brasil no contexto mundial em energia solar fotovoltaica

21
Energia Solar Fotovolta ica Bras il

Upload: thales-araujo

Post on 15-Apr-2017

420 views

Category:

Business


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica

Brasil

Page 2: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Brasil noContexto Mundial

de Energia

Page 3: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

“A questão não é só a possibilidade de racionamento, mas o alto custo de operação

das termelétricas, que acaba acumulando uma dívida a ser paga pelos consumidores”

Roberto d’Araújo, professor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ.

Page 4: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Especialistas no setor elétrico não têm dúvida ao afirmar...

“A falta de investimentos em infraestrutura foi a principal causa da crise elétrica de 2001, fato potencializado pela escassez de chuvas no período. ”

Page 5: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Especialistas no setor elétrico não têm dúvida ao afirmar...

“Em 2001, ano em que o país viveu a pior crise energética de sua história, motivada pela falta de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas e, principalmente, pela diminuição nos investimentos na infraestrutura de distribuição de energia.”

Page 6: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Entre as dez maiores obras do PAC 2, segunda parte do programa econômico de aceleração do crescimento implantado pelo governo federal em 2010, quatro dizem respeito à produção de energia elétrica no país. Duas delas, as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, já entraram parcialmente em operação, enquanto a hidrelétrica de Belo Monte e a nuclear Angra 3 ainda estão longe de ter suas obras concluídas. Além da demora, causada pelo cenário econômico adverso, a construção de megaprojetos como Belo Monte desperta a preocupação de ambientalistas e movimentos sociais por causa do alagamento de áreas para a construção de reservatórios de água, que provoca a destruição de florestas e o deslocamento das populações locais da região do rio Xingu, no Pará. Com custo estimado em R$ 30 bilhões, a usina produzirá mais de 11 mil megawatts de eletricidade, tornando-se a terceira maior hidrelétrica do mundo. A previsão é que Belo Monte entre em operação parcial ainda este ano, mas só tenha suas obras completamente concluídas em 2019.

Brasil - Previsão de Investimentos

Page 7: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Brasil - Previsão de Investimentos

Page 8: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar no BrasilEm 2014, o país contava com 33 megawatts de energia solar instalada.Esse número é dez vezes superior em relação ao ano de 2010.

Com o barateamento das placas responsáveis por captar a energia do Sol e transformá-la em eletricidade, o Brasil finalmente despertou para essa opção em outubro de 2014, quando um leilão disponibilizou 890 megawatts para empresas interessadas.

“O governo só esperava utilizar a matriz solar daqui a muitos anos, mas as empresas entenderam que é possível produzir a preços competitivos”, afirma Mauro Passos, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina.

Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, de 2012, estabelece que clientes residenciais e comerciais têm o direito de instalar painéis fotovoltaicos e abater das contas essa microgeração.

Page 9: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Matriz Energética Brasileira

Page 10: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Potencial da Energia Solar no BrasilO crescimento da energia solar se dará em três frentes. Primeira, a baixa tensão, formada pelos consumidores residenciais e o pequeno comércio, que poderá investir na instalação de painéis fotovoltaicos e abater da conta o que vier a gerar. O segundo movimento será conduzido por shoppings e supermercados, que teriam uma alternativa para reduzir os gastos com energia. A terceira frente será a dos parques solares.

Presidente da Empresa de Pesquisas Energéticas, responsável pelo planejamento estatal, Mauricio Tolmasquim.

Page 11: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Painel Energia Renovável no Mundo

Page 12: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Alemanha: Instalou o Milionésimo Sistema de Energia Fotovoltaica;Itália: Implantou 9,3 GW em Instalações Fotovoltaicas;Japão: Alcançou 95% de capacidade em sistemas residenciais;Estados Unidos: Dobrou a Capacidade Instalada alcançando 4 GW;

Energia Solar Fotovoltaica no Mundo

Page 13: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica no MundoA Energia solar representa 26% da energia renovável instalada no planeta e é a terceira principal fonte de geração de eletricidade. Levantamento divulgado recentemente pela Associação Europeia da Indústria Fotovoltaica (Epia, na sigla em inglês), indicou que em 2012 a capacidade acumulada de geração de energia fotovoltaica no mundo atingiu pouco mais de 102 Gigawatts (GW). Por ano, estas instalações poupam 53 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2).

Page 14: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica América Latina 2014

• 625 MW de Painéis Solares foram instalados na AL em 2014, representando crescimento de 370% em relação à 2013.

• As maiores regiões em energia solar são Chile, México e Brasil, respectivamente.

• Estima-se que a região instale 2 GigaWatts em 2015, um crescimento de 237% em relação à 2014.

• Espera-se que os maiores mercados em 2015 sejam Chile, Honduras e México.

Page 15: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Potencial Brasileiro InesgotávelO Brasil ainda não possui uma participação expressiva, isso se deve, em grande parte ao elevado preço tecnológico, mas os avanços no setor criam boas estimativas para o mercado. De acordo com a Bloomberg (2012) o Brasil é um dos países que atingiram o “grid parity” (paridade de rede), o que permite afirmar que em alguns casos a instalação de módulos solares em substituição a compra de eletricidade da rede já é um investimento vantajoso.

O Brasil é privilegiado pela abundante radiação solar, onde o sol aparece em média 280 dias por ano.

Page 16: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Brasil fica atrás de Chile e MéxicoO México instalou 67 megawatts de painéis em 2014, ante 72 em 2013. Mas isto não exclui o mercado mexicano como uma potência em energia solar. De acordo com o analista do GTM Research, Adam James, “a real oportunidade para o México está por vir”. Ele aponta uma taxa de crescimento de 84% até 2018, com uma capacidade acumulada de 3,3 Gigawatts até lá.

Apesar de ficar em terceiro lugar no ranking, o Brasil não fez jus às expectativas. O relatório cita problemas de medição e falta de financiamento como fatores de restrição para o mercado no país.

Page 17: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Brasil fica atrás de Chile e México

O Brasil instalou 21 megawatts de PV em 2014, acima dos 19 megawatts do ano anterior. Segundo o analista Adam James, “em 2015 o cenário pode melhorar com a introdução de capital de menor custo por parte do BNDES, isenções fiscais em níveis nacional e estadual e um maior acesso ao financiamento”.

O Chile liderou a região de instalações de painéis PV em 2014, ficando ¾ acima do total da América Latina. Somente no quarto trimestre de 2014, o Chile, sozinho, instalou o dobro do total de toda a América Latina em 2013.

Page 18: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica

Charge

Page 19: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica
Page 20: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica
Page 21: Brasil no Contexto Mundial em Energia Solar Fotovoltaica