argiloterapia

12
Argiloter apia A Argiloterapia, também conhecida como Geoterapia é a utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica. A argila é formada a partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente, que, ao longo dos séculos, acumula minerais, como ferro, silício, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros. As argilas são um silicato minimizado, ou silicato de alumínio e diversos oligoelementos. Entre os minerais encontrados se destaca o silício, segundo elemento mais abundante na natureza. Sua carência produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso a argila é também utilizada para finalidades estéticas. As propriedades da argila variam conforme sua composição. Em geral, são ativadoras da microcirculação periférica, absorventes, antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras, bactericidas etc. Tais porpriedades conferem à argila ações terapêuticas práticas, tais como: retardo do envelhecimento; alívio da tensão,fadiga muscular, insônia e má circulação; eliminação de toxinas, entre outras. As principais formas de utilização da argila para fins terapêuticos são a máscara, o cataplasma e as

Upload: lucy-moreira

Post on 02-Aug-2015

71 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: ARGILOTERAPIA

Argiloterapia

    

      A Argiloterapia, também conhecida como Geoterapia é a utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica. A argila é formada a partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente, que, ao longo dos séculos, acumula minerais, como ferro, silício, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros. As argilas são um silicato minimizado, ou silicato de alumínio e diversos oligoelementos. Entre os minerais encontrados se destaca o silício, segundo elemento mais abundante na natureza. Sua carência produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso a argila é também utilizada para finalidades estéticas.

      As propriedades da argila variam conforme sua composição. Em

geral, são ativadoras da microcirculação periférica, absorventes,

antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes,

descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras,

bactericidas etc. Tais porpriedades conferem à argila ações

terapêuticas práticas, tais como: retardo do envelhecimento; alívio da

tensão,fadiga muscular, insônia e má circulação; eliminação de

toxinas, entre outras.

      As principais formas de utilização da argila para fins terapêuticos

são a máscara, o cataplasma e as compressas. A máscara pode ser

aplicada diretamente sobre a pele - preferencialmente com água

morna -  e retirada após a secagem da argila. O cataplasma , também

depositado direto sobre a pele, deve ser feito preferencialmente com

água fria e deixado por cerca de 1 hora e a compressa pode ser fria

ou quente e não é utilizada diretamente na pele.

Page 2: ARGILOTERAPIA

Pode ser utilizada em diversas partes do corpo:

no rosto para balancear a oleosidade da pele, hidratá-la e

rejuvenescê-la;

em edemas e ferimentos não-expostos para cicatrizar (p. ex.:

psoríase, acne, rosácea);

em dores musculares e articulares para analgesia local;

em terapias capilares;

 

      A argila não possui contra-indicação, porém há restrição com

relação ao seu uso no ventre das mulheres grávidas por causa de sua

ação estimulante e ativadora da circulação.

Os efeitos podem ainda ser potencializados adicionando-se algumas

gotas de óleos essenciais à argila. 

 

Veja abaixo as diferentes propriedade existentes em cada tipo de

argila (fonte: Portal da Educa ção ):

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o

interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e

regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.

ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos.

Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a

uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito:

revitalizador.

ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos.

Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a

Page 3: ARGILOTERAPIA

microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis,

com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta

em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além

do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e

hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e

desintoxicante.

ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e

titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da

circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e

revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e

titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da

circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular.

Efeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

 ArgiloterapiaA argiloterapia é a terapia que utiliza as propriedades minerais das argilas para o tratamento estético da pele.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Julia Nunes A capacidade de um profissional do segmento estético em alcançar resultados favoráveis em seus procedimentos está intimamente ligada à sua relação com a Natureza. Seu poder está intimamente relacionado ao conhecimento que ele possui dos recursos por ela oferecidos para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibra ou qualquer outra ação que se proponha.

As máscaras são poderosas auxiliares nos tratamentos estéticos. Elas reforçam e resolvem todo o tipo de problemas em poucos minutos, principalmente pelo poder e concentração de seus elementos, que funcionam como um verdadeiro tratamento de choque, simples, mas extremamente eficiente.

Ampliando o poder das argilas, os óleos essenciais integram uma sinergia perfeita que completa as ações dos minerais encontrados nas argilas. Os óleos essenciais são substâncias encontradas sob forma líquida ou sólida nas folhas, caules, frutos, raízes ou casca de vegetais, possuindo propriedades específicas que beneficiam a pele e complementam o tratamento. Para que o uso das máscaras de argilas seja potencializado, faz-se necessário o domínio de informações básicas sobre os produtos a serem utilizados e os procedimentos básicos que os acompanham:

Page 4: ARGILOTERAPIA

O que é argila?

É um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício - segundo elemento mais abundante na natureza. As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações. Como, por exemplo, o Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, e Ferro. Porém, as diversas constituições das argilas não modificam suas principais atuações, promovendo a ação absorvente, cicatrizante e antisséptica. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.

Quais são as argilas e suas diferentes composições?

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.

ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: anti-inflamatório e cicatrizante.

ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Como criar tratamentos faciais com argilas?

Você pode criar diversos tratamentos individualizados de argiloterapia, de acordo com o tipo de pele ou o problema estético. Mas não faça dessas sugestões seu único referencial. Experimente e crie novas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias como uma referência inicial. Depois é só procurar conhecer as propriedades dos óleos essenciais e aplicá-los conforme as indicações.

É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes.

Os carreadores em gel atendem as peles oleosas ou acneicas. Já os que estão em forma de creme, são bastante recomendáveis que sejam formulados com óleo vegetal e não com óleo mineral, para que não dificulte a penetrabilidade dos óleos essenciais, além de evitar as formulações dos cosméticos que contenham perfumes, para não interferir na associação com óleos essenciais.

Qual a melhor máscara para cada caso?

São as máscaras hidratantes, à base de agentes emolientes e umectantes que atraem a água à superfície da epiderme tais com os óleos vegetais e essenciais.

As máscaras faciais de argila, em argiloterapia, servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, por meio da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.

No entanto, é importante que se utilize argila de boa procedência, dissolvida em água mineral ou destilada ou associada ao gel neutro.

Como usá-las?

Antes de realizar a argiloterapia na face, de aplicar uma máscara, faça uma higienização na pele, para facilitar a

Page 5: ARGILOTERAPIA

atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Salvo indicação em contrário, evite aplicar na área do contorno dos olhos.

As argilas preparadas com gel neutro e óleos essenciais não necessitam de acréscimo de água. Coloque até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro e misture com 20 g de argila.Misture bem e aplique como uma máscara cremosa.

Dessa forma os óleos essenciais compõem uma forma bem diversificada de criar diferentes tipos de máscaras.

A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes. Uma máscara hidratante, por exemplo, pode ser aplicada na sequência de uma clareadora.

Vejamos alguns exemplos:

Para peles oleosas e combinadas.

Para peles acneicas acrescente, 2 gotas de tea tree.

Máscara de ARGILA VERDE com Óleo Essencial (O. E.) de hortelã-pimenta - 1 gota, com O . E. de cipreste- 2 gotas.

Ação: Máscara adstringente e refrescante que combina a micro esfoliação da argila verde com o efeito tensor e adstringente do óleo essencial de cipreste, para promover tonicidade e maciez à pele, bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta. Promove uma suave sensação de frescor. Auxilia no controle da oleosidade.

Para peles sensíveis, desidratadas e manchadas.

Máscara de ARGILA BRANCA com O . E. de lavanda - 2 gotas, com O . E. de palmarosa - 1 gota.

Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argila branca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e palma rosa, para promover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.

Para peles envelhecidas e cansadas.

Máscara de ARGILA PRETA com O . E. de copaíba - 2 gotas, com O . E. de gengibre- 1 gota.

Máscara regeneradora e nutritiva para peles cansadas e desvitalizadas que combina, de forma sinérgica, o efeito estimulante do gengibre com a ação regenerativa e hidratante da copaíba, potencializado pela renovação celular promovida pela ação esfoliante da argila.

Para todo tipo de pele inflamada.

Máscara de ARGILA CINZA com O . E. de gerânio - 1 gota, com O . E. de tea tree (melaleuca) - 2 gotas e lavanda 1 gota.

Máscara cicatrizante e anti-inflamatória, produzida pela argila com a ação dos óleos essenciais de gerânio e lavanda, que ajudam a equilibrar as peles com acne de origem hormonal, por tensão ou estresse.

Para peles mistas e desvitalizadas.

Máscara de ARGILA MARROM com óleo essencial de laranja - 1 gota e O. E. de mirra.- 1gota, O. E. de lavanda - 1 gota.

Máscara esfoliante e nutritiva, que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de mirra e laranja. Ajuda no tratamento de rugas finas, peles manchadas e desvitalizadas.

Para peles oleosa e asfixiada.

Máscara de ARGILA AMARELA com óleo essencial de cipreste - 1 gota e O. E. de copaíba.- 1gota, O. E. de lavanda - 1 gota .

Máscara revitalizante e adstringente que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de cipreste e copaíba. Ajuda no tratamento de peles desvitalizadas e com rugas finas, com poros dilatados.

Page 6: ARGILOTERAPIA

Como usar argila em uma sequência de tratamento de acne?

Esfoliante suave: (Somente para acne grau 1, nos demais não fazer a esfoliação).

Aplicar suavemente 5 ml de óleo vegetal de calêndula com 1gota de OE de limão.

Aplicar em seguida cerca de 30g de argila verde ou branca diluída em água mineral.

Deixar agir por cinco minutos. Remover fazendo uma leve esfoliação.

Emoliência:

Pode ser usado óleo de eucalipto, lavanda ou alecrim durante a aplicação do vapor. Os fabricantes costumam ter um recipiente próprio para esta etapa. Não coloque óleo diretamente na água, pois óleos essenciais não são solúveis em água.

Extração:

Proceda como o indicado em cada caso.

O óleo de tea tree pode ser usado como bactericida e hemostático. Tome o cuidado de fazer o teste de sensibilidade. Ele poderá ser usado logo após a extração, puro, com um cotonete, um a um. Não use desta forma caso as lesões sejam em grande quantidade.

Máscara facial finalizadora:

Indicação dos óleos para cada caso:

a) Peles sensíveis - 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de camomila

b) Peles edemaciadas e inflamadas - 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de gerânio.

c) Peles seborreicas - 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de cedro

d) Peles congestionadas - 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de cedro

Modo de aplicação:

Aplicar uma camada espessa em todo o rosto e colo sobre uma gaze embebida em spray aromático de lavanda. Deixar agir por 10 minutos. Remover a máscara utilizando o spray de lavanda. Finalizar removendo o excesso com algodão molhado.

Spray aromático finalizador:

Spray aromático de lavanda ou qualquer outro óleo essencial indicado.

Para preparar um volume de 100ml, Diluia até 10 gotas de OE. em 10 ml de álcool de cereais, depois acrescente 90 ml de água destilada. Manutenção:

Lavar o rosto com sabonete indicado, aplicar em seguida o spray de lavanda. Deixa secar naturalmente.

Sobre as pápulas e pústulas aplicar com cotonete uma gota de OE de tea tree, uma vez ao dia até secar.

Em peles sensíveis é importante fazer um teste de sensibilidade antes de usar

Trabalhar com argilas no segmento estético pode parecer para muitos uma grande novidade, mas não podemos perder de vista que há registros milenares apontando o uso de máscaras de argila como prática terapêutica, podendo citar a civilização egípcia, que gerou grandes contribuições na área da Aromaterapia. Muito do que sabemos advém de um exercício de resgate dessa fantástica cultura.

Cabe a nós continuarmos estudando, pesquisando, divulgando e nos aprimorando cada vez mais, não nos satisfazendo

Page 7: ARGILOTERAPIA

com o que nos é dado "pronto". A partir do conhecimento adquirido, exercitar a intuição, integrando as experiências práticas, desenvolvendo estudos de casos e formatando novos protocolos. Assim, estaremos contribuindo para a evolução da Estética.  *

Tags: Argiloterapia, argila, máscara facial.

A argiloterapia é um tratamento indicado para cabelos que precisam de tonificação, estimulação do couro cabeludo e limpeza. O tratamento controla a oleosidade excessiva e a queda dos fios.

Quando a argila é aplicada na raiz dos cabelos, ela proporciona uma espécie de 'peeling capilar', pois remove as células mortas, libera as toxinas do organismo, ativa a circulação do couro cabeludo e absorve as impurezas e resíduos. Ela possui ainda ações bactericidas, regeneradoras, antiinflamatórias e anti-sépticas.

O tratamento da argiloterapia dura de 10 a 12 sessões, com intervalos semanais. A partir da terceira sessão os resultados começam a aparecer, demonstrando que os cabelos ficam revigorados. Por ser rica em sais minerais, a argila também é utilizada para os casos de caspa, seborréia e queda, devido a sua ação cicatrizante e por promover o equilíbrio das funções orgânicas.

Terapia com Argila (Geoterapia)

Autoria: Raquel Frota

Para utilizar nossos textos, solicitamos a gentileza de citar a fonte e autor.

A energia da terra a serviço da vida

A palavra geoterapia vem do grego onde Geo = terra, e Terapia, que está relacionada a tratamento. Dessa forma, a Geoterapia é uma terapia natural que se utiliza das propriedades medicinais da terra e do barro, gerando assim um equilíbrio corporal, restabelecendo e recuperando a saúde. A geoterapia pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.

A utilização da argila é milenar, está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos. Iniciou-se quando o homem primitivo, através da observação de alguns animais, precebeu que estes buscavam na lama e na argila a cura para alguns de seus males, como o alívio de dores, lesões, feridase até problemas estomacais. Até hoje muitos animais deitam-se na terra ou na lama quando estão com alguma disfunção ou doença.

Temos relatos históricos do uso da argila por várias antigas civilizações: árabes, chineses, assírios, babilônios, egípcios e hindus.

E muitos nomes como Hipócrates, médico grego considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como

Page 8: ARGILOTERAPIA

usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno além de cientistas e filósofos como Plínio, Paracelso, Aristóteles e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a argila, sozinha ou associada a outros elementos.

A argila é um instrumento da natureza, um dos elementos naturais mais eficaz que possuímos para curar o nosso corpo e estabelecer a saúde. Cada corpo possui em si um tesouro, conhecido como energia vital ou Ki, que é capaz de ajudar, proteger e curar as doenças. Esse é o poder curativo do nosso corpo. Quando esta energia é afetada instala-se o desequilíbrio ou doença.

Propriedades da argilaterapia

Retenção de água: absorve a água por capilaridade, útil para absorver as secreções. Retenção de calor: boa condutividade calórica, a argila distribui ou retira o excesso de

calor interno, age também como isolante e esfria com muita rapidez no caso de uma inflamação.

Retenção de gazes: acumula gazes, vapores e odores, tem uma boa ação nos gases tóxicos armazenados no intestino. Algumas compressas retiradas possuem odor forte devido a essa absorção.

Estado coloidal e adsorção: promove a troca de partículas através da superfície, gerando a adsorção, processo intermediário para a absorção. Absorve as toxinas e outras secreções de feridas ou úlceras da pele e mucosas inflamadas, e do sistema gástrico e digestório em geral.

O poder de absorção da argila é capaz de retirar do interior de um organismo a febre interna. Isso é demonstrado com uma simples aplicação, depois de alguns minutos a argila fica mais quente na região onde há esse calor interno. No corpo humano a argila absorve tudo o que é mau.

Podemos fazer uma analogia para entender a ação da argila: a água poluída e quente ao ser absorvida pela terra torna-se cristalina e fresca nas entranhas da terra. A imagem é do seio materno que gera a vida. É do útero da terra que são germinadas as sementes. É dela que jorra água, é dela que nasce a vida.

A argila pode ser ingerida ou aplicada no local em forma de compressa ou cataplasma.

Uso Interno: Por via oral é indicada para doenças do aparelho digestório, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo, alergias.

Uso externo: Na forma de compressas frias ou quentes, utilizando, se necessário, cataplasmas de ervas, extraindo assim todos os princípios ativos da geoterapia e da fitoterapia.

Indicações de Tratamento com Argilaterapia / Geoterapia

Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, erisipela, febres internas e externas, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele,

Page 9: ARGILOTERAPIA

vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, assaduras, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gravidez, etc.

Não devemos nos espantar com as reações que argila pode causar, por provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadas, dores, comichões, ulceras que parecem aumentar, febre, pode mudar a cor da carne da ferida, a carne ferida cai dando lugar à nova. Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo como organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. A argila limpa o organismo.