coesão gramatical

7
Os tipos de coesão são importantes para encadear argumentos de maneira lógica . Quando bem empregados, contribuem para a coesão global do texto. * Coesão Gramatical Prof. Alynne Ferreira Prof. Alynne Ferreira

Upload: alynne-ferreira

Post on 12-Apr-2017

14 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

Os tipos de coesão são importantes para encadear argumentos de maneira lógica . Quando bem empregados, contribuem para a coesão global do texto.

*Coesão GramaticalProf. Alynne Ferreira

Page 2: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

A coesão é restrita a aspectos gramaticais que garantem a amarração no texto.Para escrever um texto coeso, conheça agora os cinco tipos de coesão textual:

Coesão por referência: é um dos tipos mais utilizados em um texto. Graças a ela, evitamos repetições de termos, descuido que pode tornar desagradável a leitura de um texto:

Os alunos do terceiro ano foram visitar o Museu da Língua Portuguesa. Eles foram acompanhados pelos professores da escola.

Em vez de:Os alunos do terceiro ano foram visitar o Museu da Língua Portuguesa. Os alunos do terceiro ano foram acompanhados pelos professores da escola.

Page 3: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora. Observe o exemplo:

Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos.

Em vez de:Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso o mau

comportamento volte a acontecer, os alunos serão suspensos.

Coesão por elipse: Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração:

Maria faz o almoço e ao mesmo tempo conversa ao telefone com a amiga.

Em vez de:Maria faz o almoço e ao mesmo tempo Maria conversa ao telefone com a amiga.

Page 4: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

Coesão por conjunção: Esse tipo de coesão possibilita relações entre os termos do texto através do emprego adequado de conjunções:

Como não consegui ingressos, não fui ao show, contudo, assisti ao espetáculo pela televisão.

Coesão lexical: ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos. Observe o exemplo:

Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro. O carioca nasceu no dia 21 de junho de 1839 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908. Gênio maior de nossas letras, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. 

Page 5: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

Alguns mecanismos responsáveis pelo entrelaçamento, construção e amarração do texto.

Pronomes pessoais:

Exemplo:”Eu, que meditava ir ter com a morte, não ousei fitá-la quando ela veio ter comigo.”

Pronomes demostrativos:

Exemplo:” Mal comparando, é como arraia-miúda, que se encolhia à sombra do castelo feudal;caiu este e a arraia ficou. Verdade é que se fez graúda e castelã…Não, a comparação não presta.”

Page 6: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

Pronomes possessivos :

Exemplo:

“Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo como dezesseis anos.”

Pronomes indefinidos:

Exemplo:

“Um poeta dizia que o menino é pai do homem. Se isto é verdade, vejamos alguns lineamentos do menino.Desde os cincos anos merecera eu a alcunha de `menino diabo`; e verdadeiramente não era outra cousa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinhas e voluntarioso.”

Page 7: Coesão gramatical

Prof. Alynne Ferreira

Pronomes relativos:

Exemplo: “Ao fundo, por trás do balcão, estava sentada uma mulher, cujo rosto amarelo e bexinguento não se destacava logo, à primeira vista.”

Advérbios:

Exemplo: “Também o senhor; e o seu criado, não menos se é seu criado esse homem que ali está sacundindo os tapetes à janela.

Conectivos:

Exemplo: “A mãe, que era surda, estava na sala com ela.”