carta-compromisso cor: chapa 2

10
CARTA-COMPROMISSO CHAPA 2 Carta-compromisso a todxs xs alunxs e egressxs de Ciências do Estado, à comunidade acadêmica da FDCEUFMG e à sociedade.

Upload: caroline-rodrigues

Post on 06-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

CARTA-COMPROMISSO

CHAPA 2

Carta-compromisso a todxs xs alunxs e egressxs de Ciências do Estado, à comunidade acadêmica da FDCEUFMG e àsociedade.

Page 2: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

1. Apresentação – Quem somos?

A Chapa COR – Coragem, Organização e Representação – foi idealizada e construída por alunxs que acreditam na capacidadecoletiva de mobilização, união e organização para fazer muito mais pela afirmação e consolidação do curso de Ciências doEstado. Acreditamos que o Centro Acadêmico é uma fundamental instituição de representação estudantil que deve se firmarem três pilares principais: comunicação, representação e integração. Nesse sentido, buscamos o diálogo constante, adiversidade e a unidade para o CACE através de nossa composição política plural e suprapartidária. Acreditamos também numCACE movido por todxs xs alunxs, sem se esquecer do necessário diálogo e atenção com as ruas.

Entendemos o fortalecimento do nosso curso como um caminho dialógico diante de desafios constantes. Assim, acreditamosque é necessário ter coragem para dar andamento a velhos projetos, resgatar alguns que ficaram pelo caminho e inovar no queainda tem que dar certo. Buscamos a criação, a renovação e a transformação de estratégias e ações para percorrermos talcaminho de lutas diárias e múltiplas, em conjunto com todxs xs bacharelandxs e egressxs de Ciências do Estado. A Chapa CORlevanta e assume o compromisso com o diálogo voltado para a mobilização e a integração, a fim de que seja feita, de fato, umagestão representativa dos interesses e demandas coletivas de NÓS, futurxs e atuais cientistas do Estado.

A construção da COR tem como base a autonomia departamental com uma coordenação políticoestratégica e o compromissoprofundo e irrevogável com a consolidação do nosso curso de Ciências do Estado. Entendemos que tal consolidação perpassapela afirmação de uma essência coletivamente diversa para a identidade do curso de Ciências do Estado, pois todos xs alunxsde Ciências do Estado são representantes do curso nas diferentes esferas em que atuam e se relacionam profissionalmente,politicamente e culturalmente. O desenvolvimento dessa essência só é possível a partir do CACE como instituição derepresentação coletiva forte, ampla e irrestrita que se mova sempre em direção ao diálogo e à integração.

Convidamos todxs a fazer parte deste projeto por um CACE diferente.

Com CORAGEM suficiente para agir em prol do curso de Ciências do Estado, para representar a diversidade do coletivo e paraenfrentar quaisquer desafios.

Com ORGANIZAÇÃO para a mobilização de todxs, para a integração da diversidade e para a realização de uma gestão positiva,dialógica e transparente.

Com todxs movidos pela REPRESENTAÇÃO constante, profunda e forte que se reafirme dentro e fora da Faculdade de Direito eCiências do Estado.

Com muita COR!

Page 3: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

2. Estrutura Organizacional

Acreditamos que o Centro Acadêmico deve ter sua estrutura organizacional baseada numa horizontalidade inteligente efuncional que se defina a partir da autonomia departamental, coordenação políticoestratégica, transparência comunicativa eação concertada.

A Chapa COR preza pela autonomia departamental com unidade, comunicação e integração. Entendemos que todos osdepartamentos guardam relações entre si e as mesmas devem ser aprofundadas e aprimoradas para a realização de uma gestãoverdadeiramente coletiva, integrada e representativa. Por conseguinte, todas as nossas propostas foram construídas emconjunto e envolvem ações integradas.

Segue a nossa estrutura organizacional prática:

Coordenação: Julia Espeschit Rodrigues | Marina Silveira Marques | Ricardo Borges Lopes

Secretaria: João Lucas Ribeiro Moreira | Adriano Augusto Dias de Souza

Tesouraria: Washington Luiz Cornélio Junior | Mateus Melo Mota Costa

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – DEPE: Marina Lara Campos | Laura Amâncio Santos | Ricardo Rafael GarciaCarvalho

Departamento de Comunicação – DCOM: Daniel Carvalho Bragança | Caroline Cunha Rodrigues

Departamento de Esporte e Lazer – DEL: Izadora Bianca Pereira Ambrósio | Maria Isabela Gonçalves Gomes Pacheco | IsadoraMaria Quirino Gomes Gonçalves | Tabatta Moreira* | Victor Parreira*

Departamento de Integração Social – DIS: Amanda Mariana Silveira | Fernanda Morato Bontempo | Camila Bruna DuarteDomingos | Marcela Bezerra*

*Membros da chapa que não puderam ser inscritos formalmente devido ao limite de integrantes para inscrição.

Page 4: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

3. Propostas

Em tempos nos quais emergem diversos ecos que apontam para uma crise representativa, a COR faz convite à história do cursode Ciências do Estado, fazendo jus a este que lutou para nascer, para ficar de pé, e agora continua a luta por sua consolidação.

Gostaríamos de prestar nossas sinceras homenagens a todxs aquelxs que lutaram e ainda lutam por Ciências do Estado.Reconhecemos que nos episódios de ameaças ao Curso, aporia, desânimo ou medo, a nossa Instituição de representaçãoestudantil foi o centro das forças provenientes dxs alunxs, organizando e guiando a resistência de todxs. A nossa história delutas deixa clara a importância da representação estudantil para o Curso e o CACE como o grande pilar da mesma.

Assim, reconhecendo a história de lutas de Ciências do Estado e a importância do CACE, a Chapa COR propõe uma Gestãoresponsável com três bandeiras principais de luta e, logo, três pilares norteadores de sua atuação e sustentáculos para todas assuas propostas:

1. Consolidação de Ciências do Estado: Lutaremos de forma sistemática, constante e incansável pela consolidação do Cursodentro e fora da FDCEUFMG. Para tanto, acreditamos que a representação e a respectiva atenção com as demandas dxs alunxsé, de fato, indispensável e essencial. Não seremos omissos diante de ações prejudiciais ao corpo discente de Ciências doEstado. Não abriremos mão de articulações com outros cursos e instituições que sejam positivas para a consolidação de nossocurso. Trabalharemos para que xs alunxs confiem no CACE como instituição representativa. Fomos nós, alunxs, que o criamos e suafunção primordial é, e sempre foi, nos representar. O primeiro princípio presente no texto originário do Centro Acadêmico deCiências do Estado é o da representação dxs alunxs. Certamente, uma de nossas maiores glórias foi a capacidade coletiva demobilização e organização para a criação de uma instituição voltada para a nossa representação e construída a partir de nósmesmos. A COR se compromete a lutar para que o CACE não se pulverize.2. Regularização da profissão do Cientista do Estado: Comprometemo-nos a trabalhar para que isto se torne realidade porquecompreendemos este tema como ponto de consenso em meio à diversidade de pensamentos dxs alunxs e algo de sumaimportância para todxs.3. Diálogo com movimentos sociais: Temos consciência de que o perfil dx alunx de Ciências do Estado é um perfil de luta,competência e vontade de contribuir e agir diante da realidade social. Assim, desejamos um CACE que direcione o Curso atocar cada vez mais a sociedade, aprofundando o diálogo com as diversas lutas populares existentes. Desejamos que xsCientistas do Estado tenham em sua identidade o reconhecimento por contribuir de forma ativa e positiva para atransformação e quebra de estruturas e práticas excludentes e opressoras.

Page 5: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

A COR é uma chapa de e por Ciências do Estado. Portanto, o conjunto de propostas abaixo resultam de nossos esforçosconjuntos para pensar um CACE que cumpra o seu papel fundamental de representação dxs interesses e demandas dxsbacharelandxs e egressxs de Ciências do Estado e se mova pela afirmação e consolidação de Ciências do Estado dentro e forada FDCEUFMG. Ademais, tais propostas advêm da perspectiva de que o CACE deve se mover também pela articulação políticano âmbito do movimento estudantil e dos movimentos sociais, com atenção à realidade social para além da Universidade.

Coordenação

O papel da Coordenação se divide em duas frentes principais: administrativa e política.

Sobre a frente administrativa, entendemos que a Coordenação deve funcionar como o ponto de articulação e confluência dasatividades de cada departamento para a gestão como um todo, a fim de que seja priorizada a unidade, integração e eficiência dagestão. Além disso, a Coordenação deve estar ciente de todos os projetos de todos os departamentos e pronta para darqualquer apoio ou para suprir deficiências em algum departamento.

No plano político, o mais importante da Coordenação é a representação política efetiva. Essa atuação política deve ocorrercontinuamente e diariamente. A Coordenação deve estar preparada para enfrentar situações adversas e contextos variados,buscando sempre a articulação política e o diálogo com a Coordenação do Curso, a Diretoria, outros CAs/DAs e DCE.

Para a concretização das referidas frentes, as propostas para a Coordenação consistem em:

- Realização de seminários de gestão;

- Acompanhamento mensal de cada departamento: Preservando e reafirmando a autonomia departamental, a Coordenaçãosolicitará a cada departamento o planejamento de atividades para o mês, juntamente ao relatório das atividades do mês passadocom as atividades que foram cumpridas ou não (com justificativa, em caso de não cumprimento). A Coordenação tambémrealizará o planejamento e o relatório de suas atividades. Analisar-se-á os planejamentos departamentais, além de colocá-loscomo pauta de discussão em reuniões;

- Implementação de um CRD – Conselho de Representação Discente – para Ciências do Estado. O CRD será um conselhoreunirá representantes e suplentes discentes do curso de Ciências do Estado em todos os departamentos da faculdade. Éimportante que esse conselho se reúna com frequência e tenha uma unidade de ações políticas e estratégicas alinhadas com oCACE para atuação conjunta e de maior força. Nós entendemos que a divulgação das principais pautas discutidas em todos osdepartamentos deve ser feita de maneira frequente e transparente para que todos xs alunxs de Ciências do Estado tenhamconhecimento das deliberações e ações no âmbito dos Departamentos da FDCEUFMG;

Page 6: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

- Reativação da UCRE, junto com o DIS: Acreditamos que o protagonismo do CACE no projeto UCRE não pode ser perdido edeve ser retomado o mais breve possível. Além de trazer visibilidade para o curso, a UCRE pode ser uma alternativa para asolução de problemas comuns aos cursos do REUNI, além de promover uma integração e articulação política entre essescursos;

- "Voluntários CACE": Projeto para envolver xs calourxs e outrem na participação da gestão do CACE;

- Criação do NDCE – Núcleo de Divulgação de Ciências Estado, junto ao DEPE: Esse projeto terá protagonismo dentro dagestão e será composta por todos xs alunxs que desejarem participar. Pretende-se o resgate e a aprimoração de propostas dedivulgação do Curso, tais como a articulação de comissões para visitas a escolas, cursinhos pré-ENEM e instituições ondepodemos atuar profissionalmente, e a preparação para a mostra de profissões;

- Dialogar com CAs dos cursos do campo de Públicas, restaurando ou criando a confiança no CACE por parte dessasinstituições;

- Trazer a discussão sobre a filiação à FENEAP para dentro do curso de Ciências do Estado;

- Articulação com o CAAP e outras instituições para causas comuns e pautas unificadas do movimento estudantil;

- Compromisso com a continuidade da regularização do Centro Acadêmico;

- Esforços para a criação da Ouvidoria da FDCEUFMG.

DCOM – Departamento de Comunicação

- Criação de newsletter para divulgação de informações sobre atividades do CACE e de assuntos relacionados ao curso deCiências do Estado e à FDCE;

- Para além do tradicional molde de reunião presencial, possibilidade complementar de reunião online com igual abertura àparticipação de alunxs. Uso do mecanismo de vídeo chamada do Google ou Skype.

- Disponibilização de formulário online no site para sugestões de pautas em reuniões;

- Publicização: de assuntos tratados e deliberações em reuniões do CACE; de balancetes bimestrais das finanças do CACE; dedocumentos relevantes para a consolidação da história do curso; das atividades do Colegiado de Ciências do Estado e dedepartamentos da FDCEUFMG;

Page 7: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

- Revitalização e intensificação do uso do site caceufmg.com. Reforma visual e ampliação do conteúdo com base nas propostasde publicização;

- Criação de espaço no site para a divulgação de trabalhos e publicações científicas de alunxs e egressxs de Ciências do Estado(monografias, artigos, apresentações em eventos acadêmicos e etc.);

- Restauração e intensificação do uso institucional de mídias sociais;

- Agir em conjunto com o DIS no projeto Humanos da FDCEUFMG;

- Buscar o diálogo e a realização de atividades conjuntas com departamentos de comunicação de outros DAs/CAs,especialmente o CAAP, CAGP e DACSAP;

- Buscar o diálogo com instituições para a divulgação de oportunidades de trabalho;

- Revitalização do mural do CACE e uso de murais em sala de aula;

- Efetivação concreta e regulamentação da Ouvidoria CACE voltada exclusivamente para reclamações e denúncias;

- Ampliação do diálogo com calourxs e demais turmas de CE;

- Realização e divulgação de chamadas para voluntários em atividades específicas com o CACE, tais como o desenvolvimentode projetos e eventos.

DEPE – Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

- Continuação dos “Ciclos de Debates” desenvolvidos pela Gestão Superação 2011 – organização de debates em torno de doisaspectos principais: I) Abordagem dos percursos do curso, no intuito de auxiliar a escolha dxs alunxs; II) O Cientista do Estado:desafios, perspectivas e a inserção do profissional no mercado de trabalho;

- Anuário Digital: objetiva reunir trabalhos acadêmicos realizados por estudantes de Ciências do Estado, com a abordagem detemas de interesse dxs alunxs;

- Mês dxs Calourxs: Buscar o desenvolvimento de eventos durante um mês, junto a calourxs e ao CAAP, com a abordagem dequestões referentes ao ensino, pesquisa e extensão;

- Semana da Pesquisa e Extensão: dedicada à apresentação dos projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica;

Page 8: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

- Criação de comissão entre voluntárixs e membros da gestão para se responsabilizar por informações e negociações com oColegiado a respeito de prazos e demais tarefas dxs alunxs do último ano de graduação;

- Realizar eventos em parceria com grupos de estudo e de extensão da FDECEUFMG sobre assuntos que reflitam atransdisciplinaridade de Ciências do Estado;

- Prover espaço para problematização e discussão dos percursos de Governança e Estado;

- Buscar a atuação conjunta com demais CAs/DAs e outras entidades de representação estudantil no intuito de organizareventos acadêmicos interdisciplinares que englobem a área de públicas e correlatas;

- Lutar pelo espaço do curso de Ciências do Estado na concessão de patrocínios, auxílios financeiros e bolsas pela FundaçãoProfessor Valle Ferreira;

- Empreender esforços para organizar a ida de alunxs a eventos acadêmicos.

DEL – Departamento de Esporte e Lazer

- Reaproximação do contato direto com a Diretoria da Associação Atlética da FAFICH, com possibilidade de inserção de alunxsdo curso como membros ativos na participação da entidade;

- “Mês dxs Calourxs”: buscar a realização de eventos em parceria com o CAAP, visando a maior integração entre alunxs novxs eveteranxs dos cursos de Direito e Ciências do Estado.

- Incentivo à inscrição dxs graduandxs em eventos esportivos promovidos pelo DCE, Liga das Atléticas e outras associaçõesesportivas;

- Maior participação do CACE em eventos conjuntos do campo de Públicas, como o Congresso Mineiro do Cmapo de Públicas ea Calourada Unificada Estado de Calamidade Pública;

- Elaboração de manual dx calourx que objetiva fornecer informações gerais e explicar o funcionamento das instituições daUniversidade, principalmente o Colegiado;

- Promoção de botecos temáticos a fim de aumentar nossa rede de interação e debate entre xs alunxs;

- Organização de feira para venda e troca de livros;

- Parceria com alunxs para desenvolver projetos de intervenção e ocupação no Território Livre;

Page 9: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

- Organizar um mutirão para a confecção das carteirinhas do CEU e apresentação do seu funcionamento e espaço;

- Buscar parceria com Belas Artes e/ou outrem para apresentações de teatro, música e afins na Faculdade.

DIS – Departamento de Integração Social

- Humanos da FDCEUFMG: Inspirado nos projetos fotográficos Humans of Belo Horizonte e Humans of New York queprocuram abordar a história de pessoas das referidas cidades, nosso projeto Humanos da FDCEUFMG propõe dar visibilidade evoz para funcionárixs da Faculdade, principalmente faxineirxs e porteirxs. Além de se abrir espaço para a abordagem de suashistórias, tal projeto pretende fazer uma campanha de conscientização sobre a importância de tais pessoas para a FDCEUFMG,problematizando e discutindo relações dxs funcionárixs com xs alunxs e professorxs, bem como o ambiente e as condições detrabalho. A partir dos depoimentos pessoais e em caso de problemas nas relações funcionárixs-alunxs, o CACE pretendetambém articular meios de ação diante de problemas;

- Esforços pela intensificação da articulação com movimentos sociais e outros Cas/DAs, especialmente o CAAP, DACSAP eCAGP.

- Articular ações conjuntas para trazer movimentos e coletivos de luta social para dentro da Faculdade a fim de intensificar ocontato e o diálogo do Curso de Ciências do Estado com aqueles. Em parceria com o DEPE, realizar eventos voltados para aabordagem e o debate acerca de problemas sociais;

- Reativação da UCRE, em conjunto com a Coordenação;

- Lutar pela melhoria e ampliação da assistência estudantil;

- Integrar-se à luta pelo ônibus intercampi, em conjunto com a Coordenação;

- Empreender esforços para organizar a ida de alunxs a eventos do movimento estudantil – o CONUNE, por exemplo.

Secretaria

- Compromisso com a disponibilização das atas digitalizadas e impressas de todas as reuniões;

-Continuidade do processo de regularização do CACE;

- Em parceria com o DCOM, reunião e digitalização de documentos importantes para a história do curso.

Page 10: CARTA-COMPROMISSO COR: Chapa 2

Tesouraria

- Buscar alternativas possíveis de arrecadação para o CAIXA do CACE, tais como: venda de roupas e outros adereçosrelacionados ao curso de Ciências do Estado; realização de eventos festivos; e a criação de uma campanha e de um grupo dedoações (de bens e valores monetários) para o CACE;

- Divulgação bimestral do balancete de finanças do CACE.

Belo Horizonte, 12 de novembro de 2014.