apresentação tcc beth pesquisa

33
Universidade Católica de Pelotas - UCPEL Arquitetura e Urbanismo Trabalho Final de graduação I Acadêmica: Elizabeth Gularte Coelho Orientadora: Arq. Laura Zambrano 2012 /01

Upload: elizabeth-gularte-coelho

Post on 08-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Universidade Católica de Pelotas - UCPEL Arquitetura e Urbanismo Trabalho Final de graduação I Acadêmica: Elizabeth Gularte Coelho Orientadora: Arq. Laura Zambrano 2012 /01

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação Tcc beth pesquisa

Universidade Católica de Pelotas - UCPEL Arquitetura e Urbanismo Trabalho Final de graduação I

Acadêmica: Elizabeth Gularte Coelho Orientadora: Arq. Laura Zambrano 2012 /01

Page 2: Apresentação Tcc beth pesquisa

Introdução

Tenho como proposta de intervenção um projeto de restauro para

Estação Férrea e de sua área de abrangência - Largo de Portugal e passarela, com a finalidade de requalificação urbana do local.

Sendo assim, pretendo motivar o turismo para a cidade, agregando o patrimônio material e um elemento de reconhecimento nacional: o doce, que hoje possui classificação de patrimônio imaterial.

Page 3: Apresentação Tcc beth pesquisa

Justificativa A proposta de projeto é criar na Estação Férrea, um memorial que

retratasse a historia da cidade, do doce e de suas tradições e um pequeno centro comercial voltado para a gastronomia local e principalmente o doce.

Apesar do local se encontrar marginalizado e decadente, ainda existe hoje um grande fluxo de pessoas que passam diariamente, seja para se deslocar dentro da cidade como para quem se dirige para outras localidades.

Dessa forma, acredito as pessoas poderão desfrutar mais as belezas que a cidade proporciona, alem de criar, um local agradável e retomando a importância que esta edificação possuía para a cidade.

Page 4: Apresentação Tcc beth pesquisa

Publico alvo Como a Estação Férrea está localizada próxima a um dos acessos da

cidade, meu projeto será destinado aos pelotenses e aos turistas.

Page 5: Apresentação Tcc beth pesquisa

Para que pudesse realizar este projeto, busquei algum conceitos relacionados as atividades que serão prestadas na edificação, são estes:

• Aspectos Patrimoniais / Culturais • Restauro e Revitalização

Page 6: Apresentação Tcc beth pesquisa

Aspectos Culturais: “Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de

um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, entre outros. “

Patrimônio Cultural "constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material ou imaterial, tomados

individualmente ou em conjunto portadores de referência a identidade, á ação, á memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (...)".

Constituição de 1988, no artigo 216.

Page 7: Apresentação Tcc beth pesquisa

Pelotas dispõe de um importante patrimônio cultural, evidenciado nos seus exemplares arquitetônicos remanescentes, herança coletiva de épocas de desenvolvimento econômico, social e cultural. Esses exemplares, juntamente com sua configuração urbana, compõem um rico patrimônio imaterial a ser preservado. Além da riqueza do patrimônio arquitetônico, outros bens também integram o patrimônio cultural imaterial do município, com os doces típicos pelotenses. É possível perceber uma interação da cidade com os doces e a importância que eles representam para a economia da cidade

Page 8: Apresentação Tcc beth pesquisa

As estações ferroviárias no Brasil, Influenciaram no surgimento e crescimento dos

núcleos urbanos, centralizando a vida das povoações. No entanto com o passar dos anos, são numerosas as histórias de abandono e desativação de ferrovias, que com o encerramento da atividade, sobrecarregam o transporte rodoviário. Nos últimos anos, tem sido recorrentes, as solicitações de tombamento de estações ferroviárias e/ou conjunto de edificações ligadas às atividades ferroviárias, como é o caso da Estação Férrea de Pelotas.

Page 9: Apresentação Tcc beth pesquisa

Em varias regiões as Estações Ferroviárias constituem um patrimônio, que em

algumas décadas, se encontra, passando por processos de abandono e destruição e somente permanecem ativas aquelas que se transformaram em estações de trens metropolitanos, além daquelas que são utilizadas para fins culturais, como casa de cultura e memorial.

Shopping Estação – Curitiba PR Estação de Atocha – Madri

Casa da cultura de Canela – Canela RS

Cultural de Canoas – Canoas RS

Ferroviário de Vila Velha (Museu do Vale) – Vila Velha ES

Centro Cultural Estação Mapocho - Santiago

Page 10: Apresentação Tcc beth pesquisa

Restauro e Revitalização Como minha proposta trata-se de uma restauração agregada a uma requalificação urbana, alguns critérios foram levados em conta são estes: Restauração: é um conjunto de atividades que visa restabelecer danos decorrentes do tempo em um bem imóvel ou móvel. Revitalização: no âmbito do planejamento urbano, é a requalificação de áreas abandonadas ou semidestruídas de alguma cidade ou local, que anteriormente impossibilitavam a ocupação residencial ou comercial. Estudos de compatibilidade com o entorno, também foram levados em conta, são estes: Princípios de Reversibilidade; Respeito aos acréscimos; Princípios da autenticidade e durabilidade; Identificabilidade

Page 11: Apresentação Tcc beth pesquisa

Restauro e Revitalização

As cartas patrimoniais estabelecem critérios para as intervenções de bens tombados ou inventariados. Como parâmetro para minha intervenção utilizarei: • A Carta de Restauro (1972); • A Carta de Veneza(1964); • A Recomendação de Nairóbi (1976); • A Carta de Florença (1981); • A Carta de Cracóvia (2000).

Page 12: Apresentação Tcc beth pesquisa

Endereço: Encontro das Ruas Marcilio Dias e Dom Pedro II, na Praça Rio Branco, n° 7 - Pelotas RS. Área do terreno (utilizada para projeto): 3.578,22 m². Dimensões: Norte 67,24 m; Sul 66,39 m; Leste 66,13 m; Oeste 53,86 m.

Page 13: Apresentação Tcc beth pesquisa

A preservação desse espaço justifica-se pelo seu valor histórico. A partir da década de 80, a Estação Férrea passou a ser entregue a destruição natural devido o tempo e também a atos de vandalismo. A praça do seu entorno hoje serve como terminal rodoviário, impedindo a visualização do prédio. Pretendo através desse projeto, propor a requalificação da Estação Férrea, retomando seus valores como objeto de importância histórica e cultural da cidade de Pelotas, mas, voltado a um uso que traga movimento e dinamismo para a área.

Page 14: Apresentação Tcc beth pesquisa

Devido a sua localização privilegiada na malha urbana, servindo de ligação entre os bairros Simões Lopes e o Centro, a área ocupada pela Estação Férrea, possui um potencial para polo de cultura e lazer, aproveitando a estrutura existente e podendo caracterizar-se como um parque urbano.

Page 15: Apresentação Tcc beth pesquisa

Existe algumas legislações que foram analisadas no projeto, são estas: Macro região administrativa: Fragata Micro região administrativa: Bairro Simões Lopes Taxa de ocupação(T.O): Conforme: 66,6%; Permissível: 50% Normas estabelecidas pelo III Plano Diretor : Zrl Altura: 12 metros ou 4 pavimentos. Recuos Ajardinamento: 4 metros Frontal: isento Lateral: mínimo 2,5 metros ou L/4 Fundos: mínimo 2,5 metros P/10 h>7 metros A estação férrea se encontra localizada dentro de áreas de proteção que estabelecem parâmetros para intervenção e revitalização, são estes: •Zona de preservação do patrimônio cultural - Lei 4568/00 • V - FEIC (Focos de interesse cultural) - Estação férrea • Decreto Lei n° 25/1937: Art. 1º • ZPPC 2 • Lei municipal nº 4.315: O prédio da Estação Férrea de Pelotas foi tombado no dia 22 de Setembro de 1998 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE)

Conforme as normas citadas a cima ( 3°Plano Diretor e Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Pelotas) o projeto tem como base potencialização do Bairro Simões Lopes como um Centro de Cultura Popular, complementando a idéia de enfatizar os acessos ao centro histórico de Pelotas, integrando assim o espaço urbano com a Viação Férrea.

Page 16: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Usos do solo / Relação edifício-lote, tipo de espaço urbano configurado (Figura-Fundo) / Parcelamento do solo.

Page 17: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Usos do solo / Relação edifício-lote, tipo de espaço urbano configurado (Figura-Fundo) / Parcelamento do solo.

Page 18: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Vias e Circulação / Infraestrutura das vias / Transporte coletivo.

Page 19: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Elementos e Edifícios de destaque / Pontos de destaque:

Castelo Simões Lopes Prédio do IBGE

Supermercado Guanabara

Campus do If Sul- Rio-grandense

Engenho Santa Inacia

Page 20: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Imóveis Tombados ou Inventariados

Page 21: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Esquemas Verticais do Entorno

Page 22: Apresentação Tcc beth pesquisa
Page 23: Apresentação Tcc beth pesquisa

Ordem Cronológica dos acontecimentos até o estado atual da Estação Férrea.

Page 24: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Categoria / Tipologia / Material / Técnica construtiva •Cobertura / Telhamento / Nº de Águas / Piso

Page 25: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: • Tipologia do vãos / Detalhes / Elementos decorativos / Cor Básica

Page 26: Apresentação Tcc beth pesquisa

Alguns pontos que foram analisados neste projeto foram: •Simetria / Base / Coroamento / Ritmo dos elementos verticais / Cheios e Vazios

Page 27: Apresentação Tcc beth pesquisa

Patologias apresentadas: •Todos os forros de madeira necessitam de substituição total, os que ainda existem estão completamente apodrecidos. •As infiltrações, em sua grande maioria, são provenientes da má conservação da cobertura do edifício. •A estrutura de entrepiso, em muitas partes esta comprometida, a degradação é provenientes de cupins, fogo e umidade. •As paredes de vedação e estrutural estão em boas condições, apenas necessitam de reparos, nenhuma patologia que comprometa a estrutura do edifício. •A rachadura que a plataforma de embarque apresenta, é bem relevante, pois apresenta cerca de 3 a 4cm de afastamento ao longo de toda a plataforma.

Page 28: Apresentação Tcc beth pesquisa

Para atender as necessidades da proposta do projeto, foi previsto um espaço de usos múltiplos, para melhor organização. Dessa forma, esses usos foram agrupados em três categorias - comercial, cultural e áreas de lazer

Page 29: Apresentação Tcc beth pesquisa
Page 30: Apresentação Tcc beth pesquisa

Local Ambiente Qtde Mobiliario Area m² (aprox.) Total

Hall 1 Bancos /Poltronas 97,23 97,23

Memorial 1 Estantes /Mesas / Expositores, 162,49 162,49

Bilheteria 1 Mesas / Cadeiras / Computadores 17 17

Informações 1 Mesas / Cadeiras / Armarios / Computadores 20,3 20,3

Pavimento térreo Sanitarios 2 Pia/ Bacia sanitaria / Espelhos 22,62 45,24

Estação Ferrea Serviços (deposito e vestiario) 1 Armarios / Pia / Bacia sanitaria / Bancos 22,62 22,62

Copa 1 Geladeira / Fogão / Forno microndas / Pia 7,66 7,66

Segurança 1 Monitoramento (cameras) / Mesas / Cadeiras 9,55 9,55

Reçepção 1 Mesas / Cadeiras / Armarios / Computadores 9,75 9,75

Almoxarifado 1 Armarios / Estantes 10,5 10,5

Diretoria 1 Mesa / Cadeira / Armario / Computadores 9,7 9,7

Adaptando a necessidade da proposta do projeto. Não consideram circulação e escada. Subtotal: 412

obs: As areas da Estação ferrea foram propostas com base no levantamento da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult)

PRÉ - DIMENSIONAMENTO "DOCE ESTAÇÃO"

Local Ambiente Qtde Mobiliario Area m² (aprox.) Total

Hall - acesso ao segundo 1 Bancos /Poltronas 97,23 97,23

Pavimento Superior Terraços 2 Bancos 72,91 145,89

Estação Ferrea Bar - café 1 70 70

Sanitarios 2 Pia/ Bacia sanitaria / Espelhos 20 40

Centro de convençoes 1 Cadeirras / Mesa / Datashow / Placo 70,5 70,5

Subtotal: 423,6

obs: As areas da Estação ferrea foram propostas com base no levantamento da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult)

Adaptando a necessidade da proposta do projeto. Não consideram circulação e escada.

Page 31: Apresentação Tcc beth pesquisa

Local Ambiente Qtde Mobiliario Area m² (aprox.) Total

Hall / Estar 1 Bancos 70 70

Lojas (suvenirs, malharias) 20 Gondolas e ilhas/ Mostruarios / Prateleiras/ Balcoes /Cadeiras 30,5 610

Informações 1 Mesas / Cadeiras / Armarios / Computadores 17 17

Pavimento Térreo Sanitarios 2 Pia/ Bacia sanitaria / Espelhos 20 40

Anexo Segurança 1 Monitoramento (cameras) / Mesas / Cadeiras 9,55 9,55

Deposito de gás 1 Cilindros de Gás GLP 4 4

Desposito de Lixo 1 Toneis (lixeiras) 5 5

Gerador 1 Gerdor / Casa de maquinas 5 5

Subtotal: 760,6

Areas baseadas nos livros Manual do Arquiteto

Local Ambiente Qtde Mobiliario Area m² (aprox.) Total

Praça de alimentação (mezanino) 1 Mesas / Cadeiras / Bancos 100 100

Pavimento Térreo Lojas (docerias) 10 Mostruarios / Prateleiras / Balcões / Cadeiras / Frezzer / Geladeira 30,5 305

Sanitarios 2 Pia/ Bacia sanitaria / Espelhos 20 40

Areas baseadas nos livros Manual do Arquiteto

Subtotal: 445

Total Edificado 2041,2

20 % circulação 408

2449

Segundo o Código de obras da cidade de Pelotas, o calculo de lotação baseado na área total construída, enquadra-se: Lotação - circulação horizontal em galerias e centros comerciais - 5m²/pessoa. Capacidade total - 490 pessoas. Com relação as vagas para carro o código de obras da cidade de Pelotas, estabelece segundo a atividade Galeria, Feiras e Exposições e Centro Comercial ou Shopping Center - 1 vaga para cada 50m² de área construída - 50 vagas.

Page 32: Apresentação Tcc beth pesquisa
Page 33: Apresentação Tcc beth pesquisa

A intervenção que será realizada propõe um novo uso ao prédio seguindo os critérios de restauração, que determinam a conservação das fachadas e da volumetria, mas que possibilitam uma reorganização estrutural interna, fazendo com que a edificação antiga se adapte plenamente ao novo uso proposto e se integre de forma harmônica ao anexo edificado, respeitando os critérios de intervenção em edificações tombadas. A idéia central do projeto será integrar o meio externo com o interno, transformando em um único elemento, dessa maneira busco por utilizar materiais leves e permeáveis que me auxiliem nesta proposta. A proposta deste projeto visa uma completa integração do conjunto com o entorno, desenvolvendo um projeto voltado não apenas para os turistas mas para a população da cidade de Pelotas que poderá utilizar o espaço para os mais diversos fins, além de servir de conector entre as cidades vizinhas através do projeto já existente da implantação de trens metropolitanos.