biogeografia 13

6
FLORESTA TEMPERADA LATIFOLIADA DECÍDUA FLORESTA TEMPERADA LATIFOLIADA DECÍDUA A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica , uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo. No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos . No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

Upload: virna-barra

Post on 22-Jun-2015

188 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biogeografia 13

FLORESTA TEMPERADA LATIFOLIADA DECÍDUAFLORESTA TEMPERADA LATIFOLIADA DECÍDUAA floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

Page 2: Biogeografia 13

LocalizaçãoLocalizaçãoEuropa Ocidental e Central, E da China, Japão e América do Norte, SE Europa Ocidental e Central, E da China, Japão e América do Norte, SE Austrália, Sul do Chile e SE da África.Austrália, Sul do Chile e SE da África.

Page 3: Biogeografia 13

ClimaClimaCf – Clima temperado (marítimo e continental) com alternância de MT e MPCf – Clima temperado (marítimo e continental) com alternância de MT e MPPrecipitação: 1300mm/ano nas áreas litorâneas a 500 mm/ano no interior.Precipitação: 1300mm/ano nas áreas litorâneas a 500 mm/ano no interior.4 estações do ano: precipitação máxima no verão e neve no inverno4 estações do ano: precipitação máxima no verão e neve no invernoTemeratura verão: 20º C e temperatura inverno: -5º CTemeratura verão: 20º C e temperatura inverno: -5º C

Page 4: Biogeografia 13

SolosSolosPodzol e Chernozen (solos escuros e pardos)Podzol e Chernozen (solos escuros e pardos)Espesso manto de húmus (80cm), ricos em Ca e Mg, bem estruturados Espesso manto de húmus (80cm), ricos em Ca e Mg, bem estruturados e alta fertilidade natural.e alta fertilidade natural.

Page 5: Biogeografia 13

VegetaçãoVegetaçãoHomogeneidade de espécies arbóreas (1 ou 2 espécies em extensas áreas Homogeneidade de espécies arbóreas (1 ou 2 espécies em extensas áreas continuas). Altura de 15 a 20 m. Folhas grandes e finas, caem no outono. Ex.: continuas). Altura de 15 a 20 m. Folhas grandes e finas, caem no outono. Ex.: carvalho, bétula, fleixo, tília (em áreas montanhosas associam-se a pinheiros)carvalho, bétula, fleixo, tília (em áreas montanhosas associam-se a pinheiros)

Page 6: Biogeografia 13

FaunaFaunaEsquilos, ouriços, cervos, raposas, castorEsquilos, ouriços, cervos, raposas, castorMicrofauna rica em besouros, formigas e aranhas nos meses Microfauna rica em besouros, formigas e aranhas nos meses quentes.quentes.Avifauna numerosa e anfíbios ausentes.Avifauna numerosa e anfíbios ausentes.