apresentação - servidores de gerenciamento de arquivos

12
1

Upload: macmarcao

Post on 04-Jul-2015

232 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

1

Page 2: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

INTRODUÇÃOConceitualmente diretório e arquivo são comuns a todos os sistemas operacionais, em um servidor de arquivos ao armazenados diversos tipos de informações como texto, música, imagem, programas, dentre outros. O gerenciamento de tais arquivos é de vital importância independente do sistema utilizado.O propósito de um gerenciador é fornecer uma interface para o usuário,permitindo acessar, apagar, renomear, visualizar, mover, listar ou apenas mostrarinformações sobre os arquivos.Os gerenciadores podem ser de modo texto, que apesar de não chamar muitoatenção são muito poderosos e eficientes, ocupando espaço reduzido namemória e consumindo poucos recursos do sistema. Ou podem ser tambémgerenciadores gráficos, que permitem utilização do mouse e além de umaaparência mais amigável permite uma operação mais intuitiva.

2

Page 3: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

SERVIDOR DE ARQUIVOSUm servidor de arquivos se trata de um computador conectado a uma rede quetem como principal objetivo dispor de um local para armazenamento de arquivoscompartilhados, podendo esses serem acessados por todos os computadoresconectados a rede. O servidor é chamado de Máquina Principal, enquanto osdemais são os Clientes. O servidor é projetado para permitir armazenamento erecuperação de dados onde a computação pesada fica por conta das estações detrabalho pois normalmente os servidores não executam cálculos e nenhum outroprograma em nome dos clientes. Esses servidores são muito utilizados emescolas e escritórios.

3

Page 4: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

MODELOSOs principais propósitos de servidores de arquivo são: backup,

compartilhamento de informações e armazenamento remoto dependendo dotipo de arquivo a ser armazenado, há um modelo mais apropriado de servidor, osprincipais são:Servidor com estrutura de arquivos: Nomeia registros com uma chave única,podendo escrever, ler, juntar, estender, remover, dentre outras operações;Servidor sem estrutura de arquivos: Não á capaz de resolver operaçõescomplexas, somente escrita e leitura;Servidor com hierarquia de arquivos: Modelo mais comum, trata os arquivos emforma de “árvore” podendo possuir a estrutura interna dos arquivos, permitindooperações e transferências complexas.

4

Page 5: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

GERENCIAMENTO DE ATRIBUTOSPelo menos dois atributos devem ser atribuídos e gerenciados pelo servidor, sãoeles: Identificador (ou nome) e o tamanho, assim é possível encontrar o arquivo eidentificar o quanto de memória irá ocupar.Na maioria dos servidores existem ainda outros atributos, formando o que sechama de conjunto ou lista de atributos. A forma de tratamento destes atributostambém varia de acordo com cada servidor. Os atributos mais usados são:de controle de acesso: determina como e quais usuários podem ter acesso aoarquivo;de arquivo oculto: determina se o arquivo é ou não é visível;de qualificações: informa a qualidade do arquivo;de tipo de arquivo: informa o tipo (documento de texto, desenho, música,vídeo,..)

5

Page 6: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

PROTEÇÃO DE ARQUIVOSDe alguma maneira os servidores devem proteger e controlar o acesso aosarquivos, a maneira mais simples, porém menos confiável é permitir que todas asmáquinas da rede tenham acesso, executando todos os pedidos que chegam.Outro método, mais sofisticado e confiável é a proteção baseada emcapacidades, onde há um mapa de indicação de operações permitidas comsenhas para determinado tipo de acesso ou operação.

6

Page 7: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

CONEXÃO ENTRE CLIENTE E SERVIDORA comunicação entre todos os computadores da rede é feita através deprotocolos. O uso de computadores em rede, incluindo a internet, requer umidentificador em cada maquia que a diferencie das demais, assim cadacomputador possui um endereço permitindo que seja encontrado na rede. Oprincipal protocolo de comunicação é denominado TCP/IP (Transmission ControlProtocol/Internet Protocol)

7

Page 8: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

WINDOWS SERVERWindows Server é uma família de sistemas operacionais, baseado na arquiteturaNT direcionada para uso em servidores.GERENCIADOR DE RECURSOS DE SERVIDOR DE ARQUIVOSIntroduzido no sistema operacional Windows Server, o gerenciador de recursosde servidor de arquivos é um conjunto de ferramentas do WS que permite aosadministradores aplicar limites de armazenamento em volumes e pastas, impediros usuários de salvar determinados tipos de arquivos no servidor e gerarrelatórios de armazenamento detalhados. O Gerenciador de Recursos deServidor de Arquivos ajuda os administradores a controlar e monitorar de umlocal central os recursos de armazenamento existentes, e também auxilia noplanejamento e na implementação de futuras alterações na infra-estrutura dearmazenamento.Permite que sejam executados três grupos de tarefas pra gerenciar os recursosde armazenamento em servidores locais ou remotos:Gerenciamento de cotas: permite definir limites de espaço flexíveis ou rígidosem um volume ou em uma árvore de pastas e criação e aplicação de modelos decota com propriedades de cota padrão.Gerenciamento de triagem de arquivos: permite definir regras de filtragem quemonitorem ou bloqueiem tentativas dos usuários de salvar certos tipos dearquivos em um volume ou em uma árvore de pastas e criação e aplicação demodelos de triagem com exclusões de arquivo padrão.Gerenciamento de relatórios de armazenamento: Permite a geração derelatórios internos para controlar o uso de cotas, a atividade de triagem dearquivos e os padrões de uso de armazenamento.

8

Page 9: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

Também é possível aplicar diretivas de cota e de triagem de arquivos quando se aprovisiona uma pasta compartilhada ou através de uma interface de linha de comando.

9

Page 10: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

SAMBAO Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) quepermite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas porcomputadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor dearquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidoresWindows (NT, 2000, XP, Server 2003)CARACTERÍSTICAS DO SAMBAPossibilidade de compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso adeterminados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseadosem sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacional utilizadoé o Linux;Compatibilidade com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me,2000, XP e Server 2003, além de máquinas com o Linux;Todo trabalho é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor noscontroles dos recursos oferecidos. Tanto é que existem empresas o usem como soluçãopara conflitos existentes entre diferentes versões do Windows;Permite que sua configuração seja feita por meio de computadores remotos. Para oscasos mais críticos, o administrador da rede pode até ser notificado de anormalidadespor e-mail (para isso é necessário usar um script específico que busca informações nosarquivos de log e cria um arquivo que pode ser enviado via e-mail);A configuração é feita em um único arquivo: o smb.conf. Esse arquivo geralmente ficalocalizado no diretório de instalação;Pode ser configurado através de interfaces gráficas. Muitos administradores de redeconsideram esse meio mais eficiente do que editar o arquivo smb.conf através de umeditor de textos. O Swat é o meio mais usado para isso. Trata-se de uma ferramenta quepermite a configuração através de navegadores de internet, facilitando, inclusive, oacesso remoto ao arquivo de configuração.

10

Page 11: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

O servidor Samba é um software poderoso e bastante eficiente. Algunsespecialistas no assunto até o consideram mais seguro e confiável que assoluções baseadas no Windows. Sua compreensão não é difícil, mas requer certotempo de aprendizado, pois sua configuração é bastante abrangente paraatender os mais diversos tipos de necessidade.

11

Page 12: Apresentação - Servidores de Gerenciamento de Arquivos

12