bragança acontece n#2

68
Bragança N#2 JANEIRO A JUNHO | 2015 ACONTECE

Upload: cm-de-braganca

Post on 26-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Bragança acontece n#2

Bragança N#2 jANEIRO A jUNHO | 2015

ACONTECE

Page 2: Bragança acontece n#2

DIRETORHernâni Dinis Venâncio Dias

EDIÇÃOMunicípio de Bragança

TEXTOS E REvISÃOSandra Canteiro | Miguel Abrunhosa

FOTOgRaFIaVários Fotógrafos ImpRESSÃOEscola Tipográfica - Bragança

TIRagEm4000 exemplares

DEpÓSITO LEgaL388433/15

Município de BragançaForte São João de Deus5300-263 Bragança+351 273 304 200www.cm-bragança.ptwww.facebook.com/municipiobraganca

BragançaACONTECE

Page 3: Bragança acontece n#2

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO 3

EditorialO atual governo autárquico assume como valor estratégico consolidar Bragança como um território orgulhoso, criativo, dinâmico, participativo, inovador, inteligente, de conhecimento, saber e cultura.Essa é uma missão que prosseguimos alicerçada no diálogo com os cidadãos e em colaboração com as instituições, porque todos somos Bragança.

Em estudo independente, publicado em maio de 2015, Bragança foi considerada a 3.ª cidade mais inteligente de Portugal, no ranking Smart Cities Index 2015.

Assumimos como prática diária da nossa gestão a dinâmica do verbo fazer!

Assim se constrói um concelho arrojado nas ações, dinâmico nas iniciativas e participativo na cidadania. Um território só vinga se houver o sentido de pertença.

Só cresce se cada cidadão se sentir parte, do todo, que é o nosso concelho. A arte de bem governar é um ato de proximidade com os cidadãos.

Foi com esse propósito que apresentámos a marca Bragança: a força identitária que promove o nosso território e que está a ser adotada por cidadãos, empresas e instituições, num notável exemplo de esforço coletivo.

Governar exige fomentar o conhecimento e permitir o acesso à cultura a todas as gerações. Assim o defendemos e assim o fazemos, como atestam várias iniciativas registadas nesta edição de Bragança Acontece e que foram pautadas pela presença motivadora de toda a comunidade (evocamos, em género de exemplo, o Plast&Cine, ou as Conferências Biblioteca Adriano Moreira, Conversas sobre Valores).

Governar é gerir um território e por via desse dever, é ter a sensibilidade de perceber que a igualdade é mesmo um direito.

É nesse contexto que investimos e valorizamos as freguesias rurais e vila de Izeda com o mesmo afinco que “olhamos” para a cidade.

Assim se legitima a vontade dos cidadãos e assim trabalhamos em nome de um verdadeiro pacto de cidadania: governar para fazer! Fazer para resolver!

Um abraço amigo,

Hernâni Dinis Venâncio DiasPresidente da Câmara Municipal de Bragança

Page 4: Bragança acontece n#2

4

nOVA MArCA BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Apresentada publicamen-te, no dia 5 de janeiro, na Sala de Atos do Município de Bragança, numa ceri-mónia que reuniu mais de 250 pessoas, a nova mar-ca “Bragança” agrega ele-mentos que identificam o concelho, como as másca-ras e os caretos, as mura-lhas do castelo e o elmo dos guerreiros bragançanos. A nova Marca Bragança surgiu da conjugação entre a relevância da História e a Força da Cultura, alicer-çada na grandeza da Iden-tidade, traduzidas num símbolo visual forte, coeso e apelativo, capaz de aglu-tinar o esforço e a motiva-ção dos Bragançanos, na construção de um Conce-lho mais competitivo, mais dinâmico e mais orgulhoso.

BRAgANçA ORgUlHA-sE dA sUA NOvA mARCA.

Page 5: Bragança acontece n#2

5

nOVA MArCA BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Esta nova logomarca visa, assim, criar rela-ções emocionais com a comunidade local e ativar o sentido de pertença dos bragançanos, fortalecendo a sua autoestima e ativando no-vas formas de orgulho brigantino e transmon-tano.A cerimónia começou com a atuação de uma aluna do Conservatório de Música e de Dança Municipal, Íris Alves, à qual se seguiu o lan-çamento do filme promocional da nova mar-ca Bragança, que contou, durante a sua pro-dução, com a participação e envolvimento de 423 pessoas, de diferentes gerações, desde estudantes portugueses e estrangeiros, a em-presários e lojistas, agricultores, reconhecidos desportistas, dançarinos e artistas, crianças, colaboradores e utentes de diversas institui-ções e cidadãos comuns, entre muitos outros.

Page 6: Bragança acontece n#2

6

CULTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHOBRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

“A reorganização do Estado: o Problema Global e o Problema Português” foi o tema propos-to para o ciclo de conferências “Biblioteca Adriano Morei-ra, Conversas sobre Valores e o Futuro”, realizado a 22 de maio, na Biblioteca Municipal de Bragança. O orador, José ribeiro e Castro, discorreu sobre a necessidade de se re-formular o sistema eleitoral vi-gente e defendeu um processo de regionalização.

CONfERêNCIA “A REORgANIzAçãO dO EsTAdO:O PROBlEmA glOBAl E O PROBlEmA PORTUgUês”

Decorreu no dia 10 de abril, na Biblioteca Mu-nicipal, a conferência “A Interioridade como categoria jurídica: um ensaio de jurisprudên-cia”, inserida no Ciclo de Conferências “Biblio-teca Adriano Moreira, Conversas sobre Valo-res e o Futuro”, que contou com a presença do Professor Eduardo Vera-Cruz Pinto, e do Pro-fessor Adriano Moreira.

CONfERêNCIA “A INTERIORIdAdECOmO CATEgORIA jURídICA: Um ENsAIOdE jURIsPRUdêNCIA”

A Biblioteca Municipal acolheu, no dia 31 de janeiro, a conferência “O processo de extensão da platafor-ma continental”, que contou com a presença do Pre-sidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e do Professor Adriano Moreira. Inserida no Ciclo de Conferências “Biblioteca Adria-no Moreira, Conversas sobre Valores e o Futuro”, visam criar um espaço privilegiado de debate e de reflexão intelectual, aberto à participação de todos, sobre questões estruturantes da atualidade do País e, de forma particular, das regiões do Interior.

CONfERêNCIA “O PROCEssO dE ExTENsãO dA PlATAfORmA CONTINENTAl”

Page 7: Bragança acontece n#2

7

CULTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHOBRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

A 23 de janeiro decorreu, no Teatro Municipal de Bragança, aquela que é a maior cerimónia de en-trega de prémios de concursos de natal do distri-to de Bragança: Concurso de Presépios de natal, Concurso Conto de natal e Concurso Montras de natal, onde mais de 300 pessoas assistiram ao evento. no Concurso Conto de natal foram 204 os alunos do 1.º e 2.º Ciclos que participaram com 45 contos. Já no Concurso Presépios de natal, foram 19 os que participaram na Modalidade Tradicional e 29 concorreram na Modalidade Inovadora, num to-tal de 48 presépios a concurso.A principal novidade da presente edição do even-to foi o Concurso de Montras de natal que contou com uma elevada adesão: 60 estabelecimentos comerciais.

CONCURsOs dE NATAl 2014

lIvRO “HORIzONTEs dA lITERATURA - PEssOA Em sARAmAgO”Foi apresentado, a 22 de janeiro, o Livro “Horizon-tes da Literatura - Pessoa em Saramago”, de João Cabrita, na sede da Fundação “O nossos Livros”.

A tradição voltou a cumprir-se em Bragança, com o Carnaval dos Caretos, que, no dia 14 de feverei-ro, levou milhares de pessoas às ruas do Centro Histórico, apesar do frio e chuva que se fizeram sentir. Mais de 550 pessoas, trajadas a rigor, desfilaram pelas ruas de Bragança rumo à Praça Cavaleiro de Ferreira, onde, uma vez mais, se queimou o Diabo gigante.

O evento continuou, no dia 16 de fevereiro, com o Carnaval Jovem, que decorreu no Pavilhão do Clube Académico, e que reuniu estudantes de Es-colas secundárias de Bragança. O Carnaval dos Caretos terminou com o “Diabo, a Morte e a Censura”, a 18 de fevereiro, em que três personagens tradicionais do nordeste Transmon-tano andaram pelas ruas de Bragança, revitali-zando e recuperando tradições.

CARNAvAldOs CARETOs 2015

Page 8: Bragança acontece n#2

8

CULTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

De 16 a 18 de abril, prestou-se homenagem a Gra-ça Morais nas ruas do Centro Histórico e em todos os espaços culturais da cidade de Bragança com o evento Plast&Cine, que mobilizou toda a comuni-dade escolar e instituições de solidariedade social do Concelho. Arte pública, teatros de rua, espetáculos de te-atro, interpretações musicais, visitas guiadas a exposições, performance e representações, con-ferências e muita animação fizeram parte de um programa que, através de manifestações cultu-rais, deram vida e dinamizaram toda a zona his-tórica de Bragança. O Plast&Cine – Graça Morais foi organizado pelo Município de Bragança, com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, e con-tou com a parceria do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Agrupamento de Escolas Miguel Torga, APADI – Associação de Pais e Amigos do Diminuí-do Intelectual, ASCUDT- Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás os Montes, Cáritas, Cen-tro Social da Obra Kolping, Centro Social Santa Clara, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Escola Profissional, Prática Universal de Bragança, Es-cola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Galeria História e Arte, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Museu Abade de Baçal, Santa Casa da Misericórdia de Bragan-ça, Teatro da Garagem e União de Centros Sociais Paroquiais da Unidade Pastoral de n.ª Sr.ª das Graças – Bragança.

PlAsT&CINE – gRAçA mORAIs vIdA E OBRA

Page 9: Bragança acontece n#2

9

CULTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Mais de 500 pessoas passaram, de 4 a 6 de junho, pelo Festival Li-terário de Bragança, que decorreu em escolas do concelho de Bra-gança e na Biblioteca Municipal. Leitura de textos, feira do livro, cerca de duas dezenas de escritores, exposição de ilustrações, livros, cultura, debates, partilha de ideias e conhecimentos e muita literatura fizeram parte do programa “oferecido” pelo Município de Bragança, por ocasião daquele que foi o primeiro evento literário português a colocar o texto em primeiro lugar, através de leituras. A par de toda atividade que decorreu nas escolas e na Biblioteca Municipal, decorreu, ainda, o Encontro Luso-Amazónico e a participação de uma comitiva de Pavillons-sous-Bois, no âmbito dos convénios de geminação existentes com Bragança do Pará e Pavillons-sous-Bois, comprovando que o evento, apesar de decorrer em Bragança, teve uma ver-tente internacional.O Festival Literário de Bragança foi organizado pelo Município de Bragança, em parceria com a Academia de Letras de Trás-os-Montes.

fEsTIvAl lITERáRIO dE BRAgANçA

no dia 28 de março, amigos, fa-miliares e admiradores presta-ram homenagem ao já falecido Amadeu Ferreira, reunindo-se no Centro Cultural Municipal Adria-no Moreira, a propósito da apre-sentação dos livros “O Fio das Lembranças – Biografia de Ama-deu Ferreira”, de Teresa Martins Marques, e “Belheç/Velhice”, de Fracisco niebro (pseudónimo de Amadeu Ferreira).

HOmENAgEm A AmAdEU fERREIRA

A Fundação “Os nossos Livros” foi pequena para acolher todos aqueles que assistiram, no dia 28 de maio, à apresentação do livro “O Milagre de Bragan-ça”, de Fernando Calado.

“O mIlAgRE dE BRAgANçA”

Page 10: Bragança acontece n#2

10

CULTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

no âmbito da política de incentivo à juventude e à cultura, o Município de Bragança apoia, pela primeira vez, o Festival Quintanilha rock, sendo o único parceiro institucional. O protocolo de colaboração, no valor de 5 mil euros, entre o Município de Bragança e a Arti-Colado, foi assinado, no dia 29 de junho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Hernâni Dias, pelo Presidente da associação, Filipe Afonso, e pelo coordenador de programação do Quinta-nilha rock, Pedro Cepeda. Mais do que um festival de música, o Quinta-nilha rock assume-se como um evento gastro-nómico, cultural, que visa aproximar os povos fronteiriços, que decorre de 9 a 11 de julho, no Parque do Colado, na freguesia de Quintanilha.

mUNICíPIO dE BRAgANçA APOIA QUINTANIlHA ROCk

Começaram, no mês de junho, os ensaios da Orques-tra Fervença. Bragança, com o envolvimento de todos, fará (a 12 de agosto de 2015) uma verdadeira revolução artística.A Orquestra FErVEnçA pretende ser um projeto de dinamização artística na área da música, como pólo central de implementação na cidade de Bragan-ça.O que se pretende é, partindo de um trabalho iniciado em junho, compor, ensaiar e apresentar música cria-da especificamente para a cidade de Bragança pelo compositor Tim Steiner em colaboração com as comu-nidades da cidade. O primeiro concerto desta orques-tra vai acontecer no dia 12 de agosto de 2015.

ORQUEsTRA fERvENçA

18 meses, 18 cidades e muita cultura lite-rária. Foi este o mote da Viagem Literária que teve como ponto de partida a cidade de Bragança, apelidada durante o evento, como “território de alta densidade cultural” e onde, a 25 de abril, estiveram presentes os conhecidos escritores Luis Sepúlveda e Val-ter Hugo Mãe. Promovido pela Porto Editora, com o apoio logístico do Município de Bragança, o evento decorreu no Teatro Municipal de Bragança, perante mais de 370 pessoas.

vIAgEm lITERáRIA COmEçOU Em BRAgANçA

Page 11: Bragança acontece n#2

11

ExPOSIçõES

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

A obra de Graça Morais, a partir dos temas, ele-mentos formais e expressivos, técnicas, funda-mentos, variações da gramática pictórica, influên-cias, tipologias e principais exposições, é analisada

“gRAçA mORAIs- TERRITóRIOs dA mEmóRIA”

A obra de António Dacosta (1914-1990) esteve, pela primeira vez, presente em Bragança, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais,

ANTóNIO dACOsTA NO CENTRO dE ARTE CONTEmPORâNEA gRAçA mORAIs

exaustivamente no livro “Graça Morais – Territó-rios da Memória”, de Jorge da Costa, responsável pelo Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, onde decorreu a apresentação da obra.

através da exposição “A Antítese e a Calma”, inaugurada a 7 de fevereiro.

Page 12: Bragança acontece n#2

12

ExPOSIçõES

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Quem dá as boas vindas na exposição “Obras da Coleção António Cachola” é Joana Vasconcelos, através do movi-mento e da cor de “Wash and Go”. Com cerca de 400 traba-lhos, de artistas conhecidos, esta coleção foi inaugurada a 9 de maio e é comissariada por Jorge da Costa, contando com a colaboração do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

OBRAs dA COlEçãOANTóNIO CACHOlA

OfICINA dE PásCOA

O Serviço Educatívo do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais promove várias atividades destinadas aos mais pequenos, como as Oficinas de Páscoa.

Page 13: Bragança acontece n#2

13

ExPOSIçõES

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

80 trabalhos dos fotógrafo francês Georges Dussaud in-tegram a exposição “Portugal”, inaugurada a 26 de junho pa-tente até 30 de outubro.

Até 31 de maio de 2015 esteve pa-tente, no Centro de Fotografia Georges Dussaud (no Audi-tório Paulo Quinte-la), a exposição de fotografia “Tempo de Castanhas”.

TEmPO dE CAsTANHAs dE gEORgEs dUssAUd

“PORTUgAl”Em fOTOgRAfIA

Page 14: Bragança acontece n#2

14

ExPOSIçõES

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Cores, irreverência e tradição, folia e alegria e máscaras. Muitas máscaras que “nasceram” pelas mãos de alunos de diversas instituições de Bragan-ça, sob a coordenação de Acácio Pradinhos, e que

másCARAs E mAsCARETOsNO CENTRO CUlTURAl mUNICIPAl

A riqueza do vasto território integrado na reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, reco-nhecida pela UnESCO, foi conhecida através das 30 fotografias que compõem a exposição de Antó-nio Sá, “Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica”.

“BIOsfERA TRANsfRONTEIRIçA mEsETA IBéRICA”Inaugurada a 27 de maio, no Centro Cultural Mu-nicipal Adriano Moreira, a mostra é um retrato da biodiversidade natural e cultural existente no ter-ritório.

puderam ser visitadas no Centro Cultural Munici-pal Adriano Moreira. A abertura da mostra, no dia 6 de março, contou, ain-da, com a representação da peça “O Sonho do Careto”.

Page 15: Bragança acontece n#2

15

COnSErVATÓrIO DE MÚSICA E DAnçADE BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

no primeiro semestre de 2015, o Conser-vatório de Música e Dança de Bragança, sob a orientação da Fundação “Os nos-sos Livros”, realizou diferentes ativida-des, como audições de Classe, concer-tos, aulas abertas, estágios e visitas de estudo.Já no âmbito do projeto de educação es-tética e artística “BOOM”, tutelado pelo Ministério da Educação, promoveram--se workshops e concertos junto dos alunos dos diferentes agrupamentos da cidade. no presente ano letivo, o Conservatório de Música e Dança de Bragança arti-culou o curso básico de Música com o agrupamento de escolas Emídio Garcia e o curso básico de Dança com o agru-pamento de escolas Miguel Torga.

Page 16: Bragança acontece n#2

16

TEATrO MUnICIPAL DE BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

JaneiroFAn 2015 - Banda Filarmónica de Bragança

O Lago dos Cisnes

Canções nómadas

FAn 2015 - Eito fora

Cantar dos reis

“Fragmentos de um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas – Sobre a ditadura portu-guesa, a revolução e o processo revolucionário”

Trios Com Piano

As Boas raparigas

Orquestra Sinfónica ESPrOArTE

Fevereirorita redshoes

Estamos Todos?

Ulisses – de volta à Casa Partida

Capicua

workshop - Clown

Cheio - solo para Clown

noites Frias Vozes Quentes - nuno Prata

Todo Encaja

Cati Freitas

One Man Alone

marçoWorkshop de Animação e Formas Animadas

As Filhas do Diabo

O Amor dos Infelizes

Aldina Duarte

Poemas Para Bocas Pequenas

A Flor Do Lácio

Trovas & Canções - Atores, Poetas e Cantores

27 festival de teatro - AJAx de Sófocles

27 festival de teatro - O Soldadinho

abril27festival de teatro - Misterman, de Enda Walsh

27festival de teatro - Concerto de Páscoa

27festival de teatro - Acaro - Caixa 3 – Bobina 5 – A Última Bobina de Beckett

27festival de teatro - Bovary

27festival de teatro - Graça

27festival de teatro - O Meu País É O Que O Mar não Quer

sUBIU AO PAlCO dAs ARTEs…

Page 17: Bragança acontece n#2

17

TEATrO MUnICIPAL DE BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

27festival de teatro - Portugal, Meu remorso

Viagem Literária Em Bragança

Dança Bragança Dança - Re•ligações

Dança Bragança Dança - Eros E Psichê

Dança Bragança Dança - Grand Pas

maioDuas Meninas E Uma Boneca - Agrupamento de Escolas Emídio Garcia

Sarau Cultural - Fantasma Da Ópera - Agrupa-mento de Escolas Emídio Garcia

Festival Solidário de Tunas Mistas em Bragança

Os Jurados, de reginald rose - Agrupamento de Escolas Miguel Torga

Sarau Cultural- Fantastorga

Infidelidades, adaptação do Original de Woody Al-len - Escola Superior de Educação

Sarau Cultural - Abadiadas - Agrupamento de Escolas Abade Baçal

Se Gostas De Mim... Eu Também não

Fitab - Festival de Tunas de Bragança

Música Às Terças - Yvette Band

Música Às Terças - rui Taipa

Música Às Terças - Filipa Martins

Música Às Terças - 8 Gb´S

JunhoGuarda Mundos

Capote - Festival de Tunas Femininas de Bragança

não Dá Trabalho nenhum

Miguel Araújo

António e Maria - a Partir da Obra de António Lobo Antunes

Euphoria! - Conservatório de Música e Dança de Bragança

Música no nosso Coração - Conservatório de Música e Dança de Bragança

Page 18: Bragança acontece n#2

18

CEnTrO CIÊnCIA VIVA DE BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

no primeiro semestre de 2015, registaram-se 8.202 visitantes, o que representa um aumento significativo comparativamente ao mesmo pe-ríodo do ano anterior. Continuaram as visitas às exposições permanentes por parte das escolas e de turistas, sobretudo aos dois novos atrativos: o tornado e o foguetão.De janeiro a junho, destacam-se algumas ativi-dades, como o II Encontro dos Alunos do 1.º Ciclo, em janeiro, que contou com a participação de 417 crianças e 17 professores; Cafés de Ciência, com temas variados, como Ciência da nutrição, Eco-nomia, Arqueobotânica, Medicina, matemáti-ca ou Linguística; sessões de Oficinas Científicas; Workshop sobre “Escutas à noite”; Casulos de Ciência, sessões de contadores de histórias, tra-balhadas com uma forte componente científica; noites no Ciência Viva sobre “A Quinta Biológica” e “Astronomia” e programas de atividades de tem-pos livres nas férias.realizaram-se, ainda, atividades mensais para públicos diversos, nomeadamente com utentes do Centro de Educação Especial da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e o programa para se-niores: 60+Ciência. O Centro Ciência Viva acolheu mais de de duas dezenas de festas de aniversário para crianças dos 3 aos 14 anos, que incluíram a habitual visita à exposição, o lanche e experiências científicasArrancou, em abril, o programa nacional “Haja Luz nas Escolas”, onde os Centros Ciência Viva re-alizam uma oficina e duas palestras nas escolas, no âmbito do Ano Internacional da Luz, que se co-memora em 2015. no dia 20 de março, aconteceu um eclipse solar, que foi sinalizado com a realização de uma obser-vação no terraço do teatro municipal, com recur-so a telescópios e óculos devidamente equipados com os filtros necessários. A participação foi mas-siva e passaram pelo terraço mais de 400 alunos, professores e curiosos entre as 7 e as 10 horas da manhã, para observar este raro fenómeno e que muito pode aportar no conhecimento do Universo.

Page 19: Bragança acontece n#2

19

OUTrOS EVEnTOS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

O Presidente da Câmara Munici-pal de Bragança, Hernâni Dias, marcou presença na cerimónia comemorativa do Dia da Unidade do Comando Territorial da Guar-da nacional republicana (Gnr) de Bragança, que se realizou no dia 24 de fevereiro.

dIA dA UNIdAdEdA gNR

no dia dedicado à Mulher, 8 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, foi um dos participantes da sessão de abertura do evento “A Mulher na Agricultura e no Desenvolvimento rural Sustentável”, organizado pela Direção regional de Agricultura e Pescas, e realizado no Teatro Municipal de Bragança, durante o qual recordou o papel da mulher, ao lon-go dos tempos, no setor agrícola.

“A mUlHER NA AgRICUlTURA E NOdEsENvOlvImENTO RURAl sUsTENTávEl”

Celebrou-se, a 25 de abril, no Concelho de Bra-gança, a Democracia. Organizado pela Assem-bleia Municipal e pelo Município de Bragança, o programa das Comemorações do 25 de Abril co-meçou com uma Sessão Evocativa que, este ano, decorreu na Vila de Izeda.Seguiu-se a inauguração do Caminho Municipal 1061 Mós-Valverde-Paredes. A intervenção, que

COmEmORAçãO dO 25 dE ABRIl

contemplou o alargamento, beneficiação do pavi-mento e a correção do traçado original, represen-tou um investimento do Município de Bragança na ordem dos 900 mil euros. Teve lugar, de seguida, a inauguração do Cen-tro de Convívio de Paredes. Há muito tempo em avançado estado de degradação, a antiga Esco-la Primária permitirá a realização de eventos e o convívio da população local, tendo representado um investimento do Município de Bragança de 100 mil euros.

Page 20: Bragança acontece n#2

20

OUTrOS EVEnTOS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Bragança tem dado, nos últimos anos, provas da com-petitividade do seu tecido empresarial e da moderni-dade das infraestruturas e equipamentos de apoio ao desenvolvimento económico.

Esta foi, também, a ideia deixada pelo Ministro-ad-junto e do Desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro, durante a visita ao Concelho de Bragança, no dia 10 de março, a propósito da inauguração de uma nova unidade de transformação de uma empresa fa-miliar no setor dos enchidos, carnes e turismo, na al-deia de Gimonde, em que esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

Com esta nova infraestrutura, que representa um in-vestimento na ordem de 1 milhão de euros, compar-ticipado em cerca de 200 mil euros pelo PrODEr, prevê-se que sejam criados entre cinco e 10 postos de trabalho, a juntar aos 43 já existentes.

BRAgANçA: Um CONCElHO COmPETITIvO

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, marcou presença na conferência “Que futuro para o interior?”, que se realizou, no dia 15 de maio, por ocasião do 75.º aniversário da Fundação Mensageiro de Bragança.À sessão de abertura, seguiram-se intervenções de Carlos Laranjo Medeiros (Professor da Uni-versidade Católica e Presidente da IPI Consulting network), de Luís Martins (da Assimagra-MTI), de Dionísio Gonçalves, de Adriano Moreira, de Pedro Lomba (Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento regional), tendo estado presentes, ainda, o Bispo da Diocese Bra-

“QUE fUTURO PARA O INTERIOR?”

gança-Miranda, D. José Cordeiro, e o Diretor do Mensageiro de Bragança, Padre José Carlos Mar-tins, entre representantes de outras entidades.

Page 21: Bragança acontece n#2

21

OUTrOS EVEnTOS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Bragança foi a cidade escolhida para acolher, a 24 de maio, as comemorações nacionais do Dia do Bombeiro Português. O evento, que reuniu corporações de bombeiros, bem como representantes de entidades de todo o País, contou, ainda, com a presença da Minis-tra da Administração Interna, Anabela Miranda rodrigues, do Secretário de Estado da Adminis-tração Interna, João Almeida, e do Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portu-gueses, Jaime Marta Soares. Durante as cerimónias foram distinguidas pesso-as ou entidades que contribuíram ou apoiaram o trabalho dos Bombeiros Portugueses, com a atri-buição de Menções Honrosas nomeadamente nas categorias Câmara Municipal. Dirigente Associati-vo, Elemento do Quadro de Comando, Personali-dade Empresarial e Personalidade da Sociedade Portuguesa. Um jovem bombeiro de Famalicão recebeu, ainda, o Prémio Bombeiro de Mérito 2014, pela sua cora-gem e bravura. A Liga dos Bombeiros Portugue-ses entregou, o Crachá de Ouro, à empresa Yazaki Saltano e a Fénix de Honra, ao ex-Ministro da Ad-ministração Interna, Miguel Macedo. As comemorações nacionais do Dia do Bombeiro Português terminaram com um desfile apeado e motorizado das Associações e Corpos de Bombei-ros do Distrito de Bragança.

COmEmORAçõEs dO dIA dO BOmBEIRO PORTUgUêsEm BRAgANçA

Page 22: Bragança acontece n#2

22

OUTrOS EVEnTOS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Decorreram de 10 a 13 de junho as comemorações dos 75 anos da Fundação Casa de Trabalho, que incluíram um seminário, workshops, exposições, momen-tos desportivos e culturais.

fUNdAçãO CAsA dE TRABAlHO CElEBRA 75 ANOs

“Os desafios que enfrentam os municípios de bai-xa densidade e os desafios de ser autarca nestas regiões”. Foi sob esta temática que o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, marcou presença no evento “Interior 2.0 – Grande debate: o futuro do Interior”, que decorreu no dia 29 de junho, no nErBA.Ao invés de “assumir” o papel de “discriminados” pelos sucessivos Governos, o Presidente da Câma-ra Municipal recordou as “conquistas” dos bragan-çanos e das empresas bragançanas.

dEBATER O INTERIOR

Page 23: Bragança acontece n#2

23

EDUCAçãO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

“Entidade do saber e pólo dinamizador da econo-mia local e regional”. Foi desta forma que o Pre-sidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, se referiu ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no dia do seu 32.º aniversário. Comemora-do a 28 de janeiro, o Dia do Instituto contou com a presença do Ministro da Educação, nuno Cra-to, que assistiu à tomada de posse do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superio-res Politécnicos, Joaquim Mourato, e à oração de Sapiência proferida pelo Presidente do Conselho nacional de Educação, José David Gomes Justino.

dIA dO INsTITUTO POlITéCNICO dE BRAgANçA

no dia 20 de março, Dia da Poesia, 700 estudan-tes e utentes de institui-ções de solidariedade do Concelho de Bragança deram cor e vida ao Cen-tro Histórico, tendo sido organizado pelo Municí-pio de Bragança, com a colaboração da rede de Bibliotecas de Bragança e dos Agrupamentos de Es-colas de Bragança.

BRAgANçA CElEBRA dIA dA POEsIA

Os segundos sábados de cada mês têm sido de encantar na secção Infantil da Biblioteca. Contos, contadores e ouvintes são um só e a alegria reina

sáBAdOs dE ENCANTARno ar. Uma iniciativa com o objetivo inicial de pro-mover o livro e a leitura tornou-se num momento de encontro e brincadeira entre pais e filhos.

Page 24: Bragança acontece n#2

24

EDUCAçãO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Foram várias as oficinas de leitura promovidas pela Biblioteca Municipal assim como os seus par-ticipantes. Leituras na biblioteca, leituras no jar-dim, leituras nas escolas e até no Estabelecimento Prisional de Bragança. Leituras para pequenitos, leituras para graúdos, leituras para cidadãos muito especiais e leituras para todos os que vie-ram ouvir.

OfICINAs dE lEITURA

Inserida no plano de atividades em colaboração com as Bibliotecas Escolares do concelho de Bra-gança (SABE), esta iniciativa permite uma apro-ximação de obras literárias e seus autores ao pú-blico escolar. neste âmbito, os escritores Manuela ribeiro e Tiago Patrício percorreram as nossas es-colas levando histórias e muita diversão.

O EsCRITOR vAI à EsCOlA

O interior da Biblioteca é um universo a descobrir. Percorrendo as várias salas e espaços, ouvindo as histórias e métodos associados à organização ine-rente ao funcionamento interno os visitantes vão descobrindo universo biblioteconómico. Foram vá-rios os grupos, proveniente de diversas entidades que vieram conhecer o espaço da nossa biblioteca.

vIsITAs dE gRUPOà BIBlIOTECA

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, foi um dos participantes da Semana da Tecnologia e Gestão 2015, que decorreu de 21 a 23 de abril, no Instituto Politécnico de Bragança.

Estiveram, ainda, presentes o representante da Bialystok University of Tecnology (Polónia) que as-sinou acordos de cooperação e de dupla diploma-ção com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

sEmANA dA TECNOlOgIA E gEsTãO 2015

Page 25: Bragança acontece n#2

25

EDUCAçãO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

A maior festa dos estudantes de Bragança, a Semana Académica realizou-se de 28 de abril a 4 de maio. 

sEmANA ACAdémICA dE BRAgANçA 

A Catedral de Bragança foi pequena para re-ceber os finalistas e familiares na cerimó-nia religiosa da “Queima das Fitas”, dia de emoções, saudades e partidas para os alu-nos do Instituto Politécnico de Bragança. A sessão, presidida por D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, contou com a pre-sença de Hernâni Dias, Presidente do Município.

BêNçãO dAs PAsTAs

reduzir a incidência e prevalência das doenças orais nas crianças em idade pré-escolar do con-celho de Bragança. É com este objetivo que o Mu-nicípio de Bragança, em parceria com a Unidade Local de Saúde do nordeste - Unidade de Cuida-dos na Comunidade do Centro de Saúde de Bra-gança, desenvolve o projeto de Saúde Oral: “Sorrir Branquinho”. no dia 24 de junho, numa sessão que reuniu o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, membros da comunidade escolar e encarregados de educação, entre outros, fo-ram apresentados os resultados referentes a 605 crianças rastreadas.

POR Um sORRIR mAIs BRANQUINHO

Page 26: Bragança acontece n#2

26

EDUCAçãO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Em todas as cores e em quase todas as línguas. Assim foi a cor-rida IPB for all que, no dia 7 de maio, reuniu centenas de docen-tes e alunos de todas as naciona-lidades do Instituto Politécnico de Bragança e cidadãos comuns. A juntar-se a esta iniciativa es-teve, também, o Presidente da Câmara Municipal de Bragan-ça, Hernâni Dias (que tem par-ticipado em todas as edições do evento), o Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferrei-ra Gomes, e o Presidente do IPB, João Sobrinho Teixeira. A corrida IPB for all decorreu no âmbito da 11ª edição da Semana Erasmus do IPB, que envolveu docentes e colaboradores de Ins-tituições de Ensino Superior de 16 países europeus participantes no Programa Erasmus+.

BRAgANçA INClUsIvA

Page 27: Bragança acontece n#2

27

DESPOrTO E JUVEnTUDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Bragança está cada vez mais ativa. Prova disso é a participação dos cidadãos nas caminhadas rurais ou percursos em BTT, que, além de promoverem a prática de atividade física, incentivam o convívio e dão a conhecer as belas aldeias do concelho. De janeiro a junho, realizaram-se as caminhadas/percursos BTT em rio de Onor, Sortes, Macedo do Mato, Gimonde, São Julião de Palácios, Alfaião, rio Frio, nogueira, Donai, Montesinho, Espinhose-la e Salsas.

PERCURsOs PEdEsTREs

Decorreu, no dia 26 de abril, o passeio de BTT “Bragança Saudável”, com a participação de 110 pessoas de várias idades, desde os 16 aos 65 anos.Integrado na estratégia municipal, que visa trans-formar Bragança numa Smart City, com cidadãos mais saudáveis, orgulhosos e felizes, foram per-corridos cerca de 40 km por caminhos e trilhos das localidades rurais de Baçal, Varge e Gimonde, sempre com grande espírito de entreajuda, cama-radagem e convívio entre os participantes.Esta iniciativa foi promovida pelo Município de Bragança, com o apoio das Juntas de Freguesia de Baçal e de Gimonde.

BTT: BRAgANçA sAUdávEl

no dia 15 de Abril, decorreu mais uma edição da maratona de hidroginástica, “Hidro By night”, onde estiveram presentes 70 participantes, que puderam usufruir de uma aula de hidroginástica em ambiente noturno e festivo. Participaram alu-nos das classes orientadas, do programa Mexa-se e utilizadores do regime livre da piscina municipal.

HIdRO By NIgHT

Bragançanos participam em Encontro nacional de Jovens, realizado em Fátima, nos dias 2 e 3 de maio, promovido pela Diocese de Bragança--Miranda

jOvENs dE BRAgANçAEm fáTImA

Page 28: Bragança acontece n#2

28

DESPOrTO E JUVEnTUDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Em apenas dois jogos, mais de 2.300 pessoas passaram pelo Pavilhão Municipal para assis-tirem aos jogos entre as Sele-ções A de Futsal de Portugal e do Kuwait, nos dias 10 e 11 de feve-reiro. no dia 11 de fevereiro, o Municí-pio de Bragança prestou home-nagem ao capitão da Seleção nacional, Arnaldo Pereira, ao atribuir o seu nome ao Pavilhão Municipal, onde deu os primeiros passos no mundo do futsal.

sElEçãO A dE fUTsAlEm BRAgANçA

A edição de 2015 do Encontro de jogos tradicionais do Concelho de Bragança foi a mais participada de sempre, este ano realizada em S. Julião de Palácios, no dia 1 de maio (Dia do Trabalhador).Mais de 350 pessoas, de várias Freguesias e Uniões de Fregue-sias do Concelho de Bragança não deixaram de marcar presen-ça.Este ano, no âmbito da coopera-ção com a Diputación de León, marcaram presença 35 cidadãos dessa Província, que trouxeram 6 jogos tradicionais leoneses.

ENCONTRO dE jOgOs TRAdICIONAIs dO CONCElHO dE BRAgANçA

Page 29: Bragança acontece n#2

29

DESPOrTO E JUVEnTUDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Mais de 200 atletas participaram nas várias provas e esca-lões, incluindo a Milha Popular, integrados na edição 2015 da Milha das Cantarinhas. Com organização da Câmara Municipal e Ginásio Clube de Bragança, a presente edição suplantou, em número de inscritos, a realizada em 2014.Apadrinhada pelos atletas internacionais Dulce Félix e ri-cardo ribas, a 16ª Milha, principal prova, foi ganha por rui Pinto, do S.L.Benfica e Daniela Cunha, da União Desporti-va da Várzea. Para além dos clubes vencedores estiveram representados, entre outros, o Ginásio Clube de Bragança, Clube Atlético de Mogadouro, EPPU, C. Campismo S. João C.A Seia, C.C.S.João da Madeira, e ACrP IPB.

16.ª mIlHA dAs CANTARINHAs

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâ-ni Dias, foi uma das cerca de 400 pessoas que, no dia 12 de maio, tiveram a oportunidade de transportar a Tocha da Paz, que de Bragança “seguiu” para Espanha. O evento, que decorreu no Anfiteatro do Pólis, junto ao rio Fervença, contou com momentos de diversão, pro-tagonizados por alunos de estabelecimentos de ensino e utentes de instituições de solidariedade social de Bra-gança, que transmitiram mensagens de solidariedade e de paz.

CORRIdA PEACE RUN

Page 30: Bragança acontece n#2

30

DESPOrTO E JUVEnTUDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Mais de 300 pessoas de todo o concelho partici-param nas atividades do programa “Bragança Ativa”,  que se realizaram no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, e na Piscina Municipal, nos dias 27 e 28 de maio.Sensibilizar a população sénior para estilos de vida saudáveis, incentivando a prática desportiva e o convívio, são objetivos desta ação. 

BRAgANçA + ATIvA

Além dos participantes nos programas  Desporto Sénior no Meio rural, Mexa-se e Hidro Sénior, pro-movidos pelo Município de Bragança, associaram--se outras entidades, como Centro de Dia da Cári-tas, Centro de dia St. Mártires, Academia Santos Mártires, Obra Social Padre Miguel e Fundação de Betânia, e da ULSnE, que colaborou na palestra sobre “Prevenção e Alertas de AVC”. 

Bragança foi, nos dias 30 e 31 de maio, a capital do Basquetebol ao reunir as melhores equipas da modalidade, que disputaram a fase final da Taça nacional sub 18 masculinos. Ao longo de todo o fim de semana, o Pavilhão Mu-nicipal Arnaldo Pereira foi ao rubro por diversas vezes com os jogos que colocaram frente a frente as equipas União Sportiva (Açores), Estoril Basket (Lisboa), Sanjoanense (Aveiro) e Escola Francisco Franco (Madeira).A equipa vencedora foi Estoril Basket, que recebeu o galardão das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

BRAgANçA: CAPITAl dO BAsQUETEBOl

Page 31: Bragança acontece n#2

31

DESPOrTO E JUVEnTUDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Mais de duas mil crianças, de todos os estabele-cimentos de ensino pré-escolar e básico do Con-celho (público e privado), deram vida ao Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, com o espetáculo de teatro musical “Spectaculum: Os bonecos estão vivos!”.

dIA mUNdIAl dA CRIANçA

O Dia do Desporto (6 de junho) começou cedo, com uma aula de fitness/zumba, tendo o rio Fervença como imagem de fun-do, em que participaram cerca de 80 pessoas.À noite, mais de 70 ciclistas marcaram presença na prova de BTT noturno, que os levou até à localidade de Donai. Já nos dias 5, 6 e 7 de junho, decorreu, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, a Maratona de Futsal Mensageiro de Bra-gança, que “levou” 18 equipas a campo, com a participação de atletas amadores e profissionais de todo o País, realçando-se a presença do brigantino e capital da seleção nacional A de Futsal, Arnaldo Pereira. no dia 7 de junho teve lugar o torneio de futebol promovido pela Escola de Futebol Crescer, que contou com a participação de 400 crianças e jovens. Para o Dia do Desporto, o Município de Bragança “abriu” as portas da Piscina Municipal a toda a população, de forma gratuita, tendo-se registado cerca de 100 entradas.

dIA dO dEsPORTO

O Município de Bragança preparou um programa único e inesquecível no Dia Mundial da Criança (a 1 de junho), em que os bonecos ganharam vida.

Page 32: Bragança acontece n#2

32

TExTO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

DESPOrTO E JUVEnTUDE

320 estudantes, de todos os graus de ensino, fizeram do Sa-rau Desportivo Escolar, que se realizou no dia 3 de junho, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pe-reira, um verdadeiro sucesso. Danças, ginástica acrobática e muitas outras demonstrações desportivas foram dadas a co-nhecer às centenas de pessoas que se concentraram nas ban-cadas do equipamento munici-pal. O Sarau Desportivo Escolar foi organizado pelo Município de Bragança e pelos Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, Emí-dio Garcia e Miguel Torga, tendo contado com a participação de alunos do ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do secundário.

sARAU dEsPORTIvO EsCOlAR

O projeto Desporto Sénior no Meio rural, que visa abraçar todos os munícipes com mais de 65 anos, decorre nas localidades de Grijó de Parada (com uma média de 15 participantes), de São Julião de Palácios (20 participantes), Paçó de rio Frio (30 participantes), Babe (15 participantes), Gimonde (20 participantes) e Salsas (25 participantes).

dEsPORTO séNIORNO mEIO RURAl

Page 33: Bragança acontece n#2

33

TExTO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

PrOMOçãO ECOnÓMICA | TUrISMO

Foi assinado, no dia 7 de janeiro, no Salão nobre do Município de Bragança, o acordo que marca o primeiro passo para a constituição da Comuni-dade para a Economia Cívica de Bragança.A iniciativa, que, além do Município de Bragança, conta com a adesão de outras instituições públi-cas e privadas (Faurecia – Sistema de Escapes de Portugal, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto de Emprego e Formação Profissional de Bragança, Brigantia Ecopark, nerba – núcleo Empresarial de Bragança, Santa Casa da Mise-

COmUNIdAdE PARA A ECONOmIA CívICA dE BRAgANçA

ricórdia de Bragança, União dos Centros Sociais e Paroquiais de Bragança, Clube Académico de Bragança, ACISB, Fundação rei Afonso Henri-ques, Instituto de Segurança Social e Unidade Lo-cal de Saúde do nordeste) e de cidadãos comuns, tem como objetivo promover a articulação entre entidades, com vista a uma abordagem e reso-lução socialmente inovadora e economicamente sustentável dos problemas sociais e económicos que afetam, neste caso, o Interior do País.

no dia 26 de janeiro, realizou-se mais uma reu-nião de trabalho com os empresários e gestores das unidades de restauração e empreendimentos turísticos do concelho.Durante a reunião, na qual participaram cerca de 30 empresários e gestores, foi apresentada a nova logomarca de Bragança, com o objetivo da sua apropriação e utilização nos suportes de co-municação e promoção das unidades de restau-ração e empreendimentos turísticos.

mUNICíPIO dE BRAgANçA REúNE COm EmPREsáRIOs dA REsTAURAçãOE TURísTICOs

O Município de Bragança tem vindo a promover reuniões de trabalho setoriais com os agentes económicos locais, no sentido de perceber as re-ais dificuldades sentidas em cada setor de ativi-dade e, através do diálogo e proximidade, encon-trar eventuais soluções de melhoria.Assim, no dia 8 de abril, o Presidente da Câ-mara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, promoveu uma reunião com os taxistas do Concelho, na qual participaram 30 pessoas. Foram discutidos, entre outros assuntos, alguns problemas e constrangimentos do setor, bem como eventuais estratégias de melhoria, em prol da dinamização económica e promoção turística de Bragança.

REUNIãO dE TRABAlHO COm TAxIsTAs

Page 34: Bragança acontece n#2

34

PrOMOçãO ECOnÓMICA | TUrISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

A tenda do Festival do Butelo e das Casulas, em plena Praça da Sé, foi, de 20 a 22 de fevereiro, destino obrigatório para milhares de pessoas, es-timando-se em 15.000 o número de visitantes do espaço, sendo de destacar a grande afluência de espanhóis (Zamora, León), bem como de portu-gueses com origem desde Beja, Lisboa, Figueira da Foz, Porto e Braga. É relevante, apesar de ser apenas a segunda edição em que se instala um espaço de venda na Praça da Sé, a unanimidade dos inquiridos em afirmar que o evento é muito bom e que pretendem voltar.Os 19 expositores do Concelho de Bragança de-ram a conhecer os melhores produtos tradi-cionais que servem de base a muitos pratos da inigualável gastronomia bragançana. Também os 28 restaurantes que aderiram à iniciativa se mostraram bastante satisfeitos com a afluência de pessoas aos seus estabelecimentos, para pro-varem o tradicional Butelo e Casulas, superando, mesmo, todas as expetativas iniciais.

fEsTIvAl dO BUTElO E dAs CAsUlAs

A Banca na Praça regressa, de maio a setembro, à Praça da Sé, onde se podem encontrar todo o tipo de produtos tradicionais e locais. Esta é mais uma forma de o Mu-nicípio de Bragança promover a económica local e dinamizar a zona histórica da Cidade.

BANCA NA PRAçA

Page 35: Bragança acontece n#2

35

PrOMOçãO ECOnÓMICA | TUrISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Integrada no programa da Expo Trás-os-Montes, teve lugar, a 29 de maio, a tomada de posse dos órgãos sociais do Centro nacional de Competên-cias dos Frutos Secos (Associação CnCFS), que ficará instalado no Brigantia Ecopark, e cuja cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança e do Secretá-rio de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, nuno Vieira, e do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira, entre outros.

CENTRO NACIONAl dE COmPETêNCIAsdOs fRUTOs sECOs

De 29 de abril a 3 de maio, o Jardim Dr. António José de Almeida acolheu a xxIx Feira do Artesa-nato.Artesãos, produtos locais, animação e muita mú-sica atraíram milhares de visitantes àquele local.

xxIx fEIRA dO ARTEsANATOA tradicional e secular Feira das Cantarinhas, que teve lugar de 1 a 3 de maio, estendeu-se por toda a zona histórica de Bragança, atraindo mi-lhares de pessoas de todo o País e turistas, que aproveitaram o feriado do Dia do Trabalhador (1 de maio).O Município de Bragança autorizou, como forma de dinamizar a economia local, a abertura dos estabelecimentos comerciais duran-te o feriado e o fim de semana.De 1 a 3 de maio, a Praça Camões foi o grande espaço de animação para crianças e jovens, onde estiveram instalados insuflá-veis e variados ce-nários de diversão.

fEIRA dAs CANTARINHAs

Page 36: Bragança acontece n#2

36

PrOMOçãO ECOnÓMICA | TUrISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

67 cães e 28 criadores participaram naquela que foi a 10.ª Ex-posição Monográfica de Cão do Gado Transmontano, que teve lugar no dia 25 de abril, no Terrado do Mercado Municipal de Bragança.O evento, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câ-mara Municipal de Bragança, Paulo xavier, que entregou um dos prémios, é organizado pela Associação de Criadores do Cão de Gado Transmontano, em parceria com o Clube Português de Canicultura e o Parque natural de Montesinho, com o apoio do Município de Bragança.

x ExPOsIçãO mONOgRáfICA dE CãO dO gAdO TRANsmONTANO

Quem voou com a TAP nos meses de maio e junho teve a possibilidade de assistir (ou rever) o vídeo promocional de Bragança.Produzido pelo Município de Bragança, com o ob-jetivo de dar a conhecer as principais potenciali-dades da região, como a economia, o património, a cultura, a história, as tradições, a gastronomia, as paisagens e as gentes, o filme promocional foi exibido nos voos da TAP, de médio e longo cursos. Também a próxima edição da revista bilingue UP – “Ouse sonhar mais alto”, distribuída gratuitamente a todos os passageiros a bordo da TAP, terá, tam-bém, uma reportagem dedicada a Bragança nos meses de junho e de julho.

BRAgANçA “vIAjA”COm A TAP

18 criadores de todo o distrito de Bragança, parti-ciparam no Concurso nacional de Ovinos da raça Churra Galega Bragançana, com cerca de 120 animais, que se realizou no dia 6 de maio, nos Ter-rados do Mercado Municipal de Bragança. A iniciativa incluiu, ainda, uma sessão informati-va sobre o melhoramento da raça Churra Galega Bragançana, na Sala de Formação do Município de Bragança, ministrada por nuno Carolino (in-vestigador do Instituto nacional de Investigação Agrária e Veterinária), que reuniu cerca de 100 pessoas, a maioria produtores.O Município de Bragança apoiou a realização fi-nanceiramente, com 4.500 euros, e logisticamen-te, pretendendo, com esta colaboração pro-mover os territórios rurais, bem como as tradicionais ativida-des agrícolas e pecu-árias, que envolvem cada vez mais jovens.

CONCURsO NACIONAl dE OvINOs dA RAçA CHURRA

gAlEgA BRAgANçANA

Page 37: Bragança acontece n#2

37

PrOMOçãO ECOnÓMICA | TUrISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

De 29 a 31 de maio, 100 expositores de-ram a conhecer aquilo que de melhor se faz e produz na região, durante a Expo Trás-os-Montes, que decorreu no nErBA. Com o apoio do Município de Bragança, o evento abriu portas no dia 29 de maio, tendo contado, ainda, com a presença (a 30 de maio) de Pedro Passos Coelho, que, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâ-ni Dias, visitou os expositores, aos quais teceu elogios e deixou palavras de incen-tivo. Conferências, visitas, debates, exposi-ção de produtos, gastronomia e muito mais fizeram parte do programa da Expo Trás-os-Montes 2015.

ExPO TRás-Os-mONTEs 2015

Page 38: Bragança acontece n#2

38

PrOMOçãO ECOnÓMICA | TUrISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

“Um sucesso”. É desta forma que os participantes e pes-soas envolvidas caraterizam a primeira ação de (in)for-mação destinada aos atores turísticos do Concelho de Bra-gança, promovida pelo Muni-cípio de Bragança. A cerimónia de entrega dos certificados decorreu no últi-mo dia da formação, a 16 de junho, durante a qual o Pre-sidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou a importância do turismo “e do saber bem rece-ber para o Concelho. Um tu-rista satisfeito regressa e isso só traz vantagens para todos”. Iniciada a 12 de maio, a (in)formação reuniu 28 agentes turísticos, ligados a restau-rantes, hotéis, alojamentos rurais e empresas de anima-ção turística, que marcaram presença em sessões que abordaram temáticas, como “Património”, “Cultura”, “na-tureza”, “Gastronomia”, “re-ceção”, “Encaminhamento e informação ao turista” e “Es-panhol Básico”.

mUNICíPIO dE BRAgANçA (IN)fORmA PARA O TURIsmO

24 representantes de Uniões das Freguesias  ou de Juntas de Freguesias do Concelho de Bragança, acompanhados pelo Presidente da Câmara Munici-pal de Bragança, Hernâni Dias, e o Primeiro Secre-tário da Mesa da Assembleia Municipal, João ro-drigues, visitaram, nos dias 13 e 14 de junho, a Feira nacional de Agricultura, em Santarém.

vIsITA à fEIRA NACIONAl dE AgRICUlTURA

Page 39: Bragança acontece n#2

39

AçãO SOCIAL | HABITAçãO SOCIAL | SAÚDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

O Município de Bragança apoiou com mais de 252 mil euros, 17 coletividades do Concelho. Assim foram assinados, no dia 23 de março, contratos-programa com 15 associações des-portivas e clubes desportivos, no valor de 111 mil euros, com vista ao desenvolvimento dos respe-tivos planos de atividade.O Município de Bragança celebrou, ainda, pro-tocolos com as Associações de Bombeiros Volun-tários de Bragança e de Izeda, no valor global de 141 mil euros, para o reforço da operacionalidade e eficiência do Serviço à comunidade, de modo a alcançarem maiores níveis de segurança.

mUNICíPIO dE BRAgANçA APOIA COmmAIs dE 252 mIl EUROs

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, foi um dos autarcas presentes no ato de entrega de equipamento, pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, a 12 corporações de Bombeiros do Distrito de Bragança, nomeada-mente aos Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, ocorrido no dia 12 de março.

BOmBEIROs dE BRAgANçA E IzEdA RECEBEm EQUIPAmENTO

Bragança acolheu o 15.º Encontro Anual da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, que se realizou nos dias 24 e 25 de abril, no Insti-tuto Politécnico de Bragança. Os dois dias do evento, que atraiu profissionais da área da saúde de todo o País, incluíram a rea-lização de workshops temáticos e práticos, simpósios e conferên-cias, entre outras atividades.

Os dois dias do evento, que atraiu profissionais da área da saúde de todo o País, incluíram a rea-lização de workshops temáticos e práticos, simpósios e conferên-cias, entre outras atividades.

sAúdENA COmUNIdAdE

Page 40: Bragança acontece n#2

40

AçãO SOCIAL | HABITAçãO SOCIAL | SAÚDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

naquele que foi o segundo Encontro Dis-trital de Dirigentes, que se realizou no dia 22 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou o trabalho desenvolvido na área social.O evento contou, entre outros, com a presença do Bispo da Diocese Bragança – Miranda, D. José Cordeiro, do Presi-dente da EAPn Portugal, Padre Jardim Moreira e do Coordenador do núcleo Distrital de Bragança da  EAPn  Portu-gal, Pedro Guerra.

II ENCONTRO dIsTRITAl dE dIRIgENTEsdO TERCEIRO sETOR

Bragança acolheu, no dia 12 de maio, um dos três Encontros promovidos pela EAPn – rede Euro-peia Anti-Pobreza a nível nacional. O evento que se realizou sob o mote “Compromisso para uma Estratégia nacional de Erradicação da Pobreza”, reuniu técnicos e representantes de ins-tituições do terceiro setor de todo o País, tendo com principal objetivo promover a reflexão estratégica sobre a intervenção da organização no combate à pobreza e à exclusão social, a partir das dimen-sões locais e envolvendo parceiros fundamentais para uma atuação conjunta e concertada.

ENCONTRO (s) EAPN

62 instituições e entidades marcaram presença na V Feira de Emprego, Educação e Solidarieda-de, que decorreu nos dias 7 e 8 de maio, no Jardim Dr. António José de Almeida.

v fEIRA dE EmPREgO, EdUCAçãO E sOlIdARIEdAdE Esta edição, a mais participada de sempre, contou com a presença de diversos estabelecimentos de ensino, IPSS, entidades da área da segurança e proteção, bem como de empresas.

Page 41: Bragança acontece n#2

41

AçãO SOCIAL | HABITAçãO SOCIAL | SAÚDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

À semelhança daquilo que tem vindo a acontecer todos os anos, o Município de Bragança celebrou protocolos de apoio fi-nanceiro com 20 coletividades nas áreas social e cultural, num valor global superior a 50 mil euros. Durante a cerimónia, que decorreu a 6 de maio, na Sala de Formação do Município de Bragança, o Presidente da Câmara Muni-cipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou o importante papel que cada coletividade desempenha na sociedade, devendo “exis-tir uma maior articulação e um trabalho de parceria entre as várias associações”.

mAIs APOIOs sOCIAIs E CUlTURAIs

Bragança dispõe, já, do serviço de cuidados pa-liativos ao domicílio. O protocolo de colaboração, para a criação da Unidade de Cuidados Paliati-vos Domiciliários da Terra Fria, foi assinado, no dia 21 de maio, pelo Presidente da Câmara Muni-cipal de Bragança, Hernâni Dias, pelo Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do nordeste, António Marçôa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira. A Unidade de Cuidados Paliativos Domiciliários da Terra Fria conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como das autarquias envolvidas, sendo que, a cargo da Câmara Mu-nicipal de Bragança estará a adjudicação de um Psicólogo Clínico.

CUIdAdOs PAlIATIvOsAO dOmICílIO

Decorreu, nas instalações da Câmara Municipal de Bragança, no dia 25 de junho, a 26.ª Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social de Bra-gança, que reuniu cerca de 35 dirigentes e técni-cos pertencentes a diferentes entidades e organi-zações pertencentes à rede Social, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

CONsElHO lOCAl dE AçãO sOCIAl dE BRAgANçA

Page 42: Bragança acontece n#2

42

AçãO SOCIAL | HABITAçãO SOCIAL | SAÚDE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

O Presidente da Câmara Mu-nicipal de Bragança, Hernâni Dias, é, desde o dia 30 de maio, padrinho de uma das novas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Bragança. Benzidas em dia de festa, no âmbito da comemoração dos 125 anos da corporação, uma das viaturas foi oferecida pelo Município de Bragança e a ou-tra adquirida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

mUNICíPIO dE BRAgANçA APAdRINHA AmBUlâNCIA

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, prestou homenagem aos milhões de refugiados em todo o mundo, a 20 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do refugiado.O evento, que teve lugar no Centro Distrital de Bragança do Instituto da Segurança Social, realizou-se no âmbito da campanha mundial.  Desenvolvida pelo Alto Comissariado das nações Unidas para refugiados, com vista à sensibili-zação da opinião pública para a situação desta população.

dIA mUNdIAl dO REfUgIAdO 

Page 43: Bragança acontece n#2

43

OBrAS | UrBAnISMO | InFrAESTrUTUrAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Foram aprovadas, as propostas de deli-mitação de Área de reabilitação Urba-na (ArU) das Cantarias e São João de Deus. Este projeto foca-se na promoção de melhores condições urbanas e am-bientais e que permitam gerar um ter-ritório com uma identidade reforçada, mais coeso e apto a atrair moradores e novas oportunidades dinamizadoras do seu tecido económico e social.

APROvAdAs dUAs NOvAs áREAsdE REABIlITAçãO URBANA

O Município de Bragan-ça aposta na promoção económica e em fazer do Concelho de Bragança um território mais com-petitivo, melhorando e implementando, para isso, condições para o tecido empresarial, ten-do em vista a criação de riqueza e empregos. É neste âmbito que vai ser concretizada a amplia-ção da Zona Industrial das Cantarias – Fase II, no valor de 4,8 milhões de euros, tendo um pra-zo de execução de 720 dias.

AmPlIAçãO dA zONA INdUsTRIAl dAs CANTARIAs

Page 44: Bragança acontece n#2

44

OBrAS | UrBAnISMO | InFrAESTrUTUrAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

1 - Obras de beneficiação dos passeios na Avenida Abade de Baçal e na entrada sul de Bragança.2 - Execução de passeios na rua Dr. Abílio Vaz das neves e na rua Miguel Torga. Investimento global: 83,85 mil euros.3 - repavimentação da rua de Vale d´Álvaro. Inves-timento global: 150,42 mil euros.4 - Construção de rotunda junto do acesso aos Ser-viços Sociais do IPB. Investimento global: 99,25 mil euros.5 - Elevação de passadeiras na Av. de Santa Apo-lónia.6 - Enchimento de caminhos rurais e trabalhos de manutenção e limpeza da rede viária municipal.

váRIAs OBRAs / PROjETOs

1

1

1

1

2

3

4

5

6

Page 45: Bragança acontece n#2

45

OBrAS | UrBAnISMO | InFrAESTrUTUrAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

7 - remodelação do Parque de Campismo Municipal. Investimento global: 388,29 mil euros. 8 - Centro Interpretativo da Cultura Sefardita do nordeste Transmontano. Investimento Global: 1,1 mi-lhão de euros.9 - Abertura de procedimento concursal para exe-cução de obras de Melhoria da Eficiência Energéti-ca no Bairro Social da Coxa, com um preço base de 1.310.795,50 euros (+IVA).10 - Beneficiação e Pavimentação das vias munici-pais E.M. 537 de Santa Comba de rossas a Pinela preço base 345.000 euros (+IVA).

7

9

10

8

8

7

Page 46: Bragança acontece n#2

46

TExTO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO46

TrAnSPOrTES | EnErGIA | AMBIEnTEÁGUAS | PrOTEçãO CIVIL

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Bragança integra, desde o dia 15 de janeiro, o consórcio do projeto ClimAdaPT.Local - Estratégias Municipais de Adaptação às Al-terações Climáticas. A cerimó-nia, que incluiu a assinatura do protocolo e o seminário de lan-çamento do projeto ClimAdaPT.Local, decorreu no Salão nobre da reitoria da Universidade de Lisboa, com a presença do Pre-sidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, dos representantes das restantes 25 autarquias que também cele-braram o protocolo, bem como do Secretário de Estado do Am-biente, Paulo Lemos, que encer-rou a sessão.

BRAgANçA INTEgRA PROjETO ClImAdAPT.lOCAl

O Município de Bragança dedicou dois dias à come-moração do Dia da Árvo-re, em que participaram mais de 300 crianças do 4.º ano de Escolas do Concelho de Bragança. A 19 de março, a planta-ção de árvores decorreu num jardim contíguo à Ciclovia da Mãe d´Água, numa área habitacional recentemente interven-cionada. no dia 20 de março, foi a vez da vila de Izeda “receber” árvo-res plantadas pelas mãos dos mais pequenos. Foi, ainda, distribuído um cubo didático a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do Concelho de Bragança, do ensino público e priva-do, com o objetivo de sen-sibilizar os alunos para a importância na preser-vação das florestas.

dIA dA áRvORE CElEBRAdO POR CENTENAs dE CRIANçAs

Page 47: Bragança acontece n#2

47

TExTO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO 47

TrAnSPOrTES | EnErGIA | AMBIEnTEÁGUAS | WPrOTEçãO CIVIL

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

22 elementos da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança estiveram envolvidos, na noite de 23 de abril, na operação de extin-ção de uma fuga de gás inflamável, na Aveni-da Bragança do Pará. O simulacro, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, contou

sERvIçO mUNICIPAl dE PROTEçãO CIvIl TEsTA UNIdAdE AUTóNOmA dE gás

20 xispas já “rodam” por toda a cidade de Bra-gança.O projeto, implementado pelo Município de Bra-gança, contempla a instalação de 20 bicicletas elétricas partilhadas, em locais estratégicos como a Estação rodoviária, a Praça da Sé e o Institu-to Politécnico de Bragança, podendo ser utiliza-das por qualquer pessoa. Para tal, basta efetuar o registo e solicitar o cartão no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Bragança ou no Posto de Turismo.

xIsPA já CIRCUlA Em BRAgANçAO sistema de bicicletas elétricas partilhadas fa-cilita, assim, a deslocação dos cidadãos no Cen-tro Histórico, de forma a revitalizar esta zona da cidade. Este sistema permite, também, intensi-ficarmos o uso das ciclovias, reabilitando os es-paços urbanos existentes e contribui para uma melhoria da ligação entre os transportes públicos e os equipamentos coletivos existentes no centro histórico.Até 30 de junho, 165 pessoas já se tinham regista-do para utilizarem a xispa.

com o apoio de duas viaturas de combate e uma ambulância, decorreu na Unidade Autónoma de Gás, e teve como objetivo o treino da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança em caso de ocorrência de fugas de gás inflamável.

Page 48: Bragança acontece n#2

48

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

AlfAIãO

Inauguração de Centro de Convívio, a 17 de maio. Apoio de 40 mil euros do Município de Bragança.

I Feira do Cebolo, junto ao Parque da Senhora da Veiga, a 17 de maio.

COElHOsOObras de requalificação do Santuário de Santo António. Apoio do Município de Bragança: de 20 mil euros

Page 49: Bragança acontece n#2

49

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

EsPINHOsElA

Pavimentação da rua Entre as Eiras, em Cova de Lua

Pavimentação da Travessa Prof Dionísio Gonçalves, em Espinhosela

Pavimentação da rua da Veiga, em Terroso

repavimentação das ruas da Forja e do Carril, em Vilarinho

Page 50: Bragança acontece n#2

50

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Trabalhos de reparação/restauro do bar junto ao recinto de festas. (Interior e exterior)

Limpeza de algumas zonas da aldeia e caminho rurais e abate de árvores para garantir a segurança.

Festa de encerramento de anoGinástica Sénior.

gImONdE

gOsTEI

Arranjo de caminhos

requalificação de lagar

Page 51: Bragança acontece n#2

51

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

mACEdO dO mATO

Calcetamento e drenagem da rua principal em Macedo do Mato requalificação dos cemitérios de Frieira e Sanceriz

requalificação do ribeiro das Eiras em Macedo do Mato

requalificação no Bairro do Couto

NOgUEIRA

Page 52: Bragança acontece n#2

52

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

PINElA

Centro Interpretativo da Cerâmica de Pinela . Custo global da obra: 95,40 mil euros. FEDEr: 80%

Parque Infantil no Centro de Interpretação da Cerâmica Limpeza de cemitério em Pinela

Construção de cozinha, pintura e calcetamento na Escola de Quintela de Lampaças,

financiada a 50% pelo Município de  Bragança.

QUINTElA dE lAmPAçAs

Colocação de manilhas na “rua

das Frangas”

RABAl

Limpeza e ligação de águas da “Fonte

de Mergulho”

Page 53: Bragança acontece n#2

53

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Visita ao Santuário de Lourdes e ao Santuário de Covadonga. 27,28 e 29 de junho

Dia da Festa dos reis: desfile pelas ruas da aldeia de Salsas. 3 de janeiro

Visita ao presépio de S. Paio de Oleiros e às caves do vinho do Porto no mês de março

sAlsAs

II Feira do Pão e dos Produtos da Terraem Samil. 28 de junho

sAmIl

Page 54: Bragança acontece n#2

54

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Construção de passeios na rua Poça das Pombas

s. PEdRO dOs sARRACENOs

Passeio BTT - rota do Calabeiro

Construção de ETAr

Calcetamento da rua da Voltinha (refoios)

zOIO

Calcetamento da ruado cemitério (Zoio)

Construção de uma casa de banhoem habitação familiar (Zoio)

Construção de escadas para acesso ao tanque (refoios)

Page 55: Bragança acontece n#2

55

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

UNIãO dAs fREgUEsIAs dE CAsTRElOs E CARRAzEdO

Limpeza de caminhos em Conlelas

Construção de canal de regadio de Alimonde

Construção de muro em Alimonde

reconstrução de canal de regadio em Alimonde

reconstrução de Poça de regadio em Alimonde

Canal de regadio em Conlelas

Page 56: Bragança acontece n#2

56

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

xVI Feira do Folar de Izeda.27 a 29 de março.

UNIãO dAs fREgUEsIAs dE IzEdA, CAlvElHEE PARAdINHA NOvA

30.ª Festa de Fronteira em Honra de n.ª Sr.ª de Fátima, a 10 de maio.Petisqueira/Villarino de Manzanas

UNIãO dAs fREgUEsIAs dE sãO jUlIãO dE PAláCIOs E dEIlãO

Construção do parque infantil de Palácios

Construção de tranque de rega em Vila Meã

Construção de muro de suporte e gradeamento no Largo da Fonte de Baixo em São Julião

Page 57: Bragança acontece n#2

57

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

UNIãO dAs fREgUEsIAs sé, sANTA mARIAE mEIxEdO

Jantar “Viagens” 2015

Dia da Mulher

Torneio Futebol de rua

“Troka-te dospés à cabeça”

Seminário OE2015

VI Torneiode xadrez

Page 58: Bragança acontece n#2

58

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Viagem a Peñiscola (Espanha)

UNIãO dAs fREgUEsIAs sé, sANTA mARIAE mEIxEdO

Trabalhos de beneficiação de passeios na rua nova S. Bento

Trabalhos de beneficiação de passeiosna rua Miguel Torga

Comemoração do São João

Page 59: Bragança acontece n#2

59

COOPErAçãO TrAnSnACIOnAL

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Uma vez mais, Bragança foi a “capital” da multi-culturalidade. no dia 24 de janeiro, mais de 350 pessoas, imigrantes e estudantes em programas de Mobilidade, de 21 nacionalidades diferentes, marcaram presença no xI Encontro “Bragança e a Comunidade Internacional”, com o objetivo de fomentar o convívio e a partilha de diferentes cul-turas, entre pessoas de distintas origens e de lhes mostrar como Bragança é um território inclusivo, que os acolhe bem e os integra.

xI ENCONTRO “BRAgANçA E A COmUNIdAdEINTERNACIONAl”

Foi dado mais um passo no reforço da Cooperação transfronteiriça. no dia 27 de janeiro o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, reuniu em Bragança com o Presidente da Dipu-tación de León, Emílio Orejas, com o objetivo de analisar a evolução dos procedimentos adminis-trativos para a criação do AECT León-Bragança, assim como avaliar futuros projetos a implemen-tar no curto e médio prazo, no âmbito do novo quadro comunitário Europa 2020, em áreas con-sideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável das duas regiões.

BRAgANçA E lEóNEsTREITAm COOPERAçãO

no dia 21 de fevereiro de 2015 realizou-se um jan-tar/convívio na localidade de Groslay, situada a 30 km de Paris, França, promovido pela Associa-ção “Os Transmontanos”, com o objetivo principal de angariar receitas a favor de uma instituição de solidariedade de Bragança, para além de ter pro-porcionado importantes momentos de convívio e confraternização entre os participantes.Esta iniciativa solidária contou com a presença de 205 emigrantes portugueses, sendo maiorita-riamente naturais do Concelho de Bragança, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança e do Presidente da Direção dessa Associação, Abílio Alves, natural de Bragada, Freguesia de Quintela de Lampaças.

EvENTO sOlIdáRIO Em gROslAy, fRANçA

Page 60: Bragança acontece n#2

60

COOPErAçãO TrAnSnACIOnAL

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

A ligação rodoviária Bragança – Puebla de Sa-nabria (Espanha) e a ampliação do Aeródromo Municipal de Bragança, para Aeroporto regional, foram assuntos abordados na 23.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realizou na Coru-nha, no dia 19 de fevereiro.O encerramento da 23.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que coincidiu com o 25.º aniversário da Cooperação Transfronteiriça, foi presidido pelo Presidente da república de Portugal, Aníbal Ca-vaco Silva, e pelos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia Ortiz.

23.ª AssEmBlEIA gERAl dO EIxO ATlâNTICO

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, recebeu nas instalações do Município de Bragança, no dia 30 de março, o Diretor do Instituto da Juventude da república Democrática de São Tomé e Príncipe, Jozino da Veiga, onde abordaram a possibilidade de concretização de políticas e projetos de cooperação na área da juventude.

COOPERAçãO PElA jUvENTUdEAvaliar formas de colaboração com o Mu-nicípio de Bragança. Foi com esse objetivo que o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos (Cabo Verde), Franklin Tavares, reuniu com o Presidente da Câ-mara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, no dia 4 de maio, nas instalações do Município de Bragança.

mAIs COOPERAçãO

Page 61: Bragança acontece n#2

61

COOPErAçãO TrAnSnACIOnAL

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

no ano em que Portugal comemora os 40 anos do Poder Local, o Município de Bragança iniciou a cooperação com a república Democrática de Ti-mor-Leste, no processo de descentralização admi-nistrativa, tendo em vista a criação de Municípios Timorenses.Assim, no âmbito do protocolo de cooperação, as-sinado em 21 de março de 2013 e na sequência do convite do Governo Timorense, entre os dias 16 e 23 de maio de 2015, em representação do Município de Bragança, o Chefe de Gabinete, Miguel Abru-nhosa, conjuntamente com mais 13 Municípios portugueses, participou em ações e iniciativas em Timor-Leste, com destaque para a IV Conferência Internacional sobre Descentralização Administra-tiva e Poder Local e para a Comemoração do xIII Aniversário da restauração da Independência.

BRAgANçA COOPERA COm TImOR-lEsTE

Foi aprovada, a 9 de junho, a candidatura reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica pela UnESCO. A denominação de “reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica” é um selo de excelência, atribuído a um território onde a simbiose entre o Homem e a Biosfera é plena. Este projeto, cofinanciado pelo POCTEP, foi desenvolvido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASnET (Zamora, Sa-lamanca, nordeste Transmontano), através do qual visa potenciar o turismo, aliando a marca UnESCO à conservação da natureza, aos produtos regionais certificados e à cria-ção de novas oportunidades de emprego.A reserva da Biosfera Meseta Ibérica com 1.132.606 hectares engloba quatro Parques naturais (Lago de Sanabria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero), o Parque natural regional do Vale do Tua e diversos espaços rede natura 2000. Integra, assim, os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Fi-gueira de Castelo rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vi-mioso, Vinhais, 48 municípios da província de Zamora e 27 municípios da província de Salamanca.

UNEsCO APROvOU “REsERvA dA BIOsfERATRANsfRONTEIRIçA mEsETA IBéRICA”

Page 62: Bragança acontece n#2

62

MUnICÍPIO DE BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Bragança, a nona cidade mais antiga de Portu-gal, comemorou os 551 anos de Bragança Cidade, no dia 20 de fevereiro, com a abertura oficial do Festival do Butelo e das Casulas, pela manhã, na tenda instalada na Praça da Sé, em pleno Centro Histórico, onde 19 expositores deram a conhecer alguns dos melhores produtos da gastronomia bragançana. Pela tarde, o evento teve lugar na Sala de Atos do Município de Bragança (no Teatro Municipal de Bragança) e foi dedicado, sobretudo, à temá-tica da “Interioridade”, com as jornadas “O Direi-to e a Interioridade: coesão territorial e relações transfronteiriças”, tendo incluído a celebração do Protocolo de Colaboração entre o Município de Bragança e o Instituto de História do Direito e do Pensamento Político, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Este protocolo visa insti-tuir o Observatório da Interioridade e tem por ob-jeto o estudo dos aspetos jurídicos envolvidos no fenómeno da interioridade.Seguiram-se Jornadas “O Direito e a Interiorida-de: coesão territorial e relações transfronteiriças”, cuja conferência inaugural esteve a cargo do Pro-fessor Adriano Moreira, seguida das intervenções de Professores da Faculdade de Direito da Univer-sidade de Lisboa, Eduardo Vera-Cruz, Duarte no-gueira, João Miranda e Domingos Farinho. O programa da comemoração dos 551 anos de Bragança Cidade terminou com a atuação da Banda Filarmónica de Bragança, no Teatro Muni-cipal de Bragança.

COmEmORAçãO dOs 551 ANOs dE BRAgANçA CIdAdE

Page 63: Bragança acontece n#2

63

MUnICÍPIO DE BrAGAnçA

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

1 . Condecoração “Ordem da Instrução Pú-blica, grau de Grande-Oficial”, atribuída a V. Exa. por Sua Excelência O Presidente da re-pública Portuguesa a Dionísio Gonçalves.

2. Jovem médico da ULSnE, rui Terras Ale-xandre, distinguido pela Sociedade Portu-guesa de Medicina Interna, com o primeiro prémio na Categoria de Melhor Imagem em Medicina.

3. Jovem médica da ULSnE, Tânia Afonso, distinguida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, com o primeiro prémio na Categoria de Melhor Poster.

4. Pedro xavier, emigrante em Londres, Di-retor/sócio da empresa PLS COnSULTAnTS, recebeu o Prémio Diploma de Mérito Empre-endedorismo na Diáspora 2015.

5. Jovem modelo, Bruna Monteiro , partici-pou, em maio de 2015, no Miss 7 Continents 2015 (Turquia), tendo alcançado o 4.º lugar.

RECONHECImENTO AO méRITO

1

2

3

4

5

Page 64: Bragança acontece n#2

64

BrAGAnçA InTELIGEnTE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

no dia 21 de janeiro, realizou-se, em Santander, Espanha, o Fórum Internacional Smart City, sob o tema “Live in a Living City”, com a participação de vários especialistas mundiais e responsáveis pela governança de cidades, de várias partes do mundo, nomeadamente: Boston (EUA), Medellin (Colombia), Santa Fé (Argentina), Paris (França), Santander, Zaragoza e Lorca (Espanha) e Bragan-ça (Portugal).Bragança foi a única cidade portuguesa convida-da a apresentar os vetores, de médio e longo pra-zo, definidos como estratégicos para transformar este território num centro de incubação por exce-lência, sustentável, intelectual, inovador, criativo, autêntico, criando uma marca própria forte, de afirmação no espaço regional, nacional e interna-

O Município de Bragança (a par de Lisboa, Oeiras e Porto) lidera o ranking do estudo “Portuguese Smart Cities Index 2015” (Cidades Portuguesas In-teligentes).Os quatro municípios aparecem em destaque em termos de políticas, estratégia e projetos imple-mentados pelos diferentes “stakeholders” relativas ao Governo, edifícios, mobilidade e energia e ser-viços inteligentes, apresentando todos (à exceção do Porto) uma performance económica, demo-gráfica e de utilização das TIC bastante acima da média. Estes resultados surgem no âmbito do estudo “Portuguese Smart Cities Index 2015” que analisou 47 indicadores em 50 municípios, com o objetivo de avaliar, de forma independente, os municípios portugueses no sentido de estabelecer um ponto de referência para o desenvolvimento futuro das cidades nacionais. Abaixo do top 4, encontram-se 15 municípios “competidores” e 31 “seguidores”.

BRAgANçA PARTICIPA NO fóRUm INTERNACIONAl smART CITy

BRAgANçA NO TOP 4 dO“PORTUgUEsE smART CITIEs”

cional, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através da criação de riqueza e emprego, nomeadamente para os jovens.

Page 65: Bragança acontece n#2

65

BrAGAnçA InTELIGEnTE

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Page 66: Bragança acontece n#2

66

dEsTAQUEsAGEnDA CULTUrAL

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

festas de Bragança18 a 22 de agostoParque do Eixo Atlântico

mais informação em www.cm-braganca.pt

Bragançajovem

1 a 12 de agosto

Orquestra fervença12 de agosto

Water slidefestival

1 e 2 de agosto

Page 67: Bragança acontece n#2

67

OrçAMEnTO PArTICIPATIVO

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO

Eu participo!

Sabia que pode contribuir para melhorar a vida dos cidadãos da sua comunidade?

Pode apresentar (até 16 de agosto) propostas de projetos, nas mais diversas áreas, que vão beneficiar o Concelho de Bragança, e votar naquele que mais lhe agradar.

Para isso, basta inscrever-se em http://participar.cm-braganca.pt, pensar numa boa e exequível proposta de projeto e submetê-la para votação pública, por parte dos cidadãos. Caso seja uma das mais votadas, a sua proposta será concretizada em 2016.

O Orçamento Participativo é um instrumento central da estratégia do Executivo Mu-nicipal no reforço do envolvimento de todos os cidadãos na definição das priorida-des de governação local, fomentando a promoção de uma cidadania mais ativa, participativa, dinâmica e responsável. Para tal, o Município de Bragança “destinou” 200 mil euros para a execução de projetos apresentados através do Orçamento Par-ticipativo Geral e 40 mil euros para o Orçamento Participativo Jovem. Assim, os ci-dadãos, com idade superior a 16 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no Concelho de Bragança podem apresentar, até ao dia 16 de agosto, as suas propos-tas, que, depois de validadas, irão a votação (de 15 a 30 de setembro de 2015).

Page 68: Bragança acontece n#2

BRAGANÇA ACONTECE 2015 JANEIRO A JUNHO68

CEnTRO DE aRTE COnTEmpORânEa gRaÇa mORaISO Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, inaugurado em junho de 2008, tem origem no protocolo celebrado em fevereiro de 1999 entre os muni-cípios de Bragança e Zamora.

Situado em pleno centro histórico da cidade, entre duas importantes artérias da cidade, a rua Abílio Beça e a Emídio navarro e com vista privilegiada para a centenária Praça da Sé, ocupa um edifício do Séc. xVIII mandado edificar por Francisco xavier da Veiga Cabral e adquirido posteriormente por José Sá Vargas.

Em 2009, o projeto do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (da auto-ria de Souto de Moura) foi distinguido com o Prémio Internacional de Arqui-tectura, atríbuido pelo “The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design”, EUA, em parceria com o “The European Centre for Architecture and Urban Studies”.

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais rua Abílio Beça, 105 | 5300 – 011 BragançaTel: (351) 273 302 410E-mail: [email protected] De Terça-Feira a Domingo: Manhã: 10h00 - 12h30 | Tarde: 14h00 - 18h30 Encerra à segunda-feira