bem vindo seus frito

4
Bem vindo seus frito O manual do calouro do curso de Letras da UFPR

Upload: centro-academico-de-letras

Post on 02-Jun-2015

1.735 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bem vindo seus frito

Bem vindo seus fritoO manual do calouro do curso de Letras da UFPR

Page 2: Bem vindo seus frito

O Manual e a sua vida

Bem vindo à Universidade Federal do Paraná. Você provavelmente passou por uma etapa alucinada de sua vida para passar pelos processos seletivos e agora está pensando que começou a moleza. É nosso dever e o propósito desse manual deixar as coisas bem claras: não tá fácil pra ninguém.

A vida universitária é repleta de burocracias e pressões, e pretendemos com este breve fascículo torná-la mais tragável. Tenha em mente que este manual foi redigido por alunos que, como você, chegaram desnorteados a essa vida e sabem o quão complicado tudo isso é. Não é de se preocupar, porém, pois agora você tem esse manual no qual se encontram todas as verdades desse universo e de mais alguns. Caso falte alguma, pergunte a seus veteranos.

A primeira verdade revelada aqui é: a UFPR é uma universidade pública participante da esfera federal e nenhum aluno precisa pagar qualquer taxa para fazer parte dos programas de graduação, pós-graduação, ensino tecnológico ou médio. (Se seus pais forem legais e você uma pessoa abusada, você pode pedir pra eles te darem o dinheiro que gastariam com a mensalidade. Não é legal? )

Verdades sobre o curso no qual você está ingressando

O curso de Letras é multidimensional e infinito, então a seguinte explanação cobrirá apenas parte dele.O currículo atual opera em um sistema de disciplinas obrigatórias e optativas, sendo o rol de obrigatórias e

a carga de optativas designada especificamente para cada habilitação, modalidade e ênfase. As disciplinas obrigatórias formarão sua grade regular pelos semestres, e os espaços vagos devem ser preenchidos com optativas (ou não preenchidos pra você fazer outras coisas, mas vai da sua vontade).

Os currículos são geralmente formados por disciplinas de Linguística Formal, Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Língua Estrangeira e Literaturas da língua estrangeira em questão. Os alunos da modalidade Licenciatura tem em seus currículos disciplinas teóricas e práticas de educação, enquanto que os da modalidade Bacharelado tem disciplinas de sua área de ênfase: Estudos Linguísticos, Estudos Literários ou Estudos da Tradução. Além dessas disciplinas obrigatórias, os alunos do Bacharelado tem uma carga maior de optativas a ser cumprida. As optativas são, como sugere o nome, disciplinas optadas por cada aluno. Ao longo de seu curso você poderá cursar disciplinas das diversas áreas de estudo dentro dessa carga. Algumas disciplinas obrigatórias para outros currículos contam como optativas. Disciplinas de outros cursos podem ser cursadas sob o caráter de Eletivas e não contam para o histórico oficial.

Todos os semestres os alunos precisam realizar as matrículas em todas as disciplinas que pretendem cursar através do portal do aluno. Caso existam problemas no portal do aluno, há um período de ajuste na coordenação do curso em que solicitações de matrícula podem ser canceladas e novas feitas.

Pelo fato de todas as matrículas serem decididas pelos alunos, muitas vezes o tempo que o aluno leva para formar-se não é certo. Assim, há um período máximo para cada Habilitação, Modalidade e Ênfase concluir o curso. Após esse limite o aluno jubila e sua matrícula é cancelada.

As disciplinas que cursamos têm cargas horárias de 30, 60 ou 90 horas semestrais, que, em escala semanal, têm, respectivamente, 2, 4 e 6 horas-aula. Dessa carga, o aluno precisa participar de, no mínimo, 75% das aulas. Assim sendo, o aluno que tiver mais que 7, 15 e 22 horas-aula, respectivamente, faltadas é reprovado.

A avaliação é decidida pelo professor, sendo geralmente duas provas escritas ou uma prova e um trabalho. A avaliação regular resulta em uma média, que, estando acima de 7, confere ao aluno a aprovação na disciplina. Se a média estiver entre 4 e 6,9, o aluno vai para exame. Caso a média fique abaixo de 4, o aluno é reprovado automaticamente e precisará refazer a disciplina em uma próxima oferta. O exame é realizado na última semana de aula e funciona de maneira diferente da média regular, pois a média entre a nota do aluno no semestre e a nota do exame final precisa estar em 5 para que o aluno seja aprovado. Assim sendo, após o exame o aluno pode ser aprovado com menos de 7, porém isso implica em redução do IRA e impossibilita o aluno a concorrer a algumas bolsas da universidade.

Page 3: Bem vindo seus frito

Verdades sobre a Universidade

Além de frequentar as aulas e conseguir boas notas, eventualmente você poderá desenvolver outras atividades na UFPR. Uma das mais significativas é a pesquisa. Quando um aluno se interessa por algum assunto que é pesquisado por um de seus professores, ele pode desenvolver projetos de pesquisa na área e até apresentar esses projetos. Alunos que se destacam na pesquisa conseguem bolsas como a PIBIC (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Ciência). Alunos que se interessem pela docência podem participar do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência) ou fazer um estágio como docente no CELIN em sua língua de habilitação.

Os alunos da UFPR podem utilizar o RU, que funciona para café da manhã (R$0,50), almoço e jantar (R$1,30); o complexo esportivo no Centro Politécnico e outros projetos da universidade. Os alunos de Psicologia oferecem assistência através de projetos como o “Repensando o curso”.

Alunos que precisem de assistência financeira podem procurar a PRAE e conseguir bolsas como a PROBEM, Auxílio Moradia para alunos cujos pais morem fora de Curitiba, Auxílio-refeição, programas de extensão universitária, entre outros.

Verdades sobre as políticas universitárias

Palavra do Patrocinador: esse manual é trazido a você pelo Centro Acadêmico de Letras, a instância representativa dos alunos de Letras dentro da Universidade. O CAL atua na comunicação com a Coordenação, os Departamentos responsáveis pelo curso e as instâncias administrativas da Universidade e representa os alunos nas reuniões deses. Além disso, organiza eventos como a semana de letras, a semana do calouro e a recepção, festas, etc. O CAL é gerido por uma gestão eleita anualmente e age baseado em um estatuto.

A sede do CAL fica no décimo andar, ao lado do anfiteatro. Os alunos podem usar as instalações sempre que necessitarem. Lá temos comodidades como uma pia, um micro-ondas, uma cafeteira, sofás confortáveis, uma mesinha de centro, uma TV, e o mais legal: livros livres que podem ser emprestados e devolvidos quando você achar melhor. Inclusive se não quiser devolver não precisa! Só não pode guardar o livro pra sempre e deixar ele pegando pó. Se quiser doar livros pra que uma outra pessoa possa apreciá-los, aceitamos e amamos.

Além do CAL, os alunos também são representados pelo Conselho de Representantes de Habilitações e Ênfases, formado por alunos de cada uma das Habilitações, Ênfases do Bacharelado e da Modalidade Licenciatura. Esses representantes também participam nas reuniões.

Sempre que necessário, você pode procurar representantes do Centro Acadêmico ou do Conselho. Todos os alunos da Universidade são representados pelo Diretório Central dos Estudantes, que também é

administrado por gestões eleitas anualmente. Além do DCE, há o Conselho das Entidades de Base, formado pelos Centros Acadêmicos e outras instâncias representativas de cursos, que delibera sobre assuntos tangentes ao DCE.

Sch aqui não significa “Silêncio!”

Que UFPR significa Universidade Federal do Paraná você já sabe, mas existem muitas outras siglinhas pertencentes a coisas que talvez lhe interessem.

BOLSAS E AFINS

IC: Iniciação Científica. É um projeto em que o aluno se envolve em pequisas junto a um professor na área deste.PIBIC: Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Ciência. Alunos que se destaquem na IC podem apresentar seus projetos à CAPES e concorrer a esta bolsa.PIBID: Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência. Também ofertado pela CAPES. É desenvolvido em grupos e leva os alunos da Licenciatura à escolas públicas para vivenciar a Escola. (Três subprojetos: Espanhol,

Page 4: Bem vindo seus frito

Inglês e Português)PID: Programa de Iniciação à Docência. É o projeto de Monitoria da UFPR. Alunos que já cursaram a disciplina podem concorrer a uma vaga de monitor quando o professor responsável abre edital. O aluno fica responsável por um horário de atendimento aos que estão cursando a disciplina e auxilia o professor a desenvolvê-la.PROBEM: É a bolsa de auxílio da PRAE para alunos que a necessitem. Os alunos precisam desenvolver projetos junto a professores da Universidade.CELIN: Centro de Línguas e Interculturalidade. É uma unidade-projeto da Universidade na qual os alunos podem aprender idiomas a preços menores e alunos de Letras podem desenvolver estágios.CEU: Casa do Estudante Universitário. É uma opção de moradia mais em conta para os moços. Seleciona moradores por concurso.CELU: Casa do Estudante Luterano Universitário. Como a CEU, porém Luterana. Aceita qualquer religião, porém.CEUC: Casa da Estudante Universitária de Curitiba. Como a CEU, porém para moças.LAC: Lar da Acadêmica Curitibana. Como a CEUC, porém perto do Campus Centro Politécnico. RU(erre-u ou hu): Restaurante Universitário.

BUROCRACIAS

CAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Oferece bolsas para alunos da graduação, da pós-graduação, professores e quem mais fizer parte do Ensino Superior e tiver um bom projeto a ser desenvolvido.DELEM: Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. É o responsável por disciplinas de estudos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Polonês. Em algum ponto do Futuro um novo departamento cuidará de Alemão e Polonês.DLLCV, vulgo DELIN: Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas. Ministra disciplinas de Grego, Latim, Linguística e Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Grego e Latim também serão transferidos para o novo departamento.DTPEN: Departamento de Teoria e Prática de Ensino.DTFE: Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.DEPLAE: Departamento de Planejamento da Educação.SCH: Setor de Ciências Humanas. É a unidade administrativa superior que cuida dos departamentos responsáveis por ministrar disciplinas do núcleo de humanas.PRAE: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Cuida de nós, alunos, oferecendo apoio aos necessitados.PROGRAD: Pró-Reitoria de Graduação. Cuida especificamente dos assuntos ligados à graduação e é a responsável pelo programa de Monitoria, o PID (Programa de Iniciação à Docência).PRA: Pró-Reitoria de Administração. Gerem a Universidade, sua propriedade, o RU, etc.PROEC: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Cuidam dos eventos.ARI: Assessoria de Relações Internacionais. É o escritório que cuida de Intercâmbios e Programas fora do Brasil (eita).

POLITICAGENS

CAL: Casa dos Alunos Lindos. Centro Acadêmico de Letras.DCE: Diretório Central dos Estudantes.UPE: União Paranaense dos Estudantes.UNE: União Nacional dos Estudantes.

Agora você está pronto para começar a sua jornada em direção à formação!Sempre que precisar de ajuda, consulte seus veteranos, o CAL, o Google ou a Coordenação.

A menos que se trate de uma dúvida sobre capitais, nesse caso consulte o Bêbado das Capitais.