casa - setembro 2011

16
Casa Edição nº 24 - Setembro 2011 Foto: Elpídio Fortes Jr/Especial Grupo CG por toda a casa Vidros Páginas 08 e 09

Upload: bella-grupo-cg-de-comunicacao

Post on 27-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Caderno casa

TRANSCRIPT

Page 1: Casa - Setembro 2011

CasaEdição nº 24 - Setembro 2011

Foto:

Elpí

dio F

ortes

Jr/E

spec

ial G

rupo

CG

por toda a casaVidros

Páginas 08 e 09

Page 2: Casa - Setembro 2011

GaleriaSetembro de 2011Casa / 02

5ª ExpoAcabamento

Lembra quando éramos criança? Tínhamos belos car-rinhos de madeira, mas nada comparado a essas incríveis réplicas produzidas no mais alto gabarito em madeira. São vários modelos que relembram veículos de décadas passa-das e todos com uma enorme riqueza em detalhes, conferida no caminhão de bombeiros dos anos 30.

Outras peças, como a ima-gem de Nossa Senhora Apare-cida, confeccionada por artistas mineiros também chamam a atenção. E quem não lembra das vaquinhas coloridas, que fizeram o maior sucesso na Capital? Agora elas vieram em formato de cofre. Essas e outras peças com design arrojado são encontradas na Mescla, loja de artigos de decoração, que fica no centro de Gravataí. Contatos pelo fone: 3042.7643.

Foto:

Elpí

dio F

ortes

Jr/E

spec

ial G

ruo C

G

esculturasIncríveis

A feira é destinada a todas as empresas dos setores de acabamento e revestimento e apresentar tendências e soluções para projetos em arquitetura. O evento conta com um público visi-tante altamente qualificado, formado por arquitetos, designers, revendedores e boutiques de materiais de acabamen-to, construtores, decoradores, adminis-tradores de condomínios e formadores de opinião, em um único local.

Neste ano, a feira terá o Dia do Lojista, que contará com a participa-ção das principais lojas de materiais de construção do RS. A Acomac Porto Alegre, junto a seus associados, apóiam o evento. A entidade realizará um coquetel comemorativo no Espaço Casa Show, no dia 29 de outubro. Como eventos paralelos, a ExpoA-cabamento terá: Salão Móvel Design RS, ClimaSul e Casa Show. A mostra acontece de 27 a 30 de outubro no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, RS.

Page 3: Casa - Setembro 2011

GaleriaSetembro 2011 Casa / 03

Fotos: Arquivo Portobello Gravataí

Os empresários Vladimir e Erones Menosso, comemoram os sete anos de fundação da loja de pisos e aca-bamentos para construção com grande otimismo. “Estamos ampliando nossa loja para melhor atender nossos clientes”, exaltou Erones. A Menosso fica na avenida Flores da Cunha, 4389, parada 58 de Cachoeirinha, fone: 3439.3383.

Sete anos da Menosso

No ano de 2011 a construtora Casas Pampa comemora 30 anos de trabalho. Muitas ações estão sendo desenvolvidas pela empresa em comemoração a data. Uma delas foi a conclusão do novo showroon da Casas Pampa, que terá matéria espe-cial na edição de outobro do caderno CASA.

Casas Pampa

Rafael Pens e sua esposa Gisele são os responsáveis pela Unilar Cen-ter, loja da Rede Construir Materiais de Construção em Gravataí. Contatos pelo fone: 3488.2650.

Rede Construir

Para atender às deman-das e trazer tendências, a nova linha de produtos da Portobello é inspirada em materiais naturais, como madeira, pedra e mármore, e elementos desenvolvidos pelo homem, como concreto, cimento, vidro e corean. “A semelhança das peças com os elementos da natureza é muito grande”, diz Renato Zucatti, franqueado há cinco anos da marca em Gravataí.

A Companhia adquiriu um equipamento de última geração em impressão digi-tal, com objetivo de oferecer produtos que reproduzam fielmente elementos naturais, como madeiras e mármores.

A Companhia aposta em lançamentos, tecnologia e estratégia de produção para manter seu ritmo de cresci-mento neste ano. Em novos produtos, a empresa quase que dobrou o número, da média de 12 linhas por ano, a Portobello lançou 22 em 2011.

Portobello e a natureza

Com criatividade o banheiro pode se tornar um ambiente convidativo ao relaxamento

e ao bem-estar. Além do banho, esse ambiente ganhou

outra função: a comodidade. Mas para que isso aconteça é necessário escolher muito bem os produtos que farão

parte do espaço. A projetista Nathalia Bot-

tini desenvolveu este projeto mesclando cores e estilos.

Pastilhas nas cores azul, lilás e amarelo compõem os nichos.

O revestimento da parede branco acetinado é cortado por uma faixa de pastilhas azuis que percorre todo o ambiente. No piso utilizou

porcelanato branco polido e na parede atrás do espelho um porcelanato que reproduz a

madeira louro freijó.Portobello Shop – Av. José

Loureiro da Silva, 1838, centro de Gravataí. Fone: 3431.3030

Page 4: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011Casa / 04

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Flashesda Lar aGosto Gravataí

Os profissionais da mostra

Regiane Linck Ferreira, Carolina Perez, Daisy Braun, Deborah Lima, César Paim Mariot, Thiana Isoppo, Emily Teixeira, Thiele König, Alessandra Silveira, Rafael Kroth Paim, Mariana Herzog, Max Schmidt e Francisco Steffens

A 2ª Lar aGosto Gravataí aconteceu de 08 a 20 de agosto, no espaço da loja

Todeschini. Foram apresentados onze ambientes criados por arquitetos,

decoradores e designers de interiores, das cidades de Gravataí

e Cachoeirinha. O evento tem como objetivo proporcionar aos

consumidores locais a oportunidade de conferir produtos e serviços

oferecidos por lojistas e profissionais locais.

Lusivani Milhão, proprietária da SOS Torneiras, recebe a visita de e Odete Jardim

Os arquitetos Thiele König, Rafael Kroth Paim e Mariana Herzog

“arquitetura tem que

surpreender...e a mostra foi

surpreendente...”Arquiteto Rafael Kroth Paim,

comenta sobre a mostra

Empresas participantesMartins Forros e Divisórias, Todeschini, SOS Torneiras, Jardins da Aldeia, Di Casa Decora-ções e Presentes, Luzes da Aldeia, Metzler Construtora, Portobello Shop, Peruzzo Tintas e Zenker Cortinas e Persianas.

Os irmãos Agostinho e Francisco Steffens na companhia de Danúbia e Cristiane

Equipe Todeschini Gravataí: Tatiana Oliveira, Fabricio Estraich, Carine Oliveira e Juliana Machado

Regiane Linck, Inês Schmidt, Adriana Astiazara, Lucimari Miranda, Nara Fonseca, Carol Perez, Daisy Braun, Maricarmen Palominos e Lisa Campos

“A mostra é o resultado de

empresas unidas e comprometidas

em fazer a diferença em

Gravataí e região”Gilberto Borelli,

Todeschini GravataíComissão Organizadora

Mercado

Page 5: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011 Casa / 05

Page 6: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011Casa / 06

Alexandre e Rômulo Peruzzo, Shanaila Ribas e Fátima Teixeira

têm tudo haver

Mercado

Moda e arquitetura

Você já imaginou uma loja de roupas dentro de uma revenda de automóveis? Pois esta foi a proposta do arquiteto Rafael Kroth para a loja Eos. “O projeto tinha que provocar o estímulo às compras”, explica o arquiteto.

Segundo ele, a escolha do local foi o ponto de partida para a criação do projeto. Por ser uma loja de atendimento personalizado e exclusivo, seu design foi pensado para oferecer maior aproveitamento do espaço e conforto para seus frequentadores. O formato diferenciado é perce-bido na ausência de provadores. “A intenção é que o cliente sinta-se dentro de seu próprio closet”, diz Rafael.

O espaço conta com cadeiras Barcelonas (Mies Van der Rohe) e mobiliário projetado pelo arquiteto em laca auto-brilho, seguindo o padrão cromático da logomarca da loja e araras metálicas. Uma parede inteiramente de espelhos foi proposta para dar sentido de duplicidade ao ambiente, cri-ando um instigante jogo de imagens. Outro ponto relevante no projeto foi o uso do piso laminado, utilizado como revestimento das paredes. “Que-ria propor no ambiente, a ilusão de uma grande caixa”.

p r o j e t oRafael Kroth PaimArquiteto e urbanistaAtua no setor de arquitetura de [email protected]: Gravataí

Foto: Andre Bastian/ Divulgação CG

Page 7: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011 Casa / 07

Mercado

As paredes foram revestidas com

piso porcelanato

Saiba mais:* A loja Eos fica dentro da Lucraf veiculos, em Gravataí.

* Eos significa “A deusa do alvorecer, que anunciava à terra a chegada do sol, chamada de Aurora pelos romanos”.

*A loja oferece o serviço de consultoria de moda a domicílio. Contato: 9230.6530

Novo layoutTodo o mobiliário possui rodízios, o que

possibilita a locomoção e mudança do layout sempre que necessário. As araras, também cria-ção de Rafael Kroth, foram projetas de maneira que, se colocadas paralelas às paredes, podem ter o dobro de cabides, para organização dos produtos. O letreiro, interno, foi produzido em acrílico branco e os manequins também são na cor branca.

Além do projeto arquitetônico, o arquiteto desenvolveu todo o estudo de design estraté-gico, como também o suporte para o desenvol-vimento da marca e sua aplicação no mercado. Para finalizar, Rafael definiu o trabalho com a frase de Coco Chanel: “A moda é como a arqui-tetura, pura questão de proporções”.

Fotos: Andre Bastian/ Divulgação CG

Page 8: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011Casa / 08

integração de ambientes e boa iluminação

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Vidrosp r o j e t oThiele König e Mariana HerzogArquitetas e UrbanistasAtuam no setor de arquitetura residencial e comercialPrêmio Casa Cor 2011 em Organizaçã[email protected]: Cachoeirinha

M&J Vidros e Esquadrias de Alumíniowww.mejvidros.com.brCidade: Cachoeirinha

Ele não para de mostrar, a cada novo projeto, a sua versatilidade. Com os avanços tecnológicos o vidros é destaque tanto em construções residenciais como em prédios corporativos. O uso cada vez mais freqüente se dá pelas múltiplas combinações com os mais diferentes produtos. Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Vidro Plano (Abravidro) é cada vez maior o uso da área envidraçada nas fachadas e coberturas das casas, o que gerou um crescimento de aproximadamente 30% nos últimos dois anos. Para Mauro de Oliveira Fagundes, diretor comercial da M&J Vidros e Esquadrias, quanto mais moderno e arrojado for o projeto, maior é a utilização do vidro. Além de causar um embelezamento nos trabalhos é ecologicamente correto em função da reciclagem. “O vidro propor-ciona maior economia de energia elétrica ao permitir a entrada de luz natural nos ambientes, equilibra a temperatura diminuindo a utilização dos sistemas de ventilação”, explica Oliveira.

Nesta residência em Porto Alegre, Thiele e Mariana utilizaram mesas de centro e de apoio em vidro O vidro pintado revesti a parede do espaço gourmet da mesma residência

Page 9: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011 Casa / 09Fotos: Arquivo pessoal König e Herzog

O uso corretoUma das grandes vantagens

do vidro, segundo Mauro é sua versatilidade, podendo ser utilizado de uma forma mais simples ou até como estrutura. “Para sua utilização segura e correta é necessário contra-tar empresas e profissionais qualifi-cados”, explica o Diretor Comercial da M&J Vidros e Esquadrias.

Fatores climáticos precisam ser avaliados na ora de escolher a expessura e colocação adequada do material. Grarda-corpos e coberturas pedem vidros laminados, que são compostos de duas ou mais chapas. Para sacadas e varandas, além do laminado, pode-se optar também pelo temperado que tem resistência cinco vezes maior que o comum.

Controle da luminosidade

Os vidros espelhados foram os primeiros no modelo de controle solar, mas, embroa barrassem o calor impediam a entrada da luminosidade natural causando maior gasto no uso da energia elétrica, sem contar que, a sua aparência é associada a prédios comerciais. Com o passar dos anos, outros modelos surgiram, uma das grandes apostas do setor são os vidros refletivos, que minimizam a entrada do calor e dos raios ultravioletas, mas não impedem a passagem de luz. Para as arquitetas Thiele König e Mariana Herzog, as pessoas hoje querem uma integração e visibilidade maior da casa com a meio ambiente.

Alguns tipos de vidro colorido:

Transparentes: cor verde, fume, bronze, azulImpressos: cor vinho, amarelo, azul e verde.Espelhos: fume, bronze e prata.Os vidros pintados estão disponíveis conforme cartela de cores do fornecedor

Portas de vidro dão acesso a piscina e o jardim da residência em Cachoeirinha

Na agência de publicidade TH Promonth, em Porto Alegre, a mesa e a bancada de atendimento em vidro preto expressão a seriedade. Portas em alumínio e vidro estampado com faixas em jato de areia mesclam o tradicional com o moderno, o preto e o branco predominam no ambiente.

Lavabo - Projeto casa cor 2010, das arquite-tas Thiele König e Mariana Herzog. A dupla criou a bancada da pia em espelho pintado cinza. Rodapés e espelhos nas paredes deixaram o ambiente maior e mais aconchegante.

Page 10: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011Casa / 10 Casapor...

Nice VazAtua há 12 anos no mercado de decoração de interiores. Formada pela escola Criarte, a decoradora é sócia proprietária da Projetos e Idéias, loja exclusiva Italínea Móveis em Cachoeirinha. Contatos pelo fone: [email protected]

É impossível não relembrar o espaço criado pelas arquitetas Carol Perez e Daisy Braun para a 2ª edição da mostra Lar aGosto Gravataí. A criatividade da dupla proporcionou aos visitantes momentos de pura descontração. O ambiente criado na cozinha funcional, com mobiliário Todes-chini foi o grande diferencial da feira. A beleza do móvel em MDP, sistema de iluminação interna, gavetas com freio, amortecedores nas portas e bancada em silistone (composto químico do granito) encantou a todos. Confira no link http://issuu.com/grupocg/docs/casa a edição especial do caderno Casa sobre a Lar aGosto 2011.

A opção deste projeto foi desenvolver uma cozinha moderna para casais novos que procuram por um estilo mais despojado, alegre e equilibrado, algumas peças em destaque valorizam a praticidade e funcionalidade do espaço. A utilização da geladeira retrô na cor laran-ja traz ao ambiente um toque de energia e luz. Nos dias de hoje, tudo pode ser misturado ao ambiente, o principal é escolher peças para

“Mar Doce Lar”

Misturando épocas

encher a casa com o ar e o brilho dos anos passados.

É importante salientar que não existe regra na mistura de épocas e estilos. É fato que pode-se usar peças para dar destaque ao ambi-ente, trazendo a sensação de conforto sem esquecer da praticidade do dia a dia.

Carolina Perez e Daisy BraunAtuam no setor de arquitetura residencial e comercialContatos pelo fone: [email protected]@gmail.comCidade: Gravataí

Fotos

: Elpí

dio F

ortes

Jr/G

rupo

CG

Page 11: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011 Casa / 11

p r o j e t oRita Corrassa RemiãoDesigner de InterioresBlog: [email protected]: Cachoeirinha

Nádia Flores e FestasFlores e objetos decorativoswww.nadiaflores.com.brCidade: Gravataí

As rosas simplificam a felicidade da vida a dois

a estação do romantismoPrimavera:

Com a chegada da primavera, vale a pena investir em peças que tragam para a casa as cores e o clima da estação. Para nos ajudar nesta tarefa pedimos ajuda a designer de interiores, Rita Cor-rassa Remião, que decorou o mesmo mobiliário de duas formas diferentes. “Utilizar objetos delicados e misturar florais mostram a delicadeza do lar” diz Rita.

A primeira decoração nos remete a um móvel que conta a história dos vinte e cinco anos de casamento dos ocupantes do ambiente. Objetos herdados de familiares de ambos são dispostos harmonicamente no mobiliário, é o caso vaso em cerâmica do nicho central e do relógio despertador do início do casamento. Caixas decoradas guar-dam as recordações do namoro, casamento, nasci-mento dos filhos, netos e momentos especiais do casal. “Objetos contemporâneos misturados com rústicos, deixam claramente definido dois períodos distintos do casamento”, explica Corrassa.

Sala de jantarNa segunda combinação, a designer de

interiores, idealizou um móvel jovial para um casal de recém casados, que trouxeram lembranças da viagem de lua de mel e adora objetos com designer arrojado, como o reló-gio de mesa que fica em destaque no móvel. “As peças em duplicidade significam a união dos jovens. A escultura dos gatinhos revela bem esse momento” afirma Rita.

Vasos e objetos de cores mais tradicio-nais juntamente com o colorido das taças, distribuídas na bandeja de espelhos revelam a ousadia do casal, que fogem das combina-ções triviais.

Estatueta “Casal de Gatinhos”

O vaso negro em cerâmica ostenta rosas vermelhas que representam o fervor do sentimento do casal

Canecas comemorativas a

data - Bodas de Prata

Vasos contemporâneos expressam o atual momento da casa

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 12: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011Casa / 12

p r o j e t oDeborah LimaDecoradoraAtua no setor de decoração de [email protected]: Gravataí

Sua Casa de Cara nova

“Comprei meu primeiro apartamento há pouco e estou prestes a me mudar. Essa novidade do Caderno Casa me chamou a atenção. Como somente um ambiente pode ser decorado optei pelo quarto, que tem 11,60m². Sou solteiro e adoro viajar. Assim, gostaria que a foto da Torre Eiffel, que foi tirada em minha última viagem fosse utilizada no projeto, pois além de me trazer ótimas lembranças, adoraria ter essas cores em meu quarto. Também busco neste projeto algo inova-dor e de baixo custo.”

Marcos Aurélio Louzada Sarmento Júnior

Carta do leitor

Ambiente atual

Para a decoradora Deborah Lima, esta situação é bem comum entre os jovens, motivo pelo qual foi priorizado baixar os custos do projeto, mas suprindo as necessi-dades e valorizando o perfil do usuário.

Segundo ela, na esteira da sustentabilidade estão dois itens de valores relevantes: a cama executada a partir de pallets e as caixas de frutas descartadas que servem como gavetões na bancada.

O roupeiro com portas desli-zantes favorece o espaço. O papel de parede sugerido e o adesivo criado a partir da foto enviada pelo leitor. “São recursos que im-primem personalidade ao projeto e não agregam custos elevados. Assim como os gaveteiros de escritório que podem ser adquiri-dos em lojas de móveis usados”, explica Deborah.

A iluminação funcional é abastecida pelo plafon central e pela luminária para leitura que pode ser deslocada conforme a necessidade de uso. Já a decora-tiva, aparece com a mangueira de Led com temperatura de cor morna, abaixo do nicho do DVD, com spots direcionados para o painel adesivado e luminárias dos criados-mudos.

A paleta de cores é elegante, com pinceladas de descontração. A cor eleita para as paredes (A152 Suvinil) é neutra para não confli-tar-se com as cores empregadas na decoração. Nos gaveteiros, a cor Amarelo Bandeira (Suvinil) traz alegria e empresta calor ao ambiente. “Ainda na esteira da economia e sustentabilidade, sugiro as lojas de nossa cidade como fornecedoras, pois estas, atendem aos requisitos de diver-sidade, qualidade, preço e ótimo atendimento”, finaliza Deborah.

todos os diasParis

Os produtos deste projeto podem ser encontrados nas seguintes lojas: Papel de parede, adesivo e persiana: Zenker/ Iluminação: Luzes da Aldeia Tintas: Peruzzo Tintas/ Roupeiro: Todeschini Objetos Decorativos: Di Casa

Page 13: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011 Casa / 13

[A Coruja Weiss foi con-cebida pensando em uma weisse estilo alemão, com um pouco mais de corpo, sem perder a refrescância. Sua composição contém um pouco de malte defu-mado e sua graduação fica em torno de 5 a 5,5% vol.

Mateus Grapeggia

Dica do chef

Cervejas

CasaGastronomia

A história da fabricação da cerveja tem início com os sumérios, há mais de seis mil anos. Os sumérios faziam uma massa a partir da moagem de cereais, deixada exposta em temperatura ambiente para umedecer, até fermentar e se tornar uma bebida - parecida com um “pão líquido”.

Na Idade Média os conventos assum-iram a fabricação da cerveja e deram uma enorme contribuição para o desenvolvimen-to do processo de fabricação. Foi a partir dos conventos que se popularizou o lúpulo como fator de amargor na cerveja.

Os beneditinos, na Alemanha, foram os primeiros a receber autorização para a fabricação profissional da cerveja, bem com sua comercialização. Mais tarde, veio a popularização da bebida na Europa.

No Brasil, pequenas fábricas iniciaram a produção de cerveja, no século XIX. Nessa época surgiram as cervejarias Brahma e Antarctica. Só décadas mais tarde, outras empresas surgiram.

A partir dessa edição você vai descobrir os mistérios do mundo da cerveja. O Casa Gastro-nomia apresenta o Guia da Cerveja, para você experimentar novos sabores e conhecer a varie-dade de tipos e rótulos dessa bebida milenar.

NovidadesEm setembro o Colonial Grapeggia recebe duas novas marcas de cerveja. A Terapia, em 5 sabores, (Golden Ale, Kolsch, Red Ale, Bitter e Ipanema Blond) e também a Estrela Damm Daura, uma cerveja especial para Celíacos, pessoas sensíveis ao Glúten, em versão long neck.

Importadas: Paulaner Original, Paulaner Naturtrub, Paulaner Dunkel, Paulaner Hacker Pschorr.Nacionais: Rasen Pilsen, Rasen Paule Ale, Rasen Dunkel, Rasen Weiss, Coruja Lager, Coruja Extra Lager, Coruja Weiss, Saint Bier Pilsen, Saint Bier In Natura, Saint Bier Golden Ale e Saint Bier Stout

Cervejas RefrigeradasObrigadas a serem mantidas sob refrigeração, por não serem pasteurizadas, são consideradas choop, onde se consegue um melhor paladar, uma cremosidade extra e um sabor inigualável. São elas:Coruja Viva, Coruja Extra-Viva, Rasen Pilsen(1lt em uma garrafa de ceram-ica), Abadessa Helles(2lt), Abadessa Export(2lt), Abadessa Slava (750ml), Whitehead(1lt clara) e Whitehead Bock(1lt escura) - choop lager as 2 versões

A Daura é primeira cerveja sem glúten, ou com baixa concentra-ção de glúten (menos de 6 ppm). Possui coloração dourada, amar-gor médio e espuma abundante. Cerveja para acompanhar pratos leves, como peixes.

Saint Bier In Natura é conhecida também como chopp não filtrado, de cor amarelo dourado, corpo firme, cremoso, de paladar expressivo. Com notas suaves de frutas tropicais.

Page 14: Casa - Setembro 2011

Casa Serviços

Quem já não reclamou ao receber a conta de luz após o uso do ar condicionado? Este é um dos prob-lemas mais frequentes causado pela falta de cuidados com os aparelhos. O mau funcionamento é decorrên-cia de acumulo de sujeira nos filtros ou porque o ar foi instalado em um ambiente inadequado para sua capacidade.

Cada vez mais acessíveis, os aparelhos de ar condicionado permitem manter um ambiente ameno e agradável, qualquer que seja a estação do ano ou as condições climáticas. Porém, a maioria dos usuários acaba esquecendo-se de fazer a manutenção preven-tiva do produto, que serve para aumentar o rendimento e prolongar a vida útil do mesmo. No caso dos aparel-hos residenciais é recomendada uma limpeza mensal nos filtros e uma geral a cada doze meses. “Esta ma-nutenção preventiva vai evitar futuros problemas no seu aparelho”, explica o técnico em refrigeração Eder Athaide.

Para o correto dimensionamento do condiciona-dor de ar é fundamental considerar o tamanho do am-biente, o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que freqüentarão o ambiente, ou seja, para o quarto de solteiro a potên-cia do aparelho pode ser menor do que a necessária para a sala de TV, onde mais pessoas permanecem ao mesmo tempo, aumentando a carga térmica do ambi-ente. Athaide explica que no auge do verão as pessoas costumam comprar aparelhos de ar condicionado sem

Ar puro o ano todo

saber a sua real necessidade, são impulsionados pela necessidade de resolver o seu problema. “A compra é feita de forma aleatória, principalmente no verão. O ideal é procurar uma empresa especializada em refrig-eração, pois ela esta apta a ajudar o cliente na escolha do melhor aparelho e aquele que realmente irá suprir as suas necessidades” alerta Eder.

Eder Athaide, técnico em refrigeração

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

Page 15: Casa - Setembro 2011

Setembro de 2011 Casa / 15Casa Serviços

Saiba mais:Athaide Instalações atua no mercado de refrigeração há mais de 30 anos, com sede em Viamão presta atendimentos em toda a Região Metropolitana e Vale dos Sinos. Têm em seu portfólio de clientes a rede de farmácias Panvel e Magazine Luiza. Mais informações em www.athaideinstalacoes.com.br.

Custo benefícioComo o clima requer refrigeração no

verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente. Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.

Outro fator relevante, que deve ser ob-servado em novas construções é a inclusão no projeto do sistema de refrigeração da residência. “Se realizarmos a pré-instala-ção antes de finalizar a obra, o proprietário vai economizar cerca de 50% do valor final da instalação” finaliza Athaide.

Show room Athaide Instalações

Aprenda a dimensionar seu ar condicionado

* O resultado é estimado, utilizando pé direito resi-dencial padrão de 2,30 m. * Para avaliação completa de seu ambiente, incluindo carga térmica (pessoas e eletroeletrônicos), solicite a visita de um técnico em refrigeração.

Foto:Divulgação Grupo CG

Page 16: Casa - Setembro 2011

]

Setembro de 2011 Casa / 16

Casaperguntas para Renato Zucatti

Natural de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, casado há 13 anos com Rejane e pai de Gian Lucca, Renato já exerceu as funções de compra-dor técnico e gerente de compras. Atualmente é proprietário da Portobello Shop Gravataí.

Especialista em Administração de Serviços, Zucatti tem como ídolo Airton Senna e busca inspiração constante na família e em Deus. Na gas-tronomia é apreciador de uma paleta de cordeiro assada, acompanhada de um bom vinho tinto cabernet suavignon e seu perfume preferido é Ar-mani.

1)Em sua mesa de trabalho não pode faltar o que? Clips, porque ajuda na organização dos documentos em análise.

2)O que você mais gosta no seu trabalho? Tratar diretamente com os clientes, porque ajuda o reconhecimento de

falhas e também propicia a oportunidade de melhoria dos atuais proces-sos e o mais importante; sob a visão do cliente que é a razão de existir de qualquer empresa.

3)Nos dias atuais, onde a concorrência é cada vez mais acirrada, qual a melhor técnica de negociação?

Acredito que a técnica de negociação que funciona bem é quando você se interessa primeiramente pela necessidade do seu cliente e o entrevista de forma adequada para conhecer as suas expectativas e entendendo que a emissão da nota fiscal (venda) será uma conseqüência desse encanta-mento.

4)Qual o significa da Lar aGosto para você? A oportunidade de fazer novos amigos e apresentar à potenciais cli-

entes uma mostra da capacidade de realização dos profissionais de arquit-etura, engenharia e das empresas do setor de Gravataí.

5)Quais os planos futuro em relação a Lar a Gosto? Continuar melhorando a cada edição em todos os quesitos como, di-

vulgação, abordagem aos visitantes, ambientação e a integração com os profissionais do setor.

Foto: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG

5

“Acredito que a técnica de negociação que funciona é quando você se interessa primeiramente pela necessidade de seu cliente.”