apresentação cric

13

Upload: cristiane-conceicao

Post on 09-Jul-2015

962 views

Category:

Spiritual


3 download

DESCRIPTION

Apresentação do CRIC

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação cric
Page 2: Apresentação cric
Page 3: Apresentação cric

DATA DE FUNDAÇÃO: 17 de janeiro de 2007

LOCALIDADE:

CASA DE ACOLHIDA – Nossa Senhora do CaravaggioRua Santos Dumont, 1197 – Bairro Niterói Canoas/RS – Cep: 94220-280

FAZENDA – CRIC – Centro de Recuperação Imaculada ConceiçãoEstrada Dionísio Cardoso de Lima, 7147 – Bairro Morro AgudoGravataí/RS – Cep: 94370-000

NATUREZA: Associação

Page 4: Apresentação cric

MISSÃO:Recuperar fármaco-dependentes e alcoolista, assim como auxiliá-los ao abandono do tabagismo, proporcionando metodologia que estimula a mudança no estilo de vida e sua reintegração a família e à sociedade. Salvar vidas/almas com Misericórdia e Justiça.

VISÃO: Ser referência entre as Comunidades Terapêuticas pela credibilidade e competência do seu programa de tratamento.

VALORES: 1) Os princípios fundamentais do Código de Ética da FEBRACT;

a) Respeito a dignidade humana;b) Permanência e aceitação do programa de forma livre e voluntária;c) Permanência assegurada em ambiente livre de drogas, sexo e violência;d) A desistência de participação no programa é um direito do residente que deverá ser

acolhida com respeito, compreensão e amor.2) Amor Responsável e Amor Exigente;3) Solidariedade;4) Honestidade;5) Valores espirituais e morais emanados da Bíblia Sagrada;6) Respeito, ordem, eficiência e busca do êxito.

Page 5: Apresentação cric

PUBLICO ALVO:Adultos de 18 a 60 anos, do sexo masculino.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: Alvará da VIEMSA SMS GRAVATAÍ = 50 residentes Operamos com = 42 residentes

SUSTENTABILIDADE:Não apresentamos carência de estrutura física, de pessoal, financeira e tampouco de assistência técnica, onde possuímos três profissionais de saúde em nível superior, além do apoio direto dos CAPES-AD de Canoas e de Gravataí. Contamos também com dois médicos, um clínico e outro psiquiatra, oriundos de uma antiga parceria com a ULBRA, hoje pertencentes a P.M.Canoas, onde nos oferecem 4 consultas por semana em cada especialidade e também atendimento laboratorial e odontológico. Nos honra muito a colaboração e presença em nossas atividades (visitas e celebrações).

VÍNCULO RELIGIOSO:Somos uma Associação confessional CATÓLICA, atendida pastoralmente pela Paróquia Imaculada Conceição – Canoas/RS.Nosso Co-fundador e atual Presidente é o PADRE EDUARDO DELAZERI.Nossos voluntários participam de vários movimentos católicos: ENS, MCM, MCJ, RCC, Legião de Maria e da Fundação Intermirífica.

Page 6: Apresentação cric

EQUIPE DE TRABALHO E FUNÇÕES: (Todos voluntários)

Conselho Curador01 Presidente do Conselho 01 Diretor de Recuperação01 Diretor Espiritual (Padre)01 Diretor da Casa de Acolhida01 Diretor de Apoio as Famílias01 Diretor de Reinserção Social01 Diretor de Prevenção01 Diretor de Comunicação

Diretoria01 Padre – Diretor-Presidente01 Voluntária – Vice-Presidente01 Voluntária – Secretária01 Voluntário – 2º Secretário01 Voluntária – Tesoureiro01 Voluntária – 2º Tesoureiro

Conselho Fiscal01 Presidente do Conselho05 Conselheiros

Colaboradores01 Farm.Bioquímico – Coordenador Geral do Programa Terapêutico01 Psicóloga – Responsável Técnica

Page 7: Apresentação cric

EQUIPE DE TRABALHO E FUNÇÕES: (continuação)

Colaboradores01 Médico Psiquiatra – Apoio Ulbra/P.M.C 01 Médico Clinico – Apoio Ulbra/P.M.C01 Assistente Social01 Nutricionista10 Monitores07 Estagiários de Monitor 01 Contador 01 Advogado10 Voluntários de espiritualidade 01 Voluntário para formação de arte e cultura01 Voluntário de atividades esportivas03 Voluntários de ensino religioso e aconselhamento01 Voluntário setor manutenção e obras

METODOLOGIA DE TRATAMENTO:Utilizamos o método empregado no Modelo Minessota, adaptado para as características do homem do sul. Utilizamos três projetos baseados no tripé: Oração, Trabalho e Disciplina

a) Projeto Portas Abertas à Espiritualidade;b) Projeto Portas Abertas a Laborterapia;c) Projeto Portas Abertas a Conscientização.

Page 8: Apresentação cric

Aplicamos os projeto acima em três MODULOS DE TRATAMENTO (ou tratamentos alternativos) com o tempo final de acompanhamento de doze meses (01 ano), divididos em duas fases:

FASE RESIDENCIALFASE NÃO RESIDENCIAL

MODULO 01 - PADRÃOPúblico Alvo: Primeiro tratamento em Comunidade Terapêutica.

Fase Residencial: 09 meses, com saídas de ressocialização a partir do 4º mês, desde que acompanhadas pela família.

Divisão: 3 meses desintoxicação e adaptação;3 meses para autoconhecimento e desenvolvimento de sua conscientização da doença e como enfrentá-la;3 meses de uma ressocialização mais avançada.

Fase não residencial: 03 meses

MODULO 02 – MAIS RESPONSABILIDADEPúblico Alvo: Destinado as dependentes em processo de recuperação, já graduados em outro tratamento em CT filiadas à FEBRACT, em que tenha episódios de uso num tempo não superior a 6 meses.

Fase Residencial: 06 meses

Fase não residencial: 06 meses

Page 9: Apresentação cric

MODULO 03 - URBANOPúblico Alvo: Destinado a graduados de nossa CT em que tenha ocorrido um episódio e uso ou abuso não superior a um mês e que tenham uma atividade que não possibilite se afastamento por tempo muito grande.

Fase Residencial: 30 a 60 dias.

Fase não residencial: 7 a 8 meses.

Critérios: 1º - Ter completado sua desintoxicação primária, com aval médico clinico e psiquiatra;2º - Avaliação psicológica e da equipe para colocação nos módulos 2 ou 3.

RESULTADOS:Atendidos: 299 pessoasConcluíram o programa(graduados): 112 pessoas.Índice: 38%

Obs.: Com a capacitação da equipe e melhoria na logística, o índice atual de adesão com conclusão atingiu a 52% em 31 Dez/2010.

Page 10: Apresentação cric
Page 11: Apresentação cric
Page 12: Apresentação cric
Page 13: Apresentação cric

Contatos: