belém e os grafites

7
UNIVERSIDAE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE LETRAS RECURSOS TECNOLÓGICOS IVÂNIA DOS SANTOS NEVES COMPONENTES: KAROLINA SILVA MANOEL NETO THAIS COUTINHO BELÉM E OS GRAFITES

Upload: breados-online

Post on 20-Feb-2017

281 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Belém e os grafites

UNIVERSIDAE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

FACULDADE DE LETRASRECURSOS TECNOLÓGICOSIVÂNIA DOS SANTOS NEVES

COMPONENTES:KAROLINA SILVAMANOEL NETO

THAIS COUTINHO

BELÉM E OS GRAFITES

Page 2: Belém e os grafites

GRAFITE: ONDE SURGIU?

O grafite é uma manifestação artística de linguagem popular. Sua origem vem desde o Império Romano, pois já naquela época se faziam desenhos em paredes. Essa arte ganhou o mundo e na década de 70, em Nova York, alguns jovens resolveram pintar as paredes da cidade marcando seu próprio estilo. A partir daí, o movimento se expandiu e ganhou o mundo. Atualmente, novas técnicas tem sido criadas para aperfeiçoar esta arte e deixá-la mais original.

Page 3: Belém e os grafites

ARTES DE EDUARDO KOBRA: UM DOS MAIORES GRAFITEIROS DO BRASIL

Page 4: Belém e os grafites

GRAFITE EM BELÉM: ARTE, CULTURA E ESTILO Em Belém, a arte de grafitar tem conquistado seu

espaço de forma muito marcante e isso tem se refletido nos espaços urbanos. Alguns nomes da nossa cidade têm mostrado a força da nossa arte como, por exemplo, Drika Chagas. Através do trabalho que desenvolve em Belém, a artista tem levado o grafite a uma maior notoriedade e vem expandindo sua importância no cotidiano das pessoas.

O estilo e o bom gosto da artista tem ganhado não só o Pará, como o Brasil e o mundo. E assim como ela, outros artistas também tem construído um pouco dessa história como, por exemplo, o grupo Cosp tinta, que reúne vários artistas com intuito de mostrar sua arte com personalidade e força.

Page 5: Belém e os grafites

ARTES DE DRIKA CHAGAS

Page 6: Belém e os grafites

ARTES DO GRUPO COSP TINTA

Page 7: Belém e os grafites

COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL A comunicação verbal se realiza por meio da escrita,

ou seja, nos comunicamos através de palavras ou até mesmo através da fala.

A comunicação não-verbal se dá a partir de várias manifestações do corpo, da arte, de gestos, símbolos, figuras, entre outros.

E é nessa perspectiva que enfatizamos a importância do ENEM ao trazer a arte do grafite em algumas questões para mostrar ao aluno a importância de compreender e lidar com as diferentes manifestações artísticas e de como essas produções estão ligadas à linguagem verbal e não-verbal como uma forma de expressar cultura, originalidade e marcar a identidade de povos e saberes.