campus são luís - monte castelo brochure · roberto brandão reitoria do ifma evandro gomes...

2
BROCHURE BUSINESS TEMPLATE I COLÓQUIO DA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA IFMA/Campus São Luís - Monte Castelo “Você decide como viver?” Divisão de Qualidade de Vida I NS TIT U T O F EDER A L Maranhão Campus São Luís - Monte Castelo I NS TIT U T O F EDER A L Maranhão Campus São Luís - Monte Castelo PROMOÇÃO o c i f á r g n g i s e d o ã v r a M a l l i d Á Roberto Brandão Reitoria do IFMA Evandro Gomes Direção de Administração William Amorim Katia Regina Castro Divisão de Qualidade de Vida Departamento de Gestão de Pessoas Cláudio Leão Torres Direção Geral do Campus São Luís- Monte Castelo Av. Getúlio Vargas, nº 04 Monte Castelo CEP: 65.025-001 São Luís - MA www.ifma.edu.br 10h45 às 12h00 Mesa-redonda II: “Protagonismo e Qualidade de Vida” Coordenadora da mesa: Luciana Sopas (Psicóloga do IFMA- Campus M.Castelo. Mestre em psicologia - UFMA) Participantes: Jacira do Nascimento Serra – O não sujeito. (Médica geriatra especialista pela SBGG/AMB. Mestre e Doutora em Políticas Públicas. Presidente SBGG/MA) William Amorim – A insondável decisão do ser. (Psicanalista , prof. Me. DAL/IFMA, Chefe. DQV) Edyane Brito – O sujeito transetário. (Médica obstetra e ginecologista especialista em Sexualidade Humana - SBRASH) 12h00 às 13h00 Almoço. 14h00 às 15h30 Sessão Cinema. Exibição do Filme: “Envelhescência” Comentadores: Jacira do Nascimento Serra, Maria Zali Sousa, Mariany Oliveira, William Amorim. 16h00 às 17h30 Oficinas Sala A: Oficina do movimento – responsável: equipe de fisiote- rapia do EG com os alunos da fisioterapia. Sala B: Oficina da memória – responsável: equipe de TO e fonoaudiologia EG com os alunos dos respectivos cursos. Sala C: Oficina sobre riscos de quedas -responsável: médicas geriatras do EG com os alunos da Liga de Geriatria e Geron- tologia da UFMA e UNICEUMA. 18h00 Apresentação do grupo de idosos da AAGEN.

Upload: doandien

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BROCHUREBUSINESS TEMPLATE

I COLÓQUIO DA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA

IFMA/Campus São Luís - Monte Castelo

“Você decide como viver?”

Divisão de Qualidade de Vida

INSTITUTO FEDERALMaranhãoCampus São Luís - Monte Castelo

INSTITUTO FEDERALMaranhãoCampus São Luís - Monte Castelo

PROMOÇÃO

o

ci fár

g n

gi se

d

vra

M alli

Roberto BrandãoReitoria do IFMA

Evandro GomesDireção de Administração

William Amorim

Katia Regina CastroDivisão de Qualidade de Vida

Departamento de Gestão de Pessoas

Cláudio Leão TorresDireção Geral do Campus São Luís-

Monte Castelo

Av. Getúlio Vargas, nº 04 Monte CasteloCEP: 65.025-001 São Luís - MA www.ifma.edu.br

10h45 às 12h00 Mesa-redonda II: “Protagonismo e Qualidade de Vida”Coordenadora da mesa: Luciana Sopas(Psicóloga do IFMA- Campus M.Castelo. Mestre em psicologia - UFMA) Participantes: Jacira do Nascimento Serra – O não sujeito.(Médica geriatra especialista pela SBGG/AMB. Mestre e Doutora em Políticas Públicas. Presidente SBGG/MA) William Amorim – A insondável decisão do ser.(Psicanalista , prof. Me. DAL/IFMA, Chefe. DQV)Edyane Brito – O sujeito transetário.(Médica obstetra e ginecologista especialista em Sexualidade Humana - SBRASH)

12h00 às 13h00 Almoço.

14h00 às 15h30 Sessão Cinema. Exibição do Filme: “Envelhescência” Comentadores: Jacira do Nascimento Serra, Maria Zali Sousa, Mariany Oliveira, William Amorim.

16h00 às 17h30 Oficinas

Sala A: Oficina do movimento – responsável: equipe de fisiote-rapia do EG com os alunos da fisioterapia. Sala B: Oficina da memória – responsável: equipe de TO e fonoaudiologia EG com os alunos dos respectivos cursos.

Sala C: Oficina sobre riscos de quedas -responsável: médicas geriatras do EG com os alunos da Liga de Geriatria e Geron-tologia da UFMA e UNICEUMA. 18h00 Apresentação do grupo de idosos da AAGEN.

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar os conhecimentos adquiridos para alcançar o envelhecimento bem sucedido, à luz da cientificidade.

Discutir sobre o envelhecimento de acordo com as diferentes dimensões do envelhecimento desvelando os aspectos biopsicosociais que os caracterizam.

Oportunizar conhecimento científico sobre envelhecimento aos profissionais das diversas áreas que atuam nos Campi do IFMA do Ma-ranhão.

Ao longo das últimas décadas, as questões sobre o envelhecimento humano têm sido objeto de

reflexão no mundo inteiro, visto que o segmento popu-lacional, representado pela pessoa idosa, vem crescendo em

números absolutos e relativos, constituindo-se num fenômeno mundial. Até bem pouco tempo, o envelhecimento populacional era visto como algo restrito aos países desenvolvidos, mas a partir de 1980, começou a ser observado, também nos países em desen-volvimento. No Brasil, nas últimas três décadas, o processo de envelheci-mento populacional vem ocorrendo num ritmo acelerado e num curto espaço de tempo. Na década de 1950 a expectativa de vida de um brasileiro era de 43 anos, hoje está em torno dos 72 anos. Estima-se que no ano de 2025, teremos uma população com 64 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e para esse mesmo ano projeta-se um aumento de 6,7% da população dos que terão mais de 80 anos (Kalache, 2010). O envelhecimento populacional é uma importante conquista do século XX, entretanto, suscita para esse século grande desa-fios relacionados à manutenção da saúde, de habilidades físicas, cuidados médicos, de enfermagem, nutricionais, além de gerar modificações ambientais e sociais, visando atender às necessi-dades desse grupo populacional específico. O envelhecimento tem sido objeto de estudo mundialmente, mas só recentemente ganhou espaço no meio acadêmico, nas discussões políticas, nos movimentos sociais, nas associações e grupo de idosos. Envelhecer é uma realidade, mas envelhecer com saúde, autonomia, independência, qualidade de vida é restrito a poucos, depende de politicas públicas efetivas para todas as idades, de atitudes coletivas e individuais. Urge, portanto, inicia-tivas que preencham de alguma forma esta lacuna. Envelhecer é uma arte! Será que somos capazes de lapidar o nosso destino? Temos como parar a roda da vida? Somos capazes de modificar a nossa realidade? Posso decidir

qual “velho” ou “velha” eu quero ser?

É para esta importante discussão que lhes convidamos a participar!

PROGRAMAÇÃO 24/08/2017 (quinta - feira)

07h30 Inscrições.08h30Solenidade de abertura. Cláudio Leão Torres(Diretor Geral do IFMA Campus São Luís - Monte Castelo) William Amorim(Chefe da Divisão de Qualidade de Vida- IFMA/M.Castelo)José Augusto Cutrim(Promotor da Promotoria Especializada do Idoso) Déborah Lopes Jatahy(Assistente Social, Gerontóloga, Coordenadora de Promoção da Política do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Participa-ção Popular (SEDIHPOP)

09h30 às 10h45 Mesa-redonda I: “Tempo e Qualidade de Vida”Coordenadora da mesa: Daniele Segadilha(Arte Educadora, profa. Me. DHS/IFMA) Participantes: Maria Zali B. Sousa San Lucas – Qual o meu tempo? (Médica geriatra especialista pela AMB. Mestre em Saúde do Adulto e da Criança - UFMA) Joenvilly Cardinele – Tempo da Construção.(Enfermeira pela UFMA.Mestrado em Princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná)Mariany Melo Oliveira – Tempo da finitude.(Médica geriatra especialista pela UECE. Mestranda em Saúde do Adulto e da Criança- UFMA)