cad de provas - lingua portuguesa

6
••• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Diretoria Geral I Campus Natal-Cidade Alta Coordenação de Gestão de Pessoas I Processo Seletivo Simplificado I Professor Substituto - 2015 Edital n", OS/2015 - DG/CAL LíNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA REGRAS E ORIENTAÇÕES: Confira seus dados e assine o caderno de prova e a folha de resposta; A questão será conhecida por sorteio através de dados, realizado na sala de prova, em lançamento único, de 1 a 5 (anulando-se o sexto número), onde será escolhido o tema e a questão relacionada; Imediatamente após o sorteio, marque um "X" no campo correspondente a resposta sorteada; Na folha de respostas, evidencie no local reservado a ele, o número da questão sorteada; Lembre-se de que é de sua inteira responsabilidade abordar unicamente a questão sorteada; Antes de redigir sua resposta, confira e leia a questão com bastante atenção; Conforme o Edita\, não será permitido qualquer espécie de consulta; A prova terá duração de três horas, das 09 às 12h, não havendo tempo adicional. Ao término da prova, chame o fiscal de sala para devolver a sua folha de resposta (caso termine antes de decorrida 1hOOmindo início da prova, não será permitido que o candidato leve a prova). Obterá nota zero na prova discursiva, o candidato que: não responder à questão, escrever com letra ilegível, escrever sobre tema diverso do proposto, abordar o tema sob enfoque diverso do proposto, identificar-se indevidamente ou fora do local apropriado, redigir as respostas com lápis grafite ou lapiseira, ou redigir a resposta fora do espaço reservado para tal fim. QUESTÕES (capa e quatro anexos): o Questão 01: GÊNEROS E SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: A Flipepd Classroom ou sala de aula invertida é aquela que enfatiza o uso das tecnologias para o aprimoramento do aprendizado, de modo que o professor possa uti1izar melhor o seu tempo em sala de aula em atividades interativas com seus alunos, em vez de gastá-Io apenas apresentando conteúdo em aulas expositivas tradicionais (BARSEGHIAN,2011). Em uma visão mais prática, pode- se defini-Ia como um modelo de ensino cujas tarefas propostas pelo professor são realizadas em sala de aula, em equipes, com o suporte de ferramentas da Internet para seu armazenamento. Dessaforma, cria-se um ambiente colaborativo de aprendizagem. Considerando o conceito de sala de aula invertida, proposto por Barseghian, e a teoria bakhtiniana de gêneros textuais, elabore uma sequência didática cujo objetivo seja trabalhar um gênero textual (literário ou não-literário) a ser veiculado através das novas tecnologias. Tal proposta deverá ser desenvolvida para uma turma do 12 ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Multimídia. I I NOME DO CANDIDATO: I Nº DE INSCRiÇÃO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, CPF Nº I ASSINATURA: IM.,.",01' O

Upload: leilsonsilva

Post on 14-Nov-2015

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

bom

TRANSCRIPT

  • Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do NorteDiretoria Geral I Campus Natal-Cidade AltaCoordenao de Gesto de Pessoas

    IProcesso Seletivo Simplificado I Professor Substituto - 2015Edital n", OS/2015 - DG/CALLNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRAREGRAS E ORIENTAES: Confira seus dados e assine o caderno de prova e a folha de resposta;

    A questo ser conhecida por sorteio atravs de dados, realizado na sala de prova, em lanamentonico, de 1 a 5 (anulando-se o sexto nmero), onde ser escolhido o tema e a questo relacionada;

    Imediatamente aps o sorteio, marque um "X" no campo correspondente a resposta sorteada;

    Na folha de respostas, evidencie no local reservado a ele, o nmero da questo sorteada; Lembre-se de que de sua inteira responsabilidade abordar unicamente a questo sorteada;

    Antes de redigir sua resposta, confira e leia a questo com bastante ateno; Conforme o Edita\, no ser permitido qualquer espcie de consulta;

    A prova ter durao de trs horas, das 09 s 12h, no havendo tempo adicional.

    Ao trmino da prova, chame o fiscal de sala para devolver a sua folha de resposta (caso termine antes

    de decorrida 1hOOmindo incio da prova, no ser permitido que o candidato leve a prova). Obter nota zero na prova discursiva, o candidato que: no responder questo, escrever com

    letra ilegvel, escrever sobre tema diverso do proposto, abordar o tema sob enfoque diverso doproposto, identificar-se indevidamente ou fora do local apropriado, redigir as respostas com lpisgrafite ou lapiseira, ou redigir a resposta fora do espao reservado para tal fim.

    QUESTES (capa e quatro anexos):

    o Questo 01: GNEROS ESEQUNCIAS TEXTUAIS:A Flipepd Classroom ou sala de aula invertida aquela que enfatiza o uso das tecnologias para oaprimoramento do aprendizado, de modo que o professor possa uti1izar melhor o seu tempo emsala de aula em atividades interativas com seus alunos, em vez de gast-Io apenas apresentandocontedo em aulas expositivas tradicionais (BARSEGHIAN,2011). Em uma viso mais prtica, pode-se defini-Ia como um modelo de ensino cujas tarefas propostas pelo professor so realizadas emsala de aula, em equipes, com o suporte de ferramentas da Internet para seu armazenamento.Dessaforma, cria-se um ambiente colaborativo de aprendizagem.

    Considerando o conceito de sala de aula invertida, proposto por Barseghian, e a teoria bakhtinianade gneros textuais, elabore uma sequncia didtica cujo objetivo seja trabalhar um gnero textual(literrio ou no-literrio) a ser veiculado atravs das novas tecnologias. Tal proposta dever serdesenvolvida para uma turma do 12 ano do Curso Tcnico Integrado ao Ensino Mdio emMultimdia.

    IINOME DO CANDIDATO:I N DE INSCRiO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO, CPF NI ASSINATURA:IM.,.",01' O

  • Processo Seletivo Simplificado / Professor Substituto - 2015

    IProcesso Seletivo Simplificado I Professor Substituto - 2015Edital nO. OS/2015 - DG/CALILNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA(Anexo I)

    QUESTES:

    o Questo 02: COESOECOERNCIATEXTUAIS:Em A coerncia textual, Koch e Travaglia (2003, p. 21) definem a coerncia como "princpio deinterpretabilidade, ligada inteligibilidade do texto numa situao de comunicao e capacidadeque o receptor tem para calcular o sentido desse texto". Em outras palavras, a coerncia umelemento fundamental de textualidade. Sabendo disso, elabore um texto, discutindo sobre arelevncia do grau de informatividade e da inteno comunicativa para a construo da coernciatextual.

    IINOME DOCANDIDATO:I N!! DE INSCRiO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO,CPF N!!I ASSINATURA:[J

  • Processo Seletivo Simplificado / Professor Substituto - 2015._-----------------------------------------------

    IProcesso Seletivo Simplificado I Professor Substituto - 2015Edital nO, OS/2015 - DG/CALILNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA(Anexo 11)

    QUESTES:

    o Questo 03: SINTAXE DO PERfoDO SIMPLES E COMPOSTO:"Regras de gramtica, como o nome j diz, so normas, so orientaes acerca de como usar asunidades da lngua, de como combin-Ias, para que se produzam determinados efeitos, em enunciadosfuncionalmente inteligveis, contextualmente interpretveis e adequados aos fins pretendidos nainterao."

    (ANTUNES, Irand. Aula de Portugus. So Paulo: 2009, p. 86)

    Suponha que, ao trabalhar o gnero carta argumentativa em uma turma de 2 ano do Curso TcnicoIntegrado ao Ensino Mdio em Multimdia, voc solicitou aos alunos a produo de uma carta aoministro da educao, por meio da qual eles deveriam sugerir solues ao analfabetismo no Brasil.

    Aps realizar a atividade, o aluno Joo das Letras apresentou a seguinte produo textual:

    W'v .mno.dLwwe..do.;~ ~ ~ ~mp?/ pc: .uM) ~ .tfP.lOO rlMa (o't~'tM~ l-o./I(~~.

    h.t~ .l'Y'~ tM. ~ pW1A. ~ ~'rY'u M (.aM'M ~_~ OJY\~/.t, ~ mGtwn\l.eW ~ ~t\.. M cewl.-

    ~i\~ I .L ~ ~ wV\110 Cl.- ~ f'1 {, -mUJo Ju~iLb\6"\'"f\OJ\- W, ~"> I L ~ (~ ~'t~m UW\Ov ~.

    CoWJ) o (J)Jy() do ~cXIDGfl *- Ml..U.l !h ~ ~ ~~-A ~/~.lL ri. l~~ ~ lA)Y\Q ~ fL ~'r>Q lwA d.JL 1... h4t: k ~ o... ~~\., I M,hoJo I\, iPf"io."r'(.(.L;~ vtJo.

    JJ.No t~r{\~ Nn V@ dt., f~, ~ ~ rk ~~

  • Processo Seletivo Simplificado / Professor Substituto - 2015

    IProcesso Seletivo Simplificado I Professor Substituto - 2015Edital n", OS/2015 - DG/CALILNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA(Anexo 111)

    QUESTES:

    o Questo 04: GNEROS LITERRIOS E ESTILOS DE POCA DA LITERATURA:Na obra A literatura em perigo, Todorov (2010) destaca que, atualmente, o perigo que ronda oensino de literatura nas escolas no consiste na ausncia de bons poetas ou ficcionistas nemtampouco no esgotamento da produo ou criao potica, mas sim na forma como a literaturatem sido apresentada aos jovens, isto , o texto literrio ocupa o segundo plano nas discusses,prevalecendo o texto crtico e terico sobre a obra ou a abordagem da histria literria quando, naverdade, deveria prevalecer a leitura e a anlise do texto literrio. Em A literatura em perigo,Todorov reivindica que o texto literrio seja um organismo vivo, voltando a ocupar o centro e no aperiferia no processo educacional.

    Redija um texto, mostrando de que maneira voc apresentaria uma obra da literatura brasileira dosculo XX para os alunos do 3 ano do Curso Tcnico Integrado ao Ensino Mdio em Multimdia.Especifique a obra e a metodologia a serem utilizadas na aula, tomando como referncia arecomendao de Todorov.

    II_N_O_M_E_D_O_C_A_N_D_ID_A_TO_: ~II N DE INSCRiO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO, CPF N II_A_S_SI_NA_T_U_R_A: ~I

    O

  • Processo Seletivo Simplificado / Professor Substituto - 2015

    IProcesso Seletivo Simplificado I Professor Substituto - 2015Edital n", OS/2015 - DG/CALILNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA(Anexo IV)

    QUESTES:

    o Questo OS:LITERATURA NORTE-RIO-GRANDENsE:

    Considere os poemas 1, 2 e 3 para a construo de sua resposta.

    I POEMA 1 IREDE

    POEMA2 IARADO

    Arado cultivadeiraEm.ba.Jadora. do sono ...Balano dos alpendres e dos ranchos .Vai e vem lUIS modinhas l~gorosa.s .Vai e vem de embates e canes ...Prot-es.sora de violes ...

    Tip6ia dos amores clandestinos ...Grande. .. larga e forte. .. pra casais ..Ben;

  • n- llfVIO_Dt ::=-.C:ITItIaOW. Processo Seletivo Simplificado / Professor Substituto - 2015

    Continuao Anexo IV.

    I POEMA 3 I~._-

    o, I -

    11- o-" o-

    ilil ~ @)'----- ---J '-- --JII.- -'

    Anch#taF~

    olbO,l867

    Considerando a produo potica da literatura norte-rio-grandense no sculo XX, a partir dospoemas 1, 2 e 3, produza um texto, discorrendo sobre as caractersticas formais e conteudsticasdesses momentos da literatura potiguar, associando-os aos perodos do modernismo naliteratura brasileira (1 fase modernista, 1922-1930 / 2 fase modernista, 1930-1945 / 3 fasemodernista, 1945-1960/ tendncias contemporneas, de 1960 aos dias atuais).

    IINOME DO CANDIDATO:I N!! DE INSCRiO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO, CPF N!!I ASSINATURA: