brasiletros em foco · queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a...

12
EM FOCO Portfólio dos investimentos Brasiletros altera Taxa de Juros Pág. 8 Pág. 7 BRASILETROS Educação financeira e previdenciária Conheça o Programa EDUcativo da Brasiletros. Aprenda a arte das finanças e conheça o segmento de previdência. EMPRÉSTIMO PESSOAL BRASILETROS, comece 2013 com suas contas em dia

Upload: others

Post on 19-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

EM FOCO

Portfólio dos investimentos

Brasiletros alteraTaxa de Juros

Pág. 8Pág. 7

BRASILETROS

ogr

Educação financeirae previdenciáriaConheça o Programa EDUcativo da Brasiletros.Aprenda a arte das finanças e conheça o segmento de previdência.

EMPRÉSTIMOPESSOAL BRASILETROS, comece 2013com suas contasem dia

Page 2: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

Parece que o planeta Terra está se sacudindo em todos os sentidos... Diariamente, estamos nos deparando com eventos de abalos econômicos, sociais, sísmicos, enfim, de toda a sorte. Acho que Deus levantou o dedo para que toda a

humanidade reflita sobre os caminhos percorridos até agora.

Se avaliarmos as condições climáticas, qualquer um verifica que o limite de saturação está próximo ou já chegou. Os abalos sísmicos, furacões, tempestades, degelo da calota polar, contrastando com regiões de extrema seca, demonstram, nitidamente, o quão vulnerável encontra-se o nosso sofrido planeta. As condições de diversas sociedades estão abaladas por conflitos, miséria e degradação humana.

E a Economia? Essa, diz respeito diretamente ao nosso segmento previdenciário, na medida em que envolve investimentos de recursos, atividade fundamental para a garantia dos benefícios dos participantes das Entidades de Previdência Complementar, passa também por profundas turbulências.

Este tema é tão importante que mereceu a atenção especial do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão realizado pela ABRAPP no mês de Outubro de 2012.

E é essa economia, que envolve e revolve todo o planeta, que também está em um momento de transição, motivo pelo qual o carro-chefe do referido Congresso foi a “Transição para um novo tempo”.

Mas se não podemos efetivamente interferir nos aspectos climáticos e sociais (e até temos como, mas não é esse o foco que quero me deter aqui), estamos inexoravelmente inseridos nos aspectos econômicos, já que somos agentes diretos desse processo.

Se tirarmos o foco da turbulência global, e isto é difícil neste mundo tão globalizado, temos matéria de sobra para nos debruçarmos internamente. No Brasil, a queda da taxa de juros, a necessidade de incremento nos setores de infraestrutura, a enorme demanda por mão de obra especializada, a busca por investimentos alternativos, e tantos outros, são pontos a serem atentamente avaliados para o avanço dos novos tempos no nosso segmento.

É consenso de todos os setores da economia, tanto no aspecto pessoal como institucional, que pessoas e organizações (e aí destaco os Fundos de Pensão) terão que aprender a conviver com maiores riscos se quiserem obter maiores rentabilidades nos seus investimentos.

E por isto mesmo, alerta-se tanto para a implementação de controles internos e avaliação de riscos, visando coabitar-se da melhor forma, e prudentemente, diante do atual momento de crise mundial e setorial que estamos vivenciando em todos os aspectos (climático, social, econômico etc.).

Sempre ouvi dizer que as crises, além de criar oportunidades, servem para reflexão e promovem mudanças em busca de um mundo melhor...

Estamos exatamente nesse momento, no olho do furacão, na “Transição para um novo tempo”. Mas estamos conscientes, no que nos diz respeito, tendo em vista que a Brasiletros vem desenvolvendo estudos para melhorar a sua performance em todas as áreas em que atua.

Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o site institucional e o “hot site” Educativo, e apreciando as novidades que estamos oferecendo -, nos colocando à disposição para o esclarecimento de dúvidas que possam existir. Essa também é nossa missão.

Luís Carlos Silva MirandaDiretor-Presidente

Editorial

Resumo

2

04. Perfil

12. Notas Diversas

07. Investimentos

08. Meta Atuarial

05. Empréstimo Pessoal

06. Saúde e Bem Estar

09. Avaliação Institucional

11. Educação Previdenciária

Page 3: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o
Page 4: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

Aos 72 anos, Humberto Rocha tem um longo tempo de serviços prestados à BRASILETROS.

Membro do Conselho Fiscal de 2002 a 2011, e atual membro do Conselho Deliberativo, cujo mandato encerra-se em 2015, Humberto tem vasta bagagem no que diz respeito à Seguridade Social e representou os conselheiros da BRASILETROS no 33º Congresso dos Fundos de Pensão.

Nas linhas abaixo, traçamos o perfil deste profissional, contando um pouco de sua vivência, suas preferências e um pouco de sua visão sobre a BRASILETROS.

HUMBERTO ROCHA

Brasiletros em Foco: – Quando começou a trabalhar?Humberto: - Comecei a trabalhar no comércio aos 14 anos, em uma pequena padaria de São Gonçalo, junto com meu Pai.Em agosto de 1959, fui para a Prefeitura Municipal de São Gonçalo onde fiquei até agosto de 1962, quando fui contratado pelo Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais onde trabalhei até setembro de 1966, ano de minha formatura em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense.Ingressei na CBEE-Cia Brasileira de Energia Elétrica em março de 1967, onde me aposentei em abril de 1992.

BF: – Quanto tempo contribui para a previdência social?Humberto: - Considerando o período pós-aposentadoria, trabalhei por mais 10 anos, perfazendo 48 anos de recolhimentos para a Previdência Social.

BF: – Quando teve seu primeiro contato com previdência complementar? Humberto: - Assim que fui admitido na CBEE, foi criada a Brasiletros e imediatamente me tornei participante dela.

BF: – A mudança de mentalidade do brasileiro a respeito da previdência privada já mudou?Humberto: - Digo que jovens, em geral, não pensam em previdência, ainda mais complementar; é uma coisa cujo efeito só é sentido no momento da aposentadoria, por isso acho que deveria ser ensinado na escola.

BF: – O que falta para mudar? Se já mudou, o que ainda falta?Humberto: - Recentemente, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo-Funpresp-Exe pelo Decreto nº 7.808, de 20/09/2012, tratando-se de uma grande mudança.

BF: – Como classifica sua participação no 33º Congresso de Fundos de Pensão? Humberto: - O Congresso foi realizado tendo como referência a Previdência dos Funcionários Públicos do Poder Executivo-Funpresp e a queda da taxa de juros com a consequente redução da taxa de desconto para avaliação do valor presente dos passivos das fundações.Com a taxa de juros em queda, as fundações não conseguem mais aplicações para seus ativos como vinha acontecendo, o que obriga os gestores financeiros a dirigirem sua atenção para ativos de maior risco.

BF: – Tendo como parâmetro sua participação, o que a BRASILETROS ainda pode oferecer a seus participantes? Humberto: - Basicamente, o objetivo da Fundação Brasiletros é a complementação de aposentadorias, o que vem sendo feito de acordo com os planos que são administrados por ela. Qualquer benefício que, porventura, venha a ser pleiteado, deverá ser acompanhado de respectiva reserva, cuja formação é sempre feita por contribuições da patrocinadora e dos participantes.

Sr. Humberto B. da Rocha, sua esposa Sra. Lenice Fernandes da Rocha e seu neto.

Perfil

4

Page 5: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

1

2

3

5

4

Segundo a revista americana Money, em um período de 10 anos, 78% das pessoas têm algum imprevisto. E estes imprevistos normalmente demandam dinheiro para ajudar na solução. A maioria das famílias brasileiras não está preparada para enfrentar as eventualidades. Poupar e investir de maneira a formar uma reserva de emergência não é um hábito do brasileiro. Como nunca sabemos quando precisaremos dispor de uma quantia de forma imediata, o ideal é ter sempre um fundo de reserva. Porém, quando o imprevisto acontece, a maioria busca os empréstimos pessoais ou, o que é mais complexo, entram no rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial. Porém, obter recursos através de empréstimo pode ser uma solução adequada quando não se tem o fundo de reserva. Mas, esta decisão deve ocorrer de forma consciente, através de uma análise lúcida sobre sua real necessidade e os impactos à sua vida financeira e de sua família. É importante, também, saber dimensionar corretamente a quantia a ser solicitada e destinar os recursos à sua real necessidade.

Algumas perguntas que podem ajudar a tomar a decisão:

Para que preciso do empréstimo?

É importante saber a razão para avaliar se é de fato um imprevisto ou se a mesma poderia ter sido evitada (uma decisão de compra errada, um crediário desnecessário ou uma viagem que pode ser adiada, por exemplo).

Quanto preciso?

É primordial saber dimensionar corretamente a quantia a ser solicitada para que seja usada de forma racional e com um objetivo específico. Com dinheiro excedente na mão, a tendência será usá-lo com supérfluos.

Há formas de se autofinanciar?

É possível alavancar a verba necessária de outras fontes, como um trabalho excepcional, ou com seus próprios familiares, parentes, vizinhos e amigos?

Como vou pagar?

Para responder a isso é necessário estudar bem o planejamento financeiro pessoal, confirmando se existem recursos suficientes para amortizar a dívida a ser contraída.

Que tipo de financiamento é o mais adequado?

Após definir todos os itens anteriores, é preciso descobrir qual tipo de financiamento é o mais adequado. Realize uma pesquisa sobre as alternativas de empréstimo existentes no mercado e quais se encaixam em suas necessidades, identificando aquela que melhor irá atendê-lo a curto, médio e longo prazos.

Em algumas situações, o custo total do financiamento obtido junto aos agentes financeiros (taxa de juros acrescidas das despesas de impostos, documentação, taxas de abertura de crédito, garantias etc.) pode ser maior que o financiamento direto com fornecedores. Deste modo, o empreendedor deve estar sempre atento a todos os custos que envolvem um financiamento.

Empréstimo: Você precisa?

Empréstimo Pessoal

5em foco

Page 6: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

opções sem açúcar. Abacaxi, melancia, melão, limão e maracujá são as melhores opções.

É muito importante, também, o cuidado na preparação dos alimentos. O manuseio correto, a higiene, a qualidade e frescor dos produtos devem ser observados para evitar contaminação e intoxicação, já que no calor as bactérias se proliferam com maior velocidade.

Outras dicas importantes:• Prefira frutas pouco calóricas e que contenham bastante líquido, como a melancia e o melão;• Coma mais vezes e em menor quantidade. As refeições devem ser feitas de três em três horas;• Nada de fazer dietas malucas nessa estação. O segredo é se alimentar corretamente;• Utilize o sistema “a vapor” ao cozinhar legumes. Ajuda a preservar melhor os nutrientes e evita adição de gordura aos legumes;• Evite ingerir líquidos durante as refeições. Esse hábito atrapalha o processo digestivo, podendo causar gases e constipação.Aproveite o verão com saúde e energia!

AlimEntAção saudável no verão

O verão é uma das épocas mais aguardadas do ano. Além de ser o período preferido para

as férias, é um momento perfeito para o lazer e os esportes. É também a época do ano em que os termômetros atingem as temperaturas mais altas, fazendo com o que nosso organismo necessite de mais líquido e sais minerais, além de ter mais trabalho para manter a temperatura constante.

Por isso, é fundamental adotar uma alimentação saudável, leve e equilibrada, e cuidar da hidratação do organismo. Algumas regras de alimentação e cuidados com o corpo podem ajudar nesta tarefa.

A principal é dar preferência a frutas e legumes, e evitar frituras e alimentos gordurosos. Além disso, abuse dos sucos de frutas, pois eles hidratam e fornecem muitos nutrientes, mas precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Evite sucos artificiais, porque eles são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes.

Outro ótimo aliado para a hidratação é a água de coco. Ela é rica em vitaminas e minerais, contém aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes. Tem um conteúdo

eletrolítico - mineral iônico – semelhante ao plasma humano e por isso é reconhecida internacionalmente como melhor reidratante oral. A água de coco promove o equilíbrio da química do corpo, previne aterosclerose, reduz a pressão arterial e o risco de doença cardíaca, deixa o sistema imunológico mais ativo, facilita as funções renais e a digestão, e controla os níveis de glicemia no sangue. Se precisar de mais uma razão para adotar essa bebida, acrescentamos que ela tem propriedade antienvelhecimento e melhora o desempenho físico. Mas não se deve substituir a água mineral por água de coco. Beba ambas.

Alimentos ricos em carboidratos, principalmente os feitos com farinha de trigo refinada, devem ser substituídos por alimentos feitos com farinha integral. Assim, podem ser consumidos o pão, biscoito e bolo integral. Isso aliado a alimentos que contenham fibras e dão sensação de saciedade, pode permitir perder alguns quilos durante o verão.

Prefira carne branca à vermelha, pois permite melhor digestão, além de manter a pele bonita e saudável, porque o bom funcionamento do organismo ajuda a pele a respirar. Os peixes podem ser consumidos à vontade.

Deve-se ficar atento às bebidas alcoólicas. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades podem levar à desidratação e perda intensa de líquido pelo organismo. E não trazem nenhum benefício à saúde.

Se for consumir doce, prefira sorvetes e picolés de frutas, que usam água e não leite no preparo. Já existem, no mercado,

PORTFÓLIO DOS INVESTIMENTOS06. Saúde e Bem Estar

06

Page 7: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

PORTFÓLIO DOS INVESTIMENTOS

PORTFÓLIO DOS INVESTIMENTOS CONSOLIDADO (R$ Mil)

Contrib.Contratadas189.094 (18,5%)

Investimentos Estruturados13.164 (1,3%)

Imóveis 43.453 (4,2%)

Oper. c/Participantes25 (0%)

Renda Fixa 640.363(62,5%)

Renda Variável 138.732(13,5%)

POSIÇÃO : 31/12/2011Total: 1.024.831

POSIÇÃO : 31/12/2012Total: 1.178.549

RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS E INDICADORES

PORTFÓLIO DOS INVESTIMENTOS - PCA (R$ mil)

PORTFÓLIO DOS INVESTIMENTOS - PACV (R$ mil)

Renda Variável 44.107 (18,7%)

Investimentos Estruturados6.231 (2,6%)

Renda Fixa185.640 (78,7%)

Renda Variável 56.012 (20,7%)

Investimentos Estruturados11.429 (4,2%)

Oper. Participantes 1.291(0,5%)

Renda Fixa201.957 (74,6%)POSIÇÃO : 31/12/2011

Total: 235.978POSIÇÃO : 31/12/2012

Total: 270.689

POSIÇÃO : 31/12/2011Total: 783.917

POSIÇÃO : 31/12/2012Total: 903.049

OBS: Os Gráficos consolidados acima contemplam os investimentos do Plano PCA, PACV e Operações Administrativas.

Renda FixaRenda VariávelInvestimentos EstruturadosImóveisOper.com ParticipantesTotal dos InvestimentosContribuições ContratadasTotal c/Contribuições Contratadas CDIIBX-50Meta Atuarial

1,774,750,120,211,082,091,031,91

0,535,051,23

23,8712,495,75

65,793,29

23,7712,3121,66

8,419,87

12,57

Contrib.Contratadas 190.351(16,2%)

Investimentos Estruturados20.928 (1,8%)

Imóveis 68.517 (5,8%)

Oper. c/Participantes2.855 (0,2%)

Renda Fixa 729.665(61,9%)

Renda Variável 166.233(14,1%)

Contribuições Contratadas 189.094 (24,1%)

Investimentos Estuturados6.933 (0,9%)

Imóveis 43.453 (5,5%)

Oper. c/Participantes25 (0%)

Renda Fixa 449.787(57,4%)

Renda Variável94.625 (12,1%)

Contibuições Contratadas 190.351 (21,1%)

Operações c/Participantes1,564 (0,2%)

Imóveis 68.517(7,6%)

Investimentos Estruturados9.499 (1,1%)

Renda Fixa 522.897(57,9%)

Renda Variável110.221 (12,2%)

INVESTIMENTOS Dezembro/2012 %

ANO/2012%

Investimentos

07em foco

Page 8: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

Dos indicadores acima citados, o que afeta diretamente os Fundos de Pensão é a redução

da taxa de juros no mercado financeiro, que poderá ser observada com a trajetória de declínio da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que é uma taxa referencial de juros da economia. A redução teve início há mais de um ano, em novembro de 2011, quando a taxa era de 11%, tendo sido reduzida para 7,25%, em novembro de 2012.A queda da taxa de juros no país é uma mudança importante na gestão de investimentos dos Fundos, que terá a necessidade de diversificação para rentabilizar os recursos que administram o pagamento dos atuais e futuros benefícios, buscando no mercado novas formas para garantir a mudança nas hipóteses atuariais. A taxa de juros é uma das variáveis mais suscetíveis dentro do modelo de custeio dos fundos de pensão, haja vista envolver processos de capitalização com períodos longos, que vão desde a fase de acumulação das reservas até o efetivo

pagamento dos benefícios de aposentadoria. A redução

desta taxa provoca grande impacto no

Brasiletros altera Taxa de Juros e Tábua de Mortalidade dos Planos de BenefíciosA estabilidade na economia é pré-requisito para o crescimento sustentável de um país e, portanto, para uma sociedade com mais justiça. Após mais de uma década de gestão econômica dedicada à busca de solidez no controle da inflação, a esperada queda da taxa de juros no país e o controle nas contas externas e no equilíbrio fiscal, apontam que o Brasil alcançou um ciclo de crescimento sustentado, o que nos compara à economia de países do primeiro mundo.

LongevidadeA expectativa de vida da população brasileira continua aumentando e, dentro de vinte anos, o país terá um perfil demográfico muito próximo ao que se observa hoje nas nações mais desenvolvidas.A Tábua de Mortalidade atualmente utilizada para a avaliação dos compromissos da BRASILETROS é a AT-2000, que também representa um risco atuarial, de acordo com o Art. 12 da Resolução CGPC 13/2004: “Todos os riscos que possam comprometer a realização dos objetivos da EFPC devem ser continuamente identificados, avaliados, controlados e monitorados”. Atualmente, 48% dos fundos de pensão brasileiros adotam a Tábua AT-2000 nas projeções atuariais.

passivo atuarial e na determinação do custeio de um plano, dado que ela representa a expectativa de retorno dos investimentos no longo prazo. A rentabilidade dos investimentos é fundamental para que o sistema funcione normalmente, pois caso não conquiste o retorno esperado, certamente faltarão recursos para honrar os compromissos. Por isso, a adequação da taxa de juros deve ser cuidadosa e estar em consonância com a política de investimentos das contribuições recebidas e já capitalizadas. Neste sentido, a taxa de juros deve representar a expectativa da taxa de rentabilidade dos ativos financeiros do Plano no longo prazo, e não resultados de oscilações no curto prazo.Atualmente, menos de 60% dos fundos de pensão brasileiros utilizam taxas inferiores ao teto de 6% nas projeções atuariais.

61% 49% 43%

2009

6%

2010 2011

11%17% 22%

23% 29% 31%

5% 5% 4%

0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%

100%

entre 5% e 6%

Taxas de Juros adotadas nas EFPCs

5% menos que 5%

53% 45% 42%

2009

OUTRAS

2010 2011

38% 45% 48%

0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%

100%Tábuas adotadas pelas EFPC

RP2000 IBGE

AT-2000 AT-83

Meta Atuarial

8

Page 9: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

Avaliação AtuarialPara determinar o dimensionamento das Reservas Matemáticas necessárias aos compromissos da Fundação para com os seus participantes, anualmente o atuário oficial (profissional que avalia as reservas, custeio e os riscos relacionados com os planos de benefícios, visando mantê-los permanentemente equilibrados) realiza a Avaliação Atuarial, e estima uma série de eventos futuros, chamados Hipóteses ou Premissas Atuariais que consideram as expectativas econômicas, financeiras, biométricas, experiência estatística, políticas de recursos humanos etc. e, com base nessas informações, faz projeções que, em um determinado momento ou ambiente, são consideradas praticamente ”certas” e que, com o decorrer do tempo ou mudanças no entorno, podem ser vistas como improváveis, tal como a queda das taxas de juros no Brasil e o aumento da expectativa de vida da população brasileira, as quais vêm desenhando uma nova realidade para os Fundos de Pensão, que precisam se adequar a esse novo cenário. Nesse sentido, o atuário deverá rever seus estudos, para que os custos do Plano e as Reservas Matemáticas estejam adequados.Desde 2009, a Diretoria da Fundação vem realizando estudos sobre os impactos com a redução da taxa de juros para adequação à nova situação econômica, como as demais Entidades do país. Desta forma, a Brasiletros, em consonância com essa situação e até mesmo por recomendações do órgão legislador e fiscalizador, viu a necessidade de reduzir a taxa em função do risco decorrente de oscilações nas taxas de retorno das aplicações financeiras dos recursos em relação à taxa de juros da Avaliação Atuarial e promoveu, em 31/12/2012, a alteração da hipótese de Taxa de Juros, reduzindo-a de 6% a.a. para 5,5% a.a., bem como a adoção da tábua AT-2000, as quais foram aprovadas em reunião do Conselho Deliberativo realizada em 04/12/2012.Essas alterações de hipóteses

geram reflexos nas provisões matemáticas dos assistidos do PCA e do PACV, os quais serão cobertos pelo resultado favorável do exercício de 2012 nos investimentos desses Planos, bem como redução na expectativa do valor do benefício futuro dos participantes ativos do PACV, que optarem pelo recebimento do benefício de aposentadoria na forma de renda mensal vitalícia, em função da maior longevidade dos participantes (que altera o fator atuarial que serve de base de cálculo do benefício) e da redução da expectativa da rentabilidade, o que poderá ser minimizado com aumento de contribuições e postergação do momento de aposentadoria, além da rentabilidade futura dos investimentos desses recursos. Em reunião realizada em 20/12/2012, o Conselho Deliberativo da Fundação autorizou a postergação dos efeitos da

implantação do novo fator atuarial, que definem o valor da renda mensal vitalícia a partir de 01/03/2013. Assim, os participantes ativos do Plano PACV (Plano de Aposentadoria de Contribuição Variável) que estejam elegíveis e, por motivo de desligamento da Patrocinadora, requererem o benefício até 28/02/2013, não sofrerão nenhum impacto, uma vez que terão os cálculos realizados nas condições atuais.

Os contratos de empréstimos aos participantes e o Contrato de Reserva a Amortizar entre a Fundação e a Patrocinadora também serão revisados.

Conheça as mudanças e como os Planos serão afetados:

PlanoPCA Plano de Complementação de Aposentadoria (Benefício Definido - fechado para novas inscrições desde 1999)

PACV Plano de Aposentadoria de Contribuição Variável.(criado em Janeiro de 1999)

MudançaA cobertura da elevação das provisões será suportada pelo superávit acumulado de 2012;

Não haverá alteração do benefício já concedido;

Não haverá alteração do benefício a serconcedido.

A cobertura da elevação das provisões será suportada pelo superávit acumulado de 2012;

Não haverá alteração do benefício jáconcedido;

Benefício Esperado1) Forma de Pagamento Renda VitalíciaHaverá redução da expectativa dos novos benefícios de renda mensal vitalícia, em função da substituição dos fatores atuariais utilizados para a determinação da renda.Cálculo:Renda Vitalícia = Contribuições Acumuladas Fator Atuarial

2) Forma de Pagamento Renda CertaNão haverá redução da expectativa dos novos benefícios de renda por período certo.Cálculo:Renda Certa = Contribuições Acumuladas Prazo de Recebimento

ImpactosElevação das Provisões Matemáticas

Participante Assistido

Participante Ativo

Elevação das Provisões Matemáticas

Participante Assistido

ParticipanteAtivo

09em foco

Page 10: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

Nos meses de novembro e dezembro/2012, a BRASILETROS colocou em campo a 4ª edição da Pesquisa de Satisfação | Visão - Avaliação dos participantes, junto a seus participantes

ativos, assistidos e beneficiários, objetivando mensurar o grau de satisfação dos participantes acerca do desempenho e da gestão da Entidade. Foram considerados os seguintes aspectos: administração dos Planos de Benefícios; melhoria do entendimento das regras dos Planos; atendimento; ferramentas de comunicação; e, gestão dos recursos financeiros. Nesta edição da pesquisa, também foram levantados alguns dados para traçar o perfil dos participantes quanto ao segmento de finanças pessoais e para avaliar o grau de conhecimento

Pesquisa de satisfação | Visão Avaliação dos participantes

Manter controle acerca do desempenho de uma instituição é funda-mental atualmente. Dentro deste contexto, analisar o desempenho diante do universo

que a entidade se relaciona é tarefa essencial. Nessa ótica, a BRASILETROS realizou, nos meses de novembro e dezembro de 2012, a 3ª edição da Pesquisa de Satisfação de Múltiplas Fontes (Pesquisa 360º). Os questionários eletrônicos foram enviados através de e-mail, protegidos por login e senha, para que os colaboradores, patrocinadoras, conselheiros, consultores, prestadores de serviço, associações da classe e instituições financeiras dessem a sua opinião sobre o clima organizacional e o desempenho da entidade nas atividades desenvolvidas entre as partes. A pesquisa foi aplicada para 07 grupos distintos, totalizando 91 indivíduos.Com ponderação de 1 a 5, foi considerada a pontuação 5 como o grau máximo (Muito Satisfeito) e 1 o grau mínimo (Muito Insatisfeito).Média geral de Satisfação = 92%

Feedback 360ºAvaliação Institucional

Os resultados das duas pesquisas encontram-se disponíveis para consulta no site da BRASILETROS (www.brasiletros.com.br).

5% 5%6%

INSATISFEITO NÃO RESPONDEU

do Programa EDUcativo – programa de educação financeira e previdenciária da BRASILETROS, bem como as ferramentas e os conteúdos disponibilizados no Hot site (www.educativobrasiletros.com.br), lançado em junho de 2012.A pesquisa foi aplicada a todos os participantes, totalizando 3.895 indivíduos, separados em dois grupos:AtivosResponderam a pesquisa 101 participantes, de um total de 1.136, representando 8,9% da massa.Assistidos | Beneficiários | OutrosResponderam a pesquisa 638 participantes, de um total de 2.759, representando 19% da massa.

Média Geral de Satisfação - 2012/2011

Os resultados possibilitarão traçar ações direcionadas aos pontos considerados passíveis de melhorias e servirão de norte para conduzir as metas de 2013.

SATISFEITO

81%

9%

84%

10%

NEUTRO

2012

2011

Avaliação Institucional

10

Page 11: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

Essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Previdenciária, promovido pela Entidade, que busca propiciar a melhoria na estrutura do planejamento

financeiro e previdenciário dos seus participantes, com o fornecimento de informações e esclarecimento de dúvidas

Resultados do ProgramadE VisitA Aos Polos no período de 02 a 19/10/2012, a

Fundação Ampla de seguridade social

- Brasiletros deu início a atividades

presenciais junto a seus participantes.

39%Participaram

Estatística deParticipações

Os resultados da Visita aos Polos podem ser acompanhados no Hot site do Programa EDUcativo (www.educativobrasiletros.com.br).

relacionadas a sistemas de finanças, Previdência Social e Complementar, através da realização de palestras e arenas de integração nos Polos das Patrocinadoras.Através do Programa de Visitas aos Polos das Patrocinadoras, a Brasiletros disseminou informações gerais sobre o Regulamento dos Planos de Benefícios por ela administrados, orientações sobre finanças pessoais, além do Programa de Educação Previdenciária – PEP, parceria firmada com o Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS, direcionada a uma abordagem mais específica sobre os assuntos relacionados aos benefícios do referido órgão.Confira os resultados das visitas aos Polos no site da Brasiletros.

11em foco

Educação Previdenciária

Page 12: BRASILETROS EM FOCO · Queremos levar essa tranquilidade ao nosso participante, convidando-o a participar cada vez mais - lendo os informativos e jornais da Entidade, visitando o

EXPEDIENTE: BRASILETROS EM FOCO • Fundação Ampla de Seguridade Social. Av. Visconde do Rio Branco, 429 / 5º andar • Cep 24020-003 • Centro • Niterói / RJ • Tel.: (21) 2707-5550 • www.brasiletros.com.br • [email protected] Diretor-Presidente: Luís Carlos Silva Miranda; Diretor de Investimentos, Administração e Finanças: Oscar Henrique Campos Jara; Diretora de Seguridade: Dilma Nascimento. Comunicação Brasiletros: Fábio Alves de Brito. Edição, redação e projeto gráfico: SV Studio Virtual Consultoria e Sistemas.

NOTAS DIVERSASO que é Meta AtuarialNota Jornal

Alterações no Estatuto e Regulamentos dos Planos

de Benefícios

BRASILETROS contrata nova empresa de auditoria

Certificação

Através do Portal da PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar, foi encaminhada, em 13/12/2012, documentação evidenciando e justificando as alterações propostas para o Estatuto e os Regulamentos do Plano de Complementação de Aposentadoria – PCA e do Plano de Aposentadoria de Contribuição Variável - PACV, para análise e aprovação por parte daquele órgão regulador e fiscalizador.

Os procedimentos adotados pela Fundação observaram os dispositivos legais, que determinam a comunicação das alterações aos Participantes e Assistidos dos Planos com 30 (trinta) dias de antecedência do encaminhamento da documentação à PREVIC.

A comunicação aos Participantes e Assistidos, das alterações propostas nos referidos documentos, ocorreu através de Informativos enviados pelos Correios e via e-mails, aos colaboradores da Ampla, Endesa Brasil e da própria Brasiletros.

O material está disponibilizado no site da Brasiletros (www.brasiletros.com.br) para acesso de todos os participantes.

É o percentual mínimo exigido para a

rentabilidade dos investimentos de um

plano de previdência, visando garantir

o cumprimento dos compromissos

futuros - o pagamento dos benefícios.

A meta atuarial é fixada, geralmente,

como sendo a taxa de juros adotada

na avaliação atuarial conjugada a um

índice de inflação.

Revisão dos parâmetros técnico-atuariais.

No dia 29/11/2012, o Conselho Nacional de

Previdência Complementar (CNPC) decidiu reduzir

o teto da meta atuarial dos fundos de pensão,

gradualmente, de 6% para 4,5% até o ano de 2018,

com redução de 0,25% a.a. já a partir de 2013.

Buscando aperfeiçoar ainda mais a gestão de qualidade dos serviços internos, a BRASILETROS contratou a empresa de auditoria externa Deloitte Touche Tohumatsu, com o objetivo de realizar o fechamento contábil do exercício de 2012.

Em consonância ao disposto na Resolução CMN nº 3.792/2009, no que tange à Certificação Profissional dos administradores e demais participantes do processo decisório dos investimentos, informamos que a Brasiletros vem cumprindo os prazos estabelecidos desde 2010 e, até Dezembro/2012, já certificou mais de 50% do contingente a ser focado (AETQ – Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado, DIREX – Diretoria Executiva, DELIB – Conselho Deliberativo, COMIN – Comitê de Investimentos, e Gestor(a) da área de Investimentos). Desta forma, buscamos constantemente a qualificação de nossos colaboradores com vistas a uma competente gestão da Entidade.

Guarda de documentosEm dezembro de 2012, o acervo físico documental da BRASILETROS foi totalmente transferido para a IRON MOUNTAIN, empresa prestadora de serviços especializada em guarda de documentos. Desta forma, foi possível garantir a segurança do arquivo histórico institucional e de todas as informações pertinentes à Entidade. Esta transferência se deu após o término da digitalização de documentos da BRASILETROS, que possibilita a consulta das informações via sistema de Gerenciamento de Dados.