atualidade •04 edifícios sem inspeções de segurança regulares · atualidade terÇa-feira...

16
PUB 16.01.2018 Terça-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3055. Jornal diário gratuito. WWW.DESTAK.PT Acompanhe-nos também em ATUALIDADE • 04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares Associação Portuguesa de Segurança lamenta que as vistorias só sejam feitas por iniciativa dos proprietários dos prédios ou após denúncia, o que faz com que sejam pouco frequentes. Falta apostar mais na prevenção. Dânia Neto queixa-se de assédio sexual na TVI Atriz revela que tudo se passou no início da sua carreira e que já viu outros casos. FAMA&TV • 11 Trabalhadores por conta própria são 81 615 Dados do INE apontam para um peso de 16,9% na população empregada. ATUALIDADE • 06 Cartão escolar dá acesso gratuito aos transportes Em setembro, todos as crianças lisboetas do 1º ciclo vão ter um único documento para serem identificados nas escolas e para viajar na Carris e no Metropolitano. CIDADES • 02 DESPORTO • 08 © MÁRIO CRUZ/EPA Efeito nefasto no reforço da proteção de dados Multas a que as empresas vão estar sujeitas tornam a pirataria mais rentável. TECNO • 13 Fissuras numa bancada levaram à interrupção do jogo ao intervalo, quando o Estoril vencia o FC Porto por 1-0

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

PUB

16.01.2018 Terça-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3055. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

ATUALIDADE • 04

Edifícios sem inspeçõesde segurança regularesAssociaçãoPortuguesadeSegurança lamenta queasvistorias só sejam feitas por iniciativa dosproprietáriosdosprédiosou apósdenúncia, oque faz comquesejampouco frequentes. Falta apostarmais naprevenção.

Dânia Neto queixa-sede assédio sexual na TVIAtriz revela que tudo se passou no inícioda sua carreira e que já viu outros casos.

FAMA&TV • 11

Trabalhadores por contaprópria são 81 615Dados do INE apontam para um pesode 16,9% na população empregada.

ATUALIDADE • 06

Cartão escolar dá acessogratuito aos transportesEm setembro, todos as crianças lisboetasdo 1º ciclo vão ter um único documentopara serem identificados nas escolas epara viajar na Carris e noMetropolitano.

CIDADES • 02DESPORTO • 08©MÁRIO CRUZ/EPA

Efeito nefasto no reforçoda proteção de dadosMultas a que as empresas vão estarsujeitas tornam a pirataria mais rentável.

TECNO • 13

Fissuras numa bancada levaram à interrupção do jogo ao intervalo, quando o Estoril vencia o FC Porto por 1-0

Page 2: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

CIDADES 16.01.2018TERÇA-FEIRAwww.destak.pt02

EM DEZSEGUNDOS

SERVIÇO DE URGÊNCIA

Amarante comdificuldadesface à procuraOCentroHospitalardoTâmegaeSousa (CHT) admitiu que aurgência doHospital deAma-rante enfrentou dificuldadescomonúmero elevadode doen-tes emdezembro, apesardoreforço demeios. O númerodemédicos não foi aumentado emalguns dias por falta de clínicosdisponíveis para reforçarasequipas habituais.

ANIMAIS ABANDONADOS

Famílias deacolhimentotemporárioAnova provedora dosAnimaisde Lisboa querdar«uma res-posta imediata à falta de lotaçãodaCasa dosAnimais» atravésda constituição de famílias deacolhimento voluntárias. A ideiapartiu de uma recomendaçãodeMarisaQuaresmadosReis e«visa resolverparcialmente oupelomenos daruma respostaimediata aoproblema».

Pelomenosduaspessoasforamon-temassistidaspeloINEMdevidoàina-lação de fumo na sequência do incên-dioquedestruiualojachinesaMaxina,naAvenidade Berlim, junto àGare doOriente.Porprecaução,oscarrosàvol-

tadoarmazémforamretirados–aPo-líciaMunicipal chegou arebocar algu-mas viaturas – e os prédios contíguos,embora não estivessem em perigo, fo-ramevacuadosdevidoaointensofumoque se verificou nazona.

Incêndio de grandes proporçõesdestrói loja chinesa nos Olivais

LISBOA

Entre janeiro e setembro de 2017,entraram em processo de licencia-mento 12 novos projetos hoteleiros nazona da Baixa e Centro Histórico doPorto, mais que o dobro face ao mes-mo período de 2016. De acordo com

o Confidencial Imobiliário, a grandemaioria desses projetos (9) respeitaa hotéis ou empreendimentos turís-ticos de 4 ou mais estrelas e apenasdois são construção nova– os restan-tes resultamde obras de reabilitação.

Baixa do Porto mais que duplicaprojetos hoteleiros em licenciamento

JANEIRO A SETEMBRO DE 2017

REDAÇÃ[email protected]

Cartão escolarnos transportes

LISBOA

As crianças de Lisboa vãopoder usar o cartão esco-lar para viajar gratuita-mente na Carris e no Me-

tro. Uma medida que a câmara querimplementar junto dos alunos do pri-meiro ciclo em setembro, alargandodepois a outros ciclos.

«A partir da Páscoa» irá avançarumprojeto-pilotoemdoisagrupamen-tosdacapital«que aindanão estão es-colhidos», mas a câmara pretendeque, emsetembro, «sejauniversalnasescolasbásicasaexistênciadeumcar-tão escolar que permite não só iden-tificar o aluno na escola, mas aceder

Câmara Municipal de Lisboa avança com uma medida que vai permitir às criançasda capital usar o cartão escolar para viajar gratuitamente na Carris e no Metro.

aos transportes públicos de Lisboa»,avançouàLusao vereadordaEduca-ção e dos Direitos Sociais.

Atualmente, os passes para a Car-ris e Metropolitano já são gratuitosparacrianças até aos 12 anos, mas Ri-cardo Robles admite que o cartão pos-sa chegar a alunos mais velhos.

Medidaprogressiva«Ainda não estabelecemos até ondeserá,masoobjetivoéserumacoisapro-

Cerca de 15 mil alunosdo primeiro ciclode Lisboa poderão vira usar este sistemana Carris e no Metro

gressiva,segundo, terceiro[ciclos], se-cundário(...),maséumfaseamentonotempoqueaindanãotemosdefinidoe,portanto,vamosarticulartambémcomo vereador da mobilidade». Com estamedida, explicou o vereador, «deixamde ser os pais a ter de pedir» o passepara as crianças, pelo que os mais no-vos,«desdequeestejamnaescola,pas-sam a ter o cartão» para os transpor-tes públicos automaticamente.

Jáquestionado sobre o investimen-to necessário para aplicar a medida,o vereadoreleito pelo BE apontouqueeste «estáaser calculado pelo verea-dor da Mobilidade, mas para já é sóa execução física do próprio cartão,e portanto o valor de investimento émuito reduzido».

«A partir da Páscoa» irá avançar este projeto-piloto em dois agrupamentos da cidade «que ainda não estão escolhidos»©

JOÃOCORTES

ÃO/C

M

TRABALHADORES

Aniversáriodo Infarmedmotiva lutoDezenasdetrabalhadoresdoInfarmedassistiramontemàscerimóniasdo25ºaniversáriodoinstitutovestidosdenegro,emprotestocontraaanun-ciadadeslocalizaçãoparaoPorto,manifestando-sedispos-tosaprovarqueamedidaéumerroecriticandoaausên-ciadoministrodaSaúde.

Page 3: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

PUB

OsecretáriodeEstadoAdjuntoedoAmbiente assegurou ontem que «em2022» o Metro do Porto terá«mais 5,7km e sete estações», com a conclusãoda linha Rosa, no Porto, e o prolonga-mentodalinhaAmarela,emVilaNova

deGaia.SegundoJoséMendes,oobje-tivoéterosprojetosconcluídos«entreoutubro e dezembro» e lançar o con-cursodaempreitada,queseesperaad-judicar«noiníciode2019»,paracome-çaraobra«entreabrilejunho»de2019.

Governo garante que Metro do Portoterá mais 5,7 quilómetros em 2022

TRANSPORTES

REDAÇÃ[email protected]

OPorto vai celebrar, ama-nhã, 17 de janeiro, na Pra-ça dos Leões, entre as 11heas20h,o1ºDiadoPizzaio-

lo,atividadedeclaradapelaUNESCOPatrimónio CulturalImaterialdaHu-manidade, «homenagenado assim osprofissionais que produzem a verda-deira pizza napolitana».

Segundo o comunicado oficial dainiciativa, a que o Destak teve aces-so, «esta grande festa da pizza napo-litanavaioferecergratuitamente aosportuenses fatias de umdos mais em-blemáticospratosdagastronomiaita-liana, numa organização da Associa-zione Pizzaiuoli Napoletani em Por-tugal (APNP), liderada por MicheleMezzero, e daASCIP Dante Aligheri,

uma entidade fundada pelo GeneralAngelo Arenae dedicadaàdifusão dalíngua e cultura transalpina».

Certificação emPortugalNaPraçadosLeõesserámontado umforno a lenha e uma banca, «de ondesairão das mãos dos diferentespizzaiolos que constituem a SeleçãoPortuguesade Pizzaiolos exemplaresda verdadeira pizza napolitana, a se-rem distribuídas gratuitamente portodos aqueles que acorrerem ao lo-cal» – apenas as bebidas serão pagas.

Michele Mezzero, presidente daAssociazione Pizzaiuoli Napoletaniem Portugal, destaca que este even-to «seráo ponto de partidaparaacer-tificação das pizzarias que em Portu-gal cumprem os requisitos necessá-rios paraseremconsideradas “Pizza-ria com Arte Napolitana”».

© DR

Cidade Invictacelebra o ‘Diado Pizzaiolo’

Amanhã haverá fatias de pizza verdadeira e genuína na Praça dos Leões

Cidade portuense vai associar-se, amanhã, na Pç. dosLeões, à celebração internacional do 1º Dia do Pizzaiolo.

PORTO

CIDADES 03

Page 4: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

© DR

ATUALIDADE 16.01.2018TERÇA-FEIRAwww.destak.pt04

OGoverno reduz, apartir dehoje, osdiase limitesdecapturadiáriadebiqueirãopermitidosesteano, eaindapossibilita en-cerrar estapesca«emdeterminadasáreaseperíodos»doano.

PESCAS

JOÃ[email protected]

Lacuna na lei levaa falta de segurança

Nasequênciadatragédiaquese abateu sobre a Associa-ção Cultural, Recreativa eHumanitária de Vila Nova

daRainha,esalvaguardandoqueain-vestigaçãoaoqueaconteceuaindaestáem curso, aAPSEI – Associação Por-tuguesade Segurançaapontatrês fa-tos que potenciaram o incêndio quematou8pessoas:ainstalaçãoincorre-ta da salamandra com tubagens queatravessavam o teto falso; a existên-ciademateriaisaltamenteinflamáveise produtores de gases tóxicos no teto;e saídas de emergência bloqueadas.

«Desconhece-se se a associação ti-nha ou não definidos procedimentosde organização e gestão da seguran-ça,maspareceevidentequenãoesta-vamimplementados,casocontrárioodesfechodeste episódionãoteriasidotão dramático», avança a APSEI aoDestak. É que esses procedimentosvisam «salvaguardar que os ocupan-tesabandonamoedifícioemseguran-ça e que os equipamentos e sistemasde segurança contra incêndios estãoemcondiçõesdeseroperadosemcasode incidente».

RiscogeneralizadonopaísApesardealegislaçãoprevervistorias

Como só são feitas por iniciativa própria ou após denúncias, as inspeções aosedifícios não são regulares. Implementação de medidas preventivas é essencial.

frequentes para a maioria dos edifí-ciosemPortugal, inclusiveaquelequefoiagoraafetadoemTondela,essaim-posição não passa do papel. Isto por-que «estas inspeções apenas são efe-tuadasapedidodoresponsávelde se-gurança das instalações ou mediantedenúncia, ou seja, não são efetuadasde uma forma continuada e regularpelas autoridades».

Paraminimizaro risco de perdadevidas humanas, a APSEI aconselha a

aplicação de «medidas simples, comoverificarregularmenteseassaídasdeevacuaçãoestãodesimpedidasedevi-damente sinalizadas e se as portas deemergência estão funcionais».

Prognóstico reservadoDos16feridosqueestãointernadosemLisboa, Porto e Coimbra, 5 têm prog-nóstico reservado. O primeiro-minis-trodisseontemqueépreciso«apurarse houve algumafalhae onde».

Edifício foi licenciado em 1992, quando foi reconvertido para servir de sede

©NUNOANDRÉFE

RREIRA/LUSA

EDIFÍCIOS PÚBLICOS

O sismo de magnitude 4,9 naesca-ladeRichterocorridoontem,comepi-centro acercade seis quilómetros deArraiolos, no distrito de Évora, masquefoisentidonaGrandeLisboaeatéCoimbra, é o maior tremor de terraregistado emPortugaldesde que, em1998, um terramoto fustigou as ilhasdo Faial, Pico e São Jorge, nos Aço-res,matandooitopessoas, ferindo150e deixando 1500 desalojadas.

Segundo o IPMA e a Proteção Ci-vil, o sismo foi sentido com intensida-de máximaIV(escalade Mercallimo-dificada) naregião de Elvas, mas não

se registaram danos pessoais ou ma-teriais. No entanto, o Correio daMa-nhã noticiou que parte de um telha-do de uma casa habitada em Alcáço-vas, Viana do Alentejo, caiu quandonão estava ninguém no alojamento.

O Agrupamento de Escolas de Ar-raiolos foi evacuado como medidadeprevenção, depois de o plano de se-gurançatersido acionado. ConceiçãoEstrada, proprietária de um café davila, descreveu o que sentiu: «foi hor-rível, foimuito forte. Não ganheiparao susto, parecia um grande camião apassar e tremeu tudo».

Sismo em Arraiolos é o maiorem Portugal em duas décadas

EM DEZSEGUNDOS

ENFERMEIROS

Contrataçãoem definitivoAcoordenadora doBlocodeEsquerda (BE) propôs ontema contrataçãopermanente dosenfermeiros que ingressaramtemporariamente noServiçoNacional de Saúde (SNS) parafazero reforço no âmbito doPlanodeContingência daGripe.

VENDA DE PRÉDIOS EM 2017

CGD faz 338M€com alienaçõesEm2017, a CaixaGeral deDepó-sitos (CGD) vendeu 3100 imó-veis por338milhões de euros.Apesardamaioria dos prédiosserem fora de Lisboa ePorto, 68milhões de euros foramconse-guidos comavenda de três edi-fícios na capital emdezembro.

CRÉDITO AO CONSUMO

Valor máximoem cinco anosOmontante dos novosempréstimos para consumoatingiu, nomês de novem-bro, o valormáximoempelomenos cinco anos, aoserememprestados quase655milhões de euros,segundodivulgou ontemoBancodePortugal.

SOCIEDADE

Page 5: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

As queimaduras pelo frio sãolesões causadas pela for-maçãode gelo na pele e va-

sos sanguíneos que provocamper-da de sensibilidade e alteraçãodacornas zonas afetadas. Estas quei-maduras atingemmais frequente-mente o nariz, orelhas, bochechas,queixo, dedos dasmãos e dos pés,e resultamda exposição ao frio in-tensoporperíodosmais oumenosprolongados. As crianças e os ido-sos sãoos gruposmais vulneráveis

Como reconhecer queimaduraspelo frio?Aoprimeiro sinal de vermelhidãoou doremqualquer zona da pele,saia do frio e proteja a pele exposta.Qualquerdos seguintes sinaispoderá indicarqueimaduras:• Área da pele brancaou acinzentada;•Pele invulgarmentefirmeoucerosa;• Formigueiro.

Siga o INEM no facebook e no twitter | [email protected]

Queimaduraspelo frio

[email protected]

Oque fazer?Sedetetarsinaisdequeimadurasprocureajudamédica. Seexistiremqueimadurassemsinaisdehipoter-miaenãoexistirauxíliomédico ime-diato, procedadaseguinte forma:•Vá para umadivisão aquecidalogoque possível;• Submerja a área afetada em águamorna – não quente (a temperatu-ra deverá ser confortável ao toquenas áreas do corpo não afetadas),ou aqueça a área afetada comcalor corporal;• Nãomassaje a área queimadapois pode causarmais danos;• Nãouse compressas aquecedo-ras, ou fontes de calorpara aquecer,uma vez que as áreas afetadasestão dormentes e poderãoqueimar facilmente.Estesprocedimentosnãosubstituemoscuidadosmédicosapropriados.Asqueimadurasdevemseravaliadasporpessoaldesaúdequalificado.

PUB

ATUALIDADE16.01.2018 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 05

SAÚDE

O Infarmed aprovou o financia-mento de 60 medicamentos inovado-res em 2017, mais nove do que no anoanterior. De acordo com o instituto,o volume de aprovações de financia-mento de medicamentos «triplicou

nos últimos cinco anos», maioritaria-mente na área da oncologia, desta-cando-se medicamentos para o can-cro do pulmão, melanoma, mielomae cancro colorretal. Desde 2012, fo-ram concluídos 511 processos.

Financiamento de medicamentosinovadores triplica em cinco anos

INFARMED

REDAÇÃ[email protected]

Tendo em contaacrise de na-talidade que cada vez maistem afetado o país nos últi-mos anos, «o que resulta

numa das taxas de natalidade maisbaixas da Europa, com 8,4 bebés porcada mil habitantes, abaixo de todosos países da União Europeia excetoItália», aWell’sanunciouo lançamen-todonovoprojeto“Porumfuturocommais bebés”, iniciativa que, segundoinformação oficialdamarcade saúdee bem-estar do grupo Sonae, a que oDestak teve acesso, pretende assu-mir o compromisso da empresa deapoiar a natalidade em Portugal em2018. «Reconhecendo a importânciade promover o aumento da natalida-de emPortugalparaasustentabilida-

de social e económica do país», aWell’s colocou esta questão comotema central para a marca em 2018,desenvolvendo um projeto que contacom o apoio de entidades como o Mi-nistério da Saúde, a Associação Por-tuguesa de Famílias Numerosa e oBanco de Bens Doados - EntrAjuda.

Ação tripartidaO novo “Por um futuro com mais be-bés” é um projeto com três níveis deação: Ação de Cidadania, com aofer-ta de um ‘pack’ de produtos BabyWell’s a todos os bebés nascidos em2018; Ação de Responsabilidade So-cial, cobrindo todas as necessidadesde alimentação, puericulturae higie-ne do primeiro ano de vida de bebésde 50 famílias carenciadas; e Promo-ção da Discussão do tema com par-ceiros institucionais e privados.

© DR

Campanha “porum futuro commais bebés”

Para João Cília, diretor Geral daWell’s, «este é um tema fundamental para o país»

Well’s lança nova iniciativa de apoio à natalidade emPortugal com um projeto de mais de 1 milhão de euros.

Page 6: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

ATUALIDADE 16.01.2018TERÇA-FEIRAwww.destak.pt06

JOÃ[email protected]

Mais de 800 mil sãopatrões de si mesmos

No 2º trimestre de 2017, onúmero de trabalhadorespor contaprópriaem Por-tugalerade 806 200, o que

corresponde a 16,9% da populaçãoempregada total. Daqueles, 27,5%exerciamasuaatividade compessoasao serviço (como empregadores) e72,5% faziam-no sem pessoas ao ser-viço (como isolados). Além disso,57,5% não preveem empregar pes-soas nemrecorrerasubcontrataçõesnos próximos 12 meses.

Dos dados revelados ontem peloINE, e que o Destak consultou, so-bressai que um terço (33,6%) dos tra-balhadores por conta própria apon-taram como principais razões paraestarem nesta situação na profissão«ter aparecido um boaoportunidadee dar continuidade ou trabalhar numnegócio familiar». Os períodos semtrabalho e aexistênciade clientes quenão pagam ou que pagam tarde sãoas principais dificuldades menciona-das (29,5%).

Apesar da satisfação laboral sermenor do que nos trabalhadores porcontade outrem, aautonomiaprofis-sional é maior – quase dois terços(63,7%) indicaram ser os própriosquem decide o horário de trabalho

Os também chamados recibos verdes são 16,9% da população empregada.Contact centers empregam 81 615 pessoas e faturam 1165,9 milhões de euros.

diário. Quase um terço (30,6%) tra-balham com parceiros profissionaise mais de metade (53%) têm 10 oumais clientes, sem que um tenha po-sição dominante.

Quase 65mil postosAAssociacão Portuguesade ContactCentersrevelouaoDestakosresulta-dos do Primeiro Estudo NacionalemcomendadoàconsultoraKPMG.Osetor emprega mais de 81 615 colabo-

radores e comporta 64 772 postos deatendimento, distribuídos maiorita-riamenteporLisboa(69%),Porto(11%)e Braga (5%). O volume de negóciosascende a 1165,9 milhões de euros.

Precários na Função PúblicaForam apresentados 31 583 requeri-mentos para regularização de precá-rios na administração pública, dosquais0,6% foramindicadosporsindi-catos oucomissões de trabalhadores.

Esmagadora maioria (85%) dos contact centers são em Lisboa, Porto e Braga

©123RF

MERCADO LABORAL

O Governo prevê investir, nos pró-ximos dez anos, cercade 900 milhõesde euros em obras de manutenção erequalificação da costa portuguesapara minimizar os efeitos das altera-ções climáticas. «É um investimentoqueseprevênecessárioemobrasafas-tadas, mas paralelas à costa, para re-duzirbastanteaquiloqueéaforçaqueo mar tem», disse o ministro do Am-biente. É uma «tarefa ciclópica», por-que Portugal é «em toda a Europa oterritóriomaissujeitoàsalteraçõescli-máticas»porcausadoavançodomar.

Requalificaçãoda costa vaicustar 900M€

A maioria das escolas está a mu-dar a forma de ensinar os seus alu-nos, corrigindo alguns métodos de en-sino, de formaaajudá-los aultrapas-saras dificuldades detetadas nas pro-vas de aferição, revela um estudo doMinistério daEducação. O responsá-vel por estapastano Governo garan-tiu ontem que o projeto piloto de fle-xibilização e autonomia curricular,em curso em 230 comunidades edu-cativas, estáaser monitorizado paraque possaser alargado atodas as es-colas de forma sólida.

Escolas estão amudar forma deensinar os alunos

Flexibilização e autonomia curricularvão ser alargadas de forma sólida

© FILIPA COUTO/CM

EDUCAÇÃO NA PRÓXIMA DÉCADA

MAIS NOMUNDO

PENÍNSULA IBÉRICA

Uma verdadeira«estratégiaintegrada»OEixoAtlântico,queunemunicí-piosdoNortedePortugaledaGaliza,querqueoTratadodeValênciasejasubstituídoporumnovoumdocumentoquereflita«umaverdadeiraestratégia inte-gradaparaacooperaçãotrans-fronteiriça»quevá«alémdameragestãodefundoseuropeus».

COLÔMBIA

Quatro mortosapós viadutodesmoronarPelomenos quatro pessoasmorreramevárias estão desa-parecidas nodesmoronamentode umviaduto emconstruçãona estrada entre Bogotá eVilla-vicencio, capital do departa-mento deMeta, uma regiãomuitomontanhosa no centrodaColômbia.

ESTADOS UNIDOS

Militar ligada aoWikileaks querser senadoraMenosdeoitomesesdepoisdetersidolibertadadeumaprisãomilitarnoKansas,aoverasuapenareduzidaporBarackObamade35para7anosdeprisão,Chel-seaManninganunciouquevaiconcorreràsprimáriosquevãodecidirocandidatodemocrataaoSenadopeloMaryland.

SÍRIA

Turquia acusaEUA de apoioa terroristasOpresidenteturcoacusaosEstadosUnidosdeestaremaformarum«exércitodeter-ror»naSíria juntoàfronteiracomaTurquia,depoisdeacoligação internacional lide-radaporWashingtonteradmitidoqueestáa trabalharcomumgrupoquecontacomgrandepresençadecurdos.

Page 7: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

PUB

Page 8: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

DESPORTO 16.01.2018TERÇA-FEIRAwww.destak.pt08

JOÃ[email protected]

Fissura na bancadaadia segunda parte

Nevoeiro, chuva torrencialou até neve. Muitas intem-péries já impediram quejogos de futebol fossem

concluídos em Portugal, mas proble-mas na bancada, a não serem inédi-tos, são muito raros. O mais pareci-do foi em fevereiro de 2014, quandorajadas de vento forte causaram da-nos na cobertura do Estádio da Luze adiaram um Benfica-Sporting, masentão apartidaaindanão se iniciara.

Ontem já estavam disputados 45minutos quando, durante o interva-lo, dezenas de adeptos portistas co-meçaram aentrar no relvado, de for-ma ordeira. Assustaram-se quandosentiram o chão a abater e abando-naram o Topo Norte. Após uns bre-

Proteção Civil entendeu que não estavam reunidas as condições de segurançapara retomar o jogo após o intervalo, quando o Estoril ia vencendo por 1-0.

©MARIO

CRUZ/LUSA

CAMPEONATO NACIONAL

ves instantes no relvado, foram en-caminhados para outros bancadas.

Voltaram para o ponto de origemmais tarde, dando a entender quetudo estaria resolvido. Pura ilusão.As autoridades entenderam que nãoestavamreunidas as condições de se-gurança. O Estoril confirmou «umabatimento do centro» da bancada.Alguns relatos apontaram que umdos pilares cedeu2 centímetros e quese verificaram várias fissuras no es-tuque e mesmo nos pilares.

Pelas 23h30, à hora de fecho destaedição, não havia qualquer informa-çãosobrequandoojogoseriaretoma-do.Osregulamentospermitemváriasleituras e, àpartida, o encontro deve-ria ser retomado em 30 horas. O FCPorto recusou essasolução alegandoque não teria tempo de recuperaçãosuficiente antes de receber o Tonde-la na sexta-feira, às 21h.

Entrada em falso dos dragõesNo que ao futebol diz respeito, o FCPorto chegou ao intervalo a perderpor1-0 depois de umaentradaemfal-so. A acusar em demasia a falta deBrahimi, com um meio-campo semimaginação e os jogadores estranha-mente atabalhoados na hora de re-matar, os dragões viram o Estorilmarcar num livre direto em que Jo-sé Sá pareceu mal batido.

«A seu tempo,os adeptos serãoinformados sobrecomo deverão serressarcidos»ESTORILComunicado oficial

LIGA PORTUGUESA 18ª JORNADA

FC PORTO*ESTORIL

José SáMaxi Pereira

FelipeReyes

Alex TellesDanilo Pereira

HerreraRicardo Pereira

LayúnMarega

Aboubakar

01

Estádio António Coimbra da Mota, Estoril

Ivo Vieira Sérgio Conceição

Renan RibeiroWesley DiasPedro MonteiroKyriakou‹ Joel› Aylton Boa Morte, 30’Pedro RodriguesEduardoLucas EvangelistaVíctor AndradeAbnerBruno Gomes

TREINADORES

Golos: Eduardo (17’)Disciplina: Cartões amarelos: Reyes (16’)e Renan Ribeiro (42’)*Jogo interrompido ao intervalo por falta de con-dições de segurança no Topo Norte do estádio

CLASSIFICAÇÃO LIGA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

CLUBE P J V E D GMGSSporting 46 18 14 4 0 41 10FC Porto 45 17 14 3 0 45 9Benfica 43 18 13 4 1 43 12Sp. Braga 37 18 12 1 5 35 18Rio Ave 30 18 9 3 6 24 17Marítimo 28 18 8 4 6 17 20Chaves 26 18 7 5 6 24 25Boavista 24 18 7 3 8 20 22V. Guimarães 23 18 7 2 9 24 33

Chaves

P. Ferreira

Sp. Braga

Boavista

Tondela

Belenenses

Sporting

Moreirense

Estoril

4-3

0-0

1-3

2-0

3-1

1-2

3-0

2-2

1-0*

V. Guimarães

Marítimo

Benfica

Portimonense

Feirense

Rio Ave

Desp. Aves

V. Setúbal

FC Porto

RESULTADOS 18.ª JORNADA

10

11

12

13

14

15

16

17

18

CLUBE P J V E D GM GSTondela 22 18 6 4 8 23 28Belenenses 19 18 5 4 9 16 25Portimonense 18 18 4 6 8 23 29Feirense 17 18 5 2 11 16 24Moreirense 15 18 3 6 9 15 29Paços Ferreira 15 18 3 6 9 19 34Desp. Aves 14 18 3 5 10 16 29V. Setúbal 13 18 2 7 9 18 34Estoril 12 17 3 3 11 14 35

GOLEADORESNOME EQUIPA GOLOSJonas Benfica 21Bast Dost Sporting 19Marega FC Porto 14Aboubakar FC Porto 14RaphinhaV. Guimarães 11João Novais Rio Ave 7NakajimaPortimonense 7Salvio Benfica 7Murilo Tondela 7

1.º

2.º

EM DEZSEGUNDOS

MERCADO

Lisandro muitofeliz por jogarno Inter MilãoDepois de ter sido oficializadooseu empréstimoaté ao fimdaépoca, comopçãode comprafacultativa de9milhões deeuros, Lisandro Lopéz disse que«jogarnumclube comoo Inter,umdosmaiores da Europa, éumsonhoe representamuitoparamim». O treinadordositalianosmostrou-se satisfeitocoma chegada do argentino.

TÉNIS

João Sousana 2ª rondana AustráliaApesarde ontem ter ficado asaberque ocupa a piorposição(70ª) na classificaçãodo ténismundial desde 2013, JoãoSousaqualificou-se para a 2ª rondadoOpen daAustrália, ao vencero alemãoDustin Brown (126º dahierarquia) por6-4, 6-3, 4-6, 6-7e6-1. O tenista português vaiencontraro croataMarin Cilic,6º cabeça de série do torneio.

OBSERVATÓRIO

Sportingé a 3ª equipamais cínicaCombase emvários dadosestatísticos, que vãodesdea posse de bola aos rematesefetuados e concedidos,oObservatório do Futebolestabeleceu um rankingentre as performances dasequipas fazemnocampoe aquilo que efetivamenteobtêmno final dos jogos. EoSporting é a 3ªmais cínica.

* Jogo interrompido

Page 9: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

PUB

DESPORTO16.01.2018 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 09

(37 130) e Vitória de Guimarães(18 756) ficam acima desse rácio. OMarítimo (78,96%) junta-se aos qua-tro clubes mencionados (86,56%;85,46%; 74,21%; e 62,5% como os úni-cos clubes que ficam acima da média(60,9%) quanto àpercentagemmédiade ocupação por jogo.

Inclusive, Portugal sobe algumasposições (para 6º) quando é tida emconta a relação entre habitantes dopaís e espetadores nos estádios, atrásde Holanda, Dinamarca, Suíça, No-ruegae Escócia. Ao todo, em2016/17,120 milhões de pessoas assistiram aovivo ajogos das ligas profissionais eu-ropeias. AAlemanhaliderano núme-ro médio de espetadores e aInglater-ra na ocupação média dos estádios.

©FR

ANCISCOPA

RAÍSO

Estádios com metadedos lugares vaziosLiga portuguesa com 12º melhor registo de assistênciaentre campeonatos europeus. Dados têm melhorado.

Luz lidera assistências, com umamédia de quase 56 mil espetadores

JOÃ[email protected]

Entre as temporadas 2010/11e 2016/17, a I Liga teve umaassistência média de 10 546espetadores por jogo. Este

número coloca Portugal no 12º lugardas ligas primodiviosárias da Euro-pa, conclui um estudo da associaçãodas ligas europeias profissionais(EPFL).

Ainda assim, ao longo destas setetemporadas, registou-se um cresci-mento de 1,8% no número de espeta-dores. A média geral da prova na úl-tima temporada é de 11 838 pessoasnos estádios, mas apenas Benfica(55 952), Sporting (42 772), FC Porto

EM DEZSEGUNDOS

ARBITRAGEM

Portugal ligadoa juiz irradiadoAFIFAconfirmou a irradiação doárbitro ganês Joseph Lamptey,decidida pelo Tribunal ArbitraldoDesporto (TAS), reconhe-cendoumhistórico de jogoscombinados desde 2010, entreos quais o particulardePortugalnoGabão (2-2) em2012.

FRANÇA

Árbitro agressorpede desculpasOárbitro francêsTonyChapron,«suspensoaténovaordem»pelafederaçãofrancesadepoisde terpontapeadoeexpulsadoDiegoCarlosquandoestechocoucon-sigo, pediudesculpasao jogadordoNantespelo«gestoestranho».

ASSISTÊNCIAS

Depois de Madeira Rodrigues terdesistido da auditoria à aquisição ealienação dos passes de alguns joga-dores, dizendo que «adúvidasobre ahonestidade do presidente vai man-ter-se», Bruno de Carvalho respon-deu: «espero que apareça na AG [3de fevereiro], pois terá de ter a cora-gem de dizer isto naminhacarae ou-vir o que tenho para lhe dizer sobreesta miserável encenação».

Auditoria sobrepasses de atletasnão vai avançar

SPORTING

Bruno de Carvalho espera porMadeiraRodrigues na AG de 3 de fevereiro

© CARLOS BARROSO/RECORD

O selecionadorportuguês de futsalrevelou ontem o sonho de vencer oCampeonato daEuropae considerouser«impensável»Portugalficar«abai-xo do 3º lugar», posição que ocupanoranking, na competição que terá lu-garnaEslovénia, de 30 de janeiro a10de fevereiro. Jorge Braz destacou aexperiênciado grupo de 14 jogadoresque terá à sua disposição – poucosnunca estiveram numa fase final.

Selecionadoraponta o pódiocomo mínimo

FUTSAL

Jorge Braz destacou a experiênciados 14 jogadores que convocou

© FPF

Page 10: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

PUB

Page 11: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

ta pela atriz de 34 anos a Rui Unas,que afirmou aindaque nas gravaçõesde Amor Maior foi testemunha deumasituação idênticanos bastidores.

©DAVID

MARTINS

Dânia foi vítimade assédio na TVIDânia Neto denuncia no programa “Maluco Beleza” quefoi vítima de assédio sexual no início da sua carreira.

Atriz portuguesa fez declaraçõesbombásticas no “Maluco Beleza”

REDAÇÃ[email protected]

Convidadanoprogramadeen-trevistasdeRuiUnas,aatrizportuguesa foi clara. «Já fuivítimade assédio», começou

porcontarnoMalucoBeleza,acrescen-tando que foi algo que aconteceu «noiníciodacarreira».«Foiaúnicavezquemesentidesconfortável.Foiumaabor-dagem óbvia e isso é o mais assusta-dor»,disseDâniaNetro,recusandore-velar o nome dapessoaemquestão.

Entretanto, aTVI járeagiu ao casonuma nota enviada às redações: «ATVI não tem registo de nenhumaqueixa relativamente a este tema eespecificamente àatriz DâniaNeto».Mas estanão foi aúnicadenúnciafei-

POLÉMICA

PUB

FAMA&TV16.01.2018 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 11

NOVELAS‘REVELAÇÃO’Ermírio aconse-lhaPaulo a pas-sarmais tempocomasuamu-lher, poisCláudiasente-se sozinhae tempassadomuito tempocomRenan. Bárbara visita Ra-quel e fala-lhedos seusmétodospara aprimorara vida sexual. Biachega a casa embriagada, provo-ca eofendeLucasque, exaltado,lhedáumestalo.CMTV, 14H44

‘ESSASMULHERES’LeocádiausaapalmatóriaemRaimunda.Júliavêacenaeficahorrorizada.FirminarecebeumbilhetedeLemosobrigando-aa iràsua loja. Fernando,AlfredoeFerreira recebemumconviteparaafestadeLúcia.CunhaeLemosbatememFirminaeamea-çam-nademortecasoelanãoobedeçaaLemos.CMTV, 19H07

AComissão Nacional de PromoçãodosDireitoseProteçãodasCriançaseJovens considerou ontem «existir umelevado risco» de Supernanny «violarosdireitosdascrianças»,nomeadamen-te o direito à reserva da vida privada.Tambémontem,atravésdecomunica-dooficialaqueoDestakteveacesso,oInstitutodeApoioàCriançarevelou-sepreocupado com o programa da SIC,«convictodequeformatoseconteúdosdesta natureza não respeitam o supe-rior interesse dacriança».

“Supernanny”da SIC alvo dedúvidas legais

TELEVISÃO

Teresa PaulaMarques, a “Supernanny”

©DR

Page 12: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

O mais antigo fóssil humano até àdataencontrado emPortugal, o “Crâ-nio da Aroeira”, é hoje entregue aoMNA- MuseuNacionalde Arqueolo-gia, em Lisboa, por João Zilhão. O ar-queólogo foi responsável pelas esca-vações na gruta da Aroeira, no com-plexo arqueológico do Almonda, emTorresNovas,queem2014revelarameste crânio humano de 400 mil anos.De salientar que, recentemente, oachado arqueológico foi alvo de «tra-balhos de estudo e restauro» na Uni-versidade Complutense de Madrid.

“O Crânio daAroeira” entreguehoje ao MNA

EM DEZSEGUNDOS

AO VIVO

Amor Electrocom convidadosmuito especiaisAurea, JoséCid,TeresaSalgueiroeMarcoRodriguessãoosprimeirosnomesconhecidosqueosAmorElectroescolheramparaocon-certodabandamarcadoparaopróximodia14defevereiro,noCampoPequeno,emLisboa.Umespectáculo inseridono“Fes-tivalMontepioàsvezesoamor”.

ÓBITO

Morreu DoloresO’Riordan, dosThe CranberriesAlíderdabanda irlandesaTheCranberries,DoloresO’Riordan,morreuontem,«subitamente»,emLondres,aos46anos,anun-ciouoagente.Acantoraestavanacapital inglesapara«umacurtasessãodegravação», lê-senumcomunicadodaagênciaLindseyHolmesPublicity.

HISTÓRIA

Museu Nacionalda Resistênciajá tem comissãoOMinistériodaCulturaanunciouontemquefoi criada, pordespa-cho, aComissãode InstalaçãodosConteúdosedaApresenta-çãoMuseológicadofuturoMuseuNacional daResistênciaedaLiberdade, espaçohistórico--cultural a serconstruídoemPeniche, distritodeLeiria.

FESTIVAL

Yo La Tengoconfirmadosno Alive’18YoLaTengo,a lendária banda‘indie’deIraKaplan,GeorgiaHubleyeJamesMcNew,tempersençaconfirmadanofesti-valNOSAlive’18,a13dejulho,noPalcoSagres.Estaéapri-meiradigressãoeuropeiadogrupodesdeolançamentodoseuúltimoálbum,StuffLikeThatThere,editadoem2015.

Restam menos de 40 bilhetes paraesgotar por completo a data extra, 31dejaneiro,doconcertosolidáriodeMár-cia e Tiago Bettencourt a ter lugar noTeatrodaTrindade,comabilheteiraareverterintegralmenteparaasvítimasdos incêndios das aldeias de TreixedoeNagozela–derecordarqueaprimei-ra data deste espetáculo solidário, 30de janeiro, esgotou em menos de umasemana e o segundo promete ficar lo-tadomuitoembreve.Bilhetes àvendaem www.BOL.pt e no Teatro da Trin-dade: custo mínimo 15€.

Bettencourt eMárcia em dosedupla no Trindade

Sala lisboeta acolhe espetáculosnos dias 30 e 31 deste mês

©OSVALDOGAGO

SOLIDARIEDADE PATRIMÓNIO

ARTE&LAZER 16.01.2018TERÇA-FEIRAwww.destak.pt12

REDAÇÃ[email protected]

KINO está de voltapara a 15ª edição

Ofilme WildMouse, primei-ro trabalho de realizaçãodo atorJosefHader, sobreum crítico de música de-

sempregado que decide vingar-se,abre o ciclo de cinema de expressãoalemã que todos os anos dá a conhe-cer algumas das novas produções ci-nematográficas da Alemanha, Áus-tria, Suíçae Luxemburgo: este ano, a15ª edição daKINO - Mostrade Cine-ma de Expressão Alemã começa naquinta-feira, dia18 de janeiro, e encer-ra no dia 24 de janeiro, tendo comobase o Cinema São Jorge, em Lisboa– aantestreiade AOrdemDivina, dePetra Biondina Volpe, é o filme esco-lhido parao encerramento do festival.

Muito por onde escolherEntre 14 longas-metragens, oito do-cumentários e uma sessão especialpara famílias, serão abordados osmaisdiversostemas, emobrasde rea-lizadores já consagrados ou que es-tão adar os primeiros passos naáreada realização, de que é exemplo o fil-me de abertura. Conhecido como ator– em 2017 passado protagonizou Ste-fan Zweig - Adeus, Europa, filme deencerramento daKINO 2017 –, JosefHader tem a sua estreia como reali-

15ª KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, organizada pelo Goethe-InstitutPortugal, começa na próxima quinta-feira, dia 18, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

zador em Wild Mouse, filme em quevolta a interpretar o papel principal.

Dentro da secção “Novas Perspe-tivas”, a organização destaca outrosexemplos de primeiros trabalhos,como Herbert, de Thomas Stuber, ahistória dramática de um pugilistaprofissional que se vê confrontadocom uma doença incurável do siste-ma nervoso motor; ou Dezassete,uma visão simultaneamente suave eselvagem daadolescência, pelapers-

petiva da jovem realizadora austría-ca Monja Art.

Já a secção “KINOdoc” será umadas grandes apostas desta15ª ediçãodo evento, com um maior número dedocumentários a serem exibidos nastrês cidades que acolhem a mostra.Neste âmbito, aorganização escolheuBeuys, de Andres Veiel, sobre o artis-taalemão JosephBeuys, paraaaber-tura no Porto e em Coimbra, em co-laboração com a Leopardo Filmes.

De 18 a 24 de janeiro, o cinema de expressão alemã será rei no Cinema S. Jorge

©PED

ROZEN

KL/SÁBADO

CINEMA

Page 13: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

JOÃ[email protected]

Cibercriminososvão ter novo filão

PROTEÇÃO DE DADOS

Em maio deste ano, entra emvigoroRegulamentoGeraldeProteção de Dados (RGPD)na União Europeia. No es-

sencial, os direitos dos consumidoresvão ser reforçados, nomeadamenteno que toca à salvaguarda das suasinformaçõespessoais. O que traz umaresponsabilidade acrescidaàs empre-sas no seu dia a dia.

O problema é que, segundo um in-quérito realizado pelo Crowd Re-search Partners, 30% das empresasnão estão preparadas para cumpriras regras impostas pelo RGPD. O queacarretaum risco de segurança, logo

Quase um terço das empresas não estão preparadas para cumprir as novas regraseuropeias no que toca à proteção de dados. Hackers vão explorar vulnerabilidade.

uma oportunidade para os cibercri-minosos. É que qualquer falha de se-gurança terá de ser comunicada aossupervisores pelas empresas visadas,o que poderá resultar em multas.

Ora, conseguindo aceder ilegal-mente adados pessoais, os piratas in-formáticos poderão chantagear asempresas, ameaçando denunciar aosreguladores amágestão dainforma-ção confidencial–o que tambémacar-retaria danos de imagem.

Como as empresas vãoser multadas por cadafalha na segurança,estão mais recetivasa pagar resgates

Falhas na cibersegurançaComo se esperava, 2017 assistiu aumaumento exponencialdo software mi-neiro malicioso, como qualoshackersconseguemlucrosfáceis.AKasperskyLab estima que o número de utiliza-dores afetados iráultrapassaros doismilhões este ano. Daíque seja funda-mental ter cuidado ao descarregaraplicações gratuitas para operaçõescomo edição de texto ou imagem. Éque muitos desses programas escon-dem os tais mineiros.

Aempresade cibersegurançatam-bémdetetouvulnerabilidadesnosser-viçosdemensagenscomooWhatsApp,o Signal ou o Threema, em que os pi-ratassejuntamaosgrupossemqueosutilizadores se apercebam.

Possibilidade de eliminar dados pessoais a qualquer momento vai obrigar as empresas a reforçar a sua logística©

123RF

Os cidadãos vão poder consultartodos os processos judiciais pela in-ternetàsemelhançado que jáeraper-mitido paraos processos pessoais decobrança de dívidas – desde maio de2017, foram realizadas mais de 5000

consultas aos processos executivos.Aexpansão do projeto Tribunal+ vaiabranger todos os serviços digitaisdos tribunais, incluindo a CertidãoJudicial Eletrónica e o Simulador deTaxas de Justiça.

Cidadãos vão poder consultar todosos processos judiciais pela internet

Ministra apresentou novidades

© TIAGO SOUSA DIAS/CM

PROJETO TRIBUNAL+

MUNDODIGITAL

Data marcadapara a Digital WeekAACEPIPortugalDigitalWeek–quedesde2003promove,educa,mede,orientaeprotegeoComér-cioEletrónicoeaPublicidadeInterativaegeneralizaaEconomiaDigital emPortugal–vai ter lugarde22a26deoutubro.

Simuladores devoo reforçadosA Indra adquiriu 35,07%daGTApara consolidar a suaoferta de simuladores, indoao encontro damaiorpro-cura de serviços (horas detreino) porparte das compa-nhias aéreas, ummercadoque vale 3000milhões dedólares a nívelmundial.

© DR

Abrir uma contasem ir ao balcãoOBancoBest já permite abriruma conta de forma 100%digi-tal. A identificação é feita porvideochamada, os documentossão assinados eletronicamentee o cliente decide quando iniciae termina oprocesso.

Pikachu passaa detetiveA23demarçovai ser lançadoDetectivePikachu, umnovovideojogoexclusivoparaafamília deconsolasNintendo3DSTM,emqueumPikachuúniconomundodaPokémonsealia aTimGoodmanparaprocurarpistase resolverumasériedecasos.

© DR

TECNO16.01.2018 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 13

Page 14: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21HTel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

99 | 91 39315 12 9 977 64 7239

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá . Café . Peças de Decoração . Porcelanas Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos . Latões . Rendas Toalhas . LençóisE TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro Circulo de Leitores . Europa América . Ediclube Alfa, Verbo Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest Enciclopédias Recentes. ROMANCES: Sabrinas: Júlias e Biancas BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim . Heróis Marvel . Capitão América . Homem Aranha

OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões .

Colecções de Moedas em PrataENTRE OUTRAS

PROFESSOR SECOCÉLEBRE MÉDIUM E VIDENTE

Se sofre e tem má sorte ou é alvo de invejascontacte o Professor Seco.

Especialista em casos de Amor, Família, Negócios, Mau-Olhado, Quebra de Feitiços. Faz Aproximação e Afastamento.

Não desespere, o seu problema tem solução!PAGAMENTO APÓS O RESULTADO

T.: 918 341 082 – 965 535 235Rio de Mouro – Junto à estação da CP

COMPRO COLECCIONISMO RELÓGIOS; MOEDAS; MEDALHAS; CANETAS; BRINQUEDOS; DISCOS;

ISQUEIROS; LIVROS; CURIOSIDADES; ETC

TELM: 938 233 155ARCA INTEMPORAL | Av.ª Praia da Vitória, n.º 75C - Lisboa

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������

����������!��"#�#"�$�!%��&'�!!�#�

MUL

TICR

EDIT

O

STIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

www.destak.ptPara anunciar ligue...

210 494 204 LISBOA225 322 309 PORTO

CLASSIFICADOS

Page 15: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

LISBOAHOJE08º MÍNIMA

17ºMÁXIMA

AMANHÃ11º MÍNIMA

15ºMÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR16.01.2018 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%);CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING IsabelRodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda DelgadoDIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz;Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo:Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos:Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, PaulaTavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail:[email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Admi-nistração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição:António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 801.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB

ConseguiráRui Rui......unir o PSD?Naminhamodestaopinião, achoque sim. Foi clara econtundente a sua vitória sobrePedroSantana Lopes (quasedez pontos de diferença e fezo segundomelhor resultado desempre). Agora uma coisa é certa:ao virar a chamada página do“passismo” (PassosCoelho),o novo líder temmuito caminhoa percorrer, se está no seu hori-

Derrota da social--democraciaRuiRioéa lebrequevai fazerAntónioCostadispararparaumagrandevitórianas legislativas.Asocial-democraciasaíasemprederrotadacomavitóriadeRuiRioouSantanaLopes.Reconquistaraconfiançadosportuguesesnãovaisertarefafácil. (...).

ADEMAR COSTA

Póvoa do Varzim

CARTAS DO LEITOR

zonte, vir a serPrimeiro-Ministro.O ‘slogan’ que criou na sua campanhaeleitoral – “ÉHora deAgir” – nãopodeficaro papel, temque se tornar reali-dade.

De umestilomuito peculiar, sóbrio,institucional, poucodadoa conversas coma imprensa, quedeverá corrigir... ou seja a antítesedeSantana Lopes... que nunca esteve,está ou estará calado... Rui Riopode não vir venceras eleiçõeslegislativas de 2019,mas andará

lá perto. Se foroposição, viabilizaráumGovernoPS,mesmoque este nãotenhamaioria absoluta.

Na prática, existe umagrandeverdade: PS ePSD, têmasmesmasconcepções, ao contrário doPCPeBE, que sãopoder, semsaberem,e.que formaramesta geringonça.

TOMÁZ ALBUQUERQUE

Lisboa

PORTOHOJE10ºMÍNIMA

15ºMÁXIMA

AMANHÃ07ºMÍNIMA

15ºMÁXIMA

Page 16: ATUALIDADE •04 Edifícios sem inspeções de segurança regulares · ATUALIDADE TERÇA-FEIRA 16.01.2018 06 JOÃOMONIZ jmoniz@destak.pt Mais de 800 mil são patrões de si mesmos

PUB