apreset no bullying

37
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ESCOLA ESTADUAL ODETEIGNÊZ RESSTEL VILLAS BÔAS-NIOAQUE/MS-2011 DISCIPLINA:LÍNGUA INGLESA –6º AO 9ºENSINOFUND. /1ºC- ENSINO MÉDIO E EJA 1ª FASE E 2ª FASE TURNO:MAT./VESP./NOT. PROFESSORAS:ANA MARIA J.RAMIRES E DULCEMEIRE V. N. LIMA PROJECT: NO BULLYING

Upload: dulcemeire

Post on 09-Jul-2015

792 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apreset  no  bullying

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SULSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃOCOORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

ESCOLA ESTADUAL ODETEIGNÊZ RESSTEL VILLAS BÔAS-NIOAQUE/MS-2011 DISCIPLINA:LÍNGUA INGLESA –6º AO 9ºENSINOFUND. /1ºC- ENSINO MÉDIO E EJA 1ª FASE E 2ª FASE TURNO:MAT./VESP./NOT. PROFESSORAS:ANA MARIA J.RAMIRES E DULCEMEIRE V. N. LIMA

PROJECT: NO BULLYING

Page 2: Apreset  no  bullying

APRESENTAÇÃO

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), uma educação em valores se ocuparáem promover entre os alunos a vivência da cidadania e da participação, sustentadas pelo conhecimento de regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade. Podemos observar à nossa volta osProblemas que tem acontecido nas escolas e na sociedade de um modo geral. O Bullying é um Problema social de indisciplina e falta de respeito que atinge cidadãos alunos de todo país sendo estes crianças; adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e está presente em todas as escolas do país edo mundo. O conhecimento da Constituição Brasileira fundamenta, o desenvolvimento da atitudeDesvalorização da justiça para com todas as pessoas e o respeito aos direitos individuais, políticos,sociais e culturais. Além da Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a DeclaraçãoUniversal dos Direitos da Pessoa Humana precisam ser claras e conhecidas por todos visando buscar melhorias de convivência dentro do ambiente escolar. As transformações sociais e econômicas que vêmocorrendo de forma acelerada requerem a formação do cidadão para conviver com a complexidade domundo moderno. Compete à Educação acompanhar o desenvolvimento do país e esse adequar as suasexigências, para exercer sua função primordial de preparar o aluno para a vida.

Page 3: Apreset  no  bullying

JUSTIFICATIVA Segundo Fante ( 2005), as práticas de Bullying apresentam determinadas

características, como comportamentos deliberados e danosos, produzidos de forma repetitiva um período prolongado de tempo contra uma mesma pessoa; mostra uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima; não há motivos evidentes; acontece de forma direta, por meio de agressões físicas e verbais, e de forma indireta, por meio de agressões morais e Psicológicas, caracterizando- se pela disseminação de rumores que visam à discriminação, ao preconceito e à exclusão.

As práticas de violência, discriminação e preconceito vivenciadas pelos alunos na Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas em seu cotidiano tem se apresentado como um grande desafio para os professores, equipe gestora e comunidade escolar. Percebendo que os alunos estão descumprindo as regras do Regimento Escolar, resolvemos trabalhar o projeto Bullying na disciplina de Língua Inglesa buscando melhoria na convivência escolar evitando tais práticas agressivas, que muitas vezes podem acarretar dificuldades de aprendizagens e desencadear traumas ao longo da vida. Portanto, é necessário resgatar conceitos e valores, visando à mudança no comportamento desses alunos. Este é o nosso compromisso enquanto educadoras, buscar alternativas que visem às melhorias na qualidade do ensino.

Page 4: Apreset  no  bullying

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully, que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também tem valor de adjetivo, com o significado de “valentão” e/ou “tirano”. Não há tradução para a palavra bullying na língua portuguesa, mas de maneira geral, ela está associada a ações como colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, etc.

“A educação moderna está em crise, porque não é humanizada, separa o pensador do conhecimento, o professor da matéria, o aluno da escola, enfim, separa o sujeito da aprendizagem. Ela tem gerado jovens lógicos, que sabem lidar com números, máquinas, mas não com dificuldades, conflitos, contradições e desafios” (Cury, 2003. p. 139)

Page 5: Apreset  no  bullying

OBJETIVO GERAL

Este projeto tem o objetivo reconhecer a importância do respeito e da amizade em nossas vidas, valorizar o ser humano pelas suas qualidades e incentivá-los a aprender que é possível conviver com as diferenças favorecendo o entendimento do fenômeno Bullying em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010, por toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários administrativos e moradores da região) e reduzir o índice de violência na Escola Estadual Odete Ignêz R. V. Bôas.

Page 6: Apreset  no  bullying

OBJETIVOS ESPECÍFICOS-Resgatar valores que estão sendo perdidos pela falta de amor, respeito e diálogo.

-Incentivar os alunos a importância da boa convivência no ambiente escolar.

-Reconhecer que somos diferentes, e que devemos aprender a respeitar as diferenças do

próximo.

-Melhorar a convivência na sala respeitando as regras e dinâmicas para perceberem

algumas atitudes que causam a indisciplina.

-Buscar através da leitura a autoestima dos alunos.

-Discernir a importância do respeito, e porque devemos tratar bem os nossos colegas no

ambiente escolar.

-Conscientizar sobre a gravidade do BULLYNG.

-Aprimorar sua conduta colocando-se no lugar do outro na situação de conflito;

-Reconhecer valores individuais em terceiros fortalecendo assim laços de amizades;

Page 7: Apreset  no  bullying

ESTRATÉGIAS E RECURSOS

A abordagem comunicativa permite que o professor utilize no projeto, revistas, jornais, livro didático, vídeos, desenhos, pinturas, computador, Internet, som, jogos, canetinhas, cartazes, giz , lousa etc. Utilizando todos esses recursos de maneira criteriosa, tendo em vista seu objetivo específico a ser alcançado.

As aulas devem ser organizadas e dividas em momentos que requerem atividades diferentes. Logo em seguida a introdução do tema da aula, textos diversos, pesquisas, confecção de cartazes, músicas, reportagens e dramatização, filme, diálogos, organização de mural, palestras e relatórios. O desenvolvimento do tema requer atividades dinâmicas desenvolvidas para atender as necessidades de cada grupo.

Recursos Tecnológicos; Máquina digital; Sala de Tecnologia (word/ power point/ internet); Projetor de Multimídias; aparelho de som e microfone.

Page 8: Apreset  no  bullying

DESENVOLVIMENTO

O Projeto acontecerá no decorrer do segundo bimestre, os alunos realizarão pesquisas referentes ao Bullying utilizando a sala de tecnologia da escola e cada grupo irá desenvolver o trabalho criando slides com textos diversos e leituras de frases em inglês. As pesquisas serão voltadas para o tema. Diga não ao bullying, respeitando sempre as diferenças e algumas turmas irão confeccionar cartazes com frases para auto reflexão. Será oferecido palestras para orientar os alunos a não praticar o bullying e o que pode acontecer quando a lei for descumprida. Acontecerá uma apresentação teatral, músicas e dramatizações.-Compreensão do diálogo do que é o Bullying, a importância do respeito próprio e ao próximo.-Conceito, reflexão e dramatização das atividades que desenvolva a sensibilidade do aluno.-Assistir filme sobre o tema e comentá-lo.-Desenvolver atividades com jogos, poesias e mensagens.

Page 9: Apreset  no  bullying

AVALIAÇÃO:A avaliação tem por meta o ajuste e a orientação para a intervenção pedagógica,

visando a aprendizagem da melhor forma para o aluno. É um elemento de reflexão contínua para os professores sobre sua prática educativa e um instrumento para que o aluno possa tomar consciência de seu progresso, dificuldades e possibilidades. De acordo com o objetivo do projeto NO BULLYING , resgate dos valores presentes nas relações de amizade.

CULMINÂNCIA:

Ao termino do bimestre haverá uma exposição do material coletado com fotos e cartazes no mural da escola. Palestras, teatro e musicas envolvendo o tema abordado. Haverá também a postagem no blog da escola.

Page 10: Apreset  no  bullying

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• In: _____. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Temas Transversais - Brasília: MEC/SEF, 1998.

• FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas, SP: Versus Editora, 2005.

• FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

• BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, 2003.

• BRASIL. Presidência da República Federativa. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Casa Civil, 1988.

• MORAN, J. M. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998.

Page 11: Apreset  no  bullying

• http://eeodeteignes.blogspot.com/p/regimento-escolar.html• Regimento Escolar: Odete Ignêz Resstel Villas Bôas

• CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. 19ª ed. Rio de Janeiro: sextante, 2003.

• http://www.webartigos.com/articles/13511/1/A-Afetividade-nas-Relacoes-Escolares/pagina1.html#ixzz1NESsnCTq

• A brincadeira que não tem graça – Disponível em:

• http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/default.asp, acessado em 06.11.05.• “Bullying”: uma violência psicológica não só contra crianças – Disponível em:

• http://www.espacoacademico.com.br/043/43lima.htm, acessado em 06.11.05.• Como lidar com brincadeiras que machucam a alma – Disponível em:

revistaescola.abril.com.br/edicoes/0178/aberto/bullying.shtml, acessado em 16.11.05.

Page 12: Apreset  no  bullying

PALESTRA NA ESCOLA ESTADUAL ODETE IGNÊZ RESSTEL VILLAS BÔAS- NIOAQUE/MS 04 DE JULHO DE 2011.

PROMOTORA DE JUSTIÇA SUBSTITUTA DRª FERNANDA ROTTILI DIAS

DIRETOR PAULO EDUARDO DE SOUZA NETO

Page 13: Apreset  no  bullying
Page 14: Apreset  no  bullying
Page 15: Apreset  no  bullying
Page 16: Apreset  no  bullying
Page 17: Apreset  no  bullying
Page 18: Apreset  no  bullying

PROJECT: N O BU LLYING - APRESENTA Õ ESÇ

Page 19: Apreset  no  bullying
Page 20: Apreset  no  bullying
Page 21: Apreset  no  bullying

Vice Diretora Tânia Maria dos Santos Freitas

Page 22: Apreset  no  bullying
Page 23: Apreset  no  bullying
Page 24: Apreset  no  bullying
Page 25: Apreset  no  bullying
Page 26: Apreset  no  bullying
Page 27: Apreset  no  bullying
Page 28: Apreset  no  bullying
Page 29: Apreset  no  bullying
Page 30: Apreset  no  bullying
Page 31: Apreset  no  bullying
Page 32: Apreset  no  bullying
Page 33: Apreset  no  bullying
Page 34: Apreset  no  bullying
Page 35: Apreset  no  bullying
Page 36: Apreset  no  bullying

PESQUISAS

Page 37: Apreset  no  bullying

“Violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade". Mahatma Gandhi

“Mostra que é forte aquele que sabe dialogar, ao invés de partir para a violência. Fuja da violência, plante a PAZ...”.(Mahatma Gandhi).

AgrAdecemos A todos que pArticipArAm deste projeto.

Pro f . ª s : DULCEMEIRE V. N. L IMA E ANA MARIA J . RAMIRES