concreto pré moldado

8
Introdução: A Construção Civil tem sido considerada uma indústria atrasada quando comparada a outros ramos industriais. A razão disso está no fato de ela apresentar, de uma maneira geral, baixa produtividade, grande desperdício de materiais, morosidade e baixo controle de qualidade. Uma das formas de buscar a redução desse atraso é fazer estruturas utilizando pré-fabricados de concreto. Não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado nasceu com a pré- moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a prémoldagem começou com a invenção do concreto armado. A realização de estruturas com concretagem local surgiu depois.” (VASCONCELOS, 2002). Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada. Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno. ( Portal do Concreto ). Com a utilização do concreto pré-fabricado pode-se atuar no sentido de reduzir o custo dos materiais das estruturas de concreto, basicamente o concreto e a armadura. Entretanto, é na parcela relativa às fôrmas e ao cimbramento, normalmente de maior peso no custo do concreto armado, que ela é mais significativa. Em princípio, o emprego da pré- moldagem aumenta com o grau de desenvolvimento tecnológico e social do país, pois este acarreta maior oferta de equipamentos, valorização da mão-de-obra e exigências mais rigorosas em relação à qualidade dos produto (EL DEBS, 2000).

Upload: felipe-camargo

Post on 28-Dec-2015

54 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Concreto Pré Moldado

Introdução:

A Construção Civil tem sido considerada uma indústria atrasada quando comparada a outros ramos industriais. A razão disso está no fato de ela apresentar, de uma maneira geral, baixa produtividade, grande desperdício de materiais, morosidade e baixo controle de qualidade. Uma das formas de buscar a redução desse atraso é fazer estruturas utilizando pré-fabricados de concreto.

Não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado nasceu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a prémoldagem começou com a invenção do concreto armado. A realização de estruturas com concretagem local surgiu depois.” (VASCONCELOS, 2002).

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada. Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno. ( Portal do Concreto ).

Com a utilização do concreto pré-fabricado pode-se atuar no sentido de reduzir o custo dos materiais das estruturas de concreto, basicamente o concreto e a armadura. Entretanto, é na parcela relativa às fôrmas e ao cimbramento, normalmente de maior peso no custo do concreto armado, que ela é mais significativa. Em princípio, o emprego da pré-moldagem aumenta com o grau de desenvolvimento tecnológico e social do país, pois este acarreta maior oferta de equipamentos, valorização da mão-de-obra e exigências mais rigorosas em relação à qualidade dos produto (EL DEBS, 2000).

O concreto pré-fabricado no Brasil tem sido pouco explorado. As principais razões de o concreto pré-fabricado ser subutilizado são: o sistema tributário que penaliza o emprego de elementos pré-fabricados de fábricas, a instabilidade econômica que dificulta o planejamento e os investimentos a longo prazo, o conservadorismo dos agentes envolvidos com a Construção Civil, a falta de conhecimento de alternativas em concreto pré-fabricado, a escassez de oferta de equipamentos, a indisponibilidade comercial de dispositivos auxiliares para realizar as ligações e o manuseio de elementos. As duas primeiras razões são de natureza macroeconômica. As restantes são culturais ou consequência das primeiras, porém as perspectivas são boas em relação ao emprego de concretos pré-fábricados em países em desenvolvimento e o Brasil entra nessa lista de países que utilizarão cada vez mais os concreto pré-fábricados, que inclusive estão amplamente utilizados em obras para a Copa do Mundo de 2014.

Page 2: Concreto Pré Moldado

O campo de aplicação do concreto pré-fabricado é bastante amplo. Ele abrange praticamente toda a Construção Civil: a) edificações; b) construção pesada; e c) diversas outras obras civis, como, por exemplo, as construções utilizadas em infra-estrutura urbana. Nas edificações, a pré-moldagem pode ser empregada nas estruturas de edifícios industriais, comerciais e habitacionais, bem como em equipamentos urbanos de uso múltiplo, como hospitais, terminais rodoviários e ferroviários etc. Destaca-se que aplicação da pré-moldagem não se restringe à estrutura principal. Ela pode ser também utilizada nos fechamentos. Os desenhos abaixo apresentam alguns sistemas estruturais com o uso do concreto pré-fabricado em edificações. Na construção pesada a pré-moldagem é correntemente utilizada nas pontes de grande porte e em túneis. Merece ainda ser citado seu emprego em componentes utilizados na construção de obras portuárias e de usinas destinadas à geração de energia elétrica. (EL DEBS, 2000).

Em relação a diversas outras obras civis, destaca-se a aplicação da pré-moldagem nos seguintes tipos de construção: pontes de pequeno e médio porte, canais, muros de arrimo, galerias e reservatórios de água. Esses tipos construtivos são bastante empregados na infraestrutura de estradas ou na infra-estrutura urbana. Ainda em relação a outras obras civis, salienta-se o emprego usual da pré-moldagem na construção de estádios e silos (EL DEBS, 2000).

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRÉ-FABRICAÇÃO DO CONCRETO

 As críticas a esse tipo de produção podem ser abordadas em quatro diferentes ordens: social, econômica, política e cultural.

ORDEM SOCIAL

A pré-fabricação é um sistema construtivo não modificável, e portanto, insuficiente para responder às necessidades de elasticidade urbana, fruto de um mercado ativo e em expansão.

A moradia pré-fabricada não consegue adaptar-se às necessidades de habitação e suas evoluções.

Classes de igual situação econômica têm a instalação de células habitacionais mais ou menos idênticas.

O emprego de máquinas na montagem das construções dispensa grande parte da mão-de-obra.

O processo de montagem é simples, não necessitando de mão-de-obra especializada; o que permite também uma maior flexibilidade de movimentação de uma obra à outra.

ORDEM ECONÔMICA

Page 3: Concreto Pré Moldado

O custo da produção é reduzido em relação ao sistema de construção convencional devido ao aumento da escala de produção pela criação dos edifícios de catálogo.

Apesar da redução do custo em termos de montagem, o projeto torna-se mais caro pelas exigências de detalhamento e também o transporte de peças é dificultado pelas suas grandes dimensões.

A duração da obra limita-se aos trabalhos de cimentação e à montagem dos elementos pré-fabricados. As construções, por realizarem-se praticamente "em seco", podem ser habitadas muito antes.

Há a redução do peso total do edifício, pela diminuição da quantidade de materiais para a agregação empregados, como por exemplo, o cimento.

O trabalho não depende das condições do tempo, podendo ser realizado em locais cobertos e fechados.

ORDEM POLÍTICA

O Estado tem importante papel, por ser um dos únicos clientes capazes de dar volume de trabalho suficiente para justificar a criação desse tipo de estruturas e garantir a demanda constante de moradias para um futuro imediato.

O problema conseqüente dessas novas demandas é a exclusão de empresas menores que não suportam a competitividade nesta escala.

ORDEM CULTURAL

A solução da industrialização da construção busca-se apenas no campo tecnológico, ao invés de adquirir um sentido global.

A maioria dos projetistas pouco conhecem a respeito desse técnica de produção, ocorrendo, assim, o perigo da repetitividade de projetos e a perda de interesse na arte de projetar.

Objetivo:

- Desenvolver um projeto que utilize o sistema construtivo de estruturas de concreto pré-moldado.

Cronograma de atividades do projeto:

Atividade Descrição da Atividade Predecessora (s) Duração (dias)

A Limpar o local -- 2

B Transporte do material pré-moldado -- 10

C Escavar A 1

D Fundação C 4

E Içamento e instalações dos painéis B,D 8

Page 4: Concreto Pré Moldado

pré-moldados

F Unir os painéis pré-moldados E 3

G Assentar telhado F 1

HRevestimento isolante

externoE 1

IInstalar janelas e portas

externasF 2

JIsolamento térmico de pare-

des e tetosF 2

K Revestir paredes e tetos J 2

LIsolamento térmico do

telhadoG, K 1

M Acabamento interno K 6

N Acabamento externo G 6

O Paisagismo N 4

Tabela 1: Atividades para construir a casa popular com concreto pré-moldado.

Através de pesquisas em diversos sites de fabricantes de concreto pré-moldado foi elaborada uma lista de atividades para construir a casa popular e o tempo que cada atividade demora pra ser feita e se ela é um gargalo para outras atividades. A tabela acima mostra o que deverá ser feito para o projeto atingir o objetivo final.

Com o software TORA, foi realizado uma estimativa do tempo que o projeto deverá levar para ser concluído. O software fez as interações entre as atividades e mostrou que demorará 32 dias para a casa ficar pronta, conforme a imagem a seguir.

Figura 1: Passo a passo das atividades, que no final irão demorar 32 dias para ser concluídas completamente.

Page 5: Concreto Pré Moldado

É importante verificar também que algumas atividades como transporte, Içamento dos painéis, instalação dos mesmo, assentar o telhado, paisagismo e acabamento externo são atividades críticas, como é mostrado na figura 2:

Figura 2: Atividades críticas.

Considerações Finais:

Hoje é uma excelente solução devido a busca das fabricas para a versatilidade de peças, ou seja, não se precisa mais construir o quadrado, e sim, a geometria que eu desejar. Por se tratar de produtos feitos em fábricas, o controle de execução e os cuidados para atingir os requisitos conforme as normas brasileiras são atingidas com maior facilidade, tornando o pré-fabricado seguro, e ótima solução. É comprovado cientificamente que o sistema pré-fabricado é similar em custos ao tradicional, porem as vantagens competitivas referentes a prazos e ordem no canteiro são superiores. No entanto é importante salientar a dificuldade no transporte de peças delgadas e/ou compridas. Falta de maior conhecimento do setor, onde muitos projetistas acreditam não ser versátil o uso dessa solução. Descaso quanto à segurança e cuidados de montagem.

É de extrema importância que esse sistema construtivo seja mais estudado e que seja de conhecimento de muita gente, pois para o país crescer com qualidade e rapidez, o advento do uso de pré-fabricados irá contribuir, já que são construções rápidas, com controle de qualidade mais adequado e mão de obra treinada.

Referências bibliográficas:

Page 6: Concreto Pré Moldado

EL DEBS, Mounir Khalil. Concreto pré-moldado: Fundamentos e aplicações. Ed. São Carlos: EESC-USP, 2000.

Concreto pré-moldado. Disponível em:<http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/premoldado.html > Acesso em: 10 Nov. 2013.

VASCONCELOS, Augusto Carlos de. O concreto no Brasil: pré-fabriação. monumentos, fundações, volume I. São Paulo: Studio Nobel, 2002.