chave biblica

45
CHAVE BÍBLICA CATÓLICA Com acepções e contextualização dos verbetes. Com reprodução ampliada das passagens bíblicas.

Upload: paulo-alessandro

Post on 07-Dec-2014

244 views

Category:

Spiritual


11 download

DESCRIPTION

Chave Biblica

TRANSCRIPT

Page 1: Chave biblica

Chave bíbliCa CatóliCa

Com acepções e contextualização dos verbetes. Com reprodução ampliada das passagens bíblicas.

Page 2: Chave biblica

Apresentação

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreen-der, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra (2Tm 3,16-17).

São Paulo, ao escrever a Timóteo, o exortava a respeito da importância do conhecimento das Sagradas Escrituras, pois elas proporcionam a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo (2Tm 3,15).

Desse modo, temos a alegria de apresentar a Chave bíblica católica, obra fundamental de apoio à leitura e ao estudo das Sa-gradas Escrituras. Com ela você encontrará facilmente versículos e referências bíblicas.

Desejamos que este livro o ajude a meditar e conhecer mais a fundo a Palavra de Deus.

Page 3: Chave biblica

Após definir e contextualizar o verbete em cada uma das suas acepções, a Chave bíblica católica indica as passagens bíblicas em que apa-recem a referida palavra ou o conceito envolvido. Na maioria das vezes, o verbete aparece de forma evidente na passagem bíblica citada; porém há situações em que a compreensão se dá por extensão de sentido.

Todas as citações e textos bíblicos estão de acordo com a Bíblia Ave-Maria e são aqui reproduzidos de forma estendida, facilitando sua identificação pelo leitor.

Logicamente, este livro não substitui a leitura da Bíblia; ao con-trário, subentende sua utilização. Seu grande mérito é justamente possibilitar o acesso mais rápido e completo aos temas bíblicos.

ÁGUA– É empregada no plural para indicarvida, sendo logo separadas, conforme a mentalidade semita, em águas superiores (chuva) e inferiores (mar):

Gn 1,6: Deus disse: “Faça-se um firmamentoentreaságuas,esepare ele umas das outras”.

– São exemplos da água em sentido próprio: Ex 17,5-6: Ferirásorochedoeaágua jorrarádele:assimopovopoderábeber. Nm 20,8-9: Farásbrotaraágua dorochedoedarásdebeberàassembleia e aos seus rebanhos. Dt 8,15: Terraáridaesemágua, ondefezjorrarparatiáguadorochedo duríssimo.

Verbete

Acepções

Reprodução ampliada da

passagem bíblica

Referência bíblica

Como utilizar a Chave bíblica católica

Page 4: Chave biblica

Como ler as citações bíblicas

As citações de textos bíblicos são apresentadas da seguinte ma-neira: nome do livro (ver abreviaturas nas páginas 494-495), seguido do capítulo e do versículo em questão.

Muito importante, porém, é saber distinguir o valor dos diversos sinais de pontuação:A vírgula (,) separa o capítulo do versículo;O ponto (.) indica um salto entre os versículos: ler somente o número

que precede e o que segue;O hífen (-) é o contrário do anterior: ler desde um versículo até o outro,

sem omitir os versículos intermediários;O ponto e vírgula (;) separa citações, dentro do mesmo livro ou de um

livro para outro;Um esse (s) indica o versículo imediatamente seguinte ao número que

o precede; dois esses (ss), os dois seguintes; Quando não se indica o versículo, é sinal de que se trata do capítulo inteiro;O travessão (–) é adotado para citações extensas que ultrapassam o capítulo.

Exemplos1Cor 4,6-13: Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 4, versículos 6, 7, 8,

9, 10, 11, 12 e 13.

Jr 32,17-22.27ss: Jeremias, capítulo 32, versículos 17, 18, 19, 20, 21, 22, 27, 28, 29.

Pr 9,10; Sl 110,10; Eclo 1,16: Provérbios, capítulo 9, versículo 10; Salmo, capítulo 110, versículo 10 e Eclesiástico, capítulo 1, versículo 16.

Is 40–55: Isaías, capítulos 40 até 55 inclusive, isto é, 16 capítulos inteiros.

Jo 11: Evangelho segundo São João, capítulo 11 inteiro.

Tb 5s ou Tb 5–6: Livro de Tobias, capítulos 5 e 6.

Sl 95ss ou Sl 95–97: Salmos 95, 96, 97.

Tb 5,5–12,22: Livro de Tobias, desde o capítulo 5, versículo 5, até o

fim do capítulo 12 (versículo 22).

Rm 12,14.17.20s: Carta aos Romanos, somente os versículos 14, 17, 20 e 21 do capítulo 12.

O sinal “[...]” significa que houve corte na passagem bíblica.

Page 5: Chave biblica

7

Abismo

A ABA– Pai, papai, paizinho. Nome cari-nhoso e familiar usado por Jesus, ao suplicar a Deus que ouvisse sua prece, no Getsêmani:

Mc 14,36: Aba! (Pai!), suplica-va ele. Tudo te é possível; afasta de mimestecálice!

– Denominação dada a Deus por Paulo, Apóstolo, aos cristãos de Roma e da Galácia, a propósito da recepção do batismo que os tor-nara fi lhos adotivos de Deus. No livro do Eclesiástico, Deus já havia sido invocado como Pai:

Rm 8,15: Mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! Gl 4,6:Aprovadequesoisfilhosé que Deus enviou aos vossos cora-ções o Espírito de seu Filho, que clama: “Aba, Pai!”. Eclo 23,1: Senhor, meu pai e so-berano de minha vida.

– Ver PAI.

ABISMO – Grande profundeza na terra, onde estariam contidas as imensas águas do mar e das fontes em geral:

Gn 1,2: A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo. Gn 7,11: No ano seiscentos da vida de Noé [...] romperam-se to-das as fontes do grande abismo. Gn 8,2: As fontes do abismo fe-charam-se, assim como as barreiras do céu, e foram retidas as chuvas.

Ex 15,5: O abismo os cobriu; afun-daram-senaságuascomopedra. Dt 8,7: Vai conduzir-te a uma terra excelente, cheia de torrentes, defontesedeáguasprofundas. Sl 10,3: Quando os próprios fun-damentos se abalam, que pode fazer ainda o justo? Ez 31,4: As águas fizeram-nocrescer; o abismo fê-lo altear-se. Is 51,10: Não foste tu que secas-te omar e estancaste as águas dogrande abismo?

– Por extensão, emprega-se para indicar abundância e grandeza:

Gn 49,25: Com as bênçãos do céu altíssimo, com as bênçãos do pro-fundo abismo, com as bênçãos dos peitos e do seio. Sl 35,7: Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juí-zos são profundos como o mar.

– Às vezes são-lhe atribuídas quali-dades e gestos humanos; inclusive são convidados seus “habitantes” a louvarem ao Senhor. Seu uso em sentido fi gurado mostra o poder do Senhor sobre ele:

Jó 28,14: O abismo diz: “Ela não estáemmim”. Jó 41,23: Deixa atrás de si umsulco luminoso, como se o abismo tivesse cabeleira branca. Sl 41,8: Uma vaga traz outra no fragordaságuas revoltas, todososvagalhões de vossas torrentes passa-ram sobre mim.

Page 6: Chave biblica

8

Ablução

Ct 8,7: As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios o po-deriam submergir. Is 51,10: Não foste tu que secas-te omar e estancaste as águas dogrande abismo? Hab 3,10: Cai uma tromba--d’água,oabismo fazouvirasuavoz, e levanta as mãos para o alto.

– Em Gênesis, de cara se fala dele. É preenchido pelas águas inferio-res. Já em Gn 7,1-17 separa-se das águas que fi cam acima do fi rma-mento. Sobre ambos, de novo, se expressa o poder de Deus:

Gn 1,6-7: Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, esepare ele umas das outras”. Gn 7,1-17: Romperam-se naquele dia todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as barreiras do céu.

– Progressivamente o mar se tor-nou sinônimo do lugar do mal. Nele moram os demônios e os mortos. Conforme a mentalidade judaica, São Pedro o chama de lu-gar das trevas do inferno; com se-melhante crença o qualifi ca o autor do Apocalipse; inclusive diz que não haverá mais o mar (o mal):

Lc 8,31: E pediam-lhe que não os mandasse ir para o abismo.Rm 10,7: Quemdesceráaoabismo? 2Pd 2,4: Pois se Deus não pou-pou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno. Ap 9,1.11: Vi então uma estrela cair do céu na terra, e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Ap 11,7: A Fera que sobe do abismo lhesfaráguerra,osvenceráeosmatará.

Ap 17,8: A Fera que tu viste era, mas jánãoé;eladevesubirdoabismo. Ap 20,1-2: Vi, então, descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande algema. Ap 21,1: O primeiro céu e a pri-meira terra desapareceram e o mar jánãoexistia.

– Ver GEENA, INFERNO.

ABLUÇÃO – Lavagem ritualística das mãos e dos pés que os judeus efetuavam em certas situações, sugerindo purifi cação:

Sl 50,4-9: Lavai-me totalmente de minha falta [...]. Lavai-me e me tor-narei mais branco do que a neve. Ez 36,25: Derramarei sobre vós águaspuras,quevospurificarãodetodas as vossas imundícies. Zc 13,1: Jorrará uma fonte [...]para os habitantes de Jerusalém, queapagaráosseuspecadosesuasimpurezas.

– Justifi cativas e descrições desse gesto são encontradas em:

Ex 30,18-20: Farásumabaciadebronze para as abluções. Lv 8,6: Fez aproximarem-se Aarão eseusfilhoseoslavoucomágua. Lv 14,15: O sacerdote tomará amedida de óleo e derramará umpouco na sua mão esquerda. Lv 16,24: Lavaráoseucorponolugar santo. Lv 22,6: Lavaráseucorpocomáguae,depoisdopôrdosol,ficarápuro. Nm 8,7: Eis como farás parapurificá-los:asperge-oscomaáguada expiação.

Page 7: Chave biblica

9

Abnegação

2Cr 4,6: Salomão fez também dez bacias, [...] cinco [...] à direita e cinco à esquerda, para nelas fazer as abluções. Jz 19,21: Os viajantes lavaram os pés, e foi-lhes servida a refeição.

– Também no NT são apresenta-dos vários exemplos. Na cena do Lava-pés, Jesus o aponta como si-nal de serviço aos irmãos:

Lc 7,44: Entrei em tua casa e não medesteáguaparalavarospés. Jo 13,1-36: Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros.

– Em seguida, passou a receber o signifi cado de purifi cação dos pe-cados no ritual do batismo cristão:

At 22,16: Recebe o batismo e pu-rifica-tedosteuspecados,invocandoo seu nome. 1Cor 6,11: Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostesjustificados. Hb 10,22: O mais íntimo da alma isentodetodamáculadepecadoeocorpo lavado comaáguapurifica-dora (do batismo).

– Ver BATISMO.

ABNEGAÇÃO – Exemplos dessa virtude, já regis-trados no AT, são mais frequentes no NT:

Gn 12,1: O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar”. Gn 22,2: Deus disse: “Toma [...] teuúnicofilhoaquemtantoamas,Isaac;evaiàterradeMoriá,ondetuooferecerás”.

2Mc 6,18-31: Se eu morrer agora [...] terei deixado aos jovens um no-bre exemplo. Mt 4,20: Na mesma hora, aban-donaram suas redes e o seguiram. Mc 1,18: Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no. Lc 5,11: E, atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. Mt: 5,29: Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti. Mt 10,39: Aquele que tentar sal-varasuavidairáperdê-la.Aquelequeaperder,porminhacausa,iráreencontrá-la. Lc 17,33: Todo o que procurar salvarasuavidairáperdê-la;mastodooqueaperderiráencontrá-la. Jo 12,25: Quem ama a sua vida, iráperdê-la;masquemodeiaasuavida neste mundo, irá conservá-lapara a vida eterna. Mt 16,24: Se alguém quiser vir co-migo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Lc 9,23: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Mt 19,21: Se queres ser perfeito [...]vendeteusbens,dá-osaospo-bres [...]. Depois, vem e segue-me! Mc 10,21: Uma só coisa te falta; [...]vendetudooquetensedá-oaospobres [...] Depois, vem e segue-me. Lc 18,22: Vende tudo o que tens, dá-oaospobreseterásumtesourono céu; depois, vem e segue-me. Lc 14,26: Se alguém vem a mim e se não me ama mais que [...] a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Page 8: Chave biblica

10

Abominação

Rm 6,6: Sabemos que o nosso ve-lhohomemfoicrucificadocomele.

ABOMINAÇÃO – Termo empregado no NT para designar a ruína de Jerusalém:

Mt 24,15: Quando virdes esta-belecida no lugar santo a abomi-nação da desolação. Mc 13,1-23: Vês este grande edi-fício?Não sedeixarápedra sobrepedra que não seja demolida. Lc 21,5-24: Dias virão em que des-tascoisasquevedesnãoficarápedrasobrepedra:tudoserádestruído.

– No AT, refere-se à profanação do Templo pelos invasores:

1Mc 1,54: Antíoco fez erigir a Abominação da desolação sobre o altar. 2Mc 6,2: Mandou-o também pro-fanar o templo de Jerusalém. Dn 9,27: Sobre a asa das abomi-naçõesviráodevastador. Dn 11,31: Farão cessar o holo-causto perpétuo e instalarão a abo-minação do devastador. Dn 12,11: Quando for estabeleci-da a abominação do devastador.

ABRAÃO – O principal patriarca do povo de Israel tem seu nome trocado de Abrão para Abraão, por Javé, por-que não seria somente pai do povo eleito, mas da humanidade inteira:

Gn 17,5: De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e simAbraão.

– Sua história é narrada entre os capítulos 12 a 25 do Gênesis,

como protagonista da aliança do povo hebreu com Javé.– É profusamente citado em vá-rios lugares da Sagrada Escritura tanto do AT quanto do NT:

Ne 9,7-8: Vós, Senhor Deus, fos-tes quem escolheu Abrão. 1Mc 2,52: Porventura, não foi na provaqueAbraãopermaneceufiel? Eclo 44,20: Abraão é o pai ilus-tredeumainfinidadedepovos. Ex 33,1: Ide para a terra que pro-meti a Abraão. Dt 1,8: Ide e possuía terra que ju-rei dar a vossos pais Abraão, Isaac e Jacó. Sl 46,10: Reuniram-se os prínci-pes dos povos ao povo do Deus de Abraão. Is 41,8: Mas tu, Israel, meu servo, Jacó que escolhi, raça de Abraão, meu amigo. Mt 1,1: Genealogia de Jesus Cris-to,filhodeDavi,filhodeAbraão. Mt 3,9: Nós temos a Abraão por pai! Mt 8,11: Multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos Céus com Abraão, Isaac e Jacó. Mt 22,32: “Eu sou o Deus de Abraão [...] e o Deus de Jacó?” (Ex 3,6). Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos. Rm 4,1-22: Que vantagem dire-mos, pois, que conseguiu Abraão, nosso pai segundo a carne? Gl 3,6-15: Sabei, pois: só os que têmfééquesãofilhosdeAbraão. Hb 11,8-18: Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divi-no, partiu para uma terra que de-via receber em herança.

Page 9: Chave biblica

11

Adoção

ADÃO– O nome do primeiro homem tem a ver com o pó do qual foi tirado por Deus. Em hebraico, “o que vem do barro” é chamado adam (adão):

Gn 2,7: O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra. Gn 3,19: Comerásoteupãocomo suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado.

– Daí em diante, é empregado como nome próprio. Também em outros livros do AT e do NT:

Gn 4,1.25: Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim. Gn 5,1.3.4: É o livro da história da família de Adão. […] Adão co-nheceu [...] sua mulher, e esta deu àluzumfilho. Tb 8,8: VósfizestesAdãodolimodaterra e destes-lhe Eva por companheira. Sl 8,5:QuesãoosfilhosdeAdão,para que vos ocupeis com eles? Eclo 33,10: Foi assim que Deus tirou todos os homens do solo e da terra de que foi formado Adão. Lc 3,38: FilhodeHenós,filhodeSet,filhodeAdão,filhodeDeus. Rm 5,14: No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram. 1Cor 15,21-22.45: Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Fl 3,21: Transformaránossomíse-ro corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso. 1Tm 2,13-14: Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva. E não foi Adão que se deixou iludir.

– Paulo se refere fi gurativamente ao primeiro Adão como símbolo do pecado, em contraposição ao segundo Adão, Jesus crucifi cado e ressuscitado, primogênito de uma porção de irmãos pelo batismo.

ADIVINHAÇÃO – Em Lv 19,26.31 e 20,6.27 há proi-bições pontuais acerca da adivinha-ção, da magia e das superstições:

Lv 19,26.31: Não praticareis a adivinhação nem a magia. […] Não vos dirijais aos necromantes nem aos adivinhos. Lv 20,6.27: Se alguém se dirigir aos necromantes ou aos adivinhos [...] voltarei meu rosto contra esse homem e o cortarei do meio do povo.

– Em Números e Deuteronômio, explica-se o motivo – a seu tempo, Deus dirá o que deseja fazer:

Nm 23,23: Não é preciso magia em Jacó, nem adivinhação em Israel. Dt 18,9-14: Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filhoousuafilha,nemquemsedêà adivinhação.

ADOÇÃO – A prática da adoção humana já é mostrada em Êxodo e em Ester. Em outras passagens dizem que Deus adota e acolhe Israel como a um fi lho:

Ex 2,10: O menino cresceu, ela o conduziu à filha do faraó, que oadotou como seu filho e deu-lhe onome de Moisés. Est 2,7: Era o tutor de Edissa – istoé,Ester–,filhadeseutio,órfãde pai e mãe.

Page 10: Chave biblica

12

Adoração

Ex 4,22: Tu lhe dirás: AssimfalaoSenhor :“Israelémeufilhoprimogênito”. Is 49,15: Pode uma mulher esque-cer-se daquele que amamenta? Jr 31,9: Porque sou para com Israel qual um pai, e Efraim é o meu primogênito. Os 11,1: Israel era ainda criança, ejáeuoamava,edoEgitochameimeufilho.

– No NT, João utiliza essa fi gura para aqueles que receberam o Ver-bo de Deus:

Jo 1,9-13: [O Verbo] era a ver-dadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.

– Paulo ensina que os batizados são fi lhos adotivos de Deus e seus herdeiros, e podem chamar a Deus de Pai:

Gl 4,1-7: Jánão és escravo,masfilho.E,seésfilho,entãotambémherdeiro por Deus. Ef 1,5: No seu amor nos predes-tinou para sermos adotados como filhosseusporJesusCristo. Hb 9,15: Expiou os pecados co-metidos no [...] primeiro testamen-to, para que os eleitos recebam a herança eterna. Rm 8,15: Porquanto não recebes-tes um espírito de escravidão [...], mas recebestes o espírito de adoção.

– Pedro fala de nossa participação na natureza divina:

2Pd 1,4.10: Muito me alegrei por ter achado entre teus filhosalguns que andam [...] conforme o mandamento.

– Ver ABA.

ADORAÇÃO – Em Deuteronômio está o re-sumo da constante luta de Deus com Israel para que adore so-mente a ele e não aos ídolos dos povos circunvizinhos:

Dt 6,13: Temerás o Senhor, teuDeus, ele servirás o teu culto e sójuraráspeloseunome. Ex 20,4-6: Nãofarásparaties-cultura,nemfiguraalguma. Jó 31,26-27: Quando via o sol brilhar e a lua levantar-se em seu esplendor, jamais meu coração dei-xou-se seduzir. Is 2,8: Asua terra está cheiadeídolos; os homens se prosternam diante da obra de suas mãos.

– Esta verdade fundamental per-meia todos os livros da Bíblia. Vários salmos, por exemplo, a re-lembram:

Sl 5,8: Irei prostrar-me em vosso santuário,comorespeitoquevosédevido, Senhor. Sl 21,28: Hão de se lembrar do Senhor e a ele se converter todos os povos da terra; e diante dele se prostrarão. Sl 65,4: Diante de vós se prosterne toda a terra. Sl 71,10-11: Todos os reis hão de ado-rá-lo,hãodeservi-lotodasasnações. Sl 94,1-2.6: Vinde, inclinemo-nos em adoração de joelhos diante do Senhor que nos criou. Sl 96,7: E se gloriam em seus ído-los; pois os deuses se prostram dian-te do Senhor. Sl 98,9: Exaltai o Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante sua mon-tanha santa.

Page 11: Chave biblica

13

Adoração

– No NT apresenta-se a maravi-lhosa revelação: Jesus, o Messias, é Deus!– Os evangelistas todos sublinham a adoração que a ele é devida:

Mt 2,1-11: Ide e informai-vos [...]. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também váadorá-lo. Mt 4,10: Paratrás,Satanás,poisestá escrito: Adorarás o Senhor,[...]esóaeleservirás(Dt6,13). Mt 8,2: Eis que um leproso aproxi-mou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, podes curar-me”. Mt 15,25: Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizen-do: “Senhor, ajuda-me!”. Mc 8,27-30: Então, perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Respondeu Pedro: “Tu és o Cristo”. Lc 2,8-14: O anjo disse-lhes: “Não temais, [...] hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor”. Lc 4,8: Jesusdisse-lhe:“Estáescri-to:AdorarásoSenhor,teuDeus,eaelesóservirás”. Jo 1,19–12: Quando os judeus lhe en-viaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: “Quem és tu?”. Jo 13–20: Pai [...].Glorifica teuFilho,paraqueteuFilhoglorifiqueati;[...]Euteglorifiqueinaterra. Jo 20,17: Não me retenhas, [...] vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. At 2,14-36: A este Jesus, Deus o ressuscitou: [...]. Exaltado pela direi-ta de Deus.

At 7,54-56: Estêvãofitouocéueviu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus. At 10,25-26: Pedro, porém, o er-gueu, dizendo: “Levanta-te! Tam-bém eu sou um homem!”. At 14,11-12: Vendo a multidão oquePaulofizera,levantouavoz,gritando[...]:“Deusesemfiguradehomens baixaram a nós!”.

– Paulo a enfatiza em suas cartas: 1Cor 1,9: Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Fl 2,5-9: Dedicai-vos [...] em Cristo Jesus. […] ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 2Ts 1,11-12: Para que seja glori-ficadoonomedenossoSenhorJesusem vós, e vós nele. Cl 1,15-20: Ele é o Princípio, o primo-genitor dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Hb 1–10,18: Ora, onde houve plenaremissãodospecadosnãohápor que oferecer sacrifício por eles.

– Em Pedro: 1Pd 2,4-10: Vós [...] sois uma raça escolhida [...] publiqueis as virtudes daquele que [...] vos cha-mou à sua luz. 2Pd 1,1-2: Àqueles que [...] al-cançaram [...] uma fé tão preciosa [...] graça e paz vos sejam dadas em abundância.

– Em João: 1Jo 1,5: A nova que dele temos ou-vido e vos anunciamos é esta: Deus éluzenelenãohátrevaalguma. 1Jo 3,1-6: AgorasomosfilhosdeDeus, [...] não se manifestou [...]

Page 12: Chave biblica

14

Adultério

o que havemos de ser. [...] seremos semelhantes a Deus.

– Em Judas: Jd 1-2.20: Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre ofundamento da vossa santíssima fé.

– No Apocalipse: Ap 4,10: Inclinavam-se [...] dian-te daquele que estava no trono [...] diante daquele que vive pelos séculos dos séculos. Ap 5,14: Os Anciãos prostravam-se e adoravam. Ap 7,11: Prostravam-se de face em ter-ra diante do trono e adoravam a Deus. Ap 19,10: Prostrei-me aos seus pésparaadorá-lo. Ap 22,9: Não faças isto! Sou um servo como tu e [...] os profetas [...]. Prostra-te diante de Deus.

ADULTÉRIO – Incluído no Decálogo, é também abordado em outros livros do AT e condenado no NT:

Ex 20,14: Nãocometerásadultério. Lv 18,20: Não dormirás com amulher de teu próximo, contami-nando-te com ela. Lv 20,10: Se um homem cometer adultério com uma mulher casada. Nm 5,12-30: Se uma mulher se desviardeseumaridoelheforinfiel. Dt 22,22: Se se encontrar um ho-mem dormindo com uma mulher ca-sada, todos os dois deverão morrer. Mt 14,4: João lhe tinha dito: “Não teépermitidotomá-lapormulher!”. Jo 8,3-11: Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.

1Cor 6,9: Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? [...] nem os adúlteros. Hb 13,4: Deusjulgaráosimpurose os adúlteros.

– É muito usado como fi gura da infi delidade de Israel para com Deus, quando se deixava seduzir pelo culto dos ídolos:

Is 57,1-12: E vós, aproximai-vos, filhosdafeiticeira,descendênciadamulher adúltera e devassa! Jr 3,1-5: E tu, após haveres peca-docominúmerosamantes,voltaráspara mim? Jr 13,21-27: Teus adultérios [...] e tua luxúria infame nas colinas e nos campos, todas essas abomina-ções, eu as vi. Os 1,2–3,5: Ama de novo a uma mulher que foi amada de seu amigo, e que foi adúltera.

ÁGUA – É empregada no plural para in-dicar vida, sendo logo separadas, conforme a mentalidade semita em águas superiores (chuva) e in-feriores (mar):

Gn 1,6: Deus disse: “Faça-se um firmamentoentreaságuas,esepareele umas das outras”.

– São exemplos da água em senti-do próprio:

Ex 17,5-6: Ferirásorochedoeaáguajorrarádele:assimopovopoderábeber. Nm 20,8-9: Farásbrotaraáguado rochedo e darás de beber à as-sembleia e aos seus rebanhos. Dt 8,15: Terraáridaesemágua,ondefezjorrarparatiáguadoro-chedo duríssimo.

Page 13: Chave biblica

15

Água

Sl 77,15-16: Com torrentes de água os dessedentara. Da pedrafizera jorrar regatos, e fluir águacomo rios. Sl 104,41: Abriu o rochedo e jor-rouáguacomoumrioacorrerpelodeserto.

– A partir do livro do Êxodo, a passagem pelas águas do Mar Vermelho passou a ter a cono-tação religiosa de libertação da opressão dos povos inimigos. Por extensão, as águas viraram sinô-nimo do mal, do qual Javé tinha salvo o povo escolhido:

Ex 14–15: Estende tua mão sobre omar,easáguassevoltarãosobreosegípcios, seus carros e seus cavaleiros.

– A passagem do rio Jordão, nar-rada em Josué, é interpretada pelo autor com o mesmo sentido. Tam-bém Noé, sua família e um casal de cada animal são salvos das águas pelo Senhor:

Js 3: Logo que os sacerdotes [...] tiveremtocado[...]aságuasdoJor-dão, estas serão cortadas. Gn 6–7: As águas inundaramtudo com violência, e cobriram toda aterra,eaarcaflutuavanasuper-fíciedaságuas. Sl 28,3: Ouve-se a voz do Senhor sobreaságuas! Sl 31,6: Quando transbordarem mui-taságuas,elasnãochegarãoatéele.

– Em oposição às águas da maldi-ção, que abrigam em seus abismos seres misteriosos, Deus é a fonte de água viva, pura e por onde pas-sa essa água leva bênçãos e vida:

Sl 1,3: Eleécomoaárvoreplanta-danamargemdaságuascorrentes:

dá fruto [...] sua folhagem nãomurcharájamais. Jr 17,8: Assemelha-se à árvoreplantadapertodaágua[...];sevierocalor,elanãotemerá. Jr 2,13: Abandonou-me, a mim, fontedeáguaviva,paracavarcis-ternas, cisternas fendidas que não retêmaágua. Ez 36,25-26: Derramarei sobre vóságuaspuras,quevospurificarãode todas as vossas imundícies. Sl 1,3: Eleécomoaárvoreplanta-danamargemdaságuascorrentes. Jr 17,8: Assemelha-se à árvoreplantadapertodaágua. Ez 47,1-12: Eisqueáguasjorra-vam de sob o limiar do edifício, em direção ao Oriente.

– No NT, a água mantém o senti-do espiritual ampliado para indicar purifi cação pelo batismo:

Jo 3,5: Em verdade, em verdade te digo:quemnãorenascerdaáguaedoEspírito não poderá entrar noReino de Deus. Jo 4,7-15: Se conhecesses [...] quem[...]tediz:Dá-medebeber,[...] pedirias tu mesma e ele te daria umaáguaviva. Rm 6,4: Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que [...] assim nós também vivamos uma vida nova. 1Pd 3,20-21: Enquantoseedifi-cava a arca, na qual poucas pesso-as, isto é, apenas oito se salvaram pormeiodaágua.

– Ver ABISMO, ABLUÇÃO, BATISMO, MAR.

Page 14: Chave biblica

16

Alegria

ALEGRIA – Tanto no AT quanto no NT, os autores dos diversos escritos afi r-mam que a alegria, como todos os outros dons, é dada por Deus gra-tuitamente. Mas devemos pedi-la pela oração:

Sl 30,11: Realmente, minha vida se consome em amargura. Sl 44,8: Pelo que o Senhor, vosso Deus, vos ungiu com óleo de alegria. Sl 64,9: Saciais de alegria os extre-mos do Oriente e do Ocidente. Ecl 2,25: Àquele que lhe é agra-dávelDeusdásabedoria,ciênciaealegria. Rm 15,13: O Deus da esperança vos encha de toda a alegria. Sl 42,4: E me aproximarei do altar de Deus, do Deus de minha alegria e exultação. Fl 1,4: Em todas as minhas ora-ções, rezo sempre com alegria por todos vós. Gl 5,22: Aocontrário,ofrutodoEspírito é caridade, alegria.

– Não é igual à mundana, fútil e passageira, mas, fundamentada no Espírito de Deus, deve ser manti-da mesmo durante as tribulações:

Pr 2,11-15: Que se compraz em pra-ticar o mal e se alegra com a maldade. Ecl 2,10-11: Meu coração encon-trava sua alegria no meu trabalho, e esse foi o fruto que dele tirei. Ecl 7,4: O coração do sábio estána casa em luto; o coração do insen-satoestánacasadaalegria. Sl 29, 5-6: Pela tarde, vem o pran-to, mas, de manhã, volta a alegria. Mt 5,11-12: Alegrai-vos e exultai,

porque serágrandeavossarecom-pensa nos céus. Mt 6,16: Quando jejuardes, não to-meis um ar triste como os hipócritas. Rm 5,3: Não só isso, mas nos glo-riamos até das tribulações. 1Ts 1,6-7: Evósvosfizestesimi-tadores [...] do Senhor, ao receber-des a palavra [...] com a alegria do Espírito Santo.1Ts 5,16: Vivei sempre contentes. Cl 1,24: Agora me alegro nos so-frimentos suportados por vós. Hb 10,34: Não só vos compade-cestes dos encarcerados, mas acei-tastescomalegriaaconfiscaçãodosvossos bens. Hb 11,24-25: Foi pela fé que Moi-sés, uma vez crescido, renunciou a ser tidocomofilhodafilhadofaraó. Tg 4,7: Sede submissos a Deus. Resistiaodemônio,eelefugiráparalonge de vós.

– Especialmente Lucas destaca esta virtude nos personagens de seu evangelho:

Lc 1,14.28.42-47: Eleseráparati motivo de gozo e alegria. Lc 2,10: O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria paratodo o povo”. Lc 8,40: À sua volta, Jesus foi recebi-do por uma multidão que o esperava. Lc 10,17-21: Voltaram alegres os setenta e dois. Lc 13,17: Ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava. Lc 15,7: Digo-vos que assim ha-verámaiorjúbilonocéuporumsópecadorquefizerpenitência.

Page 15: Chave biblica

17

Alegria

Lc 19,6.37: Toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, co-meçou a louvar a Deus em altas vozes. Lc 24,41.52: Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria.

– Do mesmo modo procede o au-tor dos Atos:

At 2,46: Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração. At 5,41: Eles saíram [...] cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus. At 8,8.39-40: Por esse motivo, naquela cidade reinava grande alegria. At 13,44-52: Essas palavras en-cheram de alegria os pagãos que glo-rificavamaPalavradoSenhor. At 14,17: Concedendo abundante alimento e enchendo os vossos cora-ções de alegria. At 16,32-34: Alegrou-se com toda a sua casa por haver criado em Deus.

– João refere-se à alegria dos discí-pulos unidos a Jesus:

Jo 3,29: Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. Jo 15,11: Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Jo 16,22: Agora estais tristes, mas [...]vossocoraçãosealegraráenin-guémvostiraráavossaalegria. Jo 17,13: Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da mi-nha alegria.

Jo 20,20: Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. 1Jo 4–5: Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. 2Jo 4: Muito me alegrei por ter achadoentreteusfilhosalgunsqueandam na verdade. 3Jo 3: Alegrei-me muito com a vin-da dos irmãos e com o testemunho que deram da tua verdade.

– Por sua vez, Paulo sustenta sua alegria em Cristo crucifi cado e ressuscitado:

Rm 8,18-22: Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura. Rm 12,9-21: Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Sede ale-gres na esperança. Rm 15,13: Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé. 1Cor 7,29-31: Os que têm mu-lher vivam como se a não tivessem; […] os que se alegram, como se não se alegrassem. 2Cor 7,4: Estou cheio de consola-ção, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. Fl 1,4: Em todas as minhas ora-ções, rezo sempre com alegria por todos vós. Fl 1,18-25: Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei. Fl 2,1-18: Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter traba-lhado em vão.

Page 16: Chave biblica

18

Aliança

Fl 2,25-30: Portanto, acolhei-o no Senhor com toda a alegria e tratai com grande estima homens assim. Fl 3,1: No mais, meus irmãos, alegrai-vos no Senhor. Fl 4,1-4.10-14: Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, alegria e coroa minha. 1Ts 3,9: Como poderíamos agra-decer a Deus por vós, por toda a alegria que tivemos diante dele por vossa causa?!

– Pedro exorta os cristãos à alegria em Jesus:

1Pd 1,8: Credes nele, sem o verdes ainda, e isso é para vós a fonte de umaalegriainefávelegloriosa.

ALIANÇA – Na Bíblia, indica a iniciativa de Deus de fazer um pacto com in-divíduos ou com o povo eleito. É bastante comum chamar Antigo Testamento à aliança de Javé com o povo hebreu, e Novo Testamento à aliança renovada por Deus com seus fi lhos adotivos através do sacrifício de seu Filho Unigênito, Jesus, o Cristo:

2Cor 3,14: Ainda agora [...] esse mesmo véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele deve ser levantado. 1Cor 11,23-27: Eu recebi do Se-nhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído.

– Exemplos de aliança com indi-víduos:– Com Adão:

Gn 1,3.26-30: Deus os abençoou: “Frutificai”,disseele,“emultiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”.

Gn 3,9-19:Mas oSenhorDeuschamou o homem e perguntou-lhe: “Ondeestás?”.

– Com Noé: Gn 6,18: Mas farei aliança contigo: entrarásnaarcacomteusfilhos,tuamulhereasmulheresdeteusfilhos. Gn 9,8-17: Vou fazer uma alian-ça convosco e com vossa posteridade.

– Com Abrão/Abraão: Gn 12,1-3: Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar”. Gn 15,7-21: E disse-lhe: “Eu sou oSenhorquetefizsairdeUrdaCaldeia para dar-te esta terra”. Gn 17,2-22: Quero fazer aliança contigoemultiplicareiaoinfinitoatua descendência. At 3,25: Vóssoisfilhosdospro-fetas e da aliança que Deus esta-beleceu com os nossos pais, quando disse a Abraão. At 7,8: E deu-lhe a aliança da circuncisão. Gl 3,16-17: Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua des-cendência.

– Com Moisés e com o povo de Israel:

Ex 2,24: Deus ouviu seus gemidos e lembrou-se de sua aliança com Abraão, Isaac e Jacó. Ex 6,4-5: Eu me comprometi com eles a lhes dar a terra de Canaã. Ex 19,5-6: Agora, pois, se obede-cerdes à minha voz, e guardardes a minha aliança. Ex 24,1-11: Deus disse a Moisés: “Sobe para o Senhor, com Aarão, Nadab e Abiú”.

Page 17: Chave biblica

19

Aliança

Ex 34,10.27: O Senhor disse: “Vou fazer uma aliança contigo”.Dt 4,23: Tende cuidado para não esquecer a aliança que o Senhor, vosso Deus, fez convosco.Dt 7,9-10: Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramen-teDeus,umDeusfiel,queguardaa sua aliança.1Cr 16,15-16: Recordai sem ces-sar sua aliança.Rm 9,4: Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a Lei.

– Com Fineias:Nm 25,12-13: Dize-lhe, pois, que lhe dou a minha aliança de paz.

– Com Davi:2Sm 7,16: Tua casa e teu reino es-tão estabelecidos para sempre diante demimeoteutronoestáfirmeparasempre. 2Rs 8,19: Apesar disso, o Senhor nãoquisdestruiracasadeJudá.2Cr 21,7: Contudo, não quis o Senhor destruir a casa de Davi, em vista da aliança feita com Davi.Sl 88,4-5: “Concluí”, dizeis vós, “uma aliança com o meu eleito”.

– Toda a história de Israel está baseada na aliança do povo com Javé. Tal aliança deve nortear o comportamento de cada indiví-duo, bem como o de toda a nação; é a aliança que confere ao povo de Israel sua missão de testemunha do verdadeiro Deus e de prepara-ção da obra messiânica:

Ex 19,5: Agora, pois, se obede-cerdes à minha voz, e guardardes a minha aliança.

– Jesus Cristo, na Última Ceia e no sacrifício da cruz, eleva essa aliança à perfeição, conferindo ao homem a verdadeira justiça e a adoção divina:

Mt 26,28: Porque isto é meu san-gue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.Rm 3,21ss: Mas, agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a jus-tiça de Deus.

– A incredulidade de Israel foi causa da salvação dos pagãos. Esta Nova Aliança de Jesus não se res-tringe a Israel: alcança todas as nações:

Rm 11,11-24: Pergunto ainda: Tropeçaram acaso para cair?Mt 28,19: Ide, pois, e ensinai a to-das as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

– A Nova Aliança liberta e é supe-rior à antiga:

Gl 4,21-22: Dizei-me, vós que quereis estar sujeitos a uma Lei: não ouvis a Lei?Hb 7,22-23: E esta aliança da qual Jesus é o Senhor, é-lhe muito superior.Hb 8,6-13: Ao nosso Sumo Sa-cerdote [...] compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança.Hb 9,11-12.24-28: Porém, jáveio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros.Hb 10,1-18: A Lei, por ser ape-nas a sombra dos bens futuros, não sua expressão real.

– É vivifi cada pelo Espírito de Deus:

Page 18: Chave biblica

20

Alma

2Cor 3,6: Ele é que nos fez ap-tos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito.

ALMA – Parte imaterial e independente das pessoas que subsiste após a morte. Tem vários sentidos.– Indica a vitalidade, a vida, o princípio vital:

Gn 2,7: O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas o sopro da vida.Ex 1,5: Todas as pessoas saídas de Jacó eram em número de setenta. Ex 12,4: Se a família for pequena demais para um cordeiro.Ex 21,23: Mas, se houver outros danos, urge dar vida por vida.Jr 38,18: Mas, se te não entregares aosoficiaisdoreidaBabilônia,cai-ráacidadenasmãosdoscaldeus.Sl 6,5: Voltai, Senhor, livrai mi-nha alma.

– No sentido de ser vivo em geral e do homem em particular:

Jó 10,1: Aminhaalmaestádes-gostosa da vida.Sl 6,5: Voltai, Senhor, livrai minha alma; salvai-me, pela vossa bondade.

– Sinônimo de espírito imortal:1Rs 17,21: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele.Jó 14,22: É somente por ele que sua carne sofre, e sua alma só se lamenta por ele.Mt 10,28: Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma.

Mt 16,25: Porque aquele que qui-sersalvarasuavida,iráperdê-la.

– O mesmo que ser vivo, pessoa:Gn 46,26: O total das pessoas saídas de Jacó [...] sem contar as mulheres de seusfilhos,eradesetentaaotodo.

– Por infl uência da fi losofi a grega, é mais valorizada em detrimento do corpo. Embora no Livro da Sabedoria já contraponha a alma (vida) ao corpo, é no NT que essa oposição é acentuada:

Sb 3,1-2: Mas as almas dos justos estão nas mãos de Deus.Sb 15,8: Do mesmo barro, forma também, como obreiro perverso.Mt 16,26: Queserviráaumho-mem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida?Mc 3,4: Então, lhes pergunta: “É permitidofazerobemouomalnosá-bado? Salvar uma vida ou matar?”.Mc 8,34-37: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Lc 9,23-25: Em seguida, dirigiu-se a todos: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo.Jo 12,25: Quem ama a sua vida, iráperdê-la;masquemodeiaasuavida neste mundo, irá conservá-lapara a vida eterna.

– Por isso devemos salvar nossa alma. E cuidar para que as dos ir-mãos também se salvem:

Mt 6,31-34: Buscai em primei-ro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.Lc 12,13-21: E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em de-pósito para muitíssimos anos.

Page 19: Chave biblica

21

Altar

Mt 9,35-37: Vendo a multidão, ficoutomadodecompaixão,porqueestava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.Mc 8,36s: Poisqueaproveitaráaohomem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?Lc 15,1: Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo. Rm 10,1: Irmãos, o desejo do meu coração e a súplica que dirijo a Deus por eles são para que se salvem.1Cor 9,19-22: Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar omaior número possível.1Cor 10,33: Não busco os meus interesses próprios, mas os inte-resses dos outros, para que todos sejam salvos.2Cor 12,15: De muito boa vonta-de darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas.

– À alma, como um ser vivo, é atribuída fome e sede. Ainda em linguagem fi gurada, ela pode fi car alegre, e ter esperança:

Sl 41,3: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.Sl 62,2: Minha alma está sedentade vós.Sl 106,9: Porque dessedentou a garganta sequiosa, e cumulou de bens a que tinha fome.Sl 34,9: Então a minha alma exultará no Senhor, e se alegrarápelo seu auxílio.Sl 129,5: Minha alma tem con-fiançaemsuapalavra.

– Ver MANSÃO DOS MOR-TOS.

ALTAR – Origina-se do latim altus, eleva-do. Na Antiguidade, oferecia-se sacrifícios, de preferência, no alto dos montes, onde se imaginava es-tar mais perto das divindades. Para orar, subia-se a um monte. Esse costume ainda vigorava no tempo de Jesus:

Gn 8,20: E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os ani-mais puros e de todas as aves puras.Gn 12,8: Abrãoedificoualiumal-tar ao Senhor, e invocou o seu nome.Gn 13,18: Ealiedificouumaltarao Senhor.Gn 26,25: Isaac construiu um al-tar nesse lugar e invocou o nome do Senhor.Gn 22,1-14: Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificouumaltar.Ex 3,12: Eu estarei contigo – res-pondeu Deus –; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio.Ex 4,27: Senhor disse a Aarão: “Vai ao encontro de Moisés no deserto”.Ex 20,18: Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava.Js 8,30ss: Então Josué construiu um altar ao Senhor, Deus de Isra-el, no monte Ebal.Is 57,15: Porque eis o que diz o Altíssimo, cuja morada é eterna e o nome santo.1Rs 19,8-18: Senhor,[...] que estais sentado sobre querubins, só vós sois o Deus de todos os reinos da terra. Mt 14,23: Feito isso, subiu à mon-tanha para orar na solidão.

Page 20: Chave biblica

22

Amém

Mc 6,46: E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar.Mc 9,2: Seis dias depois, Jesus to-mou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte.Jo 6,15: Jesus, percebendo que que-riamarrebatá-loefazê-lorei,tornoua retirar-se sozinho para o monte.

– Os hebreus, cercados de ou-tros povos que ofereciam sacri-fícios a seus deuses nos “lugares altos”, passaram a imitá-los. Mas Javé condena essa prática e orde-na que as mesas de pedra (aras) sejam substituídas por outras de madeira, cujas dimensões são mi-nuciosamente fornecidas por ele próprio em santuário único:

1Rs 12,25-33: Subiu ao altar para queimar o incenso.2Rs 14,3-4: Os lugares altos, po-rém, não desapareceram e o povo continuavasacrificandoeoferecendoincenso neles.Ex 34,13: Derrubareis os seus altares, quebrareis suas estelas e cortareissuasasserás.Dt 7,5: Mas eis como procedereis a seu respeito: destruireis seus altares.Ex 27,1ss: Farásoaltardema-deiradeacácia.Ex 30,1ss: Construirásumaltarpara queimares sobre ele o incenso.Ex 38,1ss: Fez o altar dos holo-caustosdemadeiradeacácia.Dt 12,1-8: Derrubareis os seus altares, quebrareis suas estelas, cor-tareissuasasserás,jogareisnofogoos ídolos.2Cr 32,12: Não foi ele, Ezequias, quem suprimiu os lugares altos e os altares do Senhor.

– Há uma alusão a essa luta entre os judeus, que adoravam o Senhor no Templo de Jerusalém, e os po-vos estrangeiros, que continuavam a fazê-lo nos montes:

Jo 4,20-21: Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar.

– No NT, também só há um altar, a mesa da ceia, em que Jesus é o sa-cerdote e a vítima incruentamente oferecida ao Pai em sacrifício:

1Cor 11,20-34: Desse modo, quando vos reunis, já não é paracomer a ceia do Senhor.Hb 13,10: Temos um altar do qual não têm direito de comer os que se empregam no serviço do ta-bernáculo(mosaico).

– Ver SACRIFÍCIO.

AMÉM – Vem do hebraico amén (assim seja), pelo latim amen, com o sig-nifi cado de anuência, aprovação, consentimento.– Seguidamente no AT essa palavra é empregada para indicar que o povo concordava com o que ouvira:

Ne 5,13: Ao que toda a assem-bleia respondeu: “Amém” louvando o Senhor.

– Há outras passagens nas quais a expressão é empregada para indi-car aprovação, como na lei sobre o ciúme:

Nm 5,22: Ao que a mulher res-ponderá:“Amém!Amém!”.

– Moisés ordena que, após bênçãos e maldições, proferidas pelos levi-tas, o povo respondesse: “Amém!”.

Page 21: Chave biblica

23

Amigo

Dt 27,15: E todo o povo dirá:“Amém!”.

– “Assim seja! Assim queira ordenar o Senhor”: é a concordância do ser-vo a tudo o que Davi ordenara sobre a sagração de seu fi lho, Salomão.– Esta palavra de anuência tam-bém aparece em salmos:

Sl 40,14: Assim seja! Assim seja!Sl 71,19: Bendito seja eternamente seu nome glorioso, e que toda a ter-ra se encha de sua glória. Amém! Amém!Sl 88,53: Bendito seja o Senhor, eternamente! Amém! Amém!Sl 105,48: E que todo o povo diga: “Amém!”.

– Passou para os escritos do NT com o mesmo signifi cado (no qual a Jesus é dado o nome de Amém de Deus).

Rm 1,25: E adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!2Cor 1,20: Por isso, é por ele que nós dizemos Amém à glória de Deus.Ap 1,6-7: Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém.Ap 3,14: Ao anjo da igreja de Lao-diceia, escreve: Eis o que diz o Amém, aTestemunhafieleverdadeira.

AMIGO – Vinda do latim amicus, que signi-fi ca favorito, confi dente, protetor, aliado, esta palavra mantém esse signifi cado em vários livros da Bí-blia. Assim o constatamos no AT, e no NT (em que Jesus defi ne o que é amizade!):

Ex 33,11: O Senhor se entretinha com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo.Is 41,8: Mas tu, Israel, meu servo, Jacó que escolhi, raça de Abraão, meu amigo.Pr 27,10: Não abandones teu amigo, o amigo de teu pai.Eclo 7,20: Não pratiques o mal contra um amigo que demora em te pagar.Eclo 9,14: Não abandones um ve-lhoamigo,poisonovonãoovalerá.Eclo 12,8: O amigo não se conhece durante a prosperidade.Mc 10,21: Uma só coisa te falta; vai,vendetudooquetensedá-oaospobreseterásumtesouronocéu.Jo 11,3.11.35: Depois dessas pala-vras,eleacrescentou:“Lázaro,nossoamigo,dorme,masvoudespertá-lo”.Jo 13,23: Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus.Jo 15,14-15: Vós sois meus ami-gos, se fazeis o que vos mando.

– A Sagrada Escritura também cita exemplos de amizade enganosa:

Dt 13,6: Aquele profeta, aquele vi-sionário,porém,serámorto,porterpregado a revolta contra o Senhor.Sl 40,10: Até o próprio amigo em queeuconfiava,quepartilhavadomeu pão, levantou contra mim o calcanhar.Pr 14,20: Até mesmo ao seu com-panheiro o pobre é odioso; numero-sos são os amigos do rico.Pr 18,24: O homem cercado de muitos amigos tem neles sua des-graça, mas existe um amigo mais unido que um irmão.

Page 22: Chave biblica

24

Amor

Eclo 6,7: Se adquirires um amigo, adquire-onaprovação,nãoconfiesnele tão depressa.Jo 13,18ss: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar.

– Eclesiástico dá uma série de conselhos a respeito da amizade. Salmos narra a amizade entre Davi e Jônatas:

Eclo 22, 24-32: Quem machuca um olho, dele faz sair lágrimas;quem magoa um coração, nele ex-cita a sensibilidade.1Sm 18,1-5: A alma de Jônatas apegou-se à alma de Davi, e Jônatas começouaamá-locomoasimesmo.

AMOR – O amor de Deus se manifesta por suas múltiplas intervenções na criação:

Gn 1ss: No princípio, Deus criou o céu e a terra.Jó 38: Então, do seio da tempesta-de, o Senhor deu a Jó esta resposta.

– E na história de Israel:Dt 4,37: Porque amou teus pais, e elegeu a sua posteridade depois deles.Dt 10,15: Não obstante, só a teus pais se apegou o Senhor com amor, e elegeu a sua posteridade.Jr 31,3: Longe me aparecia o Se-nhor: “Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor”.

– Deus ama tudo que fez e nada despreza de quanto criou:

Sb 11,24: Porque amais tudo que existe, e não odiais nada do que fizestes.

– Por amor Deus chamou Abraão:

Gn 12,1-3: O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua fa-mília [...] e vai para a terra que eu te mostrar”.

– Chamou-o seu amigo:Gn 18,17: O Senhor disse então: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer?”.Is 41,8: Mas tu, Israel, meu servo, Jacó que escolhi, raça de Abraão, meu amigo.

– Escolheu dentre os povos um povo para si:

Ex 3,7-8: Senhor disse: “Eu vi, euviaafliçãodemeupovoqueestáno Egito”.

– Libertou-o da escravidão, acom-panhou-o em suas vicissitudes e o protegeu:

Dt 7,7-8: Não é porque sois mais numerosos que todos os outros po-vos que o Senhor se uniu a vós e vos escolheu.

– O amor divino é gratuito e eletivo:Dt 7,7: Não é porque sois mais nu-merosos que todos os outros povos.Jr 12,7ss: Deixei minha família, abandonei minha herança, e rele-guei [...] o que de mais caro possuía o meu coração.Ez 16,8: Passando junto de ti, ve-rifiqueiquejáhaviachegadooteutempo, o tempo dos amores.

– É misericordioso ante as infi de-lidades humanas:

Os 11,14: Segurava-os com laços humanos [...] fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e dei-lhes alimento.

Page 23: Chave biblica

25

Amor

– É misericordioso mesmo quan-do castiga:

Os 14,19: Volta, Israel, ao Se-nhor, teu Deus, porque foi teu pe-cado que te fez cair. Pr 3,11s: Meufilho,nãodesprezesa correção do Senhor [...] porque o Senhor castiga aquele a quem ama.

– Deus dá uma prova suprema de amor, entregando seu Filho à morte para nos salvar:

Rm 5,8: Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.Jo 3,16: Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único.Jo 10,17: O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.1Jo 4,7: Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus.

– O amor do homem para com Deus deve ser, pois, uma resposta e se constitui o primeiro e o maior mandamento:

Dt 6,5: AmarásoSenhor,teuDeus,com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.Js 22,5: Amar o Senhor, vosso Deus, andar em todos os seus cami-nhos, guardar os seus.Mt 22,36ss: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?Cl 3,14: Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vín-culo da perfeição.– Motivos:Jo 3,16s: Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único.

Rm 8,32: Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por to-dos nós o entregou.Gl 2,20: A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.Ef 1,5ss: No seu amor nos pre-destinou para sermos adotados comofilhosseusporJesusCristo.Ef 3,19: Isto é, conhecer a cari-dadedeCristo,quedesafia todooconhecimento.1Jo 4,16: Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.

– Manifesta-se, sobretudo, nas boas obras:

Lc 7,47: Mas ao que pouco se per-doa, pouco ama.Jo 14,23s: Respondeu-lhe Jesus: “Sealguémmeama,guardaráami-nhapalavraemeuPaioamará”.1Jo 2,5s: Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito.1Jo 4,20s: Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu ir-mão, é mentiroso. 1Jo 5,3: Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos.

– E no desapego ao mundo:Mt 6,24: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará aumeamaráooutro.Rm 8,7s: Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à Lei de Deus, e nem o pode.Tg 4,4: Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus?

Page 24: Chave biblica

26

Amor

1Jo 2,15ss: Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém amaomundo,nãoestáneleoamordo Pai.

– Deus ama sobretudo os pobres:1Sm 2,8: Levanta do pó o mendi-go, do esterco retira o indigente.Sl 9,10: O Senhor torna-se refúgio para o oprimido, uma defesa opor-tuna para os tempos de perigo.Sl 106,41: [Deus] soergueu o po-bre da miséria, multiplicando famí-lias como rebanhos.Tg 2,5: Não escolheu Deus os po-bres deste mundo para que fossem [...] herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam?

– Por seu povo Deus tem um amor de pai e de esposo:

Is 54,5: Pois teu esposo é o teu Cria-dor: chama-se o Senhor dos exércitos.Jr 2: Lembro-me de tua afeição quando eras jovem, de teu amor de noivado.Ez 16; 23: Aesposainfiel.Oolae Ooliba.Os 1–3: Ama [...] a uma mulher que foi amada [...] e [...] adúltera, pois é assim que o Senhor ama os filhosdeIsrael.Os 11,1-9: Israel era ainda crian-ça,ejáeuoamava,edoEgitocha-meimeufilho.Am 3,2: Dentre todas as raças da terra só a vós conheço; por isso, vos castigarei por todas as vossas iniquidades.

– E lhe promete um coração novo capaz de amar:

Jr 31,3.20.22: Mas qual a mulher que trai aquele que a ama, assim me traíste, casa de Israel.

Ez 16,60-62: Mas eu me recorda-rei da aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude.Os 2,21-22: Eu a desposarei para sempre, conforme a justiça e o direito.Am 3,2: Dentre todas as raças da terra só a vós conheço; por isso, vos castigarei por todas as vossas iniquidades.

– O amor pode ser carnal, passio-nal, espiritual:

Gn 2,23: Eis agora aqui – disse o homem – o osso de meus ossos e a carne de minha carne.Gn 3,16: Darásàluzcomdores,teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu do-mínio.Gn 12,10-19: O Senhor, porém, feriu com grandes pragas o faraó e a sua casa, por causa de Sarai, mu-lher de Abrão.Rt 3,10: Deus te abençoe, minha filha.Esta[...]bondadevalemais[...] porque não buscaste jovens, po-bres ou ricos.2Sm 3,16: Que a acompanhou chorando até Baurim. Ali, Abner disse-lhe: “Volta para a tua casa!”. E ele voltou. 2Sm 12,15-25: O Senhor feriu o menino que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente.2Sm 19,1-2: Então, o rei como-veu-se, subiu ao quarto que estava por cima da porta e pôs-se a cho-rar.Pr 5: Porqueos lábiosdamulheralheia destilam o mel; seu paladar é mais oleoso que o azeite.

Page 25: Chave biblica

27

Amor

Eclo 6,5-17: Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos.Zc 7,9: O Senhor dizia: julgai se-gundo a verdadeira justiça; cada um de vós tenha bom coracão.

– Deus é amor:1Jo 4,8-16: Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

– Ama o Filho predileto:Mt 3,17: E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”.Mt 12,18: Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda a sua afeição.Mt 17,5: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha afeição; ouvi-o.Mc 1,11: Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição.Mc 9,7: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o.Lc 3,22: Tu és o meu Filho bem--amado; em ti ponho minha afeição.Lc 9,35: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!Jo 1,18: Ninguém jamais viu Deus.OFilhoúnico,que estánoseio do Pai, foi quem o revelou.Jo 3,35: O Pai ama o Filho e confiou-lhetodasascoisas.Jo 5,20: O Pai ama o Filho e mos-tra-lhe tudo o que faz; e maiores obrasdoqueestalhemostrará.Jo 10,17: O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.Jo 15,9: Como o Pai me ama, as-sim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.

Jo 17,23-26: Para que sejam per-feitos na unidade e o mundo reco-nheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.

– Que igualmente o ama:Mt 11,25-27: E, quando vos pu-serdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém.Lc 10,21-22: Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo.Jo 4,34: Disse-lhes Jesus: “Meu ali-mento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra.Jo 12,27: Agora, a minha alma estáperturbada.Masquedirei?...Pai, salva-me desta hora...Jo 14,31: O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.Jo 15,10: Como também eu guar-dei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.Jo 17,6.26: Manifestei-lhes o teu nome [...] para que o amor com que me amaste esteja neles.Jo 18,11: Mas Jesus disse a Pedro: “Enfia a tua espada na bainha!NãoheidebebereuocálicequeoPai me deu?”.

– Ama os homens, mesmo pecado-res, a ponto de lhes dar o Filho:

Jo 3,16-17: Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único.Jo 14,23: Respondeu-lhe Jesus: Se alguémmeama,guardaráaminhapalavraemeuPaioamará.Jo 17,23: Eu neles e tu em mim, para que [...] o mundo reconheça

Page 26: Chave biblica

28

que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.Rm 5,6-7: Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.Rm 8,32.37: Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou.Ef 2,4: Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou.1Jo 3,1: Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamadosfilhosdeDeus.

– O cristão é chamado a amar:Rm 12,9-10: Amai-vos mutua-mente com afeição terna e fraternal.

– Mas também a amar os inimigos:Mt 5,44: Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [...] perseguem.Mc 12,31: Eis aqui o segundo: “Amarásoteupróximocomoatimesmo”. Outro mandamento maior do que estes não existe.Lc 6,27.35: Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.Jo 13,34: Amai-vos uns aos ou-tros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.Jo 15,12.17: Este é o meu man-damento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.Rm 13,8: Aninguémfiqueisde-vendo [...] porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a Lei.1Jo 3,10: Todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.

1Jo 4,20-21: Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu ir-mão, é mentiroso.1Jo 5,3: Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos.

– O amor (ou caridade) é carisma fundamental:

1Cor 13: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bron-ze que soa.

– Pleno cumprimento da Lei:Lc 11,42: Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo [...] de diversas er-vas e desprezais a justiça e o amor de Deus.Gl 5,14: Porque toda a Lei se en-cerra num só preceito: Amarás oteu próximo como a ti mesmo.

– Vínculo de toda perfeição:Cl 3,14: Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vín-culo da perfeição.

– O amor ao próximo é o segundo maior mandamento:

Mt 7,12: Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os profetas.Mt 19,19: Honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como ati mesmo.Mt 22,39s: O segundo, semelhan-te a este, é:Amarás teu próximocomo a ti mesmo.Jo 13,34s: Dou-vos um novo man-damento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado.Jo 15,12-17: Este é o meu man-damento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.

Amor

Page 27: Chave biblica

29

Rm 13,8ss: A ninguém fiqueisdevendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco.1Cor 13,1-13: Ainda que eu fa-lasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa.

– Deve ser sincero: Rm 12,9: Que vossa caridade não sejafingida.Aborreceiomal,ape-gai-vos solidamente ao bem.Ef 4,1s: Exorto-vos, pois [...], que leveis uma vida digna da voca-ção à qual fostes chamados.1Pd 1,22: Em obediência à ver-dade, tendes purificado as vossasalmas para praticardes um amor fraterno sincero.1Jo 3,18: Meus filhinhos, nãoamemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.

– Desinteressado:Mt 7,12: Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os profetas.Lc 6,31-34: Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aque-les que os amam.Lc 14,12ss: Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos [...] nem os parentes, nem os vizi-nhos ricos.1Cor 10,24: Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo.

– Universal, extensivo a toda criatura:

Mt 5,46s: Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis?Gl 5,13s: Não abuseis [...] da li-berdade [...] para prazeres carnais. [...] fazei-vos servos uns dos outros.

Gl 6,2: Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a Lei de Cristo.1Ts 5,15: Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos.1Jo 4,20s: Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.

– Amor aos inimigos:Mt 5,44s: Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.Mt 6,14s: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Paicelestetambémvosperdoará.Rm 12,14.17.20: Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis.Ef 4,26: Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.1Pd 3,9: Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário,abençoai.1Jo 2,9: Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas.1Jo 4,20s: Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso.

– O amor a Deus se mostra na ob-servância da palavra de Jesus:

Jo 14,15.21-22: Respondeu-lhe Je-sus:Sealguémmeama,guardaráaminhapalavraemeuPaioamará.Jo 15,10-14: Se guardardes os meus mandamentos, sereis constan-tes no meu amor.1Jo 2,3-5: Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito.

Amor

Page 28: Chave biblica

30

Animais

1Jo 5,3: Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos.

– Amando os irmãos:Mt 5,43: Tendes ouvido o que foi dito: “Amarás o teu próximo” epoderásodiarteuinimigo.Mt 19,19: Honra teu pai e tua mãe, amarásteupróximocomoatimesmo.Mt 22,34-40: AmarásoSenhor,teuDeus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito.Mc 12,28-31: AmarásaoSenhorteu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito.Lc 10,25-28: AmarásoSenhor,teu Deus, [...] (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Jo 13,34: Amai-vos uns aos ou-tros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.Jo 15,12-17: Ninguém tem maior amordoqueaquelequedáa suavida por seus amigos.

– O termo grego agape indica o banquete eucarístico:

Jd 12: Esses fazem escândalos nos vossoságapes.Banqueteiam-secon-vosco despudoradamente e se saciam a si mesmos.

– Devido ao uso grego do termo, pode indicar uma refeição religiosa:

2Pd 2,13: Homens pervertidos e imundos, sentem prazer em enganar, enquanto se banqueteiam convosco.

ANIMAIS – A palavra animal em latim vem de anima, alma, e signifi ca tudo que tem vida.

– É colocado na Bíblia muitas ve-zes em oposição a homem:

Gn 1,26-28: Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se ar-rastam sobre a terra.Gn 2,18-20: O homem pôs no-mes a todos os animais, a todas as aves do céu e a todos os animais do campo.

– Deus ordena a Noé que leve um par de cada espécie de animal para a arca para salvá-los do dilúvio:

Gn 6,19-20: De [...] cada espécie de animais, farás entrar na arcadois, macho e fêmea, para que vi-vam contigo.

– Após o dilúvio, Deus inclui os animais na aliança que faz com Noé e sua posteridade:

Gn 9,8-7: Sede, pois, fecundos e multiplicai-vos, e espalhai-vos sobre a terra abundantemente.

– No capítulo 11 do Levítico dife-renciam-se os animais entre puros e impuros. Daí se compreende a relutância de Pedro em aceitar co-mer alimento profano e impuro:

Lv 11: Podereis comer: todo ani-mal que tem a unha fendida e o casco dividido, e que rumina.At 10,9-23: Disse Pedro: “De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma profana e impura”.

– Aarão, seus fi lhos e todos os isra-elitas deveriam obedecer também a normas precisas sobre o modo de preparar os animais para ofere-cê-los em sacrifício ao Senhor:

Lv 17: Não comereis sangue de animal algum, porque a alma de toda carne é o seu sangue.

Page 29: Chave biblica

31

Anjo

– Os israelitas adoram um bezer-ro de ouro e são censurados por Deus por se terem corrompido:

Ex 32: Em seguida, tomando o be-zerro que tinham feito, queimou-o e esmagou-o até reduzi-lo a pó.

ANJO – Sua existência:

2Cr 18,18: Replicou Miqueias: “[...] Vi o Senhor assentado no seu trono e todo o exército do céu em volta dele. Tb 5,5–12,22: Tobias partiu, pois, em companhia do anjo.Dn 7,10: Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de mi-lhares o assistiam!Mt 22,30: Os homens não terão mu-lheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu.Hb 12,22: Aproximastes da mon-tanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das mi-ríades de anjos.

– A hierarquia dos anjos:Gn 3,24: E expulsou-o; e colo-cou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante.Is 6,2: Osserafinssemantinhamjunto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par de asas velavam a face.Ef 1,21: Acima de todo principa-do, potestade, virtude, [...] e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro. Cl 1,16: Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis.

1Pd 3,22: Assentado à direita de Deus, depois de ter recebido a sub-missão dos anjos [...] e das potes-tades.1Ts 4,16: Quando for dado o si-nal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerádocéu.Jd 9: Ora, quando o arcanjo Mi-guel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés.

– Sua natureza e seus ministérios:Gn 16,7-12: O anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte.Gn 18,1–19,22: Ao amanhecer, os anjos instavam com Ló.Gn 21,17: Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus chamou Agar, do céu.Gn 22,11: O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão! Eis- me aqui!”.Gn 24,7: EsteSenhormandaráoseuanjodiantedeti,etuescolherásláumamulherparaomeufilho.Gn 28,12: Via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam.Gn 31,11: Um anjo de Deus disse-me em sonhos: ”Jacó! Eis-me aqui” – respondi.Gn 32,24-25: Jacóficousó;eal-guém lutava com ele até o romper da aurora.Gn 48,16: O anjo que me guar-dou de todo o mal, abençoe estes meninos!Ex 3,2: O anjo do Senhor apare-ceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça.

Page 30: Chave biblica

32

Anjo

Ex 13,21: O Senhor ia adiante deles: de dia numa coluna de nuvens paraguiá-lospelocaminho.Ex 14,19: O anjo de Deus, que mar-chava à frente do exército dos israelitas, mudoudelugarepassouparatrás.Ex 23,20: Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir.Ex 33,2: Enviarei um anjo adian-te de ti, e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hiteus.Nm 20,16: Clamamos ao Senhor, ele nos ouviu, e mandou-nos um anjo que nos tirou do Egito.Jo 5,4: Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque eaáguasepunhaemmovimento.Jo 20,12s: Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus.At 1,10: Vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco.At 5,19: Mas um anjo do Senhor abriudenoiteasportasdocárcere.At 6,15: Fixando nele os olhos, todos os membros do Grande Con-selho viram o seu rosto semelhante ao de um anjo.At 7,30: Passados quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do monte Sinai um anjo, na chama de uma sarça ardente.At 8,26: Um anjo do Senhor diri-giu-se a Filipe.At 10,3: Este homem viu claramente numa visão, pela hora nona do dia, aproximar-se dele um anjo de Deus.At 11,13: Este nos referiu então como em casa tinha visto um anjo diante de si.

At 12,7-11.23: De repente, apre-sentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto.At 23,9: Não achamos mal al-gum neste homem. (Quem sabe) se não lhe falou algum espírito ou um anjo...At 27,23: Esta noite apareceu-me um anjo de Deus, a quem pertenço e a quem sirvo.Rm 8,38: Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos.

– Anjo é o mensageiro, arauto, anunciador das ordens divinas, às vezes identifi cado com o próprio Deus (anjo do Senhor):

Gn 16,7-8: O anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte.Gn 22,11: O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão! Eis-me aqui!”.Ex 23,20-21: Vou enviar um anjo adiante de ti para te prote-ger no caminho e para te conduzir ao lugar.Nm 22,22-23: O Senhor irritou-se com sua partida, e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho como obstáculo.Jz 6,11-12: Depois veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo do tere-binto de Efra.Jz 13,3: O anjo do Senhor apare-ceu a essa mulher e disse-lhe: “Tu és estéril,enuncativestefilhos”.1Rs 19,7: O anjo do Senhor o to-cou uma segunda vez.2Rs 19,35: Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios.

Page 31: Chave biblica

33

Anjo

Mt 1,20-24: Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos.Mt 2,13-13.19: Depois de sua partida, um anjo do Senhor apare-ceu em sonhos a José.

– É o executor de suas ordens:Sl 102,20-21: Bendizei o Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens.

– É presença intermediária entre o homem e Deus:

Tb 6,1-2: Tobias partiu, pois, em companhia do anjo.Sl 102,20-21: Bendizei o Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens.Sl 148,1-2: Louvai-o, todos os seus anjos. Louvai-o, todos os seus exércitos.Is 6,1-2: Os serafins se manti-nham junto dele. Cada um deles tinha seis asas.Dn 3: Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus compa-nheiros à fornalha.Dn 7,10: Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam.

– Compõe o exército celeste:1Rs 22,19: OuveooráculodoSe-nhor: Eu vi o Senhor sentado no seu trono e todo o exército dos céus.Ne 9,6: Sois vós, Senhor, vós so-mente, que fizestes o céu do céu etodo o seu exército.Sl 148,2: Louvai-o, todos os seus an-jos. Louvai-o, todos os seus exércitos.

– É chamado santo:Jó 4,18: Ele não confia nemnosseus próprios servos; até mesmo nos seus anjos encontra defeito.

Jó 5,1: Chama para ver se te res-pondem! A qual dos santos te di-rigirás?Jó 15,15: Nem mesmo em seus santosDeusconfia,nemoscéussãopuros a seus olhos!Sl 88,6: Senhor, os céus celebram as vossas maravilhosas obras, e na as-sembleiadosanjos,avossafidelidade.Dn 4,10: Nas visões de meu espí-rito, quando no meu leito, vi (tam-bém) um santo vigilante que descia do céu.

– Filhos de Deus:Sl 28,1:TributaiaoSenhor,ófi-lhos de Deus.Sl 88,7: Quem é semelhante ao Se-nhorentreosfilhosdeDeus?Dt 32,8: Quando o Altíssimo di-vidiaospovosedispersavaosfilhosdos homens.Gn 6,2: OsfilhosdeDeusviramqueasfilhasdoshomenserambe-las, e escolheram esposas entre elas.

– Mensageiros do bem e do mal:Ex 12,23: Quando o Senhor pas-sar para ferir o Egito, vendo o san-gue sobre a moldura. Ex 23,20: Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no ca-minho e para te conduzir ao lugar.Jó 1,1-2: Havia, na terra de Hus, um homem chamado Jó. Era homem [...], que temia a Deus e mantinha-se afastado do mal.Jó 2,1-2: Ora,umdiaemqueosfi-lhos de Deus se apresentaram diante doSenhor,Satanásapareceu.Sl 77,49: Descarregou o ardor de sua cólera, indignação, furor, tri-bulação, um esquadrão de anjos da desgraça.

Page 32: Chave biblica

34

Anjo

– Depois do exílio fala-se de anjos e demônios:

Zc 3,1-2: O Senhor mostrou-me o sumo sacerdote Josué, de pé diante do anjo do Senhor.

– E os anjos são do bem:Tb 3,25: E um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara.Tb 12,12-13: Quando tu oravas comlágrimas[...]euapresentavaastuas orações ao Senhor.Sl 90,11: Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.Dn 3,49-50: Mas o anjo do Se-nhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha.Dn 10,13-21: Porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro.

– Explicam aos profetas as visões:Ez 40,3-4: Filho do homem, […] presta bem atenção a tudo quanto te vou mostrar.Dn 8,15-16: Um ser em forma humana e ouvi uma voz humana vinda do meio do Ulai: “Gabriel”.Dn 9,21-22: Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão.Zc 1,8-9: E o anjo porta-voz res-pondeu-me: “Vou explicar-te”.

– Alguns anjos têm nome:Tb 3,25: E um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara.Tb 12,15: Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na pre-sença do Senhor.Dn 8,16: Ouvi uma voz humana vinda do meio do Ulai: “Gabriel”.

Dn 9,21: Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão.Dn 10,13.21: Porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro.Dn 12,1: Naqueletempo,surgiráMiguel, o grande chefe, o protetor dosfilhosdoseupovo.

– O AT fala também de arcanjos, querubins e serafi ns; o NT cita como categorias celestes também potestades, virtudes ou potências, tronos, dominações ou senhorios, principados.

Rm 8,38: Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos.1Cor 15,24: Depois de haver des-truído todo principado, toda potes-tade e toda dominação.Ef 1,21: Acima de todo principa-do, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver.Ef 3,10: Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celes-tes podem conhecer.Ef 6,12: Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades.Cl 1,16: Tronos, dominações, prin-cipados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. Cl 2,10.15: Tendes tudo plena-mente nele, que é a Cabeça de todo principado e potestade. 1Pd 3,22: Depois de ter recebido a submissão dos anjos, dos principa-dos e das potestades.

– Os anjos relacionam-se com Jesus:Mt 4,11: Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.

Page 33: Chave biblica

35

Anjo

Mt 25,31: Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele.Mt 26,53: Crês tu que não posso invocar meu Pai e ele não me en-viaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?Mt 28,5-6: Mas o anjo disse às mulheres: “Não temais! Sei que pro-curaisJesus,quefoicrucificado”.Lc 1,9.26-27: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré.Lc 2,9-10: O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegriapara todo o povo”.Lc 22,43: Apareceu-lhe então um anjodocéuparaconfortá-lo.Hb 1,14: Não são todos os anjos espíritos a serviço de Deus, que lhes confiamissõesparaobemdaqueles.

– Contemplam a face do Pai:Mt 18,10: Porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face demeuPai que estános céus.

– Os anjos alegram-se com a con-versão dos pecadores:

Lc 15,10: Digo-vosquehaverájú-bilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

– Reunirão os eleitos para o juízo:Mt 24,31: Eleenviaráseusanjoscom estridentes trombetas, e junta-rão seus escolhidos.

– Acompanharão Jesus na parusia:Mt 25,31: Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos osanjoscomele,sesentaránoseutrono.

Lc 9,26: Filho do Homem se en-vergonhará dele, quando vier nasua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos.Lc 12,8: O Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos deDeus.

– Realizarão o juízo fi nal:Mt 13,39.41.49: A colheita é o fimdomundo.Osceifadoressãoosanjos. Mt 16,27: Porque o Filho do Ho-memhádevirnaglóriadeseuPaicom seus anjos.Mt 24,31: Eleenviaráseusanjoscom estridentes trombetas, e junta-rão seus escolhidos.Mc 13,27: Eleenviaráosanjos,ereuniráosseusescolhidosdosqua-tro ventos.Lc 16,22: Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão.1Ts 4,16: Quando for dado o si-nal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerádocéu.2Ts 1,7: Eledescerádocéucomosmensageiros do seu poder.1Tm 5,21: Eu te conjuro, diante de Deus e de Cristo Jesus e dos an-jos escolhidos.

– Celebram a liturgia celeste:Ap 4,8-9: E cada vez que aqueles Animais rendiam glória, honra e ação de graças.Ap 5,8: Os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro.Ap 8,3: Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turí-bulo de ouro na mão.

Page 34: Chave biblica

36

– Os pregadores são chamados “anjos”:

Ml 2,7: É de sua boca que se espe-ra a doutrina, pois ele é o mensagei-ro do Senhor dos exércitos.Ml 3,7: Voltai a mim, e eu me vol-tarei para vós – diz o Senhor dos exércitos. Vós, porém, dizeis: Mas voltar como? Mt 11,10: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te pre-parar o caminho (Ml 3,1).Mc l,2: Eis que envio o meu anjo dian-tedeti:eleprepararáoteucaminho.Lc 7,27: Eis que envio o meu men-sageiro ante a tua face; ele prepara-ráoteucaminhodiantedeti.Gl 4,14: Me acolhestes como um en-viado de Deus, como Cristo Jesus. Ap 2,3: Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste.

– Ver QUERUBINS, PARUSIA.

ANJOS MAUS– Ver DEMÔNIO.

ANTICRISTO– A palavra quer dizer adversáriodeCristo. O termo encontra-se ape-nas em São João:

1Jo 2,18: Vós ouvistes dizer que o Anticristovem.Eisquejáhámui-tos anticristos.1Jo 4,3: Todo espírito que não pro-clama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo.2Jo 7: Quem assim proclama é o sedutor e o Anticristo.

– A ideia de oposição ao Reino de Deus é conhecida tanto no AT como no NT:

Ez 38: Eis o que diz o Senhor Javé: é contra ti que venho, Gog, príncipe soberano de Mosoc e de Tubal.Dn 7,8.11.20.21: Este chifre tinha olhos idênticos aos olhos hu-manos e uma boca que proferia pa-lavras arrogantes.Dn 8,9.23: De um deles saiu um pequeno chifre que se desenvolveu consideravelmente.2Ts 2,3-10: Eleusarádetodasasseduções do mal com aqueles que se perdem.

– O próprio Jesus anuncia que an-tes de sua segunda vinda aparece-rão falsos messias (falsos cristos):

Mt 24,24: Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir.Mc 13,22: Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que fa-rão sinais e portentos para seduzir.

APARIÇÕES– A par do sentido comum de estar à vista, mostrar-se, no conceito reli-gioso, designa aparecimentos re-pentinos de caráter divino. Podem ser de Deus, de fi guras bíblicas, de Cristo, da Virgem Maria, de santos ou anjos.– No AT são descritas várias apa-rições de Deus: a Moisés; ao pro-feta Elias em Horeb; a Samuel; a Jeremias; a Jonas:

Ex 3,1-6: O anjo do Senhor apa-receu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça.Ex 16,10: Olharam para o deserto e eis que apareceu na nuvem a gló-ria do Senhor!

Anjos maus

Page 35: Chave biblica

37

Apostasia

1Rs 19,8-18: O Senhor disse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do mon-te, na presença do Senhor! Ele vai passar”.1Sm 3,1-10: Veio o Senhor, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!”.Jr 1,1-10: A palavra do Senhor foi-lhe dirigida no tempo de Josias.Jn 4,1-11: O Senhor disse a Jonas: “Julgas que fazes bem em te irrita-res por causa de uma planta?– No NT Jesus ressuscitado aparece a Maria Madalena e às mulheres; aos discípulos; a Paulo; e a Pedro:Mt 28,1-10: Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: “Salve!”.Mc 16,1-10: Tendo Jesus ressus-citado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala.Lc 24,1-12: Por que buscais en-treosmortosaquelequeestávivo?Nãoestáaqui,masressuscitou.Jo 20,11-18: Ditas essas pala-vras,voltou-separatráseviuJesusem pé, mas não o reconheceu.Mt 28,16-20: Mas Jesus, apro-ximando-se, lhes disse: “Toda au-toridade me foi dada no céu e na terra”.Mc 16,14-18: Por fim, apareceuaos Onze, quando estavam senta-dos à mesa.Lc 24,13.36-49: Sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.Jo 20,19-29: Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.

At 9,4-5: Respondeu ele: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”.Lc 24,34: Todos diziam: “O Se-nhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão”.

APÓCRIFOS – Em religião, são aqueles livros que não foram incluídos na lista (cânon) da Igreja Católica Apos-tólica Romana (por isso são cha-mados livros não canônicos), escritos entre os séculos 2 a.C. e 2 d.C. Todavia, seu valor é enor-me por causa de sua contribuição para o conhecimento do entorno cultural, histórico e social daquela época. Há livros tanto da época do AT quanto do NT.– Na Bíblia católica há alguns li-vros chamados de deuterocanônicos porque foram admitidos no cânon numa segunda lista, também tidos como inspirados. Todavia, são considerados pelas igrejas protes-tantes como apócrifos. São eles: Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, partes de Ester e de Daniel e Baruc.

APOSTASIA– Deserção da verdadeira religião ou da observância da Lei:

Js 22,22: Se foi por espírito de re-volta e por infidelidade para como Senhor, que ele não nos poupe neste dia!Ez 2,3: Do mesmo modo que seus pais, vem pecando contra mim até este dia. At 21,21: Eles têm ouvido di-zer de ti que ensinas os judeus,

Page 36: Chave biblica

38

Apostolado leigo

que vivem entre os gentios, a deixa-rem Moisés.2Ts 2,3: Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia.

– Prevenção:Mt 7,15s: Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas [...] são lobos arre-batadores. At 20,29ss: Surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos.Gl 1,69: Háapenas pessoas quesemeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo.Gl 5,10: Tenho confiança no Se-nhor a vosso respeito, que de manei-ra alguma mudareis de sentir.Hb 13,9: Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas.

– Castigo:1Tm 1,18s: Sustenta o bom com-bate, com fidelidade e boa consci-ência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé.Hb 3,12: Tomai precaução, meus irmãos, para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé.2Pd 2,15.17.21: Melhor fora não terem conhecido o caminho da justi-ça do que, depois de tê-lo conhecido, tornarematrás.

– Exemplos de apostasia:Ex 32 inteiro: Se corrompeu o povo que tiraste do Egito. Desvia-ram-se depressa do caminho que lhes prescrevi.Jz 1,27–2,5: Ora, vós não obedecestes àminhavoz.Porquefizestesisso?

2Cr 10,1–11,17: O rei [Roboão] teve que […] fugir para Jerusalém. [...] se produziu a dissidência da casa de Israel.

– Dura ainda hoje:2Cr 18,1: Josafá, que possuíariqueza e glória em abundância, aliou-se por casamento a Acab.2Cr 22,1: Em seu lugar, os ha-bitantes de Jerusalém proclamaram reiOcozias,seufilhomaisjovem.

APOSTOLADO LEIGO– Fundamenta-se no sacramento da Crisma:

Lc 24,46-49: Em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações.Jo 14,16-26: O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome,iráensinar-vostodasascoisas.Jo 15,26s: QuandovieroParácli-to, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade.At 1,8: Mas descerá sobre vós oEspíritoSantoevosdará força; esereis minhas testemunhas.At 2,38: Batizado em nome de Je-sus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Es-pírito Santo.At 4,31: EtodosficaramcheiosdoEspírito Santo e anunciaram com intrepidez a Palavra de Deus.At 6,10: Não podiam, porém, re-sistir à sabedoria e ao Espírito que os inspiravam.At 8,14-17: Então, os dois após-tolos lhes impuseram as mãos e re-ceberam o Espírito Santo.At 9,31: Caminhando no temor do Senhor, [...] a assistência do

Page 37: Chave biblica

39

Apóstolo

Espírito Santo a fazia crescer em número.At 11,15ss: Apenas comecei a fa-lar, quando desceu o Espírito San-to sobre eles.At 15,8: Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a seu res-peito, dando-lhes o Espírito Santo.At 19,17: O Espírito Santo des-ceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam.

– Como parte do corpo místico de Cristo, os fi éis têm o direito e o dever de praticar o apostolado:

Jo 15,17: Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eunele,essedámuitofruto.1Cor 12,4-30: Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.Rm 12,48: Embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.Ef 4,11-16: É por ele que todo o corpo – coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor.1Pd 2,5: Vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo.1Pd 4,10s: Cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu: a palavra.

– Conferir ainda:Fl 4,3: Pois que trabalharam co-migo no Evangelho, com Clemente e com os demais colaboradores meus.1Pd 2,4-10: Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus.Mt 5,16: Para que vejam as vossas boasobraseglorifiquemvossoPaiqueestánoscéus.

Mt 9,37s: Disse, então, aos seus discípulos: “A messe é grande, mas osoperáriossãopoucos”.Lc 10,1-12: Depois disso, desig-nou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos.Lc 11,23: Quemnãoestácomigoestácontramim;quemnãorecolhecomigo espalha.At 6,17: Naqueles dias, como cres-cesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra os hebreus.1Cor 3,6: Eu plantei, Apolo re-gou, mas Deus é quem fez crescer. 1Cor 14,3: Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los,exortá-loseconsolá-los.1Ts 1,8: Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Se-nhor pela Macedônia e Acaia.

APÓSTOLO– Identifi ca a função de anuncia-dor da fé escolhido e enviado por Jesus para proclamar o Evangelho ou a Boa-Nova do Reino:

Mt 10,2: Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chama-do Pedro; depois André, seu irmão.Mt 28,18-19: Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espí-rito Santo.Mc 3,13-14: Designou doze dentre elesparaficaremsuacompanhia.Mc 6,30: Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado.

– Jesus é enviado pelo Pai:Jo 3,17.34: Aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.

Page 38: Chave biblica

40

Apóstolo

Jo 5,36: Mas tenho maior teste-munho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar.Rm 8,3: Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado.Gl 4,4: Mas quando veio a pleni-tude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher.Hb 3,1: Considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos,Jesus.

– E os discípulos são enviados por ele; são apóstolos, sobretudo, os Doze:

Mt 10,2-3: Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, cha-mado Pedro.Mc 3,13-14: Designou doze dentre elesparaficaremsuacompanhia.Lc 6,13: Ao amanhecer, cha-mou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos.Lc 22,14: Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos.At 1,2.13: Desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos.Ap 21,14: A muralha da cida-de tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

– Legados de Cristo, recebem es-peciais poderes, e nesse sentido geral é que se usa o termo:

Jo 13,16: O servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.

2Cor 8,23: Quanto aos nossos ir-mãos, são legados das igrejas, que são a glória de Cristo. Fl 2,25: Julgueinecessárioenviar-vos nosso irmão Epafrodito, meu companheiro de labor e de lutas.

– É normalmente empregado o termo para indicar um grupo de pessoas: os enviados de Jesus Res-suscitado:

Jo 20,21: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim tam-bém eu vos envio a vós.1Cor 9,1: Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor?1Cor 15,7: Depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos.

– Com a incumbência de serem suas testemunhas:

Mt 28,19: Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espí-rito Santo. Jo 20,21: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim tam-bém eu vos envio a vós.Rm 1,5:Afim de levar, em seunome, todas as nações pagãs à obe-diência da fé.1Cor 1,17: Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho.

– Eleição dos apóstolos:Mc 3,14: Designou doze dentre elesparaficaremsuacompanhia.Lc 6,13: Ao amanhecer, cha-mou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos.

Page 39: Chave biblica

41

Apóstolo

– Sua missão de pregar: Mt 10,1-15: Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos.Mt 28,19: Ide, pois, e ensinai a to-das as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Mc 16,15: E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.Lc 24,46-49: E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações.Jo 15,16.27: Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi [...] para que vades e produzais fruto.At 1,8: Mas descerá sobre vós oEspíritoSantoevosdará força; esereis minhas testemunhas.At 10,42: Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus.

– Perseguições e trabalhos:Mt 10,16-23: Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquelequeperseveraratéofimserásalvo.1Cor 15,30s: E nós, por que nos expomos a perigos a toda hora? Cada dia, irmãos, exponho-me à morte.

– Sua fuga e temor: Mt 26,56.70-74: Então, os dis-cípulos o abandonaram e fugiram.Jo 20,19: Os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus.

– Sua fi rmeza após a vinda do Es-pírito Santo:

At 2,14: Pedro, então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse.

At 3,12: Porquefitaisosolhosemnós, como se [...] tivéssemos feito este homem andar?At 4,19s: Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus.At 5,19-32: Obedecendo a essa ordem, eles entraram no templo ao amanhecer e puseram-se a ensinar. 2Cor 10,4ss: Não são carnais as armas com que lutamos. São pode-rosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações.

– Matias é escolhido para ocupar o lugar de Judas, o traidor:

At 1,21-26: Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorpo-rado aos onze apóstolos.

– Paulo é apóstolo por missão re-cebida de Jesus ressuscitado:

At 9,19: Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.At 9,27: Então Barnabé [...] apresentou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho.At 22,21: Mas ele me respondeu: “Vai, porque eu te enviarei para longe, às nações...”.At 26,17: Escolhi-te do meio do povo e dos pagãos, aos quais agora te envio.Rm 1,5: E do qual temos recebido agraçaeoapostolado,afimdele-var, em seu nome.Rm 11,13: Declaro-o a vós, ho-mens de origem pagã: como apóstolo dos pagãos, eu procuro honrar o meu ministério.Rm 15,16.18: De ser o ministro de Jesus Cristo entre os pagãos,

Page 40: Chave biblica

42

Apóstolo

exercendo a função sagrada do Evangelho de Deus.Gl 1,16: Para revelar seu Filho em minhapessoa,afimdequeeuotor-nasse conhecido entre os gentios.Gl 2,7: Aocontrário,viramqueaevangelização dos incircuncisos me eraconfiada.

– Barnabé:At 14,14: Mas os apóstolos Bar-nabé e Paulo, ao perceberem isso, rasgaram as suas vestes.

– Timóteo, Tito e outros:Rm 16,7: Saudai Andrônico e Júnias [...], os quais são muito esti-mados entre os apóstolos.1Cor 12,28-29: Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apósto-los, em segundo lugar os profetas.1Cor 15,7: Depois apareceu a Tia-go, em seguida a todos os apóstolos.2Cor 8,23: Quanto a Tito, é o meu companheiro e o meu colabora-dor junto de vós.Ef 4,11: A uns ele constituiu após-tolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores.

– Fundamentos da Igreja:2Cor 3,6: Ele é que nos fez ap-tos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito.Ef 2,20: Edificados sobre o fun-damento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.

– Embaixadores de Cristo:Rm 16,25: Àquele que é poderoso paravosconfirmar,segundoomeuEvangelho, na pregação de Jesus Cristo.

2Cor 5,20: Portanto, desempenha-mos o encargo de embaixadores em nome de Cristo.Ef 6,19-20: Para que me seja dado anunciar corajosamente o mis-tério do Evangelho, do qual eu sou embaixador.

– Fundadores do novo povo de Deus:

Mt 10,1-2: Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos.Mc 3,13-19: Designou doze dentre elesparaficaremsuacompanhia.Lc 6,12-13: Chamou os seus discí-pulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos.Jo 6,70: Jesus acrescentou: “Não vos escolhi eu todos os doze? Contu-do, um de vós é um demônio!...”.At 1,13.15-25: Tendo entrado no cenáculo,subiramaoquartodecima,onde costumavam permanecer.1Cor 15,5: Para tomar neste [...] apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu pró-prio lugar.Ap 21,14: A muralha da cidade ti-nha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

– Julgarão as doze tribos:Mt 19,28: Vós, que me haveis segui-do, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.

– Seu apostolado é uma missão de confi ança:

1Cor 4,1-2: Que os homens nos considerem, pois, como simples ope-ráriosdeCristo.Ef 3,2.7: Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.

Page 41: Chave biblica

43

Arca da aliança

1Tm 1,11-12: Dou graças àque-le que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou dig-nodeconfiança.

– Sua efi cácia depende da graça de Deus:

1Cor 3,7: Assim, nem o que plan-ta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer.1Cor 15,10: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil.

– O apóstolo está disposto a dar a vida pela comunidade:

Fl 2,17: Ainda que tenha de der-ramar o meu sangue sobre o sacrifí-cio em homenagem à vossa fé.1Ts 2,8:Desejávamos não só co-municar-vos o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida.

– É como um pai e uma mãe:1Cor 4,15: Ora, fui eu que vos ge-rei em Cristo Jesus pelo Evangelho.2Cor 6,13: Falocomoameusfi-lhos: também vós outros abri larga-mente os vossos corações.2Cor 12,15: De muito boa vonta-de darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas.Gl 4,18-19: Filhinhos meus, por quem de novo sinto dores de par-to, até que Cristo seja formado em vós.1Ts 2,7.11: E sabeis que procede-mos com cada um de vós como um paicomseusfilhos.

– Experimenta um ciúme divino para com os seus fi lhos:

2Cor 11,2: Porque vos desposei com um esposo único e vos apresen-tei a Cristo como virgem pura.

– Encontra conforto e sustento nos seus fi éis:

2Cor 1,14: Nós somos a vossa glória, exatamente como vós sereis a nossa, no dia do Senhor Jesus.2Cor 2,3: Confioemtodosvósquea minha alegria seja a de todos.2Cor 3,2: Vós mesmos sois a nossa carta, escrita em nossos corações, co-nhecida e lida por todos os homens.1Ts 3,7: Fomos consolados por vós, no meio de todas as nossas angústias e tribulações, em virtude da vossa fé.

– Encontra a sua coragem em Deus:

2Cor 3,6: Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito.1Ts 2,2: Ousamos, confiados emnosso Deus, pregarvos o Evangelho de Deus em meio de muitas lutas.

– Deve agradar apenas a ele:1Ts 2,4-5: Falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus.

– E ser fi el ao seu compromisso:1Cor 4,2: Ora, o que se exige dos administradoreséquesejamfiéis.

ARCA DA ALIANÇA– Por ordem de Deus, os docu-mentos do Decálogo – código da aliança feita entre Deus e seu povo – são guardados dentro de uma caixa de madeira de lei ricamente revestida. Deveria ser transportada pelos hebreus em caminhada para a Terra Prometida. Sua confecção obedeceu a medidas precisas, esta-belecidas pelo próprio Deus:

Ex 25,10: Farão uma arca de ma-deiradeacácia.

Page 42: Chave biblica

44

Arrependimento

Ex 37,1-9: Comprimento era de dois côvados e meio, sua largura de um côvado e meio, e sua altura de um côvado e meio.

– Durante a travessia do deserto, ela precedia o povo eleito para lhe mostrar o caminho:

Nm 10,33: A arca da aliança do Senhor os precedia, para lhes esco-lher um lugar de repouso.

– Ajuda a conquistar a cidade de Jericó:

Js 6,6-20: Levai a arca da alian-ça, e sete sacerdotes estejam diante dela tocando as trombetas.

– Tomada da Arca da Aliança pelos fi listeus. E sua devolução a Israel:

1Sm 4,1-11: A arca de Deus foi tomada e os dois filhos de Heli,Hofni e Fineias, pereceram.1Sm 6,1-21: Se devolveis a arca do Deus de Israel, não a mandeis vazia.

– A Arca é levada para Jerusalém:2Sm 15,29: Sadoc e Abiatar re-conduziram, pois, a arca de Deus paraJerusalémeláficaram.

– Salomão prepara um lugar para a Arca no Templo:

1Rs 8,21: Preparei um lugar para a arca, onde se encontra a aliança do Senhor.

– Em Apocalipse, a Arca é da Nova Aliança, selada por Cristo na cruz, com todos os homens:

Ap 11,19: Abriu-se o Templo de Deus no céu e apareceu, no seu tem-plo, a arca do seu testamento.

ARREPENDIMENTO– Ver CONVERSÃO, PENI-TÊNCIA.

ASSEMBLEIA– Veio para o português através do francês assemblée e signifi ca reunião, grupo de pessoas para deliberarem.– Com este sentido, é empregada no AT como reunião do povo e de guerreiros:

Ez 13,9: Não farão mais parte do conselho do meu povo, não serão ins-critos no número da casa de Israel.Nm 10,1-3: Elas te servirão para convocar a assembleia e para dar o sinal de levantar o acampamento.Jz 20,1-2: Os chefes de todo o povo e todas as tribos de Israel apresen-taram-se diante da assembleia.Jz 21,5.8:Haverá alguém dentretodas as tribos de Israel que não te-nha comparecido à assembleia?

– Também as reuniões sagradas recebem este mesmo nome:

Lv 23,2-3: Eis as festas do Se-nhor que anunciareis como devendo ser santas assembleias.Dt 5,22: O Senhor dirigiu com voz forte a toda a vossa assembleia, sem juntar mais nada.1Rs 8,5: O rei Salomão e toda a assembleia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Ne 8,18: Celebraram a festa du-rante sete dias e, no oitavo dia, hou-ve uma Assembleia solene.

– No NT a assembleia dos cristãos tanto para tomarem decisões co-muns a todos, como para rezarem e partirem o pão, passou a ser cha-mada de igreja. Esta palavra, vinda do grego ecclesia também signifi ca reunião, assembleia do povo:

Page 43: Chave biblica

45

Autoridade

Mt 16,18: E eu te declaro: tu és Pedro,esobreestapedraedificareia minha Igreja.Mt 18,20: Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.At 2,42-43: Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuni-ões em comum, na fração do pão e nas orações.At 12,12: Onde muitos se tinham reunido e faziam oração.1Cor 1,2: ÀigrejadeDeusqueestáemCorinto,aosfiéissantificadosemJesus Cristo, chamados à santidade.1Cor 4,17: Ele vos recordará asminhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas as igrejas.1Cor 11,17-22: Não vos posso louvar a respeito de vossas assem-bleias que causam mais prejuízo que proveito.

– Ver IGREJA.

AUTORIDADE– Vinda do latim auctoritas, tem o sentido de fazer crescer, instigar, consumar, cumprir, dar exemplo. Isso coincide com o sentido novo que Jesus quis dar à autoridade que vem de Deus:

Jo 13,13-17: O servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.

– Ela vem de Deus conforme Je-sus falou a Pilatos. O mesmo está escrito no AT e no NT:

Jo 19,11: Não terias poder algum so-bre mim, se de cima não te fora dado.Pr 8,15-16: Por mim reinam os reis e os legisladores decretam a

justiça; por mim governam os ma-gistrados.Sb 6,3: Porque é do Senhor que recebestes o poder, e é do Altíssimo que tendes o poderio.Eclo 10,4: O domínio sobre um paísestánamãodeDeus.Elelhesuscitaránotempooportunoumgo-vernador útil.Is 11,1-2: Um renovo sairá dotronco de Jessé, e um rebento brota-rádesuasraízes.Jr 23,5: Seráreiegovernarácomsabedoriaeexerceránaterraodi-reito e a equidade.Rm 13,1-2: Assim, aquele que resiste à autoridade opõe-se à ordem estabelecida por Deus.

– O homem recebeu de Deus o domínio sobre os animais:

Gn 1,28: Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais.

– Os pais devem ser honrados pe-los fi lhos, conforme o AT e o NT:

Ex 20,12: Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolon-guemsobreaterraquetedáoSe-nhor, teu Deus.Lv 19,3: Cada um de vós respeite a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor,vosso Deus. Eclo 3,2: Ouvi, meus filhos, osconselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos.Ef 6,1-3: Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo.Cl 3,20: Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor.

Page 44: Chave biblica

46

Avareza

– Como todo dom de Deus, a au-toridade deve ser um serviço para a comunidade:

Ex 18,20: Tulhesensinarássuasordensesuasleis,elhesmostraráso caminho a seguir e como terão de comportar-se.Nm 27,15-17: Escolha um ho-mem que chefie a assembleia, quemarche à sua frente e guie os seus passos.Dt 1,17: Ouvireis o pequeno como o grande, sem temor de ninguém, porque o juízo é de Deus.Dt 19,18-19: Se [...] se trata de um falso testemunho, [...] vós o tratareis como premeditara tratar o seu irmão. 1Rs 3,9: Dai, pois, ao vosso servo um coracão sábio, capaz de julgar[...] e discernir entre o bem e o mal.2Cr 19,7-8: Vigiai o vosso pro-cedimento, pois, junto do Senhor, nossoDeus,nãoháiniquidade.Pr 29,4.14: Um rei que julga com equidadeoshumildesteráseutronofirmadoparasempre.Pr 31,4-5: Não convém aos reis beber vinho, nem aos príncipes [...] licores, para que, bebendo, eles não esqueçam a Lei.Sb 1,1: Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos.

– Deve-se obedecer à autoridade legitimamente constituída:

Rm 13,2: Assim, aquele que re-siste à autoridade opõe-se à ordem estabelecida por Deus.1Tm 2,1-2: Façam preces [...] por todos os homens, [...] e por todos os que estão constituídos em autoridade.

Tt 3,1: Admoesta-os a que sejam submissos aos magistrados e às au-toridades, sejam obedientes.1Pd 2,13-14: Por amor do Se-nhor, sede submissos, pois, a toda autoridade humana.

AVAREZA– Amor desordenado às riquezas. Nada disso se aproveita:

Ecl 2,7-11: Nadahádeproveito-so debaixo do sol.Ecl 5,9-16: Vi uma dolorosa mi-séria debaixo do sol: as riquezas que um possuidor guardara.Eclo 14,3: Para o homem ava-rento e cúpido a riqueza é inútil; para que serve o ouro ao homem invejoso?Mc 8,36: Poisqueaproveitaráaohomem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Lc 12,15: Guardai-vos escrupulo-samente de toda a avareza.

– Causa de todos os males:Pr 1,19: Tal é a sorte de todo ho-memávidoderiqueza:arrebataavida àquele que a detém.Eclo 10,9: Nadahámaiscrimi-noso do que a avareza; de que se orgulha o que é terra e cinza?

– É uma espécie de idolatria:Mt 6,24: Não podeis servir a Deus e à riqueza.Cl 3,5: A devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobi-ça, que é uma idolatria.Ef 5,5: Nenhum dissoluto, [...] ou avarento – verdadeiros idólatras! – teráherançanoReinodeCristo ede Deus.

Page 45: Chave biblica

47

Avareza

– Devemos fugir dela:Sl 118,36: Inclinai-me o cora-ção às vossas ordens e não para a avareza. Mt 6,19: Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem.Lc 12,15: Guardai-vos escrupulo-samente de toda a avareza.1Cor 6,10: Nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamado-res, nem os assaltantes hão de pos-suir o Reino de Deus.Tt 1,7.1: Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus.Hb 13,5: Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes.

– Especialmente os juízes devem dela abster-se:

Ex 18,21: Mas escolherás domeio do povo homens pruden-tes, tementes a Deus, íntegros, desinteressados.Ex 23,8: Nãoaceitaráspresentes,porque os presentes cegam aqueles que veem claro, e perdem as causas justas.Dt 16,19: Não farás curvar ajustiça[...];nãoaceitaráspresentes,porque os presentes cegam.Dt 27,25: Maldito o que aceita gratificação para levar à morte oinocente!Pr 15,27: O homem cobiçoso per-turba a sua casa, aquele que odeia ossubornosviverá.Pr 17,23: O ímpio aceita um pre-sente ocultamente para desviar a língua da justiça.

Pr 28,16: Um príncipe, destitu-ído de senso, é rico em extorsões, mas o que odeia o lucro viverálongos dias.Is 5,23: (Ai) daqueles que, por uma dádiva, absolvem o culpado,e negam justiça àquele que tem o direito a seu lado!Is 33,15: Aquele que procede bem e diz a verdade, que não quer um benefício extorquido.Ez 22,12s: Em ti aceitam-se pre-sentes para derramar sangue, tu recebes a usura [...] fazes violência ao próximo.Mq 3,11: Para vos beneficiarafugentarei o gafanhoto, que não destruirá mais os frutos de vossaterra.

– Os profetas levantam contra ela sua voz:

Is 5,8: Ai de vós, que ajuntais casa a casa, e que acrescentais campo a campo.Is 56,11: São cães vorazes [...], são pastores que nada observam, cada qual segue seu caminho em busca de seu interesse.Jr 6,13: Na verdade, do maior ao menor, todos se entregam aos ga-nhos desonestos.Jr 8,10: Darei [...] seus campos anovosdonos,jáque[...]todosseentregam aos lucros desonestos.Jr 22,17: Mas teus olhos e teu co-ração não procuraram senão satis-fazer tua cobiça, derramar o sangue do inocente.Hab 2,9: Ai daquele que procu-ra lucros criminosos para a sua casa, e que quer colocar bem alto o seu ninho.