avaliaÇÃo sociologia primeiro ano

4
Colégio Estadual “Huberto Teixeira Ribeiro”, ensino fundamental e médio. Bandeirantes, ___ de setembro de 2012. Professor Reginaldo Simões Aluno: Primeiro Ano Avaliação de Sociologia 1 - Observe a charge. Com base na charge e nos conhecimentos sobre a teoria de Marx, é correto afirmar: a) A produção mercantil e a apropriação privada são justas, tendo em vista que os patrões detêm mais capital do que os trabalhadores assalariados. b) Um dos elementos constitutivos da acumulação capitalista é a mais-valia, que consiste em pagar ao trabalhador menos do que ele produziu em uma jornada de trabalho. c) A mercadoria, para poder existir, depende da existência do capitalismo e da substituição dos valores de troca pelos valores de uso. d) As relações sociais de exploração surgiram com o nascimento do capitalismo, cuja faceta negativa está em pagar salários baixos aos trabalhadores. e) Sob o capitalismo, os trabalhadores se transformaram em escravos, fato acentuado por ter se tornado impossível, com a individualização do trabalho e dos salários, a consciência de classe entre eles. 2 - Observe a charge a seguir. De acordo com a charge, é correto afirmar: a) A resolução dos problemas na Educação passa pela adoção dos programas neoliberais de reforço dos investimentos sociais pelo Estado. b) Benefícios sociais dirigidos à educação são desnecessários e dispendiosos já que os pobres recebem auxílios públicos demais. c) As políticas sociais de assistencialismo elaboradas pelo Estado têm como resultado direto a eliminação dos problemas vividos pela educação. d) Políticas de bem-estar social revelam-se ineficazes em razão do conformismo dos pobres com sua situação material de existência. e) Iniciativas inspiradas pelas políticas de bem-estar social podem produzir a acomodação dos indivíduos às benesses instituídas pelo poder público. 3 - Leia o texto a seguir e responda à questão: Ao separar completamente o patrão e o empregado, a grande indústria modificou as relações de trabalho e apartou os membros das famílias, antes que os interesses em conflito conseguissem estabelecer um novo equilíbrio. Se a função da divisão do trabalho falha, a anomia e o perigo da desintegração ameaça todo o corpo social e quando o indivíduo, absorvido por sua tarefa se isola em sua atividade especial, já não percebe os colaboradores que trabalham ao seu lado e na mesma obra, nem sequer tem ideia dessa obra comum. (DURKHEIM, E. A Divisão Social do Trabalho. Apud QUINTEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Toque de Clássicos. vol1. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 91.) Assinale a alternativa que corretamente define a função moral da divisão do trabalho social segundo E. Durkheim. a) Ampliar a anomia social. b) Estimular o conflito de classes. c) Promover a consciência de classe.

Upload: reginaldo-simoes

Post on 31-Jul-2015

228 views

Category:

Documents


64 download

TRANSCRIPT

Page 1: AVALIAÇÃO SOCIOLOGIA PRIMEIRO ANO

Colégio Estadual “Huberto Teixeira Ribeiro”, ensino fundamental e médio.Bandeirantes, ___ de setembro de 2012.Professor Reginaldo SimõesAluno: n° Primeiro AnoAvaliação de Sociologia1 - Observe a charge.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre a teoria de Marx, é correto afirmar:a) A produção mercantil e a apropriação privada são justas, tendo em vista que os patrões detêm mais capital do que os trabalhadores assalariados.b) Um dos elementos constitutivos da acumulação capitalista é a mais-valia, que consiste em pagar ao trabalhador menos do que ele produziu em uma jornada de trabalho.c) A mercadoria, para poder existir, depende da existência do capitalismo e da substituição dos valores de troca pelos valores de uso.d) As relações sociais de exploração surgiram com o nascimento do capitalismo, cuja faceta negativa está em pagar salários baixos aos trabalhadores.e) Sob o capitalismo, os trabalhadores se transformaram em escravos, fato acentuado por ter se tornado impossível, com a individualização do trabalho e dos salários, a consciência de classe entre eles.

2 - Observe a charge a seguir.

 

De acordo com a charge, é correto afirmar:a) A resolução dos problemas na Educação passa pela adoção dos programas neoliberais de reforço dos investimentos sociais pelo Estado.b) Benefícios sociais dirigidos à educação são desnecessários e dispendiosos já que os pobres recebem auxílios públicos demais.c) As políticas sociais de assistencialismo elaboradas pelo Estado têm como resultado direto a eliminação dos problemas vividos pela educação.d) Políticas de bem-estar social revelam-se ineficazes em razão do conformismo dos pobres com sua situação material  de existência.e) Iniciativas inspiradas pelas políticas de bem-estar social podem produzir a acomodação dos indivíduos às benesses instituídas pelo poder público.

3 - Leia o texto a seguir e responda à questão: Ao separar completamente o patrão e o empregado, a grande indústria modificou as relações de trabalho e apartou os membros das famílias, antes que os interesses em conflito conseguissem estabelecer um novo equilíbrio. Se a função da divisão do trabalho falha, a anomia e o perigo da desintegração ameaça todo o corpo social e quando o indivíduo, absorvido por sua tarefa se isola em sua atividade especial, já não percebe os colaboradores que trabalham ao seu lado e na mesma obra, nem sequer tem ideia dessa obra comum. (DURKHEIM, E. A Divisão Social do Trabalho. Apud QUINTEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Toque de Clássicos. vol1. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 91.)    Assinale a alternativa que corretamente define a função moral da divisão do trabalho social segundo E. Durkheim.a) Ampliar a anomia social.b) Estimular o conflito de classes.c) Promover a consciência de classe.d) Estreitar os laços de solidariedade social.e) Reproduzir formas de alienação social.

4 - Leia o texto a seguir:Tenho 32 anos e, como a maioria das pessoas da minha geração, já fui demitido – mais de uma vez. Você fica mal e se sente impotente. Nossos pais entravam em uma empresa e saíam de lá aposentados, mas agora isso é passado. O mercado está em movimento o tempo todo e precisamos nos preparar para enfrentar essas mudanças. Quem está preparado não fica sem emprego. Por isso corro atrás.

Com base no texto e nos conhecimentos atuais sobre o mundo do trabalho, é correto afirmar:a) O fenômeno assinalado e presente com maior intensidade no Capitalismo a partir dos anos 1990 é definido conceitualmente como “empregabilidade”, isto é, tem maior oportunidade de conseguir emprego quem se qualifica permanentemente.b) O traço distintivo entre o capitalismo do início do século XX e o do começo do século XXI é que o primeiro era estático, daí garantir estabilidade no emprego até o final do ciclo de vida do trabalhador.c) O desenvolvimento recente do capitalismo garante trabalho aos que estudam, o que se reflete, hoje, nas baixas taxas de desemprego a níveis mundiais e o sucesso das políticas de pleno emprego.d) As diferentes fases do capitalismo reforçaram a falta de conexão entre formação, qualificação e possibilidade de inserção no mercado de trabalho.e) Foi de modo semelhante que as diversas gerações dos anos de 1950 e 1990 inseriram-se no mercado de trabalho, garantindo planejamento estável em termos de empregabilidade ao longo do tempo de vida produtiva.

Page 2: AVALIAÇÃO SOCIOLOGIA PRIMEIRO ANO

5 - O texto a seguir faz referência a uma forma específica de organização do trabalho, que impulsionou o desenvolvimento do capitalismo industrial no século XX. O trabalho era [...] prender tampas de vidro em garrafas pequenas. Trazia na cintura a meada de barbante.Segurava as garrafas entre os joelhos, para poder trabalhar com as duas mãos. Nesta posição, sentado ecurvado sobre os joelhos, os seus ombros estreitos foram se encurvando; o peito ficava contraído durante dez horas por dia [...] O superintendente tinha grande orgulho dele e trazia visitantes para observarem-no [...] Isto significava que ele atingira a perfeição da máquina. Todos os movimentos inúteis eram eliminados. Todos osmovimentos dos seus magros braços, cada movimento de um músculo dos dedos magros, eram rápidos eprecisos. Trabalhava sob grande tensão, e o resultado foi tornar-se nervoso. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que esta forma de organização doTrabalho:a) implicou um enriquecimento das tarefas a serem desenvolvidas, de tal modo que os trabalhadores poderiam operar, por exemplo, com a habilidade das duas mãos.b) produziu um trabalhador mais intelectualizado, visto que a complexidade do seu trabalho coincidia com a complexidade da máquina utilizada.c) apoiava-se no princípio do Just in time, isto é, trabalho a tempo justo, na maior autonomia do trabalhador frente a seus meios de trabalho.d) generalizou a tarefa parcelar, monótona e desinteressante, pela subordinação do homem à máquina, distanciando-o, assim, do trabalho criativo.e) revelou-se inviável em outros setores de atividade, como o caso dos escritórios e restaurantes de fast-food, embora tenha sido amplamente utilizada no espaço fabril ao longo do século XX.

6 - Tendo como referência as inúmeras mudanças nomundo do trabalho e as suas conseqüências nassociedades contemporâneas, assinale a alternativacorreta.A) Segundo Karl Marx, a sociedade capitalista estádividida em duas classes sociais antagônicas: aburguesia (proprietária dos meios de produção) eo proletariado (que só dispõe de sua força detrabalho). Dessa estrutura de classes deriva osistema de trabalho assalariado, que consiste navenda da força de trabalho dos proletários paraos capitalistas em troca de um salário.B) Apesar do intenso processo de industrialização eurbanização verificado no Brasil nos últimos 50anos, a família brasileira não sofreu qualqueralteração, mantendo intactos os padrões deorganização da família patriarcal-rural.C) Na sociedade industrial, as desigualdadesexistentes entre homens e mulheres sesedimentaram. No que diz respeito à participaçãofeminina na força de trabalho, as mulherescontribuem exclusivamente como donas de casaou em profissões relacionadas ao “mundodoméstico”, como cozinheiras, domésticas oubabás.D) Embora as revoluções burguesas tenhaminstituído o Estado liberal-democrático em váriospaíses no século XIX, os partidos políticos sósurgiram no século XX.E) Embora tivessem sérias divergências quanto ao

papel do Estado na economia, os primeirospensadores liberais e os socialistas comungavamda mesma interpretação sobre a origem dadesigualdade social e da pobreza nas sociedadesindustriais.

7 - Observe a charge a seguir:

Com base na charge e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:I. Um dos impactos do sistema Ford de produção foi o elevado índice de homicídios entre os operários, decorrentes de brigas motivadas por ganhos de produtividade e ritmos extenuantes de trabalho.II. A separação entre concepção e execução das tarefas representaram, no taylorismo-fordismo, o declínio do operário de ofício e a potencialização do trabalho desqualificado.III. Datado historicamente, o taylorismo-fordismo foi abandonado com o desenvolvimento das formas de gestão propostas pelo toyotismo, que exige o desprezo pelo controle dos tempos e movimentos.IV. Embora nascido no espaço fabril, os métodos propostos por Ford se generalizaram no século XX, abarcando o setor de serviços, como é o caso de fast foods.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

8 - “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. […] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria.” (SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002. p. 221.)No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego.a) Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado.b) Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa.c) Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho.d) Altas taxas de sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de avanço na carreira.e) Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.