brenda piedade - oscar niemeyer

13
AU AF

Upload: bre-piedade

Post on 24-Jul-2016

255 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Trabalho desenvolvido pelo Centro Universitário Senac. Revista Oscar Niemeyer, Intervenção no Iphan.

TRANSCRIPT

Page 1: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

AUAF

Page 2: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

Arquitetura e Urbanismo Brenda PiedadeOrientador: Nelson Urssi

Page 3: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

Este é um trabalho desenvolvido pela matéria Apresentação e Finalização, e tem como orientador Nelson Urssi. Neste trabalho desenvolvemos uma revista com todos os trabalhos feitos ao decorrer do semestre. Na capa está inserido o desenho que desenvolvi para o arquiteto Oscar Niemeyer, nele fiz uma obra a partir de projetos do próprio como, a igreja da Pampulha, Oca e a Catedral de Brasília. Escolhi a igreja da Pampulha para fazer um estudo mais aprofundado. Depois desenvolvi um logo pessoal para trabalho e um em grupo, essa foi uma parte muito interessante de fazer, gostei muito de elaborar pois me veio o futuro em mente, no que está por vir depois de completar a Graduação e me tornar uma Arquiteta e Urbanista. Em seguida montamos a prancha do nosso projeto arquitetônico no Iphan que foi desenvolvido com os Orientadores Ralf Flores e Katia Pestana, como concurso. Por fim, o semestrario é o projeto de um parque desenvolvido pela matéria Paisagismo com os Orientadores Fabio Robba e Marcella Ocke.

Page 4: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

Igreja da Pampulha, projetada pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em Belo Horizonte MG

Page 5: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

OSCAR NIEMEYER E AIGREJA DA PAMPULHA

Arquiteto brasileiro considerado uma das

figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna, nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de Dezembro de 1907, estudou na Escola Nacional de Belas Artes (atual UFRJ) e durante seu terceiro ano estagiou com Lúcio Costa. Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras. Teve uma grande e longa carreira onde foi reconhecido internacionalmente por sua arquitetura única. No dia 5 de Dezembro de 2012, Niemeyer vem a falecer em sua cidade natal.

A Igreja de São Francisco de Assis projetada por Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1943, e faz parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado na época pelo prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Este conjunto é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo, abrigando vários ícones do modernismo brasileiro. Sendo uma das suas primeiras obras com a qual ele ganhou reconhecimento em todo o país, Niemeyer encontrou a oportunidade de desafiar a monotonia que rodeava a arquitetura contemporânea, aproveitando-se da liberdade plástica que o concreto permite, dando início a sua arquitetura de curvas que o caracteriza até hoje. É característico o uso do concreto neste trabalho, no qual se conseguiu os volumes de grande riqueza formal, incorporando , ao mesmo tempo, valores poéticos da cultura do país. Suas curvas e linhas oblíquas, lhe conferem um caráter assimétrico e flexível, refletindo a exploração máxima das possibilidades plásticas e potencialidades escultóricas oferecidas pelo concreto armado. A sua estrutura é composta por arcos que formam cada abóbada. As duas maiores são o teto da nave e do altar, enquanto que as menores, na parte de trás, servem de apoio.

“Mais importante do que a Arquitetura é estar ligado

ao mundo. É ter solidariedade com os mais fracos, revoltar-se contra a injustiça, indignar-se contra

a miséria. O resto é o inesperado; é ser levado

pela vida”

Ilustração da entrada da Igreja da Pampulha, Belo Horizonte - MG

Page 6: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

A igreja da Pampulha e suas linhas arrojadas com mosaicos nas laterais da nave . Hoje A Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG)e pela Gerência do Patrimônio Municipal.

Page 7: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

“A Pampulha foi o início de Brasília”. Assim resumiu próprio Oscar Niemeyer a sua importante obra na zona norte de Belo Horizonte. As coincidências, de fato, eram grandes. Em primeiro lugar, pela grandiosidade do projeto. O conjunto arquitetônico construído ao redor de uma lagoa artificial contava, já desde o início, com opções de lazer como o Jardim Zoológico, um parque, uma igreja, um cassino, um iate clube.

As curvas características da obra do nosso arquiteto maior conviviam com os jardins de Burle Marx, pinturas de Cândido Portinari, azulejos de Paulo Werneck e esculturas de Ceschiatti, entre outros. Depois, a Pampulha abrigaria também o Mineirinho e o Mineirão.

“Era um protesto que eu levava como

arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de

curvas, das curvas mais variadas, essa

intenção de contestar a arquitetura retilínea

que então predominava”

Page 8: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

BRENDA PIEDADEArquitetura e Design

Page 9: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer

PAULI TAARQUITETURA E DESING

Page 10: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer
Page 11: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer
Page 12: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer
Page 13: Brenda Piedade - Oscar Niemeyer