barraquet em notícias 003

8
Edição 002 Dezembro 2014 1ª Festa da Primavera foi um sucesso 1ª Festa da Primavera foi um sucesso Esforço gera recompensa! Barraquet na Sitiolândia Barraquet na Sitiolândia Projeto Arborização na Escola Um semestre na EJA do Barraquet

Upload: rede-metropolitano-de-comunicacao-jornal-de-terceiros

Post on 06-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal da EMEF Clotilde Barraquet Von Zuben, Campinas/SP.

TRANSCRIPT

Page 1: Barraquet em Notícias 003

Edição 002 Dezembro 2014

1ª Festa da Primavera foi um sucesso1ª Festa da Primavera foi um sucesso

Esforço gera recompensa!

Barraquet na SitiolândiaBarraquet na Sitiolândia

Projeto Arborizaçãona Escola

Um semestre na EJA do Barraquet

Page 2: Barraquet em Notícias 003

Página 02 Edição 002 - Dezembro de 2014Barraquet em notícias

Barraquet em notícias é uma publicação da EMEF Clotilde Barraquet Von Zuben - Profª Organizadora: Maristela Mitica Av. Nelson Ferreira de Souza, s/nJardim FlorenceII - Campinas - São PauloTelefone: (19) 3261 1344email: [email protected]

Barraquet na imprensa

Barraquet na redeAgora você pode ficar por dentro de tudo que acontece com a família Barraquet.Acesse www.clotildebarraquetvonzuben.blogspot.com.br

O ano de 2014 foi de mu-danças positivas na escola, e isto se aplica também á um local es-pecial que é a biblioteca escolar, chamada Deise Berling Ursini, que tem este nome em homena-gem a uma ex-diretora da escola que atuou de 1990-1993.

A biblioteca foi constituí-da na década de 90, e que apesar dos esforços de gestores, profes-sores e colaboradores ao longo dos anos para sua sustentação, infelizmente, como a maioria das unidades, não só de Campinas, como de todo o país, sofreu com a falta de manutenção e padro-nização nas rotinas de funciona-mento, ocasionando na descarac-terização do espaço.

A biblioteca já contava com uma prática de empréstimos e contação de histórias por parte dos professores, que até hoje atu-am no projeto além do horário de aula deles, e cabe lembrar a cola-boração por parte de estagiárias e professoras para fazer a alocação dos itens nas estantes, que con-forme relatado pela estagiária de Pedagogia Leila Aparecida Guimarães, há dois anos atrás, encontraram a biblioteca com di-versos livros, ainda encaixotados impossibilitando a circulação do acervo.

Uma importante iniciati-va ocorreu a partir da gestão da escola de 2014, quando a Dire-tora Alessandra Rossi solicitou estagiários de Biblioteconomia, e a partir do mês de Maio, com a chegada desses, foi iniciado o processo de classificação, cata-logação e ordenação do acervo nas estantes conforme as normas

Biblioteca da escola BarraquetRotinas e técnicas adotadas fizeram da biblioteca da escola uma referência na rede municipal de ensino.

desenvolvidas pelo campo da Bi-blioteconomia, afim de propiciar o uso do material.

Tal movimento coincidiu com o plano de Revitalização das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Campinas, por parte da Prefei-tura, que entrou em vigor neste ano, do qual a escola faz parte, porém com a vantagem de que este processo teve início antes das demais bibliotecas da rede.

Hoje existem duas estagi-árias trabalhando na biblioteca, são elas Mirian Sousa, no perío-do da manhã e Hanna Espogino, no período da tarde.

Com orientação da Dire-tora Alessandra, que também possui graduação em Bibliote-conomia, foi feito um plano de desenvolvimento de rotinas para o trabalho na biblioteca. Essas rotinas são de processamento técnico caraterizado pela seleção de obras, cadastramento, orde-nação do acervo, sendo os livros infantis separados por cores con-forme a faixa etária dos alunos e as demais obras são classifica-das pelos índices principais da CDD (Classificação Decimal de Dewey) e ainda notação de autor pela Tabela PHA.

A opção por esse código de classificação se deu pela facili-dade em definir os assuntos, pois se divide em 10 áreas do conhe-cimento que são elas: 000 Gene-ralidades, 100 Filosofia, 200 Re-ligião, 300 Ciências Sociais, 400 Linguagem, 500 Ciências Puras, 600 Ciências Aplicadas, 700 Ar-tes, 800 Literatura, 900 História e Geografia. Deste modo, favo-

rece o ordenamento nas estantes, e a localização por parte dos lei-tores.

Tais ações serão adotadas pelas demais bibliotecas escola-res da rede municipal de Cam-pinas, por terem mostrado sua eficácia, tanto no acesso dos alu-nos aos livros nas estantes, como servindo de apoio aos professo-res do projeto, resultando no au-mento da circulação dos livros e demais itens do acervo.

A biblioteca é uma das pou-cas da rede que já tem seu acer-vo cadastrado via sistema e faz empréstimos eletronicamente. No momento o acervo conta com diversas obras infantis, infanto--juvenis e literatura brasileira (de ficção, aventura, conto, crônica, poesia, romance, graphic-novel e teatro), literatura universal, livros paradidáticos, dicionários, alma-naques, enciclopédias e livros de apoio aos professores, revistas e DVD’s de apoio às disciplinas comuns. O espaço ainda dispõe de computadores para pesquisas e mesas para estudos.

Pode se considerar que ain-da são muitos desafios, muitos itens à serem incorporados ao acervo, melhorias no ambiente e ainda, a relevante questão da perpetuação do espaço no con-texto escolar e pedagógico, como sendo exclusivamente destinado à pesquisa e disseminação da in-formação - um centro de cultura e lazer cada vez mais agradável para os alunos e comunidade es-colar, contribuindo para o cres-cimento intelectual de todos os envolvidos.

Mirian Sousa

Page 3: Barraquet em Notícias 003

Página 03Edição 002 - Dezembro de 2014 Barraquet em notícias

Apresentações de danças, apresentação da Banda Balanço Menestrel, da qual faz parte o Prof. Carlos Henrique Rocha (de Ciências), barracas típicas, brinquedos e muita diversão mar-caram a primeira festa da EMEF Profa. Clotilde Barraquet Von Zuben aberta à comunidade do Jardim Florence II no ano de 2014.

O carinho e a dedicação com esse momento tão especial para a escola foi visível em cada detalhe, desde as apresen-tações de danças, organizadas pelos professores e estagiários dos 1º aos 5º anos e pela Educadora Social de Hip Hop, Erika Ramos, até a decoração, que teve a participação de todos os professores da escola, coordenado o trabalho de centenas de alunos.

A presteza e o capricho dos funcionários estiveram pre-sentes desde os detalhes da organização até no dia do even-to, quando chegaram cedinho e não deixaram de colaborar por nem um minuto! Professores e funcionários, simbólica e literal-mente, vestiram a camisa da escola!

A alegria dos alunos em apresentarem-se aos seus familia-res, com coreografias e figurinos carinhosamente desenhados pelos professores, e a receptividade da comunidade para com o evento, deixaram claro que no próximo ano teremos bis! Foi muito gratificante!

Alessandra Rossi – Diretora Educacional

1ª Festa da Primavera foi um sucesso

Page 4: Barraquet em Notícias 003

Página 04 Edição 002 - Dezembro de 2014Barraquet em notícias

Estudos do Meio: Zoo de Americana, Aquário, Pinacoteca, Museu do Futebol, Museu Afro e Planetário.

Em agosto foi a vez dos primeiros anos, das professoras Regina, Mônica e Isabel, irem conhecer o Zoo de Americana, com direito a piquenique e muita diversão.

Os alunos dos 6º aos 9º anos e EJA, destaques do 1º tri-mestre/2014, foram contemplados com uma viagem a São Pau-lo para visitação do Aquário de São Paulo e Pinacoteca. Foram acompanhados pelos professores: Carlos (Ciências), Fausto e Maristela (Língua Portuguesa) e Tânia (Geografia). Tanto no aquário como na pinacoteca, os alunos foram monitorados, po-dendo desta forma, ter mais informações e com isso aprofundar seus conhecimentos.

Os 8ºs anos A, B e C, acompanhados pelos professores Amarildo (História) e Nelson (Educação Física) foram conhe-cer o Museu Afro e o Museu do Futebol, enquanto que os 4ª anos A e B foram ao Planetário, com as professoras Márcia e Cecília. Muita diversão e conhecimento!

Page 5: Barraquet em Notícias 003

Página 05Edição 002 - Dezembro de 2014 Barraquet em notícias

Proporcionado pelo Pre-sidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas das Indústrias Metalúrgicas de Campinas e Região, o ilus-tre campineiro Cid Ferreira, os alunos que se destacaram em dedicação ao longo do segundo semestre de 2014, passaram momentos inesque-cíveis no Clube Parque das Andorinhas.

Acompanhados pelos professores, que também participaram das atividades, demonstrando a harmonia e integração conquistadas entre docentes e discentes ao longo do ano, alunos dos 6º aos 9º anos passaram um dia, com direito a almoço, brincando na piscina com toboágua e no campo de futebol do Clube.

Os menores também não ficaram de fora. Os alunos dos 5º anos A, B e C, dos profes-sores Kellen, Suely e Fábio, também tiveram sua manhã de diversão e, claro, com al-moço incluído.

Aguardada o ano inteiro, por todo o período da manhã, foi o passeio que os alunos dos 1º aos 5º anos realizaram na Sitio-lândia, um parque ecológico de recreação infantil, localizado em Caieiras.

Organizado pelas coordenadoras de ciclos I e II, Isabel Catalano e Kellen Basílio, com o apoio de todos os professo-res do Ensino fundamental I, a viagem foi um momento ímpar, que celebrou um ano repleto de realizações e conquistas, pro-porcionadas pela integração entre professores comprometidos e alunos ávidos pelo saber, coroando a realização de mais uma missão cumprida.

Os alunos concluintes do Ciclo IV do Ensino Fun-damental, organizados pela Professora Ana Maria Fran-co, tiveram um dia de muita diversão no Thermas Whater Park, em São Pedro (SP), no último dia 11 de dezembro.

Barraquet na Sitiolândia

Esforço gera recompensa!Diversão no Thermas

Esbanjando alegria, não fal-tou disposição para alunos e professores (Fausto, Marcão, Tânia, Ana Maria e Gabi) aproveitarem todos os espa-ços de lazer disponíveis.

Professora Gabriela Ferrony

Com muita alegria realizamos a Cerimônia de Encerramento do Interclasses 2014, que teve como tema neste ano a Copa do Mundo de Futebol, já que a mesma teve como palco o nosso querido país.

Depois de meses de jogos disputadíssimos, jogadas de tirar o fôlego, dribles desconcer-tantes, defesas inacreditáveis, torcida presente e animada, chegamos a tão esperada premiação.

Encerramento Interclasses “Copa do Mundo 2014”

Page 6: Barraquet em Notícias 003

Página 06 Edição 002 - Dezembro de 2014Barraquet em notícias

É com muita satisfação que conseguimos realizar a primeira etapa de nosso pro-jeto de arborização, Pintando o Florence de Verde, com o plantio de 22 mudas nos espa-ços a frente de nossa escola. Este projeto, que conta com a articulação dos professo-res de Ciências e Geografia (Davi, Salete, Denis e Carlos) e com o apoio fundamental da diretora Alessandra, en-volveu todo um processo de conscientização dos alunos participantes, em especial dos 6º e 7º anos, onde foram de-senvolvidas explicações e ati-vidades sobre a essencial im-

A primeira etapa do pro-jeto de arborização do nosso bairro tem sido realizada com o plantio de mudas de árvores na frente da Emef Clotilde Barraquet von Zuben.

O técnico Marcio Ferra-ri, da Secretaria do Verde, e a técnica do CEFORTEPE, Ju-lia Palandi, acompanhados da equipe da escola, vieram para participar da primeira parte da execução deste projeto tão importante para a nossa esco-la e comunidade local.

Este projeto visa atuar na recuperação do verde, tão necessário do nosso bairro, e que tem por objetivo atender, em uma primeira fase, o plan-

Este é um projeto desen-volvido pela EMEF Clotilde Barraquet von Zuben para combatermos toda e qualquer forma de violência.

Várias atividades têm sido desenvolvidas para dimi-nuir de vez qualquer agressão no nosso espaço escolar.

Roda de conversa, dis-cussões, vídeos para os alunos muito bate papo tem sido pau-ta das nossas atividades para que os alunos se conscienti-

Projeto Arborização na Escolatio de árvores na área urbana e quarteirões entre a escola EMEF Clotilde Barraquet von Zuben e a EE Newton Opper-man, compreendendo o plan-tio de 300 árvores nas ruas e calçadas. Também no espaço ciliar do córrego Piçarrão, que passa a dois quarteirões da nossa unidade escolar, o objetivo é cuidar daquilo que já está sendo plantado e repor aquilo que é necessário plan-tar. Por fim o plantio de árvo-res ao redor de um espelho de água próximo denominado de lagoa do Florence 2, deverá receber 5000 mudas possibili-tando a criação de um espaço verde e organizado para a prá-

Projeto Arborização conclui sua primeira etapaportância das árvores para a melhoria da qualidade de vida de todos. Assim, os alunos ampliaram seus horizontes do quão importante é plantar e cuidar desses seres vivos que só nos dão benefícios, como um clima mais equilibrado e um ar significativamente mais puro além é claro, da possibi-lidade maior de ter sombras, frutas e aromas a disposição e uma maior probabilidade de ocorrer tragédias, como as enchentes. No ano de 2015, temos a intenção e a disposi-ção necessária para ampliar esse projeto pelo bairro, com plantio de mudas nos quartei-

rões e na recuperação da mata ciliar do córrego Piçarrão, que corta o bairro. Para isto, bus-caremos mais parceiros que nos apoiem com mais mudas e ferramentas, onde dessa for-ma, estenderemos a partici-pação de toda a escola e dos moradores, para que possam abraçar e se envolver nessa ideia. Com o sucesso desse projeto, esperamos ajudar a tornar nossa escola e nosso bairro, lugares mais agradá-veis e convidativos para se vi-ver e conviver em plena har-monia com a natureza.

Profº Denis Roberto Moro

tica de lazer dos nossos alunos e comunidade.

Neste primeiro momento foram plantadas mudas frutí-feras como Amora, Calabura, Cerejeira do Rio Grande, bem como nativas do nosso país como Ipê Branco, Paineira, Cássia, Guapuruvu em frente de nossa escola.

Os alunos participaram do processo de plantio, prepa-ro da terra e primeiros cuida-dos como rega, tutoramento e o cercamento do terreno onde então as mudas foram coloca-das.

Parabéns ao Barraquet por este grande evento!!!

Prof. Davi Marcelino

Projeto não à Violênciazem da importância de ver-mos nosso colega de classe e de escola como nosso próxi-mo e amigo.

Muitos amiguinhos têm aprovado este projeto pois todos na verdade somos cole-gas uns dos outros e o objeti-vo maior da escola é ensinar como melhor atuarmos na nossa sociedade e vivermos com bons e saudáveis relacio-namentos!!!

É um projeto da mais alta importância e que todos sem exceção do aluno ao fun-

cionário e professor serão be-neficiados com esta ação. Prof. Davi Marcelino

Page 7: Barraquet em Notícias 003

Página 07Edição 002 - Dezembro de 2014 Barraquet em notícias

Na Semana das Crian-ças, os professores do Barra-quet organizaram uma progra-mação diferenciada. Foram oferecidas várias oficinas, para os três períodos, abor-dando vários temas, com o objetivo de instruir os alunos de maneira lúdica, descontraí-da e muito divertida.

Os professores do perío-do da manhã organizaram gin-canas, oficinas de modelagem em argila, confecção de fanto-ches e, para os 4º anos, uma

Semana de Oficinasno Barraquet

visita ao Planetário.Os professores do perí-

odo da tarde ofereceram duas oficinas: de reciclagem de pa-pel e decoração de capas de cadernos com os papéis pro-duzidos e de alimentação sau-dável, contando com vídeos e a preparação de deliciosa e nutritiva salada de frutas.

A noite ficou por conta dos artesanatos, xadrez, cam-peonatos esportivos e confec-ção de formas geométricas com material reciclável.

Esperada com ansiedade pelos alunos e como acontece todos os anos, festejamos a semana da criança com muita alegria e diversão. Os alunos dos períodos manhã e tarde se esbaldaram com os brinque-dos trazidos especialmente para eles. Foi um trabalhão. Mas totalmente recompensa-do com as gargalhadas reple-tas de alegria por conta da far-ra que fizeram.

Foi muito bom compar-tilhar este momento com nos-sos pimpolhos. Vê-los escor-regarem no futebol de sabão.

Dia das Crianças

Pular na cama elástica. Dar umas bordoadas, com cari-nho é claro, no colega com o cotonetão. Cair na piscina de

bolinhas. Deslizar no tobogã. Comer algodão doce e pipoca.

Profa. Maristela Mítica

Crianças recebem a visita do vereador Cid Ferreira

Os alunos dos 5º anos A, B e C, dos professores Kellen, Suely e Fábio participaram durante 2014 do Programa Educacional de Resistência às Drogas, com o policial Faza-ni. O resultado foi um sucesso e mereceu uma formatura à altura! Além de mostrar que estavam afiados nos ensina-mentos passados pelo policial, através de textos que produzi-ram, um aluno de cada uma das turmas foi homenageado com medalha, todos fizeram o juramento de permanecerem

Formatura Proerd

longe das drogas e no final da cerimônia cantaram e dança-ram afinadíssimos a música

do Proerd. Deixando pais, professores e funcionários or-gulhosos e emocionados!

Elaborada com toda a dedicação, ao longo de 2014, pela professora Ana Maria Franco (Português), a forma-tura dos 9º anos, do Ensino Fundamental II, aconteceu de

Formatura 9º anos e EJA

forma despojada, ao gosto dos formandos, porém não falta-ram demonstrações de respei-to, orgulho, gratidão e afeto por parte de alunos, professo-res e funcionários!

Foi emocionando a to-dos que a aluna Clotilde de Campos Caria, do 4º termo da EJA, também participou des-sa cerimônia tão especial para os alunos concluintes.

Page 8: Barraquet em Notícias 003

Página 08 Edição 002 - Dezembro de 2014Barraquet em notícias

No segundo semestre de 2014, ocorreram várias atividades na EJA, tendo como objetivos: integração, motivação, interação e estí-mulo ao desenvolvimento de atividades diversificadas e significativas ao Educador e Educando. Professores e alu-nos ministraram oficinas de Trança, Reciclagem, Pintura em Guardanapo.

Houve, também, tendo como estímulo o tema Folclo-re, a confecção de livros de re-ceitas de comidas típicas por região, livros de receitas com ervas medicinais, Literatura de Cordel e a Festa do Fol-

Um semestre na EJA do Barraquet

clore com exposição de traba-lhos, degustação de comidas típicas e chás.

Os alunos e professores foram ao Teatro assistir Vidas Secas e Cidade Proibida. As-sistiram à Palestra com a Juíza da AMATRA (Tema: Direitos do Trabalhador) e participa-ram de Seminário no NAED. Todas essas atividades visam acrescentar conhecimento, socialização e motivação aos educandos, tornando a Escola um ambiente acolhedor e pro-pício à aquisição do conheci-mento.

Profa. Rosiane Mendes Corrêa Campos Souza

No início de 2014, nos-sa escola começou um novo projeto: IMPRESA NA ES-COLA.

Através de orientações das formadoras Vera Lúcia Batista de Moraes e Laís Re-chenelli (CEFORTEPE) foi possível dar os primeiros pas-sos nesse sentido.

Já no primeiro semestre, o trabalho tomou fôlego privi-legiando os gêneros textuais

Projeto Imprensa

jornalísticos (impressos e di-gitais).

Levando os conhecimen-tos para as salas de aula, apro-veitamos o concurso sobre a Copa do Mundo, oferecido pela Prefeitura Municipal de Campinas, e colocamos nos-sos alunos como verdadeiros repórteres, fazendo a cobertu-ra do evento.

Profa. Maristela Mítica

No mês da Consciência Negra, a EMEF Profa. Clotil-de Barraquet Von Zuben foi palco do Festival de Capoeira Guanabara, que reuniu, sob a organização do Mestre Nego Gato, capoeiristas de várias cidades do Estado de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e até do Acre. Do Canadá veio a capoeirista Erin, para sua graduação na corda castanha. De Campi-nas, participaram do festival alunos das escolas municipais Maria Pavanatti, Odila Maia e

Festival de Capoeira

Raul Pila, alunos da Fundação Síndrome de Down, de Barão Geraldo, e do Centro de trei-namento Guanabara.

Encantando a todos os presentes, foram realizados ba-tizados, troca de cordas, show de capoeira e samba de roda.

Outros eventos

Alunos do Barraquet participam do JEM/JEMA e trazem muitas medalhas

A Profa. Salete Battaglini e o aluno Jonanthan Costa, do 9º ano, como parte do projeto de iniciação científica que desenvolvem pela Academia Educar, participaram da II Mostra de Ciências da 3M