aprenda com scratch

1
O que na verdade os estudantes aprendem quando criam histórias interativas, animações, jogos, música e arte com o Scratch? Por um lado, eles aprendem ideias matemáticas e computacionais que são construídas ao experimentar o Scratch. Como os alunos criam programas no Scratch, eles aprendem conceitos fundamentais de computação, tais como iteração e condicionais. Eles também ganham uma compreensão de importantes conceitos matemáticos tais como coordenadas, variáveis e números aleatórios. Significativamente, os alunos aprendem os conceitos em um contexto significativo e motivador. Quando os alunos aprendem sobre as variáveis nas aulas tradicionais de álgebra, eles geralmente sentem pouca conexão pessoal com o conceito. Mas quando eles aprendem sobre as variáveis no contexto do Scratch, eles podem usar as variáveis de imediato de forma muito significativa: para controlar a velocidade de uma animação, ou para acompanhar o placar em um jogo que eles estão criando. Quando os alunos trabalham em projetos Scratch, eles também aprendem sobre o processo de conceber (design). Normalmente, o aluno irá começar com uma ideia, criar um protótipo funcional, experimentá-lo, corrigi-lo quando as coisas dão errado, obter feedback dos outros, em seguida, rever e reformulá-lo. É uma espiral contínua: ter uma idéia, criar um projeto, que conduzem a novas ideias, que leva a novos projetos, e assim por diante. Este processo de concepção de projeto combina muitas das competências de aprendizagem do século XXI que serão fundamentais para o sucesso no futuro: pensar criativamente, comunicar claramente, analisar de forma sistemática, colaborar de forma eficaz, conceber de forma iterativa, e aprendizagem contínua. Criar projetos no Scratch também ajuda os alunos a desenvolver um profundo nível de fluência com a tecnologia digital. O que queremos dizer com fluência? Para ser considerado fluente em inglês, português ou outra língua, você deve aprender não só a ler, mas também a escrever - ou seja, a forma de se expressar com a linguagem. Da mesma forma, para ser fluente com tecnologia digital, você deve aprender não só como interagir com o computador, mas também a criar com ele. Naturalmente, a maioria dos alunos não crescerá para se tornar programador profissional, assim como a maioria não vai se tornar escritor profissional. Mas aprender a programar oferece benefícios para todos: permite que os alunos se expressem de forma mais completa e criativa, ajuda-os a desenvolver-se como pensadores lógicos, e ajudá-los a compreender o funcionamento das novas tecnologias que se encontram em toda a sua vida cotidiana. Referências Rethinking Learning in the Digital Age http://www.media.mit.edu/~mres/papers/wef.pdf Learning for the 21 st Century (http://www.21stcenturyskills.org/) Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab

Upload: alexandre-r-soares

Post on 20-Jun-2015

75 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Artigo curto sobre o Scratch e as competências de aprendizagem do Séc. XXI.

TRANSCRIPT

Page 1: Aprenda Com Scratch

O que na verdade os estudantes aprendem quando criam histórias interativas, animações, jogos, música e arte com o Scratch?

Por um lado, eles aprendem ideias matemáticas e computacionais que são construídas ao experimentar o Scratch. Como os alunos criam programas no Scratch, eles aprendem conceitos fundamentais de computação, tais como iteração e condicionais. Eles também ganham uma compreensão de importantes conceitos matemáticos tais como coordenadas, variáveis e números aleatórios.

Significativamente, os alunos aprendem os conceitos em um contexto significativo e motivador. Quando os alunos aprendem sobre as variáveis nas aulas tradicionais de álgebra, eles geralmente sentem pouca conexão pessoal com o conceito. Mas quando eles aprendem sobre as variáveis no contexto do Scratch, eles podem usar as variáveis de imediato de forma muito significativa: para controlar a velocidade de uma animação, ou para acompanhar o placar em um jogo que eles estão criando.

Quando os alunos trabalham em projetos Scratch, eles também aprendem sobre o processo de conceber (design). Normalmente, o aluno irá começar com uma ideia, criar um protótipo funcional, experimentá-lo, corrigi-lo quando as coisas dão errado, obter feedback dos outros, em seguida, rever e reformulá-lo. É uma espiral contínua: ter uma idéia, criar um projeto, que conduzem a novas ideias, que leva a novos

projetos, e assim por diante.Este processo de concepção de projeto combina muitas das competências de aprendizagem do século XXI que serão fundamentais para o sucesso no futuro: pensar criativamente, comunicar claramente, analisar de forma sistemática, colaborar de forma eficaz, conceber de forma iterativa, e aprendizagem contínua.

Criar projetos no Scratch também ajuda os alunos a desenvolver um profundo nível de fluência com a tecnologia digital. O que queremos dizer com fluência? Para ser considerado fluente em inglês, português ou outra língua, você deve aprender não só a ler, mas também a escrever - ou seja, a forma de se expressar com a linguagem. Da mesma forma, para ser fluente com tecnologia digital, você deve aprender não só como interagir com o computador, mas também a criar com ele.

Naturalmente, a maioria dos alunos não crescerá para se tornar programador profissional, assim como a maioria não vai se tornar escritor profissional. Mas aprender a programar oferece benefícios para todos: permite que os alunos se expressem de forma mais completa e criativa, ajuda-os a desenvolver-se como pensadores lógicos, e ajudá-los a compreender o funcionamento das novas tecnologias que se encontram em toda a sua vida cotidiana.

ReferênciasRethinking Learning in the Digital Agehttp://www.media.mit.edu/~mres/papers/wef.pdf

Learning for the 21st Century (http://www.21stcenturyskills.org/)

Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab