atualidade • 04 casas em lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · atualidade •...

16
ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado na área metropolitana lisboeta valia mais 251 euros do que na generalidade do país. Quatro regiões ficam abaixo do valor de referência. O Norte (-10%) é uma delas. Estado gasta mais com paragens na medicação Quatro em dez doentes hipertensos deixam de seguir o tratamento ao fim de um ano, o que sobe os custos em 8%. ATUALIDADE • 05 Turismo do Porto e Norte já atingiu meta de 2020 Região chegou em 2017 aos 7,4 milhões de dormidas, um aumento de 8% face ao ano anterior. Os proveitos subiram 19%. CIDADES • 02 Bombeiros indisponíveis para ajudar autarquias Corporações dizem não ter condições para limpar florestas, como municípios sugeriram face à falta de meios de que dizem padecer. Governo mantém que quer tudo limpo até 15 de março. ATUALIDADE • 06 DESPORTO • 08 © ANTONIO COTRIM/LUSA Madonna puxa pela veia artística dos seis filhos Jornal britânico garante que a cantora está a aproveitar a estadia calma em Portugal para se dedicar à educação da sua prole. FAMA&TV • 11 © REUTERS Formas de pagamento alternativas ganham fãs Estudo indica que 25% dos europeus aceitam alargar pagamentos ‘contactless’ a equipamentos como ‘smartwatchs’. TECNO • 13 Com novo golo nos descontos, o Sporting venceu (1-0) o Moreirense e chega ao Dragão a 5 pontos do FC Porto Diogo Infante enfrenta “O Deus da Carnificina” Pode ser cómica ou trágica, mas é uma tragédia. Assim define o ator a peça que vai estrear esta quinta-feira em Lisboa. ARTE&LAZER • 12 © PEDRO FERREIRA 27.02.2018 Terça-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3084. Jornal diário gratuito. WWW.DESTAK.PT Acompanhe-nos também em

Upload: others

Post on 13-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

ATUALIDADE • 04

Casas em Lisboa valem mais 22% que a médiaEm janeiro deste ano, o metro quadrado na área metropolitana lisboeta valia mais 251 euros do que na generalidade do país. Quatro regiões ficam abaixo do valor de referência. O Norte (-10%) é uma delas.

Estado gasta mais com paragens na medicação Quatro em dez doentes hipertensos deixam de seguir o tratamento ao fim de um ano, o que sobe os custos em 8%.

ATUALIDADE • 05

Turismo do Porto e Norte já atingiu meta de 2020 Região chegou em 2017 aos 7,4 milhões de dormidas, um aumento de 8% face ao ano anterior. Os proveitos subiram 19%.

CIDADES • 02

Bombeiros indisponíveis para ajudar autarquias Corporações dizem não ter condições para limpar florestas, como municípios sugeriram face à falta de meios de que dizem padecer. Governo mantém que quer tudo limpo até 15 de março.

ATUALIDADE • 06DESPORTO • 08© ANTONIO COTRIM/LUSA

Madonna puxa pela veia artística dos seis filhos Jornal britânico garante que a cantora está a aproveitar a estadia calma em Portugal para se dedicar à educação da sua prole.

FAMA&TV • 11

© R

EUT

ERS

Formas de pagamento alternativas ganham fãs Estudo indica que 25% dos europeus aceitam alargar pagamentos ‘contactless’ a equipamentos como ‘smartwatchs’.

TECNO • 13

Com novo golo nos descontos, o Sporting venceu (1-0) o Moreirense e chega ao Dragão a 5 pontos do FC Porto

Diogo Infante enfrenta “O Deus da Carnificina” Pode ser cómica ou trágica, mas é uma tragédia. Assim define o ator a peça que vai estrear esta quinta-feira em Lisboa.

ARTE&LAZER • 12

© P

EDR

O F

ERR

EIR

A

27.02.2018 Terça-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3084. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Page 2: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

CIDADES 27.02.2018TERÇA-FEIRA www.destak.pt02

EM DEZ SEGUNDOS

TRANSPORTES

Carris rejeita acusações do SNM A Carris assegurou ontem que cumpre o Acordo de Empresa em relação ao pagamento dos descansos compensatórios de maquinistas e guarda-freios, depois do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) ter acu-sado a empresa de transportes, no passado domingo, de estar a dever três milhões de euros aos trabalhadores da companhia.

GASTRONOMIA

Sabores de Alvalade’18 de 1 a 18 de março A Junta de Freguesia de Alvalade organiza, entre 1 e 18 de março, mais uma edição do Sabores de Alvalade, concurso gastronómico que promove e valoriza a oferta gastronómica local através da eleição do melhor prato tradicional e o melhor doce de Alvalade. Todas informações em www.jf-alvalade.pt/event/concurso-sabo-res-de-alvalade-edicao-2018.

Um grupo de pais de alunos da esco-la básica do Padrão da Légua, em Leça do Balio, Matosinhos, manifestou-se on-tem em frente à escola contra a «inse-gurança» no estabelecimento devido a «casos de violência» entre alunos. «Pre-

cisamos de mais psicólogos, animado-res, assistentes sociais, o que for preci-so. Precisamos que nos ajudem a ter uma escola normal, sem indisciplina», disse à agência Lusa fonte da Associa-ção de Pais daquele estabelecimento.

Pais protestam contra «violência entre alunos» em escola de Matosinhos

Pais pedem soluções de segurança

© CMTV

EDUCAÇÃO

REDAÇÃO [email protected]

Região do Norte “dinamita” fasquia

D ados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cita-dos ontem pela Turismo do Porto e Norte de Por-

tugal (TPNP), indicam que o ano de 2017 na região Norte de Portugal fe-chou com um crescimento nas dor-midas de 8%, atingindo 7,4 milhões, ou seja, mais 547,4 mil dormidas face ao período homólogo anterior.

Na área dos proveitos, a TPNP classifica de «excecionais» os resul-tados que o Porto e Norte alcançou em 2017, assinalando um «crescimen-to de 18,9% nos proveitos totais», cor-respondendo a mais 68,3 milhões de euros em relação ao período homólo-go – a TPNP refere ainda que o mer-cado ibérico foi o que mais turistas forneceu à região nortenha, um total de 2,556 milhões.

Na BTL... e de olho em Espanha No seguimento destas boas notícias, de referir que a TPNP vai estar a partir de hoje de amanhã, quarta-feira, e até 5 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com aquela que considera ser a sua «maior participação de sempre»,

A Turismo do Porto e Norte de Portugal atingiu 7,4 milhões de dormidas em 2017, um aumento de 8% em relação a 2016, algo que estimava atingir só em 2020.

num espaço com «mais de mil metros quadrados», cerca de 100 parceiros e apostando na «Gastronomia e Vinhos». «É uma excelente forma de celebrar a distinção que dezembro nos trouxe: nes-te mês fomos o primeiro destino do mer-cado nacional, com um crescimento de quase 12%, e ultrapassamos os sete mi-lhões de dormidas que tínhamos pre-

visto alcançar em 2020», refere o pre-sidente da TPNP, Melchior Moreira, à Lusa, salientando uma aposta clara: «Com os últimos dados do INE iremos fechar o final do ano em perto de um milhão de visitantes do mercado espa-nhol», um motivo para «apostar defini-tivamente na promoção» no mercado do país vizinho.

Turismo da Região Norte e Porto em 2018 vai à conquista de “nuestros hermanos”

© D

R

TURISMO

PORTO

Estudante tenta matar jovem à facada Um suspeito de tentar matar com arma branca um jovem junto à igreja de Paranhos, no Porto, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ). «Por razões ainda não concretamente apuradas», o estudante, «já fora da viatura, desferiu várias facadas na vítima, algumas das quais pelas costas.»

Page 3: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

Page 4: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

© 123RF

O levantamento nacional das neces-sidades de realojamento identificou 25 762 famílias em situação habitacio-nal claramente insatisfatória, das quais 53% vivem em espaços arrendados. O relatório do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) revelou que há 187 municípios com carências habitacionais sinalizadas, existindo 14 748 edifícios e 31 526 fogos sem as condições mínimas de habitabilidade. Amadora, Almada e Loures são alguns dos municípios onde a percentagem de famílias nesta situação supera os 3%.

ATUALIDADE 27.02.2018TERÇA-FEIRA www.destak.pt

Arrendamento motiva metade das carências

04

O Governo criou um grupo de trabalho, com a PSP e GNR, para acompanhar a adoção de medidas de reforço das condições de segurança dos estabelecimentos de diversão noturna.

SEGURANÇA NECESSIDADES DE ALOJAMENTO

JOÃO MONIZ [email protected]

Avaliação das casas ultrapassa a troika

H á sensivelmente duas se-manas, o Destak dava con-ta de um estudo que apon-tava Portugal como aque-

le entre os quatro países intervencio-nados pela troika onde os preços das casas estavam mais próximos dos va-lores praticados em 2007, antes das crises financeira e económica. Pois bem, agora o Instituto Nacional de Es-tatística (INE) veio comprovar como este setor está a recuperar bem.

Segundo o INE, o valor médio de avaliação bancária subiu para 1153 eu-ros em janeiro, 3 euros (0,3%) acima do observado em dezembro de 2017, mas 47 euros (4,2%) superior face ao mesmo mês do ano anterior. Isto significa que o valor do metro qua-drado (m²) é o mais alto desde abril de 2011, quando Portugal solicitou aju-da externa.

Os dados, consultados pelo Destak, apontam que a subida homóloga das avaliações foi maior nos apartamen-tos (56€/m² - 4,9%) do que nas mora-dias (31€/m² - 3%). Por regiões, os Açores registaram o maior aumento nos preços de um ano para o outro (11,2%) e a Madeira o mais baixo: 3%.

Ainda assim, esta região autónoma continua a ter o metro quadrado aci-

Preço por metro quadrado atingiu no mês passado o nível mais elevado desde que o país tinha pedido ajuda externa. Casas em Lisboa valem mais que a média.

ma da média do país (1279€/m²). Mas é o Algarve quem tem a habitação mais cara do País (1446€/m²), segui-do de Lisboa, onde o metro quadrado (1404€) fica 21,8% (ou 251€) acima da média. As restantes quatro regiões fi-cam abaixo do valor mediano, nomea-damente o Norte, onde o metro qua-drado vale menos 118 euros (10,2%).

Adicional do IMI facilitado Os proprietários casados ou em união

de facto que pagam adicional ao IMI (AIMI) já não têm de comunicar anualmente ao fisco se querem ser tributados em conjunto, informou on-tem o Ministério das Finanças (MF), pois essa opção «passa a ser válida até ao exercício da respetiva renún-cia». Foi «igualmente aprovada uma disposição transitória destinada a permitir que a opção pela tributação conjunta realizada em 2017 seja váli-da para 2018».

Valor dos apartamentos subiu mais em janeiro do que o das moradias

© V

ÍTO

R M

OTA

HABITAÇÃO

EM DEZ SEGUNDOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

40 mil aumentos não agradam aos sindicatos O Governo anunciou ontem que 40 000 trabalhadores da admi-nistração central, pertencentes a 125 organismos, já tiveram a valorização remuneratória em janeiro e fevereiro. Contudo, os sindicatos consideram este número insuficiente e exigem uma aceleração do processo.

PORTUGAL-RÚSSIA

Ajuste permite aumentar as exportações As exportações de Portugal para a Rússia, apesar das sanções da UE, aumentaram em 2017 cerca de 23% em comparação a 2016, o que se deveu a um «reajusta-mento» das mercadorias expor-tadas, explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros. Já as importações cresceram 30%.

CENTROS DE SERVIÇOS

Mais de 5 mil empregos qualificados O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal disse à Lusa que os principais projetos de centros de serviços que está a acompanhar são da Alemanha, França, Reino Unido, Suíça e EUA. O Negócios fala em 30 centros que podem criar mais de 5 mil empregos.

Comissão Europeia fala em seis mil milhões de euros de investimento desde 2013

«Plano de Ação para o Atlântico estimulou mais de 1200 novos projetos marítimos»

Page 5: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

ATUALIDADE27.02.2018 TERÇA-FEIRA www.destak.pt 05

Saber se a pessoa está ou não acordada é dos primeiros passos para ajudar alguém. Veja como... Este é um procedimento simples que assegura que a língua não obstrui a passagem do ar.

Siga o INEM no facebook e no twitter | [email protected]

INEM Receita: Estado de Consciência

[email protected]

EM DEZ SEGUNDOS

PROTEÇÃO CIVIL

Formação crucial nas catástrofes Um especialista em Proteção Civil Municipal defendeu, num colóquio em Lisboa, que o nível de informação que uma pessoa possui pode ser fun-damental para sair de um incêndio com vida, sendo essencial apostar na formação. Também nos sismos é preciso prevenir, disse outro perito, pois o país não tem cultura de risco.

© 123RF

ENCONTRO EM BELÉM

Rio deixa avisos após almoço Além de ter mostrado vontade de trabalhar com os 89 deputados do grupo parlamentar, avisando que quem não quiser assume essa res-ponsabilidade, o presidente do PSD defendeu o «papel muito impor-tante» do Presidente da República na aproximação entre partidos.

CANTINAS ESCOLARES

Um terço dos pais chumbam qualidade As refeições escolares melhora-ram mas ainda há casos em que a comida é pouca ou de má qualidade, segundo um inqué-rito a 89 associações de pais de Lisboa e Santarém, que revelam escolas onde continuam a ser impedidos de visitar as cantinas. Uma em cada três associações de pais continua a queixar-se das cantinas onde os filhos almoçam diariamente.

JOÃO MONIZ [email protected]

V ários investigadores euro-peus uniram-se e, após se-guirem um grupo de 16 907 indivíduos medicados para

várias patologias relacionadas com a hipertensão, descobriram que quase 40% dos participantes interrompe-ram o tratamento ao fim de um ano.

Em Portugal, a baixa adesão ao tra-tamento é responsável por um inade-quado controlo da pressão arterial nos doentes hipertensos. «É crucial

promover terapêuticas e posologias simples, e simultaneamente eficazes, para aumentar a taxa de adesão ao tratamento», afirma ao Destak o pre-sidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. «Cada vez mais temos de pugnar por associações de várias substâncias ativas reunidas num só comprimido», pois isso traduz-se num «acréscimo de adesão».

É que a baixa adesão à terapêutica tem também consequências a nível económico: cerca de 8% das despe-sas globais de saúde poderiam ser evi-tadas pela adesão à terapêutica.

© DR

40% dos doentes param medicação

Peritos dizem que maior eficácia passa por reduzir o número de comprimidos

Muitos hipertensos interrompem o tratamento ao fim de um ano. Esta postura aumenta a despesa pública.

SAÚDE

Page 6: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

sado não se repita. E o governante não quer ouvir desculpas, nomeada-mente por parte dos municípios. «Le-var mais longe esta tarefa implica, porventura, cortar noutras despesas, sacrificar algumas festas. Não sei, mas cada um, dentro dos recursos de que dispõe, e é só esses que pode mo-bilizar, terá de fazer as suas opções.»

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses apontou outro caminho: recorrer a procedi-mentos complementares, mobilizan-do bombeiros voluntários ainda an-tes da época de incêndios, bombeiros sapadores, municipais, a proteção ci-vil além da GNR, e o próprio exérci-to. Só que, também à rádio, a Liga dos Bombeiros já disse que não tem meios para limpar florestas e que essa não é a sua função.

© R

ICA

RD

O G

RA

ÇA

/LU

SA

Bombeiros indisponíveis para limparem a florestaPedido de ajuda das autarquias não será atendido. Governo reforça pressão e quer a limpeza feita.

Municípios afirmam que precisam de toda a ajuda possível, civil e militar

JOÃO MONIZ [email protected]

N em um milímetro. O Gover-no não cede no objetivo de ter as florestas e matas lim-pas até 15 de março, cum-

prindo a legislação recentemente apro-vada. O ministro da Agricultura este-ve ontem em Bouceiros, distrito de Lei-ria, a acompanhar trabalhos de limpe-za e revelou que o Instituto de Conser-vação da Natureza e das Florestas vai ter 500 quilómetros contratualizados.

Luís Capoulas Santos recordou que 93% da floresta é privada e elogiou o «esforço gigantesco» que todas as partes envolvidas estão a desenvol-ver para que a tragédia do ano pas-

INCÊNDIOS FLORESTAIS

ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS

MAIS NO MUNDO

REFUGIADOS

UE vai entregar 10M€ a Portugal A União Europeia (UE) vai con-tribuir com quase 10,2 milhões de euros para o programa de reinstalação de refugiados em Portugal, depois de o país ter manifestado a sua disponibili-dade para receber mais 1010 refugiados no decorrer deste ano e do próximo.

EXPLOSÃO EM LEICESTER

Cinco mortos e mais feridos A polícia britânica prosseguiu com as buscas por sobreviven-tes nos destroços de uma explo-são que destruiu uma loja e um apartamento, provocando a morte a, pelo menos, cinco pes-soas e deixando outras tantas feridas. Para já, as autoridades afastam a tese de terrorismo.

GHOUTA

Rússia impõe cessar-fogo O presidente russo decretou ontem a implementação de um corredor humanitário e de um cessar-fogo diário de cinco horas na cidade síria de Ghouta, onde a catástrofe humanitária não dá sinais de abrandar. Portugal já conde-nou as violações do cessar- -fogo decretado pela ONU.

Mais de 8000 crianças dos 0 aos 14 anos morreram em acidentes rodoviá-rios nos últimos dez anos na UE. Me-tade dessas crianças eram transpor-tadas em automóveis, um terço deslo-cava-se a pé e 13% utilizavam a bicicle-ta, segundo um relatório publicado on-tem pelo Conselho Europeu de Segu-rança nos Transportes (ETSC). Uma em 13 mortes de crianças na UE resul-tou de um acidente rodoviário.

Acidentes matam 8000 crianças numa década

Dados europeus foram divulgados ontem e são preocupantes

© 123RF.

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

As administrações públicas tive-ram em janeiro um excedente orça-mental de 775 milhões de euros (M€), mais 153M€ do que em janeiro de 2017, muito devido aos 232,7M€ a mais que foram cobrados nos impostos, num total de 2914,2M€. Este resultado não impediu que os pagamentos em atra-so aumentassem 276M€ face ao mes-mo mês de janeiro, totalizando 1188M€. Só o setor da saúde deve 951M€.

Maior excedente não impede nova subida da dívida

ATUALIDADE 27.02.2018TERÇA-FEIRA www.destak.pt06

Page 7: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

Page 8: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

DESPORTO 27.02.2018TERÇA-FEIRA www.destak.pt08

JOÃO MONIZ [email protected]

Este leão tem mais vidas que um gato

S er sportinguista e doente car-díaco é, por estes dias, das condições mais perigosas que se pode acumular. Mas os afi-

cionados dos leões voltaram a sorrir no fim de 90 minutos de privações, ga-rantidos os indispensáveis três pon-tos. O que não quer dizer que até sex-ta-feira não surjam novas arrelias.

Mas já lá vamos. Comecemos antes pelo princípio. Poucos não terão fica-do de queixo caído quando foram anunciados os titulares. Jorge Jesus apostava numa defesa completamen-te inédita, com dois laterais adaptados e ainda estreava um trinco a titular no campeonato. A explicação surgiu pou-cos minutos depois: uma virose afas-tou Piccini, Ristovski, Fábio Coentrão, Palhinha e William Carvalho.

Noite atribulada em Alvalade: 5 jogadores de fora com uma virose, outra expulsão à hora de jogo, golo nos descontos e Gelson expulso (e fora do clássico no Dragão).

© A

NTO

NIO

CO

TR

IM/L

USA

CAMPEONATO NACIONAL

Apesar do conjunto (bastante) al-ternativo, o Sporting assumiu as ré-deas do jogo, perante um aflito Morei-rense que seguia à risca a quase ob-cessão de garantir 1 ponto antes de se-quer sonhar com os 3. A 1ª parte con-firmou o que Jesus não esconde: Bas Dost é insubstituível.

E não só pelo instinto matador que Doumbia e Montero (1 golo em 396 mi-nutos desde que regressou a Portu-gal...) não tem. É pela confiança que transmite aos restantes colegas, on-tem visivelmente nervosos com a sua ausência. Que o digam Bryan Ruiz, Bruno Fernandes ou André Pinto, que desperdiçaram antes do intervalo o que pareciam golos feitos.

A tendência manteve-se no 2º tem-po, mas com novo protagonista: Gel-

son Martins foi incapaz de acertar nas redes dos minhotos aos 47’, 50’, 52’ e 58’. Pelo meio, Rui Patrício fez a me-lhor defesa da noite, aos 57’, numa das poucas vezes que o Moreirense se aventurou no ataque.

Nem a expulsão de Petrovic, aos 61’ (na segunda jornada consecutiva em que um leão é expulso à passagem de uma hora de jogo), alterou essa postu-ra, pelo que o Sporting continuou a carregar. E, uma vez mais, a equipa beneficiou da insistência até aos ins-tantes finais, com um golo de ressalto de Gelson aos 2 minutos de descontos.

O português entusiasmou-se, terá se esquecido que já vira um amarelo e tirou a camisola para mostrar uma de-dicatória a Rúben Semedo. Acabou expulso e fora do clássico no Dragão...

LIGA PORTUGUESA 24ª JORNADA

MOREIRENSESPORTING

Jhonatan Luiz Iago Santos

André Micael Aberhoune

Rúben Lima Boubacar Fofana ‹

Alfa Semedo, 46’ › Neto ‹

Rafael Costa, 70’ › Tozé

Arsénio Zizo ‹

Dramé, 75’ › Bilel Aouacheria

01

Estádio de Alvalade, Lisboa

Jorge Jesus Petit

Rui Patrício Battaglia Coates André Pinto Acuña Petrovic Bruno Fernandes Gelson Martins ‹ Bryan Ruiz › Mišic, 70’ ‹ Montero › Rafael Leão, 59’ ‹ Doumbia › Bruno César, 90+4’

TREINADORES

Golos: Gelson Martins (90+2’) Disciplina: Cartões amarelos: Boubacar Fofana (27’), Neto (35’), Petrovic (39’ e 61’), Tozé (84’) e Gelson Martins (87’ e 90+3’)

Petrovic foi titular no campeonato pela primeira vez e acabou expulso aos 60’

EM DEZ SEGUNDOS

TROCA DE ACUSAÇÕES

Pedro Barbosa vai processar Augusto Inácio O antigo futebolista do Sporting Pedro Barbosa refutou ontem as «falsas e caluniosas» acusações do seu antigo treinador Augusto Inácio, anunciando que vai pro-cessar o agora comentador, que o acusou de má conduta em 2000/01, com o intuito de pro-vocar a sua demissão dos leões.

COMPETIÇÕES

UEFA afasta VAR da Liga dos Campeões O presidente da UEFA descartou ontem a utilização do videoárbi-tro na Liga dos Campeões da próxima época, porque «ainda há muita confusão» à sua volta. A instituição anunciou que vai distribuir 371 milhões de euros pelas seleções no Euro 2020, mais 70 milhões do que em 2016.

MERCADO

Gaitán junta-se a José Fonte em clube chinês O Atlético de Madrid confirmou a transferência de Nico Gaitán (ex- -Benfica) e Ferreira Carrasco para o Dalian Yifang, que já contratara José Fonte. Os chineses deverão pagar 18 e 60 milhões de euros. Também ontem, André Villas- -Boas disse ter sido convidado duas vezes para treinar o PSG.

Família de Rúben Semedo, que está detido em Espanha por tentativa de homicídio

«Queremos agradecer a onda de so-lidariedade. Agora vamo-nos remeter ao silêncio»

CLASSIFICAÇÃO LIGA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

CLUBE P J V E D GM GS FC Porto 64 24 20 4 0 66 12 Benfica 59 24 18 5 1 62 16 Sporting 59 24 18 5 1 48 14 Sp. Braga 52 24 17 1 6 49 23 Rio Ave 37 24 11 4 9 31 31 Chaves 36 24 10 6 8 31 35 Boavista 33 24 10 3 11 27 32 Marítimo 33 24 9 6 9 21 30 V. Guimarães 29 24 9 2 13 32 46

Rio Ave

Belenenses

Marítimo

P. Ferreira

Chaves

Boavista

Portimonense

Sp. Braga

Sporting

0-0

1-0

3-2

1-3

2-0

4-0

1-5

1-0

1-0

Desp. Aves

Feirense

V. Guimarães

Benfica

Estoril

V. Setúbal

FC Porto

Tondela

Moreirense

RESULTADOS 24.ª JORNADA

10

11

12

13

14

15

16

17

18

CLUBE P J V E D GM GSPortimonense 27 24 7 6 11 36 41 Belenenses 27 24 7 6 11 22 34 Tondela 25 24 7 4 13 27 37 Desp. Aves 22 24 5 7 12 24 35 P. Ferreira 21 24 5 6 13 26 44 V. Setúbal 21 24 4 9 11 26 44 Estoril 21 24 6 3 15 23 46 Feirense 20 24 6 2 16 20 34 Moreirense 19 24 4 7 13 18 35

Page 9: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

Page 10: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

Page 11: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

do ainda pelo canto. «Ela quer que as meninas desenvolvam as competên-cias artísticas ao máximo».

Lourdes quer ser bailarina Além das gémeas, também os filhos mais velhos se mostram focados em carreiras artísticas, como é o caso de Lourdes, de 21 anos, que quer ser bai-larina. «Ela está a tirar um curso liga-do às artes, mas quer focar-se na dan-ça», adianta uma outra fonte ao mes-mo njornal, adiantando que, Rocco, que vive em Londres com o pai, o rea-lizador Guy Ritchie, quer ser pintor. «A Madonna já arranjou os melhores contactos em Londres para ele se des-envolver nesta área. Está muito feliz com o rumo que os filhos estão a to-mar. Só o David Banda, que joga nas camadas jovens Benfica, não irá se-guir a carreira artística», diz a fonte.

© D

R

Madonna aposta forte na carreira dos filhosDiva da pop está empenhada em ajudar os seus seis filhos a desenvolverem carreiras no mundo das artes.

A “Rainha da Pop”, uma mãe muito orgulhosa dos seus seis filhos

REDAÇÃO [email protected]

C om a mudança para Portu-gal, e com mais tempo livre, Madonna parece empenha-da em dedicar-se a 100% aos

seus seis filhos e, de acordo com o jor-nal The Sun, está a apostar tudo na carreira dos seus descendentes, prin-cipalmente das gémeas Stella e Este-re, de quatro anos. «Ela está a usar a sua influência para que os filhos si-gam as suas pisadas e aprendam com os melhores», assegura uma fonte, acrescentando que em Portugal as crianças estão a ser acompanhadas por professores de topo em diversas áreas, desde piano à dança, passan-

CELEBRIDADES

EM DEZ SEGUNDOS

COMEÇAR A SEMANA COM BOA ENEGIA E NOVIDADES

«Então boa semana.. eu vou ter boas novidades para partilhar,

mas mais tarde». Foi desta forma, e cheia de boa disposição, que Cláudia

Vieira decidiu começar mais uma semana de trabalho. Além da

boa energia, que é uma das suas imagens de marca, a popular atriz

e apresentadora portuguesa prometeu ainda a todos os seus

fãs e seguidores novidades. O que será que Cláudia tem para anunciar?

15 BYTES DE FAMA

© DR

POLÉMICA

Piçarra acusado de plágio na net Diogo Piçarra, que passou à 2ª meia-final do Festival da Canção 2018 com Canção do Fim, está a ser acu-sado de plágio. O algarvio teve pon-tuação máxima do júri e público com uma música que está a ser compa-rada a Abre os Meus Olhos, do disco Cânticos do Reino, da Igreja Univer-sal do Reino de Deus. Piçarra rejeitou ontem qualquer acusação de plágio.

TELEVISÃO

“Amazingness” estreia hoje Estreia hoje em Portugal a nova série da MTV: a partir das 23h05, o famoso apresentador Rob Dyrdek, acompanhado por um júri composto por Eddie Huang, Krystal Bee e Chris “Drama” Pfaff, «promete mostrar ao mundo uma mistura eclética e diversificada de talentos amadores e virais» em Amazingness, explica um comunicado oficial do canal.

‘REVELAÇÃO’Victória deixa Faus-to em casa para ver Ceição no hos-pital. Lucas, Beatriz e Victória encon-tram-se no hospi-tal. Ceição tem um ataque cardíaco e Dra. Fernanda tenta reanimá-la. A médica diz para Otávio e Lucas que Ceição entrou em coma e está nnos cuidados intensivos. Todos ficam chocados com o estado de saúde da mãe de Lucas. George e Lara encon-tram-se no hospital. CMTV, 14H44

NOVELAS‘ESSAS MULHERES’Mariquinha decide ir à festa de Aurélia. Lobato convida Marli para dançar e Ferreira dança com Bela. Lemos observa tudo com desagrado. Mila chega à festa com Augusto. Aurélia home-nageia Fernando. Pedrinho convi-da Ana para dançar mas Teodoro ameaça-o. Os dois começam uma discussão em frente dos convidados. CMTV, 19H07

PUB

FAMA&TV27.02.2018 TERÇA-FEIRA www.destak.pt 11

Page 12: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

A 1ª edição do Super Bock Under Fest vai levar a vários palcos da cidade galega de Vigo diversos artistas duran-te dois dias de concertos marcados para 23 e 24 de março. O evento – organiza-do pela promotora portuguesa Ritmos com a colaboração da Câmara Munici-pal de Vigo –, que vai incluir mais de 20 bandas, algumas ainda por anunciar, em dez espaços diferentes de Vigo, pre-tende promover diferentes estilos mu-sicais, sendo que o indie, o pop, o rock e o soul são os géneros salientados pela organização no site oficial do festival.

Vigo recebe o 1º Super Bock Under Fest

EM DEZ SEGUNDOS

DISCO

Miguel Gameiro leva “Maria” ao Casino Estoril Miguel Gameiro lança no próximo dia 8 de março, às 21h30, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, o seu terceiro álbum de originais, Maria. Naquele que será o Dia Internacional da Mulher, o cantor sobe ao palco com várias convida-das especiais para alguns duetos, incluindo Cuca Roseta e Ella Nor.

FADO

José da Câmara celebra 30 anos de carreira O fadista José da Câmara pre-para-se para levar a sua digres-são de celebração de 30 anos de música e fado a Sintra, mais precisamente ao Centro Cultur-tal Olga Cadaval. Espectáculo do fadista está marcado para as 21h30 do dia 24 de março, no Auditório Acácio Barreiros.

AO VIVO

Stones de nova na estrada sem passar por cá Os Rolling Stones vão prosse-guir a digressão mundial “No Filter” com novas datas entre os próximos dias 17 de maio e 8 de julho, a começar na Irlanda e a terminar na Polónia, sem, no entanto, incluir passagem por Portugal, anunciou ontem oficialmente a banda britânica.

CINEMA

‘Debut’ de Leonor Teles em Paris O filme Terra Franca, primeira longa-metragem da realiza-dora portuguesa Leonor Teles, foi selecionado para o Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, que se realiza em março, em Paris, capital francesa – evento decorre de 23 de março a 1 de abril, no Centro Georges Pompidou.

Os The Gift atuaram no passado sá-bado, em Londres, em nova apresenta-ção na cidade inglesa do último Altar, e voltam esta semana aos coliseus do Por-to e Lisboa, prometendo no alinhamen-to canções que «há muito tempo» não tocam ao vivo – para os espetáculos nas salas nobres da capital e da Invicta, a banda de Alcobaça garante muitas «surpresas», esclareceram à Lusa. Con-certo no Coliseu do Porto está marca-do para as 20h de sexta-feira, dia 2 de março; Coliseu de Lisboa recebe a ban-da sábado, dia 3, às 21h30.

The Gift montam o seu novo “Altar” nos coliseus

Sónia Tavares e companhia vão apresentar “Altar” em Lisboa e Porto

© VÍTOR MOTA

MÚSICA FESTIVAL

ARTE&LAZER 27.02.2018TERÇA-FEIRA www.destak.pt12

Diogo Infante enfrenta “O Deus da Carnificina”Ator e encenador português lança-se no desafio de mergulhar na aclamada peça da francesa Yasmina Reza. Estreia quinta-feira, 1 de março, no Teatro da Trindade.

zes os Felizes ou Uma Desolação, O Deus da Carnificina (2006) brinca, «de forma inteligente», com o lado mais negro do ser humano, aquele que, de alguma forma, todos tentamos disfar-çar, acrescentou Diogo Infante: «O politicamente correto, as máscaras que utilizamos no ato social, tentamos projetar uma coisa que depois na ver-dade não somos e o que acontece ao longo desta hora e 20 [minutos], que dura o espetáculo, é que vamos assis-tindo ao cair das máscaras, dos filtros, daquilo que nos torna, às vezes, seres menos genuínos, frisou». O que Dio-go Infante promete para esta peça -- que já estava gizada por Inês de Me-deiros, que o antecedeu na direção ar-tística do teatro, e na qual contrace-

na com Jorge Mourato, Patrícia Ta-vares e Rita Salema -- «é uma noite muito bem passada», garantiu.

Já a propósito desta sua nova ence-nação, Infante revela-se muito entu-siasmado por regressar ao Teatro da Trindade, espaço alfacinha onde preci-samente se estreou como encenador – com a peça O Amante, do inglês Harold Pinter, em 1992 –, pelo que este voltar à sala do Chiado é algo que o deixa «mui-to enternecido e honrado». «Tudo farei para dar o melhor de mim. Procurarei pôr também ao dispor deste projeto as minhas valências de ator e de encena-dor sempre que forem necessárias”, disse ainda a propósito do cargo de di-reção artística do Teatro da Trindade, que assumiu esta temporada.

© A

NT

ÓN

IO C

OT

RIM

/LU

SA

TEATRO

REDAÇÃO [email protected]

Uma «tragédia cómica ou uma comédia trágica»: é desta forma que Diogo In-fante classifica a famosa e

aclamada peça O Deus da Carnificina, da francesa Yasmina Reza, que o ator e encenador português está a encenar e que tem estreia marcada para a pró-xima quinta-feira, no Teatro da Trin-dade, em Lisboa. «Gostava que as pes-soas levassem um pequeno murro no estômago, porque dizer que [a peça] é uma comédia é redutor (...), porque é, certamente, negra», explica Diogo In-fante, citado pela Lusa.

A face negra da natureza humana Escrita pela dramaturga francesa de ascendência iraniana, autora de Feli-

Page 13: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB

Uma das consequências prática do atual nível de confiança do consumi-dor e a sua propensão para a compra está visível no crescimento das ven-das em praticamente todas as áreas dos produtos duráveis tecnológicos,

eletrónicos e de telecomunicações, avança a consultora GfK. Os portugue-ses estão a comprar telemóveis mais caros, bem como novos “grandes ele-trodomésticos”, fator impulsionado pelo dinamismo do imobiliário.

Lusos compram telemóveis mais caros e grandes eletrodomésticos

CONSUMO

TECNO27.02.2018 TERÇA-FEIRA www.destak.pt 13

Terminal doméstico da próxima geração de ligações sem fios A Huawei anunciou no Mobile World Congress, em Barcelona, o lança-mento do Huawei CPE 5G (customer-premises equipment), o primeiro terminal doméstico que suporta o standard de telecomunicações 3GPP (3rd Generation Partnership Project), reconhecido para 5G. Este dispositivo marca o início da próxima geração de ligações sem fios.

© DR

Whatsapp bar para comemorar o St. Patrick’s Day Para celebrar o St. Patrick’s Day, nada como o primeiro Whatsapp bar do mundo. Este espaço virtual chama-se Jameson St. Patrick’s Bar e, «tal como qualquer outro bar terá mesas, um barman» e ainda dá a possibilidade de ganhar convi-tes exclusivos para o Jameson Arraial St. Patricks.

Novo flash cria as condições ideais de luminosidade A Canon Europa lançou um novo flash equipado com AI Bounce – uma nova função Auto Intelligent (AI) que acaba com a insegurança da fotografia com flash. A marca afirma que esta «tecnologia revo-lucionária calcula e controla de forma inteligente e automática a posição da cabeça do flash, para criar as condições de luminosi-dade perfeitas para cada disparo». Ainda assim, este modelo é tão indicado para principiantes como para profissionais.

MUNDO DIGITAL

JOÃO MONIZ [email protected]

Um em cada quatro euro-peus quer começar a utili-zar os pagamentos con-tactless “tap and go” em

smartwatchs, pulseiras, porta-cha-ves ou outras formas de pagamentos através de wearables – dispositivos do dia a dia que dispensam a utiliza-ção de um cartão. Pelo menos é o que conclui um inquérito desenvolvido pela Mastercard.

A empresa avança ao Destak que estes dados são corroborados com o «crescimento exponencial» dos pa-gamentos efetuados através de car-tões contactless Mastercard e Maes-tro em 2017 (mais 145% que no ano anterior). Um resultado que reflete a adesão dos europeus a estes novos

métodos de pagamento, resultante de uma maior confiança na tecnolo-gia envolvida: a preocupação com a fraude neste segmento baixou 24%.

A Mastercard optou pelo ABN AMRO para desenvolver um projeto piloto de wearables, em que vão par-ticipar 500 clientes do banco líder na Holanda, mas está a trabalhar com ins-tituições de toda a Europa no desen-volvimento do contactless, que já é res-ponsável por 38% das transações efe-tuadas em lojas.

Soluções à medida para viajar A Visa tem um novo programa foca-do em oferecer aos consumidores uma melhor experiência em qualquer tipo de viagem (aérea, ferroviária ou automóvel), em que vai trabalhar di-retamente com os operadores para criar soluções inovadoras.

© 123RF

Facilidade de pagamento é prioridade

Os ‘smartwatchs’ são um dos vários equipamentos com elevado potencial

Os dispositivos ‘contactless’ estão com uma aceitação crescente. Visa quer melhorar a experiência de viagem.

NOVAS TENDÊNCIAS

Page 14: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

CLASSIFICADOS

Page 15: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

LISBOAHOJE 11º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 13º MÍNIMA

16º MÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 700 caracteres).

LEITOR27.02.2018 TERÇA-FEIRA www.destak.pt 15

PARTICIPE!

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Admi-nistração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB

Falta de bom senso Quer se queira quer não, vivemos num país em que, infelizmente, de dia para dia, o bom senso vai desaparecendo. Estas linhas, desta vez não dizem respeito a política, mas sim ao que se passa no nosso futebol. Tudo se critica, tudo se questiona: são os minutos dos tempos dos descontos; os erros do VAR; os computadores dos clubes; um presidente com “pê”

de realojamento e protecção social no âmbito da habitação. O Levantamento Nacional sobre as Necessidades Habitacionais sinalizou mais de 26 mil famílias com necessidade de realojamento devido a precaridade habitacional. (...) Não se compreende como o Estado e as Câmaras não ajudam estas famílias a terem uma habi-tação condigna. (...)

ADEMAR COSTA

Póvoa do Varzim

CARTAS DO LEITOR

pequenino que, dia após dia, só diz dis-parates (...). Durante décadas e décadas fui “à bola” ver o meu Sporting Clube de Portugal. Agora fico-me pelo meu sofá, pois a idade e a saúde já não me permitem, mas nos tempos que correm, qualquer dia, ninguém vai “à bola”, e este “mundo” que gera milhões e milhões, de casos e mais casos, dará azo a que o futebol desapareça. Termino com um pedido: haja bom senso, por favor, não matem “a bola”. Com sorte ou sem sorte, Portugal

é o Campeão da Europa... e o Mundial está aí à porta...

TOMÁZ ALBUQUERQUE

Lisboa

Sem-abrigo com tecto O Instituto da Habitação e da Reabili-tação Urbana quantificou e qualificou a nível nacional as necessidades

PORTOHOJE 06º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

16º MÁXIMA

Page 16: ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média … · 2018-02-26 · ATUALIDADE • 04 Casas em Lisboa valem mais 22% que a média Em janeiro deste ano, o metro quadrado

PUB