atualidade •04 desporto •08 ©mariocruz/epa partilha de ... · vel, portugal faz parte dos...

16
ATUALIDADE • 04 Partilha de carros leva um empurrão Grandes empresas vão aderir à tendência instalada do carpooling ao longo dos próximos tempos. DECO não tem queixas de um serviço que traz vantagens para a carteira, o ambiente e a segurança rodoviária. Portugal não acertou qualquer penálti e foi afastado pelo Chile da final da Taça das Confederações, após um nulo ao longo de 120 minutos PUB PUB 29.06.2017 Quinta-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2949. Jornal diário gratuito. WWW.DESTAK.PT Acompanhe-nos também em DESPORTO • 08 © MARIO CRUZ/EPA

Upload: others

Post on 20-May-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ATUALIDADE • 04

Partilha decarros levaum empurrãoGrandes empresas vão aderir à tendência instaladado carpooling ao longo dos próximos tempos. DECOnão temqueixas de um serviço que traz vantagenspara a carteira, o ambiente e a segurança rodoviária.

Portugal não acertou qualquer penálti e foi afastado pelo Chile da finalda Taça das Confederações, após um nulo ao longo de 120 minutos

PUB

PUB

29.06.2017 Quinta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2949. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

DESPORTO • 08©MARIO CRUZ/EPA

CIDADES 29.06.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt02

Lisboamudoumuito nosúltimos quatro anos. Em2013, o desafio que se colo-

cava à cidade de Lisboa era o delançarpolíticas emcontra-cicloàs políticas nacionais de austeri-dade, tentandogerarconfiança ecrescimento. Recordo-meque asprioridades passavampor robus-teceras finançasmunicipais,promovera reforma administrati-va das freguesias, a descentrali-zaçãodos transportes públicose da polícia de trânsito para oMunicípio e amelhoria dos ser-viços demanutençãourbana.Assumiram-se, também, os obje-tivos de promoçãodo espaçopú-blico e de reabilitação do edifica-do, principalmente nos centroshistóricos; de consolidaçãoda es-trutura verde; de relançamentoda economia e de criação demais respostas sociais, emparti-cularna habitação social e nosapoios de proximidade. Passaramquatro anos e estes objetivos fo-ramemgrandemedida cumpri-dos – a cidade estámelhor,maisbonita e aCâmaraMunicipal deLisboa está financeiramente sau-dável. Hoje as prioridades sãoou-tras, e emgrandemedida estãorelacionadas como impacto queo crescimento gerou na cidade –a habitação tornou-semais carae os transportes públicos aindanão têmaoferta e a qualidadenecessária para responderaoaumento da procura, nemparacontrariaro aumento da utili-zaçãodo automóvel. FernandoMedina anunciou esta semanaa sua candidatura a PresidentedaCâmaraMunicipal de Lisboa –como lema “Lisboa precisa detodos” – tendo comonovasprioridades a habitação acessívele o reforço da oferta dos trans-portes públicos. Porque nãobasta termos a cidade a crescer,queremos umcrescimentoinclusivo e compatível commais oportunidades para asfamíliasmorarememLisboae queremos uma cidademaissaudável e verde, commenoscarros emais transporte público.

Lisboaprecisadetodos

OPINIÃO

DUARTE CORDEIROVice-Presidenteda Câmara de Lisboa

REDAÇÃ[email protected]

Casa da Arquiteturaem Matosinhos

Opresidente da Câmara deMatosinhos (CMM) anun-ciou ontem que a Casa daArquitetura- Centro Por-

tuguês de Arquitetura, instalada noquarteirão daReal Vinícola, seráofi-cialmente inauguradaa18 de novem-bro: «As obras estarão terminadasem setembro e no dia 18 de novem-bro teremosaaberturaoficialdaCasada Arquitetura», afirmou EduardoPinheiroaosjornalistasnaapresenta-ção da 3ª edição do Open House Por-to,queserealizanopróximosábadoedomingo, abrindo um vasto conjuntodeespaçosdoPorto,VilaNovadeGaiae Matosinhos para mostrar a «exce-lência do património arquitetónico»das três cidades da frente atlântica.

Segundo Eduardo Pinheiro, aaber-tura oficial da Casa da Arquiteturaserá «um grande momento, porquefinalmente este projeto, hámuito tem-po ambicionado, se está a materiali-zar». «Poderá finalmente chegar aogrande público, não só aos especialis-tas, e aos arquitetos em particular. Éesse o grande objetivo, a divulgaçãoda arquitetura não só nacional, masda arquitetura de qualidade», subli-nhou o líder da CMM.

Está confirmado: a nova Casa da Arquitetura - Centro Português de Arquitetura seráinaugurada em novembro. Pretende-se que novo espaço chegue a todos os públicos.

Nomes premiadosACasa da Arquitetura - Centro Por-tuguês de Arquitetura é um projetode âmbito nacional dedicado à divul-gação, ao arquivo e à valorização daarquitetura. No seu acervo estãojá representados, entre outros, pro-jetos e maquetas dos três PrémiosPritzker de línguaportuguesa: Álva-ro Siza Vieira, Eduardo Souto deMoura e Paulo Mendes da Rocha.

A 18 de novembro, o espaço abriráportas,comaexposiçãoPoder:Arqui-tetura, no antigo quarteirão industrialda Real Vinícola, que está a ser total-mente reabilitado pela CMM: «NesteedifíciovãotambémseracolhidosaOr-questra de Jazz de Matosinhos, alémdeumconjuntodeespaçoscomerciaismuito ligados à arquitetura, ao designe às artes em geral», acrescentouEduardo Pinheiro.

Novo espaço deMatosinhos terá como casa no antigo quarteirão da Real Vinícola

©CAMARAMUNICIPALDEMATO

SINHOS

CULTURA

EM DEZ SEGUNDOS

GONDOMAR

Centro socialquer dispensar11 funcionáriosOCentroSocialeParoquialdeVal-bom,Gondomar,querrescindircon-tratocom11funcionários invocando300mileurosdedéficeacumuladoda instituição,disseontemàLusaocoordenadordosindicatorepresenta-tivodosfuncionáriosemfunçõespúblicasdoNorte.SegundoOrlandoGonçalves,adireçãodaquela IPSS-InstituiçãoParticulardeSolidariedadeSocial vem«jáháalgumtempo,adarcontadasdificuldadesdetesouraria».

PORTO

Concursointernacional depiano na InvictaPaísescomoaRússia,China, Japão,Alemanha,Brasil,ReinoUnido, ItáliaePortugalsãoalgumasdasnaçõesdeorigemdoscercade100jovenstalentosospianistasqueseinscreve-ramparaoprestigiadoConcursoInternacionalSantaCecilia.Organi-zadopeloCursodeMúsicaSilvaMonteiro,a19ªediçãodoconcursodepianorealiza-seentreospróximosdias17e23dejulhoetemacidadedoPortocomoanfitriã.

SINTRA

Arriba da praiadas Azenhas vaiser estabilizadaAarribanortedapraiadasAzenhasdoMar,emSintra,vaiserestabilizada,numinvestimentode3,2milhõesdeeuros,apósautorizaçãodoconcursonaterça-feira,anunciouontemoMinistériodoAmbiente.Comumprazoestimadode11meses, interven-çãocontacomfinanciamentocomu-nitáriodoProgramaOperacionalSus-tentabilidadeeEficiêncianoUsodeRecursoseseráasseguradapelaAgênciaPortuguesadoAmbiente.

PUB

EM DEZ SEGUNDOS

ATUALIDADE 29.06.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt04

Em 2009, um em cadacinco trabalhadores porcontade outrem(20%) recebiamensalmente menos de €700 pelo seu trabalho.Essaproporção subiu até 2014: nesse ano, quase um em cadatrêstrabalhadores porcontade outrem (29%) recebiamenos de €700pormês. Apercentagem dos portugueses que, mesmo trabalhando,viviaabaixo do limiarde pobrezaem 2014 erade 8%.

WWW.PORTUGALDESIGUAL.FFMS.PT

Um retrato das desigualdades dos rendimentos e da pobreza do país

PUB

de julho, passa a estar disponível emPortugal – embora apenas até ao fimdo mês – o uberPOOL, em que os uti-lizadores que se desloquem na mes-madireçãoeaomesmotempopodempoupar 25% face à tarifa mais baixa.

A redução de custos é a grandevantagem do também chamado ri-desharing. Contas feitas pelo Destak,partindo do princípio que uma via-gem fica a 5 cêntimos por quilóme-tro, um utilizador de carpooling vaipagar 16 euros para ir de Lisboa aoPorto. Menos 68% do que se fosse so-zinho num carro, -34% do que com-boio ou-82% do que avião (vejaascon-tas todas em www.destak.pt).

E o melhor é que o serviço pareceser seguro. Ao Destak, aDECO dissenão ter registo de reclamações nestesetor e que os operadores estão rece-tivosadiscutirumcódigodeconduta.

©123RF

Empresas acelerampartilha de carrosReforço da oferta deverá aumentar visibilidade deuma solução sobre a qual a DECO não tem queixas.

São já muitas as opções no mercado;DECO preparou código de conduta

JOÃO [email protected]

Começou de forma amadoranas redes sociais, até quesurgiram os primeiros por-taisespecializados. Aboare-

ceção ao carpooling levou grandesempresas a desenvolverem as suasredes de gestão de procura e ofertade boleias, em que condutores e pas-sageiros partilham os custos de umaviagem de automóvel.

Depois de Boleia.net, Bla Bla Car,Deboleia.com, Viagensportostões ouGalpshare, só para nomear alguns,chega hoje ao mercado português oboleias.viaverde.pt. E na próxima se-mana, mais concretamente no dia 4

MOBILIDADE

FUNÇÃO PÚBLICA

Concurso seráfeito à parteOGovernoestáaponderarqueostrabalhadoresprecáriosdoEstadocommenosdetrêsanosdeserviçopossamseradmitidosaconcursoparaseremintegradosnosquadros«àmedidaqueoscompletem».Naprática, essaspessoas irão integraroutroconcursoalémdoqueestáemvigor.Aregularizaçãodosprecá-riosdoEstado«vaiaplicar-se ime-diatamenteàadministração local».

PROVA DE PORTUGUÊS

Exame não vaiser anuladoOministro da Educaçãogarantiuque o examedePortuguês do 12ºanonãovai ser anulado. Quandoterminara investigação à alegadafuga de informação, quem foibeneficiado «sofrerá as conse-quências». Entretanto, a Fenprofapresentou queixa contra 56 esco-las porviolação dos serviçosmíni-mos na última greve de professo-res, feita emdia de exames.

Vantagens para oambiente e paraa segurança

© DR

No lançamento do seu serviço, aBrisasalientou os benefícios ambien-tais e sociais inerentes ao mesmo.Desde logo, o ViaVerde Boleias «per-mite a cada indivíduo uma reduçãosignificativa (até 75%) das emissõesde carbono» numa deslocação parao trabalho ou a lazer. Um estudo daTNS Sofres, de 2016, destaca o con-tributo do ridesharing para a segu-rançarodoviária: 75% dos inquiridosadotam melhores práticas de condu-ção quando acompanhados; 55% res-peitam mais os limites de velocidade;57% fazem mais paragens para des-cansar; e 84% ficam mais acordados.

PUB

ATUALIDADE 05

© BRUNO COLAÇO/CM

ACP–ComboiosdePortugal reeditaesteanooBilhetedePraiaevaioferecerpreçosespeciaisparaviagensnoscomboiosdosser-viços regional, interregional, urbanosdeLisboa,PortoeCoimbra.

VERÃO

«memóriasdeste tipo de experiênciasnegativas na infância e adolescênciase associamtambémavergonhacor-poral na idade adulta». «O autocriti-cismo e tentativas de evitamento des-tes estados internos negativos» estãoligadosa«umapiorregulaçãodocom-portamento alimentar», com «sinto-mas de ingestão alimentar compulsi-va e dificuldades na perda de peso».

©123RF

Bullying podegerar distúrbiosPerceção distorcida da imagem causada por ofensasexteriores afeta as vítimas, mesmo quando adultas.

Adolescentes culpam o seu corpo pelomau relacionamento com os pares

JOÃO [email protected]

Naorigemdaobesidade e deoutras patologias como adepressão podemestarex-periências de bullying vi-

vidas naadolescência. Isto porque as«perceções de inferioridade poderãoestar na base de uma relação confli-tuosacomaalimentação e comaima-gem corporal». A conclusão é de umestudo sem precedentes das univer-sidades de Coimbrae Leeds, analisa-do pelo Destak, que envolveu 609adolescentes do sexo feminino, 5475mulheres adultas e 335 homens.

Numaprimeirafase, parapercebero que levaadistúrbios alimentares naadolescência, ainvestigação acompa-nhou 609 meninas dos 12 aos 18 anosdurante três anos. Dessaobservaçãoconclui-se que «adolescentesque pas-saram por experiências de bullyingtendemadesenvolversentimentosdevergonha em relação à sua imagemcorporal e a iniciar comportamentosdesregulados comacomida». Naprá-tica, culpamo corpo pelo que «perce-cionamcomo umainferioridade e quepoderá estar na base dessas intera-ções negativas com pares».

Alargando o âmbito dapesquisa, osinvestigadores aperceberam-se que

PROBLEMAS ALIMENTARES

ATUALIDADE06PUB

ta também apelou a um amplo con-senso político que limite a expansãodo eucalipto. O ministro das Flores-tas só quer permitir a transferênciade áreas destas árvores.

©PA

ULO

NOVA

IS/LUSA

GNR já passou odobro das multasPrevenção e proteção das florestas motiva maisdenúncias. Área ardida será alvo de projeto-piloto.

Reordenamento da zona afetadapelos fogos vai ser alvo de estudo

JOÃOMONIZComAgência Lusa

Até 26 de junho, a GNR le-vantou 664 autos de con-traordenação relacionadoscom a prevenção e prote-

ção das florestas contra incêndios,quase o dobro em relação ao mesmoperíodo de 2016. Já as denúncias re-cebidas totalizaram 325 denúncias,contra as 142 do ano passado.

Recorde-se que aGNRé responsá-vel pela fiscalização e pelas multaspelafaltade limpezados terrenos, en-quanto às câmaras municipais cabetomaremmedidas no domínio dapre-venção e dadefesadaflorestanos res-petivos territórios.

Consenso para limitar eucaliptoO primeiro-ministro anunciou que ossete concelhos afetados pelos incên-dios no interior daregião Centro vãoser alvo de um projeto-piloto de reor-denamento dafloresta. António Cos-

ORDENAMENTO FLORESTAL

EM DEZSEGUNDOS

EM LISBOA

Manifestaçãode políciasCentenasdepolíciasestiveramontemnumamanifestaçãonacional contraoGoverno,empunhandofaixasdeprotestocontraa faltade respostasàssuasprincipais reivindicaçõeseexpressando indignaçãopelaformacomoestãoasertratados.

ENFERMEIROS

Protesto podenão ser legarObastonário daOrdemdosMédicos duvida da legalidade daparalisaçãodos blocos de partopelos enfermeiros especialistas,por seruma atividade emcon-texto de serviço de urgência quenãopodedeixarde serprestada.

O primeiro-ministro assegurouque, se se provar que houve respon-sabilidade objetiva do Estado na tra-gédia de Pedrógão Grande, será uti-lizado «um esquemaexpedito» de in-demnização às vítimas que as dispen-se dos processos normais judiciais.António Costa também irá rever ocontrato do SIRESP se for necessá-rio. Aministra da Administração In-terna (MAI) ordenou uma auditoriaà Secretaria-Geral do MAI por exis-tirem «incongruências» no relatório.

Costa prometeagilizar possíveisindemnizações

FOGOS FLORESTAIS

Costa pode rever contrato do SIRESP

©ANTÓNIO

COTRIM

/LUSA

ATUALIDADE29.06.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 07

PUB

busca pela prostituição. Portugaltambém deveria identificar melhoras vítimas deste crime e dar forma-ção às forças de segurança.

©DR

Falha no combateao sexo comercialPortugal cumpre padrões básicos, mas devia adotarsentenças mais pesadas para dissuadir atos ilícitos.

Identificação das vítimas (criançase adultos) tem espaço para melhorar

JOÃOMONIZComAgência Lusa

Por cumprir o mínimo exigí-vel, Portugal faz parte dospaíses integrados no nível 1pelo Gabinete paraMonito-

rizar e Combater o Tráfico de Pes-soas. Mas o relatório da organizaçãoligada ao Departamento de Estadodos EUAfaz várias sugestões de me-didas que deveriamsertomadas paradissuadir o tráfico de pessoas.

Uma delas é adotar sentenças ju-diciais mais pesadas. Outra é aplicarmedidas específicas para reduzir aprocura de sexo comercial – um dospassos seria monitorizar e regularmelhor as agências de emprego tem-porário e os esforços paradiminuir a

TRÁFICO DE PESSOASMAIS NO MUNDO

REINO UNIDO

Seis acusadospor HillsboroughOMinistérioPúblico inglêsacusouseispessoasderesponsabilidadecriminalnamortede96adeptosnoestádiodeHillsborough,28anosapósatragédiade1989,anunciaramontemasautoridadesbritânicas.Entreosacusadosestáoantigochefedepolíciaresponsávelpelaoperaçãodesegurança,DavidDuckenfield.

© REUTERS

NATO

Resposta comumaos ciberataquesOsecretário-geraldaNATOanunciouumaumentode4,3%nasdespesasdedefesadosaliados,em2017, semcontarcomosEUA. JensStoltenbergtambémdissequeestáaserrefor-çadaasuaciberdefesaequeosmembrosqueremumarespostacomumaosataques informáticos.

VENEZUELA

Apelos à calmaapós ataquede helicópteroDepois de teremsido dispara-dos 15 tiros contra oMinistériodo Interior e lançadas quatrogranadas contra oSupremoTri-bunal durante umataque a par-tir de umhelicóptero, suposta-mente tomadoporumpolícia, aUE reiterou o apelo ao fimdosconflitos naVenezuela. Portugalestá «a acompanharaominuto»a evoluçãoda situação.

DESPORTO 29.06.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08 DESPORTO 29.06.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08

JOÃO [email protected]

Só os chilenosforam Bravo(s)

TAÇA DAS CONFEDERAÇÕES

Nemsempre os astros estãoalinhados e muitas vezes oque parece estar bem en-caminhado depressa des-

carrila. Quando, adois minutos do fimdo prolongamento, o Chile acertouduas vezes nos ferros da baliza por-tuguesa no mesmo lance, os de me-lhor memória terão relembrado vá-rios lances no último Europeu, de boamemória, em que aSeleção Nacionalteve essa estrelinha.

Só que os “deuses da bola” aban-donaram os jogadores portuguesesna hora de marcar os penáltis. Fre-quentemente se fala em roleta, maso que se notou foi uma aparente fal-ta de confiança. Quaresma, Mouti-nho, Nani. Os três partiram para abola com ar de esforço, a contrastarcom a confiança chilena. Mas tudoisto é especulação. Certo é que Por-tugal está afastado da final.

Gelson estreia 4ª substituiçãoComo se subentende pelo princípiodo texto, o Chile acabou apartidaporcima, fruto de uma trajetória ascen-

dente. Foi Portugal quem começoumelhor, mais mandão, a beneficiardas sinergias leoninas entre Williame Adrien e a carburar com a criativi-dade ao serviço da equipa cada vezmais característica de Bernardo.

Até ao intervalo, as oportunidadesdividiram-se,umaflagranteparacadalado, só que a segunda parte foi reve-lando outrahistória. Portugalperdeugás, Ronaldo ainda tentou fazer a di-ferençatrês vezes – numadelas este-ve muito perto –, mas o Chile foi sen-do progressivamente mais perigoso.Sobretudo no prolongamento.

Atento, Fernando Santos aindatentou reanimar a equipa, injetandoNani– chegouàs 111 internacionaliza-ções e é agora o 3º jogador mais usa-do porPortugal–e Quaresma. Só queapassagem para4-3-3, com Ronaldosozinho na frente, tirou o capitão doencontro – definitivamente, precisade alguém ao seu lado.

Com menos um dia de descanso esubstituições feitas mais tarde – porfalarnisso,GelsonMartinsprotagoni-zou pela primeira vez uma 4ª altera-ção, jános30minutosadicionais,apro-veitandoarecentemudançanosregu-lamentos – o Chile teve mais força.

Àmemória de muitos portugueses terá vindo o «tu bates bem» de há um ano. Frase que só se aplicou à seleção chilena

©REU

TER

S

Descalabro nos penáltis afasta Portugal da final da competição. Resta disputar oúltimo lugar do pódio com quem perder o jogo de hoje entre Alemanha e México.

EM DEZSEGUNDOS

MERCADO

Colombianosvendem Arangoao BenficaSemadiantarvalores, oMillo-narios confirmou ontema trans-ferência do avançadoCristianArangopara oBenfica. O clubecolombianodeve receber já 2,1milhões e fica comumapercen-tagemdo jogadorde 22 anos,que deverá seremprestadoa umclube português.

SPORTING

Fiorentina vaidisputar TroféuCinco ViolinosAFiorentina vai defrontaroSporting na edição de 2017doTroféuCincoViolinos, anunciouontemoclube português.Apartida deverá servir tambémpara homenagearMarco Ficini,adepto dos dois clubes, que foimorto emLisboa nas vésperasdodérbi comoBenfica.

FC PORTO

Fabiano podeser integradono plantelAlógicade recuperar jogadoresque jábrilharamna Invictaequeentretanto foramemprestadosparecesertendêncianoFCPortodanovaépoca.DepoisdeRicardoPereira, ReyesouAboubakarseremdadoscomo“reforços”,agoraéFabiano(lesionadoatéoutubro)quepodeser integrado.

@TSFGILBERTO MADAÍLEx-presidente da FPF esperauma reação do seu sucessor

«[Este casodos emails]está a sermuito maisgrave do queo ApitoDourado»

«No Europeu estesjogadores foramheróis. Hoje nãoforam... Umas vezesé-se herói, outras não»FERNANDO SANTOSSelecionador Nacional

MEIA-FINAL

CHILE*PORTUGAL

Claudio BravoIsla ‹

Fuenzalida, 120’ ›MedelJara

BeausejorAránguiz

Marcelo DiazArturo VidalHernández ‹Silva, 112’ ›

Vargas ‹Rodríguez, 86’ ›Alexis Sánchez

00

Kazan Arena, Rússia

Fernando Santos Juan Antonio Pizzi

Rui PatrícioCédricRui FonteBruno AlvesEliseuWilliam Carvalho‹ Adrien› João Moutinho, 101’‹ André Gomes› Gelson Martins, 106’‹ Bernardo Silva› Quaresma, 83’Cristiano Ronaldo‹ André Silva› Nani, 76’

TREINADORES

*0-3 após penáltisDisciplina: Cartões amarelos: Jara (23’),William Carvalho (31’), André Silva (43’), Hernán-dez (51’), José Fonte (96’), Bruno Alves (111’),Cédric (114’)

PUB

NEGÓCIOS& TRAPOS

XUTOS& PONTAPÉSA lendária banda do rockportu-guês apresenta a nova colheitado seu vinho no próximo sába-do, dia 1 de julho, uma iniciativainserida no âmbito do Festivalda Comida Continente noParque da Cidade do Porto.

© DR

GERARD PIQUÉOcraquedoBarcelonaedaseleçãodeEspanhaéograndeprotagonistado ‘mannequinchallenge’ danovacampanhapublicitária internacional dacompanhia CostaCruzeiros, diri-gidapara internete redessociais.

© REUTERS

SOPHIE TURNERAatrizde21anos,conhecidaporencarnarSansaStark,persona-gemdasériedeTVAGuerradosTronos,éanovaembaixado-raglobaldamarcadecuidadosdecabeloWellaProfessionals.

© REUTERS

PUB

FAMA&TV 29.06.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt10

O Tribunal Criminal de Lisboa ar-quivou o processo contra Inês Pedro-sa,acusadadeabusodepoderquandoeradiretoradaCasaFernandoPessoa(CFP), considerando não haver ilícitocriminal.Emcausaestáumaacusação

do Ministério Público a três pessoas,entreasquaisaex-diretoradaCFPeoresponsável de uma empresa, GilsonLopes,atualmaridodaescritora,peloscrimesdeabusodepoder,devidoaad-judicações em2012 e 2013.

Tribunal Criminal de Lisboa arquivaprocesso contra Inês Pedrosa

JUSTIÇA

EM DEZSEGUNDOS

SOLIDARIEDAADE

Nilton dá a carapela recolhade sangueArrancaamanhãa16.ªCampanhadeRecolhadeSangueemseisshoppingsdenorteasuldopaís.Dia3dejulho,oapresentadorehumoristaNilton,embaixadordestacausa,estaránoAmoreirasShoppingCenter, emLisboa,às14h30,comumaaçãodesensibili-zaçãoealertaparaanecessidadededoarsangue,numaalturaemqueasreservasescasseiam.

POLÉMICA

CarolinaDeslandesdefende-se«Aquilo quemostrei é omeucorpo. Não é igual ao teu, nemaoda tua irmã, nem temdeser», escreveu a cantora Caro-lina Deslandes nas redes sociaisem resposta às várias críticase julgamentos a que temsidosujeita pelos seus seguidoresa propósito da sua atual formafísica, ummês após ter sidomãedo seu segundo filho.

SALVADOR SOBRAL sobrea sua polémica piada duranteo concerto “Junto por Todos”

«Peçodesculpase ofendialguém.Não eraa minhaintenção,nunca foi»

1,3milhõesdeespectadores(31%de‘sha-re’). A SIC ficou em 2.º lugar (810 milpessoas; 20% de ‘share’) e a RTP1 em3.º (693 mil pessoas; 17% de ‘share’).

©JO

ÃOMIGUEL

RODRIGUES

7 em cada 10 viram“Juntos por Todos”Concerto solidário para com as vítimas dos fogos dePedrogão Grande foi um sucesso histórico e absoluto.

Evento que teve lugar na MEO Arenaangariou 1,153 milhões de euros

REDAÇÃ[email protected]

Segundo os dados de audime-triadaGfK,ainiciativasolidá-ria realizada na passada ter-ça-feira na MEO Arena, em

Lisboa, registou70%dequotademer-cado,estandonotopdasaudiênciasdodia dos três canais generalistas portu-gueses que transmitiram o evento emdireto e em simultâneo – RTP1, SIC eTVI. De acordo com os dados oficiais,as três emissões televisivas foram vis-tas por 2,8 milhões de espectadores.

TVI vencedora da noiteNotocaaosdadosdecadacanal,aTVIsaiu vencedora: foi o canal mais vistodo princípio ao fim, registando quase

TELEVISÃO

Era umdesejo antigo.E adiado, que a vida estácara e o desejo tem fama

de experiência extravagante.Esta é a história do dia emquevi uma aurora boreal por zeroeuros. Nadamal para uma dasexperiênciasmais comuns naslistas de coisas para fazer antesdemorrer. A aurora borealé um fenómeno que transformao céu numamancha de cores,tem datas e locais para sever, mas nada é certo e dizemque está cada vezmais difícilapanhar uma. Inesperadoe verdadeiramente emocionan-te aquele clarão, umamassade luz gigante que iluminoutudo à volta, algures noCanadá,durante a viagemde avião,entre Los Angeles e Londres.Obrigado à assistente debordo que alertou quemse encontrava acordado(poucos ) do lado esquerdodo avião. Émesmopreciso tersorte para ver uma auroraboreal e falta de sono. Na listade coisas para fazer antes demorrer, aurora boreal ‘check’.Passadiços do Paiva, ‘next’.

Aminhaaurora

VOZESDA RÁDIOJOSÉ COIMBRA ([email protected])Segundaasexta(10h-13h);domingo(16h-20h)

SHAKIRA AO VIVO EMLISBOA COM A RFMShakira anunciou finalmenteas datas que compõe asua nova digressão mundialEl Dorado que passará peloMeo Arena com a RFM, a 22de novembro. Depois daedição do seu 11º álbum deestúdio, El Dorado, Shakiraregressa aos palcos emnovembro. Os bilhetes vãoestar à venda amanhã, às 9h,com pré-venda a 29 na fnac.Para anunciar esta digressãoShakira falou há dias coma RFM em Barcelona.Vê tudo em rfm.sapo.pt.

© DR

EDP Beach Partyanima praia doAterro Norte

Realiza-se hoje e amanhã na praiado Aterro Norte, em Matosinhos, a10ª edição do festival de música ele-trónica EDP Beach Party. Nomescomo Martin Garrix, Hardwell, Car-nage, KSHMR, Bassjackers ou Kare-tus, entre outros, fazem parte do car-taz de um evento que esperarecebercerca de 60 mil pessoas.Preços:Bilhetes de umdia €20; bilhe-tes de dois dias €30; passes VIP €60.

FESTA

Vhils estreia-sea expor o seutrabaho na China

O artistaportuguêsAlexandre Far-toakaVhils,inauguraamanhãImprint,asuaprimeiraexposiçãoasoloemPe-quim,China,compostaporcercade70retratosesculpidosembaixorelevo.Im-printéconstituídainteiramenteportra-balhosnovos,queespelham«areflexãocontínuado artistasobre arelação en-treascidadescontemporâneaseosseushabitantes», lê-se no texto de apresen-tação damostra.

ARTE

FIM DE SEMANA 1129.06.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt

o DJportuguês Big, o DJbritânico Di-gital Farm Animals (Nicholas Gale) e,no palco dedicado à música nacional,DJ Dadda, insch e Fugly.

Jáparasábadoestãoagendadasparaopalcoprincipalasatuaçõesdojamai-cano SeanPaul, do rapper norte-ame-ricano Post Malone, dos rappers por-tugueses Valas e Deejay Telio, do DJportuguês Slimcutz. Sensi, em forma-to DJ set, The Zanibar Aliens e TheSunflowers tomam conta do palco de-dicado àmúsicanacional.

Bilhetes + infoOs passes para os dois dias de festi-val e os bilhetes para sábado já estãoesgotados – bem como o bilhete con-junto Sumol Summer Fest + MEOSudoeste. Sobram os bilhetes paraamanhã, ainda disponíveis por €22.Música começa às 17h nos dois dias.

©DR

Hip-hop é a maior dasestrelas do Summer FestVila da Ericeira recebe amanhã e sábado, 30 de junhoe 1 de julho respetivamente, o 9º Sumol Summer Fest.

Nome histórico do rap nova-iorquino,Fat Joe será destaque na Ericeira

REDAÇÃ[email protected]

Oespetáculo A História doHip-Hop Tuga, que reúneempalcopioneiroseanovageração do rap nacional –

Black Company, General D, Sam theKid, Ace e Presto (dos Mind Da Gap),Dealema, Chullage, Capicua, Dengaz,BispoeHollyHood–,éograndedesta-que do festival Sumol Summer Fest,evento que decorre amanhã e sábadono Ericeira Camping [parque de cam-pismo],amenosde500metrosdapraia.

A História do Hip-Hop Tuga estámarcadoparaamanhã,diaemque,nopalcoprincipal,atuamtambémovete-ranorappernorte-americanoFatJoe,

FESTIVAL

PUB

FIM DE SEMANA 29.06.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt12

«Ainda me estou adivertir com este filme»

Esperem. Não façam tantobarulho. Já passou algumtempo, mas só há pouco asenhora conseguiu emer-gir do seu segundo divór-

cio. Hoje: não podia parecer mais ra-diante. O vulto surge atleticamentemóbil por cima de uns saltos acrobá-ticoseentoandoumchilreiobravona-quela alegria delicada. Veio ajustadanuma saia travada, camisa de riscabranca em fundo ‘navy blue’ e carra-das de histórias paracontar. Seráelaa mais bela sereia da nossa grandeodisseia? Era garota e já Sir Lauren-ce Olivier dizia, quando trabalharamjuntos, que elase moviacomaformo-surademaneirasdeumaGraceKelly.A cor garrida da Broadway, o teatroalto do Lincoln Center, a capa da re-vista Time, todos a queriam. E tudoisto aconteceu antes de ela se ter li-cenciado em ícone imortal -- quandosetransformouemdeusadetodaumageração, ‘it girl’, mistério na rua dosfilmes de Francis Ford Coppola. Emcenários de óperae corrupção violen-ta, elaerao figurino de cristalque va-lia sempre a pena proteger, mesmoquando, como no jazz metralhado doCottonClub, umagotade sangue vin-dadocandelabro lhecainacaracomouma lágrima. A vida dela emHollywood também tem sido lendá-ria, primeiro casada com o francêsChristophe Lambert e, depois, comJosh Brolin, filho de uma dinastia deHollywood e ator respeitadíssimo nacomunidade. Estasemana, Diane La-ne visita-nos pelamão de umapeque-na comédia romântica que só fala deassuntos importantes. Brindemoscom muito espumante e melodia.

Dá ideia que se divertiu imensocom este Paris pode esperar…Ainda me estou a divertir imensocom este filme.

Acha que, emquestões de culi-nária e viagens gourmet, temespírito aventureiro ou é do ti-

JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

Aos 13 anos Diane Lane já contracenava com Laurence Olivier e era aclamada pela “Time” como «a nova GraceKelly». Com “Paris pode esperar”, que estreia hoje, a atriz nova-iorquina volta a declarar a sua paixão pela Europa.

po de pessoa que enveredasempre pelos pratosmaisprevisíveis e seguros?Acho que não me posso dar notaalta em questões de aventuras.

Mesmo nas viagens aoestrangeiro desconhecido?Fica-se pelos lugares quejá são conhecidos?De uma maneira geral, sim. Mastambém viajo muito. Vou ondeme convidam. Estive há poucotempo na Costa Rica e no Peru.

E parte à aventura, desbravan-do recantos sombrios que nun-ca ninguém viu antes?

Não. O que faço, geralmente,é viajar de carro. Gosto deconduzir. Vou sozinha. Para longe.De tudo. (risos)

Estava só a tentar imaginarse se desloca sem escolta,quando vai para lugares des-conhecidos; ou se prefere ircomgente local que ofereçatextura e contexto…

Só tenho hesitado na respostaporque, veja, quase que posso dizerque o meu percurso é peculiar.Cresci em Nova Iorque. Frequenteiescolas públicas, ou seja, os meuspais não me acompanhavam nessasviagens. Ia pelo trabalho. Sim, jáestive na Finlândia, no Irão, Líbano,Itália, França, Holanda, Alemanha,num conjunto de experiênciasextraordinárias. Tinha eu 7, 8, 9,10, 11 anos, já andava por aí. Quandofiz o A Little Romance, com oOlivier, já tinha estado em Parispelo menos duas vezes. No casodeste filme, alguns dos meus cole-gas que se encontram a trabalharnoutras circunstâncias, estavam

«Toda a gente sabeque amo a França.Francês foi o primeiroidioma estrangeiroque tentei falar»

©DR

CINEMA

FIM DE SEMANA 1329.06.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt

ANIMAÇÃO‘GRU - OMALDISPOSTO 3’Neste terceiro filme da hilarian-te série de filmes de animaçãoGru – OMaldisposto, BalthazarBratt, um ex-ator infantil quecresceu obcecado com a per-sonagemque interpretou nosidos anos 80, revela-se comoumdosmais formidáveis inimi-gos queGru enfrentou até hoje.

© DR

THRILLER‘BLACKWAY’Intenso ‘thriller’ realizadoporDanielAlfredsonambientadonumaduracomunidadedemadeireirose lenhadoresnoOregonprofundo.Comumelen-co fortíssimo, que inclui nomescomoAnthonyHopkins, JuliaSti-les, RayLiotta,AlexanderLudwigeoveteranoHalHolbrook.

© DR

COMÉDIA‘PATERSON’Aespera acabou e ainda bem:Jim Jarmusch, cineasta decisivodas últimas décadas do cinemaindependente ‘made in USA’,está de regresso commaisumadaquelas comédias comelegantes toques dramáticosque só ele poderia filmar. ComAdamDrivernoprincipal papel.

© DR

OUTRAS ESTREIAS

sempre a dizer «deves estar entu-siasmadíssima com a ideia de irpassar uma grande temporada emParis!». Eu dizia que sim. É verda-de. Foi fantástico. Mas não possoacrescentar que já é a sexta vez quetrabalho em Paris. Soaria arrogan-te se dissesse uma coisa dessas.Soaria a pessoa que não sentegratidão por aquilo que lhe foi ofe-recido, por estar ali, naquele lugar.Não é, de todo, o meu caso. Todaa gente sabe que amo a França, Pa-ris. O francês foi o primeiro idiomaestrangeiro que adorei e tentei fa-lar. Ainda me lembro. Tinha 7 anos.

Porque é que, certo dia, umamiúda nova-iorquina de 7 anosinsistiu em aprender francês?Eu estava a trabalhar em Parise a minha mãe veio de visita.Os homens quase que faziam filaindiana para vir falar com ela.Foi nessa altura que aprendi a dizer“allez-y” e “allons-y”. Era a minhamaneira de dizer «Deixem-na empaz. Esta senhora veio comigo».O que eu queria é que ela focassea atenção em mim. Bom, achoque já perdi o fio à meada.

Talvez não. Tinha referido umamor pela grande nação fran-cesa…Falo um bocadinho de francês.A minha filha fala francês. Tambémé do conhecimento geral que mecasei com um rapaz francês. Nosfilmes, o meu primeiro namoradoera parisiense. Portanto, para mim,é mais que natural nunca me ausen-tar de Paris durante muito tempo.Ou da Europa, em geral. É tãoestranho. Há uma espécie deeterno retorno a esse lugar emque sou considerada uma espéciede expatriada, ‘the americanabroad’. Já em criança era assim.

Comonemsempre há orçamen-to para fazer umadigressãonos campos de lavanda da pro-víncia francesa, como é que sedesliga domundo e encontrapaz?Ou, visto de outra forma,de que objetos ou rotinas de-pendemais nos dias de hoje?O telemóvel. Basta pôr a coisa emmodo de avião e fico logo a sentirque fui de férias.

Concordo. Hámomentos navida emque temos demarcar

uma linha limite. Aindaestamos a falar de horáriose obrigações laborais, não é?Estou a falar de todos os sininhose avisos e sons que me surgem dotelemóvel, com coisas que tenhode fazer porque estão no calendá-rio. Há uma parte da minha vidaque é passada a obedecer ao grandedono disto tudo, o calendário deafazeres do telemóvel. É neste

«Basta pôr a coisa[o telemóvel] emmodo de aviãoe fico logo a sentirque fui de férias»

domínio, acho eu, que as nossas vi-das têm sido, digamos, normaliza-das. Felizmente, ainda me lembrodos tempos em que não eramosobrigados a levar esta existênciaautomatizada todos os dias.É por isso é que as pessoas serendem sempre à possibilidadede serem espontâneas. Queremsentir que nem todos os momentospodem ser controlados, contabiliza-dos, cronometrados, estudados.Acho que é por isso que as pessoasdecidem partir, por exemplo,numa grande viagem de carro.Há um ponto em que há umanecessidade vital de eliminaraquele tipo de estrutura.

«Há um eternoretorno [à Europa]onde sou consideradauma espéciede expatriada»

© FOTOS DR

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

Realização de Inquéritos ����������� ��������������������

Turnos disponíveis: 10h-14h | 14h-18h | 18h-22hOFERECE-SE BOAS CONDIÇÕES ����������������!���"#�

Para formalização da sua da candidatura agradecemos que indique a disponibilidade de turno.

$��%��&��� �����%�����������'(��)���*��+����,�./*0�.1*���.2*������,��3��������'(�����������4�.�5�167��)67

���6�/.�89:�;<�.<�������=%���(����>/6 )

QUARTEIRAT1 a 50 metros da praia, todo equipado

LAGOSZona das melhores praias da EuropaMoradia V3 toda equipada1,5km da Praia da Luz

969 664 500 – 929 189 511(a partir das 19h)

ALUGA-SE PARA FÉRIAS

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

99 | 91 39315 12 9 977 64 7239

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá . Café . Peças de Decoração . Porcelanas Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos . Latões . Rendas Toalhas . LençóisE TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro Circulo de Leitores . Europa América . Ediclube Alfa, Verbo Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest Enciclopédias Recentes. ROMANCES: Sabrinas: Júlias e Biancas BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim . Heróis Marvel . Capitão América . Homem Aranha

OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões .

Colecções de Moedas em PrataENTRE OUTRAS

PROCURA UM CRÉDITO?

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS

Crédito PessoalDe 1.500€ a 50.000€

e de 12 a 120 mesesTAN DESDE 8,75% TAEG DESDE 13,5%

962 491 939 - 915 789 254 ������������ �������������

���� ���� �� ����� ���� �������� ����� ��� ���������������� ����!� �� ��"��� ��� #�� ���$�������$� ��� %��% !�� &�'(���%���#�!��&����'������(�����(����������)���������$�������*�

� LIGUE AGORA

MCAPITALFINANCE

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������

���������� ��!"�"!�#� $��%&� �"�

MUL

TICR

EDIT

O

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

CLASSIFICADOS

LISBOAHOJE16ºMÍNIMA

22ºMÁXIMA

AMANHÃ15ºMÍNIMA

24ºMÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR29.06.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHODE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETORCOMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃOE ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves;Redação: Filipa Estrela, João Tomé, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – GrupoCYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora), Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestorde Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS:Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax:210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo; Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes,Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição:José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa:Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo,80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB

A incompetênciada classe políticaFoi preciso64anjos subiremaocéu para ficarmos a saberqueoSistema IntegradodeRedesde Emergência e Segurança dePortugal (SIRESP), que custou550milhões de euros, devia irpara a sucata. Estalou o vernizentre os responsáveis daAutori-dadeNacional de ProtecçãoCivile doSIRESP. Enquanto o INEMcontabiliza 42 pessoas com

Saúde?Ou cobardia porconveniên-cia?Assimpode, portanto, iniciar-se a toxidependência do tabacoe o ciclo damortemesmoemcri-ança? Porque não?Quantos putosaté se ufanamdisso, por represen-tarpara eles umaprovocação,seguindoo exemplo de adultosou de amiginhos já dependentes!(...)

YOLANDA CORSÉPIO

CARTAS DO LEITOR

necessidade de «acompanhamentoe reavaliação», a ignorante classepolítica lança achas para a fogueirada incompetência. O que percebemos deputados de gestão florestal?Alémde lotaremoMEOArena noconcerto solidário “Juntos porTodos”,a generalidade dos portuguesescumpre comas suas obrigações fis-cais. OGovernoque faça a sua parte.

ADEMAR COSTA

Póvoa de Varzim

Proteção porconveniênciaProibiu-se a venda de bebidas alcoóli-cas amenores de 16 anos no sentidode prevençãodosmales que o seuexcesso ocasiona. Poroutro lado,foi publicado recentemente queemPortugalmorremporano 12milpessoas porcausa do consumodetabaco! Então porque nãohá umalei que proíba o seu consumoantesdamesma idade? Será umaposiçãogovernamental coerente para coma

PORTOHOJE14ºMÍNIMA

20º MÁXIMA

AMANHÃ13ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

PUB