boletim informativo da junta de freguesia · arquivo fotográfico da cml mas em 1966-67, em data...

24
INFOMAIL BOLETIM INFORMATIVO DA JUNTA DE FREGUESIA Fevereiro 2014 . Número 126 Ano XIII . Distribuição gratuita FESTIVAL APLAUSO 3 700 ESPETADORES ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS CARNIDE APOSTOU NA CONTINUIDADE PROJETO NÓS+VÓS-SÓS SINALIZAR E COMBATER O ABANDONO DE IDOSOS NA FREGUESIA

Upload: nguyenanh

Post on 02-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFOMAIL

BOLETIM INFORMATIVODA JUNTA DE FREGUESIA

Fevereiro 2014 . Número 126 Ano XIII . Distribuição gratuita

FESTIVALAPLAUSO

3 700 ESPETADORES

ELEIÇÕESAUTÁRQUICAS

CARNIDE APOSTOUNA CONTINUIDADE

PROJETONÓS+VÓS-SÓSSINALIZAR E COMBATER

O ABANDONO DE IDOSOSNA FREGUESIA

Áreas Verdes e Espaço Público - 936 140 725

Visite o nosso site

[email protected]

Visite o nosso perfil no

Transporte Solidário - 934 40 40 60

Paulo QuaresmaTesoureiro

41 anos, Professor 1º Ciclo Ensino BásicoPelouros

Adminstração, modernização administrativa, tesouraria, finanças e património, mobilidade,

espaços verdes e espaço público, higiene urbana, actividades económicas e toponímica.

[email protected]

Fábio SousaPresidente

27 anos, PsicólogoPelouros

Coordenação geral, recursos humanos, informação, participação cidadã, ambiente,

habitação, acção social e saú[email protected]

Paula GranjaVogal

49 anos, Funcionária PúblicaPelouros

Educação e [email protected]

Susana NevesSecretária

42 anos, EscrituráriaPelouros

Desporto e [email protected]

Natália SantosVogal

64 anos, Técnica Superior 2ª classePelouros

Gabinete do idoso, segurança e protecção civil

[email protected]

Maria Vilar DiógenesPresidente da Assembleia de Freguesia

71 anos, [email protected]

ELEITOS EDITORIAL

02

VAMOS CONTINUAR JUNTOS!!!

Caro(a) amigo(a),

No passado dia 29 de Setembro os Carnidenses foram muito expressivos e claros na sua intenção de voto… Estes resultados renovam o nosso sentido de responsabilidade e de compromisso na continuidade de um verdadeiro serviço público de qualidade…

A nossa prática sempre foi de coerência e de afirmação de valores que são aplicáveis em qualquer circunstância e é isso que tem permitido que continuemos JUNTOS.

Este novo mandato que agora se iniciou será marcado por grandes desafios e alterações na gestão autárquica no que diz respeito à reorganização administrativa da cidade de Lisboa com um conjunto de transferências de competências por parte da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia. Estivemos contra e estaremos contra todas as posturas que prejudiquem Carnide, contra as decisões unilaterais que em nada respeitam quem vive, sente e respira Carnide! Continuaremos a denunciar as injustiças e solidários com as lutas das populações e dos trabalhadores da Câmara Municipal.

Continuaremos a construir uma Junta de Freguesia que coloca as pessoas sempre em primeiro lugar!

O nosso projecto continuará a basear-se em Trabalho, Competência, Honestidade, Rigor e Proximidade … Estaremos sempre ao seu dispor e próximo de si!!! Carnide continuará a ser um espaço de oportunidades, sonhos e ambições.

Contamos consigo… Continue a contar connosco… Vamos continuar a construir Carnide!

Um abraço amigo do Presidente

Fábio Sousa

CULTURA

EDUCAÇÃO

03

ERRATA do LIVRO “HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO BAIRRO PADRE

CRUZ – Construir cidade à escala humana”, de Fátima Freitas, editado pela Junta de Freguesia

de Carnide em Setembro de 2013

Pág. 9 – Onde se lê: “(…) Maria Vilar, ex-presidente da Junta de Freguesia e actual presidente da Assembleia Municipal”, deve ler-se: “presidente da Assembleia de Freguesia” (o mesmo sucedendo para as posteriores identificações de Maria Vilar Diógenes).Pág. 37 – Onde se lê: (Emídio Silva, ex-morador), deve ler-se: (Emídio Silva, morador).Pág. 52 – O ano da inauguração do autocarro 41 da Carris não terá sido em 1963, cf. informação no Arquivo Fotográfico da CML mas em 1966-67, em data próxima ou por ocasião das cerimónias de

inauguração do Bairro Padre Cruz.Pag. 53 – Por lamentável lapso, a

identificação de uma fotografia inserida nesta página está incorrecta pois trata-se de “João Pereira de Figueiredo e seus catequisandos”. Posteriormente,

através do testemunho de familiares, confirmámos que João Figueiredo foi

uma figura de referência bem destacada na consolidação da vida da paróquia (catequista, ministro da comunhão, participante activo nas missas…) o que mais nos faz lastimar o lapso ocorrido. Com a colaboração do Padre Francisco criou a Liga Eucarística do Bairro Padre Cruz (o grupo masculino, a que presidiu durante vários anos), integrou a LOC (Liga Operaria Católica) e o Sagrado Coração de Jesus. Entre outro tanto, merece ainda lembrança o facto de ter

feito, com a ajuda da Dª Cândida, a primeira procissão no Bairro Padre Cruz com uma bandeira da imagem de Nossa Senhora pedida e cedida pela Igreja da Luz. Católico convicto e devoto, João Figueiredo foi organizador de várias excursões de carisma religioso ao Santuário de Fátima, entre outras.Uma das suas maiores alegrias, vontades e orgulho muitas vezes repetida, seria a de ter na família um filho ou uma filha que enveredasse pela vida religiosa. Desejo que foi concretizado na carreira de Padre de um seu filho, “filho do Bairro Padre Cruz”.Espírito empreendedor e dinâmico, João Figueiredo era também animador das festas dos Santos Populares, no Bairro. Existe registo de uma letra da sua autoria destinada às populares marchas. (nota: rectificação e informação complementar por parte da Família Figueiredo, a quem muito agradecemos o testemunho e a compreensão)

ENTREVISTA

04

FÁBIO SOUSA

É PSICÓLOGO. TEM 27 ANOS E ESTA, É A SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA AUTÁRQUICA. FOI ELEITO PELA CDU COMO PRESIDENTE DA

JUNTA DE FREGUESIA.

ENTREVISTA

05

Esta é a sua primeira experiência enquanto Autarca. O que o moveu a integrar este desafio?Este pode ser considerado um dos maiores desafios da minha vida e deve-se a uma aposta de um grande colectivo que há vários anos constrói a Freguesia de Carnide. Estou muito grato pela oportunidade e pelo reconhecimento das minhas competências pessoais e profissionais! É um privilégio muito grande integrar uma equipa extremamente competente, que sabe onde está e para onde quer ir, com uma visão integrada na resolução dos reais problemas das Pessoas… Aqui, sinto-me muito bem e feliz porque fui extremamente bem recebido e acarinhado pelos Carnidenses, pelos trabalhadores da Junta de Freguesia e por todo os eleitos locais!

Como encarou o resultado das últimas eleições autárquicas?Os Carnidenses decidiram… E decidiram, naturalmente na minha modesta opinião, muito bem! Acreditamos que somos hoje uma

referência no âmbito da gestão autárquica, na educação, na cultura, na acção social, no desporto, na juventude, na gestão participada e na valorização do movimento associativo, entre tantas outras áreas. Os Carnidenses defenderam a continuidade de uma política de trabalho, de competência, de honestidade, de rigor e de muita proximidade! Os resultados alcançados mantêm o nosso compromisso de responsabilidade máxima no cumprimento e na garantia de uma Freguesia cada vez melhor e com futuro de todos e para todos!

Agora enquanto Presidente da Junta de Freguesia, o que espera deste mandato?Este é um mandato cheio de desafios porque existirão um conjunto de investimentos significativos para a nossa Freguesia. Grande parte destas reivindicações são justas e fazem parte de um conjunto de lutas por parte da população e dos seus autarcas locais. Será com grande

entusiasmo que assistiremos à conclusão de diversas infra-estruturas importantes para Carnide: conclusão da construção do Centro de Saúde, conclusão das obras da Escola da Luz, continuidade das obras de requalificação do Bairro Padre Cruz, construção do Parque Infantil da Quinta das Camareiras, construção do novo Parque Infantil e de equipamentos de manutenção na Quinta da Luz, a conclusão das obras num novo espaço cultural no Largo do Coreto, legalização das hortas urbanas da Horta Nova, entre tantas outras intervenções. Penso que será um mandato cheio de sucessos para Carnide porque continuaremos a apelar ao envolvimento e participação constantes de toda a população e das instituições locais na resolução de problemas concretos que afectam os Carnidenses. Acima de tudo, não desistimos… Não desistiremos!

Carnide é…Um Mundo… Único e mágico onde as dificuldades se transformam em potencialidades e as Pessoas, as Pessoas são muitos especiais!

ELEIÇÕES

06

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

2013OS RESULTADOS

OS ELEITOSA TOMADA DE POSSE

CDU VENCEU EM TODAS AS

MESAS CARNIDE APOSTOU NA

CONTINUIDADE

Mais uma vez os carnidenses apostaram na continuidade ao nível da gestão na Freguesia de Carnide.O resultado obtido pela CDU nas últimas eleições autárquicas reforça essa ideia. A lista apresentada pela CDU à Freguesia de Carnide obteve 46,11%, vencendo, pela primeira vez, em todas as mesas de voto, de todos os bairros da freguesia.Foi também a primeira vez que se obteve uma maioria absoluta em Carnide.

A CDU venceu em todos os postos. Obteve mais votos do que em 2009, passando de 40,8% para 46,1%. Este é o 9º mandato consecutivo em que a CDU vence na freguesia de Carnide.O Partido Socialista (PS) foi a 2ª força politica mais votada com 23,81%, tendo descido em relação a 2009 onde tinha obtido 25,55%.

A coligação CDS/PSD ficou em 3º lugar com 16,6% ( em 2009 obteve 25,75%).

Com estes resultados a CDU obteve mais um eleito na Assembleia de Freguesia, passando de 6 para 7 eleitos (maioria absoluta), o PS passa de 3 para 4 eleitos, o CDS fica com 1 eleito, assim como o PSD.

Para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal de Lisboa, em Carnide venceu novamente o PS com 49,8% e 38,5% respetivamente.

A Freguesia de Carnide passou a ser a única na Cidade de Lisboa presidida pela CDU.

ELEIÇÕES

07

RESULTADOS

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

RESULTADOS EM CARNIDE RESULTADOS EM LISBOA

POSTO AEdifício sede da Junta de Freguesia

(eleitores da zona central da freguesia)

POSTO BEscola B.º Padre Cruz

(eleitores do B.º Padre Cruz)

POSTO CEscola Prista Monteiro

(eleitores Horta Nova e zona de Telheiras)

45,5%1 798 votos(36,9% em 2009)

46,11%(40,8% em 2009)

23,81%(25,55% em 2009)

16,6%(25,75% em 2009)

3,58%(4,87% em 2009)

3,56%(36,9% em 2009)

3,49%(1,55% em 2009)

2,85%(1,47% em 2009)

15,47%(13,14% em 2009)

44,64%(49,85% em 2009)

17,9%(31,72% em 2009)

3,82%(4,72% em 2009)

5,92%(2,72% em 2009)

4,20%(1,64% em 2009)

2,84%(1,42% em 2009)

48,44%(41,23% em 2009)

20,96%(18,8% em 2009)

38,52%(37,25% em 2009)

19,66%(31,6% em 2009)

6%(6,95% em 2009)

7,19%(2,97% em 2009)

4,80%(1,89% em 2009)

2,87%(1,26% em 2009)

54,94%(46,57% em 2009)

2,86%(1,03% em 2009)

4,04%(1,52% em 2009)

5,36%(2,11% em 2009)

4,61%(4,56% em 2009)

9,85%(8,07% em 2009)

22,37%(38,69% em 2009)

50,91%(44,01% em 2009)

54,81%(46,6% em 2009)

2,96%(1,02% em 2009)

4,34%(1,59% em 2009)

6,64%(2,51% em 2009)

6,73%(36,9% em 2009)

11,88%(10% em 2009)

24,93%(38,78% em 2009)

42,34%(39,35% em 2009)

20,8%821 votos(24% em 2009)

21,1%832 votos(32,6% em 2009)

3,3%131 votos(3,9% em 2009)

49,8%1 110 votos(48,8% em 2009)

29%649 votos(27,8% em 2009)

6,4%143 votos

(12,8% em 2009)

6,4%143 votos(6,9% em 2009)

43,6%1 019 votos(39,2% em 2009)

24%561 votos

(26,3% em 2009)

18,8%439 votos(26,9% em 2009)

2,8%66 votos

(4,5% em 2009)

INSCRITOS

VOTANTES

ABSTENÇÃO

7 156 eleitores

3 950

44,8%

4 802 eleitores

2 229

53,6%

4 562 eleitores

2 338

48,7%

OUTROS PARTIDOS OUTROS PARTIDOS

ASSEMBLEIAFREGUESIA

CÂMARAMUNICIPAL

CÂMARAMUNICIPAL

ASSEMBLEIAMUNICIPAL

ASSEMBLEIAMUNICIPAL

BRANCOS BRANCOS

NULOS NULOS

ABSTENÇÃO ABSTENÇÃO

ELEIÇÕES

08

EXECUTIVO

FÁBIO SOUSAPresidente

Psicó[email protected]

PAULO QUARESMATesoureiro

Professor 1º [email protected]

PAULA GRANJAVogal

Funcionária Pú[email protected]

SUSANA NEVESSecretáriaEscriturária

[email protected]

NATÁLIA SANTOSVogal

Técnica Superior 2ª [email protected]

GONÇALO OLIVEIRA1º Secretário

Professor Universitá[email protected]

FLORIANE SILVESTRI2ª Secretária

[email protected]

MARIA VILAR DIÓGENESPresidenteReformada

[email protected]

ELEIÇÕES

09

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

ALEXANDRA MOTA TORRESVogal

Técnica Profissional [email protected]

JORGE SILVAVogal

Técnico [email protected]

NOEMI SILVAVogal

Técnica Superior de Educaçã[email protected]

JOÃO VENTURAVogal

[email protected]

CARLOS OLIVEIRAVogal

Técnico de [email protected]

ELISETE ANDRADEVogal

Professora [email protected]

FRANCISCO SANTOSVogal

[email protected]

CLÁUDIO MASIVolgalGestor

[email protected]

RUI CARVALHOVogal

[email protected]

MIGUEL AGROCHÃOVogal

[email protected]

ELEIÇÕES

10

INSTALAÇÃO DOS NOVOS ORGÃOS

AUTÁRQUICOSCENTENAS DE PESSOAS

ASSISTIRAM À TOMADA DE POSSE

O Espaço Bento Martins, no passado dia 16 de Outubro, voltou a encher-se com centenas de pessoas para assistirem à cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos da Freguesia de Carnide.

Neste momento solene tomaram posse os eleitos para a Assembleia de Freguesia que continua a ser presidida por Maria Vilar Diógenes e foram eleitos e empossados os membros da Junta de Freguesia.

A adesão a este projecto autárquico voltou a fazer sentir-se devido à afluência de moradores, instituições locais e de diversas entidades que quiseram transmitir todo o seu apoio e colaboração no decorrer do mandato 2013/2017.

ELEIÇÕES

11

EXECUTIVO CAMARÁRIO

FERNANDO MEDINAVice-presidente

Finanças | Recursos Humanos | [email protected]

MANUEL SALGADOPlaneamento | Reabilitação Urbana

Espaço Público |[email protected]

DUARTE CORDEIROHigiene Urbana | Estruturas de proximidade

[email protected]

JORGE MÁXIMODesporto | Obras | Sistemas de Informação

[email protected]

TERESA LEAL COELHOwww.lisboa-ppdpsd.com

JOÃO [email protected]

CATARINA VAZ PINTOCultura

[email protected]

GRAÇA FONSECAEconomia | Educação | Inovação e

Modernização [email protected]

FERNANDO SEARAwww.lisboa-ppdpsd.com

JOÃO GONÇALVES [email protected]

ANTÓNIO COSTAPresidente

[email protected]

PAULA MARQUESHabitação | Desenvolvimento [email protected]

JOSÉ SÁ FERNANDESEstrutura Verde | Energia

[email protected]

JOÃO AFONSODireitos Sociais

[email protected]

CARLOS MANUEL CASTRORelações Internacionais | Segurança

Relação com o Munícipe | Proteção [email protected]

ANTÓNIO PRÔ[email protected]

CARLOS [email protected]

GESTÃOPARTICIPADA

12

PROJECTO BIP-ZIP

CADA VEZ MAIS A APOSTAR NO

ENVOLVIMENTO E NA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PARCEIROS E POPULAÇÃO

Pelo terceiro ano consecutivo, a Junta de Freguesia, como entidade promotora, dinamiza, em colaboração com os parceiros locais, projetos no âmbito do Programa Bip-Zip. Este ano tem à sua responsabilidade os projetos “Re(visitar) o Centro de Carnide”, “Padre Cruz Integrado” e “Horta Nova em Rede”. Através do apadrinhamento de lotes por parte das entidades parceiras, estes 3 projetos permitem, mais uma vez, reforçar um clima favorável ao empreendedorismo e à capacidade de iniciativa local, o reforço do trabalho em parceria através da criação e/ou ampliação de serviços de apoio à comunidade e das relações de vizinhança. Paralelamente, estes parceiros comprometem-se a dinamizar um conjunto de iniciativas desportivas e culturais nos bairros onde estão a desenvolver a sua intervenção.

Para além das pinturas dos lotes e das obras de melhoramento das partes comuns do edificado de acordo com as necessidades dos moradores, este ano, a Junta de Freguesia aposta também na constituição das comissões de lote. Um trabalho que não seria possível sem o envolvimentos destas várias entidades.

PORTAS ABERTAS EM

CARNIDEPARCEIROS DO CENTRO HISTÓRICO, ABREM OS

SEUS ESPAÇOS À COMUNIDADE

Como construir uma comunidade? A partir deste mote, as várias instituições parceiras culturais e desportivas do Centro Histórico, em colaboração com a Junta de Freguesia, abrem as suas portas todos os terceiros domingos de cada mês para receber, acolher e conviver com todas as pessoas que vivem e passam por Carnide. Esta iniciativa insere-se no Programa Bip-Zip “Re(visitar) o Centro Histórico de Carnide”, e consiste na oferta de um programa diversificado de atividades culturais e deportivas.A próxima será no dia 16 de fevereiro, na sede do Carnide Clube. Do programa consta a dinamização de um workshop de jogos de tabuleiro, uma tertúlia sobre a história do Carnide Clube e um momento musical. Participe e venha conhecer um pouco mais de Carnide!

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

DE LISBOACARNIDE VENCE, MAIS

UMA VEZ!

A 31 de Outubro de 2013 foi concluída a fase de votação das propostas de Orçamento Participativo de Lisboa. Carnide alcançou, mais uma vez, uma grande vitória para benefício de toda a Freguesia conseguindo aprovar finalmente a construção do Parque Infantil da Quinta das Camareiras. Esta era uma infra-estrutura há muito desejada e reivindicada pelos moradores desta urbanização. As conquistas no âmbito da gestão participada devem-se a um trabalho muito coerente ao longo de vários anos que envolvem a continuidade de grupos temáticos, grupos territoriais e um conjunto de contactos próximos e individualizados com a população.A par desta conquista para a Quinta das Camareiras e a pedido da Junta de Freguesia e do recém-criado Grupo Comunitário foram, durante o mês de janeiro, alteradas todas as papeleiras desta urbanização.Assim se constrói mais e melhor Carnide!

JUVENTUDEE DESPORTO

13

DEMOCRACY & REVOLUTIONS ENCONTRO DOS PARTICIPANTES PORTUGUESES E ITALIANOS

Em novembro de 2013 estiveram, em Lisboa, os jovens italianos participantes do projeto "Democracy & Revolutions". Este projeto teve o apoio do "Programa Juventude em Acção" envolvendo a Associação SPIN e a Junta de Freguesia de Carnide, como organizações nacionais e as associações Xena e Fuori Target, como organizações italianas.Foram quatro dias de várias atividades pela cidade, onde os participantes ficaram a conhecer melhor a história do 25 de Abril de 1974 através das visitas aos locais emblemáticos da Revolução dos Cravos e a encontros onde se falou também da Revolução em Itália de 1945.

André Gaspar (14 anos)"Para mim o 5 minutos é um grupo que me ensina e ajuda a melhorar e a lidar com a sociedade. O voluntariado no ATL do Jardim de Infância da Horta Nova é importante porque para além de gostar de crianças sinto que estou a contribuir para a educação destas. Um dos meus sonhos é ser presidente da junta de carnide quando for adulto".

João Sousa (15 anos)"Para mim o “5 minutos” representa amizade e alegria. Sempre tive curiosidade em conhecer a sensação de ser voluntário e no “5 Minutos” pude experimentar. O meu sonho é experimentar coisas novas."

Mara Gouveia (16 anos)"O “5 Minutos” começou por ser um grupo que não fazia a ideia do que queria na vida e saiu a saber o que queria, representa um grupo com o qual podemos contar para tudo e ajudou-me a perceber que há coisas na vida que nem sempre são fáceis e que temos que ultrapassar, sempre de cabeça levantada. Que podemos ajudar os outros com o pouco que temos.O voluntariado é importante porque há coisas na vida que não precisam de ser pagas, que com o pouco que temos podemos fazer muito e ajudar os outros sem estar à espera de sermos recompensados. Porque simplesmente dar, sem estar à espera de receber alguma coisa em troca, é um ato de solidariedade.O meu sonho é ver as pessoas que me rodeiam e que amo felizes e bem na vida".

PROJETO “5 MINUTOS - O TEMPO É TEU”

JOVENS LÍDERES DE CARNIDE TRABALHO DE COMPETÊNCIAS E AUTONOMIZAÇÃO

Todas as informações sobre o projecto:https://www.facebook.com - grupo Carnide é Juventude-ficheiros

AÇÃO SOCIAL

14

UM CAMINHO PARA EVITAR A SOLIDÃO

A partir do mês de fevereiro arranca o projeto NÓS+VÓS-SÓS, da responsabilidade desta autarquia e tendo, como parceiros, a ARPIC, a Associação de Moradores da Quinta da Luz, a Escola Noturna, a Associação Mãos do Mundo e a PSP. O objetivo desta iniciativa é efetuar-se uma sinalização de idosos, que estejam em situação de isolamento, dentro da nossa freguesia de forma a que, numa segunda fase, se possa encaminhar os casos assinalados para possíveis entidades que possam assegurar um eventual acompanhamento do idoso através de voluntariado ou, simplesmente, efetuar a prevenção de situações de risco através de visitas mais regulares ao domicílio. Este projeto envolve muitos voluntários que estarão nas ruas a percorrer todos os edifícios da freguesia. Estarão todos devidamente identificados com uma acreditação emitida pela Junta de Freguesia na qual consta a respetiva fotografia. É muito importante a colaboração de toda a população na ajuda à sinalização destas situações. Para tal, basta contactar o Espassus 3G através do número 936 140 724.Em conjunto, tornaremos Carnide numa freguesia ainda mais solidária.

NÓS

VÓS

SÓS

AGENTEGILBERTO BRAZ

DULCEROCHA

JOÃOVENTURA

MARAGOUVEIA

MÓNICATOMÁS

JOÃOCOSTA

LÍGIASANTOS

MIRIAMD'ACQUISTO

AGENTE PAULO ANTUNES

RODRIGOSANTOS

TIZIANOTULLIO

VALERIALASORSA

AGENTE VÍTOR COSTA

AGENTEPEDRO ANTUNES

FILIPASILVÉRIO

JOSÉ ARAGÃO

MARGARIDAGIGANTE

AURORADUARTE

GIACOMODRAGO

LIARODRIGUES

MARIAMARTINS

CATARINAMASSANO

GUILHERMESANTOS

MAFALDACOSTA

MARIA VILARDIÓGENES

DANIELAOLIVEIRA

ISABELARAGÃO

MANUEL JORGE

MÁRIO ALVES

EQUIPA DO ESPASSUS 3G

VOLUNTÁRIOS

15

ESPASSUS 3G

ESPASSUS GINÁSIOO SEU GINÁSIO!

A Junta de Freguesia tem à sua responsabilidade a gestão do Espassus Ginásio fazendo do exercício físico uma boa maneira de se encarar as dificuldades da vida e de melhorar a sua forma física e saúde… Não perca esta oportunidade!O Espassus Ginásio funciona de 2.ª a 6.ª feira e conta já com 185 alunos, nas mais variadas modalidades: Cardiomix, Pilates, Tai-Chi-Chuan, Karaté, Yoga, Yôgong, Ginástica Moderada, Ginástica Localizada, Chi Kung, entre tantas outras.Para inscrições e informações contacte a secretaria do Espassus 3G: 936 140 724

ACADEMIA SÉNIOR BATE RECORDE

A Junta de Freguesia este ano e até ao momento tem, pela primeira vez, cerca de 210 alunos inscritos e mais de 30 disciplinas! O sucesso deste trabalho deve-se em muito aos trabalhadores e eleitos desta autarquia, à ARPIC e voluntários e ao projecto que valoriza e sempre valorizou o envelhecimento activo e a solidariedade entre gerações. A Academia Sénior funciona de 2.ª a 5.ª feira… Venha daí!

PASSEIO DE NATAL TOMAR

Foi com grande espírito natalício que a Junta de Freguesia proporcionou a 250 idosos mais um passeio diferente. Uma visita a Tomar que incluiu que os participantes desfrutassem do Mercado, do Museu dos Fósforos, da Sinagoga e da Igreja de São João Baptista. Já de regresso a Carnide ainda foi possível desfrutar-se de uma visita às iluminações de natal na Baixa Pombalina.

ACADEMIA SÉNIOR FESTEJA O NATAL

À semelhança de muitas Academias Séniores, também a Academia Sénior de Carnide, vivenciou mais uma tarde repleta de alegria e magia festejando o Natal, no Centro Cultural de Carnide.Mais um momento extraordinário vivido com muita ternura e carregado de esperança, optimismo, paz e muita alegria!

ALMOÇO DE REIS ENVOLVE 450 IDOSOS

No passado dia 7 de janeiro, a Junta de Freguesia promoveu o tradicional Almoço de Reis, no Pavilhão Desportivo do Bairro Padre Cruz, onde participaram cerca de 450 idosos carnidenses.Numa altura tão delicada como a que vivemos, os idosos puderam almoçar uma deliciosa refeição e desfrutar do habitual momento de Animação Musical que se prolongou pela tarde.

PASSEIO A FÁTIMA E RIO MAIOR.

INSCREVA-SE JÁ!Como é hábito, todos os anos a Junta de Freguesia proporciona um passeio a um dos destinos de eleição dos idosos Carnidenses por ser um local de culto e de grande admiração, Fátima.Assim, no dia 7 de março, os Idosos poderão passar um dia animado na companhia dos trabalhadores e dos Voluntários da Junta de Freguesia, visitando Fátima e também Rio Maior. Inscreva-se já!

ACANTONAMENTO DE IDOSOS SERÁ MAIS UM

SUCESSO! Conforme tem vindo a ser hábito está já em marcha a organização do Acantonamento para Idosos. Cerca de 100 Carnidenses poderão viver mais um agradável momento com uma semana cheia de actividades, acompanhados por uma equipa de trabalhadores da Junta de Freguesia sempre ao seu dispor.Contamos consigo de 17 a 21 de fevereiro, para uma viagem até São Pedro do Sul, num dos distritos mais a norte de Portugal, Viseu.

ASSEMBLEIADE FREGUESIA

16

MOÇÃO

CONTRA O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS ENTRE O MUNICÍPIO DE LISBOA E AS JUNTAS DE FREGUESIA

Considerando:1. A profunda crise económica e social que Portugal atravessa e que, em grande parte, deriva das políticas de direita que os sucessivos governos do PS e do PSD vêm realizando há mais de 39 anos. E que é neste quadro, e tendo como argumento a situação económica, que novos ataques ao regime democrático e à participação popular se desenvolvem, a partir do acordo do PS com o PSD em Lisboa, em torno da Lei 56/2012, que visa descaracterizar o Poder Local democrático, em concreto na cidade de Lisboa;2. O acordo entre o PS e o PSD para a reorganização administrativa de Lisboa e que este não teve em conta o interesse da população, o cuidado de preservar a história, a realidade dos bairros, as perspetivas de crescimento da cidade previstas no PDM mas apenas a distribuição, entre eles, do poder na cidade;3. A aprovação pela maioria PS/PSD/CDS na Assembleia da República, da reorganização administrativa de Lisboa, que aponta para o início de 2014 a concretização de significativas transformações na organização e funcionamento de serviços públicos essenciais, prestados até à data, pelo Município de Lisboa;4. O embuste que a Lei 56/2012 configura, na medida em que as alterações que vai introduzir trarão muitos problemas aos munícipes, que deverão ficar mais distantes dos meios indispensáveis para responder às suas necessidades e ser reduzida a sua possibilidade de recorrerem aos eleitos das freguesias, que por seu lado, são abrigados a assumir responsabilidades que só vereadores a tempo inteiro poderiam assumir;5. A transferência de competências nos moldes previstos na Lei 56/2012

percebe-se, de uma forma clara, que esta situação não só não resolverá nenhum dos grandes problemas que se colocam às Juntas de Freguesia, como ainda vai provocar uma profunda desorganização dos serviços do Município, com a transferência de alguns sectores para a responsabilidade das freguesias, diminuindo-se assim os índices de eficiência, otimização de recursos e de ganhos em economias de escala que o facto de estarem integrados no Município lhes conferia. Os sectores cujos serviços serão objeto de transferência para a responsabilidade das freguesias, vão ficar completamente divididos e sem capacidade para dar resposta, por exemplo, a grandes calamidades, como sucedeu no inverno passado em Lisboa, em que os serviços de proteção civil municipal resolveram rapidamente todos os problemas que então surgiram;6. A transferência de recursos humanos dos diversos serviços do município para as freguesias, que resulta da Lei 56/2012 e que grande parte dos trabalhadores não aceita e até recusa, irá igualmente pôr em risco a capacidade de intervenção dos trabalhadores, com consequências ao nível da gestão e direção dos serviços das Juntas de Freguesias, mas também ao nível da perda de alguns dos seus direitos;7. A alteração de todo o edifício do Poder Local Democrático, que a Lei 56/2012 veio provocar, com a extinção de Freguesias na cidade de Lisboa, a alteração das competências das Freguesias e das regras de financiamento, tudo junto, terá como consequência uma diminuição da qualidade dos serviços públicos prestados e o afastamento das populações dos órgãos eleitos;8. A Junta de Freguesia de Carnide desde cedo tem vindo a alertar a população para os problemas e para a falta de critérios resultante de todo este processo, como é exemplo a edição de Dezembro de 2012 do Boletim Informativo da Junta de Freguesia, que se anexa.Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Carnide repudiam toda esta nova situação e apelam aos

eleitos de todas as forças políticas para que estejam atentos às novas responsabilidades e para que denunciem, junto das populações, todo o processo em curso e suas consequências.Nesse sentido, os eleitos da CDU propõem que a Assembleia de Freguesia de Carnide, reunida a 30 de Dezembro de 2013 delibere:1. Manifestar a sua oposição à concretização da transferência de competências prevista na Lei 56/2012, e promover desde já uma ampla e participada discussão com todas as partes integrantes do processo sobre, quais os sectores que devem ficar sobre a égide da Câmara Municipal e aqueles que deverão transitar para as Freguesias, como previsto no art.º 13º da lei em apreço; (APROVADO COM OS VOTOS A FAVOR DA CDU E OS VOTOS CONTRA DO PS, PSD E CDS)2. Exigir junto da Câmara Municipal de Lisboa que o processo não se concretize de imediato, como forma, de impedir precipitações que culminem na desorganização de sectores municipais estratégicos, tais como, educação, desporto, ação social, limpeza urbana, espaços verdes entre outros, e a consequente diminuição da qualidade do serviço público prestados às populações; (APROVADO COM OS VOTOS A FAVOR DA CDU E OS VOTOS CONTRA DO PS, PSD E CDS)3. Solicitar à Câmara Municipal de Lisboa que a rede municipal de bibliotecas não seja desmantelada e que, por exemplo, a Biblioteca Municipal Natália Correia, continue plenamente integrada na rede e não seja transferida para a Junta de Freguesia; (APROVADO POR UNANIMIDADE)4. Remeter a presente moção para: Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Lisboa; Presidente e grupos municipais da Assembleia Municipal de Lisboa; Grupos Parlamentares da Assembleia da República; Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa e Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.

Os eleitos da CDU

MOÇÃO

PELA MANUTENÇÃO DAS ESQUADRAS E PELO REFORÇO DE MEIOS

Considerando:1. Que a PSP tem vindo a exercer na área geográfica da freguesia de Carnide um grande trabalho de policiamento de proximidade e de combate à insegurança apesar da falta de efetivos, meios e das más condições das esquadras. Um policiamento de proximidade reconhecido pela população e pelas instituições locais que muito tem contribuído para a diminuição da criminalidade;2. Que a PSP tem sido um parceiro fundamental, por exemplo, no Bº. Padre Cruz, o maior bairro municipal da Peninsula Ibérica e onde residem cerca de 7 mil pessoas (mais do que em muitos concelhos do nosso país);3. Que não se pode aceitar que o trabalho realizado por uma esquadra seja avaliado em termos de “produtividade” pois estamos a falar de segurança e não de negócio! Mais importante do que o número de ocorrências registadas na esquadra deve-se olhar aos índices de criminalidade e compreender as razões;4. Um novo estudo (desconhecido da população e da Junta de Freguesia) que aponta para o encerramento em Maio de 2014 de várias esquadras, entre elas duas da freguesia de Carnide: Horta Nova e Bº. Padre Cruz, que a concretizar-se seria um retrocesso no trabalho já realizado;

Nesse sentido, os eleitos propõem que a Assembleia de Freguesia de Carnide, reunida a 30 de Dezembro de 2013 delibere:1. Manifestar a frontal rejeição por parte da população, dos eleitos e das instituições locais à intenção de encerramento de qualquer esquadra na freguesia de Carnide;2. Apelar a toda a população, ao comercio local e ao movimento associativo local para se mobilizar na defesa e manutenção das suas esquadras e exigir o reforço de meios;

3. Solicitar à Câmara Municipal de Lisboa que tome posição pública e determinada em defesa da manutenção das esquadras e na exigência do reforço de meios;4. Constituir, de imediato, uma comissão de apoio à manutenção das esquadras constituído, entre outros por representantes da Junta de freguesia, de todas as forças politicas representadas na Assembleia de Freguesia e das Associações de Moradores mais afetadas com esta intenção com vista a desencadear um conjunto de iniciativas para a manutenção de todas as esquadras;5. Remeter a presente moção para o senhor Ministro da Administração Interna, para o senhor Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Lisboa; Presidente e grupos municipais da Assembleia Municipal de Lisboa; Grupos Parlamentares da Assembleia da República, movimento associativo local e para a PSP.

Os eleitos da CDU(APROVADA POR UNANIMIDADE)

17

ASSEMBLEIADE FREGUESIA

CULTURA

18

A Junta de Freguesia de Carnide pelo 3º ano consecutivo levou a cabo a organização do APLAUSO - Festival de Artes de Carnide, que decorreu de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2014, que este ano contou com 3 700 espetadores. Mais um projeto desenvolvido com os parceiros locais da Rede de Cultura, que estrearam 8 produções tendo como ponto de partida a temática do Medo.Foram vários os grupos da Rede de Cultura que este ano se envolveram neste Aplauso – Armazém Aér(i)o, Associação Tenda; Biblioteca Natália Correia; Clube de Interesse de Dança da Escola Aida Vieira; Clube de Interesse de Teatro da Escola São Vicente Telheiras; Estórias de se Tirar do Chapéu; Ginga Brasil; Lua Cheia – Teatro para Todos; Os Inadaptados; Teatro de Carnide; Umbigo – Companhia de Teatro e Grupo de Teatro da Academia Sénior.Foram mais de 3 mil espetadores que passaram pelo Centro Cultural de Carnide durante mais este Festival de Artes.A Junta de Freguesia continua a investir e inovar neste festival, que tem como objetivo primordial aproximar as pessoas da Cultura… Cultura para todos… De acesso acessível e gratuito.

3ª EDIÇÃO

CULTURA

19

CULTURA

20

NOITE DE LUA CHEIAEm dia dos namorados e noite de Lua Cheia, histórias de amor com os Contraponto.Banda de retratos, do dia-a-dia cantado em verso, dos desencontros da vida urbana e das estórias que a compõem. www.facebook.com/pontocontra

Dia 14, sexta-feira, às 21h00Espaço Lua Cheia, Rua de Barcelona lote 128 c/v – Bairro Padre Cruz

Preço: 3€; 1€ <12 e residentes de Carnide

TEATRO & COMUNIDADEPorque a lua arde e é tempo de mudança, vem partilhar a escuta das memórias, descobrir segredos…. e construir novos futuros.Às segundas das 17h00 às 19h00, no edifício da Junta de Freguesia de Carnide, Largo das PimenteirasIdades: M/10Preço: gratuito

Informações e Reservas: tels. 938 0187 77 / 966046448

PRESÉPIO COMUNITÁRIO

ANIMAÇÃO NATALÍCIA NO CENTRO HISTÓRICO

Com o objetivo de promover a dinamização do Largo do Coreto após o final das suas obras, a Junta de Freguesia, em colaboração com algumas entidades parceiras no âmbito do Programa Bip-Zip, montou um presépio no coreto, envolvendo população e comerciantes. A inauguração foi no passado dia 14 de dezembro. Durante este dia, houve ainda momentos de animação a cargo do Agrupamento 73 – CNE, da Arpicantares (Grupo de Cantares da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Carnide) e da Afidance, em parceria com o Armazém Aér(i)o.

EXPOSIÇÃO DE RUA150 ESCADOTES ARTÍSTICOS

ASSINALARAM O NATAL EM CARNIDE

Todos os anos, no fim do ano, a Junta de Freguesia lança um desafio às Instituições Locais…Decorar um objecto sobre um mote… Já foram em anos anteriores trabalhados: portas, cadeiras, vasos, sapatos, entre muitos outros.Este ano a a rede comunitária de Carnide foi desafiada a trabalhar criativamente um escadote de madeira. A ideia central era a de que, degrau a degrau, subimos os escadotes... Para crescermos... JUNTOS... Em mais um projeto verdadeiramente comunitário!"Todos juntos subimos mais alto..." foi o mote para as associações/instituições trabalharem artisticamente o objeto proposto este ano pela Junta de Freguesia. Uma iniciativa que primou, mais uma vez, pela originalidade, pelos custos reduzidos, pelo envolvimento das instituições locais, mas sobretudo pelo impacto que tem na comunidade.Este projeto é da responsabilidade da Junta de Freguesia, uma autarquia que marca pela diferença, pela aposta na Cultura, pela participação cidadã, pelo envolvimento do movimento associativo e pelas suas originais dinâmicas comunitárias.

INSTITUIÇÃO

21

A PORTA D’ O MAIS, é uma Associação sem fins lucrativos, criada em 2009, que surge com o propósito de tentar criar soluções para pessoas em situação de grande pobreza, tanto em Portugal como noutros países, principalmente nos países africanos de expressão portuguesa.Desde o início que a PORTA D’ O MAIS responde à necessidade de acolhimento, acompanhamento hospitalar e monitorização, desde a saída do seu país até ao regresso a casa, de doentes sem abrigo, oriundos dos PALOP e em situação de enorme vulnerabilidade familiar e económica. As suas ações pautam-se pela escolha do Bem Maior, do Mais Urgente, do Mais Necessário, do apoio aos Mais Desprotegidos. O projeto central, é uma casa de acolhimento temporário, a Casa da Alegria, que acolhe cerca de 18 utentes, doentes e acompanhantes, distribuídos por dois edifícios, que funcionam como uma alternativa humana, responsável e racional às tradicionais soluções de alojamento: pensões e casas de familiares. O funcionamento da Casa da Alegria, que já acolheu mais de 100 mulheres e crianças oriundas de S. Tomé e Guiné Bissau, é semelhante ao de uma casa de família e nela é oferecido ao doente:• Um espaço digno, com todo o

equipamento necessário para o quotidiano de qualquer casa da família.• Um acolhimento onde todos os utentes são responsáveis pelo seu espaço privativo e pela manutenção das zonas comuns.• A possibilidade de permanecer durante o tempo necessário que a sua situação de saúde exija. No entanto, para impedir o arrastar de situações de permanência desnecessárias e garantir o cumprimento do programa de tratamento prescrito, é levada a cabo uma cuidadosa monotorização de cada caso;• A possibilidade de usufruir de formação, que funciona também como uma ocupação útil dos tempos livres, dos acompanhantes e dos doentes quando não estão hospitalizados. Estas formações são facultadas por voluntários, que apostam na informática, costura, horticultura, alfabetização e acompanhamento nos estudos.A filosofia de acolhimento deste Projeto assenta na Humanidade do acolhimento; na Responsabilidade da utilização e partilha dos espaços; na Racionalidade da gestão dos recursos humanos e financeiros e na Formação que visa a aquisição de competências.Iniciado há quatro anos, este projeto foi apoiado pelo PADE-Programa de Apoio a Doentes Estrangeiros, até

Junho de 2012.A Casa da Alegria mudou recentemente para novas instalações, na Tv da Luz nº2, que estão a ser adaptadas ao bem-estar dos doentes e ao propósito de a tornar auto-sustentável, através da manufatura e venda de produtos, da realização de festas, da cedência de espaços e de outras iniciativas.Só será possível ultrapassar as dificuldades financeiras, com a ajuda de todos para as necessidades as mais urgentes:

Ajude-nos na sua recuperação e no seu funcionamento:• Dê-nos um donativo;• Reenvie o pedido de apoio para as obras de recuperação da casa;• Festeje os anos dos seus filhos na PORTA D’O MAIS (sala, jardim, campo de jogos);• Organize Workshops nas instalações da PORTA D’O MAIS;• Ofereça produtos do PONTO MAIS PONTO;• Faça-se sócio da PORTA D’O MAIS;• Seja Voluntário da PORTA D'O MAIS.

CONTACTOShttps://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-Porta-do-Mais/185872894789175http://www.portadomais.pt/portadomais/home.aspx

PORTAD'O MAIS

COMÉRCIO

22

SOLTE O ARTISTA QUE HÁ EM SI

Costuma-se afirmar de que na freguesia de Carnide se encontra "de tudo um pouco"... E nós, saímos à rua para confirmar isso mesmo.Bem perto do edifício sede da Autarquia, mais concretamente na Estrada da Luz, encontrámos um novo espaço - abriu em Setembro de 2012."EntreBolos.come" é o local, tal como o próprio nome indica, ideal para todos aqueles que gostam de um bom bolo. Mas aqui, há muito mais do que isso... aqui, encontra-se tudo o que é necessário para transformar um simples bolo numa verdadeira obra de arte.Sandra Costa, a proprietária, já é cake designer há alguns anos. Moradora em Carnide há outros tantos, aproveitou a oportunidade que lhe surgiu em 2012 e meteu, literalmente, mãos à obra para criar a sua própria empresa.Neste novo espaço, podemos encontrar todos os artigos para confeção e decoração de bolos - e, acreditem, há imensa variedade - e é dos poucos sítios em Lisboa com possibilidade de impressão, na altura, em folha de açúcar e folha de hóstia.É aqui que também decorrem variadíssimos workshops (orientados pela própria Sandra e também por outros formadores convidados) dirigidos a amadores e profissionais, essencialmente durante os fins-de-semana: - decoração de bolos (nível 1, nível 2, flores e modelagem de figuras)- chocolate (níveis 1, 2 e 3)Os interessados terão de efetuar uma inscrição prévia na própria loja, que se encontra aberta de 2ª a 6ª das 9h30 às 19h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 19h30.

Já sabe, para a próxima festa que organizar, não deixe de visitar este novo espaço em Carnide e aventure-se... surpreenda os seus amigos e familiares.

CONTACTOSEstrada da Luz, 236 A1600-165 LisboaT, 218 217 [email protected]

Junta de Freguesia de CarnideLargo das Pimenteiras, 6

1600-576 LisboaTel. 217 121 330 | 936 140 729

Fax. 217 121 [email protected]

www.jf-carnide.pt

OS NOSSOS SERVIÇOSAtendimento geral e Licenciamento de Canídeos

de 2ª a 6ª das 9h30 às 19h30Lavadouro Público, Estrada da Correia

de 2ª a 6ª das 8h30 às 17hGabinete Jurídico (apoio jurídico gratuito)

mediante marcação prévia5ª feira a partir das 17h

Posto de Correios do B.º Padre Cruz2ª a 6ª feira

das 9h30 às 12h30 e das 16h às 20h936 140 727

Posto de Correios da Quinta da Luz2ª a 6ª feira

das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h30932 467 184

Intervenção no espaço público936 140 725

Caravana da Cidadania932 467 179

Transporte Solidário934 40 40 60

espassus 3G Academia Sénior, TPC Jovem, Ginásio, Ténis, Bem-

Estar, Bar, MúsicaRua dos Táxis Palhinhas

2ª a 5ª feira – das 9h às 13h e das 14h às 21hEncerra à 6ªfeira

936 140 724

Serviços Sócio-Educativosde 2ª a 6ª das 8h às 20h

ATL B.º Padre CruzJardim de Infância – 936 140 718

1º e 2º Ciclo – 936 140 720ATL Horta Nova

Jardim de Infância – 936 140 7161º Ciclo – 936 140 717

ATL Telheiras1º e 2º Ciclo - 936 140 719

Centro Cultural de CarnideRua Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz

936 140 727

Telefones úteisCâmara Municipal de LisboaCampo Grande – 217 988 000

FICHA TÉCNICABoletim Informativo da Junta de Freguesia de CarnideDepósito Legal 236880/05 Periodicidade MensalCoordenação Fábio Silva Paginação e Design Gráfico Gonçalo Ferreira Fotografias Junta de Freguesia de Carnide Tiragem 11 000 exemplares Patrocínios Tel. 217 121 330 Impressão Fernandes & Terceiro, S.A. | Rua Nossa Sra. da Conceição, 7 | 2794-014 Carnaxide | T. 214 259 200 | F. 214 259 [email protected] | www.fterceiro.pt

Todas as informações para o Boletim deverão ser enviadas até ao dia 15 de cada mês.Recolha de informação [email protected]

DESPORTO

MELHOR BOLETIM DE FREGUESIA 2004 (atribuído pela ATAM)

MENÇÃO ESPECIAL - BOAS PRÁTICAS EM PARTICIPAÇÃO CIDADÃ 2008 (OIDP)

PRÉMIO 2009 - "O ASSOCIATIVISMO NA INFORMAÇÃO AUTÁRQUICA"

CONTACTOS

23

ESCORPIÕES FUTEBOL CLUBE

TORNEIO DE NATAL

No fim de semana de 21 e 22 de dezembro teve lugar, no Pavilhão Desportivo Bairro Padre Cruz, o Torneio de Natal do Grupo Recreativo Escorpiões Futebol Clube. Esta primeira edição contou com a presença de 7 coletividades convidadas nos escalões Infantis e Iniciados. O sucesso do Torneio abriu portas para que, no futuro, sejam realizadas mais iniciativas a pensar nas crianças e no espírito natalício.

inscrições limitadas e informaçõesT. 217 121 330

[email protected]

apoio

BANGKOK20 a 27 outubro 2014

ISTAMBUL10 a 15 março 2014