boletim informativo - edição 1

22
Boletim Informativo Edição 1 20 de Agosto de 2012 ASCOM UESPI Lorem Ipsum Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Upload: pablo-henrique

Post on 10-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim informativo da uespi.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo - Edição 1

BoletimInformativo

Edição 120 de Agosto de 2012

ASCOMUESPI

Lorem IpsumLorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed

diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Page 2: Boletim Informativo - Edição 1

SumárioReportagens

Professores da UESPI tem livros publicados através do NEAD 3UESPI recebe os novos técnicos da instituição 4Abertura do I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia 6Encerramento do I Simpósio Nacional de Crítica Genética 8Plano de Cargos, carreiras e Cargo dos Servidores da UESPIé aprovado junto ao Governo do Estado 9Abertura das inscrições para os Cursos Livres deExtensão em Língua Estrangeira e LIBRAS 11

NotíciasSeminário de Agroecologia discute alternativas para agricultura familiar sustentável no Piauí 12Professor e alunos de Computação da UESPI/Parnaíbaapresentam artigo em Simpósio Internacional 13Diretor adjunto do NEAD/UESPI ministra palestra emSeminário de Educação no Campo 14Professor da UESPI de São Raimundo Nonato lançalivro sobre Política e os espaços de conflitos 15Abertura do semestre de atividades do PIBID 16Simpósio traz pesquisador reconhecido para conferênciasobre Crítica Genética 17Programa Educação Popular e Justiça Social daUESPI visita assentamento Marrecas 18Inscrições abertas para o VI Seminário daExtensão e I Encontro Pedagógico do PIBID da UESPI 20PREG/DAP informa período de inscrição de Estágio Supervisionado 20

NotasPARFOR lança edital referente à seleção paraprofessor formador/bolsista do PARFOR /UESPI 21II Congresso Piauiense de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais 21

Page 3: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 3

Reportagens10 de Agosto de 2012

Professores da UESPI tem livros publicados através do NEAD

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (SISUAB), conveniado à Universidade Estadual do Piauí-UESPI, é um programa patrocinado pelo Governo Federal que tem por objetivo principal o acesso da população à formação superior através do educação à distância. Implantado desde de 2008 na Universidade Estadual do Piauí, o SISUAB é responsável pela formação de mais de dois mil alunos distribuídos nos 24 pólos de ensino ligados à UESPI na capital e no interior do Estado.

O ingresso no sistema para a graduação acontece através de vestibular e envolve provas de conhecimento específico. Para a Pós-graduação é realizada uma análise do currículo do candidato conforme critérios estabelecidos, antecipadamente, em Edital. As licenciaturas Letras Português, Inglês, Espanhol, Pedagogia e Biologia e o Bacharelado em Administração Pública são os seis curso de Graduação que fazem parte do programa até o momento.

Na Pós- Graduação, há os cursos de Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. De acordo como o Diretor Adjunto do NEAD, o Prof. Ms. Raimundo Isídio de Sousa, “a previsão é de que para a próxima seleção sejam ofertadas cerca de 1.700 vagas, sendo 400 para Graduação e e 1.310 para a Pós- Graduação”, afirma.

A metodologia do ensino semi-presencial envolve dois tutores: um presencial, que acompanha a turma no pólo de ensino, e o tutor

Page 4: Boletim Informativo - Edição 1

4 Boletim Informativo

à distancia, que faz visistas semanais com o intuito de realizar as avaliações. Os conteúdos dos livros ministrados nos cursos podem vir de outras instituições, que também sejam conveniadas ao sistema, ou elaborados pelos docentes da própria instituição, principalmente, no caso de o curso ter sido sugerido pela Coordenação do pólo de ensino.

A partir do ano de 2010, as obras produzidas pelos próprios docentes da UESPI passaram de oito para cinquenta e quatro livros de todas as disciplinas.A escolha de professores conteúdistas se fazia, até então, através do colegiado de cada curso, da disciplina correspondente, que apresentava o nome do professor de acordo com a solicitação da coordenação do NEAD. A Professora Márcia Adriana Lima de Oliveira, do Campus Clóvis Moura, foi uma das contempladas que, em breve, irá lançar um livro de sua autoria intitulado “Reflexões sobre a Sociologia aplicada à Educação”, que será utilizado pelos alunos do Núcleo de educação à Distância(NEAD) da UESPI.

O livro faz uma viagem às obras clássicas da sociologia de Marx e Durkheim até nomes contemporâneos como Pierre Bourdieu e Edgar Morin, além de trazer nomes dos principais pedagogos brasileiros reconhecidos, a exemplo de Paulo Freire e Rubem Alves. “No livro, apresento quatro momentos de Partilhas do vivido, fruto de minhas experiências e andanças como pesquisadora, como docente, como aprendiz”, explica Márcia Adriana Lima de Oliveira.

O Prof. Ms. Raimundo Isídio de Sousa informou que já está sendo encaminhado um edital para viabilizar o concurso para conteudistas, o que na visão do Coordenador irá descentralizar a produção.”Os conteúdos produzidos pelos professores da instituição valorizam o contexto local e leva o aluno a ficar mais integrado, à medida que reconhece sua realidade. O concurso iria assim democratizar ainda mais o processo”, finaliza.

13 de Agosto de 2012

UESPI recebe os novos técnicos da instituição

A Universidade Estadual do Piauí- UESPI realizou, na manhã do dia 10 de agosto, o acolhimento aos novos técnicos aprovados no último

Page 5: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 5

concurso. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no auditório do Núcleo de Educação à Distância- NEAD, entre funcionários e representantes da instituição.

A palavra de abertura foi feita pelo Pró-reitor de Administração e Recursos Humanos, Prof. Francisco Canindé Dias Alves, que destacou a dedicação que deve ter o profissional efetivo em seu compromisso de servir à sociedade. “A UESPI tem crescido e mostrado resultado, colocando no mercado de trabalho profissionais competentes e, agora, com o apoio dos novos técnicos, temos certeza de que irá dar um salto de qualidade”, afimou Francisco Canindé.

Em seguida, os Pró-Reitores de Ensino e Graduação (PREG), Prof. Francisco Soares Santos Filho, e de Extensão (PREX) Marcelo de Sousa Neto, deram as boas vindas aos novos funcionários da IES. Para Soares “esse concurso foi é uma das grandes conquistas da UESPI”. Para Marcelo Neto ”a universidade tem transformado a vida dos piauienses e temos que render mais esforços para que a IES seja mais forte”.

Logo após, o Prof Kleber Montezuma proferiu a palestra “A Administração e a Ética no Serviço Público” e ressaltou a importância da temática afirmando que o objetivo era chamar atenção do papel do servidor público enquanto profissional cidadão. “O funcionário público deve estar agindo corretamente mesmo quando seus superiores não estiverem à vista, deve estar associado à missão e a visão da universidade, observar as finalidades da UESPI, ensino, pesquisa e extensão e que por sua vez devem balizar a conduta profissional, como também a perspectiva de formação humana, o preparo para a o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Assim posto, estão sendo atuantes e com compromisso para contribuir no desenvolvimento regional”.

O Prof. Reitor Carlos Alberto Pereira da Silva cumprimentou todos e convidou os novos servidores a assumirem as responsabilidades e cumprir a missão da UESPI. “Essa é a primeira vez, em 27 anos, que conseguimos colocar, no papel, toda a organização desta IES. Fizemos mudanças no sentido de organizar a estrutura da UESPI e fortalecer

Page 6: Boletim Informativo - Edição 1

6 Boletim Informativo

o nosso papel para continuarmos o trabalho de construção de uma universidade melhor. Acredito que estamos no caminho certo e para manter essa organização, além de muito trabalho, é necessário uma boa convivência e respeito”.

Para Fábio de Sousa, novo técnico da PREG , a recepção foi muito proveitosa. “Gostei do interesse e palavras de boas-vindas dos Pró-reitores. Quanto à palestra, foi esclarecedora, mostrando que nós quanto servidores devemos estar agindo corretamente na frente ou não dos superiores. Também pude conhecer e interagir com os outros técnicos que não conhecia”, pontua.

O Pró-reitor de Planejamento e Finanças, Raimundo da Paz Sobrinho, exaltou a importância do planejamento e comprometimento de todos para trazer melhorias ao povo do PI.

Estiveram presentes também o representante do Sindicato dos Servidores o Pró-reitor Adjunto de Administração e Recursos Humanos, Benedito Ribeiro da Graça Neto, e a Diretora do Departamento de Recursos Humanos, Ana Paula da Silva Vera.

14 de Agosto de 2012

Abertura do I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia

Cerca de duzentas pessoas presenciaram a abertura do I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, que aconteceu no Auditório do Sebrae. O evento, que acontece entre os dias 13 a 15 de agosto de 2012, traz para o Piauí pesquisadores de todo o País e abre espaço para o estudo do processo de criação de uma obra e a arquivologia.

A primeira conferência foi ministrada pela Profª. Drª. Márcia Ivana de Lima e Silva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, que abordou o tema “Arquivos e Memória Cultural”. Na oportunidade, o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Carlos Alberto, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos professores da instituição na linha de eventos científicos. Estiveram presentes ainda

Page 7: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 7

respresentando a UESPI a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras, Profª. Margareth Torres e a Profª. Ilma Nascimento.

Ainda no primeiro dia de evento, o registro dos 27 anos da Crítica genética no Brasil foi realizado pelo Prof. Dr. Philippe Willemar, introdutor dos estudos de Crítica Genética no Brasil no que foi corroborado pela Profª. Drª. Marie- Hélène Paret Passos, que ressaltou a importância dos trabalhos referentes ao estudo do processo de criação no País.

“O Simpósio vem cumprir um papel relevante enquanto mobilizador de possibilidades à reinvenção de novas formas de pesquisada gênese da criação, tendo como referência o diálogo entre o texto acabado e o inacabado”, comenta a Profª. Drª. Márcia Edlene Mauriz Lima, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Memória e Acervo- NEMA, que é responsável pela organização do evento.

A Profª. Dra. Sonia Maria Troitiño Rodriguez (UNESP) ministra, durante os três dias de evento, a oficina “Paleografia : técnicas de leitura e e transcrição de documentos”. De acordo com professora a importância da paleografia, ou estudo de manuscritos, para a arquivologia está na decifração de documentos cuja leitura seja considerada de alta dificuldade.”Além da decifração, a paleografia permite verificar a autenticação e ainda a comprovação cronológica e local de um manuscrito”, e acrescenta que “apesar da contante digitalização após o advento dos computadores, o manuscrito continuará sendo importante objeto de análise”.

Uma das participantes da Oficina de paleografia é a Professora da UESPI da área de História, Msc. Aldaíres Pereira da Silva.”O evento traz pesquisadores de excelência para a socialização de conhecimentos. Além disso, houve uma preocupação por parte da organização em contemplar diversas áreas, abrangendo assim um grande número da comunidade acadêmica”, afirma.

Hoje, em seu segundo dia de atividades, o Simpósio começou com oficinas, no período da manhã, com a da Profª. Elisabete Marin Ribas, com o tema “Arquivos pessoais: a organização de uma história de vida”. Os simpósios temáticos acontecem à tarde, das 14:00 ás 17:00 horas, e as mesas redondas, à noite, no auditório do Sebrae.

Page 8: Boletim Informativo - Edição 1

8 Boletim Informativo

” É um evento de coragem e necessário, pois a Crítica Genética e a Arquivologia são duas áreas complementares e o simpósio possibilitou uma rede de discussão entre elas”, finaliza a Profª Drª Sonia Troitiño, da UNESP.

15 de Agosto de 2012

Encerramento do I Simpósio Nacional de Crítica Genética

No último dia de atividades, hoje, dia 15 de Agosto, o I Simpósio Nacional de Critica Genética irá finalizar as oficinas que iniciaram dia 13 e ainda apresentar grandes nomes em pesquisa do País, como o Prof. Dr. Aparecido José Cirillo , da Universidade Federal do Espírito Santo– UFES, que ministrará a terceira conferência denominada “Os processos de criação e as redes semióticas”, no Auditório do Sebrae.

Uma das oficinas do dia 15 é a da Profa. Dra.Cláudia Consuelo Amigo Pino, Especialista em Literatura Francesa, da Universidade de São Paulo– USP, que traz como tema o título de seu livro ”Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética”, publicado em 2007 pela editora Martins Fontes. O livro aborda o tema predominante no Simpósio: a Crítica Genética e o estudo dos processos de criação de uma obra.

“Eu gostava muito de literatura contemporânea e alguns destes romances passavam a idéia de inserção do processo de criação do livro. Por isso, passei a estudar os processos de criação a partir de manuscritos, foi assim que cheguei à Crítica Genética, pois essa área nos dá os instrumentos necessários aos estudos”, comenta a pesquisadora.

A Professora ainda argumenta que a Crítica Genética não é uma área nova, pois os estudos estão na terceira geração e passou por diferentes questinamentos. “Da mesma maneira que um filho questiona um pai atrás de respostas, a Crítica Genética já foi bastante discutida e os questionamentos são bastante ricos. Neste sentido esta não é uma

Page 9: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 9

área nova”, conclui.

Cláudia Pino ao lado da estudante Lanna AlmeidaAluna do oitavo período de Letras Português, Lanna Almeida,

participou da oficina e acredita que tudo foi muito interessante. “Essa iniciativa une as abordagens de história, literatura e biblioteconomia. Estou aproveitando ao máximo para minha formação, pois me interesso por essa área”, afirma a estudante.

A Professora de Biblioteconomia da UESPI Conceição BezerraOutra oficina que alcançou um grande número de público foi o da

Professora Antonia Motta de Castro Memória Ribeiro sobre “Sistema de Catalogação: AACR2 x RDA”. A respeito do tema a Professora do curso de Biblioteconomia da UESPI, Conceição Bezerra, diz que ”é de uma importância fundamental porque traz um assunto que faz parte de um dos aspectos fundamentais da Biblioteconomia, que é o conhecimento sobre os registros. O Simpósio trouxe uma novidade pelo acesso e discussões a respeito destas informações”, finaliza.

15 de Agosto de 2012

Plano de Cargos, carreiras e Cargo dos Servidores da UESPI é aprovado junto ao Governo do Estado

A conquista da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Cargos (PCCS) foi recebida com satisfação pelos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em uma reunião formada pelo Governo do Estado e a Comissão de Negociação dos Técnicos Administrativos da instituição, nesta terça-feira, 14, no Palácio de Karnak. O Plano, agora, vai ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí.

Segundo a comissão formada pelos servidores Eliana Machado, Paulo Nunes e Célia Maria Dias, a proposta aceita tem um aumento escalonado no total de 40% e no Projeto de Lei todos os técnicos de cargos não específicos (técnicos administrativos, motoristas, zeladores, etc) vão receber um salário base mais uma gratificação que será o total da remuneração. A gratificação terá descontos de tributação

Page 10: Boletim Informativo - Edição 1

10 Boletim Informativo

previdenciária, ou seja, é incorporada ao salário total dos servidores, inclusive para aposentadoria.

O Vice-Reitor Nouga Cardoso afirma que uma instituição de ensino superior trabalha não só com professores, mas também é formada pelo corpo técnico-administrativo. “Todos têm sua igual importância e uma categoria não pode ser tratada diferente em termos salariais. A aprovação é parte de reconhecimento de sua importância institucional. Com um Plano, faz com que um servidor administre sua vida na busca de melhorias. Ele sabe até onde pode ir, se localiza profissionalmente e pode traçar metas, além de sua valorização”.

Para Eliane Machado, da FAPEPI, o processo foi longo para essa conquista. “A luta é antiga, mas esta comissão assumiu o compromisso com a categoria, deste 2010, que foi justamente na segunda tentativa de encaminhamento junto ao governo, através de minuta encaminhada pela atual gestão da UESPI. Sendo que, em 2008, quando da aprovação da minuta do PL do PCCS junto aos conselhos superiores da UESPI, houve alguns imprevistos, mas, em 2010, nós da comissão decidimos tomar a frente e ir a luta”, esclarece a servidora.

“Vimos como positiva a aprovação do projeto, pois a formalização do Plano dá a categoria garantia de luta para buscar melhorias de trabalho através dele”, declaram Paulo Nunes e Célia Maria Dias, servidores lotados na Diretoria de Planejamento e Orçamento (DIPLAN) e Auditoria Interna, respectivamente. Para Eliane, “a conquista nos dá a garantia de plano de cargos, carreira e salário próprio do quadro técnico da UESPI e será o ponto inicial para conquistas futuras para a categoria. Esta é, com certeza, uma grande vitória porque lutamos diariamente e os passos seguintes devem ser: fortalecimento da categoria com eleições para o Sindicato (SINTUESPI), iniciar negociação com o governo sobre pautas como implantação de promoções e progressões e, após aprovação do PCCS, já podemos começar a trabalhar para melhorá-lo. Vamos lutar sem medo”, finaliza.

Page 11: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 11

Notícias03 de Agosto de 2012

Abertura das inscrições para os Cursos Livres de Extensão em Língua Estrangeira e LIBRAS

A Universidade Estadual do Piauí- UESPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários torna pública a abertura das inscrições para os Cursos Livres de Extensão em Língua Estrangeira e LIBRAS nos Campi e Núcleos abaixo relacionados para o 2º semestre letivo de 2012.

Os Cursos Livres de Extensão de Inglês e Espanhol Conversação serão oferecidos a discentes, docentes, funcionários da UESPI, profissionais liberais e à comunidade em geral que tenham o interesse de aprender a se comunicar na Língua Inglesa e Espanhola.

O Curso de LIBRAS é destinado a discentes, docentes, funcionários da UESPI e interessados no uso da Língua como meio de comunicação efetiva com pessoas surdas. O Curso de Inglês e Espanhol Instrumental é destinado a pessoas de diversas áreas do conhecimento, cujo objetivo é capacitar sua clientela a lerem textos em Inglês e Espanhol por meio de estratégias de leitura.

Page 12: Boletim Informativo - Edição 1

12 Boletim Informativo

13 de Agosto de 2012

Seminário de Agroecologia discute alternativas para agricultura familiar sustentável no Piauí

Em busca do desenvolvimento agrícola sustentável, produtores rurais do Piauí têm colocado em prática conceitos e técnicas agrícolas de base ecológica. Essas técnicas têm sido utilizadas, principalmente, por pequenos produtores organizados em associações e pelos agricultores familiares. Com o intuito de discutir o importante papel da agricultura familiar na região de Esperantina, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina, promovem o II Seminário Piauiense de Agroecologia.

O evento acontecerá de 16 a 19 de agosto, no município de Esperantina, e contará com vasta programação, que inclui mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) apoia o evento, que foi contemplada pelo Programa de Auxílio para Organização de Reunião Científica, através do edital Nº 004/2012. O edital prevê financiamento parcial para organização de evento científico e/ou tecnológico, a ser realizado no Estado do Piauí.

Além da Fapepi, outros incentivadores da agroecologia colaboram com o evento; a exemplo do Sebrae/PI, da Comissão da Produção Orgânica do Piauí – CPOrg/PI e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Cajuí.

“Agroecologia: o caminho para a libertação do agricultor, em todos os sentidos”, é um dos temas a ser discutido durante o seminário. O encontro terá a participação de profissionais de diversas áreas; agronomia, ecologia, meio ambiente, produtores e agricultores rurais, juntos, estes profissionais formam uma rede atuante no desenvolvimento da agricultura familiar sustentável no Estado.

As inscrições para participar do II Seminário Piauiense de Agroecologia podem ser realizadas, via internet, até o dia 15 de agosto. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a categoria

Page 13: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 13

do participante. Os valores são 20, 25 e 35 reais, para produtores, estudantes e profissionais, respectivamente.

Para a diretora técnico-científico da Fapepi, Francisca Lúcia, “esse é mais um evento importante que a Fapepi apoia a realização, contribuindo para divulgação científica, troca de conhecimentos e transferência de tecnologia à essa importante área do conhecimento”, pontua.

13 de Agosto de 2012

Professor e alunos de Computação da UESPI/Parnaíba apresentam artigo em Simpósio Internacional

O professor Átila Rabelo Lopes, Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e docente do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UESPI/Parnaíba, juntamente com os alunos Darielson Araújo de Souza, José Ricardo B. de Carvalho e Welk Oliveira Silva, do 4º bloco de Computação, vão apresentar o artigo intitulado “SIME: simulador de memória para o ensino de sistemas operacionais”, no XIV Simpósio Internacional de Informática Educativa SIIE, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2012, em Andorra La Vella, capital do principado de Andorra, localizada entre Espanha e França.

O SIIE é um fórum internacional para a apresentação e debate dos avanços mais recentes nas pesquisas sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação. O Simpósio tem como objetivo tornar-se um importante ponto de contato entre pesquisadores, desenvolvedores, representantes institucionais e educadores dispostos a compartilhar seus pontos de vista, conhecimentos e experiências.

No ponto de vista do prof. Átila “o reconhecimento deste trabalho em ambito internacional é altamente importante, tanto a nível profissional (ingressar em Doutorado), quanto para mostrar que a UESPI também faz pesquisa. Outro fator importante é em relação ao incentivo que esta conquista irá proporcionar ao corpo discente do curso, fortalecendo a prática da pesquisa e da iniciação cientifica”, finaliza.

Page 14: Boletim Informativo - Edição 1

14 Boletim Informativo

13 de Agosto de 2012

Diretor adjunto do NEAD/UESPI ministra palestra em Seminário de Educação no Campo

O Diretor Adjunto do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI), Professor Raimundo Isídio de Sousa, ministrou, na quinta-feira(09), no Rio Poty Hotel, a palestra “Saberes Linguísticos e Comunicação”, durante o Seminário Estadual de Educação no Campo, promovido pela Coordenação do Curso de Especialização em Educação do Campo, integrado ao Projovem Campo (Saberes da Terra), da Secretaria Estadual de Educação, que, nesta edição, traz como tema central “Cidadania e Sustentabilidade”. O Seminário na quarta-feira(08) e seguiu até o dia 12 com uma vasta programação. Abertura do evento contou com a presença de várias autoridades entre elas a do vice-reitor da UESPI, professor Nouga Cardoso Batista.

Para o professor Raimundo Isídio de Sousa, muito tem sido os estudos que discutem acerca da Linguística e sua relação com a Comunicação. “Até podemos dizer que uma não existe sem a outra, pois ambas estão imbricadas em sua natureza de constituição. Nessa perspectiva, propomos responder a algumas questões, como: O que são saberes linguísticos? Que relação há entre a Linguística e a Comunicação? O que esses conceitos representam funcionalmente na prática sociodiscursiva dos sujeitos da especialização em Saberes do Campo?”, expôs o Diretor Adjunto.

Para tanto, conforme ainda o palestrante, iniciou-se o estudo com as concepções de língua, linguagem, comunicação, passando pelos esquemas sociocomunicativos e pelo estudo do significado, elemento que mantém as relações intersubjetivas cognitivamente interpretadas, sendo necessárias para a construção de sentido, além dos saberes linguísticos, os conhecimentos contextuais e os saberes partilhados. “Nesse âmbito, destacam-se a competência comunicativa imbricada com as competências linguística ou gramatical, textual, estratégica, literária, sociolinguística, semiológica e pragmático-discursiva, com base nas teorias de Lomas, Alarcão, Travaglia e Bakhtin”, conclui o

Page 15: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 15

professor, que tem Mestrado em Linguística e pertence ao quadro efetivo do curso de Letras/Português do Campus Clóvis Moura.

13 de Agosto de 2012

Professor da UESPI de São Raimundo Nonato lança livro sobre Política e os espaços de conflitos

O Cientista Social, Professor e Pesquisador, Dr. Clodson Silva, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do Campus Professor Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, vai lançar o livro Do lado de cá & do lado de lá – tempos e espaços dos conflitos da política, no dia 01 de Setembro, às 19h na Livraria Cultura em Fortaleza (CE).

A obra, originalmente tese de doutorado em Sociologia, é o segundo livro da série Cultura e Política, editada com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e do Laboratório de Pesquisa em Cultura e Política (UFC).

Esse é o primeiro livro do Prof Clodson e os temas retratados são política, conflitos e rituais que acontecem em anos de período eleitoral e, através do método de pesquisa etnográfico realizado durante 4 anos com os moradores da cidade de Santana do Acaraú (CE), o pesquisador diagnosticou que há transformações nas relações sociais, de amizade, vizinhança e até mesmo familiares no chamado “tempo da política”. “Acredito que isso é uma realidade de outras cidades pequenas que existem no País. E mais, essas transformações são expressas até fora do período eleitoral”, afirma.

Ainda segundo o Cientista Social, “o diferencial da linha de pesquisa antropológica política foi as questões dos conflitos encontrados fora do período eleitoral, onde características do tempo da política são expressas no cotidiano da sociedade estudada, desde casos de onde a eleição é contestada e que o conflito permanece por parte da oposição, a abertura de cassações de mandatos, etc. Isto pode ser visível em vários municípios pequenos no Brasil, onde a política é bastante forte. Não tinha nenhuma linha que trabalhasse esse enfoque”, finaliza.

Page 16: Boletim Informativo - Edição 1

16 Boletim Informativo

13 de Agosto de 2012

Abertura do semestre de atividades do PIBID

A Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, realizou, hoje, um encontro pedagógico, que marca a abertura do semestre de atividades do Programa na Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

A Prof. Dra. Francisca Lúcia, Coordenadora de Gestão do PIBID da UESPI, afirma que o PIBID é, atualmente, o programa com o maior número de bolsas financiadas pelo Governo Federal. “O Programa é afirmativo, reduz a evasão escolar e valoriza os trabalhos relacionados às atividades ligadas ao ensino”, explica. A coordenadora ainda comenta que o objetivo da universidade é alcançar todos os cursos de Licenciatura da instituição e que estão previstos para os próximos dois anos um investimento de cerca de 3 milhões de reais para financiar mais bolsas.

Em Teresina, oito cursos do Campus Torquato Neto já fazem parte do programa: História, Geografia, Química, Física, Biologia, e os cursos de Letras Português, Inglês e Espanhol. Os Campi de Panaíba, Picos, Campo maior e Floriano também integram o PIBID, que possui cerca de 300 bolsistas entre coordenadores e supervisores de iniciação à docência.

Recentemente, o Curso de Pedagogia do Campus Clóvis Moura também foi comtemplado. Francisca das Chagas, Antônia Ferreira e Raquel Cristina de Sousa, alunas do terceiro período de Pedagogia e que acabaram de ingressar no PIBID, ratificam a importância do programa para a formação Profissional. “O programa possibilita esse primeiro contato com a docência, aliando teoria à prática, além de permitir crescimento e experiência profissional”, comentam as estudantes.

De acordo com o Pró- reitor de Ensino e Extensão, Marcelo de Sousa Neto, “o encontro tem como principal objetivo socializar as experiências do primeiro ano de atividades, apresentando os resultados dos trabalhos e o planejamento para este semestre”. O Pró-reitor ainda destaca que os encontros, que são são semestrais e bimestrais,

Page 17: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 17

despertam novas idéias por meio dos projetos desenvolvidos por cada coordenador.

13 de Agosto de 2012

Simpósio traz pesquisador reconhecido para conferência sobre Crítica Genética

A Universidade Estadual do Piauí- UESPI, recebe, esta semana, a presença do Prof. Dr. da Universidade de São Paulo (USP), Philippe Willemar, que irá proferir conferência durante o I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, evento que reúne pesquisadores, professores e estudantes de várias áreas, entre as quais estão os cursos de Letras, Literatura, Biblioteconomia, História, Direito e Arqueologia.

Em sua primeira visita ao Estado do Piauí, Phillippe Willemar, que é considerado o considerado o pai da Crítica Genética no Brasil, destaca a importância do evento para a área, que ainda é recente no País. “A crítica Genética, que estuda o processo de criação da obra de um artista, abre um novo campo diferente do literário, pois permite através da análise de manuscritos identificar as idéias e outros processos que surgem durante a criação de uma obra”, explica.

O pesquisador também aponta para o início dos estudos em Crítica Genética a partir de estudos desenvolvidos na França, em meados dos anos 70, por uma equipe de pesquisadores germânicos. Philippe Willemar relata que ministrou uma disciplina específica sobre o tema, em 1984, em um curso de Pós- Graduação. Em 1985, foi criada a Associação de Pesquisadores de Manuscritos Literários, que em seguida teve seu campo de estudo ampliado para englobar as demais formas de arte, passando a se chamar Associação de Pesquisadores em Crítica Genética. Philippe Willemar conclui afirmando que “o escritor é discípulo da linguagem, pois está preso à ela”.

Os pesquisadores possuem uma revista intitulada Manuscrítica para abordagem de assuntos relacionados à àrea da Crítica Genética, que possui Núcleos de Estudos em universidades do sul do País tais como a Universidade de São Paulo- USP, Universidade Federal do Rio Grande

Page 18: Boletim Informativo - Edição 1

18 Boletim Informativo

do Sul- UFRS, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG entre outras. No Norte, os estudos estão presentes na Pontifícia Universidade Católica do Recife (PUC), e na Universidade Federal da Bahia- UFBA.

A Professora da UESPI, Dra. Márcia Edlene Mauriz Lima, que Coordena o Simpósio, é a principal representante da área no Estado do Piauí e Coordena ainda o Núcleo de Estudos em Memória e Acervo- NEMA formado por alunos e professores dos cursos Letras Português, Letras Espanhol e Biblioteconomia.

O I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto de 2012, também traz a Profª. Antonia Motta de Castro Memória Ribeiro, autora do livro “Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACRD em MARC21″, um dos nomes mais esperados do curso de Biblioteconomia, que ministrou a oficina de Catalogação: do AACR2 x RDA, no auditório do Núcleo de Educação à Distância- NEAD.

15 de Agosto 2012

Programa Educação Popular e Justiça Social da UESPI visita assentamento Marrecas

No mês de julho, o Programa Educação Popular e Justiça Social, composto por estudantes do curso de Comunicação Social, Pedagogia da Universidade Estadual do Piaui (UESPI) e pelo núcleo Coraje – Corpo de Assessoria Jurídica Estudantil UESPI, que é formado por estudantes do curso de Direito, visitaram o Assentamento Marrecas, primeiro assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) no Estado, localizado no município de São João do Piauí. O Programa ainda realizou uma oficina de gênero com debates e confecção de cartazes no local.

O Programa, através do seu projeto “Tecendo Educação e Justiça pelas Margens”, tem como proposta aliar a extensão, a pesquisa e o ensino, envolvendo a educação da sala de aula com a realidade social. O projeto trabalha com linhas gerais de pesquisa tais como o direito à terra e à cidade, além de fomentar discussões sobre as questões de

Page 19: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 19

gênero.

O assentamento Marrecas possui atualmente cerca de 300 famílias, algumas delas vivem na localidade há mais de 23 anos, desde o processo inicial de ocupação e é conhecido no Estado pela produção de uva por meio da agricultura familiar.

Durante os cinco dias de visita, os estudantes vivenciaram a realidade do assentamento e coletaram dados para a produção de um Documentário sobre o processo de luta e resistência pelo qual os moradores passaram na busca pelo direito à terra.

Page 20: Boletim Informativo - Edição 1

20 Boletim Informativo

08 de Agosto de 2012

Inscrições abertas para o VI Seminário da Extensão e I Encontro Pedagógico do PIBID da UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), lança Edital n. 10/2012, que regulamenta as inscrições e apresentações de trabalhos científico-culturais no VI Seminário da Extensão da UESPI e I Encontro Pedagógico do PIBID.

O tema dos eventos é a “Extensão Universitária e Prática Docente – um diálogo necessário”.

10 de Agosto de 2012

PREG/DAP informa período de inscrição de Estágio Supervisionado

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) , através do DAP – Divisão de Estágio Supervisionado, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, INFORMA, às Diretorias de Campi, às coordenações de cursos, aos professores (as) de Estágio Supervisionado e alunos (as) desta IES que, o período de inscrição para o Estágio Curricular Supervisionado ocorrerá de 13/08/12 a 13/09/12.

Notas

Page 21: Boletim Informativo - Edição 1

Boletim Informativo 21

14 de Agosto de 2012

PARFOR lança edital referente à seleção para professor formador/bolsista do PARFOR /UESPI

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) e a Coordenação Geral do PARFOR no uso de suas atribuições legais tornam público, conforme o Decreto Federal 6755/09; do Termo de Convênio PARFOR 05/2010 (publicado no DOU nº. 132, de 13.07.2010, Seção 3); e do Oficio Circular nº 011/2011 CGEDC/DEB/CAPES; OFÍCIO CIRCULAR Nº 04/2012/CGDOC/DEB/CAPES, a seleção dos professores formadores do Programa de Formação de Professores da Educação Básica, na modalidade Presencial/Especial – PARFOR, como bolsista CAPES para o próximo período letivo de 2013.

15 de Agosto de 2012

II Congresso Piauiense de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

Teresina vai receber o II Congresso Piauiense de Direito das Famílias e Direitos Fundamentais, que ocorrerá nos dias 30 a 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2012, no Auditório do tribunal de Justiça do Piauí.

De acordo com a organização, o evento conta com a participação dos alunos do 2º, 4º e 8º Blocos do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sob a Coordenação do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) e é destinado a toda a comunidade acaêmica

TEMAS: Serão tratados assuntos de relevância jurídica para o Direito Civil e Processual Civil, bem como analisados os avanços jurisprudenciais das matérias e seus reflexos. Também vão ser discutidos algumas decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.

Page 22: Boletim Informativo - Edição 1

ASCOMUESPI