boletim informativo sesc agosto 2015

6
FAMÍLIA NA ESCOLA Rua Felipe Schmidt, 785 • Centro • CEP: 88010 002 • Florianópolis - SC Pai constrói casinha para as crianças na Escola do Sesc em Tijucas. Em Florianópolis mães, pais e avós dos alunos da Educação Infantil criaram brinquedos sonoros com materiais reciclados. São bons exemplos de famílias presentes, algo fundamental no processo de aprendizagem dos pequenos estudantes. Programa “Ver para Aprender” promove avaliação da acuidade visual, atendimento oſtalmológico e óculos para estudantes matriculados nas Escolas do Sesc. Florianópolis recebe a 12ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, de 1º a 30 de agosto, maior evento de artes cênicas do Estado. Na primeira quinzena de agosto, o Sesc instala Aldeias em Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, com mostras locais de arte e cultura. O Sesc está à frente de um dos mais importantes projetos históricos e culturais da capital catarinense: a instalação de um museu interativo que preserva a memória de Florianópolis. Em reunião, o projeto de restauro do sobrado colonial é apresentado à Instituição. Página 2 Página 3 Página 4 Saúde ocular Palco Giratório Museu ANO 05 | Nº 54 | Agosto | 2015 INFORMATIVO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

Upload: servico-social-do-comercio-de-santa-catarina

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

FAMÍLIA NA ESCOLA

Rua Felipe Schmidt, 785 • Centro • CEP: 88010 002 • Florianópolis - SC

Pai constrói casinha para as crianças na Escola do Sesc em Tijucas. Em Florianópolis mães, pais e avós dos alunos da Educação Infantil criaram brinquedos sonoros com materiais reciclados. São bons exemplos de famílias presentes, algo fundamental no processo de aprendizagem dos pequenos estudantes.

Programa “Ver para Aprender” promove avaliação da acuidade visual, atendimento o� almológico e óculos para estudantes matriculados nas Escolas do Sesc.

Florianópolis recebe a 12ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, de 1º a 30 de agosto, maior evento de artes cênicas do Estado. Na primeira quinzena de agosto, o Sesc instala Aldeias em Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, com mostras locais de arte e cultura.

O Sesc está à frente de um dos mais importantes projetos históricos e culturais da capital catarinense: a instalação de um museu interativo que preserva a memória de Florianópolis. Em reunião, o projeto de restauro do sobrado colonial é apresentado à Instituição.

Página 2 Página 3 Página 4

Saúde ocular Palco GiratórioMuseu

ANO 05 | Nº 54 | Agosto | 2015

I N F O R M AT I V O D O S E R V I Ç O S O C I A L D O C O M É R C I O

02

Informativo mensal do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina

Ano 05 - Nº 54 - Agosto/2015

Rua Felipe Schmidt, 785Centro - Florianópolis/SCCEP: 88010 002Fone: 0800 645 5454

Presidente da Federação do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc/Senac/SC: Bruno BreithauptDiretor Regional do Sesc/SC: Roberto Anastácio Martins

Edição e Produção: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc/SC Assessora de Comunicação e Marketing: Adriana Cadore Borborema Gusmão

Textos: Sarah Goulart MTB: 13.570JPAlessandra Carvalho MTB: 01.838JP

Projeto Gráfi co: CompetenceTiragem: 2.200 exemplares Distribuição gratuita e dirigida

É uma satisfação trazer nessa edição do Boletim Informativo, exemplos de famílias presentes na Escola e perceber que cada vez mais, os pais e as mães dos nossos alunos estão juntos conosco. Entendemos que essa parceria é fundamental para desempenho escolar e crescimento saudável das crianças, por isso nossas portas estão abertas. Hoje, nossa Rede de Ensino atende Educação Infantil em 19 unidades, Ensino Fundamental em nove e o Projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) é oferecido em 23 unidades.

Outra pauta em destaque é a do futuro museu, que vai preservar a memória de Florianópolis. A matéria registra o andamento do restauro do sobrado colonial, onde será instalado este equipamento cultural. Ao fazer a gestão do espaço, temos um grande desafi o de posicionar a capital catarinense no mapa das artes, como uma cidade reconhecida por sua história, identidade e patrimônio.

Aproveito ainda para parabenizar os alunos do EJA Florianópolis pela conquista do diploma do Ensino Médio, conforme reportagem publicada na página quatro. Acreditamos que é possível mudar a vida por meio da Educação e as histórias desses homens e mulheres, que superaram muitos obstáculos na busca de novos horizontes, são exemplos.

Tenha uma boa leitura!

Roberto Anastácio MartinsDiretor Regional do Sesc/SC

Editorial

Depoimento

Márcio Poeta

O Sesc está à frente de um dos mais importantes projetos históricos e culturais da capital catarinense: a instalação de um museu interativo que preserva a memória de Florianópolis, no local onde funcionou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro. A Instituição venceu a licitação que concede o uso do bem público por 20 anos e fará a gestão do espaço. A restauração do sobrado construído no fi nal do século 18 está sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal e deve ser concluída em março de 2016.

Com 865m² e 2 pavimentos, o imóvel de arquitetura luso-brasileira está localizado num dos endereços mais nobres do centro da capital e traz consigo um importante pedaço da história. É a terceira edifi cação mais antiga da cidade, ao lado do Palácio Cruz e Sousa e da Catedral. A cadeia foi desativada em 1930 e nos últimos anos em atividade, o prédio abrigou a Câmara Municipal de Florianópolis. O imóvel é tombado por decreto municipal e é área de preservação cultural.

Em reunião realizada recentemente na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), representantes do órgão municipal apresentaram ao Sesc e a Viés Cultural, empresa responsável pela museologia, as etapas de elaboração do projeto de restauro e conceitos para ocupação do espaço. “Ao longo dos anos, a edifi cação sofreu diversas intervenções e teve parte da

estrutura alterada. Para recuperar as características originais da edifi cação, nos baseamos em documentos históricos da época”, explica a arquiteta Suzane Albers Araújo, uma das responsáveis pelo restauro.

Durante o processo, a equipe encontrou vestígios da arquitetura colonial, como piso e tijoleiras da cadeia, localizado no térreo e peças originais como os guarda-corpos dos balcões e a moldura de uma das portas principais, entre outros detalhes que estão sendo recuperados e serão aproveitados no museu. Por isso, especialistas em arqueologia acompanham o processo. “Pesquisas levam a crer que existiam celas no subsolo do prédio, mas até o momento não foram encontrados os vestígios. Os documentos indicam que havia cinco celas no térreo e a casa do carcereiro e outras três celas seriam acessadas por escada em subsuperfície existente”. A obra está em fase de restauro dos forros e piso. Em breve deve iniciar a reparo das fachadas, esquadrias, telhados e cobertura.

Após a entrega da obra, o Sesc inicia a implantação de museu. Ao longo dos 20 anos de contrato de concessão, a Instituição vai investir R$ 9,1 milhões, em equipamentos, equipe de trabalho e gestão do espaço.

Um museu em gestaçãoInstitucional

Gerente de Recursos Humanos da rede de Supermercados Imperatriz

“O Sesc é mais do que esperávamos! Trouxe para nossa rede de supermercados o que faltava. Gostamos e somos tão fãs desta Instituição, que divulgamos para os nossos colaboradores, quando entram, que o Sesc é um benefício para ele, que tem: serviço de odontologia, academia, restaurante com um preço justo e uma comida maravilhosa, uma biblioteca que encanta. Tanto que, quando entra um novo funcionário todos sabem informar o que tem no Sesc. Nossos murais também possuem as informações de como fazer o Cartão Cliente Sesc. Estamos muito felizes com esta parceria. São três anos em que o Sesc em Santa Catarina é nosso carro-chefe de benefícios”.

03

Sesc promove saúde ocular em alunos da Instituição

O engenheiro agrônomo Jubal Duarte, pai da pequena Helena, de quatro anos, construiu uma casinha no pátio da escola da fi lha para todas as crianças poderem curtir e brincar. Uma casa engraçada, com teto, paredes, janelas, dois cômodos e muita diversão. Esse é o primeiro ano de Helena na Educação Infantil do Sesc em Tijucas e ele manifesta sua satisfação com o trabalho desenvolvido. “Estou aqui porque sou muito bem-recebido. Me apaixonei pela Instituição e por sua proposta de educação à primeira vista. Consigo perceber o diferencial, pelo sorriso estampado no rosto da Helena. Esse é o castelinho dela”, conta.

A marcenaria é um hobby deste pai que faz questão de estar presente. “Fiz uma dessas em nosso quintal, e como o Sesc é a segunda casa dela, nada mais justo que ter outra aqui. Por isso, me coloquei à disposição da escola para concretizar esse projeto, que é de todos”.

O processo de construção durou aproximadamente dois meses e os alunos ajudaram na decoração e ornamentação do espaço, confeccionando guirlandas, sininhos, geladeira de papelão, tapetes, cortinas, entre outros artefatos. Participaram ainda da inauguração e do chá de casa nova. Com o envolvimento das crianças, a casinha virou um lugar de interação e convívio, onde eles têm a vivência lúdica de vários papéis, ora são mães, pais, cozinheiros.

“Quem não está aqui, está perdendo a melhor parte da vida de seu fi lho. Quero que a minha fi lha saiba que estou ao lado dela, para que ela cresça saudável e segura. Não existe escola sem família, nem família sem escola”, reforça Jubal.

Era uma casa...

Para o Sesc, a integração Escola-Família é fundamental no processo pedagógico, para o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando, que contribui na formação integral do mesmo. Na escola do Sesc em Florianópolis (Prainha) este movimento tem dado bons resultados. Recentemente, os pais, mães, avós e tios dos alunos da Educação Infantil participaram da construção de brinquedos na escola. Com materiais simples e alternativos, como panelas, tampas, chaves, garrafas e canos foram criados brinquedos sonoros, que aguçam a criatividade. As peças musicais foram desenvolvidas especialmente para o Dia do Brincar (29/05) e apresentadas à comunidade escolar na 1ª Mostra de Artes e Ideias, no encerramento do trimestre.

Estudantes matriculados nas Escolas do Sesc em Santa Catarina ganham mais que ensino de qualidade. Eles também recebem anualmente avaliação da acuidade visual, atendimento o� almológico e óculos, quando necessário, pagos pelo programa “Ver para Aprender”. O projeto tem como objetivo realizar exames preventivos em alunos regularmente matriculados

Família e Escola: uma parceria que dá certo

nas atividades de Educação Infantil, Educação Complementar e Educação de Jovens e Adultos (EJA), para evitar distúrbios, que atrapalham o aprendizado, assim como reduzir casos de cegueira evitável, especialmente em idosos. Por meio de ações educativas como palestras e brincadeiras, o “Ver para Aprender” realiza triagem gratuita e, quando necessário, doa óculos aos estudantes.

Em junho, o Sesc em Florianópolis (Prainha) atendeu, através do projeto, 350 alunos da Educação Infantil, Habilidades de Estudo e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a parceria do Instituto Thea – Optometria Comportamental Internacional, que realizou as triagens de acuidade visual gratuitamente. A ação é feita em três etapas: a triagem (exame de acuidade visual), a consulta o� almológica, e a entrega de óculos aos alunos que receberem a prescrição médica para o uso, que poderão obtê-los gratuitamente (o modelo previamente selecionado) em uma ótica parceira.

As Mostras de Arte e Ideias são realizadas em todas as Escolas do Sesc em Santa Catarina para aproximar pais, responsáveis e comunidade da escola e da proposta pedagógica desenvolvida nas atividades da Educação da Instituição. A programação é relacionada aos projetos desenvolvidos por cada turma, dentro de temas estudados e aprofundados no período e que geraram descobertas e aprendizagens signifi cativas. Todo o evento é pensado, organizado e estruturado pelas crianças, com recursos oferecidos pelos professores para organização.

04

Frio X Academia: Mantenha a rotinade atividades físicas no inverno

Emoção marca a formatura do EJA

Manter a atividade física em dia durante o inverno pode ser um grande desafi o até para os mais assíduos. Para muitos, fi ca difícil se motivar e, principalmente, enfrentar o frio quando o lugar mais aconchegante na hora dos exercícios é um lugar mais quente. No entanto, nossa saúde e os bons resultados dependem de um programa consistente durante todo o ano.

Deixar de fazer exercício no inverno signifi ca que seu rendimento e desempenho irão diminuir. Todos os benefícios ganhos durante os meses anteriores, como aumento de força, tônus muscular, melhora do condicionamento cardiovascular e fl exibilidade são perdidos, quando você deixa de praticar atividade física regular.

O Sesc possui 29 academias em Santa Catarina para melhor atender o comerciário e seus familiares. Além de estrutura climatizada e equipamentos de ótima qualidade, a academia conta com uma equipe capacitada e pronta para receber a comunidade. Além da musculação/treinamento multifuncional, há também aulas de ginástica em grupo, como Zumba, ritmos, localizada, step, jump, ginástica master, pilates de solo e estúdio, bem como aulas de bike indoor e dança. Além de fazer bem para o corpo e para a mente, tem outro motivo para frequentar a academia: novas amizades. A academia é um ótimo ambiente para conhecer novas pessoas, trocar experiências e fazer amigos.

Confi ra no site sesc-sc.com.br onde tem um Sesc mais perto de você e aproveite. Valores especiais para adolescentes de 14 a 17 anos, além de valores diferenciados para estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior, de baixa renda. Para as empresas, o Sesc oferece serviço de ginástica laboral.

De 1º a 30 de agosto, o Sesc realiza a 12ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, em Florianópolis. Considerado um dos maiores eventos de artes cênicas do Estado, o Festival vai movimentar a capital catarinense por 30 dias, com espetáculos vindos de 14 estados brasileiros e atividades formativas. Diferentes manifestações e linguagens artísticas, como teatro, dança, circo e integram a programação, que é toda gratuita.

As 20 companhias selecionadas para a circulação nacional do projeto e grupos convidados se apresentam, no Teatro do Sesc Prainha, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e em espaços públicos. A mudança da data do Festival Palco Giratório para o mês de agosto é uma das novidades do evento, que há 11 anos acontecia em setembro. Os ingressos são distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo, no local do evento, sujeito à lotação.

Na primeira quinzena de agosto, o Sesc também instala Aldeias em Jaraguá do Sul (02 a 14/08), Joinville (01 a 09/08) e Blumenau (01 a 10/08), com mostras locais de arte e cultura visitadas por espetáculos que compõem a circulação nacional do Palco Giratório. O objetivo é promover e incentivar as manifestações artísticas das regiões e fazer um intercâmbio entre artistas e cultura, fomentando a troca de experiências.

O Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro, com uma trajetória de 18 anos. Em 2015 são nove Festivais em capitais, 40 Aldeias locais, além da circulação de espetáculos, que somam mais de 823 apresentações artísticas em 154 cidades brasileiras.

Festival e Aldeias Palco Giratóriomovimentam o Estado

Prefi ra a academia: Elas são climatizadas e facilitam a malhação.

Evite o excesso de roupas: Use calça, camiseta e um casaco até chegar à academia e aquecer. Depois, retire o casaco para que não perder mais água que o necessário.

Hidratação: Beber água continua sendo fundamental, mesmo que não sue tanto quanto no verão. Continue levando garrafi nha pra academia e tome goles de água mesmo que não sinta sede. Aquecimento e alongamento: As lesões provocadas por esportes são bem mais comuns nessa época. Chegando à academia, o primeiro passo é aquecer, de 10 minutos a 20 minutos e só depois encare a malhação de costume.

Dicas para malhar no inverno:

Foram 39 alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Sesc em Florianópolis (Prainha), que receberam o tão sonhado diploma do Ensino Médio, na noite de 10 de julho. Acerimônia de formatura realizada no Auditório da Fecomércio, contou com a presença dos familiares e amigos. Além da entrega dos canudos, houve homenagens aos formandos, professores e equipe.

“Esse é o resultado do esforço e da dedicação de cada um dos alunos, que merecidamente venceram esta importante etapa”, salienta Josiane Santos da Silva, técnica de Educação do Sesc, responsável pelo curso. “Este é o início de muitas outras conquistas. Certamente, essa vitória vai impulsionar novas buscas e ampliar os horizontes”, reforça.

Antes de dar esse grande passo na vida, a dona de casa Gineci Echeveste Benitez Ramos, 55 anos, formou três fi lhos – dois na faculdade de Biologia e um em Farmácia. “Estava há 35 anos sem estudar, parecia algo tão distante. Mas com a ajuda da família, dos professores e colegas, estou aqui, certa de que nunca é tarde para começar. Meu lema agora é ‘se eu quero, eu posso’. Quero ser um exemplo para os meus fi lhos e agora que peguei gosto, não vou mais parar, estou planejando fazer um curso de informática”.

O servidor público Gabriel Luiz Alves, de 30 anos, também pretende dar continuidade aos estudos e vai prestar vestibular para Serviço Social. “O Sesc abriu meus olhos para o mundo e propiciou que aprendesse muito sobre a vida. As discussões nas disciplinas de história e sociologia, os debates em sala de aula ampliaram a minha visão crítica, bem como a programação de cultura da Unidade, que tivemos acesso. Deu mais fome para buscar outras possibilidades”, conta.

A atividade EJA na modalidade Ensino Médio atende por ano letivo cerca de 300 alunos com idade que varia entre 18 e 74 anos, gratuitamente. As ações educacionais desenvolvidas valorizam o aluno em sua potencialidade e atribuem ao currículo escolar eixos de trabalho voltados ao respeito e ao aprendizado colaborativo.

Acontece

Reconhecimento

Solidariedade

O Sesc recebeu na noite de 16 de julho, o Prêmio Empresa Cidadã 2015 da ADVB/SC, em cerimônia realizada no município de Chapecó. O reconhecimento foi concedido ao Projeto Sesc Comunidade, que por meio de quadras poliesportivas cobertas, construídas em áreas de comunidades carentes no Estado, contribui para a inclusão social.

As quadras estão localizadas em Palhoça, São José, Joinville e Penha, onde diariamente circulam mais de 200 pessoas, cada. No espaço, são desenvolvidas atividades gratuitas de lazer, esportivas, culturais e sociais, através da dinamização e gestão comunitária. A proposta atende diferentes interesses, pessoas e faixas etárias, contribuindo para a promoção da cidadania e qualidade de vida de destas regiões.

A Campanha do Agasalho 2015, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, em parceria com a Acaert, arrecadou 226.169 peças de roupa de inverno, calçados, cobertores e mantas, em todas as Unidades da Instituição no Estado. Realizada de 08 de maio a 30 de junho, com o lema “Deixe a sua solidariedade aquecer quem precisa”, a ação sensibilizou a sociedade catarinense. As doações foram destinadas a 184 instituições sociais, benefi ciando 112.699 pessoas.

Seja doador do Mesa Brasil e alimente quem precisa

O compromisso social de sua empresa em evidência

Já imaginou uma iniciativa de combater a fome e o desperdício de alimentos? Uma verdadeira rede de solidariedade? O Sesc não somente pensou mas, criou o Programa Mesa Brasil. Para as empresas e instituições doadoras os ganhos ultrapassam a doação, estes estabelecimentos contribuem com a alimentação de inúmeras pessoas e ainda ressaltam a responsabilidade social que seus empreendimentos realizam.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

O que pode ser doado: Alimentos em geral como frutas, legumes e verduras, frios e laticínios, grãos e

cereais; enlatados e conservas; pães e massas; carnes e derivados; água e suco.

Outras doações:Produtos e serviços; embalagens para acondicionamento de alimentos;

combustível; utensílios culinários; lavagem de veículos; transporte; serviços gráfi cos; divulgação; cessão de espaços, etc. Trabalho voluntário em atividades educativas, seleção e manipulação de alimentos, captação de recursos entre outros.

O que não pode ser doado: Refeições prontas; doces e pães com recheios cremosos; alimentos com

embalagens danifi cadas e datas de validades vencidas.

“Para nós, participar do Programa Mesa Brasil Sesc é uma grande satisfação, alegria e, acima de tudo, emoção. Por meio desta parceria, conseguimos diminuir o desperdício na nossa empresa, levando o que sobra para onde falta. Com certeza, fazer parte desta rede de solidariedade é um aprendizado e resgate da cidadania e de amor ao próximo”. Ana Paula Sartori Sobreira (Magazzino di Massa)

Como doar: 0800 645 5454

Unidade Sescem Brusque

Acompanhe as informações do Boletim no blog sesc-sc.com/blog /SescSC@sescsc

PONTOS DE ATENDIMENTO

241. Araranguá2. Balneário Camboriú3. Blumenau4. Brusque5. Caçador6. Canoinhas7. Chapecó8. Concórdia9. Criciúma10. Curitibanos11. Florianópolis12. Itajaí13. Jaraguá do Sul14. Joaçaba

15. Joinville16. Lages17. Laguna18. Mafra19. Palhoça

21. Rio do Sul22. São Bento do Sul

24. São Miguel do Oeste25. Tijucas

RESTAURANTEUNIDADE MÓVEL

26. Tubarão27. Urubici28. Xanxerê

20. Penha

23. São José

QUADRA COMUNITÁRIAHOTEL / POUSADACENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTILCENTRO DE ATIVIDADESDEPARTAMENTO REGIONAL

7

28

814

5

6

10

16

27

1

926 17

19

1123

254

32

12

20

13

152218

21

Onde Estamos

SABE AQUELA PROMESSA QUE VOCÊ FEZ NO FINALDO ANO PASSADO? AINDA DÁ TEMPO DE CUMPRIR.

O Sesc tem cursos de idiomas, música, dança, academia e muito mais.

Vá até a Unidade Sesc mais próxima e faça a sua matrícula.