apresentação do projeto quem conta um conto

29
ESCOLA IOLANDA PIRES Itabuna, Bahia 2009

Upload: marcia-cristina

Post on 06-Jun-2015

16.665 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Trata-se da apresentação de um dos projetos de intervenção na leitura e escrita dos alunos do CIN - Ciclo da Infância e CPA - Ciclo da Pré- Adolescência (1º ao 6º) anos do Ensino Fundamental

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do projeto quem conta um conto

ESCOLA IOLANDA PIRES

Itabuna, Bahia2009

Page 2: Apresentação do projeto quem conta um conto

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA LEITURA E ESCRITA

“Quem Conta Um Conto ,Aumenta Um Ponto...”

Page 3: Apresentação do projeto quem conta um conto

1. IDENTIFICAÇÃONome da escola: Escola Iolanda PiresLocalização: Rua do cajueiro S/Nº - Bairro: Nova Ferradas – Itabuna –BahiaDireção: Denilda Ferreira da SilvaVice-direção: Telma Maria AraujoCoordenação Pedagógica: Márcia Cristina Pereira CruzDocentes: Elba Carla, Gleice, José Damasceno, Maria Aparecida, Maria Lúcia, Simone, Eliane, Kely Patrícia, Urania Brandão, Vívian Cléa, Elisangela

Page 4: Apresentação do projeto quem conta um conto

2. Tema: “quem conta um conto aumenta um ponto...”

3. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural

4. PROBLEMÁTICA: De acordo com o diagnóstico realizado pelos professores, no 1º e 2º trimestres desse ano, a maioria dos alunos das turmas do CIN, CIR e CPA demonstraram dificuldades na leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.

Page 5: Apresentação do projeto quem conta um conto

5. Fundamentação TeóricaA definição do tema desse projeto para ser desenvolvido em nossa escola se apóia no conhecimento que temos de que o trabalho com a literatura infantil e infanto juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores. Sendo assim, ao propor um trabalho com o gênero literário em sala de aula, apoiamo-nos também nas concepções de alguns estudiosos que afirmam que o trabalho com a Literatura Infantil pode certamente ajudar na valorização da criatividade, da independência e da emoção infantil, o chamado, pensamento crítico e segundo SILVEIRA (1997, p.149), "(…) e com ênfase à criança ativa, participante, não-conformista".

Page 6: Apresentação do projeto quem conta um conto

A Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois "(…) a literatura pode proporcionar fruição, alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa". (SAWULSKI, 2002).Percebemos então que para desenvolver uma proposta voltada para a utilização da literatura infantil na escola é preciso ampliar a nossa percepção de que "(…) Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão". (RCNEI, 1998, p. 144).

Page 7: Apresentação do projeto quem conta um conto

COELHO explica que,"... a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina... e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver". COELHO (2000 p.141).

Page 8: Apresentação do projeto quem conta um conto

Portanto considerando os fundamentos teóricos que embasam o projeto reconhecemos que, o trabalho em sala de aula com Literatura Infantil é importante sob vários aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.

Page 9: Apresentação do projeto quem conta um conto

6. JUSTIFICATIVAA leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história.Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil e infanto - juvenil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.

Page 10: Apresentação do projeto quem conta um conto

7. OBJETIVOS

7. 1. GERAIS: Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;Desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.

Page 11: Apresentação do projeto quem conta um conto

7.2. Objetivos EspecíficosAmpliar o repertório de histórias conhecidas;Familiarizar-se com as histórias;Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita(livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;Contar histórias conhecidas;Realizar leituras orais e silenciosas de histórias; Interpretar histórias lidas;Realizar o estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas;Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;

Page 12: Apresentação do projeto quem conta um conto

Escutar de histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegasMontar histórias ou trechos de histórias (fatiados);Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);Escrever e reescrever histórias;Complementar histórias lacunadas;Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;Dramatizar histórias e contos trabalhados;Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;Participar do Dia D da leitura e contação de histórias, expondo os trabalhos produzidos.

Page 13: Apresentação do projeto quem conta um conto

7. AÇÕES NECESSÁRIAS:Levantamento do acervo bibliográfico da escola;Seleção de literaturas infantil e infanto juvenil;Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;Criação das caixas ou baús da leitura;Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.

Page 14: Apresentação do projeto quem conta um conto

8. METODOLOGIAS

Apresentação do projeto aos professores para articulação de idéias e ações;Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;Contação de historias por professores;Contação de histórias por alunos;Contação de histórias por pessoas da comunidade local;Leituras orais de histórias pelos professores;Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunosInterpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;

Page 15: Apresentação do projeto quem conta um conto

Reescrita de histórias CPA I – matutinoProfessora: Lúcia

Page 16: Apresentação do projeto quem conta um conto
Page 17: Apresentação do projeto quem conta um conto
Page 18: Apresentação do projeto quem conta um conto

Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;Escuta de histórias fonadas;Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);Contação de histórias usando fantoches;Escrita e reescrita de histórias;

Page 19: Apresentação do projeto quem conta um conto

Ilustração com personagens dos contos – CIN III - Urania

Page 20: Apresentação do projeto quem conta um conto

Reescrita de histórias – CIR III - Urania

Page 21: Apresentação do projeto quem conta um conto

Leitura e ilustração de parágrafos dos contos – CIN III - Urania

Page 22: Apresentação do projeto quem conta um conto
Page 23: Apresentação do projeto quem conta um conto

Escrita e reescrita de histórias;Complementação de histórias lacunadas;Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos.

Page 24: Apresentação do projeto quem conta um conto

CONTEÚDOSLeitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuaisLinguagem oral e escrita;Interpretação;Produção escrita;Reflexão de elementos da língua escrita (textos);Estudo do vocabulário;Seqüência lógica: Início , meio e fim;Coerência e coesão textual;Pontuação.

Page 25: Apresentação do projeto quem conta um conto

RECURSOSPortadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil e infanto-juvenil; fantoches; palanquinho; aparelho de Tv e DVD; Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, etc.

Page 26: Apresentação do projeto quem conta um conto

AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

Page 27: Apresentação do projeto quem conta um conto

SÍNTESE/CULMINÂNCIA:A síntese do projeto ocorrerá com a realização do Dia D da leitura e contação de histórias na escola, onde estará acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos contando com a participação da comunidade local.

Page 28: Apresentação do projeto quem conta um conto

BIBLIOGRAFIAAROEIRA, M.; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996, p. 167.

BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.

COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. 159p.

COELHO, N. A história da história. In: RIBEIRO, R. O Patinho Feio. São Paulo: Editora Moderna, 1995.p. 31.

RUFINO, C.; GOMES, W. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na fase da pré-escola. São José dos Campos: Univap, 1999.

SAWULSKI, V. Fruição e / ou aprendizagem através da Literatura Infantil na escola 1.2002< htpp: /www.cce.ufsc.Br/^neitezel/literaturainfantil/verena.htm.>abril 2003.

SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida. In: Cultura, mídia e educação: Educação e Realidade, Rio Grande do Sul: v.22, n.2, jul/dez 1997

Page 29: Apresentação do projeto quem conta um conto

Para refletir:“ Um sonho que se sonha só é

apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto pode ser uma

realidade.”Sonhar é acreditar que os nossos meninos e meninas podem superar as dificuldades e se tornarem leitores e escritores de suas próprias histórias é mais que um sonho. É uma possibilidade sim! (Márcia Cruz)