cargo: especialista em prova 2 políticas públicas e ... · cargo: especialista em políticas...

16
1. Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2. Verifique se o Número do Gabarito, colocado na quadrícula acima, é o mesmo constante do seu CARTÃO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses números deverão ser idênticos, sob pena de prejuízo irreparável ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergência, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova com número de gabarito igual ao constante de seu CARTÃO DE RESPOSTAS. 3. O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 4. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico: “Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” 5. DURAÇÃO DA PROVA: 3h 30min, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 6. Na prova há 70 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e. 7. No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 8. Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta. 9. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova. 10. Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11. Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.24 do edital regulador do concurso. 12. A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início da prova. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 13. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Escola de Administração Fazendária Concurso Público - 2009 (Edital ESAF n. 46, de 19/6/2009) Instruções Nome: N. de Inscrição: Boa prova! 1 Gabarito MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Cargo: Prova 2 Conhecimentos Especializados

Upload: vuongbao

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1. Escrevaseunomeenúmerodeinscrição,deformalegível,noslocaisindicados.

2. VerifiqueseoNúmero do Gabarito,colocadonaquadrículaacima,éomesmoconstantedoseuCARTÃODERESPOSTASedaetiquetacoladanacarteiraescolar;essesnúmerosdeverãoseridênticos,sobpenadeprejuízoirreparávelaoseuresultadonesteprocessoseletivo;qualquerdivergência,exija do Fiscal de Sala um caderno de prova com número de gabarito igual ao constante de seuCARTÃO DE RESPOSTAS.

3. OCARTÃODERESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado.EsseCARTÃODERESPOSTASnãopoderásersubstituído,portanto,nãoorasurenemoamasse.

4. Transcrevaa fraseabaixoparao local indicadonoseuCARTÃODERESPOSTASem letracursiva, paraposteriorexamegrafológico:

“Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

5. DURAÇÃO DA PROVA:3h 30min,incluídootempoparaopreenchimentodoCARTÃODERESPOSTAS.

6. Naprovahá70 questõesdemúltiplaescolha,comcincoopções:a,b,c,dee.

7. NoCARTÃODERESPOSTAS,asquestõesestão representadaspelosseus respectivosnúmeros.Preencha,FORTEMENTE, comcanetaesferográfica (tinta azul oupreta), todaaárea correspondente à opçãode suaescolha,semultrapassarasbordas.

8. Seráanuladaaquestãocujarespostacontiveremendaourasura,ouparaaqualforassinaladamaisdeumaopção.Evitedeixarquestãosemresposta.

9. AoreceberaordemdoFiscaldeSala,confiraesteCADERNOcommuitaatenção,poisnenhumareclamaçãosobreototaldequestõese/oufalhasnaimpressãoseráaceitadepoisdeiniciadaaprova.

10. Duranteaprova,nãoseráadmitidaqualquerespéciedeconsultaoucomunicaçãoentreoscandidatos,tampoucoserápermitidoousodequalquertipodeequipamento(calculadora,tel.celularetc.).

11. Pormotivodesegurança,somenteduranteostrintaminutosqueantecedemotérminodaprova,poderãosercopiadososseusassinalamentosfeitosnoCARTÃODERESPOSTAS,conformesubitem8.24doeditalreguladordoconcurso.

12. Asaídadasalasópoderáocorrerdepoisdedecorridaumahoradoiníciodaprova.Anão-observânciadessaexigênciaacarretaráasuaexclusãodoconcurso.

13. AosairdasalaentregueesteCADERNODEPROVA,juntamentecomoCARTÃODERESPOSTAS,aoFiscaldeSala.

Especialista em Políticas Públicas e

Gestão Governamental

Escola de Administração FazendáriaConcurso Público - 2009(Edital ESAF n. 46, de 19/6/2009)

Instruções

Nome: N. de Inscrição:

Boa prova!

1Gabarito

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO,

ORÇAMENTO E GESTÃO

Cargo:Prova 2

Conhecimentos Especializados

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

ADMINISTRAÇÃO:

GERAL

01-Conheceraevoluçãodopensamentoadministrativo,bemcomo de suas teorias e abordagens, permite concluir,acertadamente,que:

a) a resolução de problemas organizacionais pode sertentada pela aplicação conjunta de várias TeoriasAdministrativas,aindaquesuasabordagenssejam,àprimeiravista,antagônicas.

b) como ciência, a Administração independe de outrasciências.

c) ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocráticaenrijeceaorganização,afastando-adeseusobjetivos.

d) aTeoriaClássicadaAdministraçãopossuiapenasvalorhistóricoereferencial,nãosendoaplicávelemnossosdias.

e) aculturadeumaorganizaçãoédeterminadaporsuaestrutura,sendopoucoafetadapelosvaloresecrençasdaspessoasqueaintegram.

02-Sobre o tema “gerenciamento de processos”, é corretoafirmarque:

a) a partir da estratégia, a organização deve identificarseusprocessoscríticos,gerenciando-oscombaseemumenfoquedesistemaaberto.

b) osesforçosdemapeamentodevemserabrangentes,demodoapermitirumacompletavarreduraemtodososprocessosdaorganização.

c) um bom mapeamento de processos decorre de sesaberqueaabordagemverticalémaisimportantequeaabordagemhorizontal.

d) todos os processos organizacionais devem serotimizados,mesmoaquelesquenãoagregamvalor.

e) consideradoumfimemsimesmo,omapeamentodeprocessosémais importantequeocumprimentodasmetaseobjetivosestabelecidos.

03-Emumcontextodeplanejamentoorganizacional,despontacomocorretaaseguintepremissa:

a) considerado o caráter temporário dos projetos, suagestãoprescindedeumpensarestratégico.

b) paraqueaconstruçãodecenáriospossaserutilizadadeformaestratégica,érecomendávelousoexclusivodetécnicasobjetivas.

c) planejar estrategicamente implica subordinar os finsaosmeios.

d) a partir da fase de implementação das decisões,encerra-seapossibilidadedeosplanosdelongoprazoseremalterados.

e) para a construção de cenários em um contextode incertezas e mudanças rápidas, a abordagemprospectivaépreferívelàabordagemprojetiva.

04-Considerandoasdiversastipologiasdedecisões,pode-seafirmar,corretamente,que:

a) dado o caráter pouco complexo dos problemas queenfrentam, as pequenas organizações costumamtomar,exclusivamente,decisõesestruturadas.

b) no nível operacional, todas as decisões são,necessariamente,não-estruturadas.

c) em geral, as fontes de conhecimento necessárias àtomadadeumadecisãoestratégicasãoespecializadaseexternasàorganização.

d) as decisões tomadas para solucionar problemassingulares,quenãosãobemcompreendidosnemseprestam a procedimentos rotineiros, caracterizam-seporseremsemelhantesentresi.

e) a decisão estratégica é, tipicamente, uma decisãoestruturada.

05-No contexto organizacional, ao participarmos de umprocessodecisório,éincorretoafirmarque:

a) a racionalidade, por si só, insinua ser possível odomíniodefatoresnãocontroláveiseaeliminaçãoderiscoseincertezas.

b) em nossos dias, ao lado da racionalidade gerencial,também se aplicam elementos como os aspectoscomportamentais,osensocomum,ojuízodaspessoaseanegociaçãopolítica.

c) aestruturadoscanaisdeinformaçãoededisseminaçãodo conhecimento exerce grande influência sobre oprocessodecisório.

d) obrainstormingéatécnicaadequadaparaidentificarproblemas.

e) no nível superior, há o predomínio das decisõesestratégicas, que tratam das ligações entre aorganizaçãoeoambienteexterno.

06-Aoserdesignada(o)comoresponsávelporumprocessode mudança organizacional, você saberá ser capazde fazê-lo desde que não incorra no seguinte erroconceitual:

a) no âmbito da administração pública, o marco legal-burocrático constitui-se em um forte limitador paraa implementação de mudanças que, de regra, naadministraçãoprivada,dependeriamapenasdavisãodoagentedemudanças.

b) mudançascausamosmaisdiferentestiposdereaçãodosatoresorganizacionais,desdeaadesão imediataà proposta de mudança até à resistência completaa qualquer tipo de mudança, sendo esta a maisfrequente.

c) a resistência à mudança pode se dar nos âmbitosindividualeorganizacional.

d) emborafundamentalemumprocessodemudança,opapeldaaltagerêncianãopodeserconsideradocomofatordeterminantedesucesso.

e) mudanças que implicam em alterações na estruturaorganizacional, com reflexonos níveis de autoridadee responsabilidade, decorrem, quase sempre, daintroduçãodenovastecnologias.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

07-Ao lidar com o tema “departamentalização”, é corretopressuporque:

a) ogerenciamentodeprojetoséinviávelemumambientematricialmenteestruturado.

b) cadanívelhierárquicocomportanãomaisqueumtipodedepartamentalização.

c) formastradicionaisdedepartamentalizaçãoestimulamacomunicaçãohorizontal.

d) noâmbitodaadministraçãopública,éinviávelaadoçãodeestruturasinovativas.

e) estruturasmatriciaisnãosecaracterizampeloprestígioàunicidadedecomando.

08-Pensaremestruturaorganizacionalimportasaberqueasseguintesafirmativassãocorretas,exceto:

a) emorganizaçõesqueoperamemambientesinstáveis,se impõe, em nome da eficácia, um desenhoorganizacional orgânico,mais flexível e capaz de sereprogramar.

b) organizaçõesqueadotamumdesenhoorganizacionalburocrático-mecanicista refletem uma estratégiamutante,emergenteeproativa.

c) uma arquitetura organizacional adequada é aquelaque permite alinhar a estratégia a seus elementosessenciais:estrutura,processos,recursoshumanosesistemasinformacionais.

d) emorganizaçõesqueoperamemambientesestáveis,se impõe, em nome da eficiência, um desenhoorganizacional burocrático-mecanicista,mais rígido eprogramável.

e) organizaçõesqueadotamumdesenhoorganizacionalburocrático-mecanicista preservam uma estruturarígidaeverticalizada.

09-Ultrapassada a fase do planejamento estratégico,impõe-seaexecuçãodosplanos,oportunidadeemquecaberão, ao coordenador, as seguintes incumbências,exceto:

a) planejarodesenvolvimentodasatividadesestruturantes.b) promoveracompatibilizaçãoentreasdiversastarefas.c) controlareadequarprazos.d) reverealterarafundamentaçãodaestratégiaadotada.e) prevereproversoluções.

10-Emumambienteorganizacionalondesepraticaagestãoporcompetências,écorretoafirmarque:

a) acompetênciaflui,naturalmente,pelosimplesexercíciodasfunçõesatribuídasaocargo.

b) osprocessosderecrutamentoeseleçãotendemasetornarmaissubjetivos.

c) omapeamentodoscargoséfeitodeformaaatenderaosobjetivosdaorganização.

d) investiremtreinamentosetornadesnecessário,jáquetodossãocompetentes.

e) os salários são mais elevados que a média domercado.

11-AoadotaroestilodeliderançadaTeoriaY,umgestordepessoas:

a) estimula a criação de várias equipes de trabalho,fazendoquestãodepresidirtodaselas.

b) nãosefurtaausaropoderdaautoridadepararesolverumconflito,senecessário.

c) como principal instrumento motivacional, vale-se depuniçõesourecompensassalariais.

d) estimulaodesenvolvimentodecompetências, jáqueboapartedos indivíduosnãose interessapornovosaprendizados.

e) ao mesmo tempo que empodera os indivíduos eenriquecesuastarefas,centralizaasdecisões.

12-Elemento básico para a interação social e odesenvolvimentodasrelaçõeshumanas,acomunicaçãodesempenha papel fundamental para a efetivaçãode planos e programas em qualquer ambienteorganizacional.Porissomesmo,écorretoafirmarque:

a) acomunicaçãodeveseprestaràdefesaincondicionaldaorganização,semlevaremcontaosinteressesdeseusdiversospúblicos,internoseexternos.

b) emorganizações comfins lucrativos, a comunicaçãomercadológicadeveserpriorizadaemdetrimentodascomunicaçõesinstitucionaleinterna.

c) o planejamento estratégico de comunicação deveconsiderar a cultura organizacional como um fatordeterminantedosprocedimentosaseremadotados.

d) a comunicação organizacional deve ser levada aefeito, exclusivamente, por especialistas da área, depreferência lotados em uma assessoria vinculada àaltagerência.

e) pornãodisponibilizarembenseserviçosaomercado,organizações públicas propriamente ditas devemapenassepreocuparcomacomunicaçãointerna.

13-Nocampodagestãodainformaçãoedoconhecimento,écorretoafirmarque:

a) oconhecimentotácitopode,notodoouemparte,serexplicitado.

b) classifica-se como tácito o conhecimento disponívelemlivros,revistaseoutrosmeiosdefácilacesso.

c) todoconhecimentoexplícitotendeasetransformaremconhecimentotácito.

d) agestãodoconhecimentoestávoltada,prioritariamente,paraotratodoconhecimentoexplícito.

e) agestãodainformaçãoestávoltada,prioritariamente,paraotratodoconhecimentotácito.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

14-Como ação administrativa, um mecanismo de controleseráconsideradoeficientementecorretose:

a) possuircarátereminentementerepressor.b) permitiraidentificaçãodedesviospositivos.c) for levado a efeito ainda que seu custo supere o do

objetocontrolado.d) forcensitário,quandopoderiaserporamostragem.e) evitarousodepadrõesfísicos,prestigiando,apenas,

osmonetários.

15-Reduzindo, cada vezmais, o lapso que vai da ficção àrealidade, o avanço tecnológico a todos impacta. Nocampodasorganizações,écorretoafirmarque:

a) o desenvolvimento da robótica interessa mais àsorganizaçõesindustriaisemenosàsagropecuáriasoudeserviços.

b) emumpaíscomooBrasil,dadaarigidezdalegislação,as relações de trabalho são pouco afetadas pelaincorporaçãodenovastecnologias.

c) o domínio do ferramental tecnológico, por si só, ésuficiente para garantir a empregabilidade de umindivíduo.

d) as organizações virtuais se valem da tecnologiapara unir pessoas, ideias e bens sem, todavia, sernecessário reuní-los em um mesmo espaço físicosimultaneamente.

e) a incorporação de uma nova tecnologia garante oalcancedemelhores resultadosemcomparaçãoaosque seriam obtidos caso a tecnologia anterior fossemantida.

PÚBLICA

16-Emnossopaís,oprocessoquepermeiaa formaçãodoEstado nacional e da administração pública se revelapelasseguintesconstatações,exceto:

a) a administração colonial se caracterizou pelacentralização, formalismoemorosidade,decorrentes,em grande parte, do vazio de autoridade no imensoterritório.

b) apartir daadministraçãopombalina,poucoapouco,o empirismo paternalista do absolutismo tradicionalfoi sendo substituído pelo racionalismo típico dodespotismoesclarecido.

c) a transferência da corte portuguesa, em 1808, e aconsequente elevação do Brasil a parte integrantedo Reino Unido de Portugal constituíram as basesdo Estado nacional, com todo o aparato necessárioà afirmação da soberania e ao funcionamento doautogoverno.

d) a partir da Revolução de 1930, o Brasil passou aempreenderumcontinuadoprocessodemodernizaçãodasestruturaseprocessosdoaparelhodoEstado.

e) a República Velha, ao promover grandes alteraçõesna estrutura do governo, lançou a economia rumo àindustrialização e a administração pública rumo àburocraciaweberiana.

17-Acercadomodelodeadministraçãopúblicagerencial,écorretoafirmarque:

a) admiteonepotismocomoformaalternativadecaptaçãoderecursoshumanos.

b) sua principal diferença em relação à administraçãoburocrática reside na forma de controle, que deixade se basear nos processos para se concentrar nosresultados.

c) nega todos os princípios da administração públicapatrimonialistaedaadministraçãopúblicaburocrática.

d) éorientada,predominantemente,pelopoderracional-legal.

e) caracteriza-sepelaprofissionalização,ideiadecarreira,hierarquiafuncional,impessoalidadeeformalismo.

18-AoavaliarofatodequeaConstituiçãoFederalde1988agregou complexidadeaodesenho federativobrasileiro,reconhecendoomunicípiocomoentefederado,éincorretoafirmarque:

a) inicialmente, tal processo foi acompanhado por umaimensa descentralização de políticas públicas, pelofortalecimentodopoderlocalepormecanismospoucocoordenadosderelaçãoverticalehorizontalentreosentesfederativos.

b) assuntos que até então eram tratados apenas emnívelnacional,oumesmoestadual,tornaram-separteintegrantedaagendademuitosmunicípios.

c) os constituintes de 1988 optaram pelo formatodas competências concorrentes para a maiorparte das políticas sociais brasileiras, combinandodescentralização fiscal com descentralização decompetências.

d) aopardadescentralização,aausênciadepolíticasdedesenvolvimentoregionalacentuouasdesigualdadeslocaiseregionaisobservadashistoricamentenopaís.

e) inicialmente,namedidaemqueosestadossesentiamdesobrigadosdeinvestir,grandeparceladosencargosacabou sendo assumida, de forma desorganizada,pelosmunicípios.

19-Considerando a evolução da administração pública emnossopaís,bemcomoassuasexperiênciasdereforma,écorretoafirmarque:

a) aoprivilegiarousuáriodoserviçopúblico,oProgramaNacionaldeDesburocratizaçãomarcoupeloineditismo,jáquenenhumoutroantesdeleforadotadodecarátersocialepolítico.

b) areformaadministrativade1967reduziuofossoqueseparavaasburocraciasinstaladasnasadministraçõesdireta e indireta, garantindo a profissionalização doserviçopúblicoemtodaasuaextensão.

c) a reforma dos anos 1990 visava, como um de seusobjetivos, fortalecer o Estado de modo a torná-loresponsáveldiretopelodesenvolvimentoeconômicoesocial.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 5 Prova2-Gabarito 1

d) a reforma burocrática de 1936 apoiou-se,conceitualmente, em três dimensões: formas depropriedade,tiposdeadministraçãopúblicaeníveisdeatuaçãodoEstado.

e) comaRepúblicaVelha,deu-seaprimeiraexperiênciaradical de reforma administrativa, em resposta àsmudançaseconômicasesociaisque levavamopaísrumoàindustrialização.

20-Noexercíciodafunção,oservidorpúblicocivildoPoderExecutivoFederalafrontaoCódigodeÉticaProfissionalquando:

a) diantededuasopções,escolhesempreamelhoreamaisvantajosaparaobemcomum.

b) exige de seus superiores as providências cabíveiscontraatooufatocontrárioaointeressepúblicodequelhestenhadadociência.

c) representa contra superior hierárquico, no caso decomprometimento indevido da estrutura em que sefundaoPoderEstatal.

d) apresenta-se ao trabalho com vestimentasinadequadas.

e) facilitaafiscalização,porquemdedireito,deseusatosouserviços.

21-Podendo ser identificada como uma perspectivainovadora de compreensão, análise e abordagemdos problemas da administração pública, com baseno empirismo e na aplicação de valores de eficácia eeficiênciaemseufuncionamento,aNovaGestãoPúblicapropõeummodeloadministrativodotadodasseguintescaracterísticas,exceto:

a) direcionamentoestratégico.b) limitação da estabilidade de servidores e regimes

temporáriosdeemprego.c) maior foco nos procedimentos e menor foco nos

produtoseresultados.d) desempenhocrescenteepagamentopordesempenho/

produtividade.e) transparênciaecobrançaderesultados(accountability).

22-Considerandooarcabouçoracional-legaldaadministraçãopúblicanoBrasil,écorretoafirmarque:

a) apenasasteoriasadministrativascomfoconastarefasenasestruturassãoaplicáveisàgestãopública.

b) nos dias atuais, encontramos fragmentos de todasas teoriasadministrativasnasorganizaçõespúblicas,queradaptadasqueremsuaformaoriginal.

c) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada àgestãopública,pelosimplesfatodetodaselasteremsidodesenvolvidasemambienteempresarial.

d) à exceção das teorias administrativas com foco naspessoas,asdemaissãoaplicáveisàgestãopública.

e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada àgestãopública,quejádispõedeummodelogerencialpróprioeespecífico.

23-Aoavaliarumprogramadegoverno,énecessáriolançarmão de critérios cuja observação confirmará, ou não, aobtençãoderesultados.Assim,quandosedesejaverificarseumprogramaqualquerproduziuefeitos (positivosounegativos) no ambiente externo em que interveio, emtermoseconômicos,técnicos,socioculturais,institucionaisouambientais,deve-seusaroseguintecritério:

a) eficiência.b) eficácia.c) sustentabilidade.d) efetividade.e) satisfaçãodobeneficiário.

24-Sobre o tema “motivação, clima e cultura”, podemosafirmarcorretamenteque:

a) umfuncionáriosatisfeitotambémestá,necessariamente,motivado.

b) análisesdeclimanãoseprestamparaorientarpolíticasderecursoshumanos.

c) culturaeclimaorganizacionalsãovariáveisindependen-tesentresi,quenãosecomunicam.

d) deumaformageral,oselementosdaculturapodemseralteradosnocurtoprazo.

e) o salário, isoladamente, não se constitui em um fatormotivacional.

25-Tal como no esforço de planejamento estratégico, umaorganização que busque estabelecer um modelo dedesenvolvimentoinstitucionaldevepercorrerasseguintesetapas:

I. Definiçãodamissão,visãoenegócio;II. Análisedoambienteinterno–pontosfortesefracos;III. Análise do ambiente externo – oportunidades e

ameaças;IV. Definiçãodosobjetivos,metaseplanosdeação.

Estãocorretas:

a) todasestãocorretas.b) apenasIeIII.c) apenasII,IIIeIV.d) apenasI,IIeIII.e) apenasIeII.

26-Um processo de mudança organizacional cujo objetivoprioritário seja perseguir, de um lado, a motivação,atitudes,comportamentosindividuais,satisfaçãopessoaleprofissionale,deoutro lado,acoesãoea identidadeinterna, introduzindo novos valores e hábitos a seremcompartilhadoscoletivamente,deveseranalisadosobaóticadasseguintesperspectivas:

a) humanaepolítica.b) culturalepolítica.c) humanaeestrutural.d) culturaleestrutural.e) humanaecultural.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

27-Comoinstrumentogerencial,umprogramadeavaliaçãode desempenho tenderá a ser proveitoso caso sepresteaalcançar,entreoutros,osseguintesobjetivos,exceto:

a) proporcionarfeedbackaoindivíduoavaliado,afimdeaperfeiçoarseudesempenho.

b) subsidiarmecanismosdepromoçãoerecompensa.c) justificaraaberturadeaçõesdisciplinares.d) possibilitar o levantamento de necessidades de

treinamento.e) proporcionarfeedbackàáreadepessoal.

28-Comportando a interação de estruturas descentralizadase modalidades inovadoras de parcerias entre estatais eorganizações sociais ou empresariais, a abordagem deredes de políticas públicas se constitui em uma recentetendência da administração pública em nosso país. Suaproliferação,porém,acarretavantagensedesvantagensàsuagestão.Comodesvantagem,podemoscitarofatodequeasredes:

a) propiciamodesenvolvimentodeumagestãoadapta-tiva.

b) garantema presença pública sema necessidade decriaçãoouaumentodeumaestruturaburocrática.

c) possibilitamadefiniçãodeprioridadesdeumamaneiramaisdemocrática.

d) dificultam a prestação de contas dos recursospúblicos envolvidos, por envolver numerosos atoresgovernamentaiseprivados.

e) garantemadiversidadedeopiniõessobreoproblemaemquestão,porenvolveremmaisatores.

29-Noatualcontexto,umacoordenaçãoadequadadeaçõesintergovernamentais implica reconhecer os seguintespressupostoscomoverdadeiros,exceto:

a) a efetividade das políticas públicas depende doentrosamento entre os níveis de governo, uma vezque, para o sucesso de suas ações, os entes locaisprecisamdecolaboraçãohorizontalevertical.

b) aexistênciaderecursosfinanceirosedenormasparaa sua descentralização, aliada a uma boa gestãofinanceiraeaumcontrole formal,ésuficienteparaacoordenaçãoeapromoçãodoequilíbrionasrelaçõesentreníveisdegoverno.

c) nomais das vezes, a cooperação federativa é frágile há poucos incentivos institucionais a seu favor.Por conta disso, nas áreas em que as relaçõesintergovernamentais sãomais azeitadas, as políticasgeralmentesãomaisbem-sucedidas,evice-versa.

d) aautonomiadosentesfederativos,aliadaaumvastorol de competências compartilhadas, possibilita que,frenteaumaomissãodopoderpúblico,apopulaçãopermaneçasemumaaçãogovernamentalenãosaibadequemcobrar:sedogovernomunicipal,estadualoufederal.

e) instrumento de cooperação mais usado pelos entesfederativos, os convênios, por terem seus termosestabelecidos pela esfera de governo superior,mais seassemelham a um contrato de adesão e menos a umacordonegociadoentreaspartes.

30-Acerca dos mecanismos e procedimentos adotadospelo sistemadeplanejamentoeorçamentodoGovernoFederal,éincorretoafirmarque:

a) a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a quem competenortearoPlanoPlurianual,temporprincípiopromovera integração entre as ações de planejamento eorçamento.

b) dotadodeumevidentecarátercoordenadordasaçõesgovernamentais,oPlanoPlurianualsubordinatodasasiniciativasorçamentáriasaosseuspropósitos.

c) uma estrutura orçamentária baseada em programassecaracteriza,entreoutras,porfacilitaramensuraçãototaldoscustosnecessáriosaoalcancedeumdadoobjetivo.

d) osprogramaspodemserclassificadoscomofinalísticosou como de apoio às políticas públicas e áreasespeciais.

e) em matéria orçamentária, o programa é o elementodeintegraçãoentreoPlanoPlurianual,osorçamentosanuais,aexecuçãoeocontrole.

CIÊNCIA POLÍTICA

31-OtermoPolíticadizrespeitoaofuncionamentodoEstadoeaoexercíciodopoder.Quantoàsuaorigem,estácorretoafirmarque:

a) foicriadoporMaquiavel.b) temsuaorigemnaRevoluçãoFrancesa.c) derivadapalavragregapólis.d) surgiucomaformaçãodospartidospolíticos.e) resultoudasdisputasdinásticasnaantiguidade.

32-OmonopóliodousodaforçapeloEstadoeseusagentesé uma característica do poder político. Identifique oenunciadocorreto.

a) Somente em países onde existe uma constituiçãoescrita o Estado tem legitimidade para impor omonopóliodousodaforça.

b) Todogrupoorganizadoecomumaliderançaconstituídatemlegitimidadeparausaraforça.

c) É preciso que exista um sistema legal para que aviolência sejausada legitimamentepelosagentesdoEstado.

d) Alegitimidadedomonopóliodaforçaexcluiadominaçãoideológica.

e) O Estado que abre mão de manter forças armadasdeixadeteromonopóliodaforça.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

33-O surgimento do Estado Moderno foi acompanhadodo surgimento da noção de cidadania, que teve comocondiçãoumdosseguintesfenômenossociais:

a) ofimdosregimesdespóticos.b) aemergênciadanoçãodeindivíduo.c) aaboliçãodaescravidão.d) arevoluçãoindustrialesurgimentodoproletariado.e) aescolhadiretadosgovernoslocais.

34-SegundoofilósofoNorbertoBobbio,“Asuperioridadedogovernodasleissobreogovernodoshomenséumadasgrandes idéias que retornam toda vez que é discutidoo problema dos limites do poder”. São característicasinerentesaogovernodasleis...

Oúnicoenunciadoincorretoé:

a) aleidistingue-sedocomandopessoaldosoberanoporsuageneralidade.

b) aoseestipularquealeideveserseguidatambémpelogovernante impede que este faça valer sua vontadepessoal.

c) alei,porsuaorigem,nãoestásubmetidaàevolução.d) as leis podem ser derivadas da natureza, mediadas

pelatradiçãooupelasabedoriadolegislador.e) asnormasestãosujeitasasofrermudançasbruscas

emdecorrênciadosaberpopular.

35-Opensamentoeconômicofoiconstruídocomacontribuiçãodeinúmerosautores,quetiveramseusnomesassociadosàs teorias que defenderam e a determinadas formas derelaçãoentreEstadoeatividadeeconômica.Aseguir,sãocitadoscincoautores,asquestõesàsquaisseusnomessãoassociados e ao papel que atribuíam aoEstado.Apenasumasérieécorreta.

a) AdamSmith,mãoinvisível,intervencionismo.b) ThomasMalthus,superpopulação,intervencionismo.c) KarlMarx,economiadobem-estar,intervencionismo.d) Keynes,teoriaquantitativadamoeda,intervencionismo.e) Schumpeter,destruiçãocriativa,não-intervencionismo.

36-A busca da distribuição do poder está intrinsecamenteligada à luta contra as tiranias.As afirmações a seguirestão relacionadas ao pluralismo como contraposiçãoà concentraçãodopoderdoEstado. Identifiqueaúnicaopçãocorreta.

a) Pluralismoedivisãodospoderessãoindissociáveis.b) A distribuição do poder é incompatível com formas

elitistasdegoverno.c) Sob regimes ditatoriais não ocorre distribuição de

poder.d) Oliberalismoclássiconãovisaàdistribuiçãodopoder

doEstado,massimasualimitação.e) Osocialismolevaaodesaparecimentodopluralismoe

dadistribuiçãodopoder.

37-Segundo Robert Dahl, existem oito condições paraque uma sociedade seja democrática. A seguir, sãorelacionadasalgumasdessascaracterísticas.

Aponteaopçãofalsa.

a) Liberdadedecriareassociar-seaorganizações.b) Direitodevoto.c) Elegibilidadeparacargospúblicos.d) Instituições que tornem as políticas governamentais

dependentes de votos e outras manifestações depreferências.

e) Inexistênciadeveículosestataisdeinformação.

38-Ao identificar três tipos puros de dominação legítima,MaxWeberafirmouqueo tipomaispurodedominaçãolegal é aquele que se exerce por meio de um quadroadministrativo burocrático. A seguir, são relacionadasalgumas características da administração burocráticaweberiana.

Identifiqueaopçãofalsa.

a) A totalidadedos integrantesdoquadroadministrativoé composta por funcionários escolhidos de formaimpessoal.

b) Existeumahierarquiaadministrativarigorosa.c) Aremuneraçãoéemdinheiro,comsaláriosfixoseem

geralcomdireitoapensão.d) As condições de trabalho são definidas mediante

convenção coletiva entre os funcionários e aadministração.

e) Osfuncionáriosestãosubmetidosadisciplinarigorosaeavigilânciaadministrativa.

39-Amaioria dos autores que analisaram os processos dereformadoEstadoodividememduasfasesougerações.Deummodogeral,aprimeirageraçãoocorreunadécadade1980e iníciodadécadade1990e teveporobjetivoreduzir oEstado.A seguir, é apresentadaumasérie demedidas típicas das reformas do Estado empreendidaspor países latino-americanos como Brasil, Argentina eChile.

Aponteaopçãofalsa.

a) Criaçãodebancoscentrais.b) Privatizaçãodeempresasestatais.c) Diminuiçãodaestruturaadministrativa.d) Redução do controle estatal sobre a atividade

econômica(desregulação).e) Ajustefiscalnosentidodereduzirosgastospúblicos.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

40-A maior parte dos países ocidentais enfrentou umacrisedoEstadonosanos80do séculoXX.Algumascaracterísticas estiveram presentes tanto nos paísesdesenvolvidosquantonaAméricaLatina.Outrasforamcaracterísticas apenas dos países latino-americanos.A seguir são relacionados alguns elementos dessacrise:

1. crisefiscal;2. esgotamentodosefeitosinternosdociclodeexpansão

mundialposterioràIIGuerraMundial;3. esgotamento do modelo de industrialização por

substituiçãodeimportações;4. redemocratização;5. crisedadívidaexterna.

Que elementos estiveram presentes em países latino-americanoscomoBrasil,ArgentinaePeru?

a) Nenhum.b) Apenas1,2e4.c) Todos.d) Apenas3,4e5.e) Apenas2e4.

41-Estado de Bem-Estar (welfare state), conforme oDicionário de Política organizado por Norberto Bobbio,NicolaMatteuccieGianfrancoPasquino,podeserdefinidocomo o “Estado que garante tipos mínimos de renda,alimentação, saúde, habitação, educação, asseguradosa todo cidadão, não como caridade, mas como direitopolítico”.

Osenunciadosaseguirsereferemaessaquestão:

1. há uma relação direta entre desenvolvimentoeconômicoeosEstadosdeBem-Estar talcomosedesenvolveramapartirdaSegundaGuerraMundial.

2. oBrasilsetornouumEstadodeBem-EstaraoinserirdireitossociaisnaConstituiçãode1988.

3. regimes totalitários como o fascismo e o nazismopodem ser considerados de Bem-Estar porque emseuapogeueliminaramafomeeodesemprego.

4. pode-se dizer que entre os indígenas brasileirosestão presentes as características do Estado deBem-Estar, porque todos os seus membros têmdireitoaosmesmosníveisdealimentação,saúdeeeducação.

5. os processos de reforma do Estado, ao incluíremprivatizaçõesereformasdossistemasdePrevidência,acabaram com os Estados de Bem-Estar surgidosapósaSegundaGuerraMundial.

Emrelaçãoaosenunciadosacima:a) nenhumestácorreto.b) todosestãocorretos.c) apenaso2estácorreto.d) apenaso1estácorreto.e) apenaso5estácorreto.

42-Em1993, oBrasil realizou umplebiscito sobre a formae sobre o sistema de governo a vigorarem no país apartirdeentão.Osseguintesenunciadosse referemaoresultadodessaopçãodoseleitoresbrasileiros.Indiqueoúnicocorreto.

a) Noplebiscito,acampanhafoiconduzidaporfrentesquerepresentavam o Parlamentarismo com República, oPresidencialismocomRepúblicaeoParlamentarismocomMonarquia.

b) A derrota da opção pela monarquia era previsível,porqueosherdeirosdeD.PedroIInãopuderamfazercampanhaeleitoral.

c) Nasrepúblicasparlamentaristas,ospresidentestêmmaior poder que nas repúblicas presidencialistas,porque pertencem ao partido com maioria noLegislativo.

d) Nasrepúblicaspresidencialistas,oschefesdeEstadocontam com maioria automática no Legislativo, porissosãomaisestáveisqueasparlamentaristas.

e) A maioria dos eleitores optou pela república e pelopresidencialismo, porque são forma e sistema degovernomaisdemocráticosqueosdemais.

43-Clientelismo, corporativismo e neocorporativismo sãoformas de relacionamento entre o Estado e setores dasociedadecivil.Osenunciadosabaixosereferemaessasformas de relacionamento. Aponte o único enunciadocorreto.

a) O clientelismo é a forma de relacionamento entreo Estado e as comunidades de baixa renda sememprego formal, já que os trabalhadores do setorformalsãorepresentadospelossindicatos,quesãoformascorporativas.

b) O corporativismo era a forma de organização dostrabalhadores vigente na Era Vargas e deixoude existir com o fim da tutela do Estado sobre omovimentosindical.

c) Chama-se neocorporativismo o movimento dossindicatos de trabalhadores e de empresáriosque adotou a política de resultados em lugar dosalinhamentosideológicos.

d) A principal diferença entre corporativismo eneocorporativismoéqueoprimeiroestárelacionadoaos regimes autoritários, enquanto o segundo éinerenteaosregimesdemocráticos.

e) O termo neocorporativismo surgiu a partir daexperiência europeia de solução de conflitosinterclasses, mediante a articulação de um acordocoletivoenvolvendoEstado,capitaletrabalho.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 � Prova2-Gabarito 1

44-AConstituiçãode1988caracteriza-seporumaorientaçãogeralnosentidodadescentralizaçãodaspolíticassociais,taiscomoeducação,saúde,habitaçãoesaneamento.Osenunciadosaseguirreferem-seàsrazõesparaisso:

1. osgovernoslocaisestãomaispróximosdapopulaçãoe isso facilita o planejamento, a implementação e ocontrolesocialemrelaçãoaessaspolíticas.

2. devido à heterogeneidade do País, as políticassociais devem ser diferenciadas e não uniformes ecentralizadas.

3. adescentralizaçãoobrigaosgovernossubnacionaisadedicaremmaioratençãoàspolíticassociais.

4. adescentralizaçãoreduzoscustoscomumaestruturaadministrativa central sem flexibilidade e distante dapopulaçãoaquesedestinamessaspolíticas.

Dessesenunciados:

a) todossãofalsos.b) todossãoverdadeiros.c) apenaso1éverdadeiro.d) apenaso2éverdadeiro.e) apenaso4éverdadeiro.

45-Umadasquestõesmaiscomplexasnaorganizaçãodosestadosnacionaiséadefiniçãodeummodeloadequadoa cada país, considerando os váriosmatizes existentesentre unitarismo e federalismo. No Brasil, o modelovariouentreessesdoispólosdesdeaIndependência.Osseguintesenunciadosreferem-seaessaquestão:

1. durante o regime militar, principalmente a partirda Constituição de 1967, ocorreu um processo decentralizaçãodopoderedosrecursos.

2. acriseeconômicadosanos1970/80eosanseiosderedemocratizaçãocontribuíramparaqueaConstituiçãode1988ealegislaçãoposteriorrevertessemasituaçãonosentidodadescentralização.

3. ochamado“pactofederativo”brasileiro,pornãotersidofrutodeumprojetoabrangente,esimdacomposiçãodeforçasnoParlamento,secaracterizapelaexistênciadedistorçõeseconflitosquederamorigemànecessidadedeumareformatributáriaepolítica.

4. uma especificidade da federação brasileira atual é aimportânciadosmunicípioscomounidadesfederativas,aoladodosestados.

Dessesenunciados:

a) todossãofalsos.b) todossãoverdadeiros.c) apenaso1éverdadeiro.d) apenaso2éverdadeiro.e) apenaso4éfalso.

46-A partir da promulgação da Constituição de 1988, ocidadão brasileiro conta com uma multiplicidade deformas de participação política sem precedentes nahistória do País. A seguir são relacionadas algumasformasdeparticipaçãopopularnaesferapública.

Aponteoúnicoenunciadofalso.

a) Possibilidade de qualquer cidadão propor individual-menteAção Direta de Inconstitucionalidade junto aoSupremoTribunalFederal.

b) Participaçãoemplebiscitosereferendos.c) Iniciativapopularnaproposituradeprojetosdelei.d) Participaçãonasdeliberaçõessobrepolíticaspúblicas

pormeiodeorganizaçõesrepresentativasemcolegia-dos.

e) Eleiçãodiretaparaos integrantesde todasascasaslegislativaseparaochefedoexecutivoem todososníveisdegoverno.

47-OhistoriadorT.A.Marshalléumareferênciaobrigatóriaquando se trata de pesquisar a evolução dos direitoscivis, políticos e sociais. Para ele, há uma sequênciacronológicaelógicanodesenvolvimentodetaisdireitos,comaconquistadasliberdadescivislevandoàobtençãodo direito de votar e ser votado e a expansão darepresentação política popular permitindo a aprovaçãoparlamentardosdireitossociais.

OsseguintesenunciadossereferemaoBrasil.

Escolhaaúnicaopçãoválida.

a) É correto afirmar que a mesma sequência ocorreu,apenas com interrupções no exercício dos direitospolíticos.

b) É correto afirmar que, a despeito das limitaçõesimpostasaosdireitospolíticos,oregimemilitarampliouosdireitoscivisesociais.

c) É correto afirmar que a prolongada vigência daEscravidão impediu que a evolução dos direitosseguisseasequênciaestabelecidaporMarshall.

d) ÉcorretoafirmarqueagrandeexpansãodosdireitossociaisregistradanoprimeirogovernoVargasocorreuemgrandepartesobumregimequesuprimiudireitospolíticos.

e) É correto afirmar que os direitos civis, políticos esociais foram estabelecidos simultaneamente com apromulgaçãodaConstituiçãode1988.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 10 Prova2-Gabarito 1

48-O termo “presidencialismo de coalizão” é usado paradesignar o arranjo político estabelecido no Brasil emfunção das relações entre Executivo e Legislativo. Aexpressãoépertinenteporqueosistemapolíticobrasileirotem características híbridas do presidencialismo e doparlamentarismo,entreasquais:

1. o Presidente da República conta com recursos depodercomoaexecuçãodoorçamento,quenãoédeaplicaçãocompulsória.

2. oExecutivonecessitadoapoiodoLegislativoparatersuaagendaaprovadaeparagovernar.

3. o Presidente tem a prerrogativa de editar MedidasProvisóriascomforçadelei,masainiciativalegislativaéexclusividadedoCongresso.

4. oPresidente impõesuaagenda legislativaporqueaslideranças partidárias são frágeis e suas orientaçõesraramentesãoseguidasporseusliderados.

Osenunciadosacimasão:

a) todosverdadeiros.b) todosfalsos.c) verdadeiroso3eo4.d) verdadeiroso1eo2.e) verdadeiroso2eo4.

49-Apopulaçãobrasileira temapossibilidadedeparticiparna formulação e no controle da execução de políticaspúblicas, principalmente na área social, por meio deconselhoseoutrasinstânciasparticipativas.Aseguir,sãorelacionadasalgumascaracterísticasdessasinstâncias:

1. oformato institucionaldosconselhosemáreascomosaúde, assistência social, direitos da criança e doadolescente é definido por legislação local segundoparâmetrosdalegislaçãofederal.

2. de ummodogeral, os conselhos adotamaparidadecomoprincípio,aindaquecomcomposiçãovariável.

3. deacordocomo IBGE,existemconselhosdesaúdee de assistência social constituídos em quase todosos municípios brasileiros, mas nas regiões Norte eNordeste a proporção de conselhos municipais, emrelaçãoaototaldemunicípios,émenorquenasdemaisregiões,principalmentenoqueserefereaconselhosdacriançaedoadolescente.

4. osorçamentosparticipativossãoasúnicasinstânciasde participação que não decorrem de dispositivoconstitucional. Em consequência, a sua adoção ésempreiniciativadosprefeitoseleitos.

Osenunciadosacima:

a) apenasoúltimoéfalso.b) sãotodosfalsos.c) apenasoprimeiroéverdadeiro.d) apenasosegundoéverdadeiro.e) sãotodosverdadeiros.

50-A questão de como implementar políticas públicascapazes de promover a inclusão social com eficácia eeficiênciaempaísescomooBrasilécrucialnagestãopública. Tal como vêm sendo concebidas no país, aspolíticas públicas apresentam algumas característicascomuns.

Identifiqueoenunciadofalso.

a) Uma política pública é constituída por uma sériede etapas: definição de agenda, identificação dealternativas, avaliação e seleção das opções,implementaçãoeavaliaçãodosresultados.

b) Uma política pública geralmente envolve diferentesinstânciasdogovernoedasociedadecivil.

c) Aspolíticaspúblicassãodelongoprazo,masproduzemimpactosaolongodesuaimplementaçãoenãoapenasaofinaldesuavigência.

d) As políticas públicas envolvem uma tensão entrepráticas derivadas de modelos gerenciais, queprocuram isolar as decisões de fatores políticos, eas participativas, que buscam integrar os segmentossociais,objetodaspolíticasnosprocessosdegestão.

e) Umapolíticapública,paraser implementada,exigeaaprovaçãoporpartedoslegislativosdetodososníveisdegovernoenvolvidos.

ECONOMIA

51-OsbensAeBsãosubstitutosnoconsumo.Nessecaso,noquedizrespeitoapreçosequantidadesdeequilíbrionomercadodosdoisbens,pode-seafirmarque:

a) umareduçãonoscustosdeproduçãodobemBdevelevar a uma redução no consumo do bem A e umaumentonopreçodeequilíbriodobemB.

b) umaumentonoscustosdeproduçãodobemBdevelevar a uma redução no consumo do bemA e umareduçãonopreçodeequilíbriodobemA.

c) um aumento no custo de produção do bem B devefazer com que as quantidades consumidas dos doisbenssejamreduzidas.

d) umaumentonoscustosdeproduçãodobemBdevelevar a uma redução no consumo desse bem e umaumentonopreçodeequilíbriodobemA.

e) um aumento no custo de produção do bem B develevaraumaumentonasquantidadesconsumidasdosdoisbens.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 11 Prova2-Gabarito 1

52-OsprodutosXeYsãoproduzidosemdeterminadopaísempregando-seapenasamão-de-obralocal.Emumdia,cadatrabalhadorécapazdeproduzir3unidadesdobemXou,alternativamente,5unidadesdobemY.Nessecaso,pode-seafirmarque:

a) ocustodeoportunidadedeseproduzirumaunidadedobemXéde3/5unidadesdobemY.

b) ocustodeoportunidadedeseproduzirumaunidadedobemYéde3/5unidadesdobemX.

c) ocustodeoportunidadedeseproduzirtrêsunidadesdobemYéde5unidadesdobemX.

d) ocustodeoportunidadedeseproduzirtrêsunidadedobemXéde3unidadesdobemY.

e) não é possível calcular o custo de oportunidade daproduçãodobemXoudobemY,poisoenunciadonãoinformaaoportunidadeperdidacomessaprodução.

53-Écorretoafirmarque:

a) acondiçãoparaqueumaempresaopteporproduziruma quantidade não nula de seu produto é que opreçodomesmosejasuperioraocustofixomédiodeprodução.

b) nãoépossívelque,noequilíbriodelongoprazo,algumaempresaoperecom lucroeconômiconulo,vistoque,nessecaso,elaoptariaporencerrarsuasoperações.

c) nohorizontedecurtoprazo,nãoépossívelqueumaempresa opere com lucro negativo, visto que elasemprepodeoptarporencerrarsuasatividades.

d) acondiçãoparaqueumaempresaopteporproduziruma quantidade não nula de seu produto é que amargem sobre o custo médio de produção seja deaproximadamente10%.

e) seumequilíbrioéobtidocom todasasempresasdeummercado em concorrência perfeita obtendo lucroeconômiconegativo,entãoesseequilíbrioédecurtoprazo.

54-Assinaleaopçãocorreta.

a) A determinação, por parte de um órgão regulador,de um limite superior ao preço a ser cobrado pelomonopolista,certamenteimplicaráemumareduçãononíveldeproduçãodessemonopolista.

b) Ummonopolistacomcapacidadedediscriminarpreçosproduz uma quantidade inferior à que ele produziriacasonãopudessediscriminarpreços.

c) A determinação, por parte de um órgão regulador,de um limite superior ao preço a ser cobrado pelomonopolista,podeinduziressemonopolistaaaumentaraquantidadequeeleofertadeseuproduto.

d) Independentemente das condições de custo deprodução,dopontodevistasocial,ésemprepreferívelque um produto seja ofertado por mais de umaempresa.

e) Apenas empresas de grande porte podem ter algumpoderdemonopólio.

55-Sobre os conceitos econômicos de bens públicos eexternalidades,écorretoafirmarque:

a) se a produção de um bem implica externalidadesnegativas, então, em condições de concorrênciaperfeita, esse bem será produzido em quantidadesuperioràqueseriasocialmenteeficiente.

b) umbempúblicoéqualquerbemquesejadepropriedadeestatal.

c) define-se externalidade como um evento que ocorreforadosestabelecimentosdeumaempresa.

d) não é possível que um ato de consumo gereexternalidadesnegativas.

e) não é possível que um ato de produção gereexternalidadespositivas.

56-ConsidereosseguintesdadosextraídosdeumSistemadeContasNacionais,emunidadesmonetárias:

ProdutoInternoBruto:1.162;Remuneraçãodosempregados:450;Rendimentomistobruto(rendimentodeautônomos):150;Impostossobreaproduçãoeimportação:170;Subsídiosàproduçãoeimportação:8;Despesadeconsumofinal:900;Exportaçãodebenseserviços:100;Importaçãodebenseserviços:38.

Combasenessasinformações,osvaloresparaaformação bruta de capital fixo e para o excedente operacional brutoserão,respectivamente,

a) 300e362b) 200e450c) 400e200d) 200e400e) 200e262

57-ConsidereosseguintesdadosextraídosdeumSistemadeContasNacionaisextraídasdascontasdeprodução de renda:

Produção:2.500;Impostossobreprodutos:150;ProdutoInternoBruto:1.300;Impostossobreaproduçãoedeimportação:240;Subsídiosàprodução:zero;Excedente operacional bruto, inclusive rendimento deautônomos:625.

Com base nessas informações, é correto afirmar queo consumo intermediário e a remuneração dos empregadossão,respectivamente:

a) 1.350e440b) 1.350e435c) 1.200e410d) 1.200e440e) 1.300e500

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 1� Prova2-Gabarito 1

58-Considereosseguintessaldos,emunidadesmonetárias,paraascontasdosBalançosdePagamentos:

Balançocomercial:-700;Balançodeserviços:-7.000;Balançoderendas:-18.000;Transferênciasunilaterais:+1.500;ContaCapital:+300;InvestimentoDireto:+30.500;InvestimentoemCarteira:+7.000;Derivativos:-200;Outrosinvestimentosnacontafinanceira=-18.000;Erroseomissões:+2.500.

Considerandoesseslançamentos,écorretoafirmarqueacontaHaveresdaAutoridadeMonetáriaapresentousaldode:

a) +2.000b) –2.100c) –2.900d) zeroe) +2.100

59-Considere os seguintes coeficientes de comportamentomonetário:

M1=meiosdepagamentosc=(papel-moedaempoderdopúblico/M1)d=(depósitosavistanosbancoscomerciais/M1)R = (encaixes totais dos bancos comerciais/depósitos a

vistanosbancoscomerciais)

Considerandoquec=d/3eR=0,3,ovalordomultiplicadordabasemonetáriaseráde,aproximadamente,

a) 2,105b) 3,103c) 1,290d) 1,600e) 2,990

60-Emrelaçãoaosconceitosrelacionadosaumaeconomiamonetária,éincorretoafirmarque:

a) os bancos podem alterar o multiplicador bancárioalterandoos seus recolhimentos voluntários junto aoBancoCentral.

b) alterando os recolhimentos compulsórios, o BancoCentral consegue controlar os coeficientes decomportamentobancário“c”e“d”.

c)umbancocriameiosdepagamentosquandocomprabens ou serviços do público pagando com moedacorrente.

d) o valor do multiplicador da base monetária pode sealterarindependentedasintençõesdoBancoCentral.

e) quanto maior o coeficiente “papel moeda em poderdo público/M1”, menor será o multiplicador da basemonetária.

61-AssinaleaopçãofalsacomrelaçãoaalgunsdosobjetivosperseguidospeloEstadodesenvolvimentistanoBrasil,aolongodesuaexistência,tendocomometaasuperaçãodoseuatrasonoprocessodeindustrialização.

a) Promoveratransferênciadetecnologiaavançada.b) Diversificarasexportações.c) Protegerfirmasestrangeiras.d) Desenvolverfontesdomésticasdeenergia.e) Limitarasexportações.

62-Com relação ao Déficit Público, uma das afirmações aseguiréfalsa.Identifique-a.

a) O governo pode financiar seu déficit por meio derecursosextrafiscais.

b) Odéficitdecaixaomiteasparcelasdofinanciamentodosetorpúblicoexternoedorestodosistemabancário,bemcomodefornecedoreseempreiteiros.

c) No cálculo do déficit público, segundo o conceitooperacional, incluem-seasdespesascomacorreçãomonetáriaecambialpagassobreadívida.

d) O déficit total indica o fluxo líquido de novosfinanciamentos,obtidosaolongodeumanopelosetorpúbliconãofinanceiro,nastrêsesferasdegovernoeadministrações.

e) A apuração do déficit pelo método “abaixo dalinha” mede o tamanho do déficit pelo lado dofinanciamento.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 1� Prova2-Gabarito 1

63-Em um sistema federal existem níveis alternativos degoverno por meio dos quais os serviços públicos sãoofertados.Assinale a únicaopção falsa com relação aoFederalismoFiscal.

a) Competência concorrente é aquela exercidasimultaneamentepelaUnião,EstadoseMunicípios.

b) A partilha de uma ampla base tributária entre oscomponentes de uma federação tornamais difícil aocorrênciadefrequentesmudançasnalegislação.

c) A harmonização tributária implica em perda deautonomiadosestados federadosnosprocessosdeuniões econômicas, mas é vantajosa do ponto devistadosprincípiostributários.

d) A centralização dos recursos e do poder paraadministrá-losafetaacapacidadedoEstadodeatuarcomafinalidadedeevitaraconcentraçãoregionaldarenda.

e) As decisões de gastos das esferas subnacionaispodemafetarademandaagregadadaeconomiadeuma forma que poderia prejudicar os objetivos deestabilizaçãomacroeconômicadogovernocentral.

64-A análise das causas da queda da inflação no período1995/1998 no Brasil está ligada à combinação dosseguinteselementos,exceto:

a) afasedetransiçãorepresentadapelosquatromesesde convivência da população com a URV (UnidadeRealdeValor).

b) o papel de âncora cambial como balizador deexpectativa.

c) oexcepcionalníveldereservascambiais.d) as baixas taxas de juros praticadas durante toda a

segundametadedadécadade1990.e) omaiorgraudeaberturadaeconomia.

65-Em fins de 1974, o Governo Federal lançou o II PlanoNacionaldeDesenvolvimento (IIPND).ComrelaçãoaoreferidoPlano,nãosepodedizerque:

a) o Plano significou uma alteração completa nasprioridadesdaindustrializaçãobrasileiradoperíododo“Milagre”econômico.

b) para realizaro IIPND,oEstado foi assumindoumpassivo,paramanterocrescimentoeconômicoeofuncionamentodaeconomia.

c) ametadoIIPNDeramanterocrescimentoeconômicoemtornode5%a.a.,comcrescimentoindustrialemtornode6%a.a.

d) a dívida externa cresceu rapidamente no período74/79,poisabuscapor recursosexternos tambémserviu para cobrir o “hiato de divisas” existente naexecuçãodoPlano.

e) o Plano propunha uma alteração na estruturaprodutiva brasileira de modo que, a longo prazo,diminuísse a necessidade de importações efortalecesse a capacidade de exportar de nossaeconomia.

66-Oajustefiscalnecessárioparadarsuporteàspolíticasmacroeconômicas,duranteasegundametadedosanos90, foi resultadodosseguintes fatores,nosquaisnãoseinclui(em):

a) o incentivoaousodosprecatóriospelosestadosemunicípios.

b) um corte nos investimentos públicos, comconsequências negativas importantes para aqualidadedainfraestruturaedosserviçospúblicos.

c) condições mais rígidas aplicadas à expansão dadívida pública estadual, após as negociaçõesrealizadasem1997/1998.

d) a implementaçãodoprogramadeprivatização,queliberouogovernodossubsídioseempresasestataisineficientes.

e) um importante aumento das receitas no nívelfederal por meio das contribuições sociais nãocompartilhadas por estados e municípios, asquais foram responsáveis pelo aumento da cargatributária.

67-Identifique, entre as modalidades de parcerias entreos setores público e privado, a modalidade que não épertinenteaumaPPP(ParceriaPúblico-Privado).

a) Modalidade na qual a construção é separadajuridicamente da operação, já que neste caso oempreendimento da construção cabe ao setorprivado, mas, após o fim da mesma, o direito deconcessãocabeaoEstado,quediantedeoutroatolegal,concedeaexploraçãoàmesmaempresaouaoutra.

b) Mecanismo de concessão para a exploração deum serviço público, no qual o setor privado exigedoEstadouma taxade riscosocial paraadquirir aconcessão.

c) Mecanismodeconcessãoparaaexploraçãodeumserviçopúblico,naqualaempresaficacomplenosdireitossobreoprojeto,semdevoluçãoposteriorparaoEstado,nãohavendoprazofinaldaconcessão.

d) Venda da concessão para o setor privado de umativojáemoperação,acompanhadadaobrigaçãodeoperaçãoeeventualexpansãoporpartedosnovoscontroladores.

e) Mecanismodeconcessãoparaaexploraçãodeumserviçopúblico,nofinaldaqual,porém,elaretornaàsmãosdoEstado.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 1� Prova2-Gabarito 1

68-ComrelaçãoàsAgênciasReguladorasnoBrasil,indiqueaopçãoincorreta.

a) Após a instituição do Programa de Desestatização,em 1997, foram criadas a Agência Nacional deTelecomunicações, a Agência Nacional do PetróleoeaAgênciaNacionaldeEnergiaElétrica,todaselaspara a regulamentaçãoe controle deatividadesatéentãoexercidaspeloEstadocomomonopólio.

b) Afunçãodasagênciasreguladoraséditarasnormasde condução entre os agentes envolvidos: o PoderPúblico,oprestadordeserviçoseosusuários.

c) Aagênciareguladoraéumapessoajurídicadedireitopúblico interno, geralmente constituída sob a formadeautarquiaespecialououtroentedaadministraçãoindireta.

d) As agências reguladoras são dotadas de autonomiapolítica,financeira,normativaedegestão.

e) Asagênciasreguladorasnãoestãosujeitasàsnormasgeraisdelicitação.

69-De acordo comaTeoria daAgência, também chamadaTeoriadoAgentePrincipal,indiqueaopçãofalsa.

a) Oagentecontrataoprincipaloudependedeleparaarealizaçãodeumatarefaemseubenefício.

b) Oprincipal incorreemcustospara ter certezaqueoagenteestáagindodemodoapropriado.

c) A governança corporativa cuida do alinhamento dosinteressesemumarelaçãoagente-principal.

d) Oprincipalsabequeoagentedispõedeinformaçõesprivilegiadas(assimétricas).

e) Ateoriadoagenteprincipalassumequeosindivíduossão criativos, mas egoístas e maximizadores deutilidade.

70-ConstanaLein.8.884/1994,deDefesadaConcorrência,que caracteriza infração à ordem econômica acordarpráticas de preços, quantidades, condições e outraspráticas de venda com as concorrentes. Entre asprincipais condutas anticoncorrenciais não se inclui a(o):

a) formaçãodecartel.b) “dumping”.c) vendacasada.d) políticadepreçospredatórios.e) liberaçãodepreçosderevenda.

Cargo:EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamental-2009 15 Prova2-Gabarito 115

EscoladeAdministraçãoFazendáriawww.esaf.fazenda.gov.br