carnava lmenor

21

Upload: portal-ne10

Post on 14-Feb-2017

362 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carnava lmenor
Page 2: Carnava lmenor
Page 3: Carnava lmenor
Page 4: Carnava lmenor

Criado por Carlos Augusto Lira Arquitetos e inspirado nas obras do artista plástico José Cláudio – homenageado dos dias de Momo ao lado de Alceu Valença –, o projeto cenográfi co do Carnaval Multicultural do Recife 2012 traz inovações tecnológicas e muitas novidades que prometem surpreender os mais animados foliões.

Entusiasmado com a homenagem e a possibilidade de ver sua arte espalhada pelo Recife, José Cláudio foi incorporado à equipe coordenada por Carlos Augusto Lira Arquitetos e colocou a mão na massa para produzir um extenso material, cerca de 40 pinturas, para ser utilizado na cenografi a. Vale destacar que esta é a primeira vez que a obra do homenageado será mostrada de forma direta à população.

Page 5: Carnava lmenor

A dupla de designers Isabela Faria e Lucídio Leão, também integrante da equipe composta por 18 pessoas envolvidas diretamente no projeto cenográfico, cujo trabalho acontece desde julho do ano passado, ficou responsável por transportar as figuras do artista para os pólos de animação. Pinturas inéditas de José Cláudio foram usadas nas pontes e nos pólos Fantasia, na Rua do Bom Jesus, e no Afro, no Pátio do Terço.

O Galo deste ano, do alto dos seus 27 metros de altura, vem vestido em grande estilo de dourado e com um colete destacado por uma estampa elaborada pela equipe de designers a partir da obra de José Cláudio. O artista plástico, por sua vez, criou a figura do rosto de Alceu Valença que será colocada em cima do páleo, adornado por fitas com cores quentes indo até as frias, divididas por uma elegante fita na cor dourada.

Para Carlos Augusto Lira, responsável pela concepção da cenografia oficial do Carnaval Multicultural desde 2001, cada ano representa um enorme desafio para ele e sua equipe sempre motivados pelo desejo de inovar e evoluir. “No Pólo Mangue, por exemplo, haverá uma grande inovação tecnológica: um vídeo mapeamento projetado direto na fachada do Shopping Paço Alfândega que vai mostrar pinturas de José Cláudio e intervenções do público em geral”, detalha.

O Marco Zero, local do Pólo Multicultural, terá como destaque um dragão nas cores vermelho e amarelo em pleno palco soltando fumaça numa referência a música de Alceu Valença. Em clima de sintonia, José Cláudio elaborou uma série de ilustrações a partir das canções do compositor, autor de grandes sucessos. O tema “As Mulheres de Alceu” vai dar o tom no Pólo Fantasias, na Rua do Bom Jesus, com direito a figuras representando o “Diabo louro”, a “Tropicana” e a “Belle de jour”, além de imagens femininas com estampas de frutas e passarinhos.

Page 6: Carnava lmenor

Para o Pólo Afro, na Rua Vidal de Negreiros, José Cláudio criou figuras ligadas ao candomblé. Este ano, a Noite dos Tambores Silenciosos será ainda mais especial iluminada por ilustrações do artista com referência no tema.

As pontes terão personagens típicos do universo de Momo criados pelo artista. São cinco pontes ao todo: Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau, Giratória e Duarte Coelho que receberão figuras de homens e mulheres no passo do frevo, bois, imagens do maracatu e o folião fantasiado.

As vias de chegada, como as Avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, além do Pólo de Todos os Ritmos, no Pátio de São Pedro, também receberão obras do artista reinterpretadas através colagens pela equipe. “Pegamos uma fruta de um quadro, mudamos as cores, colocamos passarinhos de outro desenho do artista, adicionamos mulheres e la ursas de outro lugar e, assim por diante. O resultado é um mix total, completamente aprovado por José Cláudio”, explica a equipe.

Na Ala de Patrocinadores, bichos que o pintor fez em xilogravura colorizada prometem chamar atenção. A cenografia dos demais pólos será um desdobramento dos já citados. Em todo o projeto cenográfico foi utilizado um padrão de cores quentes e frias, ou seja, se o Pólo tiver na marca um friso de cor fria, o palco, em contraste, terá fundo de cor quente. E vice-versa.

A principal preocupação de Carlos Augusto Lira arquitetos e que os foliões sejam também homenageados, pois a grande festa é dedicada a eles. Foram oito meses de plena dedicação com uma equipe que trabalhou com muita paixão e emoção para saldar o carnaval 2012. Que cheguem logo os dias de Momo!

Page 7: Carnava lmenor
Page 8: Carnava lmenor
Page 9: Carnava lmenor
Page 10: Carnava lmenor

VIAS DE CHEGADA | Ponte Maurício de Nassau

Page 11: Carnava lmenor

VIAS DE CHEGADA | Av. Rio Branco

Page 12: Carnava lmenor

VIAS DE CHEGADA | Av. Marquês de Olinda

Page 13: Carnava lmenor

PÓLO MULTICULTURAL | Praça do Marco Zero

Page 14: Carnava lmenor

PÓLO FANTASIAS | Rua do Bom Jesus

Page 15: Carnava lmenor

PÓLO FANTASIAS | Praça do Arsenal

Page 16: Carnava lmenor

PÓLO MANGUE | Cais da Alfândega

Page 17: Carnava lmenor

PÓLO TODOS OS RITMOS | Pátio de São Pedro

Page 18: Carnava lmenor

PÓLO AFRO | Pátio do Terço

Page 19: Carnava lmenor

PÓLO TODOS OS FREVOS | Av. Guararapes

Page 20: Carnava lmenor
Page 21: Carnava lmenor