao Senhor: v.8:

"consultou Davi ao Senhor"

Page 25: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 25

Antes de tudo precisamos orar a Deus buscando sua

confirmação para as decisões. Deus aprovou, por isso Davi foi. Ele sabia que se Deus dissesse não, perderia seu tempo, mas com a bênção do

Senhor tinha a vitória garantida.

Não faça nada antes de orar. Se você sentir que Deus está na frente, prossiga, mas se tiver dúvida pare imediatamente e espere uma

confirmação do Senhor.

Primeiro devemos “agradar do Senhor” e depois “Ele satisfará os desejos do nosso

coração” (Salmos 37.5). Tome cuidado para não estar saindo à frente de Deus. Seria errado primeiro tomar as decisões e

depois exigir que Deus abençoe como está.

Você tem consultado a Deus em oração antes de tomar suas decisões?

Antes de tudo que fizer ore a Deus pedindo direção!

5) - Lute como puder: v. 10:

"duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados atravessar o

ribeiro' Alguns companheiros de luta de Davi não agüentaram a caminhada de tão difícil que estavam. Davi não se importou e reconheceu o

esforço deles.

Na família não podemos esforçar as pessoas a uma caminhada que não agüentam e precisamos também nos esforçar como Jesus

disse “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”(Mateus

5.41).

Cada pessoa tem um ritmo e uma força diferente. É necessário respeitar os limites do próximo.

Deus renova as nossas forças (Isaías 40.29), mas não

podemos obrigar as pessoas a lutar se não podem.

Se esforce o máximo que puder para o melhor de sua família e se estiver cansado pare um pouco e descanse. Até Jesus em situações de

crise, parava e se retirava para renovar suas forças para depois continuar (João 6.15).

Mas parar um pouco e descansar não pode ser desculpa para relaxamento por que “o reino dos céus é tomado

por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11.12).

O Senhor te chama e te diz: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem

te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que

andares” (Josué 1.9).

Você tem se esforçado para salvar sua família?

Esforce-se um pouco mais, você conseguirá vencer!

Deus restitui as famílias! - v.18-20:

"Davi salvou tudo ... e ninguém lhe

faltou,desde o menor até o maior"

CONCLUSÃO:

Davi conseguiu restituir toda a sua família sem exceção alguma.

Não deixe sua família ser destruída. Não se conforme em perder nenhum de seus familiares por que Jesus quer que você seja salvo

com “toda sua casa”(Atos 16.31). Então lute para preservar sua família e salvar todos.

Para restituir sua família, chore na presença do Senhor em oração, aprenda a compreender as limitações das pessoas, reanime-se em Deus

sempre, consulte a Deus em oração antes de qualquer atitude e lute enquanto puder se esforçando para vencer.

Deus restitui completamente, não em parte (Filipenses 1.6) sua família. Deus não faz nada pela metade. Receba a vitória

completa!

Page 26: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 26

8)ATÉ QUE PONTO VOCÊ FIEL A SUA FAMILIA

TEMA: FEDELIDADE

Ester 4.11-16

-Introdução: A vida de Ester tinha tudo para dar errado, visto que era uma pobre judia que havia perdido sua família e foi criada por um primo. Mas em sua história vemos claramente a ação de Deus. Ester tinha um Deus que era com ela; e Deus tinha Ester e podia contar com ela. Quando precisamos, sempre contamos com Deus, e Deus pode contar conosco? Deus exaltou Ester porque sabia que poderia contar com ela para livrar o seu povo.

Quando estava na casa de seu primo Mordecai a menina Ester foi fiel ao Senhor. Quando foi levada para a casa do eunuco do rei para ser preparada como pretendente do rei ela continuou sendo fiel a Deus. Por isso, foi escolhida para ser rainha e quando seu povo foi perseguido poderia esquecer-se deles por causa de sua prosperidade, mas continuou sendo fiel a Deus.

Você tem sido fiel?

Vamos aprender sobre fidelidade com o exemplo de Ester:

Page 27: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 27

-->

1-Fidelidade consigo MESMO: v.11-13

Ester poderia pensar que agora, por ser rainha, era melhor do que os outros, mas não era à toa que ela era rainha, havia um propósito divino. Deus usou Mordecai que era seu pai adotivo para exortá-la. Ela sabia que corria risco ao se apresentar ao rei sem ser chamada (v.11), mas não temeu porque a sua consciência a cobrava para ser fiel a Deus.

Deus quer nos usar, mas se não deixarmos quem sai perdendo somos nós mesmos. O Senhor usa pessoas para nos despertar à fidelidade e “se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19.40). O próprio Espírito Santo incomoda nossa consciência quando estamos errados nos levando ao arrependimento (João 16.8-11).

Ser infiel consigo mesmo é trair a própria consciência que nos avisa quando estamos errados. Ser fiel consigo mesmo é ter tranquilidade de que está fazendo o melhor. O Espírito Santo fala em nossa mente “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).

Às vezes alguém busca uma benção e depois que Deus dá a pessoa usa a própria benção como pretexto para não assumir suas responsabilidades. Assim como não haveria desculpas para Ester como rainha se não defendesse seu povo, também não teremos desculpas diante do Rei no dia do juízo (Mateus 25.31-40).

Você tem sido fiel para consigo mesmo?

Obedeça à voz do Espírito Santo em sua consciência!

2-Fidelidade com o PRÓXIMO: v.14

Ao se tornar rainha, Ester tinha tudo o que queria, podendo pensar que não seria atingida pelos inimigos dos judeus. Foi tentada a se acovardar e não defender seu povo. Mas lembrou-se que Deus tinha um propósito para salvar o seu povo. Ela não estava ali porque era mais bonita que as outras moças e sim porque Deus a escolheu.

Deus nos dá muitos privilégios e muitas vezes pensamos que estamos seguros por isso e ficamos vendo outras pessoas passando problemas e não fazemos nada. Muitos cristãos quando alcançam prosperidade se acomodam e deixam de fazer a vontade de Deus.

Ser infiel para com o próximo é deixar de fazer aquilo que Deus manda fazermos para ajudar os outros “portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4.17). Ser fiel para com o nosso próximo é obedecer à vontade de Deus em cooperar com aqueles que precisam.

Precisamos desapegar um pouco o comodismo para buscar o Dono de tudo sabendo que tudo o que temos é para que “pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir” (I Timóteo 6.18). É necessário reconhecer quantos privilégios nós temos. Muitas vezes recebemos prosperidade e nos predemos a isso esquecendo que Quem nos deu estes privilégios foi Deus para que usemos de acordo com sua vontade.

Você tem sido fiel com seu próximo?

Use tudo que Deus te dá para abençoar outras pessoas!

3- Fidelidade com DEUS: v.16

Ester reconheceu sua incapacidade, mas creu no poder de Deus em livrar o seu povo. Ela pediu ajuda em oração e viu que não estava só. O grande milagre aconteceu não por causa da influência de Ester, mas por causa do poder de Deus a quem ela servia.

Embora Ester soubesse que corria risco, não teve medo porque sabia que mesmo “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2.13).

Page 28: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 28

Ester assumiu o que Deus tinha para ela e reconheceu que Deus a tinha posto no trono para usá-la salvando o seu povo. O povo judeu não se salvou porque Ester era rainha, mas porque era uma serva de Deus.

Às vezes reclamamos que ninguém nos ajuda. Piro ainda é quando não reconhecemos que precisamos de ajuda. Não precisamos ter medo de arriscar se estivermos fazendo a vontade de Deus porque Ele garante a vitória. Mas se estivermos fazendo nossa própria vontade, aí sim corremos risco. Devemos assumir o que Deus tem para nós onde estamos, assumir o que somos, que somos filhos de Deus, que somos igreja e que temos um ministério.

Você tem sido fiel para com Deus?

Seja fiel ao Senhor porque Ele permanece Fiel!

Deus é fiel com você!

-CONCLUSÃO: “se perecer, pereci” v.16

Ao declarar “se perecer, pereci” ela demonstrou que não tinha medo e confiava plenamente na fidelidade de Deus independente de qualquer circunstância.

Hoje não precisamos ter medo de perecer “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Então pense nos seus privilégios, nas suas responsabilidades e tome uma decisão reconhecendo que não está só e assuma o que Deus tem para você.

Seja fiel para consigo mesmo obedecendo á voz do Espírito Santo em sua consciência e fazendo o que sabe que é certo sem ter medo. Seja fiel para com seu próximo ajudando sempre que estiver ao seu alcance. Principalmente seja fiel a Deus em toda e qualquer circunstância.

Quando precisamos sempre contamos com Deus, e Deus pode contar conosco

Não espere Deus usar outra pessoa porque Ele quer usar você!

9)Colocando a casa em ordem

TEMA:FAMILIA

II Reis 20.1-11

-Introdução: Você já imaginou uma casa de cabeça para baixo? Vivemos em tempos que a família perdeu sua

referência de ser um lar. Tudo ficou ao contrário. As pessoas não gostam de ficar em casa. O casamento tem sido desvirtuado.

A maternidade foi desvalorizada. Poucos sabem o que é uma família no sentido patriarcal com pai, mãe e filhos.

Qual seria o modelo de família de acordo com a vontade de Deus? O Senhor criou um homem e uma mulher, Adão e Eva, e

lhes ordenou “E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gênesis 1.28).

O rei Ezequias recebeu esta ordem do Senhor por meio do profeta Isaías para colocar em ordem sua casa. Talvez este

colocar em ordem poderia significar pagar as contas, nomear um sucessor para o trono, dividir a herança, pedir perdão alguém

que tenha ofendido ou diversas outras coisas. Mas na hora que o rei Ezequias ouviu esta notícia do profeta ele não pensou em

nada disso, mas virou-se para a parede e orou humildemente ao Senhor. Ele entendeu que precisava colocar sua vida em

ordem espiritualmente.

Como organizar minha casa?

Page 29: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 29

Baseado na experiência de Ezequias no v.3 onde faz a pequena oração“Lembra-te SENHOR, peço-Te...” regada de

lágrimas. Será que Deus se lembraria o que você tem feito em sua casa? Vamos refletir sobre como colocar nossa casa em

ordem:

1ª ordem – VIDA ESPIRITUAL: v.3a “andei diante de Ti com fidelidade”

Ezequias pediu a Deus para se lembrar de que ele andou diante de Deus com fidelidade. Ele era fiel a Deus em sua casa.

Dedicou sua vida à oração. Sua vida espiritual estava em ordem. Ele foi humilde virando-se para a parede para ter um

momento a sós com Deus.

A vida espiritual norteia tudo em nossa vida. Se a família é uma prioridade então precisamos orar em família. A casa é um

lugar de descansar, comer e fazer suas coisas pessoais, mas deve também ser um lugar de oração. Não podemos dedicar os

melhores lugares da casa para a Tv, para a comida ou lazer e não ter um lugar ou um momento de oração e leitura da Bíblia.

Se Deus for se lembrar do que você faz em casa, Ele vai lembrar o quê?

Você tem lido sua Bíblia e orado na sua casa?

Coloque sua vida espiritual em ordem!

2ª ordem - RELACIONAMENTOS: v.3b “com inteireza de coração”

Ezequias pediu ao Senhor para se lembrar também de que ele tinha um coração „inteiro‟. Isso significa que seu coração não

era dividido. Ele era íntegro para com Deus e para com as pessoas principalmente de sua família.

A Bíblia diz “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13) e “Amarás,

pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O

segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12.30).

Precisamos amar a Deus e ao próximo de todo o coração.

Ter um coração inteiro significa não ser fingido, sem divisão. Por isso Tiago nos ensina a limpar nossas mãos e o

coração “Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4.8).

Nossos relacionamentos mostram se amamos ao nosso próximo. Em casa é onde ficamos à vontade e mostramos quem

realmente somos. Quem é você dentro das quatro paredes? Você tem amado seu próximo mais próximo? Seu coração está

inteiro ou dividido? Para saber isso basta analisar as discussões, brigas e momentos de raiva. Se você tem falado palavras

duras com quem você deveria amar lembre-se de que “a boca fala do que está cheio o coração”(Mateus 12.34b). Para colocar

os relacionamentos e o coração em ordem basta perdoar quem te ofendeu e exercitar mais o amor.

Você tem amado sua família de todo o coração?

Coloque seus relacionamentos em ordem!

3ª ordem - ATITUDES: v.3c “fiz o que era reto aos teus olhos”

As atitudes mostram quem realmente somos.

Ezequias era um homem que tinha ações que glorificavam a Deus. O templo estava fechado e a primeira coisa que fez

quando se tornou rei foi mandar abrir o Templo de Deus (II Crônicas 29.3) e restabeleceu o culto ao Senhor (II Crônicas 29.20-

36), celebrou a páscoa que a muitos anos estava esquecida (II Crônicas 30), ordenou a coleta de dízimo e ofertas para a casa

de Deus e para o sustento dos sacerdotes e levitas (II Crônicas 31.2-21). Além disso, quando enfrentava os inimigos como

Senaqueribe rei da Assíria, antes de tudo orava ao Senhor (II Reis 19.14-19).

Como Ezequias mesmo disse em sua oração, suas atitudes eram retas „aos olhos do Senhor‟ e não fazia apenas o que era

certo aos seus próprios olhos. Ele obedecia a vontade de Deus.

Muitas vezes somos assim, fazemos o que queremos e achamos correto, mas precisamos aprender a ter atitudes que sejam

de acordo com a vontade do Senhor por que “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os

bons” (Provérbios 15.3).

Às vezes a família está fora de ordem. Ninguém sabe quem é quem. é preciso definir os papéis. Muitas famílias são dividias

por que cada um quer fazer sua própria vontade, os filhos ora desobedecem ao pai, outra hora à mãe e depois não obedece

nenhum dos dois. É preciso haver união, pois um reino dividido não subsiste (Marcos 3.24) e não podemos servir a dois

senhores (Lucas 16.13). Por isso o pai e a mãe devem entrar em acordo para não dividir os filhos confundindo-os. Para isso é

preciso ter atitudes que sejam de acordo com a vontade do Senhor e não nossa.

Quando todos querem o que Deus manda, há união. Mas se cada um buscar seu próprio interesse há divisão.

Quais são as atitudes que você tem tido em sua casa?

Você tem feito sua própria vontade ou o que é “reto aos olhos do Senhor”?

Coloque suas atitudes em ordem com a vontade de Deus!

Coloque sua vida familiar em ordem!

-CONCLUSÃO: Quando colocamos nossa casa em ordem, mesmo que enfrentemos problemas como Ezequias que ficou doente e recebeu

a triste notícia de que iria morrer, Deus manda seu profeta voltar e reverter a situação.

Page 30: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 30

O Senhor disse para Ezequias: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à

Casa do SENHOR” (v.5). Por isso Ezequias ainda viveu mais 15 anos livrando-o de seus inimigos (v.6) e Deus mandou o sol

andar para trás 10 minutos com um sinal (v.11).

Quando colocamos nossa casa em ordem para com Deus, o Senhor nos ouve, vê nossas lágrimas, cura, dá vida em

abundância e faz o impossível por nossas vidas.

Coloque em ordem:

sua vida espiritual

seus relacionamentos

suas atitudes

Deus move os céus e a terra para nos abençoar.

Quando você carrega uma Bíblia,

Satanás fica com dor de cabeça...

Quando você abre a Bíblia, ele desmorona...

Quando ele vê você lendo a Bíblia, ele desmaia...

Quando ele vê você vivendo o que você lê, ele foge...

10)A IGREJA NÃO E SO PRA FESTA MAS SIM PRA AJUDA AS PESSOAS QUE PRECISA

TEMA: IGREJA DA MISERICÔRDIA

João 5.1-8

-Introdução: Betesda significa „casa de misericórdia‟ e este tanque ficava perto da „porta das ovelhas‟. Isso nos

ensina que ao entrarem as ovelhas para se refrescarem junto à fonte de águas vivas, experimentam a misericórdia de Deus e ao sair devem agir com misericórdia para com as pessoas. Misericórdia significa colocar o coração no lugar do coração da pessoa para sentir o que está sentindo.

Betesda foi criada para ser um lugar de abrigo às pessoas necessitadas, mas com o tempo perdeu seu propósito, pois as pessoas doentes se acumularam naquele lugar que antes era um lugar de rápida passagem onde todos saíam curados.

Muitas vezes a Igreja também é como Betesda, um lugar de misericórdia, onde as vidas vêm sedentas para buscar a Deus. Mas perde seu propósito com o tempo e as pessoas vão se acumulando sem receber a restauração que precisam.

Como deve ser a Igreja?

Vamos refletir sobre o propósito de ser Igreja comparando com o tanque de Betesda:

1- Lugar de CURA: v.1 e 3,4

Não um lugar apenas de festas e eventos sociais (v.1), mas um local onde vidas são curadas e restauradas por Deus. O primeiro versículo diz que estava havendo uma festa dos judeus, mas enquanto uns festejavam outros estavam enfermos

e esquecidos ali em Betesda. A Igreja é um lugar de alegria! Mas é preciso saber o motivo desta alegria para não festejarmos sem motivos como os

discípulos que se alegravam em vão e Jesus lhes disse “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem,

Page 31: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 31

e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10.20). Precisamos nos alegrar pela salvação de almas por que “de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”(Lucas 15.10).

Por outro lado a Igreja também é um lugar de chorar. “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” (Romanos 12.15). Devemos chorar com as pessoas que sofrem e depois nos alegrar juntamente com sua libertação. Quando alguém chora acontece cura. O choro é um desabafo necessário para a dor.

Betesda estava sendo um lugar de dor e sofrimento para muitas pessoas, mas naquele dia Jesus veio para trazer não uma alegria vazia como das pessoas que festejavam sem saber o porquê, mas a alegria verdadeira que vem de Deus. Aquele homem que sofria há 38 anos foi curado e saiu dali alegre.

A Igreja deve ser um lugar de refúgio para quem está triste. Quem entra triste sai alegre pela presença de Jesus. Quem chega enfermo na Igreja sai curado pelo poder de Deus. Aí há uma verdadeira festa que começa na terra e continua no céu.

A Igreja tem sido um lugar de cura pra você?

Não importa como você chega à Igreja, o importante é como você sai: restaurado!

2- Lugar de ESTENDER A MÃO: v.2 e 5-7

Não um lugar de ficarmos separados por pavilhões e status (v.2), mas um local onde um ajuda o outro. Em Betesda havia 5 pavilhões, que seriam como degraus onde as pessoas ficavam. Era o que conhecemos hoje como fila

por ordem de chegada. Todos disputavam um lugar mais próximo do tanque para ter chance de entrar na água e ser curado. Havia um clima de competição. Cada um disputava com o outro. Ninguém estendia a mão para pessoas com mais dificuldades (v.7) por isso aquele homem ficou ali tantos anos esperando alguém que o ajudasse.

A Igreja também muitas vezes fica como Betesda. Há degraus e pavilhões. Existem cargos e status que separam as pessoas. Uns se acham melhores que outros e mais pertos da bênção se esquecendo de estender a mão para seu irmão. Existem cristãos que usam seus cargos na Igreja como se fossem pavilhões.

A única coisa que aquele homem precisava é de alguém que lhe estendesse a mão. Muitas vezes deve ter visto o anjo descer e mover as águas, mas não havia quem lhe estendesse a mão (v.7). Neste sentido a Igreja não deve ser assim.

A Igreja deve ser um lugar onde um irmão não se acha melhor que o outro, onde um estende a mão ao seu próximo e o ajuda.

A Igreja é um lugar de estender a mão! Nunca vá à Igreja para se achar melhor que outra pessoa, nem se esqueça de estender a mão para quem precisa. Olhe

para seus irmãos não com olhar superior, mas em igualdade e amor. Jesus chegou diante daquele homem em pé de igualdade. Ele não subiu nos pavilhões. Foi humilde. Estendeu sua mão

para ajudar aquela vida que tanto precisava de apoio. Aquele homem esperava um anjo que movesse a água, mas com uma só palavra de Jesus foi curado. Muitas pessoas

matam com suas palavras ferinas. Cristãos e até pastores vivem amargurados por palavras dolorosas, mas Jesus com sua palavra é capaz de curar.

Precisamos urgentemente em nossas igrejas, abrir mão dos pavilhões de status, estender a mão para nossos irmãos e falar palavras de cura como um bálsamo para os corações um do outro.

Você tem estendido a mão para seus irmãos na Igreja ou mantém-se distante em algum pavilhão de status?

Chegue perto dos irmãos da Igreja, estenda a mão, abrace, demonstre amor e fale palavras que curam!

3- Lugar de trabalho: v.8 e 9 Não um lugar de disputas para ver quem chega primeiro (v.4) ou preocupar com legalismos (v.9). Os fariseus ficaram furiosos por que era sábado e o homem não podia trabalhar (v.10). Isso é legalismo. O home curado

havia ficado muitos anos parado e não queria saber se era sábado, o importante é que foi curado! A primeira coisa que Jesus mandou aquele homem fazer foi trabalhar tomando o seu leito e indo para casa (v.8). Jesus não

gosta de bagunça e sujeira. Aquele homem não poderia sair dali curado e deixar sua cama no meio do caminho, precisava levar seu leito e levar para sua casa. Isso é trabalhar.

Um sintoma de cura, ou saúde, é o trabalho. Quem está bem tem condições de trabalhar. Quem está doente não consegue trabalhar. Isso mostra que a saúde espiritual de um cristão ou de uma igreja é revelada se a pessoa está servindo em algum ministério. Cristão que não trabalha é por que está doente espiritualmente.

O legalismo nas Igrejas impede muitas pessoas de trabalhar servindo ao Senhor com seus dons por causa de regras que muitas vezes impedem ao invés de incentivar.

A Igreja além de ser um lugar de cura e de estender a mão, é também um lugar de trabalhar servindo ao próximo. O cristão assim que é curado por Deus tem que começar a servir imediatamente. Chega de legalismos que impedem o trabalho na obra de Deus.

Há muitos crentes que são curados por Jesus, mas não querem carregar seu leito. Por isso as igrejas de auditório estão cheias de pessoas que não querem servir. Trabalhar é necessário. É uma forma de testemunhar que estamos sãos e capacitados por Jesus para o serviço. Meu pai dizia que „quem não trabalha dá trabalho‟. Isso é verdade. Por isso que muitas igrejas estão cheias de legalismos e nada acontece. Pessoas que não trabalham são capazes de criticar. Deus não quer ninguém à toa na Igreja. Todo cristão deve ter um ministério.

Você tem trabalhado na Igreja?

Jesus te curou, trabalhe para Ele!

Igreja é lugar de cura, de estender a mão e de trabalhar!

Page 32: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 32

-CONCLUSÃO:

Aquele lugar que fora separado por Deus para operar milagres se tornou em um lugar de status, disputa e festas. Mas quando Jesus chegou se transformou em um lugar de cura, de estender a mão e trabalhar juntos.

Não podemos permitir que a Igreja perca seu propósito de curar vidas, de solidariedade e de trabalho para o Reino de Deus. Quando não há cura, há tristeza na Igreja. Quando não há um aperto de mão, existem diferenças entre os irmãos. Quando não há trabalho, reina o legalismo. Uma Igreja verdadeira transmite cura para os doentes, acolhida para os esquecidos e serviço para os salvos. Betesda foi transformada pela presença de Jesus. Assim a Igreja precisa ser renovada a cada dia pelo Espírito Santo para

que ninguém fique doente, separados uns dos outros ou sem trabalhar na Seara do Senhor.

Jesus já te curou? Você já estendeu a mão para alguém encontrar Jesus? Você já está trabalhando na obra de Deus!

Jesus quer curar você para que estenda sua mão e trabalhe servindo ao seu próximo!

11)A renovação da águia

TEMA: RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

Isaías 40.28-30

-Introdução: A tradição antiga acreditava que a águia mantinha toda sua beleza e força porque tinha a

capacidade de se renovar. Por isso Isaías diz que precisamos nos renovar à semelhança da águia. A águia é umas das mais belas aves que vive 70 anos aproximadamente, mas aos 40 passa por uma difícil decisão: morrer ou se renovar de forma dolorosa.

Você já sentiu que precisa renovar suas forças? Há momentos em nossas vidas que não dá pra continuar como estamos, precisamos de uma renovação completa.

Como renovar minha vida?

Vamos comparar o processo de renovação da águia com a renovação de nossa vida:

-->

1- Pára tudo e tira tempo para se renovar

Depois que toma esta decisão, renovar-se é prioridade. Assim a águia se renova buscando tempo e lugar para si diante de Deus.

O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas. Por isso muitas decisões são tomadas sem pensar.

Page 33: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 33

Tempo é uma questão de prioridade. Se você quiser renovar sua vida precisa tirar tempo para isso. Deixe tudo o que está te ocupando desnecessariamente.

Você está disposto a dedicar tempo para sua restauração?

A prioridade em sua vida é sua restauração!

2- Sobe a um alto monte para estar só Durante o processo de renovação a águia fica solitária na mais alta montanha onde está protegida e pode descansar

passando pelo tratamento. Precisamos estar acima dos problemas, ir mais alto para perto do Senhor e louvar o seu nome com Jesus ensinou “orarás a

teu Pai em secreto” (Mateus 6.7). O próprio Senhor Jesus se retirava para o monte a fim de orar a Deus sozinho e renovar sua vida de comunhão com o Pai.

No alto do monte Ele foi transfigurado em glória (Marcos 9.1-8). O monte significa um lugar acima dos principados e potestades (Efésios 6.12). Quando estiver num vale de lutas e

tribulações, suba ao alto monte da oração para estar acima dos problemas na presença do Senhor e do alto, nas regiões celestiais (Efésios 1.3) contemplar as bênçãos como solução.

Você tem se retirado para oração e santificação? Só você pode consagrar sua vida na presença de Deus!

3- SACRIFÍCIO: quebra o bico, arranca as unhas e retira as penas

A águia está envelhecida, com o bico gasto, unhas rachadas e penas desgastadas. Para se renovar precisa quebrar o bico, arrancar as unhas e penas para que nasçam tudo de novo.

Para se renovar é preciso sacrificar algo. Assim como a águia precisamos renovar nossos lábios, nossas mãos e nossa cobertura espiritual. Retirar tudo que está velho em nossa vida. Isso certamente é dolorido. Mas entre a dor do fim iminente e a dor de um processo de cura, este é a melhor opção.

Muitas vezes somos como uma criança que não quer deixar passar remédio na ferida por que vai arder. É preciso enfrentar a dor do tratamento para ser restaurado.

Como Jesus não achou difícil dispor de sua glória para suportar a cruz, sabendo do poder da ressurreição, “tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).

Você está disposto a sacrificar algo em prol de sua vitória? Abra mão do que for preciso para receber sua bênção!

4- Espera pacientemente

A águia tem que esperar isolada por 150 dias até o processo de restauração seja completo. Durante este período não é vista por ninguém. Fica sem caçar esperando sua renovação.

Precisamos evitar o imediatismo. Estamos acostumados com coisas automáticas e muitas vezes pensamos que tudo deve ser assim. A vida é como um rio que em alguns trechos corre caudalosamente e em outros escorre rapidamente não adiantando querer apressar ou represar.

Deus em seu infinito poder teria condições de criar tudo em uma única palavra, de uma só vez, mas preferiu fazer aos poucos, gastando sete dias num processo equilibrado. Se tivesse feito tudo de uma vez seria uma grande desordem. Por isso primeiro criou a água e depois os peixes, primeiro a terra e depois as plantas, assim cada coisa na hora e forma correta.

Tudo tem o seu tempo certo (Eclesiastes 3.1-8) e o tempo da renovação é imprescindível se queremos continuar. Você está disposto a esperar o tempo necessário para seu tratamento? Tenha paciência, Deus está cuidando de você!

5- Sobe acima das tempestades Quando enfrenta uma tempestade, a águia sobrevoa acima das nuvens onde pode ver o sol e ficar livre de perigo. Ao

passar a tempestade a águia volta para seu abrigo. Assim também devemos buscar mais a Deus quando passamos por provações e junto do Senhor ter a proteção. Nada

adianta ficar exposto à tempestade tentando enfrentá-la. É melhor esperar passar e depois continuar. Proteja-se durante as lutas, pois “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1).

Quando enfrentar situações de conflito e tiver vontade de fugir, saia um pouco para descansar a cabeça, ore a Deus e assim estará acima das tempestades. Como Moisés quando subiu o monte, ao voltar o seu rosto brilhava (Êxodo 34.35) deste modo você terá forças para continuar de maneira equilibrada e correta sem precipitações.

Você prefere ficar no meio do tumulto ou sobrevoar acima das tempestades? Suba acima da tribulação na presença do Senhor!

Deixe Deus renovar sua vida!

-CONCLUSÃO: Salmos 103.5 "a tua mocidade se renova como a da águia"

Após este tempo de renovação, a águia está preparada para viver mais trinta anos com força e vigor de sua juventude. Se não estivesse disposta a vencer todo este tempo doloroso, sua vida chegaria ao fim precocemente.

Peça ao Senhor para renovar sua vida como a águia. Aceite passar pelos processos necessários para sua restauração. Pare e tire tempo para você, reflita sozinho sobre sua vida, dedique-se à oração e santificação, sacrifique o que for preciso, abra mão do que é desnecessário, seja paciente e saia da mediocridade subindo acima das tempestades de problemas na presença de Deus.

Sua vida será renovada pelo Senhor!

Page 34: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 34

12)O DEVER DE PERDOA SEU IRMÃO

TEMA: PERDÃO

-Introdução: Temos vários exemplos na Bíblia de perdão como o de José e seus irmãos, Jacó e Esaú, Davi com Saul, Jesus que também ensinou do Filho pródigo, a mulher adúltera e do credor incompassivo. João Wesley dizia àqueles que lhe procuravam pedindo uma resposta para a forma de alcançar a santificação, que deviam escrever uma lista com nomes de pessoas que lhe ofenderam e orar todos os dias até sentir amor por estas vidas, mesmo que não mereçam. Aí sim teriam alcançado a santidade. Às vezes nosso conceito de perdão é distorcido e sentimentalista, contudo não é assim. Mesmo que não sinta vontade ainda é preciso perdoar para que o coração seja livre para aceitar o amor à pessoa que lhe ofendeu. A diferença na Bíblia é que perdão não é um sentimento. O perdão é uma ordem. Um mandamento para todo cristão. Significado de Perdão: PERDER, aceitar o que o outro lhe fez e não quere receber em troca.

Como Perdoar?

Vejamos em Mateus alguns conselhos acerca do Perdão:

Page 35: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 35

1- Devemos perdoar ANTES de tudo: Mateus 5.23,24

O perdão deve vir primeiro, não esperar as coisas piorarem e antes de ver a pessoa e passar por um confronto com ela (que às vezes é necessário), é preciso perdoar em oração diante de Deus.

Mesmo se estivermos com a razão aí é que mais ainda devemos dar o perdão. Precisamos deixar o sentimento de justiça própria e julgamento do próximo porque diante de Deus todos somos igualmente pecadores e carentes de perdão.

2- A condição do perdão: Mateus 6.12-15

Jesus disse que se não perdoássemos nossos inimigos também não receberíamos o perdão de Deus. Na oração do Pai nosso falamos isso, o que é muito sério. Seria como se disséssemos para Deus não perdoar nossos pecados „assim como não perdoamosos nossos devedores’.

A condição do perdão é o próprio perdão Divino. Se recusarmos perdoar estaremos recusando receber o perdão de Deus. A falta de perdão bloqueia nossas orações.

Quem conhece o Perdão do Pai, sabe perdoar!

3- Como pedir perdão: Mateus 18.15-17

Discutir: Qual é mais difícil: pedir ou dar perdão?

O texto diz que quem foi ofendido é que deve procurar o ofensor. O ferido procura o remédio com quem o feriu.

A orientação de Jesus é que a pessoa que se sentiu ofendida procure quem o ofendeu sozinha, se não der certo depois procure junto com alguém de testemunha, e então se não resolver leve o caso à Igreja. Mesmo assim se não adiantar, a pessoa que não quis se arrepender deve ser considerada como um publicano e pecador, o que para Jesus pode ser traduzido como digno de amor e misericórdia, não como uma pessoa desprezível.

4- Quantas vezes se deve perdoar: Mateus 18.21, 22 e 35

Jesus fez uma conta interessante usando a mística do povo com o número sete simbolizando a perfeição e multiplicando por setenta.

Na verdade se formos contas às vezes que alguém nos ofende até setenta vezes sete (490) chegaremos ao que diz o texto do versículo 35 “até que do íntimo’, é o que Jesus quis dizer, que devemos perdoar até sentir do fundo do coração o perdão aí não seremos mais atingidos por qualquer probleminha, nem sentiremos ofensas à toa.

Perdoe até o fim!

-CONCLUSÃO: João 20.22,23

O Espírito Santo nos dá autoridade para perdoar pecados! Quando temos intimidade com Deus recebemos esta capacidade de perdoar de todo o

coração às pessoas. Como representantes de Cristo devemos perdoar como Ele perdoou. O perdão é uma chave que liberta as algemas do ódio que acorrentam pessoas que não se

amam. Quem perdoa é livre para amar.

Devemos perdoar por que: -também erramos e somos carentes de perdão de Deus e de outras pessoas; -não somos melhores do que ninguém para nos recusar a dar o perdão; -o perdão e de Deus e nós devemos dá-lo a todos; -as adversidades são uteis para moldar o nosso caráter, temperamento e personalidade, por

isso devemos ter maturidade para entender as dificuldades nos relacionamentos; -precisamos ser mais espirituais, não tendo ódio de pessoas amadas por Deus e discernir as

armadilhas de satanás contra a nossa comunhão com os irmãos.

Page 36: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 36

13) ACABE E NABOTE E AS TRÊS OFERTAS TEMA: OFERTAS

1- Dê-me a tua vinha;

2- Vamos fazer uma troca

3- Vende-me...

O texto de 1 Reis 21:1-7, conta sobre um homem chamado Nabote, um rei chamado Acabe e

de uma mulher chamada Jezabel, que participam de uma história em torno de uma vinha, que

ficava no vale de Jezreel (foto). Acabe disse a Nabote: Dê-me a sua vinha. E continuou, em

troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir,eu lhe pagarei, seja qual for o preço.

Nabote respondeu: Não posso dar, nem trocar ou vender esta vinha, pois é herança de meus

pais. Por isso, não há dinheiro que possa comprar esta vinha.

Não abra mão da herança

Texto: 1 Reis 21:1-7

Page 37: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 37

1 Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de

Jezreel. A vinha ficava em Jezreel (Deus semeia), ao lado do palácio de Acabe, rei de

Samaria.

2 Acabe tinha dito a Nabote: "Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado

do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja

qual for o seu valor".

3 Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!"

4 Então Acabe foi para casa aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera:

"Não te darei a herança dos meus pais". Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e

recusou-se a comer.

5 Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: "Por que você está tão aborrecido? Por que não

come?"

6 Ele respondeu-lhe: "Porque eu disse a Nabote, de Jezreel: Venda-me a sua vinha; ou, se

preferir, eu lhe darei outra vinha em lugar dessa. Mas ele disse: 'Não te darei minha vinha' ".

7 Disse-lhe Jezabel, sua mulher: "É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e

coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel".

Três ofertas feitas por Acabe para Nabote:

1- Dê-me a tua vinha;

2- Vamos fazer uma troca;

3- Vende-me...

Acabe já tinha vinha, mas queria a do Nabote. Nabote disse a Acabe: Não posso dar, trocar ou

vender esta vinha, já que ela é herança de meus pais, portanto não há dinheiro que possa

comprar esta vinha. Pela lei do Antigo Testamento, uma herança não podia ser

permanentemente dada, perdida, roubada ou vendida. Ela precisava ser restaurada por um

redentor ou retornar à posse do seu herdeiro por direito no ano do Jubileu.

Acabe ficou deprimido: não comeu e foi emburrado para a cama...Sua mulher Jezabel ficou

indignada ao ver seu maridinho naquele estado. Daí, disse para seu marido: “Esta vinha será

tua! Conseguirei para você. Eu vou te dar esta vinha”. Jezabel projetou um plano para matar

Nabote e assim, dar a vinha a seu marido.

Existe uma luta travada pelas forças do mal que querem “roubar” nossa herança.

Quantos de nós queremos possuir o que não precisamos enquanto outros precisam daquilo

que não possuem. Queremos ter o carro melhor, a cortina melhor, a TV mais moderna, o

celular do momento, a roupa da moda, o tênis de marca, a fivela mais brilhosa, 40 pares de

sapatos...

A cobiça nos leva a ter ciúmes de alguém que tem alguma coisa que nós também queremos

ter, mas não temos. Faz comparações o tempo todo. Esse ciúme doentio magoa outras

pessoas e nos faz invejosos.

Acabe, rei de Israel, tinha um palácio em Jezreel. Perto desse palácio havia uma plantação de

uvas que era propriedade de Nabote. Que contrate: um palácio x uma vinha. Nabote não

estava com inveja de Acabe. Sabia que tudo no mundo é passageiro: riquezas, propriedades,

coisas...

Page 38: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 38

Acabe tinha todo o luxo em sua residência fixa, seu palácio em Samaria, mas possuía também

outro palácio em Jezreel e queria porque queria a vinha de Nabote para fazer dela uma horta.

Essa vinha representa nossa herança.

Mas acima de qualquer coisa, podemos definir sua vinha como sendo o seu coração.

Provérbios 4:23 diz, “Acima de tudo, guarde o seu coração (Pensamentos), pois dele depende

toda a sua vida. Essa vinha é nosso ministério, nossa salvação, nossa comunhão com Jesus,

nossa família, nossos valores espirituais.

Satanás está de olho em quem tem herança no Senhor. Quem tem vinha é invejado, é

cobiçado. Cuidado, estão de olho na sua vinha.

O inimigo usa pessoas que estão perto de nós como seu mensageiro. Acabe pode ser visto

como um mensageiro de Satanás.

Quem é o seu Acabe? Quem tem tentado obter sua vinha? Sua salvação? Sua família? Sua

herança?

Como filhos de Deus, possuímos uma vinha, uma herança em Cristo, adquirida com Seu

precioso Sangue. O inferno entrou em aliança para te destruir, enviando os Acabes da vida, e

se não consegue com Acabe, mandará as Jezabeis ao teu encontro.

Nabote recusou 03 coisas:

1- O prestígio

2- O crescimento

3- O dinheiro

1- PRESTÍGIO.

Quem estava negociando com Nabote não era qualquer pessoa, e sim o rei Acabe, o rei de

Samaria e rei de Israel, uma pessoa importante, de grande prestígio. Dar a ele a vinha poderia

lhe render grande prestígio, fama, favores.

2- CRESCIMENTO: Outro ponto que envolvia esta negociação foi à proposta do crescimento.

Muitas pessoas estão abrindo mão da sua salvação por causa de um possível crescimento

dado pelo homem. E crescimento dado pelo homem, amanhã certamente irá perecer. Quando

Acabe diz "Olhe eu te dou por esta vinha uma melhor que esta". OLHA O CRESCIMENTO AÍ.

Mentira! Se ele tinha uma melhor, porque iria querer esta?

Deus fará você crescer na medida certa, no momento certo. Se você não abrir mão do que Ele

mesmo te deu. Se você se ocupar na vinha que Ele te deu. Deus é quem dá o crescimento.

Nabote não se desfez da sua herança para conquistar algo que aparentemente era maior. Não

aceite o alimento do seu EGO.

3- DINHEIRO: O homem quando trata de dinheiro esquece família, amigos, princípios,

ministérios e até de Deus. Porque acha que os seus problemas serão resolvidos através do

dinheiro. Acha que comprando, pagando, conquistando, vai estar resolvendo todos os seus

problemas.

Seja sábio, como foi Nabote. Não abra mão da sua herança. Aquilo que Jesus conquistou na

Page 39: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 39

Cruz é direito seu. Não há nada que possa comprar. Não troque isso em nome de um suposto

“conforto”. Isso depois vai terminar num vazio. E não há nada mais triste do que o vazio

espiritual.

Nabote nos ensina a guardarmos aquilo que o Senhor nos deu como herança. Nabote não

queria dinheiro e nem outra vinha. Seu coração estava naquilo que o Senhor havia confiado a

ele, nada o separava da comunhão com Cristo, ele tinha um objetivo claro.

A resposta de Nabote deixou Acabe beiçudo... Acabe ficou aborrecido com a resposta de

Nabote que até ignorou sua esposa, deitando-se e permanecendo virado para a parede. Acabe

já tinha um objetivo predeterminado para vinha de Nabote: ele queria transformar a vinha em

horta. Outro contrate: vinha x horta.

Não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou somos vinhas ou somos hortas. As

hortas eram comuns no Egito e representam as pessoas que só tem aparência, com “raízes”

rasas demais, sem profundidade. Não suportam dificuldades.

Somos vinhas? Ou somos hortas? O desejo de Satanás é que sejamos hortas para ele cultivar

tudo aquilo que é contrario à vontade de Deus. Mas o desejo de Deus é que sejamos vinhas,

que tem raízes profundas e cresce a vida inteira. Se você se sente amargo, infrutífero, sem

sabor, se tem sido uma horta onde o diabo tem semeado “lixo” saiba que o Senhor tem poder,

aliás, todo poder, para transformar você novamente em vinha, pois o Sangue de Jesus é que

garante vitória. Jesus disse: Eu sou a videira, vocês os ramos....

A esposa de Acabe, Jezabel, identificando a causa da tristeza do marido garante que ele

obterá aquela vinha. Por toda a Bíblia, o nome de Jezabel está associado à perseguição do

povo de Deus, a idolatria e ao assassinato. Ainda hoje, seu espírito continua se levantando

contra o ministério dos servos de Deus, tentando apagar a historia, questionando, querendo

conduzir o povo de Deus ao “adultério espiritual”.

Jezabel questiona o rei, seu esposo: que tipo de rei é você que não pode ter uma simples

vinha, se alegre, e levante-se eu te darei a vinha. Observe o que ela diz: Você é o rei, têm

direitos. Nada o detenha de obter o que deseja. Alegre-se, seja feliz, regozije-se. Você pode

qualquer coisa...De Acabe deveria ter a determinação de que não tinha direito e então ter

impedido a morte de Nabote. Mas, ele foi um fraco e foi fácil para Jezabel manipulá-lo.

A história de Nabote podia ter tido outro final se Acabe fosse um esposo que desse a “palavra

final” no seu casamento. Mas para isso teria que ser alguém que se submetesse a Deus.

Jezabel planejou matar Nabote, acusando-o com falsas testemunhas, “homens

vadios/malignos” que ela subornou. Ela escreveu cartas em nome de Acabe e carimbou-as

com o anel real e as mandou para as autoridades de Jezreel.

Uma vez que Nabote tinha determinado em seu coração não vender sua herança por nada, a

serva do diabo, Jezabel, utilizou estratégias diabólicas para conseguir a vinha. Criou uma

situação para que Nabote fosse apedrejado: a calúnia foi recebida como verdade. O inocente

foi apedrejado até a morte. Sua herança, sua vinha, foi tomada e transformada em horta do rei.

Mas, nem a morte apagará a historia de quem serve ao Senhor. Não há vitoria sem luta,

ressurreição sem morte. O inimigo sempre pensa que saiu vencedor, mas há o Deus dos Céus

que transforma a maldição em benção, a horta em vinha. Nada passa esquecido aos olhos de

Deus, ainda mais quando um servo dEle é injustiçado, Ele cuida dos Seus.

Deus enviou Elias e a profecia se cumpriu nas seguintes fases:

1. O sangue de Acabe foi derramado no mesmo lugar;

Page 40: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 40

2. A casa de Acabe seria destruída;

3. Os cães comeram Jezabel;

É tempo de restituição: Deus dará tudo de volta. Mas você não pode negociar a herança que

Ele te deu! Tudo o que te foi tirado, será devolvido. Deus mandou um redentor! A herança

voltará para você! Não troque sua herança por prestígio, por um suposto crescimento ou por

dinheiro. Não abra mão da herança que Cristo te deu!

14)NADA SENÃO A VERDADE TEMA: VERDADE

Introdução:

Acabe e Josafá, reis de Israel e Judá respectivamente, ouviram dos 400 profetas de Acabe

o que iria acontecer a respeito do combate contra os Sírios, na batalha para retomar a

cidade de Ramote-Gileade das mãos deles (1 Rs 22:6). Combate este contrário a vontade

de Deus. O bom rei Josafá, aceitou o convite de Acabe para pelejar com ele contra os

Sírios, arriscando-se em fazer uma aliança com um rei perverso e desobediente a Deus (1

Rs 22:2-4). Mas o rei de Judá não se contentou em apenas ouvir os profetas de Acabe; ele

queria ouvir um verdadeiro profeta de Deus (1 Rs 22:5,7). Micaías então foi chamado,

contrariando o rei de Israel. O profeta alertou que nesta batalha o Senhor entregaria Acabe

nas mãos do rei da Síria; mas ele não lhe deu ouvidos (1 Rs 22:8,9,14-23).

Pensamento:

-

Estamos dispostos a ouvir o que não queremos? A tendência humana é recusar

dar “ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” (2 Tm 4:4). É muito mais fácil ouvir

uma “fábula” do que ouvir a verdade. O rei de Israel Acabe, envolto na idolatria e na

perversidade, recusava-se ouvir a verdade por meio dos profetas de Deus, dando lugar as

palavras que ele queria ouvir de seus próprios profetas.

Page 41: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 41

-

Recusar a verdade é recusar ouvir a Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus é a verdade

e ela é “viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e

penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para

discernir os pensamentos e propósitos do coração”(Hb 4:12). Porém, Jeremias disse

que “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente

corrupto; quem o conhecerá?” (17:9).

-

Só Deus é capaz de conhecer as profundezas de nossos corações e pensamentos. “E

não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as

coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar

contas” (Hb 4:13). Deus conhece realmente nossas intenções, portanto, vivamos com

sinceridade, reverência e temor diante dEle.

-

Ao dar ouvidos a verdade, precisamos estar preparados para Deus mudar completamente

as nossas vidas, ou seja, deixá-lo retirar tudo aquilo que não deve estar no “templo” de

adoração, pois os cristãos são “santuário do Deus vivente, como ele próprio disse:

Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (2 Co

6:16b).

-

Podemos tirar 6 princípios dos acontecimentos com o rei de Israel:

-

1 – Devemos ser cristãos nobres:

-

“Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR para o

consultarmos?” (1 Rs 22:7)

-

A reação do rei de Judá, Josafá, ao superficial rei de Israel, Acabe, me fez recordar dos

bereanos, tão comentados, mas muito pouco imitados nos dias atuais. Lucas registrou o

seguinte dos cristãos que habitavam na cidade grega de Beréia situada na região da

Macedônia: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois

receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias

para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17:11). Biblicamente falando podemos

traduzir “nobres” como aqueles se educam e são abertos ao ensino da Palavra de Deus.

Estes de Beréia tinham um desejo intenso de receber as Sagradas Escrituras, para

estudar e compreender a verdade, e consequentemente, colocá-la em prática. Sejamos,

portanto, como os de Beréia que eram nobres, tinham avidez pela palavra de Deus e a

examinavam todos os dias para comprovar a veracidade do que lhes era ensinado.

-

2 – Precisamos ter compromisso com a verdade:

-

“Respondeu Micaías: Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso

falarei” (1 Rs 22:14).

-

David Roper escreveu em seu estudo sobre o profeta Elias: “Todos nós que pregamos e

Page 42: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 42

ensinamos precisamos cravar essas palavras em nossos corações!”

-

Quão bom seria se todos os pregadores e professores falassem somente o que Deus tem

a dizer. Como seria bom ouvir de um pregador ou mestre: “Tão certo como vive o

Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei”. O profeta Micaías tinha um

compromisso com o SENHOR (IAVÉ); um compromisso com a verdade; a Palavra de

Deus; a verdade que aniquila as fábulas, credos, doutrinas e preceitos humanos.

Infelizmente, muitos pregadores e mestres estão unicamente preocupados em agradar a

“platéia”, com bajulações que longe estão da vontade soberana de Deus. Paulo disse: “A

verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de

intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha” (1 Ts 2:5). O quanto estamos

precisando de homens como Micaías e o apóstolo Paulo nos dias atuais.

Roguemos, “pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua

seara” (Mt 9:38). Trabalhadores compromissados com a verdade e com o SENHOR.

-

3 – Não devemos jogar com a verdade:

-

“E, vindo ele [Micaías] ao rei, este lhe perguntou: Micaías, iremos a Ramote-Gileade à

peleja ou deixaremos de ir? Ele lhe respondeu: Sobe e triunfarás, porque o SENHOR

a entregará nas mãos do rei” (1 Rs 22:15).

-

O profeta de Deus, Micaías, praticamente, repetiu ao rei de Israel as mesmas palavras

ditas pelos seus profetas (22:6) a respeito do combate para retomar a cidade de Ramote-

Gileade, cidade esta, que se situava ao leste do rio Jordão, onde o profeta Elias residia. O

rei Acabe fazia um jogo, onde ele envolvia os seus próprios profetas, o bom rei de Judá

Josafá, e agora o profeta Micaías – que só foi chamado porque Josafá queria ouvir de um

verdadeiro profeta de Deus à confirmação das predições já ditas pelos profetas de Acabe

a respeito do combate.

-

Lembremos como agia um verdadeiro profeta de Deus: “Respondeu Micaías: Tão certo

como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei” (1 Rs 22:14).

-

O profeta Micaías “entrou” no jogo de Acabe. Entrou, mas sabia o que estava fazendo. Ele

estava convicto e preparado para o “jogo” que o rei de Israel estava promovendo o qual

Deus reprovava (2 Cr 19:2). Micaías veio ao encontro do rei munido da “espada do

Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6:17). Ele era o homem de Deus naquele

momento; era o instrumento nas mãos do SENHOR para levar a Sua Palavra e a Sua

vontade. Micaías estava preparado; por isso entrou no “jogo”. Ele estava com o SENHOR

e o SENHOR estava com ele. O profeta preveniu Acabe, mas o rei não lhe deu ouvidos (1

Rs 22:19-28).

-

Portanto, sejamos como Micaías, preparados “para toda boa obra” purificando dos

erros, sendo “utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor” (2 Tm 2:21).

-

4 – Não devemos brincar com a verdade:

-

Page 43: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 43

“[Rei Acabe] Quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em

nome do Senhor? Então, disse ele [Micaías]: Vi todo o Israel disperso pelos montes,

como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm dono; torne

cada um em paz para a sua casa” (1 Rs 22:16,17).

-

O rei Acabe brincou com a verdade. Ele abusou da paciência e longanimidade de Deus.

Ele recusou dar ouvidos aos profetas do SENHOR; Elias e agora Micaías. Brincando com

a verdade, o rei de Israel recusou a Palavra do SENHOR. Recusar a Palavra de Deus é

recusar receber vida, e vida “em abundância” (Jo 10:10). Consequentemente, o rei

recebeu de Micaías a sentença que ele mesmo buscou: um povo que “não têm

pastor” e “não têm dono” (v. 17). Hoje, a mensagem de Deus tem sido pregada em

todos os cantos do mundo. Mal e bem pregada. Muitos atrelando ensinos e preceitos

humanos, que nada tem a ver com a vontade do SENHOR e dessa forma levando tantos

outros para o“barranco” (Mt 15:14); e poucos transmitindo a vontade soberana do

SENHOR, assim como Micaías.

-

Para aquele que prega e ensina, Micaías seja o exemplo: “Tão certo como vive o

SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei” (1 Rs 22:14). Para aquele que

busca fazer a vontade de Deus e quer a“verdade nada mais que a verdade”, diga àqueles

que pregam e ensinam: “Conjuro-te que não nos fale nada senão a verdade no nome do

Senhor. Diga-nos a verdade, toda a verdade, e nada mais que a verdade!”; mas com um

coração diferente de Acabe que brincou, jogou e recusou a verdade.

-

5 – Não podemos fechar o nosso coração para a verdade:

-

“Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas.

Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim” (1 Rs

22:22).

-

O coração de Acabe se abriu para as palavras que ele queria ouvir de seus próprios

profetas e se fechou para as palavras proferidas por Deus por intermédio de Seu profeta

Micaías (1 Rs 22:6,18). Os dois reis ouviram as mesmas mensagens, tanto dos falsos

profetas, quanto de Micaías. Acabe endureceu seu coração para as palavras do Senhor, e

deixou-se enganar pelas palavras de seus profetas, mas Josafá não se deixou enganar

pelas palavras destes falsos profetas.

-

O verso 22 mostra uma parte do pronunciamento de Micaías a Acabe, onde ele revelou

que o rei estava sendo enganado pelos seus profetas. A verdade é que Deus é “aquele

que sonda mentes e corações,” dando “a cada um segundo as vossas obras” (Ap

2:23). E também o “Senhor conhece os que lhe pertencem” (2 Tm 2:19b).

Portanto, “aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” (2 Tm

2:19c).

-

O cristão deve ficar longe “da injustiça”, ou seja, da perversidade do coração. Acabe

tinha um coração perverso e participava de perversidades, como por exemplo a trama de

sua esposa Jezabel para tirar a vida de Nabote (1 Rs 21:1-16). Como cristãos, devemos

Page 44: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 44

ficar longe de toda e qualquer injustiça, e até mesmo contra os nossos “inimigos”, porque

até a eles, Jesus nos mandou amar (Mt 5:43-48).

-

As reações de Acabe e Josafá em relação ao pronunciamento dos 400 profetas têm a ver

com coração. Em Mt 13:18-23, Jesus conta a parábola do semeador, mostrando 4 tipos de

solo, onde o semeador planta as suas sementes. Os solos são os corações dos homens; o

semeador é Deus e a semente é a palavra do Senhor ou a semente pura do evangelho.

Três dos quatro corações representados pelos solos nesta parábola rejeitam a verdade e

apenas um aceita, onde a semente cresce e frutifica. Acabe com seu coração duro e

perverso aceitou prontamente as palavras proféticas que ele queria ouvir dos falsos

profetas, em detrimento da verdade, dita pelo profeta de Deus, Micaías. Em contrapartida,

Josafá, com seu coração aberto a verdade, rejeitou a mesma mensagem proferida pelos

400 profetas, desejando ouvir um verdadeiro profeta de Deus. Cada “solo” responderá

diferentemente em relação à mesma “semente”. Que sejamos “boa terra”, onde a

semente pura do evangelho “frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um” (Mt

13:23).

-

6 – Não podemos rejeitar a verdade:

-

“Então, disse o rei de Israel: Tomai Micaías e devolvei-o a Amom, governador da

cidade, e a Joás, filho do rei; e direis: Assim diz o rei: Metei este homem na casa do

cárcere e angustiai-o, com escassez de pão e de água, até que eu volte em paz” (1

Rs 22:26, 27).

-

O rei Acabe rejeitou a verdade. Não sabemos todos os motivos, mas o que sabemos é que

ele rejeitou a Palavra do Senhor por intermédio do profeta Micaías por causa de seu

coração perverso e corrompido pela mentira. Ele não acreditou nas predições do profeta

de Deus (1 Rs 22:17-28), onde ele morreria em combate na cidade de Ramote-Gileade.

Por isso o rei mandou Micaías embora dizendo “até que eu volte em paz”, ou seja,

convicto que ele não morreria na batalha.

-

Dois contrastes neste episódio:

-

1º) A rejeição da verdade por um homem que deveria ser o guia de seu povo. O rei de

Israel deveria defender a causa deste povo, e a sua causa deveria ser a causa de Deus.

Mas sabemos que o povo adorava ao falso deus Baal seguindo a causa de Acabe (a não

ser aqueles 7000 que não dobraram seus joelhos conf. 1 Rs 19:18). Ele estava corrompido

pela mentira e grandemente influenciado por sua pagã e perversa esposa, Jezabel.

-

2º) A coragem de um homem defendendo a causa de Deus contra um rei e todo o seu

poderio; rei este, que claramente alimentava animosidade a Micaías, por não profetizar a

seu “respeito o que é bom, mas somente o que é mau” (1 Rs 22:18). Este profeta tinha

que escolher entre agradar ao rei de Israel ou a Deus. Ele optou pela parte mais difícil que

é agradar a Deus. Porque agradar a Deus sempre trará duras e difíceis conseqüências a

Page 45: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 45

quem optar em ser fiel aos seus desígnios num mundo dominado pela corrupção e a

mentira. Muitos profetas, apóstolos e servos de Deus foram torturados e mortos por serem

fiéis a Ele; “Homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11:38).

Conclusão:

"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." (2 Coríntios 13.8). A

verdade deve sempre prevalecer, seja qual for a circunstância. Há os que preferem viver

na mentira, encobrir a verdade e optar pela falsidade. São mentirosos por natureza, pois

suas vidas são "verdadeiras" mentiras. Há também os que vivem a mentira fazendo-a

parecer verdade. São dissimulados, enganam a si mesmos, pois criam alternativas à

verdade, disfarçando a mentira para que pareça verdade. Mentem para sí mesmos. A

verdade é libertadora, ainda que dolorida em alguns casos. "E conhecereis a verdade, e a

verdade vos libertará." (João 8.32).

Costuma-se dizer que a mentira tem pernas curtas, não vai muito longe, um dia será

revelada, mesmo que demore. É o que a Bíblia diz, que nada há encoberto que não venha

a ser revelado. É a verdade prevalecendo. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a

verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6) .

O rei Acabe recusou dar ouvidos a verdade e as consequências para ele foram trágicas (1

Rs 22:29-40). Que possamos estar dispostos a ouvir, seguir e obedecer à verdade,

independentemente do que tenhamos que enfrentar nesta vida. Devemos dizer, viver e

estar preparados como o apóstolo Paulo:“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o

morrer é lucro” (Fp 1:21).

Page 46: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 46

15)Perdão = perda grande TEMA: PERDÃO

Atos 7.54-60

-Introdução: Perdão é o aumentativo de perda. Sim, perdoar é perder. Para liberar perdão é preciso aprender a perder.

Jesus nos ensinou que “se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas],

tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15). Com estas palavras Jesus ensina que: -quem ganha sai perdendo: quando pensamos que não podemos sair perdendo e revidamos, defendemos nossos interesses para sair ganhando. É o famoso „não levar desaforo para casa‟. Quando achamos que estamos ganhando, na verdade estamos perdendo. Se ganhar do próximo, perde o perdão de Deus (v.15). -quem perde sai ganhando: quando aceitamos superar a perda, ou perdoar. Humanamente saímos perdendo, mas espiritualmente somos vencedores. Um crente que tem visão espiritual não faz conta de pequenas coisas. Se perder para o próximo, ganha o perdão de Deus (v.14).

Na verdade, o importante não é quem sai com a razão e sim que Jesus ganhe. Depois de Jesus perdoando os soldados e todos os seres humanos na cruz, um dos

maiores exemplos de perdão na Bíblia é o momento em que Estêvão é apedrejado. Em todo o tempo ele demonstrou serenidade e resignação. Ele perdeu a sua vida, mas ganhou a salvação em Jesus.

Você consegue perdoar?

Vamos aprender com o exemplo de Estevão oito características de pessoas que não perdoam e sete de pessoas que sabem perdoar:

1- Quem não perdoa: v.54 e 57-58

As oito características de quem não sabe perdoar:

Page 47: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 47

1-RAIVA: “enfureciam-se no seu coração” v.54ª

Aqueles homens ficaram com raiva da pregação de Estêvão. Uma pessoa rancorosa não consegue perdoar porque sempre haverá algo para remexer sua ferida. Lembrar de coisas ruins que as pessoas fazem é uma característica de quem não sabe perdoar. 2-ÓDIO: “rilhavam os dentes contra ele” v.54b

Os inimigos de Estêvão rangiam os dentes de tanto ódio. Quando a ira é guardada se torna em ódio. O ódio é cego. Uma pessoa com ódio é capaz de coisas terríveis. Quem não sabe perdoar sente mal quando vê a pessoa que o ofendeu. 3-GRITARIA: “eles, porém, clamando em alta voz” v.57ª

Deve ter sido um grande tumulto de pessoas gritando palavras de ofensa contra Estêvão. Quando uma pessoa com raiva fala alto a tendência é o outro responder mais alto ainda e começa uma confusão, mas “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15.1). Quem não sabe perdoar comumente responde com palavras grosseiras.

4-FALTA DE DIÁLOGO: “taparam os ouvidos” v.57b

Eles não queriam ouvir o que Estêvão dizia. Quem não sabe perdoar, não consegue ouvir ou perceber qualquer gesto do próximo. Muitas inimizades começam depois de uma ofensa quando um começa a ignorar o outro. Quem não sabe perdoar isola ignorando a pessoa que o ofendeu. 5-ATAQUES: “unânimes, arremeteram contra ele” v.57c

Depois que a raiva virou ódio, começou a gritaria e não havia mais diálogo, começaram a atacar Estêvão. Existem pessoas que são relativamente mansas, contudo se estiverem descontentes são capazes de fazer atrocidades. Este é o famoso „pagar com a mesma moeda‟. Quem não sabe perdoar responde de maneira vingativa. 6-INIMIZADE: “lançando-o fora da cidade” v.58ª

Estevão foi levado para fora da cidade onde eram feitos os apedrejamentos. Com este ato estavam demonstrando que não era digno de estar no meio deles. Isto é o mesmo que „riscar da minha lista‟. Quem não sabe perdoar tem o hábito de romper com amizades e excluir pessoas de sua vida. 7-VIOLÊNCIA: “o apedrejaram” v.58b

Aqueles homens já estavam armados com pedras na mão. Foi só um começar que todos atiraram suas pedras contra Estevão. Muitas pessoas andam sempre armadas com pedras nas mãos. Quem não sabe perdoar está disposto a atacar assim que tiver oportunidade. 8-CONIVÊNCIA: “As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo” v.59b

Parece que algumas pessoas que estavam presentes ali não fizeram muita coisa. Talvez não gritaram nem atiraram pedras, mas atiçaram a confusão e ajudaram de alguma maneira. Saulo ajudou guardando as vestes das pessoas que saíram para atacar Estevão. Existem pessoas que dizem que não faz mal ao próximo, mas fica esperando algo acontecer ou provocando outras pessoas. Quem não sabe perdoar se agrada quando alguém prejudica o outro. Deus abomina isso (Provérbios 6.16-19).

Estas características de pessoas que não perdoam, não podem ser para um cristão. A raiva que se torna ódio, depois gritaria, falta de diálogo, ataques, inimizades, violência e conivência com o erro, não podem ser comportamentos de um servo de Deus.

Você tem alguma destas características de pessoa que não perdoa?

Seja sincero e peça ajuda de Deus!

2- Quem perdoa: v.55,56 e 59,60

Page 48: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 48

As oito características de quem perdoa:

1-ESPIRITUALIDADE: “mas Estêvão, cheio do Espírito Santo” v.55ª

Estêvão perdoou porque enquanto os homens estavam cheios de raiva ele estava cheio do Espírito Santo. Você não precisa se encher de razão, encha-se do Espírito Santo. O segredo para saber perdoar é ter uma vida cheia do Espírito Santo. O crente que tem a armadura de Deus veste o capacete da salvação para proteger sua cabeça de ver, ouvir e pensar coisas ruins. Usa a couraça da justiça para proteger seu coração de maus sentimentos e se protege com o escudo da fé (Efésios 6.10-17). 2-DETEMINAÇÃO: “fitou os olhos no céu” v.55b

Ao invés de ver o que estava acontecendo ou procurar uma saída, Estêvão olhou para o céu. Isso nos ensina que quando não há solução em nenhum lado, olhe para cima que Deus te dá uma salvação. A visão do crente não deve ser os problemas e sim ter o alvo, meta ou foco em Jesus. 3-VISÃO: “e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita” v.55c

Estêvão não olhou nem as feridas que tinha no corpo porque se maravilhava ao ver a glória de Deus. Devemos sempre contemplar a Glória de Deus que ofusca todos os nossos problemas. Deus tem o melhor para aqueles que o amam (Romanos 8.28 e I Coríntios 2.9)

4-APROVAÇÃO DIVINA: “e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” v.56

Ao ver os “céus abertos” e Jesus em pé demonstra um ato de aprovação de Deus. Se a Bíblia diz que “Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses 3.1) Ele abriu os céus e se levantou em gesto de aprovação à atitude de Estêvão. Se você é um servo de Deus saiba que Deus está vendo sua vida e fará justiça por você. 5-ORAÇÃO: “que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” v.59

Estêvão era um homem de oração. Aprendeu com Jesus que precisava perdoar seus inimigos. Sua oração foi colocar sua vida mais uma vez nas mãos do Senhor. Quando sua vida está nas mãos de Deus, você está protegido. Para perdoar as pessoas é preciso orar. 6-HUMILDADE: “então, ajoelhando-se,” v.60ª

Mesmo em público e diante de seus inimigos ele se ajoelhou. Quando falamos em ajoelhar pensamos em alguém de pé, mas Estêvão estava caído no chão, deitado e sem forças. Se esforçou o máximo que pôde para estar de joelhos. Para perdoar é preciso humildade. 7-RESIGNAÇÃO: “clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado” v.60b

Mesmo sentindo dores ele perdoou. Seu grito em alta voz não era de dor, mas também para que todos os presentes soubessem de seu perdão. Resignação é negar a si mesmo, abstendo-se de direitos próprios. Quem disse que para perdoar é preciso não sentir nada. Pelo contrário, mesmo sentindo dores é importante falar palavras liberando o perdão. Uma pessoa que sabe perdoar, não vê apenas que tem razão na causa, mas que Deus manda perdoar. 8-PERSEVERANÇA: “com estas palavras, adormeceu” v.60c.

Há pessoas que não conseguem perseveram em suas palavras. Estêvão perdoou aqueles homens até o fim, como Jesus ensinou perdoar sempre (Mateus 18.22). Quem sabe perdoar persevera até o fim liberando perdão aos ofensores.

Para perdoar seus inimigos, o crente precisa se encher do Espírito Santo, ter a determinação de manter o foco em Jesus sempre, visão da glória de Deus, buscar aprovação de Deus e não dos homens, viver em oração, ser humilde, negar a si mesmo e ser perseverante porque o inimigo promoverá situações para te ofender.

Você pode perdoar!

-CONCLUSÃO:

Page 49: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 49

Estamos muito acostumados a ganhar e querer sair na melhor sempre. Na vida é preciso aprender a perder. Jesus deixou toda sua glória no céu, perdendo privilégios de sua Divindade em troca de depois receber a Glória de Deus.

Quem disse que perdão é um sentimento? Perdão é uma atitude. Jesus mandou perdoar. Então mesmo que a pessoa não mereça, ou ainda que não reconheça seu erro pedindo perdão, mesmo assim devemos perdoar.

Você acha difícil pedir perdão?

Difícil seria se tivéssemos que morrer na cruz!

16)Oportunidade para perdoar seu irmão

TEMA: PERDÃO

I Samuel 24.1-22 e 26.3-25

-Introdução: Uma canção popular brasileira declara que „quem sabe faz a hora, não espera a acontecer‟. Muitas pessoas esperam uma ocasião para devolver ao outro o mal que recebeu para satisfazer sua necessidade de autodefesa ou „justiça‟. Certa vez li a seguinte frase “Queres ser feliz por um instante? Vingue-se. Queres ser feliz por toda vida? Perdoe!”. Deus sempre nos dá oportunidades de perdoar, por isso precisamos aprender a“aproveitai as oportunidades” (Colossenses 4.5).

Davi era um homem valente e guerreiro que não desperdiçava uma chance de se defender de seus inimigos. Mas como homem espiritual, Davi sabia perdoar. Quando Deus lhe deu oportunidade de se vingar se Saul, preferiu dar a Deus a honra de defendê-lo. Confiava na Palavra do Senhor que diz “a mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo” (Deuteronômio 32.25). Foi por este ato de confiança em Deus que o Senhor lhe defendeu de Saul.

Você aproveita oportunidades para perdoar?

Davi pegou três objetos de Saul quando o perdoou. Um retalho de sua veste, uma lança e um jarro de água. Com estes três

símbolos vamos aprender sobre as oportunidades de perdoar e as áreas de nossa vida que precisamos liberar perdão: -->

1- INTIMIDADE – o retalho do manto: I Samuel 24.1-22

Na primeira oportunidade que Davi teve para perdoar Saul, cortou um retalho do manto do rei como prova de seu perdão. Isso aconteceu num momento de intimidade do rei. Davi tinha tudo para pegar Saul de surpresa. Foi aconselhado a não perder esta chance de se vingar.

Os companheiros de Davi chegaram até a dizer que Deus estava mandando Davi fazer isso. Mas Davi teve discernimento, “sentiu Davi bater-lhe o coração”(v.5) se recusou a tal ato lembrando que Saul era um ungido de Deus (v.6). Davi tinha um coração perdoador e humilde. Não se achava superior a ninguém, considerando-se um cão morto ou uma pulga (v.14) diante do rei.

O momento de satisfazer as necessidades de um rei jamais poderia ser interrompido. Nem mesmo suas vestes poderiam ser tocadas indevidamente. Davi não

Page 50: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 50

queria entrar na intimidade real, mas de certa forma precisava. Então resolveu não incomodar o rei, mas aproveitou para tirar um retalho de sua veste.

Davi tinha Saul em alta estima como pessoa, sogro ou segundo pai, seu mentor no exército e principalmente como o rei escolhido por Deus. Contudo, Saul havia ferido a intimidade de Davi várias vezes, como quando fez com que Merabe se casasse com outro homem, sendo que estava prometida a Davi (I Samuel 18.17-19).

Muitas ofensas que passamos são coisas que nos ferem no íntimo. Como é doloroso ser ferido por quem consideramos mais íntimos! As pessoas que mais nos ofendem sempre serão aquelas que mais amamos porque são para elas que expomos nosso coração desprotegido de qualquer receio.

Para perdoar alguém é preciso respeitar sua intimidade como queremos ser respeitados (Mateus 7.12). Contudo, é necessário um toque mais de perto para demonstrar o perdão. Como um machucado que precisa ser limpo e tratado, mesmo que doa ao fazer isso é indispensável fazê-lo para que sare. Se o médico não tocar onde dói não poderá tratar o doente.

Você foi ferido na sua intimidade?

Perdoe quem te ofendeu profundamente!

2- REPUTAÇÃO – uma lança: I Samuel 26.3-11

Na segunda oportunidade que Davi teve de perdoar Saul, aproveitou para pegar a sua lança que estava do lado de sua cabeça. A mesma lança que tantas vezes Saul tentou ferir Davi. A lança estava ao lado da cabeça de Saul porque deveria estar próxima de sua vista e em sua cabeça só tinha desejo de vingança.

Abisai aconselhou Davi a não desperdiçar mais uma chance de se vingar e novamente Davi se recusou. Contudo, foi bem perto do rei e pegou a lança ao lado de sua cabeça.

A lança é uma arma de defesa que permite atacar à distância. Por isso, a lança pode ser comparada com a reputação ou imagem pessoal diante da sociedade pela qual cuidamos em preservar. Todas as pessoas zelam por sua reputação e se ofende muito se for ferido ou injuriado em sua dignidade.

Davi cuidava de manter sua imagem diante da sociedade “portanto, o seu nome se tornou muito estimado” (I Samuel 18.30). Mas foi ferido em sua reputação por seu sogro e rei por várias vezes, como quando tirou sua esposa Mical e deu para outro homem (I Samuel 25.44). Mesmo assim, Davi resolveu perdoar Saul e não quis fazer o mesmo com ele (v.20).

A lança que Saul jogava de longe, Davi pegou bem de pertinho do rei. Mostrou para Saul que estava tão preocupado em ferir Davi que se descuidou de proteger a si mesmo e que num descuido poderia perder tudo (v.15). Com este ato de Davi, Saul sentiu-se constrangido pelo perdão (v.21). Ao contrário de muitos que aproveitariam para se vingar, Davi defendeu sua reputação desarmando Saul.

A reputação é o conjunto de valores e princípios que compõe nossa vida. Se algo atinge esta convicção do que somos ou fazemos, sentimos muito ofendidos. As pessoas são capazes de travar grandes batalhas para defender sua honra.

Muitas ofensas que sofremos são coisas que ferem nossa reputação. Quando isso acontece, nos armamos totalmente para nos defender. Mas mesmo assim o melhor sempre vai ser perdoar. Uma boa maneira de fazer isso é desarmando nosso inimigo e colocar “brasas vivas sobre sua cabeça”(Romanos 12.20). Quem confia em Deus, sabe que Ele é o Juiz (Isaías 33.22) e Jesus é o nosso advogado (I João 2.1), então não há porque se magoar por causa da reputação, o melhor é deixar Deus agir. Não importa o que os outros dizem e sim o que Deus sabe da verdade.

Você se ofende por causa de sua reputação?

Creia que Deus te conhece e te defenderá!

3- VONTADE – o jarro de água: I Samuel 26.12-25

Page 51: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 51

Ainda na segunda oportunidade que Davi teve de perdoar Saul, também pegou seu jarro de água. Para lutar num deserto é imprescindível carregar água sempre ao seu lado. Um bom guerreiro com uma ótima espada, mas enfraquecido pela sede, não é capaz de lutar. Por isso a jarra de água sempre estava perto do corpo, tanto para lutar como para descansar. A qualquer momento a sede poderia vir e deveria ser saciada.

A jarra de água pode ser comparada com a vontade, por causa da sede que é uma necessidade e uma vontade natural. O texto não diz que o jarro de água foi devolvido, o que permite entender que Davi não o devolveu. Com isso, Davi mostrou para Saul que sua vontade de se vingar devia ser contida, assim como quem quer água e precisa esperar.

Quando nossa vontade é contrariada por alguém, ficamos muito ofendidos. Entretanto, para conviver com outras pessoas é necessário respeitar a vontade um do outro. A vontade é algo que passa. Deus disse para Caim dominar sua vontade para não ser dominado por ela (Gênesis 4.7). Por isso é preciso aprender a esperar e suportar e depois perceber que não é tão difícil assim.

Nossa sociedade é hedonista, uma filosofia de vida que ensina que tudo o que queremos devemos fazer. Com isso as pessoas não aprendem a se controlar. Da mesma maneira que buscam algo bom que desejam, as pessoas também não se controlam quando sentem um sentimento ruim. Sabendo disso, o Senhor Jesus nos ensinou a “negue a si mesmo” (Marcos 8.34), que significa dizer não para suas próprias vontades. Para perdoar é preciso negar-se o direito de defesa e aceitar o outro apesar das ofensas.

Perdoar não é apenas uma opção de escolha e sim a única saída para quem deseja ser feliz. Jesus disse que “se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.15). Na própria oração ensinada por

Jesus, o nosso perdão é condicionado pelo fato de perdoarmos uns aos outros (Mateus 6.12).

O perdão deve ser uma atitude muito superior à vontade. Mesmo que você não deseje perdoar, você deve saber que precisa liberar perdão. É como um remédio. Ninguém gosta de tomar remédio, mas sabe que necessita se tratar para ser curado. Se você for esperar dar vontade de perdoar, isso pode não acontecer nunca. O perdão é o remédio que devemos buscar para curar nossas vidas.

Você tem resistido à vontade de se vingar?

Tome uma decisão acima de sua vontade, você precisa perdoar!

Aproveite cada oportunidade de perdoar!

-CONCLUSÃO: A ocasião faz a oportunidade! Davi poderia ter entendido as situações em que

encontrou Saul desprevenido, como momentos oportunos de se vingar, contudo preferiu perdoar.

Quando retirou o retalho de tecido do manto real, Davi perdoou o rei por ter invadido sua intimidade, mas não devolveu o pano para demonstrar que desejava manter sua amizade com o rei.

Quando Davi pegou a espada de Saul, mandou que alguém pegasse de volta como sinal de respeito pela reputação do rei. Cada pessoa tem direito de se defender. Embora tenha sido ferido em sua reputação, Davi mostrou seu respeito por seu sogro e rei.

Ao carregar o jarro de água pessoal de Saul, Davi revelou que a verdadeira fonte do problema precisava ser minada. A impulsividade do rei Saul devia ser controlada.

Certamente você tem algo que te lembre da pessoa que te ofendeu. Mesmo que seja um simples retalho que nos lembre da consideração por quem nos ofendeu, devemos ter algo que nos inspire a perdoar. Aproveite a oportunidade para mostrar a esta pessoa e revelar seu desejo de reconciliar.

Você tem algo que te lembra da pessoa que te magoou?

Mostre suas recordações de seu amor e perdão!

Page 52: Apostila de mensagens feito por diacono carlos 1

APOSTILA DE MENSAGENS

APOSTILA DE MENSAGENS TEL (11)980950932 DATA 19/12/2012 Página 52

ASSEMBLÉIA DE DEUS – BRAS

MINISTÉRIO DE MADUREIRA

TELEFONE (11)980950932 FALA COM DIACONO CARLOS ALBERTO

AGRADEÇO A DEUS