cascavel na rota do trafico de bebÊs gang ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para...

16
rF^NTEIRA DE PAIS BRASIL PARAGUAI b. Na guerra que move contra uma poderosa gang de traficantes de bebês, a Polícia curitibana conse- guiu recuperar oito crianças que seriam remetidas para o Aio de Janeiro e dali provavelmente para o exterior. Duas delas, um menino e uma menina recém-nascidos (foto) haviam sido agenciados em Cascavel, onde a gang possui ramificações. Há suspeitas de que também Foz do Iguaçu estaria in- cluída na rota do contrabando de bebês. Página 15 JUSTIÇA ELEITORAL CONVOCA MESÃRIOS Vejo se você vai trabalhar dia 15. Página 8 Agresso ao diretor do NT Mussi ordena que comandante da PM tome providências Página 2 o u o o Jornalista denuncia os horrores que enfrentou na cadeia de Foz Página 4 Noivo Mondes Cruz, uma fofura CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG PODE ESTAR AGINDO TAMBÉM EM FOZ Tiros, vidraças q uebradas Stroessner Le :d:o6: iis ÍeriS em - 40 DIAS DE TORTURA

Upload: others

Post on 07-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

rF^NTEIRA DE PAISBRASIL

PARAGUAI

b.

Na guerra que move contra umapoderosa gang de traficantes debebês, a Polícia curitibana conse-guiu recuperar oito crianças queseriam remetidas para o Aio deJaneiro e dali provavelmente parao exterior. Duas delas, um meninoe uma menina recém-nascidos(foto) haviam sido agenciadosem Cascavel, onde a gang possuiramificações. Há suspeitas de quetambém Foz do Iguaçu estaria in-cluída na rota do contrabando debebês.

Página 15

JUSTIÇAELEITORALCONVOCA

MESÃRIOSVejo se você vai trabalhar dia 15. Página 8

Agresso aodiretor do NT

Mussiordena que

comandanteda PM

tomeprovidências

Página 2

ouoo

Jornalista denuncia os horroresque enfrentou na cadeia de Foz

Página 4

Noivo Mondes Cruz, uma fofura

CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊSGANG PODE ESTAR AGINDO TAMBÉM EM FOZ

Tiros, vidraças q uebradasStroessner

Le :d:o6:iis ÍeriS em -

40 DIASDE TORTURA

Page 2: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

A Liga Iguaçuense de Futebole a Paraguaçu de Automóveis,revendedora Volkswagem, pro-movem a 2' Copa Paraguaçu deFutebol de Salo. A abertura estámarcada para o dia 10 do mês quevem e a renda do torneio será,.destinada para a compra de me-renda escolar dos estabelecimen-tos de ensino mantidos pela Ade-ti. O presidente da entidade, Mi-guel Gerson Ayres dos Santos,participará da abertura.

ve na redaço de NOSSO TEMPOe mostraram seu descontenta-mento quanto as matérias publi-cadas, envolvendo aquela institui-ço. Os soldados confirmaramque, de fato, existem maus ele-mentos no quadros da PM, masque a grande maioria da corpora-ço condena "os métodos arbi-trários e prepotentes daquelesque se escondem atrás da fardapara descarregar suas mágoas

Mais de quinhentos vendedo-res ambulantes realizaram mani-festaço em Ciudad PresidenteStroesner na manhã de ontem. Oresultado foi duas pessoas feridase algumas vidraças dos estabele-cimentos comerciais quebrados,além do empresário Mavi Gebaiter sido agredido pela massa.

A manifestaço espontâneadam foi resultado de uma sé-rie de perseguições feitas pelasautoridades locais contra os tra-dicionais ambulantes que vendemsuas bugigangas aos turistas. Ascentenas de barraquinhas e me-sas colocadas nas calçadas cons-tituem uma atração turística da vi-zinha cidade. Segundo algunsambulantes os fortes comercian-tes locais, deram grandes somasde dinheiro para a prefeitura proi-bir o comércio ambulante. Na últi-ma semana, principalmente de-pois da vinda do general Stroes-sner para inaugurar, junto comSarney, a terceira turbina de Itai-pu, fiscais auxiliados pela policiapassaram a recolher as mesas ebarraquinhas.

O resultado foi a manifesta-ço realizada desde o Jebai Cen-

IV Congresso

ter baixando em direção a CasaChina. Centenas de turistas brasi-leiros engrossaram o protesto.Tudo corria normalmente até quedois tiros foram disparados de umlocal comercial, ferindo umacriança e um adulto. A massa serevoltou, quebrou várias vidraças,cantou o hino nacional paraguaioe a canço "Pátria Mia", de auto-ria de Mongelos, poeta paraguaiomorto no exílio.

Segundo algumas informa-ções, a manifestaço pacifica eespontânea foi interrompida poruma comerciante chinesa quesaiu para a rua e derrubou umabanquinha que exibia os tradicio-nais relógios, pomadinha chinesae óculos para sol.

Finalmente depois de algunsmas gestões para acalmar os âni-mos, o governador do Depar!a-mento do Alto Paraná, dom Sarubi, acabou autorizando a colo-caço das banquinhas no canteirocentral, entre as duas pistas daavenida principal de CiudadStroesner. Até o fechamento des-ta ediço no houve prisões, masteme-se que nas próximas horasserâo presos alguns ambulantes.

encerra hoje

ministro doe Transportes e do go-vernador José Richa.

O fato político que gerougrande comentário na manhã deontem nos corredores do HotelInternacional, foi o lançamento dosecretário Deny Schwartz para asucessâo de José Richa. O lança-mento foi feito pelo ex-governa-dor Jayme Canet Júnior, que reu-niu a imprensa para fazer o co-municado.

GolpenaUMEFIO presidente da Urnefi, Nilson

Evangelista foi obrigado a assinarsua renúncia após uma reuniOtumultuada, realizada na sede daentidade, que congrega estudan-te de 1 °e 2° Graus de Foz do Igua-çu.

Segundo Nilson, na reuníode terça-feira, os estudantes Pau-lo Pacheco, presidente do CentroCívico do Monsenhor Guilherme eo seu vice, Ramo Camacho, au-xiliados por Ubirajara e JacksonRibeiro lhe obrigaram a redigir arenúncia e assiná-la, sob fortesameaças. "Juntamente com maisalguns estudantes - comentaNIl.on - me colocarem na pare-de e prometerem me quebrar depau caso no assinasse a renún-cia".

Perci: área de lazer é importante

Populaçãoterá área de

lazercom a praia

Completamente concluida, apraia artificial de Foz do Iguaçudeverá ser entregue oficialmentepelo prefeito Perci Lima no pró-ximo dia 20, embora ela já estejasendo utilizada por grande parteda populaço desde a semanapassada. Desta forma a comuni-dade de Foz do Iguaçu ganharáum novo espaço e lazer, onde po-derá passar os feriados e finais desemana durante o verbo. ParaPerci a conclusão deste projetotem a sua importância aumentadapelo fato de ter exigido muito doExecutivo Municipal. Mesmo semter conseguido a areia necessáriajunto a Itaipu e também no terencontrado este material a vendaem Foz, Perci determinou a cons-truçO da obra, pois as águas doreservatório iriam subir novamen-te.

Para concluir a obra a tempo Departamento Rodoviário Mu-nicipal efetuou o transporte deareia e cascalho equivalente amais de 400 viagens de caminho""Terminamos a praia, agora va-mos dar inicio a construção doTerminal Turístico", explicou oPrefeito. Segundo ele, deverãoser construidos sanitários, lan-chonetes e churrasqueiras no lo-cal para dotá-lo de toda a infraes-trutura. Neste aspecto,o Prefeitu-ra já concluiu toda a arborizaçãoda praia, plantando cerca de 300árvores. "Pretendemos melhoraro acesso ao local. Estou tentando,no momento, obter os recursos

necessários, concluiu o Prefeito.A praia do Lago de Itaipu já

vem recebendo um grande nú-mero de banhistas, inclusive vele-jadores. Dentro de pouco tempo,graças a execução desta obra, olocal se transformará num centrode lazer de grande proporção.

Torneio

Preocupado com a violênciapolicial em Foz do Iguaçu, o se-cretário Luiz Felipe Mussi, da Se-gurança, determinou ao Coman-do Geral da Policia Militar que to-me medidas enérgicas para coibirestes abusos que ultimamentetêm gerado protestos em nossacidade.

Mussi enviou, também, cor-respondência a um dos diretoresdeste jornal, João Adelino deSouza, que foi agredido e presoilegalmente por maus policiais,esclarecendo que determinou aoComando Geral da PM no Paranáe ao Delegado Geral do Departa-mento da Poíicia Civil para que"tendo em vista a gravidade dosfatos denunciados, instaurem osprocedimentos disciplinares cor-re'pondentes e, sendo o caso, oafastamento dos policiais envolvi-dos".

Como se recorda, na noite dodia 26 de setembro, Adelino retor-nava para sua casa quando seucaminho foi interrompido porduas viaturas da PM, de ondedesceram seis policiais armadosde fuzis, metralhadoras e revólve-res, e passaram a agredir o jorna-lista, apesar deste ter se identifi-cado. Posteriormente, Adelino foipreso ilegalmente, permanecendono cárcere durante cerca de trêshoras.

PMs DESCONTENTESNa manhâ de segunda-feira,

um grupo de PMs a paisana este

nos cidadãos".Os PMs, que pediram para

no serem identificados, revela-ram mais algumas sujeiras envol-vendo conhecidos torturadores.No vamos publicar nesta ediçãopor falta de provas e porque osdenunciantes se recusam a assu-mir a responsabilidade. Pediramtambém que quando houver de-núncias envolvendo a lnstituiopara no generalizar porque issofere a todos nós, que somos hon-rados pais de famílias e estamos,realmente, preocupados com asegurança da população".

MICTécnica Iguaçu

Ltda.Oficina Especializada e

AutorizadaRemington - Dismac e Ruf.

Av. JK,417 - Foz.

Fone: 72-1992 -

Ofertas dasemana deCombinato

DiscosLPs. Isto é Hollywood volume 2

Bob Dilan Empire BurlesqueDonna Summer Cats WithoutDevo UltimoEddy Grant Going For BrokeRock In Rio InternacionalMister Sam Nas Danceterias

Todos esses discos por apenasCr$ 18.500Nas duas lojas, Av. Brasil 509 e920.

Tiros, vidraças quebradase dois feridos em

S troessfler

ESTADO DO PARANA

/,.l.-,'1t,u ,, ?i,' ,4 4rataw f//

Gabinete

No . -. Curitiba, de

de 19

enço ao contido na missiva datado

-............. passado, sob protocolado n' 010938/

.-SESP, através da qual Vossa Senhoria relata ter sido prem'

espancado por policiais militares dessa cidade. infomo que

referido expediente foi encaminhado ao Senhor Coe*nd,nte de

-ai da Policia Militar do Estado e ao Delegado Gerei do Depar

Poliel- Clti cara, ',rei" O,' "t',ts ,rev''le' O"'

:ato5 denunciados. instaurarem os procedimentos disciplinares

correspondentes e, sendo o caso, o afastamento doa poli':.ii

envolvidos.

Valho-me do ensejo para aprenn,,?:a-

Vossa Senhcrl rus protestos de cnn ideraço e

L .'-;!Z FE . HAJ 141)551

de Segurança

J'Ã.D ADELINO DE SOUZA

30 IGUAÇU - PARANÁ

O documento enviado a Adino: punições à vista

S ecretário de S egurançavai punir PMs torturadores

Cerca de 200 prefeitos do Pa-raná estio participando o IV Con-gresso Estadual de Municípiosque teve início quarta-feira e en-cerra hoje com a presença do go-vernador José Richa.

O Congresso está sendo reali-zado no Hotel Internacional e nasesso de abertura estiveram pre-sentes o vice-governador JooEllzio,o presidente da Assembléiadeputado Nilso Sguarezzi, opresidente de Associação dosMunicípios do Paraná, ArnaldoConeglian, o secretário NeltonFriedrich e o prefeito Perci Lime.

O ponto alto do Congresso natarde de ontem foi a palestra dovice-governador de São Paulo,Orestes Quércia que falou sobre"A Reforme Tributária Emergen-cial" e a palestra de DenySchwartz, sobre "O Paraná noContexto da Economia Nacional".

Hoje pela manhãos prefeitosvisitam a Itaipu e na parte da tardereinicia a sessão plenária com pa-lestra do deputado Borges da Sil-veira, abordando o tema "EscolasAgrfc olas no Paraná". O encer-ramento está marcado para es 17horas com oronunciamentos do

VENDO 7Caminho caçamba diesel, che-

vro/et. preço 22.000.CU). Tra.tar fone 73'31

k£Canet (,4 lançou Schwartz candidato a governador

Page 3: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

1

Ozire.s sepultado no debate do Oeste

"S im, eu levava os chequesda prefeitura para o

comandante do Batalhãodar o visto" (Ozires)

O amplo salão do Oeste Paraná Clubelotou e um público interessado assistiu odebate realizado com os candidatos aprefeito, promovido pela Associação dosProfessores do Paraná, secção Foz doIguaçu e pelos sindicatos dos Bancários eEmpregados em Hotéis, restaurantes esimilares.

Presentes os cinco candidatos a pre-feito: Alvaro (PDT), Caetano (PT), Do-brandino (PMDB), Ozires (PFL) e Tércio(PDS). Os trabalhos foram presididos pe-lo professor Taborda e entre o públicoalém de professores e outros profissio-nais, um grande número de cabos-eleito-rais.

As torcidas aplaudiam e vaiavam osprefeituráveis conforme as conveniéncias. Ao lado da mesa um quadro negropara os candidatos se identificarem. Noteste do giz e quadro negro dançou Do-brandino -

O candidato que recebeu maior nú-mero de perguntas e vaias foi Ozires San-tos (PFL). Respondendo com evasivas eum discurso vazio, o candidato de NeyBraga desagradou o imenso público. Tr-cio (PDS), levou uma torcida organizada,que se posicionou em frente às câmarasda TV Naipi e deu apoio ao candidato pe-dessista, que usando seu velho estilo con-seguiu driblar as perguntas mais difíceis.Cada cobrança que era feita ao deputa-do, ele rebatia e iociava a cuba dos pro-blemas no PMDB, que ficava com o ônuse a responsabilidade de solução.

No acalorado ti-ti-ti do Oeste ParanáClube, vieram a tona denúncias graves eo público fez uma verdadeira radiografiados candidatos. No final da batrlha Ozi-res foi o grande perdedor, tendo declara-do quando se retirava do recinto quenunca mais iria participar de debates pú-blicos.

V. ;j"\()"Conheço mais os

problemas de Foz do Iguaçudo que alguns que nadafizeram por esta cidade"

(Caetano)

Um g-d ide número de perguntas fo-ram feitas aos candidatos. Umas por es-crito e outras de viva voz. Vamos trans-crever aquelas que julgamos mais impor-tantes.Para o Dobrandino - "Por que o senhorfugiu dos debates feitos na TV Naipi','

"Debates com o povo eu venho emtodos, mas na TV do senhor Paulo Pi-mentel e do PDS eu não vou'.Para o Tércio - "Como foi o acidenteque o senhor sofreu perto da ponte daAmizade, que horas foi e quem estava no

"Estava aqui no Oeste Paraná Clubecomo paraninfo. Quando terminou o bai-le me dirigi ao Hotel no carro de um rapazcujo pai trabalha na Santa Casa Monse-nhor Guilherme. O motorista entrou noTrevo do Hotel Alvorada e um carro quevinha,nos atropelou. Quem estava dentrodo carro era o motorista, sua noiva, a ir-mã da noiva e eu".Para o Ozires - "Como o senhor vê aquestão da Constituinte. Deve ser o pró-prio Congresso ou devem ser eleitos le-gisladores para este fim específico?"

"Ê importante que nós nos conscien-tize da responsabilidade, que todos secompenetrem, e que nos unam em tornode nossa constituinte, em torno de nossaconstituição. É importante que possamosdar nosso parecer, que o povo part icioena elaboração de uma Carta Magna ba-seada no sentimentalismo e no direito,forjado em nossos princípios. Ê o Brasil eo capital que estão em jogo'Para Alvaro - Qual a sua posição sobre aCasa da Cultura engavetada pelo atualprefeito?

Eu não coloco no condicional a cons-trução desta obra. Nos três anos deadministração pública entregarei a Casada Cultura ao povo de Foz do Iguacu'.Para Ozires - "Chegar ao poder na razãodireta do poder económico não está nacontingência de ser tomado como prefei-to comprador de consciência?

"Eu acho que política é coisa séria Ocandidato antes de tudo deve estar cons-ciente. O candidato ... (blá, blá, bla)"Para Dobrandino -"Por que o senhor le-vou a polícia para reprimir a greve naEscola Agrícola?

"Não existe autoritarismo "com nós.Não fui eu que mandei chamar a poli ia,mas foi para manter a ordem. Se chaia-ram a policia foi pra manter a ordem. Li-berdade tem limite."Para o Ozires - É verdade que o senhorquando era prefeito ficou um aho sempagar os professores, muitas vezes des -contando o ordenado dos impostos ouentão dando vaies que eram trocados porpessoa de sua confiança no valor de 50por cento?

"Vejam só que pergunta feliz. Quan-do assumi a prefeitura, o professoradonão recebia... (blá, blâ, blá)Para Ozires - É verdade que o senhorquando era prefeito levava os chequesda prefeitura para o comandante do Bata/hâo dar o visto?

"Sim é verdade que eu levava os che-ques ao comandante do Batalhão daquela época. Era por uma questão de res-peito e a fiscalização corria por conta doBatalhão de Fronteira.Aparte do Tércio - Gostaria de dizer quenão é de competência do Batalhão fisca-lizar verbas.Aparte do Caetano - . ele tinha taitozelo porque suas contas não foram acei-tas pelo Tribunal de Contas?'Ozires - "Vejam os senhores,a verba erafiscalizada pelo Batalhão e eu ainda fuibuscar técnicos militares para fiscalizar aobra. Como prêmio, ganhei mais um anode mandato:'Aparte de Alvaro -` Dentro da ordem ju-rídica e institucional o dever de fiscalização das obras e aplicação de verbas é daCâmara de Vereadores e do Tribunal deContas do Estado. A menos que se batana porta dos militires, que se curve e seponha de joelhos, entregando a elesio-dos o tipo de autoridade'Ozires - "Meu acusador usa da forçapara expulsar humildes posseiros. Como

"O PDS já não é o mesmo.Está um pouco purificado"

(Tércio)é que posso acreditar meu Deus ! t-u voubuscar o povo para me julgar. Minhaadministração será como no passado.Que o povo julgue. Que os militares jul-guemtAparte do Alvaro - Eu não aceito provo-cação pessoal "seo" Ozires."Aparte do Caetano —Ozires está nos ata-cando porque está no desespero da der-rota. Gasta rios de dinheiro, desenterrauma administração que nada mudou emFoz do Iguaçu. Sou atacado pelo poucotempo que vivo aqui, mas estou certoque conheço muito mais os problemas deFoz do Iguaçu do que alguns que nada fi-zeram pela cidade."Para Ozires - Em seu discurso ç/e aber-tura, o senhor defendeu a extinço dospartidos e por extenção das idéias. Querosaber sua ideologia, se é que possui?

"Ocorre que não havia entendimentoa pergunta... Sou um homem de centro.O trabalho e o capitalismo devem estarunidos."Para o Tércio - Opovo quer saber quemé o responsável pela situação em que seencontra o país. O seu partido estava nogoverno até ha pouco tempo?

"O PDS nunca mandou. O único pe-dessista que teve participação efetiva foio senhor José Sarney, que exercitou o po-der em proveito próprio:'Pwa o Ozires - Trabalhei na Itaípu comomotorista durante três anos. O senhorsabe quanto custa uni saco de cimento,de brita ou carga de areia que está tiran-do da Itaipu para fazer campanha?

Ê preciso que o povo saiba das coi-sas e não ser conduzido por falsas lide-ranças. Eu convido o senhor para falarcom o empresário que nos doa a areia e apedra britada amanhã mesmo e tenha adignidade de ir a televisão depois.Para o Dobrandino - Como está o casode corrupção no Ciretran, onde o senhorfoi um dos principais envolvidos?"

"Eu já expliquei sobre isso em váriasoportunidades e a pessoa encarregada foipara a televisão explicar. Inclusive o pró-prio jornal que fez a denúncia teve que seretratar" -

- ueoates com o povo euvou sempre. Mas na TV dosenhor Paulo Pimentel e doPDS não vou jamais" (Dino)

Para o lércio —"O senhor já foi vereador,prefeito e duas vezes deputado, mas só-mente agora está decidido a fazer algumacoisa, tem pena das criancinhas e dos professores. Se antes quando tinha Figuei-redo e Cunha Vianna não fez nada, comovai fazer agora?

"Como vereador fui eleito para legis-lar, como deputado estadual também fuieleito para legislar. fiscalizar e reivindicarPara o Ozires - O senhor tem famíliaconstituida a quanto tempo? Qual o regi-me de comunhão de bens?"

"Eu me chamo Ozires Santos, tenhominha esposa e um filho de 17 anos. Soucasado a vinte anos."Taborda - 'Senhor Ozires Santos, é de,.ver desta presidência insistir na pergunta:'

'Qual o regime de comunhão?'Ozires - "Sou casado civiImenteTaborda - Separação de bens Ozires? -Ozires —"Com separação de bens."Público - Unha de fome. Mao de vaca:Para o Dobrandino - Quero que o se-nhor explique de onde tira o dinheiro paraa campanha, já que o senhor é um fracas-sado na vida do comércio:'

"Vou responder já. O dinheiro estásaindo da mesma forma que outros can-didatos. Quero saber de onde seu candi-dato tira o dinheiro:'Para o Ozires - Eu gostaria de saber co-mo pode o senhor ter tanta gasolina paradistribuir, areia, brita, cimento e até di-nheiro? Por que gasta tento se o saláriodo prefeito representa um dia de gasto desua campanha.'

"Precisamos nos unir por Foz doIguaçu. O candidato deve estar conscien-te... (blá, blá blá)"Para o Tércio - O senhor não tem ver-gonha de estar no mesmo partido queDe/fin, Maluf e Abi Ackel?

"Eu disse que o PDS está um poucopurificado, mas os corruptos do PMDBcontinuam mandando:'Para o Dobrandino - Por que o senhorse esconde atras da memória de Tancre-do Neves?

Não estamos nos escondendo não.Graças ao Tancredo Neves estamos nademocracia e tenho a honra dele ter sidodo PMDB. O PDS é que deve ter vergo-nha dos corruptos que estão na liderançado Partido.Aparte do Alvaro -" Não resta dúvidaque o velho MDB fez muito pela redemo-cratização do pais. Nós trabalhistas, esti-vemos nesta trincheira oposicionista. Fo-ram tirados os militares do poder. Rede-mocratizado o pais, o PMDB ficou semobjetivos. Vazio. Com a morte de Tancre-

do Neves o PMDB foi enterrado. Tenhocerteza que se Tancredo estivesse vivo,um dos seus primeiros atos de governoseria a convocação das diretas para pre-sidente:'Para o Ozires —'Quando surgiu o PFL,por que os funcionários de Itaipu eramobrigados a fazer a filiação?"

"Esta pergunta deve ser endereçadaao pessoal que trabalha na obra."

(Obs.: Os erros de portugues nasrespostas são de responsabilidadedos candidatos)

^ .0 ^

"5 e Tancredo estivesse vivoteria convocado as diretaspara presidente" (Alvaro)

o

o

'E1-ooZ

Page 4: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

"Delegacia de Foz é urra marn'rra, pior que Gulag"

DC

Lf

em

o1

1

E

1-

oZ

W ;14 9 2

Nosso Tempo é umaPublicação da Editora1. lberaçao L tda.C.G.C. N 76.261.767/0001— 36

Redação e admasiraçâo:Rua Edmundo deBarros. 830Fone: 72-1738Foz do Iguaçu - Pr.Diretor, proprietários:I uvêrsclo MazzaroiloAluizio Palmar1 . Adelino de Souza

Editores:Elson Fax"Noekni Osna

astveIAi,. Brasil, 2318Ed. Trevi3O, 4-andar.,! 404Fone 23-6195

Medianeira:Rua Paraguai, 2029, próximoao Fórum - Fone: 64-2000

Nossos representante,:SÃO PAULOPraça Osvaldo Cruz, 124lei. 288.9944RKDE JANEIRORua Senador Dantas, 117 - cl6061607 - lei. 240-5400CURITIBAPraça Zacarias, 80 — 7C. 708 tel. 223-9524PORTO ALEGREA. Borges de Medeiros, 340CI.95 - 25-4774BRAS ILIA5 B5 - Edificio Ven6nclo IV -saia 310 — 224-3183Distribuição em Curitiba.

P. Distribuidora, ruaLourenço, 174 -Fone: 332.2035

AtlânticaFoz

.611 .%5 IR .'. 5W.

Com. de Produlos Qiiiicos

e Desc&tavcis lida.- Com. de Produtos Qw'~os

e Descartáveis Ltda.Av. Juscelino Kubitschek, 399

Fone (0455) 74-3082- Foz do Iguaçu -

Para limpeza e lipermeabillzaçoda pedra de sua piscina,

ligue 74-3082Atlântico 'Foz - Resolve

No dia 30 de aoosto o jorna/ista argentino Jor,e L uiz Madelairecomprou um ramalhete de florespara levar a sua esposa que dera aluz a seu primeiro filho no Hospi-tal São Vicente. Ao descer do ôni-bus, mais quatro pessoas desce-ram juntos. Alguns policiais pren-deram esses quatro e Jorge Luiztambém foi preso "por vadia-gem", já que no portava docu-mentos naquela ocasí'ao.

Jorge Luiz diz que levou for-tes pancadas na Delegacia. "Opolicial Antonio de Jesus Moreiradeu-me uma forre pancada comum enorme remo que chegueivomitar sangue". O tempo foipassando e o jornalista conheceua triste realidade dos presídios doBrasil. Passaram-se 30 dias semque alguém lhe desse uma satis-façào. No dia 29 de setembro eleescreveu uma carta ao diretordeste jornal, Juvêncio Mazzaroio,contando sua história,, Juvénciolevou a carta ao Juiz e o jornalistafoi libertado dois dias depois,após a intervenção de um advo-gado.

Nos 30 dias em que esteve nocárcere, Jorge Luiz iniciou o ras-cunho de um livro que vai se cha-mar "Pau-de-arara, o caminho doInferno", relatando toda a podridãoe os maus tratos que os presossofrem na 6' SDP,

Jorge Luzi ficou indignadocomo que aconteceu e pergunta:"Que Nova República é esta ondeos presos recebem um tratamen -to pré-histórico? Nem a ditaduraparaguaia judia tanto dos seus de'tentos comuns". Ele redigiu umacarta aberta ao Juiz de Direito, dr.Nabor Nishikava, que resolvemospublicar na íntegra. Leiam comatenção.

Carta aberta ao Exmo. Sr. Juiz (IrNabor Nishikava

Meritissimo:Com todo o respeito qu(-, a

sua alta investidura merece, dirijo-lhe a presente para relatar-lhe osfatos acontecidos depois de mi-nha injusta prisão.

Recluido na cadeia públicadesta cidade, fui obrigado a assi-nar um suposto fiagrande porVADIAGEM (art. 58 da lei dascontravenções), sob firmes amea-ças de receber pancadas e terrí-veis golpes nas costas com um remo de gigantescas dimensões,utilizado pelo chefe da Furtos eRoubos, Antonio de Jesus Morei-ra, vulgar e tristemente conhecidopor "Toninho" -

Oportunamente apresentareia V. Exciam minhas credenciaisde jornalista, locutor nacional,produtor publicitário, etc. n" 1.237,outorgado pelo Comitê Federal deRádio Y Television Conferi), de-pendente da Presidência da Re-pública de Buenos Aires, Repúbli-co Argentina.

Sabemos, meritissimo, queem nossas vidas todos temos ummotivo se conseguimos mergu-lhar transcendentalmente nascoisas da vida ao enxergar so-mente o superficial. Assim, aceiteicom resignação aquela jogada dodestino porque ela me permitiupalpar com minhas próprias mãosa iolorosa e cruel realiL:ade emque vivem os detentos da 6' SDP.que no meu entender não passa deuma lúgubre masmorra, uma bur-la, um total desprezo á dignidadehumana. 0 Tribunal poderia dizer

que o, estão lá por um tempo cur- ça e do poder para oprimir, flage-to e que serão transferidos para a lar e cometer os mais hediondosPCE, em Piraquara. Mas, acaso, crimes contra seus semelhantes?num túmulo existe tempo? Lá, as- Acredito, meritissimo, que sósim como num abismo insondá- devemos confiar numa única evel, se perde tudo: a noção do imutável lei: aquela que fala detempo, as esperanças. A fé mor- causa e efeito. Porque algum diare, porque ficamos abandonados.. todos seremos livres pela ação.Vivemos atrasados século6, como purificadora do Universo. Mesmoum Edmundo Dantes, o conde de aqueles que cometeram delitosMontecristo; como os prisioneiros inqualificáveis. Disse Alan Kar-da Bastilha, no relato de Victor dec. "Não há falta irremessivelHugo. que a penitência não possa apa-

Lá, meritíssimo, os detentos gar". E claro que, para ganhar acomem com as mãos, deitados ou penitência aqueles assassinos far-sentados num piso frio. Comia- dados haverão de sofrer muito.mos sopa feito apenas com osso Deverão pensar e saber que o me-sem carne. Vivíamos sujos, bar- lhor procedimento é amar ao pró-budos. Não há sabão para tomar ximo. Sabemos que ainda esta-banho, nem aparelho para cortar mos longe destes dias porque elesa barba, nem corte de cabelo, seguem aplicando a milenar lei deNão há lugar para dormir. Em Tailao. Seguem torturando barba-muitas celas uns dormem sobre ramente para conseguir um réuos outros. Como minhocas. Nas confesso, na marra. Nos cárcerescelas existem sanitários fedoren- impera a lei do cão, produto detos e entupidos..." Dura lex, sede uma corrosiva anarquia pletcricalex" de rancores anti-sociais. "O pior

Alexander So)jnitzen, em seu inimigo do preso é o próprio pre-

livro "Arquipélago Gulag" ,fala das so". Eu diria que o pior inimigo doprisões da Sibéria e a mesma fa- preso é o ócio.mosa Lubianka, a tétrica cadeia Os tribunais seguem interpre-de Moscou. Ele morreria de es- tando os artigos do Código Penalpanto ante uma visão que eu tive sem emoção alguma. Os juizesna cadeia de Foz do Iguaçu. Dian- aplicam a "letra fria" da lei, semte disso, é de se perguntar: se o enxergar que todas elas têm umBrasil é um pais onde impera a espírito. Esses representantes dabarbárie, por que esse jogo de pa- lei na Delegacia agem brutalmen-lavras "Nova República"? E só te sabendo que as atitudes violen-

um brinquedo? tas geram respostas mais violn-

Ias.Sr. Juiz- e questão sine qua

uno aiijdir aqueles detentos queem condições sob

ruma ruma purulenta.l-'or mais t;rinuinosos que sejam,devem compadecer-se de suasmisérias. ( ... ) Lembramos as pala-vras da madre Tereza de Calcutá:"Lembrem-se sempre: a piordoença não é a lepra, aquela lepraque carcome os corpos e as almasda humanidade. E, sim, saber quenão é querido por ninguém— . Na-queles quarenta dias que fiquei,muitas perguntas, além destas aseguir, ficaram sem respostas:

Pergunta.' Essa sopa com os-sos pelados... Os ossos chegam àcozinha do presídio deste jeito?

Resposta,' A carne tem outrodestino. Os ossos, estes sim, sãopara os detentos. Aqui impera alei do cão e os presos viraram ca-chorros.

Pergunta.- Por que, pela ma-nhã, os presos ganham água

quente colorida, parecida com umchá, e quase sempre sem açúcar?

Resposta: O açúcar é vendidona cantina da Delegacia, meu se-nhor.

Pergunta: Por que o pão é du-ro e geralmente comido pelos ra-tos?

Resposta: A única vez que ospresos ganham pão fresco, commargarina, é aos domingos, quan-do recebem a visita de um grupode espiritas.

Pergunta: Por que ninguém,ninguém mesmo, tem assistênciamédica ou um remédio para acal-mar a dor de dente?

Resposta: Os remédios, porcaridade, os detentos ganham asvezes dos crentes, porque fé semobras não vale nada.

Existe uma tarefa importantee priorietária para aquele que ga-nhar as eleições para prefeito des-ta bonita cidade. Acabar com asuprema vergonha que é os po-rões da Delegacia, que mais pare-ce um driadouro de cobras e nãoum lugar de reabilita ção , comodeveria de ser.

Minhas saudações, Sr. Juiz.—Jorge Luiz Madeiaire

Identificação n° 1.237, expedidapelo CONFERI

(Comitê Federal do Rádio yTelevision de Buenos Aires,

Argentina)

Os que não consideram pés-de-chinelo, falariam assim: —por- Datilógrafo Vendoque a gente vai humanizar os pre-sídios se eu nunca vou ser preso? Antonio Anderson de Souza, re- restaurante eEu tenho dinheiro e com ele pos- sidente a Rua Rui Barbosa n° 72,so comprar consciências. Com- é datilógrafo, executa trabalhos lanchonetepra-se também a liberdade... Co- escolares, faz desenho publicutã-mo afirmava Socrates: "Aura rio, preenche formulários para é- Situado na Avenida Tancredo Ne-clausa patent (o ouro abre todas doia de identidade e declaração ves, n° 13, no Jardim Jupira, emas portas fechadas). Vale aqui de imposto de renda. Telefone frente ao Posto Touring. Tratarlembrar as frases que escutei na para contato 73-1370, 72-3604. no local, com Ernesto.delegacia: "Caboclo com grana vai embora: peão sem dinheiro,enchemos a cadeia e o rabo dele".Dura lex, sede ex. E létrica Radiante

Geralmente se pensa que ospresos são quase todos irrecupe- Assistência Técnicaráveis. Grave erro. Além disso, Elétrica de Baixa e AÍta Tensão —nessas condições, como é que se Padrão Copel — Conserto de Ëletro-pode sonhar com recuperação?Os presos maltratados não se re- Domésticos -. Ar Condicionado —cuperam mesmo. Ficam ainda Geladeira — Encanamento em geral —mais revoltados.

Quando os juizes dizem:Material Elétrico — Máquina de lavar roupa

"Justiça seja feita", não estão ati- e etc.rando um boomerang? Porque a Rua Marechal Deodoro, 1285,justiça, muitas vezes, vira unjusti' Fone 74-1180ça, de acordo como se interpretaou se aplica. E, também, não Fone Res. 73 . 3654 - Atendimento diatransgridem a lei dos homens e de e noiteDeus aqueles que abusam da for-

Page 5: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

ha à

finais de semana san realizadosgrandes e médios comícios e du-rante a semana, são feitos comí-cios relâmpagos, onde o povoouve a mensagem dos candidatosdo PMDB que propõem "admi-nistrar junto com o povo".

"Certos candidatos - dizsempre Dobrandino - afirmamque fizeram aliança com este oucom aquele e estão fazendo alian-ça entre eles. Eu, porém, tenhourna aliança muito mais forte queé a aliança com o povo de Fozdo Iguaçu, com quem vamos go-vernar juntos esta cidade".

Em Cascavel, hospede-se no —

' NHERFNCIAffiTFi

Apartamentos de luxoS uite nup(ia1 e presidencial

Estâcionamento próprioAr çondicionado central

TV a cores - FrigobarPiscinas-Som ambienteTelefone-S erv iço de bar

'tua 13 de Mato, 21, Fone (0452) 23-9393Telex (0452) 208 - Cascael - Paranà

€inbraiur n°0306101218

Sérgio Spada: "Nossavitória será arrasadora"O Deputado Estadual Sérgio

Spada, vice-líder do Governo naÂsserrroléia Legislativa, analisouontem a campanha peemedebistaem Foz do lauacu.onde prevalecea popularidade do candidato doPMDB, Dobrandino Gustavo daSilva e seu vice, disparados nadianteira. A última pesquisa publi-cada pela revista Oeste/Cascavel,aponta Dobrandino com 40,73%de popularidade entre os munici-pes, enquanto que o segundo co-locado encontra-se com 22,75%.

Para o parlamentar "a sut-

panha de mãos limpas que oPMDB faz em Foz do Iguaçu, quetem como candidato um defensorintransigente dos compromissossociais, vem ao encontro de mui-tos anos de trabalho junto a todacomunidade e demonstram o altograu de politização do povo igua-çuense que de braços dados mar-cham unidos com o PMDB, rumoà vitória e as verdadeiras mudan-ças democráticas". O candidato aprefeito, Dobrandino, há anos tra-balha na organização do PMDB,onde ajudou na organização dasAssociações de Moradores e teveinfluente participação na estrutu-ra sindical do Município, além deinúmeras obras sociais que hojesão revertidas com apoio expres-sivo de toda a sociedade igua-çuense.

Os grandes comícios legiti-mam Dobrandino Prefeito. Oúltimo realizado na periferia da ci-dade teve a participação de apro-ximadamente três mil pessoas.

Segundo o parlamentar "a vi-tória do PMDB em Foz do Iguaçuserá arrasadora, pois atende aosreclamos sociais, que se identifi-cam com as propostas do PMDB.Após duas décadas de interven-

Spada.- o povo iguaçuense tem a!to grau de politiz.,çao

ção espúria, o município de Fozdo Iguaçu não abre mão das mu-danças."

200 MILHÕESA pedido do deputado Sérgio

Spada o secretario estadual deAdministração, José Olímpio dePaula Xavier, liberou Cr$ 200 mi-lhes para realização do reparosna área de ensino, em Foz doIguaçu.

A Escola Almirante Tamanda-ré receberá a maior parcela da di-visão da verba, ou seja, Cr$ 75 mi-lhes, seguida pela Ponte da Ami-zade, com Cr$ 58 milhões, após aEscola Júlio Pasa com Cr$ 47 mi-lhões e a Escola João Cordeirocaberá Cr$ 20 milhões.

Segundo o deputado SergioSpada, os recursos beneficiarãocerca de sete mil alunos, que desfrutarão melhores condiçãos deensino através da utiliza -ção da infra-estrutura. Além dis-so, o parlamentar lembrou quetem conseguido apoio de outrasSecretarias do Estado para me-lhoria do ensino em Foz. A exem-plo citou a Secretaria de Educaçãoque implantou em Foz, 24 novassalas de aula,possibijitancjo maioracesso ao ensino de 1' gr-u àscrianças carentes.

Comício monstro do PMDBË grande a mobilização em brandino) do governador Jose Ri-

torno do primeiro grande comicio cha. Ele virá, mais uma vez, hipo-que o PMDB fará hoje, na terceira tecar seu total apoio ao candidatopista da avenida JK. O inicio es- do PMDB que está na frente nastá previsto para as 18 horas,com ro- últimas pesquisas realizadas.da de viole iros,capoeira,coral e a Além de Richa, virá uma gran-presença dos cantores José Amé- de caravana de politicos, presti-rico e Miran, e Noel Silva. giar este comicio do PMDB. Entre

eles, Afonso Camargo (ministrodos Transportes), Álvaro Dias ( se-

A grande atração política será nador da República), secretáriosmais tarde, quando teremos a Nelton Friedrich, Deny Schwartz epresença (pela primeia vez nos Antenor Bonfin e os deputadospalanques na campanha de Do- Hélio Duque e Sérgio Spada.

AGUA NA BOCADRINWS

A melhor casa noturna da região

Shows de segunda a sáb4doArtistas de renome internacionalA partir da 01:00 hora Strip-Tease

Av. Brasil - em frente à ,, Casas I't'rnamDucdflaS

I-n

1

4)

oE4)

1-ooZ

Um dos últimos comicios do PMDB

Crescem as adescíes a Dobrandino"Minha aliança é com o povo iguaçuense"

A cada dia que passa cresce onúmero de adesões ao candidatoa prefeito pelo PMDB, Dobrandi-no Gustavo da Silva. Empresá-rios, profissionais liberais, comer-ciários, bancários, professo'es,todos se integram a campanha,

visando conseguir grande vitória -em 15 de novembro.

Dobrandino e Campana, seucandidato a vice, têm visitado lo-jas, fábricas, agências de automó-veis, bancos, onde conversamcom os funcionários e patrões. Oentusiasmo cresce depois de cadavisita. "Dobrandino vai ser o nos-so prefeito e as coisas vão mu-dar", dizem os funcionários. Os t-"empresários que apoiam Dobrandirro têrno seu motivo: "Foz doIguaçu precisa de um homem naPrefeitura que seja do PMDB,porque o goernador e o presiden-te da República também são des-te partido".

Todas as noites, Dobrandino Vist,, a empresa riostemfeito reuniões em bairros da -cidade, onde discute o programa rigorosa fiscalização para que elesde governo e debate com a popu- nao andem mais como sardinhalação carente seus problemas cru- em lata e exigir que os horáriosciais. "Uma vez na Prefeitura vã sejam cumpridos. O Conselho demos mudar totalmente o método Transportes também será refor-de administração, consultando mulado porque vocês devem par-vocês antes de tomar qualquer ticipar, através das suas lideran-decisão importante e que venha ças, para que possam ter influên-afetar a vida de vocês", Diz Do- cia na questão dos aumentos dasbrandino ao povo enauanto expli- passagens que comem grandeca como será feita a sua adminis- parte do salário de vocês, vocêstração "democrática e participati-va". Ele cita como exemplo o ca-

so do transporte coletivo: 'Vocês "ALIANÇA COMO POVO"é quem vão dizer onde e como os Os comícios do PMDB têm

ônibus vão passar. Vamos exercer reunido milhares de pessoas. Aos

Page 6: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

O A&I-ACIL

M6Jr:R,4

!sJQ /IEMQ7?4JHECEM0S

Deu no "Jornal do Pais"

(r \ IJ1 i ii

".GA CONrAUII IDADES C 1TOP,•,

F rng,nc.;ee[I?Ç J! >(S urquros e Sr': ) rJ E,n,

oo Ro H,..'co. 345 S.,/a 3roce (04_­) Fá 1`818 Co Po,tj 608

85 890 — FO, do lqocu.. Pjrió

Loja eTapeçaria

HoilerA última palavra em Tapeçaria.

Reformase consertos deestofados.

Tapetes e capotas

Av. JK,200 - Fone: 74-1492Trevo Cataratas. 26 - 74-1577

PascoalCabeleireiros -

lntercoiff uroService

No centro de Foz, uma estrela,um estilo, uma linha de produtosinternacionais. Cortes modernos.

Toque final nas mulheresiguaçuenses.

Rua Almirante Barroso, 300 -Fone: 73 1822 - Foz do IguaçuAo lado do açougue Eldorado

Preocupaçãocom a vidaO vereador e biólogo Roberto

Ribas Lange, uma das melhorescabeças da Câmara de Vereado-res de Foz do Iguaçu, fez uma in-dicaço aos ministros da Agricul-tura e das Minas e Energia paraque determinem a montagem de"dispositivos legais que recomen-de (ou obrigue) a quem tiver odever, de criaço de plantio flo-restal de árvores de lei (no pinusou eucalipto) ao redor dos reser-vatórios da barragem de usinashidrelétricas, rios e nascentes deágua. Lange acrescenta que a flo-resta assim planejada trará benefi-cios econômicos e 'ensejará acurto prazo excelentes resultadosquanto a defesa da flora e fauna,influenciando também na saúdepública". (Adelino)

Excelente filmeEntra em cartaz neste final de

semana o filme "Os Gritos do Si-lêncio",do cineasta Rolland Joffé,que recebeu a indicação de seteoscars, inclusive o de melhor fil-me. Trata-se da história do jorna-lista Sidney Schanberg, ex-editordo New York Times durante a co-bertura da guerra do Camboja, em1972. Em companhia de seu assis-tente, o médico camboiano DithPran, ele acompanhou a crescen-

te tenso entre os revolucionáriosKhmer Vermelho e o governo deLon No). O que aconteceu noCamboja foi um terror sem limitesde uma populaço de 7 milhões,em 1975, estima-se que três mi-lhões foram massacradas ou mor-reram de fome e doenças. O filmeretrata a história desta guerra san-"renta. É, tanoém, uma celebra-ço da vocação profissionalmanista da imprensa. Aconselhoa todos assistir. (Adelino).

GR

No é praficar louco?

Comprei uma moto zero qui-lômetro no ano de 198 nas LojasHM. Este ano fui renovar a licençae encontrei, pra minha surpresa,uma multa do ano 1979 - quatroanos antes da moto ser fabricadaos guardas já estavam multan-do-a. O pior, entrentanto, é quefui reclamar no Detran e me disse-ram que primeiro eu precisava pa-gar a multa para depois pegar umadvogado e recorrer. Brincadeiratem hora. Não acham? (Heitor)

Sem essa devotar na marra

Alguns cabos eleitorais doPDS (entre eles um sobrinho dovereador Severino Sacamori), es-(ao apelando. No último final desemana estavam no Portal daFoz, estacionaram o carro nafrente de duas moças que anda-vam tranquilamente pela rua equeriam obriga-Ias a votar no can-didato do PDS, deputado TércioAlbuquerque. Um deles chegou atomar um molho de chaves dasmios de uma das moças e disseque só devolveria caso ela prome-tesse votar em Tércio. Passado o

episódio, elas mandam um reca-do, através de Nosso Tempo:"No vamos votar no Tércio".(Burt Lancter)

Ozires vaivender cimento

Em toda a cidade, se cumentøa boca pequena que o candidatoa prefeito pelo Partido da FrenteLiberal (Pefelê), vai montar umarevenda de cimento (ao logo sairo resultado das eleições. As boasl(nguas garantem que o homemno vai vender o cimento que estásendo desviado de ltaipu porqueo mesmo está sendo entregue aeleitores que prometem votar noPFL. (Adelino).

PonteTancredo Neves

A Porte ligando o Brasil com aArgentina, sobre o rio Iguaçu, queestá em fase final de construoem Foz do Iguaçu, via se chamar"Ponte Tancredo Neves". Pelomenos é o que se comenta emBrasflia. (Adelino).

Figueiredo caiudo cavalo

- Retire 'se daqui seu cana-me, filho da p...

Quem ouviu esta frase foi oex-presidente da República, gene-ral Joo Batista Figueiredo. Quempronunciou a frase, dirigida aopróprio Figueiredo, foi EduardoMédica, durante o velório de seuavô,o mais terr(vel dos ditadoresbrasileiros. Emflio Garrastazú Má-dica. O fato aconteceu no finalda semana passada quando Fi-gueiredo foi ao velório, realizadono Clube Militar do Rio deJaneiro. Ao receber os "elogios",Fig ficou constrangido, permane-ceu em silêncio e ficou muito si-sudo. Em seguida, acompanhadode seu aspone, George Gazzale,dirigiu-se ao elevador e foi impe-dido de tomá-lo pelos filhos deMédica, Roberto e Sérgio. Cabis-'baixo, Figueiredo teve que descerpela escada. (Adelino)

Sugestões paracharges

Nosso chargista Heitor, resol-veu deixar a preguiça de lado evoltar a fazer charges par NossoTempo. Na última página destaediço ele aproveita a campanhaeleitoral para tirar uma casquinhade todos os candidatos. Aliás, otraço do Heitor está demais. O ra-paz tem talento e seus desenhosganham, de longe, de muitoschargistas que publicam trabalhosna chamada grande imprensa. Váem frente, Heitor. (Adelino)

PS: Se alguem tiver algumaidéia para charges (de preferênciaem cima das eleições), é só man-dar que a gente publica.

Direitonaavança

na UPES

O estudante (7) Vandir Fon-seca, de Dois Vizinhos, venceuGleise Hoffmann, na eleiço parapresidente da UPES (Uni—ao Para-naense de Estudantes Secundá-rios) por uma diferença de 12 vo-tos. Se elegeu com o apoio depedessistas e de uma ala dos mais

conservadores do PMDB que usa-ram de meios pouco dignos para seeleger. Alguns estudantes de Fozdo Iguaçu também deram vexa-me. Foram o Paulo e o NilsonEvangelista, (atual presidente daUMEFI) que apoiaram a chapaconservadora envergonhando oscolegas dos bancos escolares. Sópara ter uma idéia do ponto quechegaram as pressões, o Paulo fa-lou a uma estudante do Angloque seu pai "ganharia a conta naItaipu, caso ela no votasse nasua chapa". Outra ameaça dessesaprendizes de Mussolini: Sevocês no votarem em nossa cha-pa, vo ter que voltar a pé porqueno vamos deixar vocês entrar noÔnibus". Feio, muito feio, moça-da. (Adelino)

Casa RELAÇO5 PeR(6o5iASdas

V Meias,o

Meias de todos os tipos paracrianças, senhoras e homens,

malhas para J azz e BailetLangerie em geral - Anáguas e

"es

Calcinhas - Cintas - Corpetes- Cuecas e Soutiensde todas as marcas

Lf

Preços de tabelaRua Almirani,'Barroso R4)6

1•

t 0 do Iguaçi-Pr

es

Hotel São

4,) Roque

Conforto e comodidade a preços

o populares. Agora você encontrao. em Foz do Iguaçu uma família.E Restaurante no local: diariamente41 de 11:00 às 1400 também

servimos jantar a partir das 19:00,o inclusive aos domingos. "Uma

Zo

casa amiga no caminho das

Av. das Cataratas 409, Foz do

Cataratas". Venha comprovar.

Iguaçu

Page 7: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

O médica morreu o lugarzinho dele está

no Brasil aqui bem guardado!

1 j

Câmara Municipal deSanta lerezínha de Ilaipo

ESTADO DO PARANÁ

'O LISI5

No esqueçdvotar no Tércio

pr ,r; ;rt. .iv.uius .n contas .h. ......

la ItaLpu. Estado do Paron, rol,Liv.,s 50 •'5er.

1 .983, de conf on o !'.,re,.,r Pr ..io no

...provsdo pci a k,,n,.l,,,, nO fltb/RS, de 1 d

1.985, do lrl,n1 de Contas do O.t ,,do do rn,.

d 1 1 1

Brizola em Fozdo Iguaçu

Quando estive com Brizola,juntamente com o doutor Alvaro,o governador fluminense relem-brou sua volta do exflio por Fozdo Iguaçu. Disse que se lembradaquele dia como se fosse hoje edeclarou mais uma vez seu cari-nho por Foz do Iguaçu. Espera-mos que chegue logo à presidên-cia para fazer o que os outros go-vernantes prometeram e nãocumpriram (Aluizio)

.-l! .,.. . . . .

Curso decaooeira

O professor Nicanor, da Aca-demia Muzenza de Capoeira, co-munica que agora está ministran-do aulas no Centro Social Urbanoda Vila lolanda, às segundas,quartas e sextas-feiras, das 19 às21 horas. As matriculas estãoabertas para novas turm5s

Lobisomenscom dedo duro

Com o surgimento e vaza-mento do problema interno den-tro do PDT, deu para identificaros lobisomens direitistas da co-munidade. Alguns tentaram ex-plorar o fato puxando a braza pa-ra sua sardinha, outros não mos-traram a cara e alguns se transfor-maram nos ferozes animais ver-des e com o indicador duro. Nãoconseguiram nada, pois mais for-te é o conhecimento herdado dahistória. Levantamos, sacudimosa poeira e damos a volta por cima.(Aluizio)

P rogramas epromessas

Por falar em Compromissos eplataformas eleitoral a verdade éque existe uma verdadeira confu-são na praça. O PMDA ainda nãose deu conta que é governo econtinua fazendo discursos deoposição. Ozires e PFL, não pos-suem mensagem e acabaram par-tindo para a demagogia e abusodo poder econômico. Tércio temmuitas idéias boas, mas não vaicumprir nem 10 por cento do queestá prometendo. Ë o politico tra-dicional que promete e quandochega ao governo diz que não po-de fazer nada por falta de verbas.Quanto ao Alvaro ele é mais sim-plista. Definiu seu programa emalgumas prioridades. Cumprindopelo menos qutro ou cinco dessescompromissos já terá mudado al-guma coisa nesta terra das cata-ratas. (Alurzio)

PoIj'tjcos na TVApesar de algumas vozes iso-

ladas protestarem contra a fala-ção dos políticos no horário gra-tuito do TRE, estamos assistindodepois de muitos anos a demo-cracia sendo exercida em sua ple-nitude. Nossos poli'ticos dão o re-cado cada dentro de suas possibi-lidades e nrvel, assumindo publi-camente compromissos com apopulação, cara a cara com o elei-tor. Isso é muito bom. (Aluzio)

Mercado devotos

Itaipu continua realizando mi-lagres e comprando a consciênciade alguns oportunistas. Exemplodisso são as últimas adesões aocandidato â prefeito pelo PFL.(Aluzio)

'L' \

1 n

rerm

FESTA DE

[=W@@MACEDONgERMES

D QSAISDt ANOC O

9-

9—

oE

1-

oLI)oz

Page 8: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

Juiz Convoca MesáriosO Dr. Rubens Bittencourt, JizBeitora/da 1471 zona da comarcade Foz do Iguaçu, estado do Para-n6, na foram da lei, resolve:

CONVOCAR

Os cidadãos abaixo relacionados,para a reunião do dia 20 de outubrode 1985, às 14:30 horas (domingo),no Oeste Parná Clube, sito á ruaEdmundo de Barros, 303, em Fozdo Iguaçu-Pr, bem como paracomporem a Mesa Receptora pa-ra as eleies de 15 de novembrode 1985, desta localidade, nas res-pectivas seções:Alba Rejane Uno da Silva Seção2710Arilson Ferreiro Seção 2030Antonio Batista Santana Seção

Alceri dos Santos Maciel Seção317'Adriane Irene Montemezzo Seção'0'Adriana Soares Motta Seção 70'Adriane Irene Montemezzo Seção13'aldo Dagostim Seção 112'Augusto Ciopk Seção 144'Anizio Auraújo Seção 249'Abrelino José de Souza Seção 234'Aldo Rogério Antunes dos San-tos Seção 222'Ademir Novakowski Seçao 198'Antonio Carlos Mantes Seção 251'Adilar Sartori Seção 202'Ana Aparecida dos Santos Seção287'Armando Paulino Seção 277'Adelino Marques Seção 206'Ademar Pinezi Seção 197'Amalia Sanas Nagashima 371'Angela Maria Neves Seção 373Arlei Hercilio Pacheco Seção 339'Antonio da Silva Seção 368Ana Maria M. Torrez Seção 356'Alvanete Maria Raner Seção 164'Alexandre Franch Netto Seção 241'André Roberto Cardoso Seção 206'Aparecido de Jesus Miranda Se-ção 307'Adio Mendes Ferreira Seção 297'Antonio Carlos Agostinho Seção349.Adalberto Dalmaso Seção 361Araclides José de Oliveira Seção361°Araclides José de Oliveira Seção361'Alice Myoko Nishimura Seção329°Ana Cardlina Migliavasca Seção345'Almerinda Pereira dos SantosSeção 299'Alice Divina Bertoli Seção 203'Aurineide Lino da Silva Seção 271'Alcinéia Ferreiro Avelino Seção271'Brigida Helena Queiroz MacedoSeção 310'Bento Anunciado Benedito Se-ção 377'Claudio José Carvalho LourençoSeção 313'Cleusa Adelaida da Silva Seção317'CIdvis Antonio Balotin Seção 88'Claudete Soares Cordeiro Seção1351Clari Garcia de Freitas Secão 130'Chou Cheng Se ção 253'Carmen da Fátima Maes Seçao 253Carlos Roberto Femandes Seção222'Carlos Paredes Seção 202'Claudia Aparecida Guimarães Se-ção 287'Celsa oe Fátima Goulart BorgesSeção 283'Carlos Alberto Bordin Seção 247'Carlos Alberto Bordin Seção 190'

Crcero Aparecido do Carmo Se-ção 149'Clenice Matos Pacheco Seção356'Carmen Lucia Ribeiro Neves Se-ção 357'Carlos Alberto de Oliveira Seção357.Cicero Aparecido do Carmo Se-ção 149'Clara Kazumi Naki Sekine Seção204'Celeste Adelaide Santato Seção323'cloromiro Oscar Manozzo Seção145'Conceição Aparecida AntunesSeção 145'Carlos Valim Seção 365'Cleonice Mendonça Seção 325'Carlos Mano Banck Martins Se-ção 345'Carlos Ferreira do NascimentoSeção 306'Célia aparecida Colombeili Seção140'Dalila dos Santos Priester Seção78'Doraci Silva Seção 255'Dano Cano Seção 265'Dorca Ana de Souza Seção 257'Darei Ademar Carlin Seção 367'Darci Gonçalves de Oliveira Se-ção 356'Dirceu Araújo Júnior Seção 140'ilson Bezerra Seção 337'Doralice da Silva Seção 265'Divino Custório de Oliveira Seção329Edgar Kafer Se ção 74'Bolsa Salviato Dias Seção 74'Ederson Rafagnin Seçao 205Sul marcos Pavei Seção 205'Seção 251'Elias de souza Seção 198'Elifaz Meichior Cimanski dos San-tos Seção 2798Eduardo Bastos Fagundes Seção182'Enio Patricio Seção 247'Elaine Medeiros Mazoco Seção151'Elias José de Siqueira Seção 151'Eleni Antonia Vidal dos SantosSeção 374'Elizabete Sakura Memoto Seção376'Eunice Pereira da Silva Seção ;376'Edenilson Gusmão Seção 377'Elizabete Beatriz Carlin Seção367'Eridan Regina Frederico de MelloSeção 368'

Érico da Rosa Marques Seção 368'Agidio Antonio Pioli Seção 341°Elisete Aparecida Ferreira da SilvaSeção 358'Elizabete Rech Seção 379'Élio Massatoshi Nomura Seção370'Egido Cordoba Seção 359'Emilio Carlos Barbosa Seção 359'Eunice Rebechi Seção 360'Eunice Neves Seção 360'Éder Maria Nodari Seção 327'Edicleia do Rosio Ferreiro Seção271'Fernando Milton Seção 353'Francisco Aparecido de SouzaSeção 246'Francisco Ernesto Chossani Se-ção 335'Francisco Tavares da Silva Seção311'Fernando José Pauludeto Seção309'Flávio de Figueiredo Seçã o 105'Felix Flor Maciel Vieira Se ção 105'Felicia Gimenez Segovia Seção202'Francisco Assis de MedeirosSeção 277°

Francisco Ayres Vez Seção 158'Fátima Ahmad Rahal Seção 374'Gilson Marciano de Oliveira Se-ção 321'gilmar Santos do Nascimento Se-ção 202'Geremias Washington do EspiritoSanto Seção 239'Glaci Salete Vacarin Seção 234'Gumercindo Prata Perozini Seção197'Genuino Antonio Marini Seção161'Gesiel Valerio Mazzo Seção 303'Geraldo Balbino Seçao 1908Gossi Tonato Seção 376'Gilberto Moraes da Silva Seção376'Humberto Caetano da NóbregaSeção 206'Heraldo Cesar Poleto Seção 251'Henriqueta Barbosa de OliveiraSeção 287'Hilmo Norivaldo Schbert Seção377'Hilda Perez Barboza GonçalvesSeção 140'Izomar Aparecido Vicente da SilvaSeção 315'lrineo Antonio Dambros Seção112'lzabel Batista de Paula Seção 112'Isabel Cristina Cassimiro de F. Ro-drigues Sção 234'lsdamara Aleixo Seção 78'Ivani Moreira de Souza Seção 253'Ines Cristina Gomes de OliveiraSeção 206'Ivone da Silva Estevão Seção 206'lodolino Ferreira de Medeiros Se-ção 279'Ivanir Bernadete Hartmann Seção149'Idu Carvalho Seção 142'lzabel Honoria Faria Silva Seção379'lzabel VilIalba Seção 204'Ivanir Bernadete Seção 149'José Castor de Brito Se ção 149'José Antonio Gomes Seção 142'Jeferson Forguieros Seção 303°Jorge Lopes Blanc Seção 296'José Liro Neres Seção 370'João Carlos de Oliveira Seção 311'Julieta Cabral Galvão Seção 67°João Carlos Zanatta Se ção 49'Jaqueline Redivo Se ção 49'Jonatas Gomes Seção 106'José Washington Medeiros Se-ção 215'Janira Terezinha Patzlaff Seção234.João Gilberto Astrada ChagasSeção 206'Joel de Lima Seção 257'Joel Brabo Lopes Seção 182'Joel Brabo Lopes Seção 196'Josué de Castro Seção 196'Joe Reinaldo Macedo Seção 197°Jonas de Andrade Maciel Seção151'Juvenilia Bueno Seção 151'José Castor de Brito Seção 149'Jakson Soares de Novaes Seção339.José Chiodi Neto Seção 268'Joao Francisco Simões Seção369'João Francisco Simões Seção357°José Vieira dos Santos Seção358'Jorge Broboski Seção 142'José Donizeti Ganzeli Seção 140'José Castro de Brito Seção 149'José Roberto Mensck Seção 379'João Vieira alves Neto Secão 235'Joao Carlos Nunes Seção 137'Joel Lopes Seção 275'João Luiz Matias Seção 347'José Anchieta Matos Seção 307'José Inacio de Oliveira Seção 296'Joao de Deus da Rosa Seção 349'

José Pereira do Nascimento Se-ção 355'José Ramos de Araújo Seção 362'José Maria de Meio Seção 331'José Roberto Andrade Seção 337'José Jorge da Mata Seção 303'José Marcia, Lopes de Souza Se-ção 269'Jorge Deloir de Almeida Seção 265'Kooji Nakano Seção 360'Luiz antonio Pereira Seção 317'Luiz Volrnar Bonotto Seção 78'Lincoln José Rodriguez Se ção 315'Luiz Alberto Zlmmermann Man-des Seção 148'Lourdes dos Santos Cardoso Se-ção 147'Lúcia Maria de Araújo Seção 281'Luciano Lopes de Almeida Seção277'Leonel João Bettim Seção 2%'Lucia Uzia Rosa Portes Seção 161'Luiz Carlos Queiroz Seção 161°Lorena Ponticeili Seção 158°Luiz Antonio Bernardi Seção 190'Laudelina Batisa Marques Seção372'L.eila Margarida Migueis Seção 373'Luis Sarderola eção 369'eonildo Vicente Lyra Seção 164'Lauri Batista da Rosa Seção 141'Luis Carlos da Silva Seção 370'Luiz Carlos Miranda Seção 327'Luis Sbardelini Neto Seção 329'Luiz Roberto da Silva Seção 261'Maria lzete de Oliveira de SouzaSeção 313'Maria Lucia Silvestre Alvas Seção347.Marly T. Costenaro Ribeiro Seção283'Maria Bisa Rodrigues Biazetti Se-ção 182°Marta Medeiros Cruz de SouzaReis Seção 204'Maria de Fatima Alves Se ção 105'Marcia Nasser Seção 67'Miguel Angelo Campos Seção 67'Marines Mamenti da Silva Seção317'Maria Gani Pereira Lau Seção 313'Maria Aparecida Leite Seção 313'Maria Ivonete Caldos de Camposção 371'Manilha Monteiro (Martins) VonBarries seção 206'Marta Ferni Carvalho Seção 215°Mano Mizukami Seção 249'Moacir Andreotti Seção 146'Maria Alves de Oliveira Seção 144'Maria Helena Andersen Sehn Se-ção 237'Maria Darli Ferreira Seção 148'Miguel Angelo Viegas SchebellaSeção 148'Marcia Adaumowicz Seção 148'Menoel Goto Seção 222'Maria Cristina Casagrande KunzSeção 222'Maria de Fátima Lavado Seçao281'Maria de Fatima Meio Seção 279'Maria lnez Gazzone Araújo Seçeo182'Mansa dos Santos Se ção 196'Marcos Chia Unhsu Seçao 1961Marici Crispin Seção 158'Marci Maria Peters Seçao 377'Magno Antonio Gaieski SchultzSeção 339'Maneta Cafoni Zabot Seção 1674Maria Dantas (Angelo) MartinsSeção 378'Maria Dantas Martins Seção 3781Marintez Bortolini Seçao 378'Maria Mercedes dos Passo AlvesSeção 205'Mi.'Ia Serafim da Oliveira Se-ção 209'Maria Helena Queiroz MacedoSeção 145'Matias Datiz Hahn Seçao 142'Maria Nazarete de Medeiros Se-

ção 349'Milton Gonçalves Moreira Seção353.Marinez Ribeiro Pereira MendesSeção 325Milton Katsuo Mineta Seção 325'Marcos Antonio Curz Silva Se-ção 323'Mano Marinho Milke Seção 331'Marildo Matiello Seçeo 333'mariley de Lourdes Dalmaso Se-ção 335'Maria de Fátima da Silva BazoniSeção 337'Mauro José Gussolli Seção 259'Nadir Canassa Torrezan Seção136'Nilza Eloisa Zeni Seção 13'Norlei Amboni Seção 317'Nelson Fumio Takata Seção 374'Noel Francisco Ribeiro Seção 283'Nivaldo de Carvalho Seção 251'Nagib Hadad Se ção 206' -Neuza Evanir de Aragio Seçao

Nelsi Assis Bertoldo Seção 367'Nelson Jacinto Neves Se ção 369'Neiva Annoni Binotto Seção 141'Noeli Vieira da Silva Se ção 306'Neide Salete Benites Seção 333'Niseia Vieira Ramos Seção 246'Neide Rosa dos Santos Seção299.Osmar dos Santos Seção 881Olga Maria do Nascimento Perei-ra Seção 311'Odilon Batista de Oliveira Seção3)9.Odila Pieta J. Jupinos Seção 371'Omilton Lafuente Seção 206'Osvaldo Rogério Barbosa Seção149'Osvaldo Ranuci Seção 289'Odoni Antonio Ruschel Seção349'Osvaldo da Silva Mota Seção 353'Ondas Camilo do Pini Seção 335'Ozaira Rosa de Jesus Santos Se-ção 1)6'Oliveira Cruz Amonim Seção 259'Pedro de Souza Ribeiro Seção353'Pedro Neres Seção 309'Paulo Ricardo Trento Seção 196'Paulo Gomas Seção 211'Pedro Augusto Angelo Seção 378'Pedro Wanderley d a Costa Ma-chado Seção 239'Quintiliano Pereira Neto Seçao355.Rubens Antonio Grando PostaliSeção 281'Ruisdael de Freitas Uma Lato Se-ção 205'Ronaldo Quirino Nobilli Seção283'Ricardo Aguilera Florentin Seção281'Otávio Saviato Seção 347'

Rosemary Miranda Rodrigues Se-ção 255'Rosa Nakamura Seção 147'Rosemeyre de Farias Seção 146'Rosa Mitio Hirano Seção 164'Rosania Mara Teixeira Basilio Se-ção 205'Rubens Nogueira Seção 2698Rosana Mac'Donald Ghisi MehlSeção 347'Rosangela Rosseto Seção 353'Reginaldo Lopes Moreno Seção323'Rosemary Gonçalves Cruz Seção323'Renato Ripke Seção 265'Rubens Aparecido Silva Seção261'

Continua

Page 9: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

notas politicas Incêndio que destruiuPrefeitura de Assis foi

Sandra Regina Garcia ScarparoSecão 135'Silvia Helena dos Santos Seção88'Sergio Arruda Seção 13'Sueli Aparecida Martins Seção372'Sara Regina Nami Seção 376'Sonia Turkievicz Cordeiro Seção181'Sandra Maria Pereira da Silva Se-ção 333'Sandra Mara Bianconi Seção 333'Sandra Mara Bianconi Seção 257'Sandra Favoretto Andriolo Seção209'Sebastião Ferreiro dos Santos Se-ção 249'Sandra Cristina de Oliveira SilvaSeção3S8'Sebastião Bueno de Camargo Se-ção 164'Silvia Helena Gonçalves Seção378'Sueli Pereira Seção 236'Salin Suliman Shwaiki Seção 235'Sidiney Dias Barbosa eção 275'Salete Verlang Seção 245'Suzi Aparecida Fernandes PerezMuniz Seção 307'Selin Atuy SeçãoSidney Gomes de Souza Secão364'Sara de Castro Martins de MoraesSeção 345'Solange Essenfeider de AzevedoSeção 267'Selia Regina Brol Se-ção 271'Theodomira Plotegher Seção 372'Tadeu Afranio Villalba PaniaguaSeção 283'Tadeu Pereira Seção 283'Tecla Rockenbach 256'Tania Adalgisa Chandoha Seção147'Tania Maria Barros Seção 362'Tania Maratavares Cardoso Se-ção 267'Vera Lucia da Cruz Seção 204'Valdemar Rosseto Seção 158'Valdemar Ferreiro Bueno Seção211'Vilibaido Oliveira Britez Secão 182'Vera Lucia Moroginski Serão241'Valdecir Sérgio Pinto da Silva Se-ção 239'Veronica Trento Seção 237'Valdemar de Jesus de Oliveira Se-ção 289'Valdecir Olimpio Danielli Seção2978Valdornira Duarte Seção 359'Valmir José Lazarini Seção 366'Valdir João Menshh Seção 261'Waldir Conceição Seção 267"Wilson Pio de Oliveira Seção 331'Waldir Ulrich Seção 141'Wilson Marciano de Oliveira Se-ção 144'Walmir Venialvos Magalhães Se-ção 371'Zikar Marruai Serão 222'zulmiro Luiz Santos da Mata Se-ção 321'Zenir da Silva Seção 234'Zenaide de Oliveira Seção 364'Publique-se.Foz do Iguaçu, 07 de outubro de

1985-Rubens Bittencourt

Juiz Eleitoral da 147' ZonaIKVidraçaria

AssisLixamento de assoalhosAplicação de Sinteko

Telefones: 74-1576 com.7342 - 73-4437 Resid.

Depois de um longo períodode reflexão, o vereador WilmoMarcondes, ç.esidente da Câmarade Toledo, tornou um rumo quemuita gente vinha lhe cobrandohá tempos: deixou o PMDB, ondemilitou durante anos, e ingressouno PDT de Leonel Brizola. Foi, se-gundo ele próprio explicou, umgesto de coerência: Marcondes épetebista histórico, formado naescola de getulismo. Deixou oPMDB sem mágoas, sem ranco-res muito pelo contrário: seu dis-curso de afastamento o partidoveio embalado na emoção dequem reconhece no PMDB (e noseu antecessor, o MDB) um papelde primeira grandeza na luta trava-da pelo povo brasileiro com con-tra o arbítrio e a injustiça social.

000Pela segunda vez, o Diretório

do PMDB de Palotina censura pu-blicamente os vereadores Anto'inho Cecchi e Idenir PedrinhoBrun por "indisciplina, falta deética partidária, improbidade noexercício do mandato e por ativi-dades políticas contrárias não sóaos interesses do partido, mas so-bretudo da coletividade paloti-nense". Censura de igual teortambém foi endereçado ao presi-dente da Câmara, Clóvis VictorSchneider, e ao vice-prefeitoSigfrid Klein. Fssas lideranças es--tariam denegrindo, de acordocom o Diretório,a imagem do par-tido e do Município a nível regio-nal. Segundo a nota do PMDB,"os interesses públicos devem is-lar sempre acima das divergên-cias pessoais e os princípios e de-veres partidários contidos nos es-tatutos do PMDB devem ser curo-pridos' -

000Enquanto isso, em Cascavel,

estacou momentaneamente oprocesso visando a expulsão dovereador Claudio Cavalcanti dosquadro do PMDB. Embora boaparte dos membros do Diretório edos delegados á convenção sejamfavoráveis á idéia, o deputadoMário Pereira acha que o proble-ma pode ser contornado, sem que

Numa promoção di Prefeitu-ra Municipal como apoio do Con-selho Comunitário Municipal,Corbélia realizará rins dias 26 e 27de outubro a 2' Fr'sta das flores,evento que prometi' reprisar o su-cesso registrado no ano passado.

Flores, plantas ornamentais(samambaias e folhagens), -'rran-

TapeçariaBrasil Lida.

-= ,- - rz

a.. O C,4jAÇIJ -

Tal,. (0455) 73161 e 73-17

se chegue às ultimas consequên-cias.

000Por falar em Mário Pereira, ele

já se engajou na candidatura dosecretario lieny Schwartz ao go-verno do Estado.

000Vereador Luiz La rios Schroe-

der (PCB-Toledo) preparando suacandidatura a deputado estadual.

000Prefeito Dieter Seyboth, de

Marechal Cândido Rondon, acabade assinar convénio com empre-sas de transporte daquele Municí-pio instituindo o passe livre parapessoas com mais de 65 anos. "0transporte gratuito para idosos éapenas um pequeno retorno paraquem já colaborou tanto para odesenvolvimento rondonense",explicou Seyboth,

000Deputado Gernote Kirinus

tem acompanhado com especialinteresse o desenrolar da cam pa-nha eleitoral nos Municipios i-eMarechal Cândido Rondon, Guai-ra, Santa Helena e São José.Sempre que possível, participa decomícios e mantém contatos emfavor das candidaturas do P,'D°,

000A Associação dos Municipios

do Oeste do Paraná (AMOP) par-tipa do IV Congresso Estadual deMuniciios que se realizou de 16 a18 de outubro em Foz do Iguaçu.

000Setores do PMDB casc.ive-

lense e oestino trabalhando in-cansavelmente em prol do lancamento da candidatura do deputa-do e secretário Nelton Friedrichao Senado. A base de lançamen-to já tem entre seus pilares váriosprefeitos, deputados, vereadorese outras lideranças.

000A elevada produtividade re-

gistrada no Murricipio de AssisChateaubriand na presente safrade trigo motivou um telex do mi-nistro da Agricultura, Pedro Si-mon, cumprimentando o prefeitoOsvaldo Laghi.

Jos artificiais, corbt'lhas nat.raise artificiais estarão em exposiçãodurante dois dias, concorrendo apremiações que variam de 150 aSOOmil cruzeiros, de acordo com amodalidade.

A Festa das Flores é, antes detudo, um evento comunitário de-la participam donas de casa, pro-vectos senhores que têm na Ilori-cultura o seu "hobby" ,estudantes,etc A par da e..posição em si, es-tarão também à disposição do pú-blico trabalhos artesanais (emmostra organizada pela Associa-cão dos Artesãos de Corbêlia) eprodutos coloniais, como queijos,saldmes, geléias, mel e outros,além de hortifrutigrajeiros.

PREMIAÇÃ OA exemplo do ano passado.

serão premiados nesta 2 1 . Festadas Flores o melhor canteiro (jar-diml, melhor vaso de flores, me-lhor vaso de folhagens, samam-baia mais bonita, melhor arranjoartificial, corbelha natural crbe-lha artificial mais bonitas. Na ca-tegoria "melhor i anteiro" serãocinco os prêmios; nas demais, apremiação vai do 1° ao 30 luga -

mesmoFoi mesmo criminoso o incên-

dio que na noite de 1° de setem-bro destruiu o casarão de 800 me-tros quadrados onde funciona-vam a Câmara e a Prefeitura Mu-nicipal de Assis Chateaubriand,

A esta conclusão acaba dechegr o perito Almir Zoschke, doInstituto de Criminalistica de Curi-tiba, que auxiliado por uma equi-pe de Cascavel procedeu a coletade material no local do incêndio eo submeteu a diversos exames la-boratoriais.

O laudo firmado por Zoschkeciz que na área de origem do in-cêndio - um porão situado nopavilhão onde funcionava o Le-gislativo - foram encontradosmuitos fragmentos de vidro degarrafas fundidos com pedaçosde alumínio, o que indica clara-mente que a temperatura 'resselocal ultrapassou a marca dos 900graus centigrados.

Tal fato, segundo o perito,nao é normal num incêndio, a nãoser que houvesse "a ação deagente acelerador", isto é, mate-rial altamente inflamável capa/ depropiciar temperatura tão eleva-da.

Apesar ne os exames visandodetectar a presença de derivadosde petróleo nesses fragmentos te-rem resultado negativos, o técni

Os habitantes de Medianeiravivem intensa expectativa em tor-no a concorrência pública paraa construção da tão esperaia"Estrada do Colono", compreen-dendo um trecho de 63 quilôme-tros, ligando o municipio de . e-dianeira a Capanema. A aberturadas propostas ocorreu no dia 15último, no Departamento de Es-tradas de Rodagem, em Curitiba eas obras deverão iniciar em breve.

"É o caminho para a redenção

do município" - diz AdolphoMariano da Costa, um dos gran-des batalhadores pela concretiza-ção desta importante rodovia - Eleestá na campanha pela constru-ção desta estrada há mais de 20anos e acha que "o qoverno doPMDB veio saldar uma divida queOutros governos contraíram com oo povo de Medianeira e nunca pa-garam" -

Adolpho que é candidato aprefeito pelo PMDB garantiu queo inicio das obras deverá aconte-cer ainda este mês e "quando elaestiver concluida, lá pelo fim doano que vem, será um marco ai se-parar duas épocas distintas Me-dianeira antes e i.iepois da conclu-são da Estrada do Colono, tam-bém conhecida como PRT 163"

criminosoco afasta a hipóteso de curto-cir-cuito ou gás metano oriundo defossa séptica como causa do si-nistro.

"A ignição do presente incên-dio fica indeterminada por falta decondições técnico-científicas desua definição, porém admite secomo hipótese mais provável a deincêndio provocado por ação hu-mana conforme se pode concluirpelos aspectos abordados". Ouseja: o incêndio teria origem cri-minosa.

De posse do laudo emitidopelo Instituto de Criminalistica, oprefeito Osvaldo Laghi solicitou áPolicia de Assis Chateoubriandque intensifique as investigaçõesem torno do sinistro que causouenormes prejuízos ao poder públi-co municipal. A par dos danosmateriais, a Prefeitura viu-se pri-vada de um momento para o ou-tro de arquivos, registros e todauma documentação contábil cujaausência tem provocado enormesproblemas ao bom andamento damáquina administrativa.

A policia parece já dispor dealgumas pistas que poderão levarao autor ou autores do incêndio.Mas nada tem divulgado com opropósito de não prejudicar o de-senrolar do inquérito.

. - <N_1,.,iiiiihM=Iiiiik`Or. Adolpho: é o caminho da re-den ç,o

A construção desta estradafoi prometida em praça públicapelo governador José Richa emjulho de 1983, quando das come-morações do aniversário do muni-cipio. Numa primeira etapa serápavimentado o trecho de Media-neira a Capanema e numa segun-da fase ligará Medianeira-Missal-Santa Helena-Marechal CandidoRondon -

"Quase toda a mão-de-obra aser ocupada nestes trabalhos serádos medianeirenses. Desta forma L

estaremos contribuindo para a redução do desemprego que chegaa níveis alarmantes em nosso ri) u

nicipio- , finalizou Adolpho.

oE

1-oo

pz

Corbélia prepara sua2a Festa das Flores

É a redenção de MedianeiraEstrada do Colono começa j4í

-, -,

1r, -

çHicha em 8., em Medianeira. Prometeu e cumpriu

Page 10: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

Orçamento de Toledochega a 224 bilhões

o

c

Lr

o

oE

1-

o

CID

CL

oZ

Rua Santos Dumont, 14 - Fone 73-1441- Foz do Iguaçu

Madeiras Brutas eBeneficiadas - Forros,Assoalhos - Marcos -Aberturas - Fabricação

de móveis sobencomenda, Fabricação emontagem de balcões e

prateleiras p/lojas.

Rua &es. Costa e Silva, 1208, Fone: 73-4671 - Foz

A 500 metros da gata qem da F-luma

A União Paranaense dos Es-tudantes é uma entidade civil dedireito privado criada em 1939 pe-los universitários paranaensescom o objetivo de organizar os es-tudantes, unificando-os em tornode suas questões especificas egerais da sociedade. A UPE é fi-liada à União Nacional dos Est-tudantes e orienta-se pelas deliberações de seus encontros e con-gressos nacionais e estaduais.

Em 1968, a UPE foi fechada edissolvida pelo arbítrio de um re-gime prepotente e ilegítimo quegolpeou a Nação, vendo no movi-mer"- m-" "'-t uni emptu..ilhoao seu projeto de dominação. Atotalidade do patrimônio da enti-dade foi tomada pelo Estado e pe-la União, incluindo restaurante,consultório, gráfica, biblioteca,chácara, máquinas, veículos e ou-tros equipamentos. As suas lide-ranças foram perseguidas, presase muitas vezes desaparecidas,com a consequente desarticula-ção do movimento estudantil queprovou 12 longos e amargos anossem a formação de novos qua-dros. Falar mera proibido. Muitomais organizar.

Reconstrui'da em Congresso

O prefeito Corazza afirmouainda que, visando à expansão dapolítica de emprego pleno, a pro-posta orçamentária para 186"inst itui, por decisão dos setoresorganizados da comunidade tole-dana, o Projeto Comunitário deDesenvolvimento Econômico eSocial, com uma dotação de trêsbilhões de cruzeiros, cuja destina-ção constará de plano de aplica-ção elaborado pelo Conselho Co-munitário de Toledo".

OBRAS E SERVIÇOSCom relação às prioridades

apontadas pela comunidade naassembléia do Conselho Comuni-tário realizada em agosto, diver-sas obras e serviços contam comdotações consignadas no orça-mento-programa para 1986. Entreessas destacam-se: instalação derede de água no Jardim Concór-dia e Vila Boa Esperança; pontesno BNH Angelo Luiz Parizotto ena Vila Paulista; 60 creches domi-ciliares que vão atender às popu-lações do Jardim Porto Alegre edas Vilas Pioneiro II, Panorama eBoa Esperança; seis salões co-munitários para diversos bairros;instalação e distribuição de águaem Ouro Preto e Dois Irmãos, SãoJudas Tadeu e São Miguel, Cerroda Loja, Nova Concórdia, NovoSobradinho, Bom Principio, VilaIpiranga e São Sebastião: cons-trução de novas praças em setelocalidades do interior e conclu-são de praças em Luz Marina eDois Irmãos; construção de seiscentros comunitários no interior;construção de canchas esportivaspolivalentes em seis localidadesdo interior; calçamento de ruas eimplantação de meio-fio em NovaConcórdia, Vila Ipiranga, Dois Ir-mãos e Dez de Maio; instalaçãode posto de saúde em São Luizdo Oeste; iluminação pública emOuro Verde, São Pedro e SãoLuiz do Oeste; instalação elétricaem Linha Floriano; reservatório deágua com 40 mil litros em Dez deMaio e hortas comunitárias paraseis bairros da cidade.

ao da UPEEstadual na cidade de Londrinaem 1980, a UPE passa a retomarsua vitalidade e tradição histórica.Teve grande participação nasconquistas democráticas e popu-lares em nosso Pais. Em dezem-bro de 1983, num ato do gover-nador José Richa (ex-presidenteda UPE), a antiga sede foi devol-vida aos estudantes, em regimede comodato. O imenso prédio,anteriormente ocupado pela Pa-ranatur, encontrou-se em estadode abandono e depredação du-rante a gestão seguinte. A fiçao,o encai —ento, - r» s1imefltosem madeira foram destruidos,seiido que apenas a parte térreaapresentava precárias condiçesde uso, dadas a inseturança e a talta de infra-estrutura do primeiroandar e do sótão. Apesai uas

onôniicas, a UPEestá sendo reconstruída política ematerialmente. O projeto é trans-formá-la num espaço de convi-vênci g de lazer e sócio-cultural,onde os estudantes e a comuni-dade em geral possam travar osseus debates, derrcratizando opatrimônio da entidade. Com osideais libertários próprios da ju-ventude universitária do Paraná.

"Imagine-se um pais em queaproximadamente 3 milhões depessoas de uma população de se-te milhões - tenham sido massa-crados ou mortas de fome oudoença. Um filme extraordinário,intitulado "The Killing Fields"(" Os Gritos do Silêncio") é sobreeste lugar - a destroçada e fa-minta Camboja, onde, em 1975, oKhemer Vermelho derrubou o go-verno e deu inicio a um lento rei-nado de terror. O correspondentedo The FsJew York Times, Syd-ney Schanberg, estava na capital,Phnom Penh, quando essa esca-lada começou a acontecer, acom-panhado de um guia, tradutor eamigo, Dith Pran, que salvou suavida. Schanberg escapou doCamboja puco depois, mais foi-lhe impossível tirar o amigo de lá.Pran teve que lutar para sobrevi-ver com seus próprios expedien-tes, nos campos de morte, atéque, depois de muito peregrinar,quatro anos depois, sempre entrea vida e a morte, conseguiu esca-par através da fronteira do Thai-lândia. A história desses dois ho-mens, que Schanberg, tranfor-mou em uma grande matéria pu-

bricada "The New York TimesMagazine", em 1980, inspirou oprodutor DAvid Putman a fazerum filme. O rotero, de Bruce Ro-binsori, segue de perto as rela-ções pessoais entre o empenhadoSchanberg (Sam Waterston) e oseu leal e desembaraçado compa-nheiro Pran (Dr Haing Ngor),ele próprio refugiado. Ê uma his-tória comovente. Mas não é, cu-riosamente, a história escorreitaque poderia ter sido: de fato, o fioda narrativa se perde algumas vezes. Isso poderia ser consiuerado

uma falha grave na maior partedos filmes, mas aqui não - poisatragédia da guerra civil camboja-na é mais do que a história indivi-

MadeireiraN.Sra.

Aparecida

do forjar um passaporte Inglês paraele. Alguns desses aspectos docaos da guerra podem parecermuito espetacular porque elestendem a dominar as passagenscentrais do drama. Após a inten-sidade dessas cenas de guerra, ahistória da luta solitária de Pranpela sobrevivência, ainda queabsorvente, quase parece anticli-mática.

Waterston e Ngor estão liga-dos por um excelente elenco deapoio, que inclui John Malkovichcomo o fotõrafo fumante de ma-conha, Julian Sands como umjornalista inglãs e Craig T. Nelsoncomo o adido militar. Ainda assim,apesar dos grandes desempe-nhos, não se trata de um filme deatores. Joffé e seu brilhante fotó-grafo, Chris Menges, conjuraramuma boa mas estranha visão doinferno que nos ajuda a compre-ender não apenas o horror dessepassado recente, - mas a atra-ção suplementar que a guerra po-de ter. Numa cena ambígua per-turbadora, Schanberg, a salvo emseu apartamento de Nova lorque,ouve em seu equipamento stéreouma ária de Puccini enquanto vêna TV cenas das atrocidades pra-ticadas no Camboja. Enquanto elese chafurda num movimento depuro masoquismo, PRAN estároubando lagartos para comer,numa terra em que os jovens submetidos a lavagem cerebral ma-tam seus compatriotas sem o mí-nimo de remorso.

The Killing Fields está cheiodessas imagens de horror. É umfilme que não se deve perder.

O filme entra em cartaz nestasexta 'feira, em sessões às 20 e22 horas.

'Os Gritos do Silencio.(Ou uma bela visão do inferno)

Em cartaz no C íne Iguaçu

dual que está na base. The KillingFields pinta um quadro do Cam-boja dividido, devastado -- umquadro tão constrangedor e co-movente que não se tira os olhosda tela um só minuto.

Na sua estréia diretorial, Ro-land Joffé, um diretor inglês deteatro e TV, fez um filme em quecertas partes são mais fortes queo todo - mas há uma grandezareal em todas essas partes. É o

caso da dramática retirada da Em-baixada Americana ,como tambémda sequência de parar o coração em

que Schanberg e seus colegasocidentais refugiam-se na Embai-xada da França e fazem uma ten-tativa desesperada para salvarPran do Khmer Vermelho, tentan-

-

O prefeito Albino Corazzaacaba de entregar à Câmara Mu-nicipal de Toledo a proposta orça-mentária do Município para oexercício de 1986, que foi fixadaem Cr$ 224 .937 .000.000.

Na mensagem lida na abertu-ra dos trabalhos do Legislativo, oprefeito Corazza lembrou "a me-morável Assembléia do ConselhoComunitário de Toledo, em 24 deagosto, ensejand... que o povotoledano, pela primeira vez emsua história, definisse as metasprioritárias a serem executadaspelo governo municipal" Acres-centou que "o orçamento-progra-ma para 1986, ao dar cumprimen-to às reivindicações da comunida-de toledana, democratiza as deci-sões governamentais e buscaatingir na prática a melhoria decondições de vida da população,no resgate da enorme divida so-cial que, pelos anos de marginali-zação do povo, a administraçãopública assumiu com sua gente",

MAIS DE33% PARAA EDUCAÇÃO

Explicou o prefeito Albino Co-razia que "a preocupação com ohomem é tão marcante que 67,1%das despesas orçamentárias porfunção, para 1986, estão destina-das diretamente para execuçãode obras e serviços na área so-cial". E ressaltou que o setor deeducação e cultura "receberá ummontante correspondente a 22,12%do total da receita orçamentária".Com relação ao que determinama Constituição e a Lei 7.348/85,no que tange 'a aplicação pelosmunicípios de no mínimo 25%receita resultante de impostosmunicipais e de transferências deimpostos federais e estaduais namanutenção e desenvolvimentodo ensino ,o chefe do Executivodestacou que o Município de To-ledo "aplicará, na educação, prin-cipalmente na manutenção e ex-pansão do ensino de 1° Grau,33,19% de tal receita, numa com-provação inquestionável de que aeducação é a prioridade das prio-ridades de nossa administração«

Reconstruç

Page 11: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

Amanha comício do PDT com Brizola

Naipi informa:Programação para sexta feira dia 18110/85

11:40 - Legião da Boa Vontade 19:00 - Jornal Noticentro - Lo-(Religioso) cal - (Noticia) - ao vivo --11:45 - Patati Patata - Educativo- 19:30 - Jornal Noticentro - Na-12:00 - Grande Jornal do Meio cional - ao vivo -Dia - (noticias) - 20:00 T.R.E. -12:45 - Jornal Local - (Noticias)- 20:30 - lima Esperança no Ar -ao vivo (Novela) - 46 - 47 -13:00 T.R.E. - 21:15 - Soledad - (Novela) -13;30 - Jornal Local (Policial) - Cpt° 11ao vivo - 21:50 - Esquadrão Classe A -14;00 - Angel - (Desenho) - (Filme) - Barra Pesada -14;30 - Merrie Meloyes - (De- 22:45 - Sexta no Cinema - RI-senho) - me de Longa Metragem - O Ho-15:00 - Paraná aqui agora - mem Cobra -(Entrevistas, Variedades) -18:00 - Sessão Desenhos - PicNic - 00:00 - Jornal 24 horas -

18:30 - Carrossel - Wali Disney 00:15 - U ltima sessão - (Filme- D--r' Legendado) -

/Alvaro e Tércio cidadãos

honorários de S. TerezinhaEm sessão solene realizada no

dia 12 de outubro, nas dependên-cias do Santa Terezinha Clube deCampo, com a presença de maisde 200 pessoas, a Câmara Muni-cipal daquele município fez a en-trega solene dos títulos de cida-dãos honorários ao senador Alva-ro Dias e ao deputado Tércio AI-buquerque.

O senador Alvaro Dias rece-beu o título como reconhecimen-to pela sua"constante luta pelaredemocratização do país", sen-do o mesmo concedido atravésda lei n°98/85, de 26 de setembrode 1985, cujo projeto de lei foraapresentado na Câmara pelo ve-reador Waldir Salvan, com oapoio dos demais vereadores dabancada do PMDB.

O titulo concedido ao deputa-do Tércio Albuquerque, atravésda Lei n°095/85. tem como obje-tivo o reconhecimento "aos rele-vantes serviços prestados ao mu-nicipio, cono representante naAssmbléia Legislativa". O proje-

to foi apresentado pelo vereadorOlivio Buzzanello, e contou como apoio dos vereadores do POS,sendo subscrito também pelo pre-sidente da Casa (atualmente sempartido). Oscar von Muhlen.

A saudação ao deputado Tér-cio Albuquerque, em nome daCâmara, foi feita pelo vereadorOlivio Buzzanello e o senador Al-varo Dias foi saudado pelo verea-dor Valdir Salvan.

Além dos homenageados edos vereadores, usaram da pala-vra a prefeita Lenir dos Reis Spa-da e o padre Odair Danieli, repre-sentante do vigário paroquial.

Com esses dois títulos, SantaTerezinha de ltaipu possui três ci-dadãos honorários, O primeiro é opadre Selso Eugen Feldkircher,vigário da paróquia no período de1977 a 1983 e atualmente exer-cendo o cargo de supervisor pro-vincial da Congregação dos Ser-vos da Caridade. O titulo foi en-tregue no dia 2 de maio de 1984.

Prefeita Municipalhomenageia professores

Segundo Alvaro e as princi-pais lideranças do PDT em Foz doIguaçu, o comício com Leonel Bri-zola, que será realizado amanhãpoderá ser o fator que fará deslanchar a campanha eleitoral pe-detista. Nesta última semana, otrabalho dos pedetistas ganhounovo ritmo tendo em vista a pro-ximidade do dia da eleição. Nãosômente várias reservas do Parti-do que estavam com pouco ritmopassaram a intensificar o trabalhoeleitoral, mas também vários ami-gos de Alvaro Albuquerque vestiram a camisa e foram para o corpoa corpo. O candidato a prefeitopassou a ter uma agenda superlotada. Diariamente sai para visi-tas pela cidade e todas aç noitessão realizados comícios. VitórioBasso e Roberto Fava, são doisexemplos de lideranças que se in-corporaram definitivamente àcampanha de Alvaro. Por outrolado o candidato a vice-prefeito,Juvenil Marta, passou a ter umaatua ção tempo integral, 'osturan-do contatos e bases de apoio. Ao

la, que será rece pcionado em Fozpor uma grande multidão.

A partir das 19 horas o show-micio do PDT começará na 3 pis-ta da avenida JK. Conjuntos mu-sicais, grupos folclóricos e repen-tistas darão colorido e descontra-ção na concentração, que confor-me espectativa dos organizadorespoderá alcançar umas cinco milpessoas.

Logo após o comício, LeonelBrizola irá para o Rafain PálaceHotel, onde manterá reuniõescom lideranças da região e per-noitará. No dia seguinte dará con-tinuidade a maratona eleitoral se-guindo para Santa Helena, Me-dianeira e São Miguel do Iguaçu.Segundo previsão da ComissãoOrganizadora, a volta do Brizolapara o Rio de Janeiro será por vol-ta das 18 horas, saindo do aero-porto internacional de Foz doIguaçu.

Desde sua volta do exílio, estaé a quarta vez que Brizota vem aFoz do Iguaçu. Desta vez para fa-zer a campanha cios candidatos a

contrário de muitos comentáriosque correram pela cidade última-mente a campanha eleitoral doPDT mantém um ritmo de cres-cimento harmônico. Mas duas úl-timas semanas foram inaugura-dos dois Comites de bairro umno Rincão São Francisco e Outrono Porto Meira. Atualmente sãocinco Comitês atendendo a popu-lação e dando apoio aos militan-tes e simpatizantes do Partidoengajados na campanha de Alva-ro para a prefeitura.

O desempenho de Alvaro nosdebates e nos programas do TRE,tem sido um dos maiores motivospara este crescimento. O candida-to a prefeito pelo PDT tem de-monstrado conhecimento dosproblemas da cidade e uma linhade coerência programática, quefalta a seus adversários.

Nesta semana um fato criounovo impulso para Alvaro e seuscompanheiros de campanha. Foiuma eleição simulada realizada no

prefeito o vicn peio PDT, Alvaro eJuvenil. Segundo as liderançasdo partido, esta eleição vai repre-sentar um marco de muita impor-tância no trabalho de construçãodo PDT nível estadual. "Nôstra-balhistas temos uma vocação his-tórica para exercer o poder públi-co e executar planos de trabalhovoltado ás grandes maiorias. Dainosso empenho e dO governadorBrizola na eleição dos candidatosa prefeito do Partido", afirmouAluizio Palmar, presidente doPDT em Foz do Iguaçu e membrodo Diretório Nacional.

Mas no é sómente esta vo-cação historica que motiva os pe-detistas neste episódio eleitoralde 15 de novembro.A estratégiaeleitoral do Partido, conduz a for-mação de lideranças em todo opaís com vista a eleição para As-sembléia Nacional Constituinte.Existe um grande esforço nacio-nal por parte do PDT para con-quistar a eleição direta para presi-dente e conduzir Leonel Brizola ápresidência da República.

centro da cidade Nesta simuladavotaram 248 pessoas. Deu Alvarocom 71 votos, Dobrandino coro70, Tércio 57, Ozires 42 e Caetanocom 1. Quatro indecisos, três nu-los e um em branco fazem a somadas 248 pessoas. A votação foi or-ganizada por Omar de Oliveira(PMDB) e foi fiscalizada por pes-soas do PDT, PMDB e PFL. Fo-ram oito fiscais e todos assinarama ata da apura cão. Este resulta otransmitiu eufori entre os pede-tistas. Segundo Alvaro, o cresci-mento do seu nome entre os pre-feridos deve-se à vulnerabilii:adedos demais candidatos. "Nossoprograma de administração públi-ca é realista. Foi prenarado paraser cumprido em tres anos demandato. Enquanto os outroscandidatos falam em ornnizarcomissões para estudar os proble-mas da cidade e um Outro ore-senta um programa mirabolante.nós já definimos as prioridadessobre elas que temos debatidocom nosso povo", diz ainda Alva-ro de Albuquerque.

Os professores do Municípiode Santa Terezinha de Itaipu, re-ceberam homenagem pela passa-ciem do seu dia que transcorreuno dia 15 passado.

O inicio da comemoração dodia do Professor, começou com aMissa de Ação de Graças, na Ca-pela Nossa Senhora do Carmo. às20:00 horas.

As 21:00 horas, a PrefeitaMunicipal, Lenir dos Reis Spada,ofereceu aos professores um jan-tar no Restaurante Tamburi, ondecompareceram aproximadamente150 pessoas entre professores eacompanhantes.

A Coordenação Municipal doPrograma do Voluntariado Para-naense - Provopar, agradece atodos aqueles que colaborarampara o êxito da Gincana Primave-ra, com trabalho ou com a honro-sa presença.

Parabeniza os classificados:1° lugar - S.I.E.C. (com 5.626pontos)2° lugar - Colégio Agrícola (com3.769 pontos)3° lugar - Senac (com 2.7oontos)

Na oportunidade foram ho-menageadas duas professorasmais antigas do Município: Se-nhora Alzira Zilli e Elvina Eyng,sendo que ambas ainda militamno ensino, embora já aposenta-das.

No final da comemoração, osprofessores fizeram uma homena-gem especial à senhora PrefeitaMunicipal, entregando-lhe umaplaca, destacando e agradecendotodo o esforço do Executivo Mu-nicipal que não vem medindo es-forços em prol da Educação noMunicípio.

4° lugar -- Escola Tarquinio San-tos (com 2.002 pontos)50 lugar - Colégio São José(com 1,841 pontos)6° lugar - Anglo Americano(com 1.7 pontos)

Foram arrecadados 5.476 kgem gêneros alimentícios; 5.7471unidades de roupas e calçados e3.095 unidades de material esco-lar. Estes produtos serão distri-buidos às entidades assistenciaisde nossa cidade.

Quando Leonel Brizola des-cer do jatinho em Francisco Bel-trão no próximo sábado, estarácomeçando uma verdadeira ma-ratona eleitoral a favor dos candi-datos a prefeito pelo PDT. A horada aterrizagem está prevista paraas dez da manhã. No mesmo ae-roporto um avião bimotor levará olíder trabalhista e sua comitiva pa-ra Barracão onde será realizadoum comício ás 11 horas da ma-nhã. Logo em seguida o governa-dor do Estado do Rio de Janeiro per-correrá por terra e numa Veraneioaproximadamente 1E0 quifrme-tros, passando por Santo Antoniodo Sudoeste, Pérola, Planalto eCapanerpa.Em todos estes muni-cípios o PDT está concorrendo áseleições e haverá comícios no sá-bado. Conforme a programaçãofeita entre os candidatos a prefei-to. Brizola e o presidente nacionaldo PDT, Doutel de Andrade, às 17horas o líder maior do trabalhismo

- sairá do Sudoeste com destino aFoz do Iguaçu. Novamente um bi-motor estará transportando Brizo-

PDT inaugura mais dois comitêscampanha entra em ritmo de reta finál

Provopar agradece

Lf)

o

oE0

1-

ooZ

Page 12: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

[I R ODUIOS DE ()(IAI iDAr4

O bem vestir da cabeça aos pés

Av. JK., 456 - Foz do- Iguaçu

lir,àE

E—Ao

o

o—i

o

e.i

Ln

o

4)-c

oo.E4)

1-oli)oZ

DISCOTHEQUE1 O PONTO DE ENCONTRO

V DOS IGUAÇUENSES'

SHOWSDÉTERÇA A DOMINGO

Rua Rio Branco, 577 - Fone: 74-2727Foz do Iguaçu

Palácio das NoivasAlugamos e vendemos

vestidos de noivas e todoos acessórios

Av. Brasil 1111, sala 102, 1 1 andar.

1 V('lf!/.:\jj..ew$,-nlaaj /•ll GER-li.

PaetêsMaiôsBiquinis

ONDE VOCÊESTIVER EXIJA

?JIiIFILIAL EMMAR1NGÀ

IMPORTANTE COMO VOCË...8R277Km 536- Parque.Presidente

Fone: 73 5724 Foz do lguaçuPo,ziná

Dr. Moisés ChagasAdvogado

_T1^Direito Civil- Direito Comercial

Direito Trabalhista - Direito CriminalDireito Família

Av. dos Presidentes, 571 - Fone: 41-1174Santa Terezinha de Itaipu

Novo Comando irá dirigir estes 30dias que ainda faltam para as elei-ções municipais no Comitê docandidato Tércio Albuquerque.Reunião neste sentido foi realiza-da na última segunda feira, com apresença de 14 dos 20 suplentesde Vereadores do PDS, queapoiam Tércio Albuquerque.

000Quem irá coordenar a parte finan-ceira da camapnha e o empresárioLyrio Meozmo, que foi inclusiveindicado como vice de Tércio.

000Muito concorrido os fins de se-mana em Foz do lguaçu. As boa-tes e discoteques por exemplo, vi-vem super-lotadas é muito co-mum encontra aqui gente quenoticia em outras capitais.

000Luci Modas, em plena AvenidaJK, trazendo do Rio e So pauloas novidades da moda verão /86,para as gatinhas e os gatinhosque adoram curtir uma tempora-da diferente. Elegância no tempreço, confira minha dica aindahoje com a Luci.

000Neste dia 26, na Casa da Amizadea 1 8 Festiva Interciubes na gestodo presidnete Sadi Buzanelo, noRotary Club Foz/Ponte. Novossócios serão admitidos na oca-slo.

000Bazar das Linhas, da minha amigaButtura, com a última linha de tra-jes de banho para você aproveitareste verbo iguaçuense. Que porsinal vem com tudo.

000E Maringá deu a dica para queFoz do Iguaçu encontre o cami-nho das vitórias nos próximos Jo-gos Abertos do Paraná. No con-seguimos nada, apesar do bomtrabalho do professor Paulo MuI-ler, responsável pela deiegaçoo município.

000Se você tem dividendos do seutelefone aguarde a visita de umsócio do RutaryCiub Foz/onte,para doar á Associação AlbergueNoturno So Joo Batista - quevem edificando o 10 Albergue dacidade - sob a coordenação doRotary club,

CooCom o forte movimento de turis-tas em nossa tríplice fronteira, omal atendimento de quase todaas funcionárias de lojas do comér-cio de Ciudad Presidente Stroes-sner é uma constante. Que tal aJunta ei Comércio (tipo nossaACIFI) dar uma olhada nisso. Va-cas gordas no existem sempre. Eviva o Turismo de Foz do Iguaçu.

Hotel Internacional-Foz, sob ocomando competente do amigoJoo Antunes de Oliveira, comi;casa cheia até fevereiro de 86.Eventos e promções de nível domelhor 5 estrelas do Paraná.

000Com mais de uma hora de atrazo osenador Alvaro Dias, compareceuno último sábado, em Sta. Tere-zinha de Itaipu, para receber seuTitulo de Cidadão Honorário. Pelaprimeira vêz, o senador estavaacompanhado de sua esposa emnossa região.

000 . AOutro homenageado com o Titulo -foi o deputado Tércio Albu-querque, "pelos relevantes servi-

s pestados à Santa Terezinha, Edilse Santiago, 18 anos de idade,

mesmo antes de ser município", é uma das 23 candidatas ao título

A saudação ao deputado candi- de "Garota Diário da Cidade" cu-

dato a Prefeito em Foz do Iguaçu, ia fina/Issima acontece hoje â noi-

foi feita pelo vereador Olivio Bu- te no Restaurante Kel/er's, com

zanelo, autor do Projeto. Jantar desfile.

000O

O Lions Clube Foz do Iguaçu ltaColunista agradece o convite da primeira dama do Município pu estará realizando no próximo

dia 19 a XI Festa da Cerveja e elaNelci Dal-bó Lima, oferecido promete ser um sucesso. O local?têm, no Rafagnin Palace Hotel, às É no Country Clube.esposas de todos os prefeitos doParaná, que participam do Con-

000

gresso da classe em Foz do Igua- No Programa "Compromissoçu. Mulheres bonitas marcaram com a verdade", levado ao ar to-

presença nesta recepção-chá. dos os sábados pela TV Naipi.000 uma critica é geral e unânime- os

Dia 6 de dezembro, no Hotel ln- apresentadores entendem muitoternacionai.o mais badalado con- pouco de politica,muto menos decurso de todos os tempos na re- perguntas e análises dos candida-

q io. Miss Foz do Iguaçu 86, uma tos à prefeito. Profissionalismo é

promoção do Colunista Araújo, bom em tudo.com apoio da Prefeitura Munici- 000

pai e ChamaloteMagazine, da mi- Aconteceu sexta passada, nanha amiga Sandra Britto. Mais de Skorpius, do Hotel Internacional,

milhões de cruzeiros em pré A Noite do Ti-Ti-ti, com desfile de

mios ás participantes. Gente Vip modas de Kamalito Magazine.no corpo de jurados. A vencedora Coreografia de Esteja Souza Ro-representará Foz no Miss Paraná drigues. Um Sú.86. 000

000 Dia 1° de novembro, a tradicionalNo Internacional ain, dia 25, "Festa das Bruxas" no lazigi, é oconcerto de piano com Rosely de conhecido Helloyn, para brasileiroSouza Mota. nenhum botar defeito.

[L

r..:

811 4Voluntárias ou ftovapar quando ci Dai Bá Lima, pe Germanofaziam doações á Catedral Sao Lauck, Maria Zilpa da Silveira,Joo Batista. Da esquerda para a Nora Calegari e Mara Regina Por-direita: Maria Rosany Aguirra, Nel- tes.

O senador Alvaro Dias, acompa nhado de sua esposa Débora, nomomento em que esperava para receber o título de cidadão hono-rário de Santa Terezinha de Itaipu.

Em primeira mo

Lt\CLk!E(:I\ TOS

(DL.-tRF.

Requinte, padrio,crjaiit'idadi' ,' mil opções

para ti mulher

Av.JK 47 Fone 733999o? cio Iquscu P'

Page 13: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

o

o

o-,oo£

-aO ministro L-s(e/ita Lins estará lan-çando seu livro hoje

Presentes e Decoraçõesbreve em Foz

Rua: Bartolomeu de Gusmo, n°512Fone: 74-322 - Foz dotguaçu-Pr.

O momento em que o deputado Tércio Albuquerque recebia das mios do vereador OlMo Buzene/-lo, o título de cidadão honorário de Santa Terezinha de Itaipu.

Na Avenida Brail n°531, na gale-ria Abbas, foi naugurado na se-mana o primeiro restaurante Na-turil de Foz do Iguaçu. Confira. Ëda nossa amiga Ray.

000Conheça o novo curso de nataçãodo Ginástico e entre em formaneste Verão 85.

A Loja Malu, especializada empresentes e decorações, do casalMiro/Lúcia Miranda, inaugura nospróximos dias. Os iguaçuenses te-ro uma nova opção no setor. So-mente para quem tem bom gosto.

Ontém, dia 17, Carlos Donato feza abertura da exposição de foto-grafias que tem como tema "VilaB, Sua Gente e Seus Momentos",com apoio da Colorama - Labo-ratório Fotográfico. A exposiçãofoi um sucesso e teve grandeaceita ço.

000Parabéns aos aniversariantes dasemana: isa Lemos, Edson Teixei-ra, Leiko Fukushima, José Cesarde Souza, e ao colega A(vir Pre-ner da TV Tarobá -

000

RESTAURANTE ARAU[.PaeIIa ValencianJ COZINHA INTERNACIONAL

Frutos do MarPeixes Foi criado com oVatapa

Camarões objetivo de satisfazerCaldeirada seu apurado ?aladarBacalhau

Carnes Rua Almirante Barroso, 893 Galena Vid*Aves

Massas Fone: 74-3084 foz do Iguaçu-12R.

Dia 15, foi aniversário da amiga C

Sandra Britto, a festa-surpresaaconteceu no Kelier's, com mui- rtos amigos.

000Quem também comemorou maisum aniversário de casamento foi Eo casal Nelci/Levi Maram. Para- Cbens. t

000 cAguarde para o mês de dezembro fia melhor novidade para seu filho'Matriculas grats para todos os Ncursos do pré-escolar. Em brevedirei qual é a Escola de Foz que cclança esta promoção inédita, a 5

000 - zQuem aniversariou no último dia li12, foi a "baixinha" Neuza Gomes Ode Souza. Ela comoletou seus...bem já que ela prefere nao divulgara idade, os parabéns dos amigosque participaram da sua festinha.

000Gente que faz noticia, gente que éa noticia, e gente do mundo Vip gde Foz do Iguaçu, tem encontra-do um tempinho para curtir bonsmomentos com seus familiares noABAETE, um dos mais sofistiõa-dos restaurantes da regio. Cozi-nha de linha internacional sob ocomando do "Paquito" e sua es-posa Sónia. Confira minha dicaneste final de semana.

000Dia 15 se aproxima e a máquinavai funcionar. Para o PMDB é cla-ro.

000Primeira dama do municipio, Neci -

jue participam do 14 Congresso4unicipaIista. A esposa do gover-tador, Arlete Richa, coordenado-a do Provopar no Paraná, tam-iam esteve presente.

000mpresários Paulo Mc Donaldhisi completou idade nova on-

em, dia 19, quando foi agraciadoom uma festa surpresa pelosncionários do seu jornal, oDiário da Cidade".

000linistro Augusto Estelita Lins,nsul geral do Brasil em Stroes-

ner, receberá um grupo de ami-ades de Foz do Iguaçu hoje (dia3) a partir das 19 horas. Durantecoquetel no consulado do Brasil

em Stroessner, o ministro distribuirá aos convidados seu novo livro de poesias que tem o titulo di"Antipoese" e apresentará outrolivro que acaba de lançar e se en-contra a venda nas livrarias Wa-dipel e Renapei. Chama-se "E ,P eC - Etiqueta, Protocolo e Ceri-monial",e está sendo lançado emBrasilia, Rio de Janeiro e SãoPaulo.

000Sob a coordena co de Ivam Amo-rin, seguem todas as noites apar-tir das 19 horas e aos sabados edomingos o dia inteiro no lpê Clu-be a 1 Copa de Tênis Mundo dosEsportes- Bourbon".

000Os amantes do esporte brancotêm tido oportunidade de assistiraos jogos dos astros do tênis deFoz do Iguaçu e P. Stroessner.Vamos conferir, o torneio vai atéo dia 26 de outubro.

000Nesta 1 Copa de Tênis Mundodos Esportes - Bourbon", temosa participação das tenistas femi-nina, onde a grande favorita é An-gela Columari. Parabéns ao Ivan,Ingo e Gaspar pela brilhante ini-ciativa.

000Amifoz-Associação das Micro ePequenas Empresas de Foz dolguaçu convida todos os associa-dos e demais interessados a parti-cipar da Assembléia Geral paraaprovação do estatuto, a ser reali-zado no Foz do Iguaçu CountryClub as 18h30 do dia 18 de Outu-bro. Na ocasio haverá palestras eciebates.

/

l LOTIMfIPAZINE

1U meitOflOVOÁ6

de vestirLinha masculine,

feminino infantil

P.u.t Almirante Barroso, 806-A- Fone: 74-3876 - Foz do lguaçu-Pr.

[DIVIRTA-S E GANHANDODINHEIRO

31'DON(E

1 VINGO

JOSÉô4' EFTRÔNIICQI)E TV

Av. Monsenhor Rodriguez, 154Ciudad. P. e. S troessner - Paraguai - Fone: 2544

Vôo LivreBoutique

rA

A copia! da m.da num

I k2iv O St.

Av. Juicelino Kubj0chek, 450- Telefone:74-3842 . FOZ DO ICUAÇU- PR

Venha conhecer umanova filosofia

de Consultoria Juridica

AdvogadosAdemar Martins Montoro

Sérgio GomesLuiz Antonio Assunção de Araújo

II tt Ii'Lirrn i tio d' \lenhlonça N. 91

100 es 0133 71-1 i:t / 74-1682

(:EI' 85890 - I'oz do Iguaçu - Pr.

Dai Bó Lima esteve ontem, no Ra- A beleza da foto é Eliane Grapeg-fain Pálace, oferecendo um chá- gia, "Rainha da Primavera" de

bingo, com desfile do modas,a Santa Terezinha de Ifaipu.todas as espos.-, dos prefeitos -

[SI IIj.'IIj.iIAS VOCÊ

PODE GANHAR10 milhões

A PARTIR DAS20:00 HORAS

1t.

es

50"es

Lf,

1

es1

0,1

o

E

oi5oz

Page 14: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

Em apena5novas o

Quem percorre as ruas da ci-dade de Toledo hoje, certamentenotará um grande número de no-vas e modernas editicaç6e quevêm modificando de forma bas-tante a entuada o perfil arquitetõnico e urbanistico da cidade.

Na realidade,o que está aon -tecendo é que apesar da criseeconômica o Município de Toledoestá vivendo os efeitos da políticadesenvolvimentista implantada apartir da posse do prefeito AlbinoCorazza, em fevereiro de 198.

Segundo (lados compiladospela Secão de Aprovação de Pro-jetos da Prefeitura Municipal -que è o setor responsável pelaconcessão de licenças para cons-truçao de qualquer tipo de edifi-cação -- ,de 1°de fevereiro a3l dedezembro de 1983 foram expedi-dos 717 alvarás de licença. Noano passado, esse número de Iici'nças subiu para 87, e nesteano até o dia 5 de setembro os aivarás para construção chegarama417. Ou seja, nesses dois anos esete m-ses em que a equipe "To-ledo : Comunidade no Poder" es-tá á frente da administração públi-ca foram liberados um total de2.013 alvaráss de licença paraconstrução, fato que segundofonte da Prefeitura "por si só de-monstra a confiança que a popu-lação e que vastos setores empre-sariais, vêm depositando na admi-nistração Albino Corazza, inves-tindo aqui os seus recursos nacerteza de que Toledo é hoje, noEstado do Paraná, um dos seus

31 meses, mai)nstruçoes em'mais importantes Municípios".

CONSTRUÇÃO CIVILPreocupado como refluxo na 1

área da construção civil e com oconsequente aumento 10 desem-prego nesse setor, o prefeito Albi-no Corazza enviou à Câmara Mu-nicipal, em maio de 1983, projetode lei propondo a criacão do Pro-grama Municipal de Incentivo aoDesenvolvimento da Política eemprego. Transformado na lei n°1.133/83, de 3 de junho di' 1983, oPMIDPE estabeleceu medidas -mergenciais para fazer frente aodesemprego e minorar os reflexossociais da crise económica brasil-leira sobre os desempregados re-sidentes em Toledo. O prograr apreconiza, basicamente, o incen-tivo à construção Civil, à implantação de novas indústrias e à ex-pansão do parque industrial exis-tente no Município Para tanto,foram concedidas isencões da taxa de licença incirlente sobreexecução de obras e do ImpostoSobre Serviços de Quaquer Natureza, no que concerne à construção civil; e doação de pedra 1

britada e execução de serviços deterraplenagem pela '.unicipalidade em áreas de implantação e irrplementações industriais, o obl.tivo de incentivar a instalação d-novas indústrias.

GOVERNO DEMOCRÁTICOEm 1983 foi também institui

do o Programa Municipal de In-centivo às Indústrias Caseiras, ho-je um exemplo já seguido por ou-tros Municípios brasileiros. co-

E Iêtrônic'Três Fronteiras Ltda.

Consertos dé TV a cores e preto ebranco, toca-fitas, aparelhos de som,

venda de materiais eletrônicos, instalaçãode som em automóveis, som ambiente

antena coletiva.

Av. República Argentina, 570 - Centro - Fone: 73-3731Foz do Iguaçu - P. araná

73-4114Projetos e instalações elétricas, consertosde ar condicionados e eletrodomésticos

em geral.Rua Bolívia, 135- Vila Paraguaia

Foz do Iguaçu - Paraná

01 191 [•1±kSi t1 VÁ

• i'• •-' ••

MARCA DA NOSSA ERRA

OrganizaçãoContábil Deita

DeitarWLJCOMPRA.

nar ImóveisVENDA-ALUGA

Seriedade - S igilo PrecisãoDe Itamar Corretora

de SegurosRua Benjamin Constant, 49

Fone: 74-3551 - Foz do Iguaçu - Pr.

a novoIIAC9II4j

da

[XCI USIV/D4DE

O MAIOR CENTRO DECOPIAS DA REGIÃO

Rua QuintinoBocajú-.a, 470Fone 73-1904

1W. BRASiL, 805 W 74-2166

"J ogos de Cascavel foram osmelhores de todos os tempos"

O coordenador de esportes a tempo algum houve tanta confra-

Secretaria da Cultura e do Espor- ternização, tanta união e tanta

te do Estado (SECE), Lélio Cesar, motivação comunitária"

concorda com a opinião geral de Os vencedores dos torneios

que a 28 1 edição dos Jogos Aber- dos XXVIII Jogos Abertos, por

tos do Paraná, iniciada no dia 4 e modalidades foram os seguintes

encerrada dia 13, foi coroada de -/. municípios: masculino-futebol re

pleno êxito, e Cascavel "realizou campo: 1° Cascavel, 2° Maringá;

os melhores JAP's de toda a his- ' ii boIão: 1° Cascavel, 2°Toledo; tiro

tória da competição". Lélio Cesar ao alvo: 1° Cascavel, 2° Foz rio

fez esta afirmação 'as seleções Iguaçu; basquetebol: 1 0 Maringá,

vencedoras do toneio, quando o , 20 Londrina; ateltismo: 1° Londri

município de Maringá recebeu o ria, 2° Maringá; beisebol: 1° Marin

troféu de campeão geral dos gá, 2° Londrina; bocha: 1° Coro-

XXVIII Jogos Abertos do Paraná, nel vivida, 2° Cascavel; futebol de

marcando 157 pontos, e também salão: 1° União da Vitória, 2 1 Pato

os troféus de campeão masculino 1 - Branco; handebol: 1" Maringá, 2

(89 pontos) e feminino (68 pon- Curitiba: Judô: 1 Maringá,2° Cu-

tos). O vice-campeão geral é o ritiba; Pólo-aquático: 1° Londrina,

município de Curitiba, com 149 2° Ponta Grossa; saltos ornamen-

pontos, que igualmente foi vice, tais: 1° Curitiba, 2° Londrina; tê-

nas duas divisões das modalida- nis de mesa: 1° Curitiba, 2° Lon-

des. • ,,,_,_, drina; tênis de campo: 1° Curitiba,

O município-sede, Cascavel, 2° Cornélio Procópio; Volibol: 1°

marcou sua melhor participação Londrina, 2° Cascavel; xadrez: 1°

na história dos JAP's, ficando Ponta Grossa, 2° Maringá.

com o terceiro lugar o masculino, ' No feminino, as classificações

quarto no feminino e igualmente finais dos Jogos Abertos do Para-

quarto lugar na classificação ge- ná se distribuiram da seguinte

rol, com 133 pontos, logo atrás de maneira: ciclismo: 1° Curitiba, 2°

Londrina, terceiro colocado com Cascavel; atletismo: 1° Maringá,

139 pontos. Embora muitos pro- - 2° Curitiba; basquetebol: 1° Urai,

biemas e inumeras dificuldades 2° Curitiba; boião: 1° Curitiba, 2'

tenham sido enfrentadas para o Cascavel; ginástica rítmica des-

desenvolvimento do torneio - in- portiva: 1° Londrina, 2° Maringá:

clusive a chuva, que forçou a rea- handebol; 1° Maringá, 2° Goio-

lizacão de alguns jogos tias cida- - erê; tênis de campo: 1° Maringá,

des de Toledo e Corbélia -, a 21 Ponta Grossa; tiro ao alvo: 1°

avaliação final é extremamente To/entino na entregados troféus Foz do Iguaçu, 2° Maringá; volibol:

positiva, segundo Lélio Cesar: "crn 1° Cascavel, 2 1 Curitiba; xadrez: 1"problemas que ocorrerarti so co- de Cascavel, Fidelcino Tolí'ntino, Cascavel, 2° Peabiru. A próximamuns a todos os jogos, mas ainda os XXVIII Jogos Abertos do Para- versão dos Jogos Abertos do Pa-assim aqui eles foram bem meno ná registram um dos momentos raná será em Paranaguá, nores do que se poderia esperar" mais significativos da história do ano que vem, e a séde em 1987

Para o prefeito do município Município, "porque nunca em será Campo Mourão.

s de milToledoplailo às atividades da Escola doTrabalho, o PMIIC (riou novasoportunidades de emprego, im-pulsionou as atividades artesanais- foram criadas a Escola do Bor-dado e a Casa do Artesão - e im-plementou a realização de cente-nas de cursos de forma ção eaperfeiçoamento profissionais,propiciando a abertura de novosmercados, a melhoria da renda fa-miliar e, consequentemente, umasignificativa ascensão no padrãode vida da população em geral.

Page 15: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

Cascavel na rota do contrabando de bebêsEmbora a Policia de Cascavel

'inda no tem sido acionada paraolaborar nas investigações cen-

:ralizadas na Delegacia de OrdemSocial, em Curitiba, já no há-nais dúvidas de que a "capital doDeste" integra a rota do tráfico deDebês - crianças brancas, re-cém-nascidas, que são agencia-das por uma quadrilha com rami-íicações em todo o Pais e vendi-das por quantias elevadas a pes-soas interessadas no exterior.

Na represso à quadrilh&co-mandada por Arlete Honorino Hi-lu - que teria uma agência deadoção de menores no Rio de Ja-neiro como forma de dar "facha-da" a suas atividades ilegais, aPolicia curitibana resgatou no fi-

nal da semana passada oito crian-ças, todas elas de cor branca, loi-ras e com poucos dias de vida,que se encontravam em poder depessoas ligadas à quadrilha e se-riam remetidas para o Rio de Ja-neiro e dai provavelmente para oexterior.

Entre elas estavam um meni-no e uma menina, encontradosquinta-feira, dia 10, na casa de Lilidos Santos, % anos, residente nobairro Santo Inácio, em Curitiba.Ela recebeu os bebês de uma mu-lher loira, alta, de olhos verdes,bem trajada, chamada Margareth,e de um homem baixo, de cabelosgrisalhos, identificado por Osmar.

A dupla, que viajava num car-ro Fiat bege, havia agenciado as

crianças em Cascavel, compran-do os bebês por 350 e 500 mil cru-zeiros respectivamente junto auma prostituta com o auxilio doirmo de Arlete Hilu, Zacarias deMorais Victor Filho, tem segundoa Policia vários contatos na regiãoOeste.

Margareth e Osmar ficaramsabendo que Lili estava em difi-culdades financeiras e por isso,no último dia 3 de outubro, leva-ram-lhe os dois bebês que propu-seram que ela cuidasse das crian-ças apenas por alguns dias, me-diante gratificação financeira.

A aço da Policia em torno dasatividades de Arlete Hilu fez comque o estranho casal se retraísse e

no mais voltasse à casa de Lili.Esta por sua vez entregou o me-nino e a menina à Policia e, apósprestar depoimento, foi liberada,já que aparentemente fora iludidaem sua boa fé. Fontes policiais dacapital acreditam que só em Cas-cavel a quadrilha teria agenciadomais de 20 bebês nos últimosanos, cujo paradeiro é ignorado.Todos estio provavelmente notvterior.

A quadrilha é "especializada"em comprar crianças recém-nas-cidas de mies solteiras que notêm condições de criá-las. Segun-do a Policia, Arlete no pagavamais do que 700 mil cruzeiros porbebê e os comercializava princi-

palmente junto a casais israelen-ses por 40 milhões de cruzeiros.

As conexões da gang so vas-tas: há ramificações em vários Es-tras cidades, além de Curitiba,t 'ascavel e Foz do Iguaçu. Maisde 100 pessoas estariam envolvi-das no tráfico de bebês, entre elasmédicos, advogados e comer-ciantes.

bebês, entre elas médicos, advogados e comerciantes.

A conexo cascavelense ain-da está por ser desbaratada porinteiro. Há fortes indícios de queela se encontra muito bem estru-turada (inclusive com gente "debem" envolvida) e faturando mi-lhões de cruzeiros.

AQUI COMEÇA O FUTURO.Não é preciso bola de cristal para adivinhar

o futuro de um estado dinâmico como o Paraná.Basta ver o que o Badep está fazendo hoje.Através de linhas especiais de crédito, o Badep

fmancia grandes, médias, pequenas e microempresascom facilidades que nenhum outro banco oferece.

Além de apoiar e acreditar em idéias capazes degerar novas fontes de renda e empregos.

Tudo isso, para garantir aoParaná as condições necessárias (1à construção de seu futuro.

Um futuro com muito maisoportunidades para todos.

o0

õAqui começa o futuro.

PÁ RA NASecn'&n,,b.

Lf

es

4)

oaE4)

1-

o

oZ

Page 16: CASCAVEL NA ROTA DO TRAFICO DE BEBÊS GANG ......nais relógios, pomadinha chinesa e óculos para sol. Finalmente depois de alguns mas gestões para acalmar os âni-mos, o governador

-0

w1

-SERA QUE NAQ

EXISTE UMA FORMAMAIS FACIL

\ DECOMEÇAR•

ooo

o.)yp, SACOFL.' íTP /

Sli

-JL7,

pGVA REPOPM

SE EU FORELEITO EU

PROMO 4CURA DAAIDS.

iTI,e Pop o .

1

!. 4

,j \ 3Fpp¼IEE.'MEDOIx

ATENÇÂOESTA PÁGINA ESTA' TOTALMENTEESTERILIZADA. PODE 5RUSADA PARA QUALQUEP, PIMJAo lIA PERIGO DE CONTAMIN4ÇFO

DA AIDS.

vo-re IiO O2IPJS g GANHE

GELADEIRAS, COLCH?JES, FOç,6E5ALIA, CIMENTOS CAL ,ETC.-

PP(MI ;t.'; . rrlMrT'

rri pU- PFL

A- 9 t

-J4MEUS AMIGOStdAO VAMOS PR.DER TEMPOFALANDO DO POSVAMOS FALAR DAS COISAS00 PMDB, PDT PFL, PTE 13LA.13L48LA 4FEIASNGUE PODE

p0Ui1 DOIS LOTESE TEZRA VEiQ

SE UMEU pAr,A0S

QU iv4C 7/LqNEf'1 ti/vi.

o

O

o

o

o

pDsEU PROMETOCOMBATER O PIOLHOEM FOZ DQIGUÇuVOU MANOARCORTARO CABELO O To p,AS, CRIANÇAS

L

1