cabo verde - verão 2015

48
SOLFÉRIAS, RNAVT Nº 1989, CRCL 503339938 viajar aproxima VERÃO 2015 CABO VERDE

Upload: solferias-operador

Post on 21-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Cabo Verde - Verão 2015

TRANSCRIPT

SOLFÉRIAS, RNAVT Nº 1989, CRCL 503339938

v i a j a r a p r o x i m a

VERÃO 2015

CABO VERDE

Sobre a maravilhosa praia de Areia de Chaves, na paradisíaca e tranquila ilha da Boa Vista, encontra-se o IBEROSTAR Club Boa Vista, um complexo inesquecível, onde tranquilidade e aventura se aliam num cenário privilegiado. Viva umas férias de total harmonia, tendo como ponto de partida este exclusivo hotel, cujos confortáveis quartos estão situados em frente à praia, repouse nas magníficas piscinas da sua zona ajardinada e relaxe num completo centro de Spa.

Saiba por que as estrelas escolhem IBEROSTAR.

ESPANHA · HUNGRIA · GRÉCIA · BULGÁRIA · MONTENEGRO · TUNÍSIA · MARROCOS CABO VERDE · JAMAICA · REPÚBLICA DOMINICANA · CUBA · MÉXICO · BRASIL

3

VERÃO 2015

Guia de ViagemDocumentação necessáriaPassaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de regresso.Visto obrigatório (obtenção na Embaixada de Cabo Verde em Lisboa ou à chegada a Cabo Verde)Diferença horáriaPortugal Continental GMT -1Designação oficialRepública de Cabo VerdeCapitalCidade da PraiaLíngua oficialPortuguêsMoedaEscudo caboverdiano (€1 = 110,265 CVE)MedicaçãoSem medicação obrigatória.Sítio Oficial de Turismowww.caboverde.comTempo de voo+/- 03h30Taxa turísticaValor indicativo de 2 euros por pessoa e noite, aplicável a maiores de 16 anos e paga localmente nos hotéis.

Razões para fazer a mala 05

Onde Ir – A não perder 06

Ilha da Boavista 08

Ilha do Sal 18

Ilha de Santiago 32

Ilha do Fogo 36

Ilha de Santo Antão 38

Ilha de São Vicente 40

Sal e S. Vicente 44

Sal e Santiago 45

Sal, Santiago e S. Vicente 46

Índice

Siglas e AbreviaturasA/C Ar Condicionado

ADT Adulto

APA Alojamento e peq. almoço

CAT Categoria

CHD Criança (2-11 anos)

DPL Duplo

EX/EXT Extra

INF Bebé (menos de 2 anos)

IND Individual

LOC Localização

MP Meia Pensão

N ou NT Noite

N/D Não disponível

PA Pequeno almoço

PAX Pessoa

PC Pensão Completa

REG Regime

S.A. Só alojamento

SGL Ocupação Individual

STD Standard

SUPL Suplemento

**S Superior

*****L Luxo

TI Tudo incluído

TPL Triplo

V/Mar Vista mar

Validade desta brochura: 01 de Maio 2015 a 31 de Outubro 2015

Cabo Verde

4

Bem-Vindo a Cabo Verde Um país - dez destinos e dez ingredientes para umas férias de sonho

As ilhas de Cabo Verde são um destino único e inesque-cível. Abençoadas pelo Sol, durante todo o ano, têm na música e na cultura um ritual que faz parte do dia-a--dia dos habitantes, enquanto envolvem o visitante na incomparável mística do Arquipélago. Apenas a 4 horas de distância da Europa, o país goza de uma localização privilegiada, de estabilidade política, social e económica, referência no continente africano e não só, que aliada à tranquilidade, fazem deste um destino a não perder. Deixe-se envolver pelos sabores da deliciosa gastrono-mia local e brinde à Morabeza e à sensualidade desta cultura e deste povo hospitaleiro. Aventure-se na na-tureza insólita e desfrute da segurança que Cabo Verde tem para lhe oferecer. O país tem quatro aeroportos internacionais, estabele-cidos nas ilhas de Santiago, Sal, Boavista e São Vicente. Venha e envolva-se, apaixone-se e surpreenda-se com a cultura, história, gentes e natureza deste paraíso que fica aqui tão perto.

CABO VERDE

ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE

Ilhéu Branco

Ilhéu Razo

Il h

a s d e B a r l a v e n t o

I

SANTO ANTÃO

SÃO VICENTE

SANTA LUZIA

SÃO NICOLAU

SAL

BOA VISTA

MAIO

SANTIAGO

I l h a s d eS o t a v e n t o

FOGO

BRAVA

lhéus Seco e Rombo

5

VERÃO 2015

1. AVENTURE-SE E CONTEMPLE A NATUREZA INSÓLITACabo Verde é um país de contrastes, onde as montanhas imponentes se diluem em planícies a perder de vista. Onde o verde se mistura com o castanho de uma paisagem desértica. A paisagem compõe-se de diversas espécies de flora in-troduzidas e originárias da Macaronésia (Canárias, Madeira e Açores e de al-guns países da costa ocidental africana (Senegal, Gâmbia, Mauritânia e Marro-cos). Em Cabo Verde encontrará inúmeras reservas e parques naturais, alguns localizados em zonas de difícil acesso

2. APAIXONE-SE PELAS PRAIAS A PERDER DE VISTACom temperaturas de água do mar entre os 22 e 25 graus centígrados, e tem-peraturas médias do ar entre os 22 e 27 graus centígrados, ao longo de todo o ano, as praias de Cabo Verde são autênticos paraísos para os amantes do Sol e Mar. Na ilha da Boavista o visitante encontrará 55 km de magníficas praias de areia fina e branca bordadas por um mar cor de esmeralda. Na ilha do Sal po-deremos também encontrar a famosa praia de Santa Maria com a sua exten-são de vários quilómetros de areia dourada e fina com um mar de águas trans-parentes e de cor azul-turquesa. Na Ilha do Maio poderá encontrar igualmente belíssimas praias desertas ainda no seu estado puro, que convidam a um pas-seio a dois perpetuando o romantismo presente em cada recanto.

3.EXPERIMENTE A ADRENALINA DOS DESPORTOS NÁUTICOSViva em Cabo Verde as condições ideais à prática de kitesurf, windsurf e mer-gulho. As praias são um dos principais produtos turísticos de Cabo Verde. Com um clima subtropical seco moderado pelos ventos alísios, o arquipélago apre-senta temperaturas amenas durante todo o ano, oferecendo condições ideais para a prática de desportos náuticos, desde o surf, windsurf e kitesurf ao mer-gulho e pesca. A ilha do Sal oferece ao visitante condições excecionais para a prática destas atividades graças aos ventos constantes. As águas territoriais de Cabo Verde ultrapassam os 600 mil km2, uma área muitíssimo superior à dimensão do arquipélago. É um potencial de riquezas inesgotável. A pureza e temperatura da água, que varia entre os 21º e os 25º, associadas à existência de plataformas submarinas de corais, atraem uma fauna muito variada de es-pécies permanentes e migratórias. Os mariscos também são abundantes. Por

outro lado, algumas praias do Sal, Boavista e Maio são hoje autênticos vivei-ros de tartarugas marinhas que as procuram na época da desova. Um fantás-tico aquário natural.

4. DELICIE-SE COM SABORES AUTÊNTICOS Rica, variada e saborosa. Assim se pode definir a gastronomia cabo-verdiana, que tem para lhe oferecer inúmeros pratos, resultantes de influências muito distintas que foram chegando ao arquipélago, ao longo dos séculos. A grande referência da tradição gastronómica cabo-verdiana está na cachupa, um pra-to confecionado à base de peixe, milho e feijão, às vezes só milho e toucinho. Com o passar dos anos os locais foram introduzindo vegetais e carnes, que lhe conferem um sabor muito particular. Os sabores de Cabo Verde passam tam-bém pela qualidade e diversidade de peixes e mariscos existentes nas Ilhas, que fazem as delícias dos visitantes. Os queijos e os doces também se inscre-vem na tradição culinária do país. A refeição não fica completa sem um bom vi-nho do Fogo, ou o típico grogue, uma bebida alcoólica feita à base de fermen-tação da cana de açúcar, rematando, no final, com o famoso e delicioso café da ilha do Fogo.

5. SINTA A MÍSTICA DA CULTURA CRIOULA E A MAGIA DA MÚSICA. A língua é a mais rica manifestação da cultura cabo-verdiana. O crioulo surgiu nos primeiros anos de povoamento do arquipélago, decorrente da necessidade de entendimento entre os escravos e os povoadores europeus. O crioulo tor-nou-se um símbolo, que vai para além da linguagem, tendo-se convertido nu-ma identidade social rica, genuína e mística. As festas e eventos tradicionais transpiram a autenticidade e a mística da cultura crioula, onde se festejam, lado a lado, o profano e o religioso. Os temas “saudade”, “amor”, “alegria” e “triste-za” constituíram o mote para o surgimento de géneros musicais e danças, tipi-camente crioulas, e que expressam a identidade do povo destas ilhas. Deixe-se levar pela folia do carnaval do Mindelo e de São Nicolau e deixe-se envolver pela magia dos ritmos quentes do batuque, funaná, coladeira e apaixone-se, ao som das mornas, nas noites cabo-verdianas. Sinta esta mística crioula e saia revigorado desta memorável experiência.

Razões para fazer a mala

Cabo Verde

6

UMA SUBIDA AO VULCÃO NA ILHA DO FOGOO ponto mais elevado do arquipélago situa-se na ilha no Fogo e constitui um dos ex-líbris do turismo de Cabo Verde. O vulcão eleva-se a 2.829 metros de altitude, e é nas encostas acidentadas da imponente montanha que se cultiva o incomparável vinho do Fogo. Pernoitar na Portela ou em Bangaeira torna-se numa experiência de comunicação com o além silencioso e infinito, com mi-ríades de constelações filtradas pelo monóculo das paredes alterosas de uma cratera habitada.

UMA VISITA AO TARRAFAL DE SANTIAGOA baía do Tarrafal, com uma fabulosa praia de areia fina e branca, águas tépidas e cristalinas e vastas sombras de coqueiros é um importante local turístico e piscatório. A vila convida a um passeio pela Praça Central com visita à igreja e ao mercado. Igualmente conhecido por estas paragens é o antigo campo de con-centração de presos políticos da era colonial, onde foi construído um pequeno museu que expõe a sua historia.

AS SALINAS DE PEDRA DE LUME E BURACONA NA ILHA DO SALAs salinas de Pedra de Lume localizadas dentro de uma cratera de um vulcão já extinto apresentam aos seus visitantes uma paisagem de inegável beleza. São já consideradas Património Cultural Nacional. As suas lagoas têm um teor de sal 24 vezes superior à água do mar e nelas pode-se tomar um banho inesquecí-vel, pois com tanta densidade flutuamos como se não tivéssemos peso. Depois da visita às Salinas não deixe de mergulhar na piscina natural da Buracona e aqui apreciar o famoso olho azul (um buraco na rocha que ao refletir o sol na água do mar assemelha-se a um verdadeiro olho).

Onde ir - a não perder

7

VERÃO 2015

A PRAIA DE SANTA MÓNICA NA ILHA DA BOAVISTACom quase 10km de extensão, sendo a maior praia do arquipélago, proporciona-lhe a experiência de se sentir único(a) num praia isolada e deserta.

A PESCA NA ILHA DE S. NICOLAUAlém de um passado cultural glorioso a Ilha de S. Nicolau alberga algumas praias muito procuradas, e é um dos spots de pesca grossa desportiva mais apreciados no mundo inteiro, em particular pela frequência excecional do blue marlin nos meses de maio a outubro.

O TRECKING EM SANTO ANTÃOA floresta quase nórdica da espinha dorsal da ilha, desde o Pico da Cruz a Lagoa e Espadana, con-trasta por um lado com a vertente sul, árida e esbranquiçada e por outro com as ribeiras profun-das, verdejantes e húmidas que penetram no âmago das montanhas a norte e ainda a oeste com o imponente teto vulcânico encimado pelo Tope de Coroa. Descer da Cova até ao Paúl pela Ribeira do mesmo nome é uma experiência de retorno às emoções fortes e originais que só a natureza mais virgem proporciona.

A ARTE E CULTURA EM S. VICENTEIlha com características bastante próprias, que convida o visitante ao lazer e à vida boémia nas suas famosas noites cabo-verdianas. Terra de poetas e artistas das mais variadas expressões, sendo a música uma das fundamentais, o Mindelo deixa recordações únicas em quem a visita e sente o pulsar das suas noites tropicais. São Vicente e a cidade do Mindelo afirmaram-se como um centro de grande cosmopolitismo, de festivais musicais, do Carnaval, de festas religiosas e do artesanato, onde a noite ganha vida às serenas horas do dia. Ao ritmo da morna e da coladeira, a ilha tornou-se um lugar de diversidade cultural, trocando as voltas de uma paisagem árida e tranquila, pela energia e diversão das suas gentes. O destaque também vai para a magnífica baia do Porto Grande, o “Monte Cara” e o Parque Natural do Monte Verde, bem como para as belíssimas praias, as quais destacamos a de “Laginha” (na cidade do Mindelo), São Pedro, “Baia das Gatas”, “Praia Grande” e “Calhau”. O teatro, este, é um prato forte e que possui muita expressão nesta ilha, havendo mesmo um festival anual.

Cabo Verde

8

VERÃO 2015

Ilha da Boavista A Boa Vista, a primeira das ilhas de Cabo Verde a ser avistada em maio de 1460 por António da Noli e Diogo Gomes, ao serviço do rei de Portugal D. Afonso V, cedo recebeu povoadores, ao que pa-rece ainda no século XV, embora em número reduzido e focados para a criação de gado.Embora a população da ilha se tenha mantido diminuta ao lon-go dos séculos, ao ponto de não ter ultrapassado os três milhares antes de meados do séc. XX, desenvolveu-se na Boa Vista uma cultura rica e inovadora, com destaque para a música, primeiro com o landum, e mais tarde, no século XVIII, com a morna, de resto gerada pelo landum.A economia da Boa Vista baseou-se durante os primeiros sécu-los na criação de gado “largado” na natureza, com o incontornável complemento da pesca. A agricultura foi ganhando porém impor-tância, embora confinada às terras irrigadas de leste (conhecidas por “norte”). O sal, o carvão, o fabrico de tijolo e olaria, a conserva de atum e a urzela tintureira estiveram também na base de outros tantos ciclos económicos na ilha das dunas. Hoje por hoje, e com o benefício do aeroporto internacional, a Boa Vista é uma das ilhas mais turísticas e fascinantes deste país, e merece largamente uma visita interessada e repetida.

BOAVISTA

CASA BOTETO

PARQUEDUNAS VILLAGE

MARINE CLUB

LUCA KALEMA

SPINGUERA ECOLODGE

ROYAL CAMERON

IBEROSTARCLUB BOAVISTA

CLUBHOTEL RIU KARAMBOA

CLUBHOTEL RIU TOUAREG map

as c

edid

os p

elas

Pág

inas

Am

arel

as d

e C

abo

Verd

e

9

Cabo VerdeILHAS BALNEARES

Ilha da BoavistaOnde Reinam as Dunas e a Morna8 DIAS / 7 NOITES

1º DIA - LISBOA / BOAVISTAComparência no aeroporto três horas antes da partida. For-malidades de embarque e partida para CABO VERDE. Após pouco mais de três horas e meia de voo, chegada e assistência pelos delegados SOLFÉRIAS. Transporte para o hotel escolhido e alojamento

2º AO 7º DIA - BOAVISTADias Livres. À semelhança da ilha do Sal, na Ilha da Boavista o visitante encontrará praias que podem ser consideradas das melhores do mundo, propícias por excelência à prática de des-portos aquáticos ou simplesmente a relaxantes dias de praia.

De entre as muitas praias da Boavista destaca-se a do Curra-linho ao sul da ilha, também conhecida por Santa Mónica, com quase 10 km de extensão, sendo a maior praia do arquipélago, oferecendo-lhe a experiência de se sentir único(a) numa praia isolada e deserta. Na ilha das dunas e tamareiras, pode o visi-tante desfrutar de passeios, puro lazer, do inevitável convívio com a morna e a descoberta de tradições profundamente en-raizadas numa população acolhedora. Consulte nossas suges-tões de excursões em www.solferias.pt.

8º DIA - BOAVISTA / LISBOAÀ hora previamente indicada, partida para o aeroporto. For-malidades de embarque assistidas pelos delegados SOLFÉ-RIAS. Regresso a Lisboa. Chegada e fim dos nossos serviços.

Preços por pessoa em euros Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 175,00 Euros ) / Os valores das ta-xas estão sujeitos a reconfirmação / Serviços Incluídos no Preço Voo TACV Lisboa/Boavista/ Lisboa em classe “S” com direito a 15 kg de bagagem; transporte aeroporto/ hotel/ aeroporto com assistência local; 7 noites de alojamento no hotel e regime es-colhidos; taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens; Visto (obrigatório) para dados de passaporte enviados até 5 dias úteis antes do início da viagem. / Serviços Não Incluídos no Preço Taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), apli-cável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV

Classe de Reserva S S1 S2

01.05 a 14.07; 01.09 a 31.10 Sem Sup. 25,00 50,00

15.07 a 31.08 60,00 75,00 100,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP

Classe de ReservaG

LisboaG

Faro/Porto*G

Funchal*G

Açores*

01.05 a 14.07; 01.09 a 31.10 Sem Sup. 36,00 102,00 134,00

15.07 a 31.08 60,00 91,00 156,00 189,00

Classe de ReservaL

LisboaA

Lisboa

01.05 a 30.06; 15.09 a 31.10 82,00 223,00

01.07 a 14.09 N/D 223,00

* Acresce diferencial de taxas aeroportuárias

VOOS ESPECIAIS TACVPartidas de Lisboa aos Sábados de 25.04.15 a 30.05.15 e Partidas de Lisboa aos Domingos de 07.06.15 a 25.10.15Voos TAP - Partidas de Lisboa, Porto ou Faro aos SábadosVOO ESPECIAL TACVPartidas do Porto aos Sábados de 06.06.15 a 12.09.15 (Consulte programa-ção especifica em www.solferias.pt)

Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe L e A, para ligação a Voos Internacionais TAP: 45,00 Euros (valor indicativo).

Cabo Verde

10

VERÃO 2015

HOTÉIS 3 ESTRELAS

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC 1ª CHD (2-11) 2ª CHD (2-11)

Boavista Hotel ***www.caboverde.com APA STD

01.05 a 23.05 699,00 684,00 826,00 82,90 165,70 584,00---------

30.05 (4) 735,00 713,00 875,00 94,70 189,30 599,00

31.05 a 25.10 699,00 684,00 826,00 82,90 165,70 584,00

Migrante Guesthouse ***www.migrante-guesthouse.com APA

STD01.05 a 23.05

799,00 --------- 959,00--------- ---------

--------- ---------

SUP (1) 838,00 773,00 --------- 557,00 632,00

STD30.05 (4)

846,00 --------- 1027,00 --------- --------- --------- ---------

SUP (1) 889,00 814,00 --------- --------- --------- 569,00 655,00

STD31.05 a 25.10

799,00 --------- 959,00 --------- --------- --------- ---------

SUP (1) 838,00 773,00 --------- 557,00 632,00

Marine Club Hotel *** www.caboverde.com APA

STD

01.05 a 29.05 755,00 --------- 913,00 91,40 190,30 473,00 ---------

30.05 (4) 793,00 --------- 974,00 104,40 217,40 473,00 ---------

31.05 a 06.06 755,00 --------- 913,00 91,40 190,30 473,00 ---------

07.06 a 24.07 809,00 --------- 959,00 91,40 190,30 473,00 ---------

25.07 a 27.08 1006,00 --------- 1211,00 91,40 190,30 679,00 ---------

28.08 a 25.10 754,00 --------- 913,00 91,40 190,30 473,00 ---------

SUP (1)

25.04 a 29.05 810,00 791,00 959,00 91,40 190,30 473,00 623,00

30.05 (4) 859,00 835,00 1029,00 104,40 217,40 473,00 644,00

31.05 a 06.06 810,00 791,00 959,00 91,40 190,30 473,00 623,00

07.06 a 24.07 857,00 841,00 1006,00 91,40 190,30 473,00 651,00

25.07 a 27.08 1062,00 1029,00 1305,00 91,40 190,30 707,00 753,00

28.08 a 25.10 810,00 791,00 959,00 91,40 190,30 473,00 623,00

11

Cabo VerdeILHAS BALNEARES

HOTEIS 4 ESTRELAS EM REGIME TUDO INCLUIDO

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DUPLO TRIPLO IND 1º CHD 02-03 1º CHD 04-12 ou 2ª CHD 02-12

Royal DeCameron **** www.decameron.com

01.05 a 29.05 978,00 944,00 1165,00 473,00 716,00

30.05 (4) 1049,00 1010,00 1262,00 473,00 751,00

31.05 a 24.06 978,00 944,00 1165,00 473,00 716,00

25.06 a 25.07 1137,00 1093,00 1463,00 473,00 799,00

26.07 a 31.08 1183,00 1137,00 1510,00 473,00 819,00

01.09 a 25.10 978,00 944,00 1165,00 473,00 707,00

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: Jr Suite e Jr Suite V/ Mar – Favor consulte-nos

HOTEIS 5 ESTRELAS EM REGIME TUDO INCLUIDO

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DUPLO TRIPLO IND 1ª CHD 2-6 1ª CHD 7-11ou 2ª CHD 2-12

Iberostar Club Boavista ***** www.iberostar.com TI

Económico

01.05 a 13.05 978,00 912,00 ------- 671,00 -------

14.05 a 29.05 1062,00 985,00 ------- 705,00 -------

30.05 (4) 1145,00 1057,00 ------- 738,00 -------

31.05 a 08.07 1062,00 985,00 ------- 705,00 -------

09.07 a 25.07 1202,00 1106,00 ------- 761,00 -------

26.07 a 23.08 1389,00 1268,00 ------- 836,00 -------

24.08 a 05.09 1277,00 1171,00 ------- 791,00 -------

06.09 a 25.10 1006,00 937,00 ------- 683,00 -------

STD

01.05 a 13.05 1006,00 937,00 1215,00 683,00 -------

14.05 a 29.05 1090,00 1009,00 1333,00 716,00 -------

30.05 (4) 1177,00 1084,00 1454,00 751,00 -------

31.05 a 08.07 1090,00 1009,00 1333,00 716,00 -------

09.07 a 25.07 1230,00 1131,00 1529,00 772,00 -------

26.07 a 23.08 1417,00 1292,00 1790,00 847,00 -------

24.08 a 05.09 1305,00 1195,00 1633,00 802,00 -------

06.09 a 25.10 1034,00 961,00 1255,00 694,00 -------

SUP (1)

01.05 a 13.05 1211,00 1114,00 -------- 765,00 765,00

14.05 a 29.05 1295,00 1187,00 -------- 798,00 798,00

30.05 (4) 1411,00 1288,00 ------- 845,00 845,00

31.05 a 08.07 1295,00 1187,00 -------- 798,00 798,00

09.07 a 25.07 1435,00 1309,00 854,00 854,00

26.07 a 23.08 1622,00 1470,00 929,00 929,00

24.08 a 05.09 1510,00 1373,00 884,00 884,00

06.09 a 25.10 1239,00 1139,00 -------- 776,00 776,00

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: V/ Mar Lateral, V/ Mar Frontal, Familiares e Suite / Regime TI Premium – Favor consulte-nos

Clubhotel Riu Karamboa *****www.riu.com TI

STD

01.05 a 29.05 1053,00 -------- 1281,00 473,00 643,00

30.05 (4) 1153,00 -------- 1421,00 473,00 687,00

31.05 a 20.06 1069,00 -------- 1304,00 473,00 660,00

21.06 a 04.07 1080,00 -------- 1319,00 473,00 699,00

05.07 a 25.07 1285,00 -------- 1607,00 473,00 699,00

26.07 a 21.08 1488,00 ------- 1889,00 473,00 731,00

22.08 a 04.09 1364,00 ------- 1716,00 473,00 699,00

05.09 a 25.10 1061,00 ------- 1292,00 473,00 658,00

TDSB (1)

01.05 a 29.05 1087,00 1037,00 -------- 473,00 643,00

30.05 (4) 1194,00 1134,00 -------- 473,00 687,00

31.05 a 20.06 1105,00 1053,00 -------- 473,00 660,00

21.06 a 04.07 1116,00 1063,00 -------- 473,00 699,00

05.07 a 25.07 1334,00 1263,00 -------- 473,00 699,00

26.07 a 21.08 1548,00 1459,00 ------- 473,00 731,00

22.08 a 04.09 1417,00 1339,00 ------- 473,00 699,00

05.09 a 25.10 1096,00 1045,00 ------- 473,00 658,00

F1SB (1)

01.05 a 29.05 1098,00 1047,00 -------- 473,00 643,00

30.05 (4) 1207,00 1147,00 -------- 473,00 687,00

31.05 a 20.06 1117,00 1064,00 -------- 473,00 660,00

21.06 a 04.07 1128,00 1074,00 -------- 473,00 699,00

05.07 a 25.07 1350,00 1278,00 -------- 473,00 699,00

26.07 a 21.08 1568,00 1478,00 -------- 473,00 731,00

22.08 a 04.09 1435,00 1355,00 ------- 473,00 699,00

05.09 a 25.10 1108,00 1056,00 ------- 473,00 658,00

Cabo Verde

12

VERÃO 2015

Marine ClubMarine ClubBeach Resort Boavista

Praia de Cruz - Boa Vista - Cabo VerdePhone 00 238 251 1285 / 1388 / 1390 - Fax 00 238 251 1371

[email protected] - www.marineclubresort.com

your world, your holiday,

YOUR RESORT

HOTEIS 5 ESTRELAS EM REGIME TUDO INCLUIDO

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DUPLO TRIPLO IND 1ª CHD 2-6 1ª CHD 7-11ou 2ª CHD 2-12

CLUBHOTEL RIU TOUAREG *****www.riu.com TI

STD01.05 a 29.05

1067,00 -------- 1265,00 -------- --------

DGSL (1) 1104,00 1054,00 -------- 483,00 653,00

STD30.05 (4)

1167,00 -------- 1401,00 -------- --------

DGSL (1) 1211,00 1152,00 -------- 483,00 690,00

STD31.05 a 20.06

1084,00 -------- 1288,00 -------- --------

DGSL (1) 1122,00 1071,00 -------- 483,00 664,00

STD21.06 a 04.07

1092,00 -------- 1298,00 -------- --------

DGSL (1) 1130,00 1078,00 -------- 483,00 702,00

STD05.07 a 25.07

1291,00 -------- 1567,00 -------- --------

DGSL (1) 1342,00 1272,00 -------- 483,00 702,00

STD26.07 a 21.08

1485,00 -------- 1829,00 -------- --------

DGSL (1) 1549,00 1462,00 -------- 483,00 733,00

STD22.08 a 04.09

1364,00 -------- 1666,00 -------- --------

DGSL (1) 1420,00 1343,00 -------- 483,00 702,00

STD05.09 a 25.10

1070,00 -------- 1269,00 -------- --------

DGSL (1) 1107,00 1057,00 -------- 483,00 664,00

CLUBHOTEL RIU TOUAREG *****Famílias TI

DGSG (1)01.05 a 29.05

1104,00 1054,00 -------- 483,00 653,00

F1SG (2) 1151,00 1097,00 -------- 483,00 653,00

DGSG (1)30.05 (4)

1211,00 1152,00 -------- 483,00 690,00

F1SG (2) 1266,00 1202,00 -------- 483,00 690,00

DGSG (1)31.05 a 20.06

1122,00 1071,00 -------- 483,00 664,00

F1SG (2) 1170,00 1114,00 -------- 483,00 664,00

DGSG (1)21.06 a 04.07

1130,00 1078,00 -------- 483,00 702,00

F1SG (2) 1179,00 1122,00 -------- 483,00 702,00

DGSG (1)05.07 a 25.07

1342,00 1272,00 -------- 483,00 702,00

F1SG (2) 1407,00 1332,00 -------- 483,00 702,00

DGSG (1)26.07 a 21.08

1549,00 1462,00 -------- 483,00 733,00

F1SG (2) 1630,00 1536,00 -------- 483,00 733,00

DGSG (1)22.08 a 04.09

1420,00 1343,00 -------- 483,00 702,00

F1SG (2) 1491,00 1408,00 -------- 483,00 702,00

DGSG (1)05.09 a 25.10

1107,00 1057,00 -------- 483,00 664,00

F1SG (2) 1154,00 1100,00 -------- 483,00 664,00

CLUBHOTEL RIU TOUAREG *****SANTA MÓNICAZona de Adultos(Maiores 18 anos)

TI STD (3)

01.05 a 29.05 1180,00 -------- 1452,00 -------- --------

30.05 (4) 1230,00 -------- 1620,00 -------- --------

31.05 a 20.06 1201,00 -------- 1480,00 -------- --------

21.06 a 04.07 1209,00 -------- 1493,00 -------- --------

05.07 a 25.07 1448,00 -------- 1827,00 -------- --------

26.07 a 21.08 1681,00 -------- 2153,00 -------- --------

22.08 a 04.09 1536,00 -------- 1949,00 -------- --------

05.0 a 25.10 1184,00 -------- 1456,00 -------- --------

(1) Possibilidade de alojar 2 adultos e 2 crianças(2) Possibilidade de alojar 2 adultos e 3 crianças(3) Alojamento permitido somente para maiores de 18 anos(4) Na partida de 30.05 o programa inclui 8 noites de alojamento

Situação: Inaugurado no inverno de 2008/09. Situado na Ilha da Boavista, no arquipélago de Cabo Verde. Edifício principal de 2 andares e edifícios anexos de 3 andares. Situado directamente na praia. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 7 km de Sal Rei. A 1,5 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa

O hotel oferece: Restaurante principal para não fumadores “Santiago” com terraço. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas “Barlovento”. Restaurante asiático “Buda”. Restaurante piscina/restaurante africano “Las Dunas”. Lobby bar “Morabeza”. Bar salão “Lambada”. Bar de dança “Mogambo”. Bar piscina “Praia” com bar aquático. Bar praça “Brava”. Piscina de água doce com jacuzzi (no inverno parcialmente climatizada). Piscina infantil (no inverno climatizada). Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas na piscina, gratuitas. Terraço-solarium. Parque infantil. Centro de Wellness “Renova Spa” com diferentes tratamentos, salão de beleza e massagens, pago. Ginásio, jacuzzi e sauna, gratuito. Cabeleireiro. Loja de souvenir, boutique/quiosque. Sala de Internet, pago.

Quartos: 750 no total. Casa de banho com duche. Secador de cabelo. Telefone. Ar condicionado central. Ventilador de tecto. Pequeno frigorífico. TV via satélite. Cofre. Varanda ou terraço. Quarto com três camas com: Sofá-cama. Quartos familiares com: Salão independente com sofá-cama. Suites com: Casa de banho com banheira, bidé. Salão independente com sofá. Suites júnior com: Casa de banho com banheira de hidromassagem e cabina de duche. Salão integrado com sofá. Alguns com jacuzzi no terraço superior.

Desportos pago no hotel: Bilhar. Em colaboração com “Scuba Caribe” (escola profissional de mergulho (cert. PADI), serviço suplementar): Cursos de mergulho. E colaboração com “Surf Zone” (escola profissional de surf, serviço suplementar): No inverno (de Outubro a Abril): aluguer de equipamento e aulas de Windsurf e Kite (dependente do vento). No verão (de Maio a Setembro): aulas de windsurf para principiantes (dependente do vento).

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequeno-almoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos ligeiros no

restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia): Cozinha cabo-verdiana. Cozinha asiática. Cozinha africana. Snacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: Ténis de mesa, ginástica, ginástica aquática, shuffleboard, tiro com carabina. Campo de voleibol de praia. 2 campos de ténis de piso duro com iluminação. Raquetes e bolas de ténis (contra caução). Ginásio, jacuzzi e sauna. Windsurf (material para principiantes de “Scuba Caribe”; material de “Surf Zone”, pago). Caiaque, gaivotas a pedal, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente). Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (várias vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente). Entrada e bebidas na discoteca “Pacha” (abre 6 noites por semana).

A IlhA dA boA vISTAË A TErcEIrA MAIor do ArqUIpélAgo E A MAIS próxIMA do conTInEnTE AfrIcAno

CLUBHOTEL RIU KARAMBOA HHHHH

cabo verde · boavista

Deixe-se mimar

Situação: Inaugurado no inverno de 2008/09. Situado na Ilha da Boavista, no arquipélago de Cabo Verde. Edifício principal de 2 andares e edifícios anexos de 3 andares. Situado directamente na praia. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 7 km de Sal Rei. A 1,5 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa

O hotel oferece: Restaurante principal para não fumadores “Santiago” com terraço. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas “Barlovento”. Restaurante asiático “Buda”. Restaurante piscina/restaurante africano “Las Dunas”. Lobby bar “Morabeza”. Bar salão “Lambada”. Bar de dança “Mogambo”. Bar piscina “Praia” com bar aquático. Bar praça “Brava”. Piscina de água doce com jacuzzi (no inverno parcialmente climatizada). Piscina infantil (no inverno climatizada). Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas na piscina, gratuitas. Terraço-solarium. Parque infantil. Centro de Wellness “Renova Spa” com diferentes tratamentos, salão de beleza e massagens, pago. Ginásio, jacuzzi e sauna, gratuito. Cabeleireiro. Loja de souvenir, boutique/quiosque. Sala de Internet, pago.

Quartos: 750 no total. Casa de banho com duche. Secador de cabelo. Telefone. Ar condicionado central. Ventilador de tecto. Pequeno frigorífico. TV via satélite. Cofre. Varanda ou terraço. Quarto com três camas com: Sofá-cama. Quartos familiares com: Salão independente com sofá-cama. Suites com: Casa de banho com banheira, bidé. Salão independente com sofá. Suites júnior com: Casa de banho com banheira de hidromassagem e cabina de duche. Salão integrado com sofá. Alguns com jacuzzi no terraço superior.

Desportos pago no hotel: Bilhar. Em colaboração com “Scuba Caribe” (escola profissional de mergulho (cert. PADI), serviço suplementar): Cursos de mergulho. E colaboração com “Surf Zone” (escola profissional de surf, serviço suplementar): No inverno (de Outubro a Abril): aluguer de equipamento e aulas de Windsurf e Kite (dependente do vento). No verão (de Maio a Setembro): aulas de windsurf para principiantes (dependente do vento).

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequeno-almoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos ligeiros no

restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia): Cozinha cabo-verdiana. Cozinha asiática. Cozinha africana. Snacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: Ténis de mesa, ginástica, ginástica aquática, shuffleboard, tiro com carabina. Campo de voleibol de praia. 2 campos de ténis de piso duro com iluminação. Raquetes e bolas de ténis (contra caução). Ginásio, jacuzzi e sauna. Windsurf (material para principiantes de “Scuba Caribe”; material de “Surf Zone”, pago). Caiaque, gaivotas a pedal, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente). Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (várias vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente). Entrada e bebidas na discoteca “Pacha” (abre 6 noites por semana).

A IlhA dA boA vISTAË A TErcEIrA MAIor do ArqUIpélAgo E A MAIS próxIMA do conTInEnTE AfrIcAno

CLUBHOTEL RIU KARAMBOA HHHHH

cabo verde · boavista

Deixe-se mimar

HOTEL RIU TOUaREg HHHHH

Cabo Verde · Boavista

Situação: Inauguração: verão de 2011. Situado na Ilha da Boavista, no arquipélago de Cabo Verde, na primeira linha de praia. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 32 km de Sal Rei. A 25 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa. O complexo hoteleiro com edifícios de 3 andares, está formado por 3 tipos de diferentes áreas de alojamento: ADULTS ONLY, CLASSIC e FAMILY & KIDS.

Área de ADULTS ONLY: Esta área, com 185 quartos duplos e 16 suites, é a que está situada mais cerca da praia. Acesso exclusivo a esta área para os clientes de ditos quartos. Os clientes dispõem de serviços especiais como: . Reposição do mini-bar e da garrafeira disponível nos quartos. Restaurante gourmet a la carte . Piscina de água doce exclusiva, de 250 m2, com jacuzzi integrado, bar aquático e terraço/solarium. Bar-piscina próprio com bebidas e snacks durante o dia e digestivos e aperitivos antes e depois do jantar . Reservas preferentes para o Spa

CLASSIC e FAMILY & KIDS AREA: 546 quartos duplos, 28 suites, 106 habitações familiares.

A FAMILY & KIDS: Área conta com quartos familiares e também com quartos duplos com sofá cama. Esta área está situada ao redor da zona infantil (piscina infantil e zona de jogos).

O hotel oferece: Restaurante “Santo Antão” para não fumadores com terraço. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas “Boavista”. Restaurante asiático “Kabuki”. Restaurante piscina/ barbecue “Bereber”. Restaurante gourmet a la carte “Imuhagh” (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Lobby bar “Atlas”. Bar salão “Lacacão”. Bar praça “Rabil”. Bar piscina com bar aquático. Bar piscina com bar aquático (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Piscina de água doce com jacuzzi (e bar aquático), 1.027 m2, no inverno climatizada. 3 piscinas de água salgada, 382/282/382 m2. 1 piscina de água doce com jacuzzi integrado (e bar aquático), de 250 m2, climatizada no inverno (exclusiva para os clientes de ADULTS ONLY). 2 piscinas infantis de água doce (no inverno, climatizadas). Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas nas piscinas, gratuitas. Terraço-solarium . Club para crianças “RiuLand”. Parque infantil. Spa com diferentes tratamentos, massagens e salão de beleza, pago.

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequenoalmoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos ligeiros no

restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia):. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas. Restaurante asiático. “Grill”. Restaurante gourmet a la carte (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Snacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Reposição do mini-bar e da garrafeira disponível nos quartos (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: 2 campos de ténis de piso duro. Raquetes e bolas de ténis (contra caução). 1 campo poli-desportivo. Ténis de mesa, shuffleboard, ginástica, voleibol de praia. Ginásio, hammam, jacuzzi. Caiaque, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina. Desportos aquáticos disponíveis consoante as condições meteorológicas.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente). Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (várias vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente) Entrada e bebidas na discoteca (abre 6 noites por semana)

A ilhA dA BoA VistAtEM prAiAs dE ArEiA finA BAnhAdAs por uM MAr Azul-turquEsA, fAzEM dE CABo VErdE uM dEstino AColhEdor

Deixe-se mimar

HOTEL RIU TOUaREg HHHHH

Cabo Verde · Boavista

Situação: Inauguração: verão de 2011. Situado na Ilha da Boavista, no arquipélago de Cabo Verde, na primeira linha de praia. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 32 km de Sal Rei. A 25 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa. O complexo hoteleiro com edifícios de 3 andares, está formado por 3 tipos de diferentes áreas de alojamento: ADULTS ONLY, CLASSIC e FAMILY & KIDS.

Área de ADULTS ONLY: Esta área, com 185 quartos duplos e 16 suites, é a que está situada mais cerca da praia. Acesso exclusivo a esta área para os clientes de ditos quartos. Os clientes dispõem de serviços especiais como: . Reposição do mini-bar e da garrafeira disponível nos quartos. Restaurante gourmet a la carte . Piscina de água doce exclusiva, de 250 m2, com jacuzzi integrado, bar aquático e terraço/solarium. Bar-piscina próprio com bebidas e snacks durante o dia e digestivos e aperitivos antes e depois do jantar . Reservas preferentes para o Spa

CLASSIC e FAMILY & KIDS AREA: 546 quartos duplos, 28 suites, 106 habitações familiares.

A FAMILY & KIDS: Área conta com quartos familiares e também com quartos duplos com sofá cama. Esta área está situada ao redor da zona infantil (piscina infantil e zona de jogos).

O hotel oferece: Restaurante “Santo Antão” para não fumadores com terraço. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas “Boavista”. Restaurante asiático “Kabuki”. Restaurante piscina/ barbecue “Bereber”. Restaurante gourmet a la carte “Imuhagh” (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Lobby bar “Atlas”. Bar salão “Lacacão”. Bar praça “Rabil”. Bar piscina com bar aquático. Bar piscina com bar aquático (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Piscina de água doce com jacuzzi (e bar aquático), 1.027 m2, no inverno climatizada. 3 piscinas de água salgada, 382/282/382 m2. 1 piscina de água doce com jacuzzi integrado (e bar aquático), de 250 m2, climatizada no inverno (exclusiva para os clientes de ADULTS ONLY). 2 piscinas infantis de água doce (no inverno, climatizadas). Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas nas piscinas, gratuitas. Terraço-solarium . Club para crianças “RiuLand”. Parque infantil. Spa com diferentes tratamentos, massagens e salão de beleza, pago.

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequenoalmoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos ligeiros no

restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia):. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas. Restaurante asiático. “Grill”. Restaurante gourmet a la carte (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Snacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Reposição do mini-bar e da garrafeira disponível nos quartos (exclusivo para os clientes de ADULTS ONLY). Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: 2 campos de ténis de piso duro. Raquetes e bolas de ténis (contra caução). 1 campo poli-desportivo. Ténis de mesa, shuffleboard, ginástica, voleibol de praia. Ginásio, hammam, jacuzzi. Caiaque, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina. Desportos aquáticos disponíveis consoante as condições meteorológicas.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente). Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (várias vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente) Entrada e bebidas na discoteca (abre 6 noites por semana)

A ilhA dA BoA VistAtEM prAiAs dE ArEiA finA BAnhAdAs por uM MAr Azul-turquEsA, fAzEM dE CABo VErdE uM dEstino AColhEdor

Deixe-se mimar

Cabo Verde

18

VERÃO 2015

Santa Maria do SalA ilha do Sal despertou tarde para a atividade, quando, no séc. XVIII, as salinas de Santa Maria se revelaram uma fonte de recei-ta interessante no fornecimento dos navios que a demandavam para se abastecer desse precioso produto, ao mesmo tempo que compravam à pequena comunidade local carne salgada (chacina), em troca de produtos manufaturados, em especial roupa usada. A salina de Pedra Lume apareceu ainda no fulgor da indústria de ex-tração do sal, que se estendeu até ao século XX, complementada pela conserva do atum.Foi porém o aeroporto (agora denominado Amílcar Cabral) que ditou uma mudança de ritmo acelerada na ilha, constituindo-se como placa giratória da população e dos visitantes desde que o transporte marítimo foi confinado às mercadorias. O último quartel do século XX, a partir da independência do país, fez do Sal um destino turístico que despertou interesse crescente nos mercados do setor, em especial os europeus. Hoje, dezenas de operações charter demandam a ilha para usufruir do clima ameno, das praias excecionais e da capacidade que tem a população cabo--verdiana para cativar os seus hóspedes. A ilha do Sal dispõe já de mais de 10.000 camas turísticas, e pre-para-se, depois de um impasse ligado às sucessivas crises mun-diais vividas em 2008 e 2010, para arrancar numa nova e vigorosa etapa de desenvolvimento da oferta turística. m

apas

ced

idos

pel

as P

ágin

as A

mar

elas

de

Cab

o Ve

rde

CLUBHOTEL RIU FUNANA/CLUBHOTEL RIU GAROPA

SABURA PONTA PRETA VILA FAROL

CRIOULA

DUNAS DE SAL

OÁSIS BELORIZONTE

MORABEZA

PONTÃO

ODJO D’ÁGUA

MELIA TORTUGA BEACH

OÁSIS SALINAS SEA

MURDEIRA VILLAGE RESORT

19

Cabo VerdeILHAS BALNEARES

Santa Maria do SalA Ilha das Águas Azul-Turquesa8 DIAS / 7 NOITES

1º DIA - LISBOA, PORTO OU FARO / SALComparência no aeroporto três horas antes da partida. For-malidade de embarque e partida para CABO VERDE. Após cer-ca de três horas e meia de voo, chegada e assistência pelos delegados SOLFÉRIAS. Transporte para o hotel escolhido e alojamento.

2º AO 7º DIA - SAL (SANTA MARIA)Estadia em Santa Maria. Dias inteiramente livres. As praias são a principal riqueza natural desta ilha. A praia de Santa Maria possui uma extensão de 8 km de areia fina e dourada com um mar de águas transparentes e de cor azul-turquesa. É nesta praia que se situa a maior parte da oferta hoteleira da ilha. A cidade de Santa Maria que reivindica para si o estatuto de Câ-mara Municipal, cresceu muito nos últimos anos e dispõe hoje

de numerosas lojas e restaurantes, pelo que uma das opções do visitante é agora consagrar longas horas a passear-se, con-viver, alimentar-se e fazer compras na cidade. Recorrendo ao nosso recetivo local poderá optar por ocupar parte das suas férias praticando desportos aquáticos, tais como mergulho, pesca, windsurf ou kitesurf ou efetuar uma volta à ilha em ex-cursão organizada tendo desta forma um contacto com a po-pulação e modo de vida local ou ainda optar por uma excursão a outra ilha do arquipélago, podendo conhecer um pouco mais da vida cabo-verdiana e constatar os contrastes naturais de ilha para ilha. Veja as nossas sugestões em www.solferias.pt

8º DIA - SAL / LISBOA, PORTO OU FAROÀ hora indicada, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque assistidas pelos delegados SOLFÉRIAS. Regresso a Lisboa, Porto ou Faro. Chegada e fim dos nossos serviços.

Preços por pessoa em euros Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 165,00 Euros ) / Os valores das taxas estão su-jeitos a reconfirmação / (1) Possibilidade de alojar 2 adultos e 2 crianças / (2) Ocupação Min 3 pax / Serviços Incluídos no Preço Voos Lisboa/Sal/Lisboa em voos TACV em classe O ou em voos TAP em classe G com direito a 20 kg de bagagem; transporte aeroporto/ hotel/ aeroporto com assistência local; 7 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens; oferta de batismo de mergulho em piscina; Visto (obrigatório) para dados de passaporte enviados até 5 dias úteis antes do início da viagem. / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV DE LISBOA

Classe de Reserva O K

Restantes Períodos Sem Sup. 115,00

03.07 a 27.08 142,00 185,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP

Classe de Reserva G-Lisboa G-Porto/Faro* G-Funchal* G-Açores*

Restantes Períodos Sem Supl. 36,00 102,00 134,00

15.07 a 31.08 140,00 172,00 237,00 270,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP - LISBOA

Classe de Reserva L A

Restantes Períodos 71,00 213,00

01.07 a 14.09 N/D 213,00

* Acresce diferencial de taxas aeroportuárias

SUPLEMENTOS DE PARTIDA VOO ESPECIAL TACV

Classe de Reserva S S1 S2

Restantes Períodos Sem Supl. 25,00 50,00

20.07 a 27.08 60,00 75,00 100,00

VOOS TAPPartidas de Lisboa, Porto ou Faro às 2ªs, 5ªs e 6ªs Feiras, Sábados e DomingosVOOS TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro aos SábadosVOOS ESPECIAL TACVPartidas de Lisboa às 2ªs Feiras de 20.07.2015 a 28.09.2015PROGRAMAS ESPECIAIS LUA DE MEL EM WWW.SOLFERIAS.PT

Suplemento de partida do Porto e de Faro em voos domésticos TAP, em classe U: 155,00 euros (inclui 24 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida do Funchal em voos domésticos TAP, em classe U: 210,00 euros (inclui 30 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida Ponta Delgada, Horta e Terceira em voos domésticos TAP, em classe V: 223,00 euros (inclui 23 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe L e A, para ligação a Voos Internacionais TAP: 45,00 Euros (valor indicativo).

O Murdeira Village Resort encontra-se localizado na primeira linha frente à Baía da Murdeira na Ilha do Sal em Cabo Verde e dispõe de um hotel composto por 40 modernas Suites de 50m2 cada, con-fortavelmente equipadas, para além de um Restaurante à la Carte e Buffet de cozinha nacional e internacional, Bar lounge e Snack bar de praia, Room Service, Acesso Wi-Fi, Serviço de Transfers para Santa Maria e de volta ao Hotel, Piscina de água salgada para adul-tos e crianças, aluguer de chapéus de sol e espreguiçadeiras, sala de jogos e cinema, court de ténis, entre diversos outros serviços de comodidade e lazer. Com um serviço de elevada qualidade o Mur-deira Village Resort é o espaço ideal para umas férias tranquilas e exclusivas.

Todas as unidades possuem casa de banho equipada com secador de cabelo e amenities, ar condicionado, telefone, TV LCD por saté-lite com 20 canais, internet wireless (extra), cofre (extra), facilida-des para chá e café, frigorífico, e varanda ou terraço. O Murdeira Village Resort está perfeitamente enquadrado na paisagem sendo perfeito para famílias mas também para quem procura descanso de qualidade no meio da Natureza.

Cabo Verde

20

VERÃO 2015

HOTÉIS 3 ESTRELAS

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC CHD (2-11)

Central ***www.caboverde.com APA STD

01.05 a 24.06 615,00 599,00 680,00

--------- ---------

467,00

25.06 a 31.08 624,00 605,00 680,00 467,00

01.09 a 25.10 615,00 599,00 680,00 467,00

Pontão ***www.caboverde.com APA STD

01.05 a 25.07 699,00 680,00 811,00 91,40 167,40 467,00

26.07 a 31.08 755,00 699,00 913,00 91,40 167,40 467,00

01.09 a 25.10 699,00 680,00 811,00 91,40 167,40 467,00

Murdeira Village Resort *** www.murdeiravillageresort.com

SOFTTI

SUITE (1)

01.05 a 04.07 829,00 798,00 1007,00 Inclui Inclui 644,00

05.07 a 23.08 876,00 842,00 1079,00 Inclui Inclui 667,00

24.08 a 25.10 829,00 798,00 1007,00 Inclui Inclui 644,00

HOTÉIS 4 ESTRELAS

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC CHD (2-11)

Odjo D’Água ****www.odjodagua.net APA

STD01.05 a 24.09 815,00 --------- 922,00 182,70 --------- ---------

25.09 a 25.10 884,00 --------- 990,00 182,70 --------- ---------

V/ Mar01.05 a 24.09 911,00 --------- 1081,00 182,70 --------- ---------

25.09 a 25.10 972,00 --------- 1145,00 182,70 --------- ---------

Dunas De Sal **** (3)www.hoteldunasdesal.com APA STD

01.05 a 07.07 792,00 780,00 1016,00 137,00 228,30 625,00

08.07 a 30.09 839,00 817,00 1091,00 137,00 228,30 649,00

01.10 a 25.10 792,00 780,00 1016,00 137,00 228,30 625,00

Morabeza **** (3)www.hotelmorabeza.com

STD

01.05 a 09.07 983,00 --------- 1229,00 164,40 298,30 ---------

10.07 a 31.08 1065,00 --------- 1311,00 164,40 298,30 ---------

01.09 a 24.09 983,00 --------- 1229,00 164,40 298,30 ---------

25.09 a 25.10 1065,00 --------- 1311,00 164,40 298,30 ---------

V/ Mar

01.05 a 09.07 1035,00 --------- 1281,00 164,40 298,30 ---------

10.07 a 31.08 1117,00 --------- 1363,00 164,40 298,30 ---------

01.09 a 24.09 1035,00 --------- 1281,00 164,40 298,30 ---------

25.09 a 25.10 1117,00 --------- 1363,00 164,40 298,30 ---------

JR SUITE

01.05 a 09.07 1003,00 --------- --------- 164,40 298,30 571,00

10.07 a 31.08 1089,00 --------- --------- 164,40 298,30 571,00

01.09 a 24.09 1003,00 --------- --------- 164,40 298,30 571,00

V/ JARDIM (1) 25.09 a 25.10 1089,00 --------- --------- 164,40 298,30 571,00

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: Executivos, Junior Suites, Family Suites e Duplex – Favor consulte-nos

21

Cabo VerdeILHAS BALNEARES

HOTÉIS 5 ESTRELAS

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC CHD (2-11)

Oásis Salinas Sea ***** www.oasisatlantico.com APA

STD

01.05 a 04.07 811,00 --------- 1119,00 137,00 --------- ---------

05.07 a 25.07 1184,00 --------- 1819,00 137,00 --------- ---------

26.07 a 04.09 1277,00 --------- 1996,00 137,00 --------- ---------

05.09 a 25.10 811,00 --------- 1119,00 137,00 --------- ---------

STDV/ JARDIM (1)

01.05 a 04.07 876,00 851,00 1240,00 137,00 --------- 667,00

05.07 a 25.07 1324,00 1268,00 2089,00 137,00 --------- 891,00

26.07 a 04.09 1445,00 1380,00 2323,00 137,00 --------- 952,00

05.09 a 25.10 876,00 851,00 1240,00 137,00 --------- 667,00

STDV/ MAR

LATERAL (1)

01.05 a 04.07 960,00 929,00 1399,00 137,00 --------- 709,00

05.07 a 25.07 1492,00 1424,00 2407,00 137,00 --------- 980,00

26.07 a 04.09 1641,00 1564,00 2696,00 137,00 --------- 1050,00

05.09 a 25.10 960,00 929,00 1399,00 137,00 --------- 709,00

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: Familiares e Suites – Favor consulte-nos

HOTÉIS 4 ESTRELAS EM REGIME DE TUDO INCLUÍDO

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND CHD (2-11)

Oásis Belorizonte **** www.oasisatlantico.com TI

BGL STD (1)

01.05 a 20.06 997,00 963,00 1315,00 728,00

21.06 a 04.07 1081,00 1041,00 1445,00 765,00

05.07 a 04.09 1333,00 1277,00 1847,00 896,00

05.09 a 25.10 997,00 963,00 1315,00 728,00

BGL SUP

01.05 a 20.06 1100,00 1057,00 1464,00 775,00

21.06 a 04.07 1184,00 1134,00 1595,00 812,00

05.07 a 04.09 1436,00 1371,00 1996,00 943,00

05.09 a 25.10 1100,00 1057,00 1464,00 775,00

SUP

01.05 a 20.06 1193,00 1144,00 1613,00 821,00

21.06 a 04.07 1277,00 1221,00 1744,00 859,00

05.07 a 04.09 1529,00 1458,00 2145,00 989,00

05.09 a 25.10 1193,00 1144,00 1613,00 821,00

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: Familiares e Suites – Favor consulte-nos

Vila Farol **** www.caboverde.com TI STD

01.05 a 06.07 1007,00 954,00 1240,00 733,00

07.07 a 03.08 1044,00 987,00 1277,00 751,00

04.08 a 26.08 1063,00 1004,00 1296,00 761,00

27.08 a 25.10 1044,00 987,00 1277,00 751,00

Cabo Verde

22

VERÃO 2015

HOTÉIS 5 ESTRELAS EM REGIME DE TUDO INCLUÍDOHOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TRPL IND 1ª CHD 2-11 2ª CHD 2-11

Melia Dunas Beach ***** www.melia.com

Suite: máxima ocupação 2 Adultos e 1 criançaSuite Familiar (2 quartos): mínima ocupação 3 pessoas e máxima ocupação 4 pessoas e 1 bébéSuite The Level: apenas paramaiores de 16 anos

TI

Suite STD

01.05 a 24.06 1165,00 --------- 1576,00 467,00 ---------25.06 a 07.07 1315,00 --------- 1725,00 467,00 ---------08.07 a 25.07 1539,00 --------- 1949,00 467,00 ---------26.07 a 31.08 1641,00 --------- 2052,00 467,00 ---------01.09 a 14.09 1539,00 --------- 1949,00 467,00 ---------15.09 a 30.09 1315,00 --------- 1725,00 467,00 ---------01.10 a 25.10 1165,00 --------- 1576.00 467,00 ---------

Suite STF (2)

01.05 a 24.06 1259,00 1193,00 --------- 467,00 859,0025.06 a 07.07 1408,00 1330,00 --------- 467,00 933,0008.07 a 25.07 1632,00 1536,00 --------- 467,00 1045,0026.07 a 31.08 1735,00 1630,00 --------- 467,00 1097,0001.09 a 14.09 1632,00 1536,00 --------- 467,00 1045,0015.09 a 30.09 1408,00 1330,00 --------- 467,00 933,0001.10 a 25.10 1259,00 1193,00 --------- 467,00 859,00

SuiteThe Level

STL

01.05 a 24.06 1445,00 --------- 2136,00 --------- ---------25.06 a 07.07 1595,00 --------- 2285,00 --------- ---------08.07 a 25.07 1819,00 --------- 2509,00 --------- ---------26.07 a 31.08 1921,00 --------- 2612,00 --------- ---------01.09 a 14.09 1819,00 --------- 2509,00 --------- ---------15.09 a 30.09 1595,00 --------- 2285,00 --------- ---------01.10 a 25.10 1445,00 --------- 2136,00 --------- ---------

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: Vilas de 3 e 4 quartos – Favor consulte-nos

Clubhotel Riu Funana ***** /Clubhotel Riu Garopa *****www.riu.com

TI

STD

01.05 a 23.05 1049,00 1001,00 1278,00 563,00 ---------24.05 a 20.06 1075,00 1025,00 1314,00 572,00 ---------21.06 a 04.07 1169,00 1111,00 1447,00 625,00 ---------05.07 a 25.07 1411,00 1333,00 1785,00 625,00 ---------26.07 a 21.08 1525,00 1437,00 1945,00 678,00 ---------22.08 a 04.09 1424,00 1345,00 1803,00 625,00 ---------05.09 a 25.10 1058,00 1010,00 1291,00 571,00 ---------

DGSB (1)

01.05 a 23.05 1102,00 1049,00 --------- 563,00 563,0024.05 a 20.06 1130,00 1075,00 --------- 572,00 572,0021.06 a 04.07 1233,00 1170,00 --------- 625,00 625,0005.07 a 25.07 1497,00 1411,00 --------- 625,00 625,0026.07 a 21.08 1621,00 1526,00 --------- 678,00 678,0022.08 a 04.09 1511,00 1425,00 --------- 625,00 625,0005.09 a 25.10 1112,00 1059,00 --------- 571,00 571,00

HOTÉIS 5 ESTRELAS EM REGIME DE TUDO INCLUÍDOHOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TRPL IND 1ª CHD 2-11 2ª CHD 2-11

Oásis Salinas Sea ***** www.oasisatlantico.com TI

STD

01.05 a 04.07 1072,00 ------- 1380,00 ------- -------05.07 a 25.07 1445,00 ------- 2080,00 ------- -------26.07 a 04.09 1539,00 ------- 2257,00 ------- -------05.09 a 25.10 1072,00 ------- 1380,00 ------- -------

STDV/ JARDIM (1)

01.05 a 04.07 1137,00 1113,00 1501,00 798,00 798,0005.07 a 25.07 1585,00 1529,00 2351,00 1022,00 1022,0026.07 a 04.09 1707,00 1641,00 2584,00 1083,00 1083,0005.09 a 25.10 1137,00 1113,00 1501,00 798,00 798,00

STDV/ MAR

LATERAL (1)

01.05 a 04.07 1249,00 1206,00 1473,00 849,00 849,0005.07 a 25.07 1380,00 1340,00 1753,00 915,00 915,0026.07 a 04.09 1520,00 1445,00 1847,00 951,00 951,0005.09 a 25.10 1249,00 1206,00 1473,00 849,00 849,00

Melia Tortuga Beach ***** www.melia.com

Suite: máxima ocupação 2 Adultos e 1 bébéSuite Familiar e STB (2 quartos): mínima ocupação 3 pessoas e máxima ocupação 4 pessoas e 1 bébé

TI

Suite STD

01.05 a 24.06 1119,00 --------- 1492,00 --------- ---------25.06 a 07.07 1268,00 --------- 1641,00 --------- ---------08.07 a 21.07 1492,00 --------- 1865,00 --------- ---------22.07 a 31.08 1595,00 --------- 1968,00 --------- ---------01.09 a 14.09 1492,00 --------- 1865,00 --------- ---------15.09 a 28.09 1268,00 --------- 1641,00 --------- ---------29.09 a 25.10 1119,00 --------- 1492,00 --------- ---------

Suite STB (2)

01.05 a 24.06 1165,00 1108,00 --------- 467,00 812,0025.06 a 07.07 1315,00 1245,00 --------- 467,00 887,0008.07 a 21.07 1539,00 1450,00 --------- 467,00 999,0022.07 a 31.08 1641,00 1544,00 --------- 467,00 1050,0001.09 a 14.09 1539,00 1450,00 --------- 467,00 999,0015.09 a 28.09 1315,00 1245,00 --------- 467,00 887,0029.09 a 25.10 1165,00 1108,00 --------- 467,00 812,00

Suite Familiar STF (2)

01.05 a 24.06 1212,00 1151,00 --------- 467,00 835,0025.06 a 07.07 1361,00 1288,00 --------- 467,00 910,0008.07 a 21.07 1585,00 1493,00 --------- 467,00 1022,0022.07 a 31.08 1688,00 1587,00 --------- 467,00 1073,0001.09 a 14.09 1585,00 1493,00 --------- 467,00 1022,0015.09 a 28.09 1361,00 1288,00 --------- 467,00 910,0029.09 a 25.10 1212,00 1151,00 --------- 467,00 835,00

Nota: Outras tipologias de quartos disponíveis: Vilas de 3 e 4 quartos – Favor consulte-nos

Situação: Situado na Ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde. Edifício principal e edifícios anexos de 2 andares. Situado directamente na praia, juntamente com o ClubHotel Riu Garopa. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 1,5 km de Santa Maria. A 15 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa.

O hotel oferece: Restaurante principal para não fumadores “Ponta Preta” com terraço. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas “Cabo Verde”. Restaurante piscina/restaurante-Grill “Santa Maria”. Restaurante asiático “Mandalay” (no ClubHotel Riu Garopa). Restaurante africano “Mambana” (no ClubHotel Riu Garopa). Lobby bar “Grogue”. Bar salão “Batucada”. Bar piscina com bar aquático “Botafogo”. Bar praça “Abacaxi”. Bar de dança “Barracuda” (no ClubHotel Riu Garopa). 2 piscinas de água doce com jacuzzi (no inverno uma delas climatizada). Piscina infantil. Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas na piscina, gratuitas. Terraço-solarium. Sala de jogos. Loja de souvenir, boutique/quiosque. Utilização de computadores com acesso à Internet, pago. Zona de Wireless LAN, pago.

Quartos: 500 no total. Casa de banho com duche. Secador de cabelo. Telefone. Ar condicionado central. Ventilador de tecto. Pequeno frigorífico. TV via satélite. Cofre. Varanda ou terraço. Alguns duplos com sofá-cama. Alguns com uma porta de comunicação. Suites com: Salão independente com sofá. Suites júnior com: Casa de banho com banheira, bidé. Salão integrado com sofá-cama (2 degraus abaixo).

Desportos pago no hotel: Bilhar. Em colaboração com “Scuba Caribe” (escola profissional de mergulho (cert. PADI), serviço suplementar): Cursos de mergulhoE colaboração com “Surf Zone” (escola profissional de surf, serviço suplementar): No inverno (de Outubro a Abril): aluguer de equipamento e aulas de Windsurf e Kite (dependente do vento). No verão (de Maio a Setembro): aulas de windsurf para principiantes (dependente do vento).

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequeno-almoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos

ligeiros no restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia): Barbecue. Cozinha cabo-verdiana. Cozinha asiática. Cozinha africanaSnacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: Ténis de mesa, ginástica, ginástica aquática, shuffleboard, tiro com carabina. Campo de voleibol de praia. 1 campo poli-desportivo (ténis, futebol, basquetebol). Raquetes e bolas de ténis (contra caução). Ginásio, jacuzzi e sauna. Windsurf (material para principiantes de “Scuba Caribe”; material de “Surf Zone”, pago). Caiaque, body board, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente). Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (6 vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente). Entrada e bebidas na discoteca “Pacha” (abre 6 noites por semana).

A IlhA do SAlTEM UM o cArácTEr AMávEl dA SUA popUlAção, UM clIMA TropIcAl SUAvE E AS SUAS ESpEcTAcUlArES prAIAS.

CLUBHOTEL RIU FUNANA HHHHH

cabo verde · Ilha do Sal

Deixe-se mimar

Situação: Situado na Ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde. Edifício principal e edifícios anexos de 2 andares. Situado directamente na praia, juntamente com o ClubHotel Riu Garopa. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 1,5 km de Santa Maria. A 15 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa.

O hotel oferece: Restaurante principal para não fumadores “Ponta Preta” com terraço. Restaurante de especialidades Cabo-verdianas “Cabo Verde”. Restaurante piscina/restaurante-Grill “Santa Maria”. Restaurante asiático “Mandalay” (no ClubHotel Riu Garopa). Restaurante africano “Mambana” (no ClubHotel Riu Garopa). Lobby bar “Grogue”. Bar salão “Batucada”. Bar piscina com bar aquático “Botafogo”. Bar praça “Abacaxi”. Bar de dança “Barracuda” (no ClubHotel Riu Garopa). 2 piscinas de água doce com jacuzzi (no inverno uma delas climatizada). Piscina infantil. Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas na piscina, gratuitas. Terraço-solarium. Sala de jogos. Loja de souvenir, boutique/quiosque. Utilização de computadores com acesso à Internet, pago. Zona de Wireless LAN, pago.

Quartos: 500 no total. Casa de banho com duche. Secador de cabelo. Telefone. Ar condicionado central. Ventilador de tecto. Pequeno frigorífico. TV via satélite. Cofre. Varanda ou terraço. Alguns duplos com sofá-cama. Alguns com uma porta de comunicação. Suites com: Salão independente com sofá. Suites júnior com: Casa de banho com banheira, bidé. Salão integrado com sofá-cama (2 degraus abaixo).

Desportos pago no hotel: Bilhar. Em colaboração com “Scuba Caribe” (escola profissional de mergulho (cert. PADI), serviço suplementar): Cursos de mergulhoE colaboração com “Surf Zone” (escola profissional de surf, serviço suplementar): No inverno (de Outubro a Abril): aluguer de equipamento e aulas de Windsurf e Kite (dependente do vento). No verão (de Maio a Setembro): aulas de windsurf para principiantes (dependente do vento).

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequeno-almoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos

ligeiros no restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia): Barbecue. Cozinha cabo-verdiana. Cozinha asiática. Cozinha africanaSnacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: Ténis de mesa, ginástica, ginástica aquática, shuffleboard, tiro com carabina. Campo de voleibol de praia. 1 campo poli-desportivo (ténis, futebol, basquetebol). Raquetes e bolas de ténis (contra caução). Ginásio, jacuzzi e sauna. Windsurf (material para principiantes de “Scuba Caribe”; material de “Surf Zone”, pago). Caiaque, body board, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente). Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (6 vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente). Entrada e bebidas na discoteca “Pacha” (abre 6 noites por semana).

A IlhA do SAlTEM UM o cArácTEr AMávEl dA SUA popUlAção, UM clIMA TropIcAl SUAvE E AS SUAS ESpEcTAcUlArES prAIAS.

CLUBHOTEL RIU FUNANA HHHHH

cabo verde · Ilha do Sal

Deixe-se mimar

Situação: Situado na Ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde. Edifício principal e edifícios anexos de 2 andares. Situado directamente na praia, juntamente com o ClubHotel Riu Funana. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 1,5 km de Santa María. A 15 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa

O hotel oferece: Restaurante principal para não fumadores “Espargos” com terraço. Restaurante asiático “Mandalay”. Restaurante piscina/restaurante africano “Mambana”. Restaurante de Especialidades Cabo-verdianas “Cabo Verde” (no ClubHotel Riu Funana). Restaurante-Grill “Santa Maria” (no ClubHotel Riu Funana). Lobby bar “Santo Antão”. Bar piscina com bar aquático “Mindelo”. Bar praça “Boavista”. Bar de dança “Barracuda”. 2 piscinas de água doce com jacuzzi (no inverno uma delas climatizada). Piscina infantil. Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas na piscina, gratuitas. Terraço-solarium. Sala de jogos. Loja de souvenir, boutique/quiosque. Utilização de computadores com acesso à Internet, pago. Zona de Wireless LAN, pago

Quartos: 500 no total. Casa de banho com duche. Secador de cabelo. Telefone. Ar condicionado central. Ventilador de tecto. Pequeno frigorífico. TV via satélite. Cofre. Varanda ou terraço. Alguns duplos com sofá-cama. Alguns com uma porta de comunicação. Suites com: Salão independente com sofá. Suites júnior com: Banheira de hidromassagem, bidé. Salão integrado com sofá-cama (2 degraus abaixo)

Desportos pago no hotel: Bilhar. Em colaboração com “Scuba Caribe” (escola profissional de mergulho (cert. PADI), serviço suplementar): Cursos de mergulhoE colaboração com “Surf Zone” (escola profissional de surf, serviço suplementar): No inverno (de Outubro a Abril): aluguer de equipamento e aulas de Windsurf e Kite (dependente do vento). No verão (de Maio a Setembro): aulas de windsurf para principiantes (dependente do vento).

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequeno-almoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos ligeiros

no restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia): Cozinha asiática. Cozinha africana. Barbecue. Cozinha cabo-verdiana. Snacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: Ténis de mesa, ginástica, ginástica aquática, shuffleboard, tiro com carabina. Campo de voleibol de praia. 1 campo poli-desportivo (ténis, futebol, basquetebol). Raquetes e bolas de ténis (contra caução). Ginásio, jacuzzi e sauna. * Windsurf (material para principiantes de “Scuba Caribe”; material de “Surf Zone”, pago). Caiaque, body board, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente. Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (6 vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente). Entrada e bebidas na discoteca “Pacha” (abre 6 noites por semana).

CLUBHOTEL RIU GAROpA HHHHH

cabo verde · Ilha do Sal

A IlhA do SAlé UMA dAS dEz IlhAS qUE InTEgrAM o ArqUIpélAgo dE cAbo vErdE.

Deixe-se mimar

Situação: Situado na Ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde. Edifício principal e edifícios anexos de 2 andares. Situado directamente na praia, juntamente com o ClubHotel Riu Funana. Espreguiçadeiras e sombrinhas na praia, gratuitas. A 1,5 km de Santa María. A 15 km do aeroporto. Cartões de crédito aceites: Visa

O hotel oferece: Restaurante principal para não fumadores “Espargos” com terraço. Restaurante asiático “Mandalay”. Restaurante piscina/restaurante africano “Mambana”. Restaurante de Especialidades Cabo-verdianas “Cabo Verde” (no ClubHotel Riu Funana). Restaurante-Grill “Santa Maria” (no ClubHotel Riu Funana). Lobby bar “Santo Antão”. Bar piscina com bar aquático “Mindelo”. Bar praça “Boavista”. Bar de dança “Barracuda”. 2 piscinas de água doce com jacuzzi (no inverno uma delas climatizada). Piscina infantil. Espreguiçadeiras, sombrinhas e toalhas na piscina, gratuitas. Terraço-solarium. Sala de jogos. Loja de souvenir, boutique/quiosque. Utilização de computadores com acesso à Internet, pago. Zona de Wireless LAN, pago

Quartos: 500 no total. Casa de banho com duche. Secador de cabelo. Telefone. Ar condicionado central. Ventilador de tecto. Pequeno frigorífico. TV via satélite. Cofre. Varanda ou terraço. Alguns duplos com sofá-cama. Alguns com uma porta de comunicação. Suites com: Salão independente com sofá. Suites júnior com: Banheira de hidromassagem, bidé. Salão integrado com sofá-cama (2 degraus abaixo)

Desportos pago no hotel: Bilhar. Em colaboração com “Scuba Caribe” (escola profissional de mergulho (cert. PADI), serviço suplementar): Cursos de mergulhoE colaboração com “Surf Zone” (escola profissional de surf, serviço suplementar): No inverno (de Outubro a Abril): aluguer de equipamento e aulas de Windsurf e Kite (dependente do vento). No verão (de Maio a Setembro): aulas de windsurf para principiantes (dependente do vento).

Todas as refeições e snacks: Pequeno-almoço: Buffet variado com produtos integrais e cozinha ao vivo. Pequeno-almoço continental/snack. Almoço: Buffet com cozinha ao vivo e variedade de sobremesas. Pratos ligeiros

no restaurante piscina. Tartes e café. Jantar: Buffets e pratos preparados “no momento”. Noites especiais: buffet temático, 2 vezes por semana. Jantares opcionais (reserva prévia): Cozinha asiática. Cozinha africana. Barbecue. Cozinha cabo-verdiana. Snacks durante 24 horas. Bebidas: Bebidas nacionais e internacionais (com e sem álcool) durante 24 horas. Cofre nos quartos.

Desportos e actividades: Ténis de mesa, ginástica, ginástica aquática, shuffleboard, tiro com carabina. Campo de voleibol de praia. 1 campo poli-desportivo (ténis, futebol, basquetebol). Raquetes e bolas de ténis (contra caução). Ginásio, jacuzzi e sauna. * Windsurf (material para principiantes de “Scuba Caribe”; material de “Surf Zone”, pago). Caiaque, body board, equipamento de snorkel. 1 prova de mergulho na piscina.

Programa de animação: Entretenimento diurno para crianças dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos em “RiuLand” (diariamente. Entretenimento diurno para adultos (diariamente). Actividades no hobbyclub (6 vezes por semana). Música ao vivo, espectáculos ou animação nocturna Riu (diariamente). Entrada e bebidas na discoteca “Pacha” (abre 6 noites por semana).

CLUBHOTEL RIU GAROpA HHHHH

cabo verde · Ilha do Sal

A IlhA do SAlé UMA dAS dEz IlhAS qUE InTEgrAM o ArqUIpélAgo dE cAbo vErdE.

Deixe-se mimar

Um Paraíso junto ao Oceano

Oásis AtlânticoHotels & Resorts

Cabo Verde

Mergulhe num paraíso chamado Cabo Verde e fique num dos nossos Hotéis Oásis Atlântico. Embuídos no espírito cabo-verdeano, todos os hotéis deste grupo português oferecem uma localização privilegiada e desejam servir com qualidade máxima.

Mais Informação em:www.oasisatlantico.com

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Grafica2014_2negro.pdf 1 27/01/14 22:25

Localização: Situado a sul da ilha do Sal, a uns 15 minutos do aeroporto inter-nacional Amílcar Cabral (SID) e a 5 mi-nutos da Vila de Santa Maria, o hotel de cinco estrelas Meliá Tortuga Beach All Inclusive é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar das suas férias. Dispõe de uma praia de areia, situada frente de um recife com uma variedade exube-rante de fauna marinha. Destaca-se também a vista espetacular sobre o oceano e o Monte Leão com o pôr-do--sol mais famoso da ilha. A Ilha do Sal oferece maravilhosas praias de areia branca com quilómetros de extensão, uma forma relaxada de viver a vida e uma beleza natural intacta. Cabo Ver-de é um dos mais importantes lugares de desova para várias espécies de tar-tarugas marinhas. Durante os meses de Junho a Outubro, a nidificação das tar-tarugas é uma das principais atrações turísticas.

Alojamento: O hotel dispõe de 286 uni-dades entre as quais Suites, Suites de 2 quartos, Suites Familiares, Villas de 3 e Villas de 4 quartos.

Restaurantes e Bares: Com uma grande variedade de serviços, o resort é ideal para famílias ou casais- Oferece uma excelente seleção de restaurantes e bares, restaurante SPICES com buffet e Show cooking, restaurante a piscina WATERSIDE, bar a piscina POOL BAR, SWAY Lobby Bar e Champagne bar LA-TE BAR, e também o famoso Beach Club bar & restaurante Ô GRILLE direta-mente na praia oferecendo delicias da grelha com noites temáticas e musica ao vivo.

Serviços: O hotel inclui também o luxuo-so YHI Spa para um rejuvenescimento total e um equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente. O seu circuito de hi-

droterapia inclui: sauna, banho turco, duches de essências, duches de sen-sações, e Pediluvio. O resort oferece ainda um ginásio, quatro piscinas, in-cluindo duas piscinas para crianças, um miniclub com varias atividades, uma pequena loja, depósito de baga-gem, serviços de lavandaria, internet wireless nas áreas comuns do hotel (com cargo), um posto de primeiros socorros e um programa de entreteni-mento diário e noturno. Também é possível praticar desportos como o mergulho, snorke-lling, surf, windsurf ou kite surf utilizando os serviços do Cen-tro de desportes náuticos do hotel.

Localização: Situado na costa sudoeste da Ilha do Sal, na Praia Algodoeiro, a 5 minutos de carro da colorida cidade de Santa Maria e a apenas 15 minutos do Aeroporto Internacional de Amílcar Cabral. Este Resort é a escolha perfeita para as suas férias de lazer e relaxa-mento.

Alojamento: O Resort oferece 1150 lu-xuosas Villas, quartos familiares, quartos The Level, bem como Suites Junior e Presidencial para atender a todas as necessidades dos nossos hóspedes. Si-tuados ao longo do resort e distribuídos em diferentes edifícios, os quartos têm uma vista magnífica para os jardins, pis-cinas ou para o oceano. Todos os quar-tos e suites estão equipados com uma grande TV LCD satélite na área lounge

e quartos principais, produtos de higie-ne, ar condicionado, cofre no quarto e mini frigorífico.

Restaurantes e Bares: A zona gastronó-mica oferece uma seleção requintada de seis restaurantes: quatro à la Carte, um buffet e um snack-bar. Conta tam-bém com 14 bares & lounges que ofe-recem os melhores cocktails e uma se-leção internacional de outras bebidas.

Serviços: Para os nossos hóspedes mais exigentes, oferecemos o The Level, o serviço de excelência colocado à dis-posição pela Meliá. Dispomos de um programa de atividades vasto e varia-do, pensado para todas as idades, pa-ra crianças e adultos bem como entre-tenimento variado para o final do dia,

com atuações musicais profissionais, espetáculos e discotecas.O nosso YHI SPA, concebido como um local para relaxar, carregar baterias e recuperar a sua força, é sítio ideal pa-ra esquecer os seus problemas, o can-saço e o stress. A Sala de Conferência principal pode ser adaptada para reu-niões e convenções, e poderá ser transformada em 3 salas de reuniões independentes todas elas equipadas com material audiovisual moderno.

Cabo Verde

32

VERÃO 2015

Ilha de SantiagoA ilha de Santiago é um autêntico tratado histórico.A Cidade de Ribeira Grande, a primeira de toda a África Oci-dental, fundada no século XVI a partir da povoação portuária, iniciada nos anos 60 do século XV, tornou-se rapidamente numa metrópole comercial, baseada no grande negócio da época, que era o tráfico de escravos, mas soube sobretudo transformar o fulgor económico daí resultante num laborató-rio biosociológico que deu origem a uma nova estirpe humana, a comunidade crioula, com uma personalidade e uma cultura tão próprias e ricas, que se expandiram para as Américas e as Caraíbas (na altura apelidadas de “índias ocidentais”), ori-ginando países tão vastos como o Brasil e tão densos como Cuba, que prometem ser o fermento de um futuro inovador para a humanidade.A grande riqueza de Santiago, para além da sua própria popu-lação, é o seu potencial agrícola, fonte de venturas e desven-turas através dos séculos, ao sabor dos caprichos da natureza, mas que vê agora instalar-se uma promessa de sustentabi-lidade com políticas de aproveitamento das águas pluviais e com o advento de tecnologias alternativas à produção de energia e à irrigação das terras de sequeiro.Da Ribeira Grande, a capital de Santiago e do país transferiu--se desde o séc. XVIII para a Praia, hoje uma metrópole com mais de 150.000 habitantes.Uma visita suficientemente demorada à ilha mãe de Cabo Ver-de revela ao visitante um manancial de paisagens, mas tam-bém de história e de cultura profundamente rico e apaixo-nante. Destaque para o aparecimento de novos circuitos como o Cir-cuito da Música ou o Circuito das Ribeiras, que evidenciam a rica história e a tocante cultura do berço da crioulidade. m

apas

ced

idos

pel

as P

ágin

as A

mar

elas

de

Cab

o Ve

rde

PÉROLA

QUINTA DA MONTANHA

POUSADA SÃO PEDRO

AMÉRICAROTERDÃO

RESIDENCIAL TOMASIA

PRAIA MARIA RES. /SANTA MARIA RES.

TRÓPICO

PRAIA GUESTHOUSE

LIMEIRA

OÁSIS PRAIAMARLUAR

BAÍA VERDE

APARHOTEL PALMACENTER

33

Cabo VerdeMONTANHAS E RIBEIRAS

Ilha de SantiagoO Berço da Nação5 DIAS / 4 NOITES

1º DIA – LISBOA, PORTO OU FARO / SANTIAGOComparência no aeroporto três horas antes da partida. Em-barque em voo regular de cerca de quatro horas com destino à Ilha de Santiago, Cidade da Praia. Assistência pelos delegados SOLFÉRIAS à chegada, transporte ao hotel escolhido e aloja-mento.

2º AO 4º DIA - PRAIADias Livres. Considerada o berço da nação, Santiago é a maior ilha do arquipélago com 991km2. Não deixe de visitar a Cida-de Velha, considerada um monumento histórico, a Fortaleza de S. Filipe, construída com pedra oriunda de Portugal, a qual tem uma vista única e, em dia de boa visibilidade, pode dali avistar-se ao longe a Ilha do Fogo. O Pelourinho, datado do séc. XVI e de estilo manuelino, continua intacto a lembrar os tempos em que os escravos ali eram publicamente punidos. O vale que desagua na cidade é rico em vegetação, com des-taque para os coqueiros e calabaceiras (embondeiros) impo-nentes. Outro dos locais obrigatórios de visita é logicamente a cidade da Praia, atual capital, centro administrativo e comercial do país. A Avenida Amílcar Cabral, principal artéria do Platô, ladeada pelas mais importantes casas comerciais e empresas, até ao Liceu Domingos Ramos, merece uma visita que pode anteceder um agradável passeio às belas praias de Quebra Ca-nela, Prainha, Gamboa e Mulher Branca. A vida e o calor hu-mano estão sempre presentes nesta cidade, onde se sublinha igualmente uma agitada vida noturna. Explorando o resto da ilha, e viajando pelo interior, encontramos a uma quinzena de quilómetros da Cidade da Praia São Domingos, um dos vales mais ricos e verdejantes da ilha. Em direção ao Norte da ilha poderemos contemplar as inúmeras encostas montanhosas culminadas por picos de formas peculiares e vales profundos com vegetação bastante abundante. Ao chegar a São Jorge de Órgãos, um local onde o encanto paisagístico e o sossego da

densa vegetação encontram o seu expoente máximo, poderá visitar o lindo Jardim Botânico do país, no sopé do Pico da An-tónia, o mais elevado da ilha (1394m). Mais a Norte encontra-mos a cidade da Assomada, localizada a 64 Km da Cidade da Praia, importante pólo comercial e agrícola, onde pode usufruir de uma atmosfera original, num misto de urbe e campo. Aqui poderá visitar o Museu da Tabanka. Chegados ao Norte, depois de passada a Serra da Malagueta, encontramos o Tarrafal. A sua baía, com uma fabulosa praia de areia fina e branca, águas tépidas e cristalinas e vastas sombras de coqueiros é um im-portante local turístico e piscatório.A vila convida a um passeio pela Praça Central com visita à igreja e ao mercado. Igualmente conhecido por estas paragens é o antigo campo de concentração de presos políticos da era colonial, onde foi construído um pequeno museu que expõe a sua história. O caminho de regresso poderá ser efetuado pelo litoral Nordeste da ilha, que nos desvenda uma paisagem dife-rente mas igualmente admirável. Pequenas baías e enseadas ladeiam a estrada com pequenos areais negros e desertos que servem de descanso a pequenos botes de pesca.

5º DIA - SANTIAGO / LISBOA, PORTO OU FAROÀ hora previamente marcada, transfere ao aeroporto e embar-que em voo internacional com destino a Lisboa/ Porto ou Faro. Chegada e fim dos nossos serviços.

Preços por pessoa em euros (Min 2 passageiros) Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 165,00 Euros ) / Os valores das taxas estão sujeitos a reconfirmação / (1) Possibilidade de alojar 2 adultos e 2 crianças / (2) Ocupação Min 3 pax / Serviços Incluídos no Preço Voos TACV Lisboa/Santiago/ Lisboa em classe K ou em voos TAP em classe L com direito a 20 kg de bagagem; transporte aeroporto/ hotel/ aeroporto com assistência local; 4 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens. / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Visto e outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV DE LISBOA

Classe de Reserva K

01.05 a 31.05 Sem Supl

01.06 a 02.07; 28.08 a 31.10 55,00

03.07 a 27.08 125,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP

Classe de Reserva L A

01.05 a 30.06; 15.09 a 31.10 Sem Supl 153,00

01.07 a 14.09 N/D 153,00

VOOS TACV E TAP - PARTIDAS DIÁRIAS

Suplemento de partida do Porto e de Faro para voos internacionais TACV em voos domésticos TAP, em classe U: 155,00 euros (inclui 24 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida do Funchal para voos internacionais TACV em voos domésticos TAP, em classe U: 210,00 euros (inclui 30 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida Ponta Delgada, Horta e Terceira para voos internacionais TACV em voos domésticos TAP, em classe V: 223,00 euros (inclui 23 euros de taxas de aeroporto).

Cabo Verde

34

VERÃO 2015

HOTÉIS REG TIPO QUARTO PARTIDAS DUPLO TRIPLO IND SUP. MP SUP. PC 1ª CHD (2-11)

NOITES EXTRA

DUPLO TRIPLO IND

CIDADE DA PRAIA

América *** www.caboverde.com APA STD 01.05 a 28.10 612,00 584,00 680,00 ------- ------- 487,00 30,10 46,40 46,40

Santa Maria *** www.caboverde.com APA STD 01.05 a 28.10 627,00 616,00 694,00 62,70 104,50 532,00 33,50 31,00 49,80

Solhotel ** www.caboverde.com APA STD 01.05 a 28.10 642,00 ------- 716,00 ------- ------- ------- 37,20 ------- 55,00

Pérola *** www.hotelperola.cv APA

STD

01.05 a 28.10

667,00 658,00 730,00

------- -------

514,00 43,20 41,20 58,50

STD V/ MAR 705,00 684,00 808,00 533,00 52,50 47,40 77,10

Praiano Aparthotel *** www.praianoaparthotel.com APA STD 01.05 a 28.10 700,00 680,00 806,00 60,90 108,70 ------- 51,20 46,40 76,80

Santiago Hotel *** APA STD 01.05 a 28.10 708,00 682,00 792,00 52,20 108,70 566,00 53,20 46,80 73,40

Vip Praia **** www.hotelvippraia.com APA

STD

01.05 a 28.10

706,00 691,00 839,00 52,20 108,70 534,00 52,60 49,10 84,70

V/ MAR 727,00 711,00 860,00 52,20 108,70 544,00 57,70 53,90 89,80

Oásis Praiamar **** www.oasisatlantico.com APA

STD

01.05 a 28.10

738,00 720,00 887,00

87,00 169,60

552,00 60,30 56,00 96,20

SUP V/ JARDIM 791,00 770,00 972,00 574,00 73,10 68,00 116,70

SUP V/ MAR 839,00 816,00 1047,00 600,00 84,70 79,10 134,70

Pestana Trópico **** www.pestana.com APA

STD

01.05 a 28.10

818,00 ------- 1020,00

121,80 234,80

424,00 79,50 ------- 128,30

STD C/ Varanda 850,00 ------- 1100,00 424,00 87,20 ------- 147,50

Executivo V/ Mar 900,00 830,00 1180,00 424,00 99,40 82,50 166,70

Pescador Aparthotel **** www.pescador.cv (ex Praia Guesthouse) APA SUITE 01.05 a 28.10 806,00 777,00 1029,00 ------- ------- 453,00 76,80 69,80 130,30

CIDADE VELHA

Limeira *** www.hotellimeira.cv APA STD 01.05 a 28.10 662,00 649,00 739,00 73,80 134,10 541,00 32,60 29,50 51,20

RUI VAZ

Quinta da Montanha www.caboverde.com APA STD 01.05 a 28.10 649,00 627,00 725,00 59,00 ------- 505,00 29,60 24,20 47,80

SÃO DOMINGOS

Residencial Tomasia ** www.caboverde.com APA STD 01.05 a 28.10 640,00 631,00 687,00 40,00 85,00 501,00 27,40 25,30 38,60

TARRAFAL

Baía Verde ** www.caboverde.com APA T0 C/ AC 01.05 a 28.10 686,00 712,00 814,00 61,30 122,50 524,00 30,80 37,00 61,60

Cabo Verde

36

VERÃO 2015

Juntamente com Santiago, o Fogo serviu de cadinho à cultura e à nação cabo-verdianas.A cultura do algodão foi a grande atividade fundadora da econo-mia da ilha, nos sécs. XV e XVI, seguindo-se outras culturas agrí-colas, com destaque para o café, a vinha e os pomares.Os sobrados, verdadeiros ex-libris da ilha juntamente com o vul-cão, reinante do alto dos seus quase 3.000 metros, personificam a estratificação social que marcaram profundamente a ilha, de grandes senhores proprietários e de um povo trabalhador e dis-ciplinado, à semelhança das regras que destrinçavam a burguesia que morava um andar acima.Ir ao Fogo é sinónimo de uma visita obrigatória a Chã das Caldeiras e a Monte Velha, para uma experiência que não deve limitar-se a um dia, pois a noite na grande cratera é uma experiência única de proximidade das estrelas e da sublimidade do silêncio eloquente que parece comunicar com o além.Apreciar os pomares e os vinhedos do Monte Losna, por outro lado, é um exotismo capaz de, por si só, justificar a deslocação ao sopé do grande vulcão

Ilha do Fogo

map

as c

edid

os p

elas

Pág

inas

Am

arel

as d

e C

abo

Verd

e

XAGUATE

BELA VISTA

COLONIAL HOUSE

SAVANA RESIDENCIAL

PEDRABRABO

LUANDA RESIDENCIAL

37

Cabo VerdeMONTANHAS E RIBEIRAS

Preços por pessoa / Min 2 pax Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Santiago (valor indicativo 34,00 Euros ) / Os valores das taxas estão sujeitos a reconfirmação / (1) Possibilidade de alojar 2 adultos e 2 crianças / (2) Ocupação Min 3 pax / Serviços Incluídos no Preço Voos TACV Santiago/Fogo/Santiago em classe Y (ligações internacionais TACV); transporte aeroporto/ hotel / aeroporto com assistência local; 3 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Santiago (sujeitas a reconfirmação e alterações legais) / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

VOOS TACVPartidas diárias (exceto 5ªs feiras)

Extensão à Ilha do FogoA Ilha do Vulcão À partida de Santiago4 DIAS / 3 NOITES

1º DIA - SANTIAGO / FOGOÀ hora previamente fixada localmente, transfere ao aeroporto e embarque em voo doméstico com destino à Ilha do Fogo. Chegada e transfere ao hotel escolhido. Alojamento. Resto do dia livre.

2º e 3º DIAS - FOGOUm dos principais atrativos para quem visita Cabo Verde é a variedade de paisagens que as diversas ilhas proporcionam.O Fogo, com o seu imponente vulcão de quase 3.000 metros de altitude, é o expoente máximo da espetacularidade. Poderá visitar Chã das Caldeiras, a 1.750 metros de altitude, cenário das últimas erupções, em 1951 e 1995, e onde se situa a aldeia

mais alta do arquipélago; é possível escalar a partir daqui os derradeiros 1000 metros, tarefa para umas 4 horas de esforço muscular!Pode, se pretender, prolongar a sua excursão aos Mosteiros, no extremo oposto da ilha, por uma estrada pitoresca que sul-ca a lava expelida pelo vulcão em 1951, entre a cratera e o mar.A cidade de S. Filipe, com os seus sobrados senhoriais, evoca o passado de uma ilha orgulhosa, povoada por gente distinta que pagou por vezes com o exílio atitudes de discordância com os poderes instituídos em Lisboa.

4º DIA - FOGO / SANTIAGOÀ hora previamente marcada localmente, transfere ao aero-porto e embarque em voo doméstico com destino à ilha de Santiago.

HOTÉIS LOCALIZAÇÃO REGIME TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC 2ª CHD (2-11)

Bela Vista Pousadawww.caboverde.com S. Filipe APA STD C/ A/C 01.05 a 28.10 253,00 250,00 275,00 ------- ------- 184,00

Olamar Hotelwww.caboverde.com S. Filipe APA STD 01.05 a 28.10 262,00 314,00 185,00

Savana Residencialwww.hotelsavana.com S. Filipe APA STD 01.05 a 28.10 272,00 263,00 335,00 ------- ------- 208,00

Xaguate ****www.hotelxaguate.com S. Filipe APA STD 01.05 a 28.10 301,00 301,00 377,00 52,80 95,00 228,00

The Colonial Housewww.zebratravel.net S. Filipe APA STD 01.05 a 28.10 348,00 322,00 404,00 ------- ------- 233,00

Cabo Verde

38

VERÃO 2015

Acontece chegar-se a Santo Antão, desde S. Vicente, subir à Cova e serpentear depois pela encosta da Corda até à Povoação e Ponta do Sol passando da secura do clima dominante no arquipélago para chuva pegada e de novo para o sol no regresso a Porto Novo. É assim Santo Antão, a segunda maior ilha de Cabo Verde.A floresta quase nórdica da espinha dorsal da ilha, desde o Pico da Cruz a Tope de Coroa, contrasta por um lado com a vertente sul, árida e esbranquiçada, e com as ribeiras profundas, verdejantes e húmidas que penetram no âmago das montanhas, num contraste estonteante.Não é por acaso que Santo Antão é a ilha mais procurada pelos apaixonados da marcha e do trekking, que não se importam de pernoitar em casas de habitantes geralmente sem comodidades instaladas, em troca da experiência profundamente natural e de convivência simples com a população laboriosa da ilha. Descer da Cova até ao Paúl pela Ribeira do mesmo nome é uma experiência de retorno às emoções fortes e originais que só a na-tureza mais virgem proporciona.Como esta, dezenas de experiências ligadas à natureza são pro-porcionadas por Santo Antão.

Ilha de Santo Antão

map

as c

edid

os p

elas

Pág

inas

Am

arel

as d

e C

abo

Verd

e

PONTA DO SOLBLUE BELL

PÔR DO SOL

PAUL MAR

CASA DAS ILHAS

PEDRACIN

39

Cabo VerdeMONTANHAS E RIBEIRAS

Serviços Incluídos no Preço Bilhete de Barco S. Vicente/Santo Antão/S. Vicente; transporte cais/ hotel/ cais com assistência local; 3 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos.Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga local-mente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

PARTIDAS DIÁRIAS

Extensão à Ilha de Santo AntãoO encanto das Montanhas e Ribeiras À partida de São Vicente4 DIAS / 3 NOITES

1º DIA - S. VICENTE / SANTO ANTÃOEm hora marcada localmente, transfere ao porto do Mindelo e embarque num ferry local para a travessia do “Mar Di Canal” com destino a Santo Antão. Após uma viagem de cerca de 1 hora, chegada a Porto Novo, assistência e transfere para o ho-tel escolhido.

2º E 3º DIAS - SANTO ANTÃOSanto Antão é uma das ilhas mais fantásticas e belas de Ca-bo Verde, onde a mãe natureza é senhora e rainha. Detentora de imponentes montanhas e profundos vales, o relevo desta ilha é de suster a respiração. Ao atracarmos em Porto Novo, deparamo-nos com uma paisagem árida e com a praia do Es-corralete. Se tomarmos a estrada de montanha em direção ao norte da ilha somos levados para um mundo quase irreal, onde a força e vontade humana se impuseram à natureza caprichosa destas paragens. Autênticos monumentos ao esforço e traba-lho de quem por elas contribuíram, são as estradas esculpidas

entre encostas abruptas. Verdadeiras montanhas russas, elas são motivo de espanto. Como que num gesto de mágica so-mos transportados da aridez dominante a sul, para uma zona montanhosa e verdejante em toda a vertente norte. A Ilha de Santo Antão convida o visitante ao turismo rural e de natureza apresentando um vasto leque de produtos de trekking. Santo Antão é igualmente conhecida pela ilha do grogue, aguardente típica feita ainda hoje por métodos tradicionais de moagem da cana sacarina. Com o mar sempre por perto, não pode o visitante sair de Santo Antão sem saborear um belíssimo caldo de peixe como prato principal seguido de um gostoso doce de papaia com queijo de cabra como sobremesa e, claro, o grogue ou um licor para colocarmos a cereja em cima do bolo.

4º DIA - SANTO ANTÃO / S. VICENTEConforme combinado localmente, transfere para Porto Novo, que pode agora ser feita com maior rapidez pela nova estrada da Janela. De Porto Novo tomar-se-á o barco de regresso a S. Vicente.

HOTÉIS LOCALIZAÇÃO REGIME TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC 1 CHD (2-11)

Paul Marwww.sci.cv Paul APA STD 01.05 a 28.10 164,00 143,00 211,00 ------- ------- 92,00

Pôr do Sol Residencialwww.caboverde.com Porto Novo APA STD 01.05 a 28.10 114,00 ------- 164,00 ------- ------- -------

Blue Bell **www.caboverde.com Ponta do Sol APA STD 01.05 a 28.10 164,00 160,00 199,00 32,60 65,10 102,00

Pedracin Village ***www.caboverde.com

Ribeira Grande

APA STD 01.05 a 28.10 204,00 189,00 238,00 39,20 68,50 114,00

Santo Antão Art Resort ****www.santantao-art-resort.com

Porto Novo APASTD

01.05 a 28.10146,00 --------- 206,00 32,70 58,70 74,00

SUP 158,00 144,00 --------- 32,70 58,70 78,00

Preços por pessoa em euros / Mínimo 2 participantes

Cabo Verde

40

VERÃO 2015

S. Vicente, uma das ilhas mais áridas de Cabo Verde, só no século XVIII mereceu a atenção de povoadores.A Baía ampla e protegida do Porto Grande foi a mais-valia que fez de S. Vicente a capital portuária do arquipélago e despoletou o de-senvolvimento da cidade do Mindelo, a mais cosmopolita de todas as cidades cabo-verdianas.A economia de S. Vicente foi fortemente impulsionada ao abaste-cimento dos navios a carvão, numa fase em que os ingleses mar-caram presença notória, com reflexos no próprio modo de vida das populações, ainda hoje visíveis.Num tempo em que se viajava muito de barco, chegaram ao Porto Grande marinheiros de todo o lado, com destaque especial para os brasileiros que, fazendo-se acompanhar das suas violas, incre-mentaram o desenvolvimento da fase mais recente e poderosa da música cabo-verdiana, dando à morna, oriunda da Boa Vista e en-riquecida na Brava, novas valências, às mãos de músicos como Luís Rendall, Manuel de Novas e outros. Foi, de resto, em S. Vicente que nasceu a coladeira, na primeira metade do século passado, num processo de evolução profunda-mente enraizado nos hábitos de dança da população mindelense.Não faltaram nunca em S. Vicente músicos e cantores destes dois géneros basilares na música popular cabo-verdiana dos últimos séculos, dos quais os expoentes mais conhecidos são Bana, Cesá-ria Évora, Titina e Tito Paris, entre outros

Ilha de São VicenteO Pequeno “Brazilim”

map

as c

edid

os p

elas

Pág

inas

Am

arel

as d

e C

abo

Verd

e

AVENIDA APARHOTEL

JENNY RESIDENCIAL

SODADECHEZ LOUTCHA

LAZARETOPORTO GRANDEMINDELHOTEL

DON PACO

FOYA BRANCA

MINDELOR E S I D E N C I A L

Estamos situados em pleno centro histórico da cidade do Mindelo, na Rua de Lisboa. A Mindelo Residencial proporciona-lhe um serviço especialmente confortável e personalizado, ao mesmo tempo que lhe dá acesso rápido e priveligiado a toda a cidade.

Recentemente construída, dispõe de 9 quartos confortáveis e 2 suites, distribuidos por 2 pisos, todos com casa de banho, ar condicionado, TV por satélite, frigo bar, telefone nos quartos. Os nossos serviços incluem ecrã panorâmico no salão, serviço de internet wireless, lavandaria, cofres e ainda oferece aos clientes um bom serviço de pequeno almoço rico e diversificado.

Contactos: Rua São João n°6 (Centro Histórico)

Mindelo, São Vicente, Cabo VerdeTelefones : (+238) 230 08 63 / (+238) 231 85 81

Fax : (+238) 230 08 64 Email : [email protected]

Website : www.mindelo-residencial.com

Contactos: Rua São João n°6 (Centro Histórico)

Mindelo, São Vicente, Cabo VerdeTelefones : (+238) 230 08 63 / (+238) 231 85 81

Fax : (+238) 230 08 64 Email : [email protected]

Website : www.mindelo-residencial.com

41

Cabo VerdeILHA DO PORTO GRANDE

MindeloCidade das noites longas8 DIAS / 7 NOITES OU 9 DIAS / 8 NOITES

1º DIA - LISBOA / S. VICENTEComparência no aeroporto da Portela três horas antes da par-tida. Embarque com destino à ilha de S. Vicente em viagem que durará cerca de quatro horas. Chegada, assistência e transporte ao hotel escolhido.

2º AO 7º DIA - S. VICENTEDias inteiramente livres. Com uma superfície de 227 km2, S. Vicente é uma ilha com características bastante próprias, que convida o visitante ao lazer e à vida boémia nas suas famosas noites cabo-verdianas. Terra de poetas e artistas das mais varia-das expressões, sendo a música uma das fundamentais, o Min-delo deixa recordações únicas em quem a visita e sente o pulsar das suas noites tropicais. Visitando o Fortim do Rei, a construção mais antiga existente no Mindelo (data de 1852), o visitante go-

zará de uma magnífica vista panorâmica da cidade. Também me-recedor da sua visita será o Centro Nacional de Artesanato, um museu vivo que encerra toda a cultura artesanal de Cabo Verde desde os tempos mais remotos. A poucos quilómetros da cidade do Mindelo e em direção a Leste poderá o visitante encontrar diversas praias que fazem o deleite de quem aí queira repousar da agitação das longas noites. Outro local a não perder será a Baía das Gatas, a qual o(a) espera com a sua praia de mar calmo e cristalino e com a sua piscina natural. Em contraste, a Oeste, a praia de S. Pedro, com o mar mais agitado, oferece ótimas con-dições para a prática de desportos aquáticos como o windsurf, kitesurf, etc… Aconselhamos uma excursão de um ou 2 dias à ilha vizinha de Santo Antão.

8º DIA - S. VICENTE / LISBOAEm hora a determinar localmente, transporte ao aeroporto e partida com destino a Lisboa. Chegada e fim dos nossos serviços.

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV DE LISBOA

Classe de Reserva O K

01.05 a 31.05 Sem Supl. 71,00

01.06 a 02.07; 28.08 a 31.10 11,00 125,00

03.07 a 27.08 153,00 196,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP

Classe de Reserva G-Lisboa G-Faro/Porto* G-Funchal* G-Açores*

01.05 a 14.07; 01.09 a 31.10 Sem Supl. 47,00 112,00 145,00

15.07 a 31.08 150,00 183,00 248,00 281,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP

Classe de Reserva L-Lisboa A-Lisboa

01.05 a 30.06; 15.09 a 31.10 82,00 223,00

01.07 a 14.09 Não Disp. 223,00

* Acresce diferencial de taxas aeroportuárias

VOOS TACV Partidas às 6ªs Feiras de 01 a 22 de Maio, programa de 7 noites / Partida à 6ª Feira 29 de Maio, programa de 9 noites / Partida aos Sábados e 3ºas Feiras de 06 de Junho a 24 de Outubro, programa de 8 noites VOOS TAP Partidas às 3ªs Feiras, Sábados e Domingos, programa de 7 noites

Preços por pessoa em euros / Mínimo 2 participantes Os preços incluem taxas de ae-roportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 234,00 Euros ) / Os valores das taxas estão sujeitos a reconfirmação / Para os programas superiores acrescentar noites extra. / Serviços Incluídos no Preço Voos TACV Lisboa/S. Vicente/ Lisboa em classe O ou em voos TAP em classe G com direito a 20 kg de bagagem; transporte aeroporto/ hotel/ aeroporto com assistência local; 7 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens; Visto (obrigatório) para dados de passaporte enviados até 5 dias úteis antes do inicio da viagem. / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máxi-mo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

Suplemento de partida do Porto e de Faro para voos internacionais TACV em voos domésticos TAP, em classe U: 155,00 euros (inclui 24 euros de taxas de aeroporto).Suplemento de partida do Funchal para voos internacionais TACV em voos domésticos TAP, em classe U: 210,00 euros (inclui 30 euros de taxas de aeroporto).Suplemento de partida Ponta Delgada, Horta e Terceira para voos internacionais TACV em voos domésticos TAP, em classe V: 223,00 euros (inclui 23 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe L e A, para ligação a Voos Internacionais TAP: 45,00 Euros (valor indicativo).

HOTÉIS REGIME TIPO QUARTO PARTIDAS DUPLO TRIPLO IND SUP. MP SUP.PC 1 CHD 02-11NOITES EXTRA

DUPLO TRIPLO INDChez Loutcha Pensãowww.caboverde.com APA STD 01.05 a 25.10 548,00 -------- 605,00 -------- -------- 468,00 21,10 -------- 29,10

Jenny Residencial www.caboverde.com APA STD SEM A/C 01.05 a 25.10 605,00 596,00 732,00 -------- -------- 530,00 25,40 24,20 43,60

V. MAR COM A/C 698,00 -------- 901,00 -------- -------- -------- 38,70 -------- 67,80Avenida Aparthotel ***www.caboverde.com APA STD 01.05 a 25.10 606,00 -------- 696,00 -------- -------- -------- 25,60 -------- 38,40

Beleza Residencialwww.rsbeleza.com APA STD 01.05 a 25.10 585,00 578,00 650,00 44,90 89,80 474,00 22,70 21,60 31,90

Kira’S Boutique Hotelwww.kirashotel.com APA STD Tipo A 01.05 a 25.10 713,00 -------- 879,00 -------- -------- -------- 38,60 -------- 61,30

Mindelo Residencialwww.caboverde.com APA STD Tipo A 01.05 a 25.10 690,00 -------- 821,00 -------- -------- 486,00 37,60 -------- 56,40

Pousada Montecarawww.pousadamontecara.net APA STD

01.05 a 08.07 800,00--------

1034,00152,20 -------- --------

53,40 -------- 86,7009.07 a 31.08 847,00 1127,00 60,00 -------- 100,0001.09 a 25.10 800,00 1034,00 53,40 -------- 86,70

Mindelhotel ***www.caboverde.com APA STD

01.05 a 24.06 673,00 -------- 827,0096,70 193,20 --------

35,20 -------- 57,1025.06 a 31.08 696,00 -------- 872,00 38,40 -------- 63,7001.09 a 25.10 673,00 -------- 827,00 35,20 -------- 57,10

Don Paco ***www.donpacohotel.com APA STD 01.05 a 25.10 715,00 699,00 808,00 114,20 220,70 420,00 41,20 38,70 54,50

SUITE 816,00 766,00 1003,00 114,20 220,70 420,00 55,70 48,40 82,30

Oásis Porto Grande ****www.oasisatlantico.com APA

STD01.05 a 25.10

721,00 -------- 894,00114,20 197,90

570,00 42,00 -------- 66,70STD V/ PRAÇA 763,00 -------- 968,00 588,00 48,00 -------- 77,40

JR SUITE 978,00 940,00 1314,00 688,00 78,70 73,40 126,70

Foya Branca **** www.foyabranca.com(Praia de S. Pedro)

APA

V/ MAR 01.05 a 24.06;01.09 a 24.09

768,00 -------- 950,00114,20 171,20

588,00 48,70 -------- 74,70JR SUITE 758,00 757,00 -------- 588,00 47,40 47,20 --------V/ MAR 25.06 a 31.08 800,00 -------- 1034,00 114,20 171,20 607,00 53,40 -------- 86,70JR SUITE 786,00 791,00 -------- 581,00 51,40 52,00 --------V/ MAR

25.09 a 25.10861,00 -------- 1127,00

114,20 171,20635,00 62,00 -------- 100,00

JR SUITE 838,00 850,00 -------- 635,00 58,70 60,50 --------

TI V/ MAR

01.05 a 24.06; 894,00 -------- 1029,00 Inclui Inclui 654,00 66,70 -------- 86,0025.06 a 31.08 935,00 -------- 1070,00 Inclui Inclui 674,00 72,60 -------- 91,9001.09 a 24.09 894,00 -------- 1029,00 Inclui Inclui 654,00 66,70 -------- 86,0025.09 a 25.10 978,00 -------- 1113,00 Inclui Inclui 696,00 78,70 -------- 98,00

FAÇA UMA VIAGEM AORITMO DA MORNA COMOS PÉS NA ÁGUA QUENTE.

flytap.com

CABO VERDEBOAVISTA SAL PRAIA SÃO VICENTE

2 voos semanais 6 voos semanais 7 voos semanais 3 voos semanais`

j

v

`j

jv

`v

`jv

h

í~é|ëçäÑÉêá~ë|Å~ÄçîÉêÇÉ|~Q|éêáåíèì~äáíóKéÇÑ===N===MVJMPJOMNR===NTWMMWOR

Cabo Verde

44

VERÃO 2015

Sal e S. VicentePraia, Cultura e Animação8 DIAS / 7 NOITES

1º DIA – LISBOA, PORTO OU FARO / SALComparência no aeroporto três horas antes da partida. Em-barque e viagem de cerca de três horas e meia, com refeição a bordo com destino ao Sal. Chegada, recolha da bagagem e transfere ao hotel escolhido. Alojamento.

2º AO 4º DIA - SALA ilha do Sal espera-o com a sua maravilhosa baía com condi-ções excecionais para o turismo balnear: Santa Maria, a 16 km do Aeroporto. Aqui pode dedicar-se ao repouso absoluto ou, se preferir, a atividades desportivas ou lúdicas.

5º DIA - SAL / S. VICENTEÀ hora previamente marcada, transfere ao aeroporto e partida para S. Vicente. Chegada ao aeroporto de S. Pedro, transfere

ao hotel escolhido e alojamento.

6º E 7º DIAS - S. VICENTES. Vicente é carinhosamente chamada pelos cabo-verdianos como a Ilha dos artistas, por ser o berço de cantores e poe-tas como Cesária Évora, Tito Paris, Jorge Barbosa e Manuel de Novas. Costumamos dizer em Cabo Verde que a verdadeira essência do espírito e da cultura cabo-verdiana se encontra na cidade do Mindelo, o que levou Manuel de Novas a afirmar “Quem ca conchê Mindelo, ca conchê Cabo Verde” (Quem não conhece o Mindelo, não conhece Cabo Verde).

8º DIA - S. VICENTE / SAL / LISBOAÀ hora previamente marcada localmente, transfere ao aero-porto para embarque em voo doméstico com destino ao Sal para ligação ao voo internacional com destino final a Lisboa. Chegada a Lisboa e fim dos nossos serviços.

Preços por pessoa em euros / Mínimo 2 participantes Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 199,00 Euros ) / Os valores das taxas estão sujeitos a reconfirmação / (1) Suplemento de meia pensão e pensão completa somente para 4 noites na Ilha do Sal. (2) Suplemento de meia pensão e pensão completa somente para 3 noites na Ilha de S. Vicente. (3) Por favor contacte-nos para valores em quarto triplo. / Serviços Incluídos no Preço Voos internacionais TACV Lisboa/Sal/ Lisboa em classe “O” com direito a 20 kg de bagagem; voos domésticos TACV Sal/S. Vicente/Sal em classe Y; transportes aeroportos/ hotéis/ aeroportos com assistência local; 4 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na ilha do Sal; 3 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na ilha de S. Vicente; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens; Visto (obrigatório) para dados de passaporte enviados até 5 dias úteis antes do início da viagem / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV DE LISBOA

Classe de Reserva O G

Restante Periodo ------- 25,00

03.07 a 27.08 142,00 174,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP / TACV

Classe de Reserva G/Y

Restante Periodo 27,00

15.07 a 31.08 168,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP / TACV

Classe de Reserva L/Y A/Y

Restante Período 94,00 235,00

01.07 a 14.09 Não Disp. 235,00

VOOS TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro aos SábadosVOOS TAP / TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro diárias (exceto 3ªs Feiras)

Suplemento de partida do Porto e de Faro em voos domésticos TAP, em classe U: 155,00 euros (inclui 24 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida do Funchal em voos domésticos TAP, em classe U: 210,00 euros (inclui 30 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida Ponta Delgada, Horta e Terceira em voos domésticos TAP, em classe V: 223,00 euros (inclui 23 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe G, para ligação a Voos Internacionais TAP: 58,00 Euros (valor indicativo). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe L e A, para ligação a Voos Internacionais TAP: 45,00 Euros (valor indicativo).

HOTÉIS LOCALIZAÇÃO REGIME TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC 1 CHD (2-11)

PONTÃO ***www.caboverde.com+MINDELO RESIDÊNCIALwww.caboverde.com

SalS. Vicente

APAAPA

STDSTD

01.05 a 25.07 999,00 --------- 1119,00 52,20 (1) 95,70 (1) 769,00

26.07 a 31.08 1029,00 -------- 1179,00 52,20 (1) 95,70 (1) 769,00

01.09 a 25.10 999,00 -------- 1119,00 52,20 (1) 95,70 (1) 769,00

OÁSIS BELORIZONTE **** www.oasisatlantico.com+OÁSIS PORTO GRANDE ****www.oasisatlantico.com

SalS. Vicente

TIAPA

BGL STDSTD

01.05 a 20.06 1179,00 -------- 1439,00 49,00 (2) 84,80 (2) 949,00

21.06 a 04.07 1229,00 -------- 1509,00 49,00 (2) 84,80 (2) 969,00

05.07 a 04.09 1369,00 -------- 1739,00 49,00 (2) 84,80 (2) 1049,00

05.09 a 25.10 1179,00 -------- 1439,00 49,00 (2) 84,80 (2) 949,00

MORABEZA ****www.morabeza.com+FOYA BRANCA ****www.foyabranca.com

SalS. Vicente

APAAPA

STDVISTA MAR

01.05 a 24.06 1189,00 -------- 1409,00 143,00 243,90 --------

25.06 a 09.07 1209,00 -------- 1449,00 143,00 243,90 --------

10.07 a 31.08 1249,00 -------- 1489,00 143,00 243,90 --------

01.09 a 24.09 1189,00 -------- 1409,00 143,00 243,90 --------

25.09 a 25.10 1279,00 -------- 1529,00 143,00 243,90 --------

45

Cabo VerdeCIRCUITOS

Sal e SantiagoPraia, História e Montanhas8 DIAS / 7 NOITES

1º DIA – LISBOA / PORTO OU FARO / SALComparência no aeroporto da Portela três horas antes da par-tida. Embarque e viagem de cerca de três horas e meia. Che-gada ao Sal, acolhimento e transfere para o hotel escolhido. Alojamento.

2º AO 4º DIA – SALDias livres. Aproveite a sua estadia na Ilha do Sal para desfru-tar da magnífica praia de Santa Maria, onde o mar de águas translúcidas de cor azul-turquesa convida a um banho e a um dia relaxante ou opte por uma excursão junto dos delegados Solférias para conhecer a ilha.

5º DIA – SAL / SANTIAGOÀ hora previamente marcada, transfere para o aeroporto e partida para a ilha de Santiago em viagem que durará aproxi-madamente 40 minutos. Chegada, acolhimento e transfere ao hotel. Alojamento.

6º DIA – SANTIAGOEm hora a combinar localmente, saída do hotel para excursão

de meio-dia à Cidade Velha, que constitui o principal patri-mónio arquitetónico de Cabo Verde. A Cidade Velha, antiga Ribeira Grande de Santiago, foi a primeira cidade portuguesa edificada em África, tendo sido classificada recentemente pela UNESCO como património mundial. Alberga diversos monu-mentos de grande significado histórico, tais como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, edificada no sopé da encosta oeste da ribeira, de estilo manuelino, e o Pelourinho, edificado em 1495, em pleno meio do terreiro junto à praia. Poderá ainda apreciar a Sé Catedral e a Fortaleza Real de S. Filipe. Regresso ao hotel e resto de lia livre. Alojamento.

7º DIA – SANTIAGODia Livre para poder usufruir de um dia de praia ou visitar o mercado de Sucupira e o centro da cidade antiga, conhecido por Platô.

8º DIA – SANTIAGO / SAL / LISBOA/PORTO OU FAROÀ hora combinada, transfere para o aeroporto. Formalidades de embarque assistidas pelo delegado SOLFÉRIAS e partida em voo doméstico com destino ao Sal para conexão com voo internacional com destino a Lisboa. Chegada e fim dos nossos serviços.

Preços por pessoa em euros / Mínimo 2 participantes Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 199,00 Euros ) / Os valores das taxas estão sujeitos a reconfirmação / (1) Suplementos de meia pensão e pensão completa somente para 4 noites na Ilha do Sal (2) Suplementos de meia pensão e pensão completa somente para 3 noites na Ilha de Santiago (3) Favor consultar suplementos de Natal e Reveillon no programa Santa Maria do Sal. / Serviços Incluídos no Preço Voos internacionais TACV Lisboa/Sal/ Lisboa em classe “O” com direito a 20 kg de bagagem; voos domésticos TACV Sal/Santiago/Sal em classe Y; transportes aeroportos/ hotéis/ aeroportos com assistência local; 4 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na ilha do Sal; 3 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na ilha de Santiago; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens; Visto (obrigatório) para dados de passaporte enviados até 5 dias úteis antes do início da viagem. / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV DE LISBOA

Classe de Reserva O G

Restante Periodo ------- 25,00

03.07 a 27.08 142,00 174,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP / TACV

Classe de Reserva G/Y

Restante Periodo 27,00

15.07 a 31.08 168,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP / TACV

Classe de Reserva L/Y A/Y

Restante Período 94,00 235,00

01.07 a 14.09 Não Disp. 235,00

VOOS TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro aos SábadosVOOS TAP / TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro diárias (exceto 3ªs Feiras)Suplemento de partida do Porto e de Faro em voos domésticos TAP, em classe U: 155,00 euros (inclui 24 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida do Funchal em voos domésticos TAP, em classe U: 210,00 euros (inclui 30 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida Ponta Delgada, Horta e Terceira em voos domésticos TAP, em classe V: 223,00 euros (inclui 23 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe G, para ligação a Voos Internacionais TAP: 58,00 Euros (valor indicativo). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe L e A, para ligação a Voos Internacionais TAP: 45,00 Euros (valor indicativo).

HOTÉIS LOCALI-ZAÇÃO REGIME TIPO QUARTO PARTIDAS DPL TPL IND SUPL. MP SUPL. PC 1 CHD (2-11)

PONTÃO ***www.caboverde.com+PÉROLA ***www.caboverde.com

SalSantiago

APAAPA

STDSTD

01.05 a 25.07 1039,00 1029,00 1149,00 52,20 (1) 95,70 (1) 819,00

26.07 a 31.08 1069,00 1039,00 1209.00 52,20 (1) 95,70 (1) 819,00

01.09 a 25.10 1039,00 1029,00 1149,00 52,20 (1) 95,70 (1) 819,00

OÁSIS BELORIZONTE **** www.oasisatlantico.com+OÁSIS PRAIAMAR ****www.oasisatlantico.com

SalSantiago

TIAPA

BGL STDSTD

01.05 a 20.06 1269,00 1229,00 1559,00 65,30 (2) 127,20 (2) 999,00

21.06 a 04.07 1309,00 1279,00 1639,00 65,30 (2) 127,20 (2) 1019,00

05.07 a 04.09 1459,00 1409,00 1869,00 65,30 (2) 127,20 (2) 1089,00

05.09 a 31.10 1269,00 1229,00 1559,00 65,30 (2) 127,20 (2) 999,00

MORABEZA ****www.morabeza.com+PESTANA TRÓPICO ****www.pestana.com

SalSantiago

APAAPA

STDSTD

01.05 a 09.07 1319,00 -------- 1609,00 185,40 346,60 --------

10.07 a 31.08 1359,00 -------- 1659,00 185,40 346,60 --------

01.09 a 24.09 1319,00 -------- 1609,00 185,40 346,60 --------

25.09 a 25.10 1359,00 -------- 1659,00 185,40 346,60 --------

Inclui meio dia de excursãoà Cidade Velha

(Património Mundial)

Cabo Verde

46

VERÃO 2015

Preços por pessoa em euros / Mínimo 2 participantes Os preços incluem taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (valor indicativo 215,00 Euros ) / Os valores das taxas estão sujeitos a reconfirmação / (1) Suplementos de meia Pensão e pensão completa somente para 2 noites na Ilha de Santiago e 2 noites na Ilha de S. Vicente / Serviços Incluídos no Preço Voos internacionais TACV Lisboa/Sal/ Lisboa em classe “O” com direito a 20 kg de bagagem; voos domésticos TACV Sal / Santiago / S. Vicente / Sal em classe Y; transportes aeroportos/ hotéis/ aeroportos com assistência local; 3 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na Ilha do Sal; 2 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na ilha de Santiago; 2 noites de alojamento no hotel e regime escolhidos na ilha de S.Vicente; Excursão de dia inteiro à Ilha de Santiago com almoço no Tarrafal; Taxas de aeroportos, segurança e combustível à partida de Lisboa (sujeitas a reconfirmação e alterações legais); Seguro de Viagens; Visto (obrigatório) para dados de passaporte enviados até 5 dias úteis antes do início da viagem / Serviços Não Incluídos no Preço taxa turística (valor indicativo de 2 euros por pessoa e noite), aplicável a maiores de 16 anos, até ao máximo de 10 noites consecutivas, paga localmente nos hotéis. Outros que não mencionados no programa e extras de carácter pessoal.

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TACV DE LISBOA

Classe de Reserva O G

Restante Periodo ------- 25,00

03.07 a 27.08 142,00 174,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP / TACV

Classe de Reserva G/Y

Restante Periodo 39,00

15.07 a 27.08 180,00

SUPLEMENTOS DE PARTIDA TAP / TACV

Classe de Reserva L/Y A/Y

Restante Período 106,00 247,00

01.07 a 14.09 Não Disp. 247,00

VOOS TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro aos SábadosVOOS TAP / TACVPartidas de Lisboa, Porto ou Faro diárias (exceto 3ªs Feiras)Suplemento de partida do Porto e de Faro em voos domésticos TAP, em classe U: 155,00 euros (inclui 24 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida do Funchal em voos domésticos TAP, em classe U: 210,00 euros (inclui 30 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento de partida Ponta Delgada, Horta e Terceira em voos domésticos TAP, em classe V: 223,00 euros (inclui 23 euros de taxas de aeroporto). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe G, para ligação a Voos Internacionais TAP: 58,00 Euros (valor indicativo). / Suplemento Partida do Porto e de Faro em voos TAP, em classe L e A, para ligação a Voos Internacionais TAP: 45,00 Euros (valor indicativo).

Sal, Santiago e S. VicentePraia, Cultura, História e Diversão8 DIAS / 7 NOITES

1º DIA – LISBOA, PORTO OU FARO / SALComparência no aeroporto três horas antes da partida. For-malidades de embarque e partida para Cabo Verde em voo de cerca de três horas e meia. Assistênciapelos delegados SOLFÉRIAS à chegada à Ilha do Sal. Transfere para o hotel escolhido e alojamento.

2º E 3º DIAS - SAlDias livres para fazer praia longe das atividades quotidianas ou optar por praticar desportos aquáticos ou ainda fazer um passeio pela ilha do Sal.

4º DIA – SAL / SANTIAGOEm hora a combinar localmente, transfere para o aeroporto para embarque em voo doméstico de cerca de 40 minutos com destino à Ilha de Santiago. Chegada, acolhimento e trans-fere ao hotel escolhido. Alojamento.

5º DIA – SANTIAGOApós o pequeno-almoço, partida com o delegado SOLFÉRIAS para uma excursão de dia inteiro ao Tarrafal de Santiago. Vi-sita a S. Jorge dos Órgãos (Jardim Botânico) e Assomada. Na

chegada ao Tarrafal, antes do almoço, tempo para um mer-gulho nas águas da sua esplêndida baía, onde um complexo de bungalows foi implantado à sombra de coqueiros e acácias rubras. Visita ao antigo presídio do Tarrafal. Regresso à Praia por Achada Monte, Porto Formoso, Mangue das Sete Ribeiras, Calheta, Pedra Badejo e Milho Branco.

6º DIA – SANTIAGO / S. VICENTEEm hora a indicar localmente, transfere ao aeroporto e em-barque em voo doméstico com destino a S. Vicente. Chegada, assistência e transfere ao hotel escolhido. Alojamento.

7º DIA - S. VICENTEFamosa Ilha do Porto Grande, capital das noites boémias, da música e cultura. Aproveite para uma volta à ilha percorrendo o Monte Verde, Baía das Gatas e Calhau ou opte por conhecer a ilha vizinha de Santo Antão.

8º DIA - S. VICENTE / SAL / LISBOA/ PORTO OU FAROEm hora a combinar localmente, transfere ao aeroporto pa-ra embarque em voo doméstico de cerca de 35 minutos com destino à ilha do Sal para conexão ao voo internacional com destino a Lisboa. Chegada e fim dos nossos serviços.

HOTÉIS LOCALI-ZAÇÃO REGIME TIPO QUARTO PARTIDAS DPL IND SUPL. MP SUPL. PC 1 CHD (2-11)

PONTÃO ***PÉROLA ***MINDELO RESIDÊNCIAL www.caboverde.com

SalSantiago

S. Vicente

APAAPAAPA

STDSTDSTD

01.05 a 25.07 1209,00 1329,00 --------- --------- 959,00

26.07 a 31.08 1239,00 1379,00 --------- --------- 959,00

01.09 a 25.10 1209,00 1329,00 --------- --------- 959,00

OÁSIS BELORIZONTE **** OÁSIS PRAIAMAR ****OÁSIS PORTO GRANDE****www.oasisatlantico.com

SalSantiago

S. Vicente

TIAPAAPA

BGL STDSTDSTD

01.05 a 20.06 1389,00 1649,00 76,20 (1) 147,90 (1) 1119,00

27.06 a 04.07 1419,00 1699,00 76,20 (1) 141,40 (1) 1129,00

05.07 a 04.09 1529,00 1869,00 76,20 (1) 141,40 (1) 1189,00

05.09 a 25.10 1389,00 1649,00 76,20 (1) 147,90 (1) 1119,00

MORABEZA ****www.morabeza.comPESTANA TRÓPICO ****www.pestana.comFOYA BRANCA ****www.foyabranca.com

SalSantiago

S. Vicente

APAAPAAPA

STDSTD

V/ Mar

01.05 a 24.06 1429,00 1689,00 164,10 294,30 ---------

25.06 a 09.07 1439,00 1719,00 164,10 294,30 ---------

10.07 a 31.08 1479,00 1749,00 164,10 294,30 ---------

01.09 a 24.09 1429,00 1689,00 164,10 294,30 ---------

25.09 a 25.10 1499,00 1779,00 164,10 294,30

Inclui excursão de dia inteiroà Ilha de Santiago com almoço no Tarrafal

INFORMAÇÕES E RESERVAS

Condições gerais de venda de todos os programas e que constituem, na ausência de documento autónomo, o con-trato de viagem.O presente documento é vinculativo para a agência, ope-rador e cliente, salvo alguma das presentes condições:• Se as alterações nas seguintes condições tiverem sido comu-

nicadas claramente por escrito ao cliente antes da celebração do contrato e as mesmas estejam devidamente previstas no programa;

• Sendo alterações posteriores à celebração do contrato, de-pendem de acordo prévio das partes, salvo o previsto na cláu-sula “impossibilidade de cumprimento”.

As presentes condições gerais obedecem ao disposto no Decre-to-lei 199/2012 de 24 de Agosto.As Condições Gerais cujo objecto seja uma viagem organizada constante do presente programa e as condições particulares que constam da documentação de viagem facultada ao cliente no momento de reserva da viagem consubstanciam o contrato de viagem que vincula as partes.

ORGANIZAÇÃOA organização técnica das viagens SOLFÉRIAS é da Soliférias, Operadores Turísticos, S.A., com sede na Rua Soeiro Pereira Go-mes, Lote 1, 1º B, 1600-196 Lisboa, pessoa coletiva n.º 503 339 938, com o capital social realizado de 250.000 euros, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, e com o RNAVT n.º 1989.

RECLAMAÇÕESAs reclamações apenas poderão ser consideradas desde que apresentadas por escrito à agência no prazo máximo de 20 dias úteis após o termo da prestação dos serviços. As mesmas só poderão ser aceites desde que participadas aos fornecedores de serviços durante o percurso da viagem, exigindo dos mesmos respectivos documentos comprovativos da ocorrência.Em caso de reclamação por incumprimento dos serviços contra-tados poderá o cliente acionar o fundo de garantia previsto nos termos da legislação em vigor, devendo para isso apresentar a respectiva reclamação junto do Turismo de Portugal I.P. no prazo de 20 dias úteis após o termo da viagem.

BAGAGEM1) A agência é responsável pela bagagem nos termos legais;2) O cliente tem obrigação de reclamar junto da entidade pres-

tadora dos serviços no momento de subtracção, deterioração ou destruição de bagagem.

3) No transporte internacional, em caso de dano na bagagem, a reclamação deverá ser feita por escrito ao transportador imediatamente após a verificação do dano, e no máximo 7 dias a contar da sua entrega. Estando em causa o mero atraso na entrega da bagagem a reclamação deverá ser feita dentro de 21 dias a contar da data de entrega da mesma.

4) A apresentação de tal reclamação será fundamento essencial para o accionamento da responsabilidade da SOLFÉRIAS so-bre a entidade prestadora do serviço.

LIMITESA responsabilidade da agência terá como limite o montante má-ximo exigível às entidades prestadoras dos serviços, nos termos da Convenção de Montreal, de 28 de Maio de 1999, sobre Transporte Aéreo Internacional, e da Convenção de Berna, de 1961, sobre Transporte Ferroviário. No que concerne aos transportes marítimos, a responsabilidade das agências de viagens, relativamente aos seus clientes, pela prestação de serviços de transporte, ou alojamento, quando for caso disso, por empresas de transportes marítimos, no caso de danos resultantes de dolo ou negligência destas, terá como limi-tes os seguintes montantes:a) 441.436 euros, em caso de morte ou danos corporais;b) 7.881 euros, em caso de perda total ou parcial de bagagem

ou da sua danificação;c) 31.424 euros, em caso de perda de veículo automóvel, in-

cluindo a bagagem nele contida;d) 10.375 euros, em caso de perda de bagagem, acompanhada

ou não, contida em veículo automóvel;e) 1.097 euros, por danos na bagagem, em resultado da danifi-

cação do veículo automóvel.Quando exista, a responsabilidade das agências de viagens e tu-rismo pela deterioração, destruição e subtracção de bagagens ou outros artigos, em estabelecimentos de alojamento turístico, enquanto o cliente aí se encontrar alojado, tem como limites:a) 1.397 euros, globalmente;b) 449 euros por artigo;c) O valor declarado pelo cliente, quanto aos artigos deposi-

tados à guarda do estabelecimento de alojamento turístico.A responsabilidade da agência por danos não corporais poderá ser contratualmente limitada ao valor correspondente a cinco vezes o preço do serviço vendido.

DOCUMENTAÇÃOO cliente deverá possuir válida e em vigor a sua documentação pessoal ou familiar, (cartão do cidadão, B.I., passaporte, docu-mentação militar, autorização para menores, vistos, certificado de vacinas e outros eventualmente exigidos). A agência declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de vistos ou a não permissão de entrada ao cliente em país estrangeiro; nestes casos aplicam-se as condições estabelecidas na cláusula “Desistências”, sendo ainda da conta do cliente todo e qualquer custo que tal situação acarretar.

Viagens na União Europeia:• Os clientes (independente da idade) que se desloquem den-

tro da União Europeia deverão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (passaporte; B.I, Cartão do Cidadão);

• Para obtenção de assistência médica devem ser portadores do respectivo Cartão Europeu do Seguro de Doença;

• Os nacionais de países não comunitários devem consultar in-formação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem;

Viagens fora da União Europeia:• Os clientes (independente da idade) que se desloquem fora da

União Europeia, deverão ser possuidores do respetivo docu-mento de identificação civil (passaporte) bem como do visto se necessário, mesmo que apenas para uma escala. Obtenha tal informação junto da agência no momento da reserva;;

• Os nacionais de países não comunitários devem consultar in-formação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem;

MUDANÇASCaso os fornecedores da viagem em causa permitam, sempre que um cliente, inscrito para uma determinada viagem, desejar mudar a sua inscrição para uma outra viagem ou para a mesma com partida em data diferente, ou outra eventual alteração, de-verá pagar a taxa, como despesas de alteração. Contudo, quan-do a mudança tiver lugar com 21 dias ou menos de antecedência em relação à data da partida da viagem, para a qual o cliente se encontra inscrito, ou se os fornecedores de serviços não aceita-rem a alteração, fica sujeito às despesas e encargos previstos na rubrica “desistências”.Após iniciada a viagem, se solicitada a alteração dos serviços contratados por motivos não imputáveis à agência (ex. am-pliação das noites de estadia, alteração de voo) os preços dos serviços turísticos poderão não corresponder aos publicados no folheto que motivou a contratação.

CESSÃO DA INSCRIÇÃOO cliente pode ceder a sua inscrição, fazendo-se substituir por outra pessoa que preencha todas as condições requeridas para a viagem, desde que informe a agência vendedora com pelo me-nos sete dias de antecedência e que tal cessão seja possível nos termos dos regulamentos de transporte aplicáveis. Em caso de cruzeiros e viagens aéreas o prazo previsto será de quinze dias de antecedência.A cessão da inscrição responsabiliza solidariamente cedente e cessionário pelo pagamento do preço da viagem e pelos encar-gos adicionais originados.

ALTERAÇÕESSempre que existam razões alheias que o justifiquem, a agência organizadora poderá alterar a ordem dos percursos, modificar as horas de partida ou substituir qualquer dos hotéis previstos por outros de categoria e localização similar, devendo informar o cliente da tal alteração, logo que dela tenha conhecimento. Se circunstâncias imprevistas obrigarem a suspender quais-quer viagens, os clientes terão sempre direito ao reembolso das quantias pagas.

ANULAÇÕES DO PROGRAMA PELA AGÊNCIAQuando a viagem esteja dependente de um número mínimo de participantes a Agência reserva-se o direito de cancelar a via-gem organizada caso o número de participantes alcançado seja inferior ao mínimo. Nestes casos, o cliente será informado por escrito do cancelamento no prazo de 14 dias.

ALTERAÇÃO AO PREÇOOs preços constantes nos programas estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de impressão dos programas, pelo que estão sujeitos a alteração que resulte das variações no custo dos transportes ou do combustível, de direi-tos, impostos, taxas e flutuações cambiais até 20 dias antes da data de viagem. Sempre que se verifique uma alteração ao preço da viagem, o cliente será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verifi-cado ou anular a sua inscrição nos mesmos termos e condições que os previstos na rubrica “Impossibilidade de cumprimento”.

REEMBOLSOSDepois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo cliente. A não prestação de ser-viços previstos nos programas de viagem por causas não impu-táveis à agência organizadora e caso não seja possível a substi-tuição por outros equivalentes, confere ao cliente o direito a ser reembolsado pela diferença entre o preço dos serviços previstos e o dos efectivamente prestados.

IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTOSe por factos não imputáveis à agência organizadora esta vier a ficar impossibilitada de cumprir algum serviço essencial cons-tante dos programas de viagem, tem o cliente direito a desis-tir da viagem, sendo imediatamente reembolsado de todas as quantias pagas ou, em alternativa, aceitar uma alteração e even-tual variação de preço.Se os referidos factos não imputáveis à agência organizadora vierem a determinar a anulação da viagem, pode o cliente ain-da optar por participar numa outra viagem organizada de preço equivalente. Se a viagem organizada proposta em substituição for de preço inferior, será o cliente reembolsado da respectiva diferença.

DESISTÊNCIAS / ANULAÇÕES / ALTERAÇÕES DE DATASO Cliente ou algum dos seus acompanhantes é livre de desistir ou cancelar a viagem a todo o tempo.Tal cancelamento implica que o mesmo seja responsável pelo pagamento de todos os encargos a que a desistência dê lugar e ainda a um valor que pode ir até 15% do preço da viagem.Quando seja caso disso, o cliente será reembolsado pela dife-rença.

RESPONSABILIDADEA responsabilidade da agência organizadora das viagens cons-tantes dos programas e emergentes das obrigações assumi-das, encontra-se garantida por um seguro de responsabili-dade civil na Companhia de Seguros Tranquilidade, apólice nº 0001481167, no montante de 75.000 euros, nos termos da legislação em vigor.

IVAOs preços mencionados nos programas refletem já o Imposto de Valor Acrescentado à taxa legal em vigor.

VALIDADEA atual programação é válida de 01/05/2015 a 31/10/2015.

NOTA:• Condições especiais estarão incluídas no folheto de cada des-

tino e viagem em concreto.• As presentes condições gerais poderão ser complementadas

por quaisquer outras específicas desde que devidamente acordadas pelas partes.

• Os preços dos programas de algumas brochuras estão baseados na cotização média do dólar pelo que qualquer derivação rele-vante desta moeda poderá implicar uma revisão dos preços da viagem nos termos constantes da cláusula “alteração de preço”.

• Devido às constantes alterações do preço dos combustíveis sobre os preços praticados poderá haver alteração do suple-mento de combustível inserido no preço nos termos constan-tes da cláusula “alteração de preço”.

• As categorias dos alojamentos, cruzeiros e serviços apresenta-dos nos programas seguem as normas de qualidade do país de acolhimento, podendo os mesmos ser alterados por outros si-milares quando por motivos alheios à agência não seja possível manter ou confirmar a reserva existente, obrigando-se a agên-cia a informar o cliente logo que de tal tenha conhecimento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

HORAS DE CHEGADA OU PARTIDAAs horas de partida e de chegada estão indicadas na hora lo-cal do respectivo país e de acordo com horários das respetivas companhias de transporte à data de impressão dos programas, podendo por isso ser sujeitas a alteração.

HOTÉIS/ APARTAMENTOSO preço apresentado é por pessoa. Nem todos os hotéis dis-põem de quarto triplo, sendo por norma colocada uma cama extra que pode não ter idêntica qualidade. Nos quartos equipa-dos com duas camas, a ocupação tripla poderá ser constituída apenas por duas camas.Apartamentos – No caso do alojamento ser contratado em apartamento, poderá ser exigido uma caução/depósito e é da responsabilidade do cliente a informação do número de pessoas que irão ocupar o apartamento. No caso de se apresentarem mais pessoas que as reservadas, será recusada a entrada.

CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRAOs hotéis e apartamentos localizados no estrangeiro, estão classificados quanto á sua categoria oficial de acordo com os critérios e exigências vigentes localmente, que por vezes são distintos dos utilizados em Portugal.

REFEIÇÕESSalvo indicações em contrário, os preços apresentados para os regimes de Meia Pensão e Pensão Completa não incluem be-bidas. O regime de Tudo Incluído dependerá das condições específicas de cada unidade hoteleira.Dependendo do regime alimentar contratado, o primeiro e últi-mo serviço de refeição, terá a ver com a hora de entrada e saída na unidade hoteleira.

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDAEm regra, sem carácter vinculativo os quartos podem ser utili-zados a partir das 14h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até às 12h do dia de saída.

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CRIANÇASConsulte sempre as condições especiais aplicáveis à viagem em causa.

SEGUROA agência disponibiliza a venda de seguros que poderão ser adquiridos em função da viagem para garantia de situações de assistência e despesas de cancelamento.

PROVEDOR DO CLIENTEA SOLFÉRIAS é aderente ao Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo. Para usufruir deste serviço deverá, no prazo de 20 dias úteis após o fim da viagem, apresentar a sua recla-mação por escrito para a morada: Rua Duque de Palmela, n.º 2, 1 Dt, 1250-098 Lisboa, ou pelo email [email protected]. Estamos vinculados ao pontual cumprimento da decisão que venha a ser emitida por esta entidade.

Material promocional de distribuição gratuita