ascaridíase

14
FRANCISCA MARIA CUNHA ESTUDANTE DE ENFERMAGEM https://www.facebook.com/pages/Enfermagem-e-Sa%C3 %BAde-Coletiva-no-Brasil/585222441562517?ref=hl Curtam minha pagina no facebook. Obrigada! ASCARIDÍAS E

Upload: francisca-maria

Post on 05-Aug-2015

51 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ascaridíase

FRANCISCA MARIA CUNHA

ESTUDANTE DE ENFERMAGEM

https://www.facebook.com/pages/Enfermagem-e-Sa%C3%BAde-Coletiva-no-Brasil/585222441562517?ref=hl

Curtam minha pagina no facebook. Obrigada!

ASCARIDÍASE

Page 2: Ascaridíase

A ascaridíase é o resultado da infestação do helminto Ascaris lumbricoides no organismo, sendo mais frequentemente encontrado no intestino. Aproximadamente 25% da população mundial possui estes parasitas, sendo tais ocorrências típicas de regiões nas quais o saneamento básico é precário.

Page 3: Ascaridíase

Este patógeno, conhecido popularmente como lombriga, tem corpo cilíndrico e alongado, e pode chegar até 40 centímetros de comprimento. Fêmeas são maiores e mais robustas que os machos; e estes apresentam a cauda enrolada. Surpreendentemente, um único hospedeiro pode apresentar até 600 destes indivíduos

Page 4: Ascaridíase
Page 5: Ascaridíase

A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.

Page 6: Ascaridíase

CICLO BIOLOGICO

Page 7: Ascaridíase

no intestino delgado, liberam larvas que atravessam as paredes deste órgão e se direcionam aos vasos sanguíneos e linfáticos; se espalhando pelo organismo. Atingindo a faringe, estas podem ser liberadas juntamente com a tosse ou muco; ou, ainda, serem deglutidas, alcançando novamente o intestino. Lá, reproduzem-se sexuadamente, permitindo a liberação de alguns dos seus aproximados 200 mil ovos diários, pelas fezes, propiciando a contaminação de outras pessoas.

Page 8: Ascaridíase

Habitualmente o parasitismo por Ascaris é assintomático. As manifestações mais frequentes nos casos sintomáticos são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia e anorexia. É comum a criança eliminar os vermes pela boca, pelas narinas ou pelo ânus, antes ou durante o quadro clínico. Em crianças é muito comum o aparecimento de manchas claras e circulares no rosto, denominadas “panos”.

Page 9: Ascaridíase

Quando a carga parasitária é grande, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal, apendicite aguda e manifestações decorrentes da migração dos vermes adultos para o fígado e canais biliares, perintonites, pancreatites e hepatites

Page 10: Ascaridíase
Page 11: Ascaridíase

Para diagnóstico, é necessário que se faça exames de fezes, onde podem ser encontrados os ovos deste animal. Existe tratamento, que é feito com uso de fármacos e adotando medidas de higiene básica.

Page 12: Ascaridíase

PROFILAXIA

Page 13: Ascaridíase

Quanto à prevenção, ingerir somente água tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-

los, lavar sempre as mãos, não defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta

lista.  

Page 14: Ascaridíase

Cuide-se!!!