apresentaÇÃo da coleÇÃo o...

8
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO O projeto “UESC-Escola consCiência”, aprovado no Edital 008/2009 Inovações Educacionais, uma parceria entre a Secretaria de Edu- cação do Estado da Bahia (SEC-BA), com interveniência do Insti- tuto Anísio Teixeira (IAT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tinha como objetivo contribuir na institucionalização de quatro projetos de pesquisa e dois de extensão da UESC, em cinco escolas estaduais. Este projeto contou com seis bolsas de Professor-In- vestigador e dez bolsas de Iniciação Científica Júnior, para professores e alunos das escolas, assim como recursos para a melhoria dos laboratórios de Ciências e Informática dessas escolas. Do trabalho colaborativo, surgiu a ideia de socializar os principais resultados. O projeto “TEIAS da Inclusão: Traçando a Educação Inclusiva e Acessí- vel” trabalhou em parceria com a Escola Rotary Renato Leite da Silveira, de Ilhéus, produzindo conhecimentos na área do desenvolvimento huma- no, cognição e aprendizagem de matemática escolar por alunos cegos, surdos e com deficiência intelectual, construindo e adaptando materiais e sequências de ensino visando sua inclusão. Os autores chamam nossa atenção para a consCiência do processo de inclusão na escola. O projeto “AVALE – Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Esta- tístico” trabalhou em parceria com o Colégio Estadual Dona Amélia Ama- do, de Itabuna, e com o Colégio Estadual Dr. Flaviano de Jesus Filho, de Camacan, validando as sequências de ensino de Probabilidade e Estatís- tica, na Educação Básica. Seus autores destacam o “Planeta Água” como uma sequência de ensino que possibilita a tomada de consCiência do consumo racional da água; bem como chamam nossa atenção para a importância de aprender a ler o mundo permeado de informações esta- tísticas, assim como dão dicas aos professores para trabalharem o “Trata- mento da Informação” visando à formação para a cidadania. O projeto “PEA – Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do ensino fundamental no estado da Bahia” sociali- za seus resultados em uma cartilha voltada para os professores dos anos iniciais, visando à tomada de consCiência do ensino da adição e da sub- tração, conceitos fundamentais do conhecimento matemático. O projeto “PERSAC – Projeto de Estudo das Relações em Sala de Aula

Upload: lamnhi

Post on 20-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO

O projeto “UESC-Escola consCiência”, aprovado no Edital 008/2009 Inovações Educacionais, uma parceria entre a Secretaria de Edu-cação do Estado da Bahia (SEC-BA), com interveniência do Insti-

tuto Anísio Teixeira (IAT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tinha como objetivo contribuir na institucionalização de quatro projetos de pesquisa e dois de extensão da UESC, em cinco escolas estaduais. Este projeto contou com seis bolsas de Professor-In-vestigador e dez bolsas de Iniciação Científica Júnior, para professores e alunos das escolas, assim como recursos para a melhoria dos laboratórios de Ciências e Informática dessas escolas. Do trabalho colaborativo, surgiu a ideia de socializar os principais resultados.

O projeto “TEIAS da Inclusão: Traçando a Educação Inclusiva e Acessí-vel” trabalhou em parceria com a Escola Rotary Renato Leite da Silvei ra, de Ilhéus, produzindo conhecimentos na área do desenvolvimento huma-no, cognição e aprendizagem de matemática escolar por alunos cegos, surdos e com deficiência intelectual, construindo e adaptando materiais e sequências de ensino visando sua inclusão. Os autores chamam nossa atenção para a consCi ência do processo de inclusão na escola.

O projeto “AVALE – Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Esta-tístico” trabalhou em parceria com o Colégio Estadual Dona Amélia Ama-do, de Itabuna, e com o Colégio Estadual Dr. Flaviano de Jesus Filho, de Camacan, validando as sequências de ensino de Probabili dade e Estatís-tica, na Educação Básica. Seus autores destacam o “Planeta Água” como uma sequência de ensino que possibilita a tomada de consCiência do consumo racional da água; bem como chamam nossa atenção para a importância de aprender a ler o mundo permeado de informações esta-tísticas, assim como dão dicas aos professores para trabalharem o “Trata-mento da Informação” visando à formação para a cidadania.

O projeto “PEA – Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do ensino fundamental no estado da Bahia” sociali-za seus resultados em uma cartilha voltada para os professores dos anos iniciais, visando à tomada de consCiência do ensino da adição e da sub-tração, conceitos fundamentais do conhecimento matemático.

O projeto “PERSAC – Projeto de Estudo das Relações em Sala de Aula

com a presença de Ambientes Computacionais de aprendizagem” trabalhou em parceria com 19 professores de sete escolas da região da UESC, validando as sequências de ensino de Geometria utilizando softwa-res computacionais.

O projeto “Cais consCiência – Aulas experimentais de Química” teve a parceria do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira – CEAMEV, de Ilhéus, que já vinha desenvolvendo o projeto “O lixo na nossa escola”. Suas au-toras nos despertam para o grave problema do lixo, questio nando nossas atitudes e consCiência do problema, bem como dão dicas aos professores de Ciências e Química sobre como podem tra balhar esses conceitos a partir do lixo gerado na própria escola.

O projeto “Caminhão com Ciência – Aulas experimentais de Física” contou com a parceria do Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes, de Ubaitaba, que já vinha implementando experimentos de Física em labo-ratórios não estruturados, utilizando matérias de baixo custo, aguçando a curiosidade e o interesse dos alunos. A este grupo se uniram as profes-soras de Matemática que sistematizaram as informações dos jogos mate-máticos disponíveis no caminhão.

Com a publicação desta coleção, convidamos os professores a se jun-tarem ao nosso grupo, trabalhando com seus alunos as atividades aqui apresentadas, enviando-nos sugestões de como podemos aprimorá-las ou sugerindo outras atividades.

Queremos acreditar que, com essa parceria Universidade-Escola, esta mos contribuindo para consolidar os grupos emergentes na pesquisa sobre o Ensino de Matemática, Estatística e Ciências, criando e fortalecen do a cultura de aulas investigativas, que primem pelo desenvolvimen to da autonomia, do espírito científico e da cidadania, dos alunos e professores das escolas públicas.

Por fim, a partir dessas vivências e experiências da interação da univer-sidade com escolas públicas, acima mencionadas, convidamos as forças atuantes da nossa comunidade para fomentarem e fortalecerem a intera-ção universidade-escola, objetivando uma qualificação da educação das nossas crianças e nossos jovens, contribuindo para um mundo com mais consCiência e mais cidadania. Acreditamos nas perspectivas contidas nes-sa interação, que nos parecem promissoras e ao nosso alcance.

Irene Mauricio CazorlaCoordenadora do UESC-Escola consCiência

APRESENTAÇÃO DA CARTILHA

A água é um recurso natural muito precioso, é a fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos ou onde vivemos, todos de-pendemos dela para viver. Contudo, apesar de sua importância,

continuamos a desperdiçá-la, poluímos os rios, lagos e oceanos, desma-tamos as nascentes, colocando em risco o futuro da humanidade.

Com a preocupação e o agra vamento da falta de água, devemos assu-mir uma nova forma de pensar e agir, mudando nossos hábitos e de-senvolvendo formas de eco nomizá-la.

Podemos e devemos aprender a fechar todas as torneiras e observar se o registro continua a girar, o que é indício de vazamentos. Avisar a nossos pais, professores ou colegas sobre torneiras que pingam, sanitários que vazam ou canos furados, pois todos ajudam a evitar o desperdício. Ati-tudes simples como essas podem contribuir na formação de uma nova forma de agir com responsabilidade.

Nesse sentido, acreditamos que é na escola onde podemos iniciar um grande movimento de tomada de consCiência da importância da água, começando por estudar quanta água consumimos em nossas residências, com nossas famílias. Em que meses consumimos mais água e as razões para tal, a fim de verificar se podemos reduzir nosso consumo para o nível médio ou, ainda, para o nível mínimo. O mesmo podemos fazer na escola.

Esta cartilha tem como objetivo despertar a consCiência da importância da água nas nossas vidas, a partir da análise da conta mensal de seu con-sumo, ao longo de um ano, das famílias dos alunos de nossa classe, de tal forma que eles possam compreender como conceitos e procedimentos estatísticos ajudam na tomada de decisões no cotidiano, contribuindo com a formação para a cidadania.

Essa análise é realizada em dois ambientes de aprendizagem: papel e lá-pis (físico-experimental) e virtual (computacional), utilizando o Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico (AVALE).

Os autores

6

USO CONSCIENTE DA ÁGUA

A Importância da Água

A água é um recurso natural muito precioso que vem cada vez mais sendo estu-

dada nas últimas décadas. O uso racional da água e o combate ao seu desperdício são hoje uma preocupação mundial.

Com a preocupação e o agrava-mento da falta de água, as pes-soas devem assumir uma nova forma de pensar e agir, mudando seus hábitos e desenvolvendo formas de economizar água.

Água é fonte da vida. Não impor-ta quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. Por maior que seja a importância da água, continuamos po-luindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, apenas 0,008% é potável, isto é, própria para o consumo humano. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima, perto da quantidade total de água existente em nossa Terra.

No dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.

Não é por acaso que a água é nossa fonte de vida, pois precisamos dela para quase tudo. Ela se faz presente nos momentos mais essen-ciais para o ser humano:

Fonte: naturavendas.wordpress.com

Planeta água

7

Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lava-mos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc;

Em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos;

Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, lim-par pisos etc.;

Em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia, na piscina ou brincamos com bolinhas de sabão;

Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/

Com isso, fica bem claro o quan-to a água é importante! É como se ela regesse nossas vidas, mas não podemos esquecer que, se ela é tão essencial em nossas vidas, en-tão é preciso preservá-la, pois se faltar, como comeremos, tomare-mos banho etc.?

Coleção UESC-Escola consCiência

8

Origem da escassez da água

A origem da falta de água está associada a vários fatores, como por exemplo:

• Distribuição geográfica desigual.

• Aumento desordenado da população.

• Mau uso do recurso.

• Deterioração de rios, lagos e oceanos etc.

Fonte: www.chegouahora.orgFonte: www.ventosdoleste.com.br

Fonte: conscientizarepreciso.blogspot.com

Planeta água

9

Como economizar água e dinheiro?

No banheiro

• Regule torneiras e descargas.

• Conserte os vazamentos assim que forem notados.

• Feche a torneira enquanto escova os dentes.

• Procure não tomar banho demorado. Cinco minutos no chuveiro são suficientes para um bom banho.

• Não use a privada como lixeira ou cinzeiro. Portanto, não jogue papel higiênico, absorvente, ponta de cigarro, preservativo, gilete, pó de café, restos de comida, cascas de frutas, legumes, óleo e qualquer outro tipo de detrito.

• Nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água.

Na cozinha

• Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.

• Ao lavar a louça, ensaboe tudo o que tem que ser lavado e depois abra a torneira novamente para enxágue.

• Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada.

• Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.

• Na higienização de frutas e legumes, utilize cloro ou água sanitária, de modo geral uma colher para um litro de água, por 15 minutos. Depois coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

Na lavanderia

• Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tan-que. Não lave uma peça por vez.

• Se as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho para remo-ver a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal.

• Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas.

Coleção UESC-Escola consCiência

10

• Reutilize a água do tanque para lavar carros e calçadas ou use, para estes casos, um balde.

No jardim, quintal e calçada

• Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira.

• Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura.

• Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a man-gueira.

Dicas para o uso consciente da água

• Aproveite as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta.

• Acabe com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando gas-ta, em média, 46 litros de água por dia.

• Confira seu relógio de água (o hidrômetro). Faça um teste fechando todas as torneiras, desligando os aparelhos que usam água e não utilizando os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

• Não fique horas lavando a calçada com água potável.

• Se você tem piscina de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento, saiba que ela perde aproximadamente 3.780 litros de água por mês com a evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

• Coloque um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água en-quanto esquenta. Assim, ela pode ser utilizada para outras atividades da casa, como colocar a roupa de molho ou lavar a louça.

• Se enxaguar a boca com um copo d’água, conseguirá economizar aproximadamente 12 litros de água.