boletim.pib | dezembro 2012 e janeiro 2013

12
Boletim.PIB Dezembro 2012/Janeiro 2013 Ano II ‐ Nº 17 pág. 06 Intercâmbio com a PIB de Cruzeiro do Oeste pág. 03 Promoção Porco no Tacho pág. 06 Evangelismo em Ação pág. 08 Dia da Criança Batista pág. 09 Missões pág. 11 QUAIS SÃO SUAS PRIORIDADES? pág. 04 pág. 07 Evento realizado com os adolescentes e juniores participantes do projeto Intervalo com Deus E mais:

Upload: primeira-igreja-batista-em-sao-tome-pr

Post on 16-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Boletim informativo bimestral da Primeira Igreja Batista em São Tomé

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Boletim.PIBDezembro 2012/Janeiro 2013Ano II ‐ Nº 17

pág. 06

Intercâmbio com a PIB de Cruzeiro do Oeste pág. 03

Promoção Porco no Tacho pág. 06

Evangelismo em Ação pág. 08

Dia da Criança Batista pág. 09

Missões pág. 11

QUAIS SÃO SUAS PRIORIDADES?pág. 04

pág. 07

Evento realizado com os adolescentes e

juniores participantes doprojeto Intervalo com Deus

E mais:

Page 2: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Missão

Visão

Expediente

Princípio Bíblico

©2012 Ministério de Comunicação [email protected]

Os artigos aqui publicados são de inteiraresponsabilidade de seus autores.

Acesse os canais da PIB na internet:

www.facebook.com/pibstomewww.youtube.com/pibsaotome

www.issuu.com/pibsaotome

Ser uma Igreja saudável, que manifeste crescentemente o caráterde Deus, conforme ele é revelado em Sua Palavra.

Viabilizar o ensino expositivo da Palavra de Deus, despertando a Igreja para uma vida de oração, compromisso e comunhão.

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão,ao partir do pão e às orações.” Atos 2.42 NVI

02

Primeira Igreja Batista em São ToméRua Pref. Salvador Sanches, 304 ‐ Centro

Cx. Postal 01 ‐ CEP 87.220‐000 São Tomé‐PRPastor Cléber Silveira Montani

Fone: (44) 9975‐9319

Domingo Escola Bíblica Dominical 09h00 Culto de Louvor e Adoração 19h30

Terça‐feira Intervalo com Deus 15h30

Quarta‐feira Intervalo com Deus 10h15

Culto de Oração 20h00

Sábado Jardim de Jesus 14h00 Reunião Jovem (3º Sábado) 20h00

Atividades Regulares

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

Page 3: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

No dia 20 de outubro, a PIB São Tomé esteve na PIB de Cruzeiro do

Oeste para cooperar com as comemora‐ções do 49º Aniversário daquela Igreja. Deus nos abençoou muito naquele dia. Tivemos a participação do Ministério de Louvor e do Coral da PIB São Tomé.

Estive pregando sobre o tema da Campanha de Missões Nacionais, Seja Luz, foi uma oportunidade para apren‐dermos como devemos brilhar em nossa sociedade.

O Pr. Almir juntamente com a Igreja local nos receberam com uma grande festa.

É muito bom quando conseguimos colo‐car em prática o principio Batista de coo‐peração entre Igrejas da mesma fé e ordem.

Que Deus nos proporcione mais encon‐tros como o que realizamos com a PIB de Cruzeiro do Oeste.

O Pr. Almir se comprometeu de estar conosco no dia 26 de janeiro de 2013. Será mais uma grande celebração ao Nosso Deus.

Deus abençoe a todos que participaram deste intercâmbio.

Pr. Cléber Montani

IntercâmbioIntercâmbioPIB Cruzeiro do OestePIB Cruzeiro do Oeste

IntercâmbioPIB Cruzeiro do Oeste

Aconteceu

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013 03

Page 4: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Caro leitor, chegamos a mais um fim de ano. Esse momento é marcante

em nossas vidas, pois é quando paramos para analisar nosso ano, ver se fizemos boas escolhas, ou se o ano não foi tão bom quanto esperávamos.

Talvez você não consiga mudar algumas coisas que aconteceram em 2012, mas é possível ter um 2013 bem melhor. Para tanto quero deixar nesta última reflexão do ano de 2012 alguns con‐selhos sobre como orga‐nizar suas prioridades para o ano novo :

1. O que significa a pala‐vra prioridade?

Conforme o dicionário da língua portuguesa, prioridade significa: “qualidade do que está em primeiro lugar ou do que aparece primeiro; primazia; preferência na compra; precedência”.

Algumas pessoas diriam que prioridade é quando você precisa dar preferência para alguma coisa. Outros diriam que prioridade é aquilo que nos preocupa no momento.

Eu diria que prioridade é aquilo que se torna minha primazia, aquilo em que eu emprego toda minha força para atingir ou conquistar.

2. Quais são as suas prioridades?

Agora que sabemos o que é prioridade podemos definir as nossas prioridades.

Como estou falan‐do para cristãos, se eu lhe perguntar quais são as suas prioridades poderá surgir um “espírito crentês” que dirá que sua prioridade é servir a Jesus, m a s v a m o s n o s desligar desse “es‐pírito” e vamos ser sinceros conosco.

Quais são as nossas prioridades?D i n h e i r o , c a s a , família, festa, rela‐cionamentos, ami‐

zades, estudos, trabalho, lazer... a lista é grande! Não se sinta envergonhado por não colocar Deus em primeiro lugar, pois muitos de nós fizemos isso, o colocamos em segundo, terceiro, quarto ou em último lugar.

04

Editorial

PrioridadesMateus 22.36‐40

Mateus 22:36‐40:

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse‐lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu

coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande

mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a

ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os

profetas.”

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

Page 5: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

05 05Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

3. Qual deve ser a nossa prioridade?À luz da palavra de Deus, quero formar uma lista de prioridades com a Igreja:Em primeiro lugar deve ser o amor a Deus. O texto de Mateus ao lado nos mostra que devemos amar a Deus de todo coração, de toda alma e de todo o entendimento.Se consigo pensar e ser lógico, se consi‐go raciocinar, se consigo projetar a minha vida e se sei discernir as coisas, então o amor a Deus deve ser minha primeira prioridade.A bíblia nos mostra no texto de Mateus 6.33 que quando buscamos primeira‐mente a o Reino de Deus, e consequen‐temente a Deus, Ele nos abençoa, mas quando deixamos Deus em segundo plano, então nos colocamos em segundo plano diante Dele.Em segundo lugar, devemos priorizar o nosso próximo. Isso é muito interessan‐te, pois só sabemos priorizar o nosso próximo quando entendemos o lugar de Deus em nossas vidas.Mas quem é o meu próximo? Não vamos falar do bom samaritano. Vamos partir do nosso circulo de convivência.No meu caso a pessoa mais próxima a mim é minha esposa, consequentemen‐te a segunda pessoa na minha lista de prioridades é minha esposa, e a terceira são os meus filhos ou minha família.Partindo deste pressuposto conseguire‐mos elencar nossas prioridades.

Mas onde vem o emprego e as demais coisas? Devem vir depois de Deus e de sua família, ou seja, em terceiro lugar.A quarta prioridade deve ser você. Como você espera poder atender a todas as demais coisas sem ter saúde e domínio próprio?A quinta prioridade é seu lazer, e só então na sexta prioridade vem seu servi‐ço. Uma mente que tem Deus como guia, que está bem com a família e consigo mesmo, e que tem um meio de lazer,

conseguirá traba‐l h a r e m p a z e desfrutar de suas conquistas.

ConclusãoNossas priorida‐des precisam ser revistas, pois mui‐tas pessoas pen‐sam que estão servindo a Deus,

quando na verdade não estão. Muitos questionam por que a esposa ou esposo e filhos não estão se relacionando bem. Já outros, não conseguem se dar bem no trabalho por não saber o quê priorizar, ou seja, pessoas que perdem a família por causa do serviço, ou que perdem a salvação por causa do lazer.Pense em suas prioridades e reveja aqui‐lo que você está colocando em primeiro lugar.Creio que, se organizarmos nossa vida conforme a vontade de Deus, consegui‐remos ter um ano de 2013 bem melhor que 2012.Boas Festas e Feliz Ano Novo.

Pr. Cléber S. Montani

Page 6: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

06

Aconteceu

o dia 11 de novembro, a PIB São NTomé realizou o 1º Porco no Tacho, com a finalidade de arrecadar recursos para a construção de um novo Templo.

Deus abençoou a promoção. A Igreja mais uma vez abraçou o desafio e foi possível ver o que Deus faz quando encontra pessoas com o coração aberto para ajudar e investir a na obra de Deus.

Temos no próximo ano o desafio de lançar a construção de um novo Templo,

e será mesmo um grande desafio. Por‐tanto, não dê lugar à murmuração por causa do dinheiro, mas dê lugar à alegria de cooperar com a obra de Deus, e eu creio que Ele irá recompensá‐lo.

Mais uma vez muito obrigado por contar com o apoio de toda a Igreja.

Nós retomaremos às promoções no mês de fevereiro de 2013.

Pr. Cléber Montani

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

Page 7: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Aconteceu

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013 07

os dias 24 e 25 de novembro a PIB Nos dias 24 e 25 de novembro a PIB Nrealizou o 2º Acampamento Ami‐realizou o 2º Acampamento Ami‐gos no Senhor, com o tema “Coragem gos no Senhor, com o tema “Coragem para dizer não”, baseado na vida do para dizer não”, baseado na vida do profeta Daniel. O objetivo era pregar o profeta Daniel. O objetivo era pregar o amor de Cristo aos juniores e adolescen‐amor de Cristo aos juniores e adolescen‐tes presentes bem como despertá‐los a tes presentes bem como despertá‐los a fazer escolhas corajosas que agradam a fazer escolhas corajosas que agradam a Deus.Deus.

Esperança de Cianorte, o irmão MarceloEsperança de Cianorte, o irmão Marcelo

Foganholo e o irmão Francis Biasi. Reali‐Foganholo e o irmão Francis Biasi. Reali‐zamos ainda a Festa do Ridículo e o zamos ainda a Festa do Ridículo e o Show de Talentos que foram sucesso!Show de Talentos que foram sucesso!

Gostaríamos de agradecer à Primeira Gostaríamos de agradecer à Primeira Igreja Batista por ser esta Igreja envolvi‐Igreja Batista por ser esta Igreja envolvi‐da com a comunidade, disposta a obede‐da com a comunidade, disposta a obede‐cer a orientação do Senhor e por abraçar cer a orientação do Senhor e por abraçar com amor e dedicação o evento realiza‐com amor e dedicação o evento realiza‐do. do.

os dias 24 e 25 de novembro a PIB Nrealizou o 2º Acampamento Ami‐gos no Senhor, com o tema “Coragem para dizer não”, baseado na vida do profeta Daniel. O objetivo era pregar o amor de Cristo aos juniores e adolescen‐tes presentes bem como despertá‐los a fazer escolhas corajosas que agradam a Deus.

Reunimos aproximadamente 30 junio‐res e adolescentes, frutos do Projeto Intervalo com Deus e da Escola Bíblica Dominical, que foram abençoados através das reflexões trazidas pelo Pastor Moisés Moreira, da Igreja Batista Esperança de Cianorte, o irmão Marcelo

Foganholo e o irmão Francis Biasi. Reali‐zamos ainda a Festa do Ridículo e o Show de Talentos que foram sucesso!

Gostaríamos de agradecer à Primeira Igreja Batista por ser esta Igreja envolvi‐da com a comunidade, disposta a obede‐cer a orientação do Senhor e por abraçar com amor e dedicação o evento realiza‐do.

Que o Senhor, o mentor de tudo o quan‐to somos e fazemos possa recompensá‐los pela escolha corajosa de servi‐lo.

Mônica Montani

Você encontrará mais fotos deste evento na nossa página no Facebook:

www.facebook.com/pibstome

Page 8: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Aconteceu

08

02/11: Já é tradição na PIB a realiza‐ção do trabalho evangelístico no Cemitério munici‐p a l , s e m p r e n o feriado de finados.Neste ano, foram entregues aproxi‐madamente 2 mil folhetos, cujo tema era “A Verdadeira Alegria”. O folhe‐to, com redação da irmã Stela Maris,

dizia que “...somente a alegria que o Senhor nos dá tem poder pra nos

fortalecer em qual‐quer situação. Ela dura para sempre! A verdadeira alegria consiste em viver conforme a vontade de Deus.”

Ministério de Comunicação.PIB

Mais fotos e notícias no nosso canal no Facebook:www.facebook.com/pibstome

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

Eva

ng

eli

smo

em

Açã

o n

o F

eri

ado

de

Fin

ado

s

23/12/2012

19h30Cantata

NatalNatalNatalNatalNatalNatalNatalNatalde

Page 9: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Destaques

09

Dezembro ‐ Mês da Bíblia Recesso dos projetos “Interva‐

lo com Deus” e “Jardim de Jesus”;

08: Natal dos Missionários;03: Reunião com a Diretoria PIB,

19h30;09: Assembleia e Ceia do Senhor,

09h00;09: Dia da Bíblia;10 a 21: Apresentações do Coral.PIB;23: Culto Especial de Natal, com a

apresentação da Cantata de Natal pelo Coral.PIB;

30: Culto de Ano Novo e Amigo Secreto; Encerramento das atividades do ano.

Janeiro ‐ Férias Recesso dos projetos “Interva‐

lo com Deus” e “Jardim de Jesus”;

Recesso do Culto Infantil; Não haverá atividades extra‐

culto. Apenas as atividades regulares da Igreja.

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

s batistas brasileiros dedicam o Osegundo domingo de outubro às crianças. Dia especial para os pequeni‐nos que são instruídos no amor, temor e obediência ao Senhor Jesus Cristo. No dia 14 de outubro foi realizado na PIB São Tomé o culto em comemoração ao Dia da Criança Batista.

As crianças estiveram participando ativamente deste trabalho através da apresentação do teatro, período de oração, louvores e coreografia, uma bênção vê‐las servindo ao Senhor com dedicação e responsabilidade. Agrade‐cemos a todos que colaboraram na organização e realização deste culto!

Wânia Martin

Líder Departamento Infantil

Dia da Criança BatistaCulto Especial realizado pelas criançasCulto Especial realizado pelas criançasCulto Especial realizado pelas crianças

Page 10: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

“O Senhor fez grandes coisas por nós e por isso estamos alegres.” Salmos 126.3

stamos alegres também por mais Euma etapa vencida na seara do Senhor. No dia 17/11, foi realizada a festa de encerramento do 4º ano do projeto “Jardim de Jesus”. Nos dias 24 e 25/11, foi realizado o 2º acampamento com os adolescentes que participam do projeto “Intervalo com Deus” (matéria na página 07), encerrando assim, o 3º ano desta atividade.Até aqui, o Senhor tem nos sustentado, e por isso, precisamos lhe render a nossa gratidão. Somos gratos pela sabedoria

que Deus tem nos dado para cumprir o “ide e ensinai”.

Agradecemos a Deus pelas crianças e pelos adolescentes que participam destes projetos evangelísticos e pelas suas famílias que confiam em nós e apóiam nosso trabalho. Agradecemos também a todos os membros da PIB São Tomé, principalmente aos que partici‐pam direta ou indiretamente desta missão especial: “ensinar a Palavra de Deus e proclamar o nome de Cristo”.

Rogamos a Deus que, no ano de 2013, Ele mande mais ceifeiros para a sua seara.

Venha você também! Amém.

10

Evangelista Maria Martin eStela Maris P. Moreira

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

Veja como foi

Page 11: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Missões

ossa vida se tornou visível. O mun‐Ndo diminuiu seus espaços geográfi‐cos. A instantaneidade da fama se sub‐meteu a um clique num site de vídeo qual‐quer. Estamos expostos, nos tornamos peças observadas em cada canto da cida‐de. O que somos e o que fazemos se dá a conhecer, todos os dias.Para nós, cristãos, ser observados não é novidade alguma. As pessoas fazem isso conosco todos os dias, seja na escola, no trabalho, na vizinhança. Há uma expecta‐tiva que nossas manifestações se tornem expressão da nossa fé, autêntica e since‐ra. É pensando nisso que o Mestre de Nazaré convida seus seguidores a serem observados. “Eles querem ver o que vocês fazem”, ou seja, suas boas obras. Precisamos resgatar isso.Por muito tempo trabalhamos a fé e des‐prezamos o fazer coisas boas. Mas ao sermos salvos, nosso coração bate forte em direção a fazer algo que possa mudar o mundo e mudar a vida das pessoas. Se cristãos no mundo inteiro decidirem usar suas vidas, bens e talentos para fazer boas obras, mudarão o mundo. Isto tem a ver com o Filho de Deus, com Aquele que veio a este mundo “para servir e não para ser servido”. “Aquele que humi‐lhou‐se a si mesmo”.Trabalhe mesmo para Deus. Faça dife‐rença onde está. Onde colocar as plantas dos pés, torne‐se um verdadeiro repre‐sentante de Cristo. E não esqueça de que

pessoas, por certo, estarão observando.Missões é isso: é o impacto e a sensação que move o coração do crente remido que ouve “o som festivo das novas de grande alegria” que veio do céu. É sentir amor movido pelo poder do Espírito Santo em favor de criaturas que estão “assentadas na região e sombra da mor‐te”, tateando nas trevas do pecado.Deus nos fala na Bíblia Sagrada: “Trazei todos... fazei prova de mim... Eu abro as janelas dos céus... derramo bênçãos com abundância.” Eu amo ao que me dá com alegria.Aproveito para agradecer a todos os irmãos que foram fiéis em suas ofertas em todas as campanhas de missões durante este ano. Desejo que Deus derra‐me bênçãos abundantes sobre cada um e suas famílias, assim é a minha oração de agradecimento a Deus pela fidelidade e amor a Missões que todos têm. Tanto ofertando como também orando pela obra missionária no mundo inteiro.Abraços, amo vocês.

Natalina Iris Fadoni SilvaPromotora de Missões PIB

Extraído da Revista Promotor de Missões Nacionais 2012

11Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013

“... Para que vejam...”“... Para que vejam...”“... Para que vejam...”

Page 12: Boletim.PIB | dezembro 2012 e janeiro 2013

Agenda PIBCulto de Louvor e Adoração

Domingo 19h30 Ministério de Louvor Direção Mensagem Culto infantil Ministro Teclado Projeção 02/12 Natalina Pr. Cléber Wânia Raquel Sibele Karinne 09/12 Mônica Pr. Cléber Wânia Maria Wandressa/Ana Karinne 16/12 Natalina Pr. Cléber Wânia Marcelo Guilherme Ana Paula 23/12 Pr. Cléber Pr. Cléber Wânia ‐‐‐ Cantata de Natal ‐‐‐ Francis 30/12 Pr. Cléber Pr. Cléber Wânia Raquel Sibele Wandressa 06/01 Pr. Cléber Pr. Cléber Ana Paula Wânia Guilherme Karinne 13/01 Pr. Cléber Pr. Cléber Wânia Maria Sibele Ana Paula 20/01 Pr. Cléber Pr. Cléber Maria Marcelo Wandressa/Gui Ana Paula 27/01 Pr. Cléber Pr. Cléber Ana Paula Wânia Wandressa/Ana Karinne

Escola Bíblica Dominical Domingo 09h00 02/12 Natalina 09/12 Assembleia e Ceia do Senhor 16/12 Batismo ‐ Igreja Batista Esperança 23/12 Natalina 30/12 Pr. Cléber 06/01 Natalina 13/01 Mônica 20/01 Maria 27/01 Marcelo

Culto de OraçãoQuarta 20h00No mês de dezembro, o Pr. Cléber estará ministrando um interessante estudo sobre o livro de Apocalipse.

Intervalo com Deus Colégio Estadual Pedro Fecchio

Terça 15h30 Quarta 10h15

Férias ‐ dezembro e janeiro.

Sábado 14h00

Férias ‐ dezembro e janeiro.

Jardim de Jesus

Coral ‐ Quinta‐feira 19h30

Ministério de Louvor ‐ Domingo 10h00

Atenção, integrante do Coral e Ministério de Louvor: caso precise faltar nos ensaios, por favor, avise seu líder.

Ensaios

12

Anotações

Boletim.PIB 17 | Dezembro 2012/Janeiro 2013