concurso pÚblico escola de administração agência … · 7 - ao receber a ordem do fiscal de...

22
Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL - 2004 INSTRUÇÕES Nome: N o de Inscrição: 1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 3 - DURAÇÃO DA PROVA: 4h30min, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 4 - Nessa prova há 90 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a , b , c , d e e . 5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta. 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciadas a prova. 8 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 9 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.10 do edital. 10 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; a não- observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. Disciplinas Questões Gestão Contemporânea 01 a 10 Legislação Específica e Fundamentos Básicos do Setor Elétrico Brasileiro 11 a 30 Conhecimentos Específicos 31 a 90 Boa Prova! Prova Objetiva 2 Especialista em Regulação Área: C C

Upload: duongminh

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Escola de Administração Fazendária

CONCURSO PÚBLICO Agência Nacional de Energia Elétrica

ANEEL - 2004

INSTRUÇÕES

Nome: No de Inscrição:

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS

não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 3 - DURAÇÃO DA PROVA: 4h30min, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE

RESPOSTAS. 4 - Nessa prova há 90 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e. 5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números.

Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites.

6 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta.

7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciadas a prova.

8 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

9 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.10 do edital.

10 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; a não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

Disciplinas Questões Gestão Contemporânea 01 a 10 Legislação Específica e Fundamentos Básicos do Setor Elétrico Brasileiro 11 a 30 Conhecimentos Específicos 31 a 90

Boa Prova!

Prova Objetiva 2

Especialista em Regulação

Área:

CC

Page 2: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 2

GESTÃO CONTEMPORÂNEA

01- Segundo o enfoque sistêmico é mais importante definir uma organização em termos de sua finalidade ou utilidade para o usuário do que por meio de suas entradas e processo.

Assinale a opção que corresponde a uma interpretação correta da frase acima.

a) O enfoque sistêmico enfatiza a idéia de eficácia

global. b) O enfoque sistêmico enfatiza a idéia de eficiência dos

recursos. c) O enfoque sistêmico enfatiza a idéia de processos

convergentes. d) O enfoque sistêmico enfatiza a idéia de ambiente

interno. e) O enfoque sistêmico enfatiza a idéia de cultura

organizacional.

02- Considerando o processo produtivo de uma organização XYZ, indique a opção que exemplifica corretamente os componentes de um sistema.

a) Energia, água, aço, ferro, mão-de-obra, tecnologia, recursos financeiros, instalações, equipamentos e ferramentas.

b) Planejamento estratégico, definição da estrutura e de normas, formas de motivação e recompensas, controle orçamentário e de resultados.

c) Chapas de aço para a indústria automobilística, serviço de atendimento ao cliente, controle de pedidos e faturamento.

d) Matérias-primas, mão-de-obra, tecnologia, processos, produtos e/ou serviços, ambiente e controle.

e) Ambiente imediato, planos de produção e uso de tecnologia, estabelecimento de preços e estratégias de mercado.

03- Indique se as frases a seguir são verdadeiras ou falsas.

( ) O enfoque sistêmico na administração permite anali-sar as organizações em sua complexidade, buscando entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas.

( ) Um sistema é um conjunto de componentes que interagem e se influenciam por meio de um processo para produzir um resultado.

( ) Os limites de um sistema são claramente definidos, não dependendo do observador o que permite uma análise única.

( ) Uma organização é um sistema composto de ele-mentos interdependentes, que podem ter cada um seus próprios objetivos.

Assinale a opção que indica corretamente a resposta. a) F, V, V, V b) V, V, F, V c) V, F, V, F d) F, V, F, V e) V, F, V, V

04- A comunicação nas organizações torna-se uma ferramenta de gestão quando subsidia o processo de tomada de decisão.

Assinale a opção que não indica de forma correta o cuidado que a empresa deve ter com o processo de comunicação para que este seja efetivo.

a) Criar um ambiente favorável ao feedback. b) Construir um alto nível de confiança. c) Estimular o uso de meios eletrônicos de comunica-

ção. d) Adequar os meios de comunicação ao público-alvo. e) Estar aberto a críticas.

05- Selecione a opção que não explicita a finalidade da gestão por processos.

a) Integrar as atividades para melhor atender o cliente. b) Possibilitar a racionalização de recursos. c) Alcançar maiores índices de produtividade. d) Reestruturar as unidades organizacionais. e) Promover a rotatividade de pessoal.

06- As organizações desde os primórdios da administração têm tido como preocupação a busca de eficiência de seus processos produtivos. No entanto, a busca de maior com-petitividade tem promovido o aperfeiçoamento contínuo de todos os processos.

Indique a frase que caracteriza o entendimento de gestão de processo. a) Os processos de apoio à produção são incontrolá-

veis, razão pela qual não passam por melhorias. b) A gestão de processos tem como primícias a identifi-

cação do objetivo de cada unidade da hierarquia. c) Processos são fluxos superpostos e seqüenciais que

tem por objetivo atender as necessidades dos clien-tes.

d) A melhoria contínua de processos prescinde de mecanismos de medição, já que as equipes se autogerenciam.

e) A gestão de processos tem como primícias o atendi-mento do cliente e a identificação do resultado espe-rado de dado processo.

Page 3: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 3

07- Assinale a opção que não indica uma visão contemporâ-nea de liderança.

a) O líder adquire habilidades de liderança por meio de processos de ensino-aprendizagem, cabendo à organização investir em capacitação para formação de líderes.

b) O exercício da liderança é produto da participação, envolvimento, comunicação, cooperação, negocia-ção, iniciativa e responsabilidade.

c) O líder possui características inatas, comuns em grandes personalidades do mundo político e empre-sarial, cabendo à organização investir em recruta-mento e seleção.

d) O exercício da liderança pressupõe descobrir o poder que existe nas pessoas, tornando-as capazes de criatividade e auto-realização.

e) O exercício da liderança depende de condições organizacionais e da capacidade de aprender e desenvolver habilidades.

08- Diferentes teorias tentam explicar a liderança. A seguir explicitam-se alguns aspectos dessas teorias.

I. A eficácia do líder depende da cultura organizacional, de características do gerente e dos funcionários.

II. O melhor estilo de liderança é aquele orientado para a tarefa.

III. A maturidade do grupo de liderados indica o melhor estilo de liderança.

IV. A eficácia do líder se deve a suas habilidades pessoais e uso da autoridade.

Assinale a opção que corresponde à essência das teorias de liderança situacional. a) I, II e III b) III e IV c) I, III e IV d) I e III e) II e IV

09- Uma dificuldade enfrentada pelo tomador de decisão é identificar, diagnosticar e priorizar o problema a ser resolvido. Escolha a opção que explicita corretamente o diagrama de ISHIKAWA.

a) Essa técnica permite priorizar as causas que são responsáveis pelo maior número de efeitos.

b) Essa técnica possibilita identificar, organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema.

c) Com base na análise simultânea do efeito da decisão para o desempenho da empresa e o tempo disponível para decisão, é possível priorizar o problema a ser tratado.

d) Com base na análise dos objetivos que se deseja alcançar é possível identificar variáveis que podem e não podem ser modificadas.

e) Essa técnica possibilita hierarquizar causas e efeitos por meio da atribuição de notas e sua ponderação.

10- Complete a frase com a opção correta:

Árvore de decisão e análise do campo de forças são técnicas de

a) análise de alternativas de solução. b) identificação do problema. c) análise de causas do problema. d) identificação do problema e análise de alternativas de

solução. e) identificação do problema e análise de suas causas.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA E FUNDAMENTOS BÁSICOS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

11- Entre as opções abaixo relacionadas, assinale aquela que melhor caracteriza o Sistema Elétrico Brasileiro.

a) Sistema de grande porte, com geração baseada predominante em fontes de geração hidráulica, tendo sua operação definida de forma centralizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

b) Sistema de médio porte, com cerca de 97% da gera-ção baseada em fontes hidráulicas, sendo sua ope-ração definida de forma regional, pelos Operadores Regionais do Sistema Elétrico (ORS).

c) Sistema hidrotérmico de grande porte, com a geração sendo composta predominantemente de fontes hi-dráulicas, tendo sua operação definida de forma descentralizada pelas companhias geradoras regio-nais.

d) Sistema hidrotérmico misto, de grande porte, com parcelas de geração térmica e hidráulica definidas em quantidades anuais equivalentes, porém com varia-ções sazonais dessas parcelas conforme as disponi-bilidades hídricas mensais.

e) Sistema de grande porte quanto à transmissão, operado de forma centralizada pelo Operador Nacio-nal do Sistema Elétrico (ONS), com capacidade instalada maior que 200 GW.

Page 4: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 4

12- Considerando os quatro segmentos principais do setor elétrico brasileiro (geração, transmissão, distribuição e comercialização), assinale a opção incorreta.

a) O segmento de transmissão refere-se às atividades de transporte da energia elétrica produzida até os grandes centros de consumo, as quais são feitas em alta tensão, sob a coordenação operativa do Opera-dor Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

b) No modelo de desregulamentação de energia elétrica adotado no Brasil (RE-SEB - Reforma do Setor Elétrico Brasileiro) optou-se por definir a geração e a comercialização como atividades competitivas.

c) A distribuição se encarrega do transporte final de energia elétrica a partir dos pontos de entrega na rede de alta tensão até o centro de gravidade das cargas dos consumidores.

d) A comercialização está encarregada das atividades de compra de energia e revenda a terceiros, por conta e risco dos empreendedores, mediante a auto-rização da ANEEL.

e) As atividades de geração e transmissão compreen-dem tanto a operação quanto a expansão, tendo esta última o objetivo de assegurar o atendimento futuro da demanda, levando em consideração as sugestões do Conselho Nacional de Política Energética.

13- Assinale a opção correta, entre as afirmativas abaixo, para definir o que é objeto de concessão, mediante licitação.

a) O aproveitamento de potenciais hidráulicos iguais ou superiores a 100 kW, e a implantação de usinas térmicas com potência igual ou inferior a 5000 kW, destinadas à execução de serviço público.

b) A implantação de usinas termelétricas, de potência superior a 5000 kW destinadas ao uso exclusivo de auto-produtor.

c) O aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 1000 kW, destinados à produção independente de energia.

d) As usinas termelétricas de qualquer potência. e) O aproveitamento de potenciais hidráulicos iguais ou

superiores a 1000 kW, destinados à execução de serviço público.

14- Entre as opções abaixo, assinale aquela que não é uma forma de ato administrativo da ANEEL, conforme previsto no seu regimento interno.

a) Portarias de gestão administrativa e de recursos humanos.

b) Pareceres de caráter técnico, jurídico ou administrativo, sobre matéria em apreciação pela Agência.

c) Resoluções para fins normativos. d) Decreto estabelecendo normas gerais de tarifação

para as empresas concessionárias de serviços públicos de energia elétrica.

e) Ordens de serviço, contendo comandos de trabalho.

15- Com relação às concessões e permissões, previstas no artigo 175 da Constituição Federal e na Lei nº 8.987, de 13/02/95, assinale a opção correta.

a) Considera-se poder concedente a União, o Estado, o Distrito Federal, o Município e as empresas estatais.

b) A concessão de serviço público é a delegação de sua prestação feita mediante licitação, na modalidade concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas.

c) A concessão e a permissão são formalizadas mediante contrato, que deverá observar as normas pertinentes e o edital de licitação.

d) O prazo máximo de qualquer permissão do serviço público é de 20 anos.

e) Os poderes concedentes estabelecem prazos máximos distintos, sendo 30 anos para a União, 20 anos para o Estado, 15 anos para o Município e 10 anos para as empresas estatais.

16- A prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica pressupõe a observância ao conceito de “serviço ade-quado” previsto na lei de concessões e permissões. Assinale a opção que melhor expressa esse conceito. Serviço adequado é aquele

a) que garante o atendimento do usuário com segu-rança, regularidade e modicidade tarifária.

b) realizado de forma regular, com garantia de quali-dade assegurada segundo os padrões definidos pela ANEEL.

c) que caracteriza as melhores condições de atendi-mento ao consumidor, de forma não discriminatória e com tarifas inferiores às dos concorrentes.

d) que satisfaz as condições de regularidade, continui-dade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

e) realizado com regularidade, generalidade, atualidade, segurança e em observância aos padrões técnicos atualizados em nível internacional.

17- Indique a opção que melhor caracteriza a situação da ANEEL em termos de sua instituição como entidade.

a) Organização não governamental autônoma, repre-sentando os interesses do consumidor.

b) Entidade jurídica do Estado sem fins lucrativos, com atribuições de Estado, vinculada à Presidência da República.

c) Organização social, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e Ministério de Meio Ambiente.

d) Fundação vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal e prazo de duração indeterminado.

e) Autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministé-rio de Minas e Energia.

Page 5: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 5

18- A ANEEL tem por finalidade regular e fiscalizar

a) a produção e, de forma prioritária, a distribuição de energia elétrica.

b) a produção, a transmissão, a distribuição e comercia-lização de energia elétrica somente para empresas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

c) exclusivamente a produção e a distribuição de ener-gia elétrica.

d) exclusivamente a distribuição de energia elétrica de empresas que têm concessão em mais de uma unidade federativa do País.

e) a produção, a transmissão, a distribuição e a comer-cialização de energia elétrica.

19- Em observância à Lei nº 9.247/96, a ANEEL é dirigida por

a) um diretor geral e quatro diretores, em regime de colegiado.

b) um presidente e um conselho administrativo. c) um presidente e uma comissão com representantes

da União e das unidades federativas. d) secretário de energia do Ministério de Minas e

Energia, exercendo a presidência, e 5 membros do Conselho Nacional de Política Energética.

e) um diretor geral indicado pelo Presidente da República e dois diretores, sendo um indicado pelo Ministro de Estado de Minas e Energia e outro pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente.

20- Não é competência da ANEEL

a) implementar as políticas e diretrizes do governo federal para a exploração de energia elétrica e o aproveitamento de potenciais hidráulicos, expedindo os atos necessários.

b) formular as políticas e diretrizes do governo federal para a exploração de energia elétrica e o aproveitamento de potenciais hidráulicos, expedindo os atos necessários.

c) zelar pelo cumprimento da legislação de defesa da concorrência, monitorando e acompanhando as práticas de mercado dos agentes do setor de energia elétrica.

d) celebrar e gerir os contratos de concessão ou de permissão de serviços públicos de energia elétrica, de concessão de uso de bem público.

e) expedir as autorizações, bem como fiscalizar as concessões e a prestação de serviços de energia elétrica.

21- Com relação ao produtor independente de energia elétrica (PIE), assinale a opção correta.

a) O PIE produz energia apenas para atender às necessidades de consumo próprio.

b) O PIE pode vender energia elétrica apenas para consumidores com carga igual ou superior a 10.000 kW.

c) A exploração de potencial hidráulico pelo PIE dar-se-á mediante permissão para uso de bem público, com prazo máximo sempre limitado a 15 anos.

d) O PIE produz energia prioritariamente para atender às necessidades de consumo próprio, porém, podendo vender energia excedente em valor limitado a 1/3 de sua capacidade instalada, desde que autorizado pela ANEEL.

e) O PIE pode vender energia elétrica a concessionário de serviço público de energia elétrica.

22- Na fase de introdução da livre escolha para compra de energia elétrica no Brasil, prevista na Lei nº 9.074/95, foi permitido que o consumidor com carga

a) maior do que 10.000 kW pudesse contratar uma fração inferior à ¾ de sua carga a partir de produtor independente de energia elétrica.

b) maior do que 3.000 kW pudesse contratar parte ou a totalidade de sua carga a partir de produtor independente de energia elétrica.

c) igual ou maior do que 10.000 kW, atendido em tensão igual ou superior a 69 kV, pudesse contratar o seu fornecimento, no todo ou em parte, com produtor independente de energia elétrica.

d) maior do que 3.000 kW, atendido em tensão igual ou superior a 69 kV, pudesse contratar o seu fornecimento, no todo ou em parte, com opção de compra de qualquer concessionário, permissionário ou autorizado de energia elétrica do sistema interligado.

e) igual ou maior do que 1.000 kW, atendido em tensão superior a 69 kV, pudesse contratar o seu fornecimento, no todo ou em parte, com produtor de pequenas centrais hidroelétricas.

23- Com relação à outorga de direito de uso de recursos hídricos, definida pela Lei nº 9.433/97, é correto afirmar que

a) a outorga é um dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

b) todo uso de recurso hídrico exige a outorga, a ser concedida pelo poder público.

c) ficam dispensados da outorga o aproveitamento dos potenciais hidroelétricos relacionados nos planos decenais de expansão definidos pelo Conselho Nacional de Política Energética.

d) estão sujeitos à outorga a derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo.

e) em caso de conflito de natureza quantitativa sobre o uso de recursos hídricos, a outorga para a finalidade hidroelétrica tem preponderância sobre os demais usos da água, com exceção do uso destinado à irrigação para produção de alimentos.

Page 6: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 6

24- Não integra o conjunto dos fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/97, a(o)

a) definição da água como recurso natural limitado, dotado de valor econômico.

b) desenvolvimento da cooperação entre os agentes da produção de água com vistas à universalização do atendimento.

c) gestão descentralizada dos recursos hídricos. d) gestão dos recursos hídricos devendo sempre

proporcionar o uso múltiplo das águas. e) uso prioritário da água para consumo humano e

dessedentação de animais em situações de escassez.

25- Com base na Lei nº 9.648/98, não é função do Operador Nacional do Sistema Elétrico a(o)

a) supervisão e coordenação dos centros de operação de sistemas elétricos.

b) planejamento da expansão e a coordenação da licitação para a ampliação da rede básica de transmissão, homologadas pela ANEEL.

c) supervisão e o controle da operação dos sistemas eletroenergéticos nacionais interligados e das interligações internacionais.

d) planejamento e a programação da operação e o despacho centralizado da geração, com vistas à otimização dos sistemas eletroenergéticos interligados.

e) definição de regras para a operação das instalações da transmissão da rede básica dos sistemas elétricos interligados, a serem aprovadas pela ANEEL.

26- Com relação à contratação regulada para a compra de energia elétrica, prevista na Lei nº 10.848, de 15/03/04, assinale a opção correta.

a) Submeter-se-ão a essa modalidade de compra os agentes concessionários e autorizados de geração do serviço público.

b) Submeter-se-ão a essa modalidade de compra os consumidores com potência maior que 5 MW.

c) Submeter-se-ão a essa modalidade de compra as concessionárias, permissionárias e autorizadas do serviço público de distribuição de energia elétrica.

d) Somente as empresas distribuidoras estatais são obrigadas à modalidade de compra regulada.

e) Somente as empresas distribuidoras privadas são obrigadas à modalidade de compra regulada.

27- Com relação ao Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica-PROINFRA, criado pela Lei nº 10.438/2002, assinale a opção correta.

a) O PROINFRA foi um importante programa emergencial para evitar o racionamento de energia elétrica em horizonte de curto prazo (1 ano).

b) A meta estabelecida no PROINFRA é de uma expansão da capacidade de geração de 10.000 kW no prazo de 10 anos.

c) As fontes alternativas consideradas no PROINFRA incluem a energia elétrica produzida a partir de usinas térmicas de ciclo combinado, pequenas centrais hidroelétricas e co-geração.

d) As fontes alternativas consideradas no PROINFRA incluem a energia elétrica produzida a partir de usinas térmicas a carvão e usinas eólicas.

e) Em relação ao abastecimento de energia elétrica do país, o PROINFRA será um instrumento de complementaridade energética sazonal à energia hidráulica.

28- Com as mudanças introduzidas no setor elétrico pela Lei nº 10.848/04, assinale a opção correta.

a) As concessionárias, as permissionárias e as autorizadas de serviço público de distribuição de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional-SIN deverão contratar a totalidade de seu mercado mediante contratação regulada.

b) A opção de compra a partir de qualquer fornecedor passou a ser permitida para consumidores com carga igual ou superior a 1.000 kW.

c) As concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica com mercado próprio superior a 1.000 GWh/ano ficam autorizadas a adquirir energia diretamente do atual agente supridor, com tarifa regulada.

d) As comercializadoras que negociam necessidades de compra de consumidores com carga em mais de uma unidade da federação deverão contratar pelo menos 85% do mercado projetado de seus clientes num horizonte de 5 anos adiante.

e) A produção de pequenas centrais hidroelétricas e demais fontes alternativas previstas no PROINFRA deverão, necessariamente, ser comercializadas no ambiente de contratação regulada.

Page 7: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 7

29- Com relação à operação do Sistema Interligado Nacional-SIN, a Lei nº 10.848/04 não prevê a consideração

a) de despacho anual mínimo para cada fonte geradora, em quantidade proporcional à respectiva capacidade instalada até o pleno atendimento dos mercados regionais onde a fonte geradora está situada.

b) das restrições de transmissão e das interligações internacionais.

c) do custo do déficit de energia. d) dos mecanismos de segurança operativa. e) da otimização do uso dos recursos eletroenergéticos

para atendimento aos requisitos da carga.

30- Na contratação regulada, prevista na Lei nº 10.848/04, deverá haver licitação para compra de energia elétrica para as concessionárias de distribuição de energia elé-trica, sendo observados os seguintes prazos e condições nos contratos bilaterais a serem formalizados no

a) mínimo de 3 e máximo de 20 anos para a energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes.

b) mínimo de 5 e máximo de 15 anos para a energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes.

c) mínimo de 15 e máximo de 35 anos para a energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração.

d) mínimo de 20 anos e máximo indeterminado para a energia elétrica proveniente de novos empreendi-mentos de geração.

e) máximo de 15 anos e mínimo indeterminado para a energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Para a resolução das questões 31 a 37, utilize, se necessário, a tabela da página 21).

31- Um capital é aplicado com capitalização semestral de juros num prazo de dois anos a uma taxa de juros nominal de 10% ao ano. Calcule o valor mais próximo dos juros devidos como porcentagem do capital aplicado.

a) 20,00%. b) 21,00%. c) 21,55%. d) 22,12%. e) 23,41%.

32- A taxa nominal de 24% ao ano com capitalização mensal corresponde a uma taxa efetiva anual de

a) 26,82%. b) 25,51%. c) 25,44%. d) 24,00%. e) 22,78%.

33- Uma empresa pretende dispor de R$ 100 000,00 ao fim de 12 meses e para isso pretende aplicar uma mesma quantia ao fim de cada mês em uma conta remunerada com o objetivo de atingir esse montante ao fim do prazo. Calcule quanto deve ser aplicado ao fim de cada mês, considerando rendimentos brutos de juros compostos de 4% ao mês e uma dedução de 25% de imposto incidente sobre cada recebimento dos juros. (Despreze os centavos).

a) R$ 8.333,00 b) R$ 8.129,00 c) R$ 7.046,00 d) R$ 7.000,00 e) R$ 6.655,00

34- Uma série de dez valores monetários relativos ao fim de cada um de dez anos representa o fluxo de caixa esperado de uma alternativa de investimento. Dado que o valor atual desse fluxo de caixa no início do primeiro ano é R$ 50 000 000,00, calcule o valor futuro desse fluxo ao fim do décimo ano considerando uma taxa de juros compostos de 10% ao ano.

a) R$ 94 152 500,00 b) R$ 100 000 000,00 c) R$ 117 897 350,00 d) R$ 129 687 100,00 e) R$ 135 438 500,00

Page 8: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 8

35- Um bônus possui valor nominal de US$ 1,000.00 e contém doze cupons semestrais de US$ 50.00 cada, sendo que o primeiro cupom vence ao fim de seis meses e assim sucessivamente até que, junto com o último cupom, o comprador do bônus recebe o valor nominal do bônus de volta. Abstraindo custos administrativos e comissões, calcule o preço de venda do bônus para que a sua compra produza uma aplicação com taxa interna de retorno de 6% ao semestre.

a) US$ 1,112.55 b) US$ 1,000.00 c) US$ 976.34 d) US$ 948.88 e) US$ 916.16

O enunciado a seguir é comum às questões 36 e 37.

Considere o fluxo de caixa abaixo em R$ 1.000,00. Esse fluxo decorre de um projeto de investimento de uma empresa que se utiliza de capital próprio e do financiamento de R$ 10.000.000,00, de terceiros, no inicio do primeiro ano, a uma taxa de 10% ao ano. Os juros do financiamento são pagos em oito parcelas, ao fim de cada ano, e a última parcela é acrescida do valor financiado.

Fluxo −20 000 3 453 3 453 3 453 3 453 3 453 3 453 3 453 13 453 Ano 0 1 2 3 4 5 6 7 8

36- Obtenha o valor mais próximo da taxa interna de retorno anual do fluxo de caixa que corresponde ao capital próprio da empresa.

a) 10% b) 12% c) 14% d) 16% e) 18%

37- A taxa interna de retorno anual do fluxo de caixa original que inclui tanto o capital próprio da empresa quanto o financiamento de terceiros está no intervalo de

a) 8 a 9%. b) 9 a 10%. c) 10 a 12%. d) 12 a 15%. e) 15 a 18%.

38- O Código Civil, quando transpõe a noção econômica de empresa para o direito, dá ênfase

a) ao caráter de intermediação da atividade de empresa.b) ao caráter profissional. c) ao centro de imputação que é o empresário ou a

sociedade empresária. d) ao caráter fungível da prestação. e) ao modelo de organização das sociedades empresá-

rias.

39- No que se refere à organização da empresa, a disciplina do Código Civil, Lei nº 10.406/2002, dispõe que um dos tipos de sociedades que se prestam a essa finalidade é a limitada, cuja disciplina foi reformulada visando-se, com isso, a

a) dar-lhes organização mais definida. b) criar subtipos cujo critério distintivo é o número de

sócios. c) mediante o aumento de quorum de decisão, dar

maiores garantias às minorias societárias. d) facilitar o reenvio às normas das companhias. e) limitar a responsabilidade dos sócios às cotas

subscritas ou adquiridas.

Page 9: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 9

40- Na organização de uma companhia é possível recorrer a espécies e formas diversas de ações a serem emitidas, observando-se que

a) em virtude das alterações introduzidas no direito societário pelo Novo Código Civil, voltou a ser possível a emissão de ações ao portador.

b) a transferência das ações nominativas pode ser feita por endosso no certificado, pois elas encerram a cláusula “a ordem”.

c) as ações escriturais somente podem ser emitidas por companhias abertas.

d) as ações preferenciais não concedem qualquer direito político aos seus titulares.

e) as ações ordinárias sempre concedem o direito de voto, mas este pode ser suspenso pela Assembléia Geral em casos especiais previstos na lei.

41- A distinção legal das anônimas tem como subtipos cujo elemento diferenciador é

a) a pulverização do capital social. b) a distribuição de ações ao público. c) a negociação de ações em Bolsa de Valores. d) a emissão de debêntures conversíveis. e) a emissão de opções de compra de ações.

42- A definição de controle aplicada aos grupos de coordenação

a) não tem suporte legal. b) qualifica um consórcio de sociedades em que todas

as participantes estão sob controle comum. c) reconhece que uma sociedade detém o comando de

toda a operação consorcial. d) só existe no caso dos grupos de fato. e) representa o poder de voto em qualquer organização.

43- A constituição da subsidiária integral, prevista no art. 251 da Lei nº 6.404/1976, garante a

a) separação de atividades sem perda do controle. b) organização de grupos de empresas sob controle

comum. c) segregação de riscos. d) aprovação de investimentos pelos administradores da

subsidiária. e) existência de contratos de sociedade unipessoais.

Área para rascunho

Page 10: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 10

44- Necessitando reestruturar a atividade empresarial exercida sob a forma de sociedades empresárias, pode-se recorrer a diversos institutos, sendo que

a) escolhida a cisão de uma sociedade, a sociedade cindida sempre permanece e não pode ser feita a incorporação de parte cindida por outra sociedade já existente.

b) fundindo-se duas companhias em outra, o processo é chamado de transformação societária.

c) a sociedade incorporadora responde pelas obrigações da incorporada a não ser que o ato disponha em sentido contrário.

d) se pode fazer a cisão total de uma companhia, resultando outra companhia e uma sociedade limitada.

e) se a incorporação for aprovada por mais de três quartos do capital social da sociedade incorporanda, os acionistas desta não terão o direito de retirada.

45- Marque com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.

( ) É permitido aos Municípios instituir contribuição de melhoria para custear despesas decorrentes de calamidades públicas.

( ) É permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição.

( ) É vedado à União instituir imposto que não esteja expressamente discriminado ou nominado na Constituição Federal.

a) F, V, F b) F, F, V c) F, F, F d) V, V, F e) V, F, F

46- • É vedada a incidência de contribuição social sobre a importação de produtos estrangeiros?

• As contribuições de intervenção no domínio econômico poderão ter alíquotas ad valorem, que tenham por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operação e, no caso de importação, o valor aduaneiro?

• É vedado aos Municípios instituir contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública?

a) Não, sim, não. b) Não, sim, sim. c) Não, não, sim. d) Sim, sim, não. e) Sim, não, sim.

47- Preencha as lacunas do texto abaixo e escolha, em seguida, a opção que contém a seqüência em que foram preenchidas.

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. Essa imunidade tributária recíproca _________________ patrimônio, à renda e aos serviços _______________ exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a _______________________, ou em que _________ contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário.

a) é reconhecida também em relação ao / vinculados à /

empreendimentos privados / exista b) se aplica ao / relacionados com / empresas privadas /

ocorra c) não se aplica ao / relacionados com / empreendi-

mentos privados / haja d) é extensiva ao / vinculados à / empresas privadas /

não haja e) é inerente, também, ao / correspondentes à / empre-

sas privadas / não exista

Page 11: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 11

48- Marque a resposta correta.

a) Cabe à União instituir imposto sobre grandes fortunas, nos termos de lei ordinária.

b) O imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários cabe ao Estado em que as operações ocorram; ao Distrito Federal, em relação às operações que ocorram em seu território.

c) Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir imposto sobre transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

d) Compete aos Municípios instituir imposto sobre serviços de transporte municipal e intermunicipal cuja prestação ocorra em seu território ou nele se inicie.

e) A instituição de contribuições de intervenção no domínio econômico compete exclusivamente à União.

49- Marque com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.

( ) Para promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as diferentes regiões do País, é permitido à União, mediante lei complementar, conceder isenções de tributos da competência dos Estados e do Distrito Federal.

( ) É vedado instituir impostos sobre o papel destinado à impressão de periódicos.

( ) No caso de interesse público relevante, expressamente reconhecido em lei complementar da União, é permitido aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, em razão de sua procedência ou destino.

( ) A disposição constitucional que veda o estabelecimento de limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, não impede a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público.

a) F, V, F, F b) V, V, F, V c) F, F, V, V d) F, V, F, V e) V, F, F, V

50- Marque com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.

( ) Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir imposto sobre propriedade territorial rural.

( ) O imposto sobre propriedade territorial rural será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas.

( ) O imposto sobre propriedade territorial rural não incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel.

( ) O imposto sobre propriedade territorial rural será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

a) F, V, V, F b) F, V, V, V c) F, F, V, F d) V, F, V, F e) V, V, V, V

51- Marque com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, marque a resposta correta.

( ) É permitida a criação do adicional de até meio ponto percentual na alíquota do Imposto Sobre Serviços ou do imposto que vier a substituí-lo, sobre serviços supérfluos definidos em lei ordinária federal, para o financiamento dos Fundos Municipais de Combate à Pobreza.

( ) O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) incide, também, sobre as prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita.

( ) O ICMS compreenderá, em sua base de cálculo, o montante do imposto sobre produtos industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização ou à comercialização, configure fato gerador dos dois impostos.

( ) Cabe à lei complementar da União disciplinar o regime de compensação do ICMS.

a) F, V, V, F b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, F, V, F e) V, F, F, V

Page 12: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 12

52- Quanto aos princípios fundamentais de contabilidade, assinale a opção incorreta.

a) O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.

b) Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.

c) O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

d) A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

e) A atualização monetária é incompatível com o Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL.

53- Considerando que as notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis, assinale a opção incorreta.

a) As informações contidas nas notas explicativas de-vem ser relevantes, complementares e/ou suple-mentares àquelas não suficientemente evidenciadas ou não constantes nas demonstrações contábeis propriamente ditas.

b) Os assuntos devem ser ordenados obedecendo à relevância da matéria a ser destacada.

c) As informações devem contemplar os fatores de integridade, autenticidade, precisão, sinceridade e relevância.

d) Os textos devem ser simples, objetivos, claros e concisos.

e) As notas explicativas incluem informações de natu-reza patrimonial, econômica, financeira, legal, física e social, bem como os critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis e eventos subse-qüentes ao balanço.

54- A empresa Martinica S/A obteve as informações abaixo.

Rubricas Valores em R$Lucros Acumulados - ano anterior 50.000,00Lucro Líquido do Exercício 200.000,00Ajuste de Exercício Anterior - Receita não lançada

15.000,00

Dividendos Provisionados 91.000,00Aumento de Capital c/Lucros Acumulados

50.000,00

Assinale a opção que contém o valor da conta Lucros Acumulados após os lançamentos de encerramento de exercício. Valores em R$ a) 84.000,00. b) 94.000,00. c) 104.000,00. d) 114.000,00. e) 124.000,00.

55- Analise as informações da ficha de estoque de peças de vestuário da Loja Masculina Ltda. que se seguem.

Operação Data Unidades Valor R$ Unitário

Valor R$ Total Saldo R$

Saldo Inicial 13/06 100 25,00 2.500,00 2.500,00

compra 20/07 250 46,00 11.500,00 14.000,00venda 25/07 150 compra 15/08 100 55,00 venda 20/08 250

Considerando as operações acima, assinale a opção que contém o valor referente ao preço médio ponderado em 15/08, a ser utilizado em 20/08: Valores em R$ a) 35,00. b) 40,00. c) 45,00. d) 50,00. e) 55,00.

Page 13: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 13

56- A empresa Galo Vermelho Ltda., apurou as informações que se seguem.

Rubricas Valores em R$Vendas 100.000,00Custo das Mercadorias Vendidas (70.000,00)Lucro Bruto 30.000,00 A margem de lucro bruto calculada é de a) 20%. b) 30%. c) 40%. d) 50%. e) 60%.

57- A taxa de retorno do investimento (método contábil), pode ser desmembrada em dois indicadores, para facilitar a análise e a ação do administrador. Assinale a opção que contém tais indicadores.

a) Rotação do investimento e margem de lucro operacional.

b) Rotação do investimento e razão de operação. c) Margem de lucro operacional e razão de operação. d) Taxa de retorno do capital próprio e margem de lucro

operacional. e) Taxa de retorno do capital próprio e razão de

operação.

58- Uma economia é composta por n consumidores idênticos com relação às suas preferências e suas rendas. O governo estuda a possibilidade de introduzir um subsídio sobre o consumo de um bem. Esse subsídio será integralmente financiado pela introdução de um imposto sobre a renda aplicado igualmente sobre todos os consumidores. Sabe-se que todos os bens dessa economia são transacionados em mercados em concorrência perfeita e que possuem oferta perfeitamente elástica. Nessas condições, pode-se afirmar que necessariamente

a) os consumidores ficarão em uma situação melhor após a introdução do subsídio financiado pelo imposto sobre a renda.

b) os consumidores não ficarão em uma situação melhor após a introdução do subsídio financiado pelo imposto sobre a renda.

c) os consumidores não ficarão em uma situação pior após a introdução do subsídio financiado pelo imposto sobre a renda.

d) não é possível avaliar se haverá melhora ou piora na situação dos consumidores após a introdução do subsídio financiado pelo imposto sobre a renda com os dados do exercício.

e) os consumidores ficarão em uma situação pior após a introdução do subsídio financiado pelo imposto sobre a renda.

Área para rascunho

Page 14: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 14

59- Quando uma empresa emprega quantidades de seus fatores de produção de modo a tornar mínimo o custo de produção, é correto afirmar que

a) cada fator de produção é contratado até o ponto em que seu preço se iguala ao valor de seu produto médio.

b) cada fator de produção é contratado até o ponto em que seu preço se iguala ao valor de seu produto marginal.

c) os fatores de produção são contratados até o ponto em que o valor de seu produto médio é máximo.

d) os fatores de produção são contratados até o ponto em que o valor de seu produto marginal é mínimo.

e) quando dois fatores de produção são contratados em quantidades maiores do que zero, a razão entre seus produtos marginais é igual à razão entre seus preços.

60- Com respeito à relação entre as curvas de custo de longo e de curto prazos de uma empresa, pode-se afirmar que

a) o custo médio de longo prazo é sempre menor do que o custo médio de curto prazo.

b) os custos marginais de curto e de longo prazo nunca se igualam.

c) cada ponto sobre a curva de custo médio de longo prazo corresponde a um ponto de mínimo para uma curva de custo médio de curto prazo.

d) quando o custo médio de curto prazo, definido para uma determinada quantidade do fator fixo, é igual ao custo médio de longo prazo, o custo marginal de curto prazo, definido para a mesma quantidade do fator fixo, deve ser igual ao custo marginal de longo prazo.

e) cada ponto sobre a curva de custo marginal de longo prazo corresponde a um ponto de mínimo para uma curva de custo marginal de curto prazo.

61- Com relação às diferentes estruturas de mercado, é correto afirmar que

a) um monopsônio é caracterizado pela presença de um único comprador no mercado de um bem ou serviço.

b) a diferença entre um oligopólio e um oligopsônio é que no caso do oligopsônio as empresas constituem uma oligarquia tecnológica.

c) um monopólio é uma empresa que tem o poder de fixar o preço de seu produto em qualquer nível sem, com isso, comprometer o volume de suas vendas.

d) a concorrência monopolística é uma forma de concorrência perfeita.

e) a concorrência monopolística é uma concorrência entre grandes empresas com grande poder de mercado.

62- Duas empresas dividem o mesmo mercado e produzem um produto homogêneo com um custo médio constante igual a R$ 5,00 por unidade. Nesse caso

a) no modelo de duopólio de Cournot, o preço do produto dessas empresas, no equilíbrio, será igual a R$ 7,50.

b) no modelo de duopólio de Stakelberg (liderança quantidade), a empresa líder terá lucro inferior ao que teria no modelo de Cournot.

c) no modelo de duopólio de Stakelberg (liderança quantidade), a empresa líder deverá produzir uma quantidade superior à que produziria no modelo de Cournot.

d) no modelo de duopólio de Stakelberg (liderança quantidade), a empresa líder deverá produzir uma quantidade inferior à que produziria no modelo de Cournot visando a forçar um preço mais elevado.

e) no modelo de Bertrand (concorrência via preço), o preço de equilíbrio é superior a R$ 5,00.

63- Assinale a opção correta.

a) No sentido econômico do termo, bens públicos são todos bens cuja propriedade é estatal.

b) A provisão ótima de um bem público requer que o seu custo marginal seja igual à soma dos preços de demanda individuais dos agentes de uma sociedade.

c) Segundo o teorema de Coase, devem ocorrer externalidades sempre que os agentes busquem seu auto-interesse sem se preocupar com o interesse coletivo.

d) A provisão ótima de um bem público requer que o seu custo marginal seja igual ao preço de demanda de cada indivíduo que o consuma em quantidades estritamente positiva.

e) Se for possível fazer com que quem não pagou por um bem não tenha acesso a ele, então, um sistema de provisão desse bem via mercado garantirá que ele seja provido em quantidade eficiente, mesmo que o bem seja não rival no consumo.

Page 15: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 15

64- Considere o índice de poder de monopólio de Lerner

definido por P MCL

P−

= no qual P é o preço

praticado pelo monopolista e MC é o seu custo marginal, ambos medidos em condições de equilíbrio. Acerca desse índice, pode-se afirmar que

a) o índice de Lerner também pode ser expresso por 1| |

L =∈

sendo ∈ a elasticidade do preço da

demanda. b) quanto menor o índice, maior deve ser o poder de

monopólio da empresa. c) um melhor indicador do poder de monopólio seria

obtido caso se substituísse na fórmula do índice o custo marginal pelo custo médio.

d) o índice de Lerner também pode ser expresso por 1

11| |

L =−

sendo ∈ a elasticidade do preço da

demanda. e) não há limites para o valor máximo que esse índice

pode assumir.

65- Um monopolista A vende seu produto em um mercado com função de demanda linear. Para produzir esse produto, ele emprega um único insumo. Cada unidade empregada do insumo é convertida em uma unidade de produto. Esse insumo, por sua vez, é produzido por outro monopolista B a um custo marginal nulo. Pode-se afirmar que

a) o preço do produto do monopolista A será igual à metade do preço correspondente ao intercepto da curva de demanda com o eixo dos preços.

b) caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 1/3 superior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.

c) caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 1/3 inferior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.

d) caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 50% superior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.

e) caso haja a fusão dos dois monopolistas, a nova empresa irá produzir uma quantidade inferior do bem final do que aquela que seria produzida antes da fusão.

66- No que se refere ao modelo de monopólio ordinário (sem discriminação de preços) é correto afirmar que

a) o monopolista maximiza seu lucro ao fazer com que seu preço seja o maior possível.

b) o monopolista maximiza seu lucro quando produz uma quantidade que faz com que seu custo médio seja mínimo.

c) quanto mais próximo da unidade for o módulo da elasticidade preço da demanda pelo produto de um monopolista quando o equilíbrio é atingido, maior a diferença entre o preço praticado por esse monopolista e seu custo marginal.

d) quanto maior for o módulo da elasticidade preço da demanda pelo produto de um monopolista em condições de equilíbrio maior será o preço por ele praticado.

e) quando um monopolista maximiza seu lucro, é provável que ele opere no ramo inelástico da curva de demanda por seu produto.

67- No que tange à possibilidade de regulação do preço de um monopólio, pode-se afirmar que

a) a determinação de um preço máximo a ser praticado por um monopolista fará com que este produza uma quantidade de seu produto inferior àquela que seria produzida caso não houvesse um preço máximo.

b) para garantir uma provisão eficiente do bem produzido por um monopolista, seu preço deve ser fixado de modo a fazer com que o lucro econômico desse monopolista seja nulo.

c) não é possível induzir um monopolista a produzir a quantidade eficiente de seu produto por meio de um subsídio ao preço de venda.

d) toda regulação de preço leva necessariamente a uma perda de eficiência. A regulação de preços só se justifica por razões de justiça social.

e) é possível que uma política ótima de regulação requeira uma combinação de um preço máximo mais um subsídio à empresa monopolista.

Page 16: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 16

68- Uma distribuidora de energia elétrica tem a seguinte estrutura de tarifa em bloco: o preço da energia consumida até 100 KWh/mês é de R$ 0,10 por KWh; a energia consumida acima desse limite custa R$ 0,05 por KWh. Acerca dessa estrutura tarifária, pode-se afirmar que

a) caso o custo marginal da empresa seja de R$ 0,05 por KWh, então essa estrutura tarifária gerará um consumo eficiente de energia elétrica por parte de todos os seus usuários.

b) o padrão de consumo gerado por essa estrutura tarifária é o mesmo que se verificaria caso os usuários pudessem escolher entre pagar R$ 0,10 por KWh ou pagar uma taxa fixa de R$10,00 por mês mais R$ 0,05 por KWh consumido.

c) o padrão de consumo gerado por essa estrutura tarifária é o mesmo que se verificaria caso os usuários pudessem escolher entre pagar R$ 0,05 por KWh ou pagar uma taxa fixa de R$10,00 por mês mais R$ 0,10 por KWh consumido.

d) haveria um ganho de eficiência caso a distribuidora passasse a cobrar um preço uniforme por KWh, preço esse igual ao preço médio pago pelos usuários na atual estrutura tarifária.

e) caso o custo marginal da empresa seja de R$ 0,10 por KWh, então essa estrutura tarifária gerará um consumo eficiente de energia elétrica por parte de todos os seus usuários.

69- Assuma as seguintes hipóteses: a) não há custos de corretagem relacionados ao financiamento de uma empresa por qualquer meio; b) não há impostos; c) não há custos de falência; d) os investidores individuais podem tomar empréstimos às mesmas taxas de juros que as corporações; e) todos os investidores têm as mesmas informações que a administração de uma empresa acerca das oportunidades de investimento dessa empresa; e f) o lucro de uma empresa antes do pagamento de juros não é afetado por seu uso de endividamento. Nessas condições, é correto afirmar que

a) os acionistas dessas empresas optarão por um endividamento máximo, visto que isso fará com que a rentabilidade de cada ação aumente com uma redução de risco por ação.

b) baixas taxas de endividamento por parte de uma empresa fazem com que o risco do investimento dos acionistas seja aumentado, mas leva a um maior retorno para o capital do acionista.

c) há uma única composição ótima do capital da empresa que faz com que seu valor seja o maior possível.

d) o valor da empresa não é afetado pela participação do capital de terceiros em seu capital total.

e) empresas que operem sob essas hipóteses têm, no longo prazo, lucratividade nula.

70- Modificando-se as hipóteses da questão anterior de modo a contemplar a existência de impostos sobre o lucro das empresas e a existência de custos de falência, é correto afirmar que

a) por um lado, um maior endividamento por parte da empresa gera benefícios fiscais a seus acionistas, por outro lado, esse endividamento aumenta os custos de falência.

b) é do interesse dos acionistas que o grau de endividamento da empresa seja o menor possível.

c) há um nível ótimo de alavancagem financeira que é igual para todas as empresas.

d) empresas que têm a maior parte de seu capital na forma de ativos intangíveis tendem a apresentar uma alavancagem financeira mais elevada.

e) o risco para aqueles que emprestam dinheiro para uma empresa não depende da composição de seu capital entre capital próprio e capital de terceiros.

71- É obrigatória a elaboração de consolidação das demonstrações contábeis de companhias abertas, de acordo com a instrução CVM nº 247, quando houver

a) investimentos representantes de mais de 30% do Patrimônio da Investidora.

b) aplicações somente em grupo de sociedades que incluam companhias fechadas.

c) investimentos formadores de mais de 30% do Patrimônio da Controlada.

d) percentual de investimento superior a 30% do Ativo da Investida.

e) investimentos em sociedades controladas ou controladas em conjunto.

72- Para efeito de determinação da base de cálculo dos dividendos dos acionistas não controladores, o ágio amortizado, deve ser

a) diminuído, caso não esteja compondo a base. b) mantido, caso esteja compondo a base. c) excluído, caso não esteja compondo a base. d) adicionado, caso esteja compondo a base. e) somado, caso não esteja compondo a base.

73- Quando a fundamentação econômica do ágio for a aquisição de direito de exploração, concessão ou permissão delegadas pelo poder Público, este deve ser registrado em conta específica de

a) investimento no ativo. b) ativo imobilizado. c) resultado de exercício futuro. d) ativo diferido. e) resultado não-operacional.

Page 17: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 17

74- Para efeito de aplicação das tarifas, a concessionária deve classificar as unidades consumidoras em classes e sub-classes. Informe a assertiva que identifica respectivamente uma classe de qualquer gênero e uma subclasse: industrial.

a) Vicinais de área Rural e Tração Elétrica. b) Setor Industrial de base e Canteiro de Obras. c) Consumo Próprio e Instalações Residenciais. d) Iluminação Pública e Extração de carvão mineral. e) Serviço Público e Indústria de base rural.

75- A estrutura tarifária da tarifa azul será aplicada segundo a/o

a) ociosidade de energia e demanda de potência. b) demanda de potência e consumo de energia. c) consumo de energia e ociosidade de potência. d) oferta de energia e demanda de potência. e) consumo de potência e oferta de energia.

76- Com relação à concessão de garantias nos contratos de financiamentos, pode-se afirmar que as concessionárias

a) poderão oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão até o limite que não comprometa a operacionalização e a continuidade da prestação de serviço.

b) poderão oferecer em garantia até duas vezes o total dos direitos emergentes da concessão, independen-temente do limite da operacionalização e a continui-dade da prestação de serviço.

c) estão impossibilitadas de oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão, da operacionali-zação e a continuidade da prestação de serviço.

d) o oferecimento de garantia dos direitos emergentes da concessão podem ser efetuados em até cinco vezes o valor da operacionalização e a continuidade da prestação de serviço.

e) não poderão oferecer em garantia os direitos emer-gentes da concessão por comprometer a operaciona-lização e a continuidade da prestação de serviço.

77- Em uma pesquisa de opinião para avaliar a percepção de dirigentes quanto a adequabilidade de determinado procedimento administrativo, observaram-se 40 impressões favoráveis ao procedimento e 60 contrárias. Seja X o atributo com valor 1 para uma impressão favorável e zero em caso contrário. Assinale a opção que dá a variância dos valores observados de .X Use o denominador 100 no cálculo da variância.

a) 0,1600 b) 0,3600 c) 0,2400 d) 0,2424 e) 0,3636 As questões 78, 79 e 80 dizem respeito à distribuição de freqüências seguinte associada ao atributo de interesse .X Não existem observações coincidentes com os extremos das classes.

Classes Freqüências Simples 0-10 120

10-20 90 20-30 70 30-40 40 40-50 20

78- Assinale a opção que dá, aproximadamente, a média amostral de .X

a) 25,00 b) 17,48 c) 18,00 d) 17,65 e) 19,00

79- Assinale a opção que dá a moda no conceito de Czuber.

a) 5 b) 4 c) 8 d) 10 e) 15

80- Assinale a opção que dá o valor aproximado da mediana amostral das observações de .X

a) 20,0 b) 5,0 c) 12,0 d) 15,8 e) 15,6

Page 18: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 18

O enunciado seguinte diz respeito às questões 81 e 82. Deseja-se estudar a associação entre dois atributos econômicos X e .Y O atributo Y é visto como variável dependente e X como variável exógena. Uma amostra de tamanho 20 produziu as estatísticas seguintes:

Suponha que o modelo de regressão linear seja apropriado para explicar a associação entre X e .Y

81- Assinale a opção que estima a variação esperada em ,Y decorrente do acréscimo de uma unidade em .X

a) Decresce em 0,152. b) Aumenta em 0,210. c) Decresce em 0,300. d) Aumenta em uma unidade. e) Decresce em uma unidade.

82- Assinale a opção que dá a variação explicada pelo modelo de regressão linear, ajustada pela média, relativa à variação total observada na variável dependente, também ajustada pela média.

a) 50,3% b) 70,2% c) 60,6% d) 80,8% e) 15,2%

Área para rascunho

2 2600, 400, 24.600, 9.000, 11.000.i i i i i iX Y X Y X Y= = = = =∑ ∑ ∑ ∑ ∑

Page 19: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 19

83- Deseja-se construir um índice de preços, com base em 2001, utilizando a técnica de Laspeyres, para o conjunto de produtos {A,B,C}. Assinale a opção que dá o valor do índice para 2003.

Preços Unitários

Produtos Unidades Consumidas no Ano Base

2001 2002 2003

A

B

C

250

600

300

50 90 120 30 40 50 100 120 140

a) 170,00 b) 168,60 c) 166,00 d) 169,00 e) 167,00

84- O auditor externo pode utilizar-se dos trabalhos da auditoria interna da empresa auditada na realização e fundamentação de seus trabalhos. A responsabilidade do auditor externo sob tais trabalhos é

a) total em relação à parcela que realizou e avaliou. b) parcial na revisão e nos testes que elaborou e

utilizou. c) limitada aos testes efetuados sobre os trabalhos que

elaborou. d) parcial em relação à parte que o auditor interno

elaborou e verificou. e) total em relação aos trabalhos que o auditor interno

realizou.

85- São condições que permitem ao auditor aceitar o trabalho de auditoria, exceto

a) ter capacidade técnica para assumir o trabalho na empresa.

b) conhecer a atividade da entidade a ser auditada e do grupo econômico.

c) ter administrado empresa do mesmo ramo do grupo econômico.

d) compreender as práticas contábeis a serem aplica-das na empresa.

e) ter sido funcionário de empresa do mesmo grupo há mais de 3 anos.

86- Para avaliação do ambiente de controle existente, o auditor deve considerar, exceto

a) o processo de divulgação das demonstrações. b) o processo decisório adotado na entidade. c) as políticas de pessoal e segregação de funções. d) o sistema de controle da administração. e) a definição de funções de toda a administração.

87- A conclusão obtida pelo auditor de que a transação de fato ocorreu, conceitua-se como

a) existência. b) permanência. c) contingência. d) ocorrência. e) exigência.

88- Na constatação de conflitos entre as normas de contabilização emanadas pela ANEEL e as normas brasileiras de contabilidade e de auditoria que gerem valores relevantes de divergência, mas que não ameace o processo de continuidade da empresa, deve o auditor

a) aceitar as normas da agência reguladora, emitindo parecer sem ressalva, visto que esta tem poderes para regular e fiscalizar este mercado.

b) aceitar as normas da agência reguladora, solicitando à empresa que demonstre os efeitos em notas explicativas e emitir parecer com ressalva, quantificando os efeitos.

c) não aceitar as normas da agência reguladora, ignorando-a e estabelecendo que a empresa proceda ao registro contábil dentro dos princípios e das normas contábeis.

d) aceitar as normas da agência reguladora, emitindo parecer com negativa de opinião, visto que esta tem poderes para regular e fiscalizar este mercado.

e) não aceitar as normas da agência reguladora, solicitando à empresa que demonstre em notas explicativas os efeitos e emitindo parecer sem ressalva.

89- No processo de consolidação deverão ser objeto de exame e parecer de auditoria

a) somente as demonstrações contábeis da controla-dora e fatos relevantes das controladas.

b) todas as demonstrações contábeis das empresas do grupo econômico consolidado.

c) as demonstrações de todas as controladas abertas ou fechadas incluídas na consolidação.

d) notas explicativas de empresas do grupo econômico nas quais ocorreram fatos relevantes.

e) as demonstrações das empresas do grupo com as quais ocorreram contratos de mútuo.

Page 20: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 20

90- Com relação aos processos de reorganização de empresas, pode-se afirmar que

a) a auditoria das peças contábeis é exigida somente em processos de conversão em subsidiária integral de companhia aberta.

b) estão sujeitas à obrigatoriedade de auditoria independente apenas as demonstrações das empresas cindidas, se envolverem companhias abertas.

c) em operação envolvendo processo de fusão que envolva empresa aberta por necessitar de laudo pericial, fica dispensada do processo de auditoria.

d) todas as demonstrações que servirem de base para operações de incorporação, fusão e cisão envolvendo companhias abertas deverá sofrer auditoria independente.

e) a auditoria independente é obrigatória somente em casos de encampação de empresa aberta ou fechada por companhia regulamenta pela CVM.

Page 21: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 21

TABELAS UTILIZÁVEIS NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

TABELA I FATOR DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL - an = (1 + i)n

1% 2% 3% 4% 5% 6% 7% 8% 9% 10% 12% 15% 18% 1 1,010000 1,020000 1,030000 1,040000 1,050000 1,060000 1,070000 1,080000 1,090000 1,100000 1,120000 1,150000 1,1800002 1,020100 1,040400 1,060900 1,081600 1,102500 1,123600 1,144900 1,166400 1,188100 1,210000 1,254400 1,322500 1,3924003 1,030301 1,061208 1,092727 1,124864 1,157625 1,191016 1,225043 1,259712 1,295029 1,331000 1,404928 1,520875 1,6430324 1,040604 1,082432 1,125508 1,169858 1,215506 1,262476 1,310796 1,360488 1,411581 1,464100 1,573519 1,749006 1,9387775 1,051010 1,104081 1,159274 1,216652 1,276281 1,338225 1,402552 1,469329 1,538624 1,610510 1,762341 2,011357 2,287758

6 1,061520 1,126162 1,194052 1,265319 1,340095 1,418519 1,500730 1,586874 1,677100 1,771561 1,973822 2,313061 2,6995547 1,072135 1,148685 1,229873 1,315931 1,407100 1,503630 1,605781 1,713824 1,828039 1,948717 2,210681 2,660020 3,1854748 1,082856 1,171659 1,266770 1,368569 1,477455 1,593848 1,718186 1,850930 1,992562 2,143588 2,475963 3,059023 3,7588599 1,093685 1,195092 1,304773 1,423311 1,551328 1,689478 1,838459 1,999004 2,171893 2,357947 2,773078 3,517876 4,435454

10 1,104622 1,218994 1,343916 1,480244 1,628894 1,790847 1,967151 2,158925 2,367363 2,593742 3,105848 4,045558 5,233835

11 1,115668 1,243374 1,384233 1,539454 1,710339 1,898298 2,104852 2,331639 2,580426 2,853116 3,478549 4,652391 6,17592612 1,126825 1,268242 1,425760 1,601032 1,795856 2,012196 2,252191 2,518170 2,812665 3,138428 3,895975 5,350250 7,28759213 1,138093 1,293606 1,468533 1,665073 1,885649 2,132928 2,409845 2,719623 3,065804 3,452271 4,363493 6,152787 8,59935914 1,149474 1,319479 1,512589 1,731676 1,979931 2,260903 2,578534 2,937193 3,341727 3,797498 4,887112 7,075706 10,14724415 1,160969 1,345868 1,557967 1,800943 2,078928 2,396558 2,759031 3,172169 3,642482 4,177248 5,473565 8,137061 11,973748

16 1,172578 1,372786 1,604706 1,872981 2,182874 2,540351 2,952164 3,425942 3,970306 4,594972 6,130393 9,357621 14,12902217 1,184304 1,400241 1,652847 1,947900 2,292018 2,692772 3,158815 3,700018 4,327633 5,054470 6,866040 10,761264 16,67224618 1,196147 1,428246 1,702433 2,025816 2,406619 2,854339 3,379932 3,996019 4,717120 5,559917 7,689966 12,375453 19,673251

TABELA II FATOR DE VALOR ATUAL DE UMA SÉRIE DE PAGAMENTOS - n

n

in )i1.(i1)i1(a

+

−+=¬

1% 2% 3% 4% 5% 6% 7% 8% 9% 10% 12% 15% 18% 1 0,990099 0,980392 0,970874 0,961538 0,952381 0,943396 0,934579 0,925926 0,917431 0,909091 0,892857 0,869565 0,8474572 1,970395 1,941561 1,913469 1,886094 1,859410 1,833393 1,808018 1,783265 1,759111 1,735537 1,690051 1,625709 1,5656423 2,940985 2,883883 2,828611 2,775091 2,723248 2,673012 2,624316 2,577097 2,531295 2,486852 2,401831 2,283225 2,1742734 3,091965 3,807728 3,717098 3,629895 3,545951 3,465105 3,387211 3,312127 3,239720 3,169865 3,037349 2,854978 2,6900625 4,853431 4,713459 4,579707 4,451822 4,329476 4,212364 4,100197 3,992710 3,889651 3,790787 3,604776 3,352155 3,1271716 5,795476 5,601431 5,417191 5,242137 5,075692 4,917324 4,766539 4,622879 4,485918 4,355261 4,111407 3,784482 3,4976027 6,728194 6,471991 6,230283 6,002054 5,786373 5,582381 5,389289 5,206370 5,032953 4,868419 4,563756 4,160420 3,8115278 7,651678 7,325481 7,019692 6,732745 6,463213 6,209794 5,971298 5,746639 5,534819 5,334926 4,967640 4,487321 4,0775669 8,566017 8,162237 7,786109 7,435331 7,107821 6,801692 6,515232 6,246888 5,995247 5,759024 5,328250 4,771584 4,303022

10 9,471304 8,982585 8,530203 8,110896 7,721735 7,360087 7,023581 6,710081 6,417657 6,144567 5,650223 5,018768 4,49408611 10,367628 9,786848 9,252624 8,760477 8,306414 7,886874 7,498674 7,138964 6,805190 6,495061 5,937699 5,233712 4,65600512 11,255077 10,575341 9,954004 9,385074 8,863251 8,383844 7,942686 7,536078 7,160725 6,813692 6,194374 5,420619 4,79322513 12,133740 11,348374 10,634955 9,985648 9,393573 8,852683 8,357650 7,903776 7,486904 7,103356 6,423548 5,583147 4,90951214 13,003703 12,106249 11,296073 10,563123 9,898641 9,294984 8,745468 8,244237 7,786150 7,366687 6,628168 5,724475 5,00806115 13,865052 12,849263 11,937935 11,118387 10,379658 9,712249 9,107914 8,559478 8,060688 7,606079 6,810864 5,847370 5,09157716 14,717874 13,577709 12,561102 11,652295 10,837769 10,105895 9,446648 8,851369 8,312558 7,823708 6,973986 5,954235 5,16235417 15,562251 14,291872 13,166118 12,165669 11,274066 10,477259 9,763223 9,121638 8,543631 8,021553 7,119630 6,047161 5,22233418 16,398268 14,992031 13,753513 12,659297 11,689587 10,827604 10,059087 9,371887 8,755625 8,201412 7,249670 6,127966 5,273164

TABELA III FATOR DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL DE UMA SÉRIE DE PAGAMENTOS - i

isn

in1)1( −+

1% 2% 3% 4% 5% 6% 7% 8% 9% 10% 12% 15% 18% 1 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,000000 1,0000002 2,010000 2,020000 2,030000 2,040000 2,050000 2,060000 2,070000 2,080000 2,090000 2,100000 2,120000 2,150000 2,1800003 3,030100 3,060400 3,090900 3,121600 3,152500 3,183600 3,214900 3,246400 3,278100 3,310000 3,374400 3,472500 3,5724004 4,060401 4,121608 4,183627 4,246464 4,310125 4,374616 4,439943 4,506112 4,573129 4,641000 4,779328 4,993375 5,2154325 5,101005 5,204040 5,309136 5,416322 5,525631 5,637093 5,750739 5,866601 5,984710 6,105100 6,352847 6,742381 7,1542106 6,152015 6,308121 6,468410 6,632975 6,801913 6,975318 7,153291 7,335929 7,523334 7,715610 8,115189 8,753738 9,4419677 7,213535 7,434283 7,662462 7,898294 8,142008 8,393837 8,654021 8,922803 9,200434 9,487171 10,089012 11,066799 12,1415218 8,285670 8,582969 8,892336 9,214226 9,549109 9,897468 10,259802 10,636627 11,028474 11,435888 12,299693 13,726819 15,3269959 9,368527 9,754628 10,159106 10,582795 11,026564 11,491316 11,977989 12,487558 13,021036 13,579477 14,775656 16,785842 19,085855

10 10,462212 10,949721 11,463879 12,006107 12,577892 13,180795 13,816448 14,486562 15,192930 15,937424 17,548735 20,303718 23,52130811 11,566834 12,168715 12,807795 13,486351 14,206787 14,971642 15,783599 16,645487 17,560293 18,531167 20,654583 24,349276 28,75514412 12,682503 13,412090 14,192029 15,025805 15,917126 16,869941 17,888451 18,977126 20,140720 21,384284 24,133133 29,001667 34,93107013 13,809328 14,680331 15,617790 16,626837 17,712983 18,882137 20,140643 21,495296 22,953384 24,522712 28,029109 34,351917 42,21866314 14,947421 15,973938 17,086324 18,291911 19,598632 21,012880 22,550488 24,214920 26,019189 27,974983 32,392602 40,504705 50,81802215 16,096895 17,293417 18,598914 20,023587 21,578563 23,275970 25,129022 27,152114 29,360916 31,772481 37,279714 47,580411 60,96526616 17,257864 18,639285 20,156881 21,824531 23,657492 25,672528 27,888053 30,324283 33,003398 35,949730 42,753280 55,717472 72,93901417 18,430443 20,012071 21,761588 23,697512 25,840366 28,212880 30,840217 33,750225 36,973704 40,544703 48,883674 65,075093 87,06803618 19,614747 21,412312 23,414435 25,645413 28,132384 30,905652 33,999035 37,450244 41,301338 45,599173 55,749715 75,836357 103,740283

i n

i n

i n

Page 22: CONCURSO PÚBLICO Escola de Administração Agência … · 7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, ... definir o que é objeto de concessão,

Especialista em Regulação - Área "C" - ANEEL - 2004 Prova Objetiva 2 24

ESAF