conexão - março/abril - 2013

28
Informativo da Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica * Ano XX * nº 212 * Março / Abril de 2013

Upload: igreja-metodista-3re

Post on 02-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Conexão é uma publicação da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica e tem por finalidade a evangelização e a edificação.

TRANSCRIPT

Page 1: Conexão - março/abril - 2013

Informativo da Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica * Ano XX * nº 212 * Março / Abril de 2013

Page 2: Conexão - março/abril - 2013
Page 3: Conexão - março/abril - 2013

ANO XX • nº 212 Março / Abril • 2013

Conexão é uma publicação da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica e tem por finalidade a evangelização e a edificação.

Coordenação Regional de Ação MissionáriaBispo José Carlos Peres, presidenteRev. Marcos Antonio GarciaRev. Marcos Munhoz da Costa Rev. Willian de MeloLuciana de Santana Silval José da Silva FilhoAlexandre Pupo QuintinoRonilson CarassiniRevda. Cristiane Capeleti Pereira (repres. Cogeam)Luiz Roberto Saparolli (repres. Cogeam)

Assessora de Comunicaçãoe Jornalista ResponsávelCamila Abreu Ramos MTB 30.075

Editoração EletrônicaPrintworks

ImpressãoArvato

Tiragem5.000 exemplares

Atendimento ao leitorTelefone: (11) 5904.3000Fax: (11) 5904.2233Rua Dona Inácia Uchoa, 30304110-020 • Vila MarianaSão Paulo • [email protected]

Passada a lembrança da sangrenta sexta feira, a amargura calada do sábado e, enfim o esperado terceiro dia. O túmulo foi achado sem o Corpo, restara somente um pano sobre a fria pedra. O

domingo nasceu e com ele o silêncio do sábado foi trocado por uma interrogação que enchia a cabeça de todos os discípulos: onde está O Senhor? A pedra estava rolada. Não havia mais corpo e o que restava era: o desespero, o desânimo, o medo, a solidão, a tristeza… Tudo junto dentro do vazio. Eles procuravam respostas e não acharam.

Mais de dois mil anos se passaram. Conhecemos Jesus e nos alegramos com a sua vida: seus milagres, sua palavra, sua alegria. Descobrimos O Mestre e deixamos que Ele mudasse o nosso jeito sem jeito de ver a vida. Percebemos uma maneira simples, porém produtiva de viver. Nesta edição o bispo José Carlos Peres também nos leva a refletir sobre a questão da vida. A reverenda Patricia Cristina, nossa Gestora Ministerial também conclama toda a Igreja Metodista na Terceira Região, a relembrar a experiência de vida de John Wesley que teve o seu “coração estranhamente aquecido” e diversas igrejas compartilham das ações que levam a mudança de atitudes e vidas de muitos que não conheciam a este Cristo ressuscitado.

Assim aceitamos O Cristo que carregou a cruz e morreu nela. Recebemos a Sua vida e descobrimos que viver é possível e ser feliz uma realidade. Mas, com o passar do tempo a dureza do cotidiano aparece nos fazendo acreditar que estamos sozinhos.

Quantas vezes corremos desesperados para achar respostas no passado morto, nas lembranças das feridas escondidas e mal curadas. Quantas vezes somente o silêncio responde aos nossos gritos? O silêncio que nos aconselha a entrar na caverna e por lá ficar. Parar. Desistir. É quando sentimos que chegou o fim, como para os discípulos… Até que do céu vem uma pergunta: Por que buscais entre os mortos ao que vive?(Lucas 24; 5)

Procuramos A pessoa certa no lugar errado. Nos desacertos, nos equívocos. A Vida não mora no sepulcro! O túmulo não tem respostas, ele continua vazio. Jesus, realmente, ressuscitou e permanece vivo e cumprindo a Sua promessa. Ele está sempre conosco. O que precisamos é sair da caverna, fechar os olhos para as circunstâncias e procurar no lugar certo. Olhar para o alto, pela Bíblia, com os olhos da fé. As respostas estão lá! Jesus não vive somente no domingo de páscoa. Ele É para sempre.

Boa leitura!

Por Camila AbreuAssessora de Comunicação

EXPEDIENTE EDITORIAL

Onde está o Senhor?

A redação é responsável por toda matéria publicada e, assim, reserva a si a escolha de colaborações para a publicação. As publicações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal. A reprodução dos artigos é permitida, desde que mencionada a fonte e enviado o material a esta Redação.

Terceira Região na Webhttp://3re.metodista.org.brAcesse e participe de nossas redes sociais.

Conhecemos Jesus e nos alegramos com a sua vida: seus milagres, sua palavra, sua alegria. Descobrimos O Mestre e deixamos que Ele mudasse o nosso jeito sem jeito de ver a vida. Percebemos uma maneira simples, porém produtiva de viver.

Page 4: Conexão - março/abril - 2013

Acabamos de viver o período da semana santa e o domingo da páscoa. Relembramos toda a paixão e morte de Jesus Cristo e o modo como Ele se deu para resgate de

pecadores. Em tudo, pudemos observar que o que prevalece é a vida sobre a morte. Houve a sexta-feira e nela, aparentemente, o motivo de alegria e de esperança se foi, mas, houve também o domingo, a páscoa, dia em que a vida venceu a morte e renasceu a esperança e os sonhos foram restaurados.

Assusta-me quando vejo os noticiários e parece que a violência não tem fim, que as tragédias aumentam de modo aterrador, que a mídia insiste em veicular somente o mal, parece

que ninguém faz o bem. A expressão: “que mundo nós estamos vivendo”, multiplica-se na boca do povo. Não poucas vezes ouvi alguém dizer que o mundo não tem mais jeito.

Recentemente, um jovem chamado David Santos Sousa foi atropelado, enquanto andava de bicicleta na Av. Paulista, como consequência perdeu o braço direito. O que chocou foi que o motorista que provocou o acidente, também jovem, de 21 anos de idade, chamado Alex Siwek, não prestou socorro à vítima e ainda jogou o braço do rapaz, que ficou preso no carro, no rio. Parece que o limite para a violência está liberado. O que de bom ficou nesta história é que o David

disse que perdoa o Alex: “Já perdoei. Gostaria

4

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida.

Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25

Page 5: Conexão - março/abril - 2013

de estar vendo ele logo que sair daqui, estar dando o meu perdão para ele pessoalmente”, afirma David, ainda no hospital. (fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/quero-perdoa-lo-pessoalmente-diz-jovem-atropelado-que-perdeu-o-braco.htm).

Não quero emitir julgamento de nenhuma espécie e sim dizer que sou pela vida. Que atitudes como a do David, que revelam o bom caráter e a boa índole do jovem, deveriam ser mais veiculadas e mais valorizadas. Quem sabe assim poderíamos ver o resgate da dignidade, da boa fé e da vida. Quem sabe veríamos a diminuição da violência!

Talvez eu seja muito simplista, mas é bom crer que as coisas podem mudar. Em mundo tomado pelo pecado e pela violência, como pode ser visto nos filmes da paixão de Cristo, em que pessoas eram escravizadas e maltratadas, Jesus veio para trazer esperança.

A esperança renasce em cada ano no período da páscoa. O que não podemos é nos conformar com as notícias ruins veiculadas na imprensa e fazer como Pollyanna (Filme de 1960, produzido pela Walt Disney), que na inocência de uma criança conseguia ver coisas boas mesmo diante de situações difíceis, uma vacina contra o pessimismo.

A mensagem da páscoa é mensagem de vitória, vejam os seguintes textos:

• Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? - Lc 24.5;

• Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro e viu dois

anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” “Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”. Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? “ Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”. Jesus lhe disse: “Maria! “ Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” ( que significa Mestre ) – João 20:11-16;

• Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e ficaram amedrontadas. “Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Marcos 16:5-6;

• O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão’. Notem que eu já os avisei” – Mateus 28:5-7.

Lembremos sempre que assim como Cristo venceu nós também venceremos, pois Ele é a nossa vitória. Esta é a nossa fé. Por isso, é com esperança e com confiança que olhamos para o futuro. É por Cristo que eu digo, mesmo diante de situações ruins e difíceis: Sou pela vida! Jesus Cristo venceu! Aleluias.

5

EPISCOPAL

José Carlos PeresBispo e Pastorbispo.peres@ 3re.metodista.org.br

Talvez eu seja muito simplista,

mas é bom crer que as

coisas podem mudar. Em

mundo tomado pelo pecado e

pela violência, como pode ser

visto nos filmes da paixão de

Cristo, em que pessoas eram

escravizadas e maltratadas,

Jesus veio para trazer esperança.

Page 6: Conexão - março/abril - 2013

6

Daqui a poucos dias celebraremos a tradicionalmente a experiência do “Coração Aquecido”. Porém, mais do que tradicional, esta celebração

oferece-nos uma maravilhosa oportunidade de fortalecimento espiritual regado pela ambiência de amor e comunhão que faz-nos cumprir o mandamento de Deus e sermos reconhecidos como discípulos de Cristo segundo as sagradas escrituras (João 13.34-35).

Atualmente a Igreja Metodista na Terceira Região tem firmado sua missão na tríade - santificação, avivamento e crescimento, e só atingiremos estes propósitos como igreja se estivermos dispostos a proclamarmos nossa unanimidade de fé como um “povo chamado metodista”, que adora e louva ao Senhor em todo tempo e lugar. E o louvor e a adoração ao nosso Deus serão as marcas deste evento, que cremos, levará cada participante a uma experiência pessoal com Deus que resultará em maior santificação de vida, no avivamento da fé e no desejo de vivenciar um discipulado autêntico que leva ao crescimento pessoal e ao crescimento da comunidade como resultado de um testemunho vivo, a exemplo do que aconteceu com Wesley.

Certa vez o Bispo Adriel escreveu que “o foco da espiritualidade wesleyana passa pelo caminho da santidade”. Certamente a experiência impactante de Aldersgate – Coração Aquecido – onde Wesley sentiu o amor de Deus através de seu perdão, mudou o rumo de sua vida, colocando-o no “caminho da perfeição cristã”, pela incansável busca da santidade, pelo fortalecimento de sua fé e ativa participação na expansão missionária do Reino de Deus.

O desejo de nosso Bispo Peres e de toda a organização deste evento

em nossa Região é mobilizar os membros de nossas igrejas, para juntos, nesta festa,

Por Patricia CristinaGestora Ministerial

METODISMO

Page 7: Conexão - março/abril - 2013

7

buscarmos pela ação do Espirito Santo de Deus, vivermos uma experiência pessoal com Ele pautada em uma espiritualidade de comunhão, de amor, de alegria e fé. Por isto, esta celebração será regada com muito louvor e oração, proporcionando um clima de júbilo e regozijo na presença do nosso Deus, que propiciará a todos/as uma oportunidade de renovar-se e alimentar-se espiritualmente com consequente reflexo em nossas igrejas. Por tudo isto, meu irmão/ã, sua presença é indispensável. Participe, motive sua igreja a participar, convide seus

amigos e parentes, e principalmente todos/as aqueles/as que necessitam e procuram viver em novidade de vida e ter uma experiência pessoal com nosso Deus.

Nesta oportunidade celebraremos também a partilha na entrega das ofertas para as regiões missionárias, fortalecendo nossa conexidade e convocaremos toda a Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica à um amplo compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo, no cumprimento de sua missão, na expansão do Reino de Deus no modelo bíblico de crescimento orgânico, qualitativo e quantitativo, como incansavelmente nosso Bispo Peres tem pregado.

Que o Senhor possa confirmar em vossos corações estas palavras, no desejo e presença nesta importante celebração que reforça a nossa identidade e fortalece, na vida de cada metodista, em cada igreja local, as marcas deste “povo chamado metodista”. Um povo do coração aquecido.

Que Deus nos abençoe nesta empreitada espiritual. Amém!

Page 8: Conexão - março/abril - 2013

As AparênciasEnganam!

8

Uma amiga contou-me que Deus a livrou de uma “roubada”. Falaram-lhe de uma oferta de emprego, cujo perfil anunciado casava com o dela. Ela foi

aprovada na entrevista e ficou aguardando o contato telefônico para o treinamento prometido; o que não aconteceu. Procurando saber o que houve, percebeu que intencionalmente não lhe avisaram. E soube de detalhes que levantaram suspeitas de que o trabalho das moças selecionadas iria alem das formalidades do negócio da empresa. Os programas e reuniões com os clientes incluíam outros “programas”.

Situações como esta colocam à prova nosso testemunho cristão, pois no mundo em que vivemos há diversas circunstâncias (no trabalho, na vivência da cidadania, nos esportes,

no condomínio, e etc.) que vem a nós mascaradas ou apresentam-se como algo bom, algo comum. Posicionar-se com as premissas do Evangelho em toda e qualquer situação da vida, eis o desafio de ser cristã e cristão! Mas aqui, destaco a relevância do testemunho da mulher cristã.

A maior e crescente participação da mulher na sociedade, com liberdade e igualdade de oportunidades e poder, foi e tem sido excelente para todos (mulheres e homens). Nossa preocupação deve residir nas situações da vida que têm aparência inofensiva, mas que são enganadoras, vazias de sentido e exploradoras. E, por isso, essencialmente pecaminosas ou induzem ao pecado.

Mesmo com todas as conquistas sociais das mulheres, os estudos sobre a mulher desenvolvem

“Nossa preocupação deve residir nas situações da vida que têm aparência

inofensiva, mas que são enganadoras, vazias de sentido e exploradoras.”

REFLEXÃO

Cristiane CapeletiPastora metodista

Page 9: Conexão - março/abril - 2013

8 9

suas reflexões a partir de perguntas como: de que forma vamos desfrutar da liberdade? De que forma vamos compartilhar espaços de poder? De que forma vamos conquistar os mesmos patamares salariais? De que modo exercer a feminilidade sem subjugar-se aos modelos do mercado e do marketing? Isso porque os modelos e métodos utilizados pela sociedade patriarcal por vezes são marcados por: mentira, traição, obtenção de vantagens em detrimento do outro, corrupção, etc. A mulher deve buscar seus modos próprios que a distingam do modelo masculino. Os estudos feministas também apontam outro fator importante de reflexão. Com o poder da mídia, há imagens estereotipadas da mulher livre e poderosa -imagens que agradam a homens e mulheres – mas um modelo de mulher feliz sustentado pela beleza

estética, erotismo e potencial de consumo.

Nós mulheres cristãs, precisamos ir além das aparências (beleza, erotismo e dinheiro – não que esses atributos não sejam bons, mas não são a razão do viver) e nos perguntar: como posso aproveitar minha liberdade, expor minha feminilidade e exercer poder segundo as premissas do Evangelho?

As respostas, creio, serão inspiradas pelo Espírito Santo, à luz da orientação paulina “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). Neste caminho, a mulher fortalecerá seu testemunho, fará diferença e, cheia da Graça, inspirará e transformará o mundo.

Page 10: Conexão - março/abril - 2013

10

Um fenômeno que faz parte do mundo moderno são as redes sociais que ao longo de dez anos conquistaram o mundo inteiro e estão decididas a ficar. Redes sociais é um termo utilizado no ambiente da internet e que nada mais

é do que páginas de relacionamentos em formatos de canais da web que proporcionam à sociedade a formação de comunidades online, além da interação dos usuários. Cada vez maior, as redes sociais influenciam todas as gerações, em especial, as mais novas, fazendo com que todos possam se relacionar, além de ajudar na publicidade de marcas e instituições, possibilitando a comunicação e relacionamentos e ainda por cima se tornou um canal excelente para a comunicação do consumidor com as empresas. (Fonte: www.google.com.br e www.zun.com.br., dia 15.03.13, 17h30).

No Antigo Testamento lemos a passagem em Habacuque 2.5. “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo”. E também no Novo Testamento Apocalipse 1.5. “Feliz quem lê este livro”, referindo-se à Bíblia. Os seres humanos ao longo da história puderam aproximar-se mais ainda um dos outros pela comunicação.

No Encontro Nacional de Pastores e Pastoras, em 2012, escolhi a oficina “Redes Sociais” para que eu pudesse me aprofundar um pouco mais. No entanto, desde este inicio comecei a entender e me aprimorar neste

O Cristão e as

REFLEXÃO

Page 11: Conexão - março/abril - 2013

11

instrumento de aconselhamento pastoral, especialmente no Facebook, onde tenho 1975 amigos e amigas. Neste ano postei 13.103 vezes,

(Isto significa 1.637 por mês e 54 por dia). Destas mensagens 81.116 pessoas curtiram, ou seja, disseram sim gostei; destas 19.761 comentaram, ou seja, escreveram algo sobre a mensagem lida; destas 108.378, além de curtirem e comentarem compartilharam com outros amigos e amigas. Mensagens de esperança,

fé e amor. Mensagens que chegam na hora certa e momento exato. Exemplo de dona

Verônica (Resende – RJ) através da mensagem aceitou a Jesus e foi batizada, hoje é membro da Igreja Metodista. Em média três aconselhamentos (bate-papo) por dia.

Vantagens - Primeiro pela facilidade em ter acesso, para qualquer idade; segundo

pela dedicação em escrever aquilo que pensa em certos momentos e terceiro a paciência para se comunicar.

Alguns cuidados são necessários: 1º- ter clareza da sua adesão à rede escolhida; 2º- Disciplinar o tempo e ter calma para ler, escrever e comentar as mensagens; 3º- postar texto ou imagem que edificam as pessoas que estão na rede. O apóstolo Paulo em I Coríntios 10. 23 nos orienta: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.

Todas as mensagens são inspiradas por Deus através da oração. Cada mensagem tem um valor extraordinário para alguém que necessita de um conforto, consolo, orientação e salvação.

“Cada vez maior, as redes sociais

influenciam todas as gerações, em

especial, as mais novas, fazendo

com que todos possam se relacionar...”

Redes Sociais

Page 12: Conexão - março/abril - 2013

DISCIPULADO

4

Page 13: Conexão - março/abril - 2013

A Bíblia revela que Satanás está num frenético trabalho para manter as pessoas escravizadas, para cegar-lhes o entendimento, e oprimir suas almas. Ele está “cheio de grande cólera, sabendo que

pouco tempo lhe resta” (Ap12.12).

O Diabo é o responsável pelo “encantamento” de morte que há sobre este mundo e que tem levado pessoas a se conformarem nos erros, e a serem regidas por crenças que destroem suas vidas.

Tudo o que se refere ao Diabo, cheira à morte.

Em contraposição a esta força demoníaca, o Deus Eterno olha para sua criação, ouve o seu gemido, e envia o único antídoto capaz de neutraliza-la:

“Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1Jo 3.8).

Pedro também testemunhou que Jesus andou por toda a parte...

“...fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo” (At 10.38).

Por esta razão, tudo o que se refere a Jesus tem como principal característica a vida, a cura, a alegria, a paz de espírito e a libertação de toda opressão.

Mas como anunciar ao mundo esta “boa notícia”?

“Façam discípulos...” (Mt 28.19). Esta foi a última palavra que Jesus deixou aos seus seguidores, no evangelho de Mateus.

Fazer discípulos é levar pessoas a abandonar o “encantamento” que há sobre elas, mudar suas perspectivas, e passar-lhes a correta visão do Reino de Deus e dos ensinos de Jesus.

Discipular é levar o ensino correto que pode transformar vidas. Ao mudar seus pensamentos, e o seu interior, a conduta também mudará, pois aquilo que você crê determina o seu comportamento.

Todo aquele que faz parte do Corpo precisa saber que fomos criados para as boas obras, e entre elas, sermos discípulos.

Desta forma, o perfume de Cristo que existe em seus discípulos é espalhado ao mundo: “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem...” (2Co 2.14-16).

Esta suave fragrância em nós é oferecida ao outro através do contato direto e pessoal.

Discipulado implica em proximidade, é um “cara a cara” cheio de vida, de interesse pelo próximo, de amor, de dedicação.

A comunhão que o discipulado proporciona é o meio mais excelente de espalhar o “cheiro do Seu conhecimento” a um mundo que respira a morte.

O que é o Discipulado, senão espalhar o perfume de vida – que é a Pessoa de Cristo – onde a morte se faz presente?

Embora o templo seja um lugar por excelência para manifestar a vida que há em Cristo, Paulo acrescenta que essa ação não precisa ter um espaço definido, mas “por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento” (2Co 2.14b).

Esta é outra característica do discipulado: ele pode ser difundido “em todo lugar”, em residências, na sala de aula, ou na praça de alimentação do seu shopping preferido...

Mas é preciso dizer que é impossível discipular quem quer que seja se não houver um relacionamento afetivo, sincero e verdadeiro.

O alvo do Discipulado não são projetos ou programas, mas pessoas.

Não posso deixar de lembrar de João Marcos, jovem, imaturo, instável, que “deixa na mão” Paulo e Barnabé na metade de uma cruzada missionária e retorna para casa (At 13.13).

Ao preparar uma segunda cruzada, Paulo, ressabiado, não permite que João Marcos os acompanhe. Barnabé discute com ele, mas não entram em acordo. Paulo continua o projeto e o programa traçados. Barnabé prefere ficar e começar um trabalho de restauração naquela vida.

Tempos depois, um velho Paulo na prisão, prestes a ser martirizado, manda chamar João Marcos, pois agora não é mais um “fujão”, mas se trata de alguém que lhe é “útil para o ministério” (2Tm 4.11).

Bendita ação daquele discipulador que acreditou na restauração de uma vida que veio a se tornar preciosa para Deus.

A primeira condição básica para “fazer discípulos” é saber que Deus não irá nos usar, a menos que nos submetamos a Ele!

A segunda: devemos nós mesmos ser verdadeiros discípulos.

Outra condição essencial, mas infelizmente nem sempre observada: somos chamados a fazer discípulos “de Jesus”, não “nossos”.

É fácil reconhecer em nossas comunidades aqueles que têm espalhado o cheiro de vida em um mundo impregnado pelo cheiro de morte: onde eles estão deixam seu rastro, pois sempre fica um agradável perfume nas mãos que oferecem flores...

13

Page 14: Conexão - março/abril - 2013

PELA REGIÃO

Os meses de abril e maio deste ano foram marcados pela expectativa de mais uma edição da campanha de doação de sangue “Um doador

de sangue salvou minha vida”. Realizada pela primeira vez em novembro de 2011, a campanha já se tornou programação oficial no calendário da IM Vila Nivi e conta com a participação de membros da comunidade local e de outras igrejas Metodistas.

Na última edição, nossos doadores dividiram o hemocentro com a campanha “Sangue Corinthiano”, realizada pelos torcedores do clube paulista; mais uma oportunidade de compartilhar experiências com todos os doadores e com os responsáveis pela coleta no Hemocentro Clínicas da Fundação Pró-Sangue, os quais até conhecem os membros e a campanha da IM Vila Nivi. Ali, pudemos ver muitas pessoas no mesmo propósito: salvar vidas!

Além da solidariedade e do amor, a iniciativa também promove impacto em nossos vizinhos, amigos e familiares, dada a importância do gesto - pois não há substituto para o sangue humano. O trabalho se torna ainda mais gratificante com a mensagem de Cristo demonstrada em cada convite, nas atitudes dos doadores e acompanhantes, a caminho do hemocentro e durante a doação.

Por isso, nós queremos convidar e incentivar todos os metodistas a promoverem esse trabalho em suas comunidades locais. É uma campanha simples, mas importantíssima, já que podemos ser agentes da transformação social tão esperada por nós e por aqueles que precisam de uma transfusão de sangue, lembrando o sacrifico de Jesus por nós. O material personalizado (folhetos para divulgação, estampas para camisetas e textos motivacionais) é disponibilizado no site www.metodista.org.br em Programa Nacional – Doação de Sangue.

Agradecemos a Deus porque “hoje, quem doa sangue não faz sacrifício algum; faz apenas um pequeno gesto de amor que pode salvar até 4 pessoas. Mas, na doação de Jesus está a salvação do mundo inteiro!”

Por Maíra monteiroMinistério de Comunicação Local

Terceira campanha de Doação de Sangue na IM Vila Nivi

“Além da solidariedade e do amor, a iniciativa também promove impacto em nossos vizinhos, amigos e familiares, dada a importância do gesto - pois não há substituto para o sangue humano.”

Page 15: Conexão - março/abril - 2013

Este foi o tema do encontro das famílias pastorais do Distrito Central. O Encontro, organizado pelo SD do distrito– Rev. Luis Carlos Lima Araújo aconteceu em dezembro de 2012 em Jarinú, interior de São Paulo.

Louvor, apresentação interativa dos/as presentes e uma palestra sobre cuidados com a saúde, em especial com o coração, proferida pelo irmão Dr. Rubens Pupo, marcaram o primeiro momento do encontro, que foi seguido de um churrasco e momentos de confraternização e lazer durante o restante do dia.

Por Demétrio SoaresPastor Metodista

Saúde e Confraternização

Após nove reuniões, chegou ao fim a primeira edição do movimento de oração “Pais e Mães Que Oram – Criando Filhos Para o Reino”, no final de 2012. Juntamente com

outras iniciativas da IM Central em Sorocaba, além de interceder pelos seus filhos, o movimento estimulou o fortalecimento do relacionamento familiar.

No dia 21 de março, ainda no primeiro trimestre deste ano, um bom grupo de irmãos da Igreja Metodista Central em Sorocaba compareceu e participou da primeira reunião do movimento Pais e Mães Que Oram - Criando Filhos Para o Reino.

Com a proposta de se reunir mensalmente, esses pais disseram sim ao desafio de orar pelos seus filhos. De lá para cá, foram realizados nove encontros, pessoalmente coordenados pelo pastor responsável pela Igreja Metodista Central em Sorocaba, reverendo Joelson Lima da Silva.

Esses encontros ocorreram sempre às noites das últimas quartas-feiras de cada mês. A luz da palavra de Deus, os pais foram inspirados a diariamente interceder em favor de seus filhos. “A oração é o canal que temos até Deus para apresentar as nossas mais íntimas necessidades, especialmente no que se refere aos nossos

filhos.” comentou o reverendo.

Para o pastor, este m o v i m e n t o ultrapassou seus objetivos. “Aliado a outros movimentos e trabalhos que estamos realizando concomitantemente em nossa igreja, tais como, encontros de casais, estamos buscando fortalecer os laços familiares, aproximando pais, filhos, esposas, maridos e irmãos e, por conseguinte, fortalecendo a unidade da igreja”, ressaltou ele.

Em momento de forte simbolismo, os filhos presentes foram colocados no centro de um círculo de pais e mães, que juntos, de mãos dadas, intercederam em favor deles.

“Encerramos esta edição, contudo, as orações em favor dos nossos filhos devem prosseguir diariamente. Esperamos ter novas edições, para que possamos inspirar mais pais a interceder por seus filhos”, finalizou Pastor Joelson.

Foi Bênção!Por Ministério de Comunicação Local

15

Page 16: Conexão - março/abril - 2013

Com a graça de Deus e a união de muitas igrejas, realizamos a 1ª Conferência Urbana para Grupos Pequenos. Os principais objetivos

foram despertar os conferencistas para a necessidade de capacitar as igrejas nesta área e desafiar os pastores/as presentes dos seus papéis neste processo de crescimento qualitativo da igreja.

Durante todo o dia tivemos momento de palavra, louvor, testemunhos, trabalho de reflexão em pequenos grupos e os pastores/as presentes puderam ter um momento específico com pastor Fernando (Pato) Metodista Central de Londrina - para compartilhar experiências dos seus quase vinte anos de ministério em discipulado

para Pequenos Grupos.

Agradecemos a acolhida exemplar da

IM em Tucuruvi que com amor e dedicação

abraçou o projeto ao lado das igrejas que

também apoiaram a Conferência.

Por Washington ZucolotoPastor Metodista

1ª Conferência Urbana para Pequenos Grupos

“Os principais objetivos foram despertar os conferencistas para a necessidade de capacitar as igrejas nesta área”

PELA REGIÃO

Nossa igreja local realizou a 1º Capacitação de Líderes e Professores de Escola Dominical, na Universidade Metodista de São Paulo. Que contou a presença de pastores, líderes

e professores atuantes no contexto da educação cristã. Tivemos a participação como palestrante, o pastor Jefferson Luis Kaczorowski – (IM em Jardim Ypê), que abordou o tema “Enfrentando os desafios na prática do espaço de aula do Professor e da Professora de Escola Dominical”.

Também como temática deste encontro, tivemos a presença da Redatora Nacional do Material com Crianças da Igreja Metodista - Telma Cezar, abordando sobre “Bases Sólidas e Frutíferas para o trabalho com Crianças” e, finalizando com a ministração temática, com a psicóloga e professora Milca Estanislau, da IM em Vila Pires, que com muita motivação e amor relatou sobre suas experiências como professora de Escola

Dominical, bem como abordou o tema; “Métodos e Projetos: Escola Dominical”.

O encontro teve como objetivo formar, clarificar e fortalecer o papel do líder, professor, e secretário do Ministério de Educação Cristã e Escola Dominical. Tivemos a participação das Igrejas de Jardim Ypê, Igreja em Tamarutaca, dentre outros participantes da Região. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a participação de todos, e em especial ao Reitor da UMESP, Márcio de Moraes, por toda sua colaboração e pronto apoio a Igreja Metodista em Jardim Ypê e Região. Deus seja Louvado por tudo o que tem feito em nossas vidas!

Por Junior MorettiMinistério de educação Crsitã Local

1° Capacitação de Lideres e professores de Escola Dominical

Page 17: Conexão - março/abril - 2013

O C i r c u s R e l i g a r e a con teceu ! O musical de

natal! As apresentações foram nos dias 08 e 09 de dezembro em nossa Catedral!

O propósito era:- Contar a história

do nascimento de Cristo de um jeito diferente;

- Evangelizar através da música e movimento;- Manter a comunhão entre os grupos da Igreja;- Descobrir talentos;- Despertar lideres;- Desenvolver nos participantes o sentido do trabalho em equipe: “Juntos somos muito melhores do que sozinhos”E com muita alegria, compartilhamos com toda a Igreja, que o objetivo

foi alcançado em 100%!Deus estava presente entre nós, tivemos momentos de cansaço, tivemos

momentos de tensão, mas a comunhão ajudou a superar todos estes desafios!Na ultima apresentação, todos foram a frente, mais de 100 pessoas

trabalharam para que este musical acontecesse para honra e glória do nosso Deus!

Destacamos a presença dos Bispos José Carlos Peres e do Bispo Stanley Moraes em nossa igreja!

Haviam muitas pessoas em todas as apresentações, além das pessoas conectadas, por exemplo, na França, Alemanha e Dublim, e claro do povo conectado no Brasil!

A família Religare, agradece a todos vocês que contribuíram para a realização deste musical, através das orações, apoio, incentivo, participação dos almoços e também através das contribuições.

Por Ministério de Música Local

Respeitável Público...

“Deus estava presente entre nós, tivemos momentos de cansaço, tivemos momentos de tensão, mas a comunhão ajudou a superar todos estes desafios!”

Page 18: Conexão - março/abril - 2013

Esses foram os dizeres da faixa que saudou os participantes do encontro de coralistas que faziam parte do Coral Jovem da Igreja Metodista Central de Taubaté, no reencontro 42 anos

depois do início das atividades do coral, em 1971.

Inovador para sua época, o coral era dirigido e composto por jovens, que entoavam clássicos da música erudita religiosa, como Aleluia de Haendel, Innegiammo (coro da Cavalleria Rusticana) de P. Mascangi, Pois um menino nos nasceu de Haendel entre outras.

O seu primeiro regente , Alexandre Costa Leão, era estudante do ITA e, juntamente com seu irmão, Ricardo Leão, o organista, era responsável pelos arranjos e confecções das partituras, na época feitas em mimeógrafo, com uma cor para cada naipe, bem como por todas as adaptações feitas no teclado e na inédita pedaleira que continha um Dó extremamente grave, em torno de 16 Hz, inaudível ao ouvido normal, mas sensível, pois gerava a vibraçãoe no peito dos ouvintes.

Na época, o coral cantou em diversas igrejas, dentre elas a Catedral Metodista de São Paulo, a Igreja Metodista de Campos do Jordão, onde participou do lançamento da pedra fundamental do templo atual, em 21 de abril de 1975, além de participar de eventos como o Dia da Bíblia, na Praça Mons, Silva Barros, em Taubaté, na Câmara Municipal de Taubaté e representou a cidade em um programa da TV Bandeirantes. Em 1975, gravou um LP com 8 faixas.

Além de Alexandre, o coral teve outros regentes, dentre eles, David de Oliveira, que assumiu a regência quando Alexandre casou e mudou-se para Santa Catarina, ao final de 1975. As atividades do coral continuaram até o início da década de 80 e ele teve diversas formações, com cantores de várias gerações.

Em 2012, integrantes do grupo inicial estreitaram os contatos, por meio das redes sociais, e nasceu a idéia de realizar o encontro que ocorreu nos

dias 26 e 27 de janeiro, na mesma Igreja m e t o d i s t a Central em T a u b a t é , onde tudo começou e cuja liderança acolheu carinhosamente a idéia.

Foi emocionante participar desse reencontro, onde se abraçavam colegas se não viam há mais de 30 anos, vindos do Rio de Janeiro, de Curitiba, São José dos Campos e de Taubaté mesmo, onde ainda residem muitos coralistas ; a festa maior ficou por conta do reencontro com o regente Alexandre, seu irmão Ricardo e suas respectivas famílias: riso, lágrimas, abraços... o templo ficou pequeno para tanta pergunta, tanta conversa! O lanche, carinhosamente preparado pela Sociedade de Mulheres local , também foi um momento especial para colocar a conversa em dia.

Contida (a muito custo) a euforia inicial, o regente Alexandre cuidou pessoalmente dos detalhes técnicos e acertos com os músicos Ricardo Leão e Lucymary Leão (sua esposa) , postou-se à frente do grupo, levantou os braços em levare e o todos começaram a cantar como fazia há tantos anos atrás! Os agora senhores e senhoras, com idades entre 50 e 80 anos compartilhavam novamente o mesmo entusiasmo e alegria, que os anos e a separação não conseguiram apagar.

Assim foram os ensaios do sábado e domingo, muita benção e ministração, alegria e comunhão, festa mesmo!

No domingo à noite, a igreja ficou lotada e muito linda: além da comunidade metodista, vieram amigos e familiares dos coralistas. Os pastores locais, Rev. Hamilton Wesley Leite e Rev. Clevering Torres também estavam presentes e a todos receberam com alegria para um culto abençoado, onde toda a liturgia foi feita pelo própria Coral Jovem e a palavra trazida pelo regente Alexandre.

Um novo encontro já está sendo planejado para o próximo ano. Glórias a Deus e só a Ele, que nos inspirou nessa idéia e nos permitiu levá-la adiante!

Por Léa Leite DavidMembro da IM em Taubaté

Separados pela Distância, mas Unidos Pelo Amor de Deus!

PELA REGIÃO

18

Page 19: Conexão - março/abril - 2013

Tivemos cerca de 200 mulheres reunidas no salão de leitura da Fateo no dia 16 de março.

Este evento foi em homenagem ao dia Internacional da Mulher, encerrando assim um período de oração e intersessão, organizado pela federação, por todas as mulheres.

A programação contou com a presença da pastora Amélia que dirigiu uma devocional no qual enfatizou a cura de traumas causadas pela violência contra a mulher e a palavra de esperança e pregação por conta do Bispo Jose Carlos Peres.

Tivemos também a apresentação da nova revista da Voz Missionária – período do outono, a reunião terminou com uma visita ao Centro de Memória Metodista – Museu Guaraci Silveira.

Por Luciana Santana

Federação Metodista de Mulheres

A Igreja Metodista na Penha acolheu a Conferência Bi-Distrital Missionária Leste 1 e 2 realizada nos dias 23 e 24 de março, TEMA: DISCIPULADO E PEQUENOS GRUPOS.

Organizada pelo SD do Leste 1 – pastor Alexander Christian Rodrigues Antunes (I. M. V. Formosa) e o SD Leste 2 – pastor Alcides Alexandre de Lima Barros (I. M. Penha). O conferencista Emanuel Adriano Siqueira da Silva (Mano) pastor na 6ª.RE, em sua exposição destacou que: Durante um bom tempo vivemos sem saber onde queríamos chegar, não tínhamos um propósito definido e que valesse toda nossa vida. Em um momento nos encontramos com Jesus e parecia que tudo estava esclarecido, porém mesmo indo à igreja e mudando de vida ainda faltava alguma coisa. Percebemos que mesmo depois de conhecer Jesus precisamos descobrir dentro desta Nova Vida um propósito mais claro pro qual Deus nos chamava. Foi a partir daí que percebemos que Jesus, como modelo, nos deixou o caminho do DISCIPULADO COMO ESTILO DE VIDA. Jesus investiu em vidas e relacionamentos, fez de sua vida um discipulado. Aqui pareceu que tudo estava claro,

descobríamos um estilo de vida que valia sim a pena. Ai então entravamos novamente em outra questão: Como realizar o discipulado de forma eficiente? Esta é a hora que o discipulado em células surge em nossas vidas, era a forma que buscávamos. E que o discipulado em sua essência é composto da salvação, santidade e serviço. O evento contou com boa participação dos Distritos, o que nos leva a entender que as sementes foram lançadas e trabalhamos a semeadura no propósito e certeza de que Deus em seu filho Jesus Cristo muito nos abençoará.

Por Alcides AlexandrePastor Metodista

Conferência Missionária Bi-Distrital Leste 1 e 2

19

Page 20: Conexão - março/abril - 2013

Estamos mais uma vez tendo a alegria de comemorar mais um Aniversário como Igreja do Senhor Jesus Cristo neste mundo. Há 17 anos, nasceu não só uma comunidade de fé dentre tantas outras que já existiam,

mas creio que acima de tudo nasceu o desejo no coração de um povo de cumprir um dos maiores mandamentos de Cristo para sua Igreja, descrito no Evangelho de Mateus 28.19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Para o povo que aceitou não só o chamado, mas também o grande desafio, esta é uma data mais que especial, pois ela nos leva a viver a alegria da gestação e do nascimento de um ser, e neste caso, esta data nos leva a comemorar o nascimento da nossa querida e amada Igreja Metodista em São Mateus. São 17 anos de vida e caminhada a serviço do nosso Senhor Jesus Cristo. Creio que o nascimento de uma Igreja se dá ao momento em que Deus chama, converte e capacita homens e mulheres para servi-lo, buscando a salvação e o Reino de Deus, e o encontro destes, constitui a Comunidade de Fé que caminha sobre a direção do Senhor. Este povo passa a ser diferenciado, como diz a sua própria Palavra no texto do Profeta Malaquias Cap. 3.18 “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o povo que serve a Deus e o que não o serve”.

Os anos foram passando, muitas bênçãos e maravilhas foram acontecendo em nossas vidas e nas nossas famílias e, hoje podemos dizer que o serviço a Deus tem sido realizado com Alegria. Penso que este é o diferencial no realizar da Obra que o Senhor nos confiou. Ainda que nos tempos atuais, a Igreja de Cristo têm encontrando muitas dificuldades para servi-lo com integridade, aliás, sempre encontrou, as lutas e os desafios sempre existiram e não foram e continuam não sendo pequenos, e as vezes tende as nos desanimar, mas, contudo, podemos confiar plenamente Naquele que nos chamou e disse “ Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria” ( Salmos 126.5 ).

O Nosso Deus é um Deus alegre! Que se alegra com o seu povo e no meio do seu povo! O Profeta Sofonias no Cap. 3.17 nos diz: “O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”. Que possamos viver e comemorar esta data especial com muita festa e saber que grandes coisas o Senhor tem feito por nós. Que possamos neste tempo renovar a nossa alegria do serviço a luz da Igreja de Atos dos Apóstolos cap. 2.47 “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. Esta Igreja era simpática e atraia a atenção dos que estavam de fora pelo fato de servirem a Deus com Alegria. Vamos continuar caminhando, servindo, louvando e adorando o Senhor que nos chamou e nos salvou. Que Ele continue gerando em nós satisfação e regozijo através da alegria produzida pelo teu Santo Espírito e que possamos ser todos os dias gratos a Ele por ter nos alcançado, ter nos libertado e escrito o nosso nome no Livro da Vida. Felicidades para toda a Igreja e que Deus continue abençoando todo o seu povo a fim de continuemos desejosos em fazer discípulos e discípulas nos caminhos do Evangelho.

Por Eliziário ReisPastor Metodista

Renovando a Alegria do Seviço

PELA REGIÃO

20

Page 21: Conexão - março/abril - 2013

A Organização das Nações Unidas escolheu o dia 22 de março para conscientizar a população sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. E os jovens da Igreja Metodista na Lapa foram às ruas

no dia 23 de março, sábado, para um pedágio alusivo à data. Munidos de copos de água mineral e folhetos que falavam sobre a conservação da água, os jovens metodistas abordaram os carros que paravam no cruzamento da Rua Tito com a Rua Aurélia, no bairro da Vila Romana. Uma faixa estendida diante dos carros informava o motivo do pedágio e também contava com um versículo bíblico marcando a importância não apenas da água física, que é fundamental para a vida na Terra, mas da água viva que garante a vida Eterna. “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4.14.

A escolha da data para o pedágio, que além de conscientizar a população sobre um assunto atual de grande importância visava também comunicar a verdade do Evangelho e divulgar a igreja, se deu pela sua relevância frente à necessidade atual da igreja se envolver com a questão da sustentabilidade ambiental. Essa abordagem está de acordo com o Plano para a Vida e Missão, que diz que devemos “apoiar, incentivar e participar das

iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente;” e também de acordo com o Plano Nacional Missionário, em sua ênfase 5 que diz “Trata-se de denunciar os pecados cometidos contra o meio ambiente e de defender a natureza como parte da criação de Deus (Gênesis1). Deve-se, portanto, como Igreja, apoiar e promover ações no sentido da valorização da biodiversidade e da implementação do desenvolvimento sustentável em nosso país.”

Todos os motoristas e pedestres que passavam pelo cruzamento da Rua Tito com a Rua Aurélia ganhavam um copo de água mineral com uma etiqueta, onde constava o endereço da igreja e o versículo-tema da campanha,

além do folheto. Foi uma oportunidade ímpar também para que a igreja se fizesse mais presente na vida do bairro e tornasse-a mais conhecida na vizinhança, interagindo com ela e saindo das quatro paredes. O Ministério de Evangelização da Igreja Metodista na Lapa, em parceria com os jovens e juvenis, planeja ainda mais dois pedágios neste ano, conscientizando a população sobre o Dia do Meio Ambiente e também sobre a importância da doação de sangue, desta vez participando da campanha nacional “Um Doador de Sangue Salvou Minha Vida”.

Por Ministério de Comunicação Local

Jovens da IM na Lapa fazem Pedágio do Dia Mundial da Água

21

Page 22: Conexão - março/abril - 2013

Pastores e pastoras da Terceira Região Eclesiástica foram acolhidos/as na Faculdade de Teologia, no inicio de abril, para um encontro ministerial. O

encontro realizado na manhã e tarde do dia 2, no Salão de Leitura do Edifício Gama iniciou com momento devocional, após uma palavra de saudação do bispo José Carlos Peres e do pastor e professor Paulo Roberto Garcia, reitor da FaTeo, que deu as boas vindas a todos/as em nome da Faculdade. “A FaTeo tem buscado estreitar os laços com as Regiões Eclesiásticas da Igreja Metodista, em especial com a Terceira”, disse o reitor.

Dois de abril: o dia da pregação ao ar livre.

O bispo Roberto Alves de Souza foi o preletor convidado do encontro e falou aos/às pastores/as sobre os princípios do Discipulado e a experiência de sua aplicação na Quarta Região Eclesiástica da Igreja Metodista. Ele iniciou sua conferência lembrando a todos/as de uma data significativa para o movimento metodista, mas pouco conhecida: 2 de abril de 1739 foi o dia em que John Wesley pregou ao ar livre pela primeira vez. A Igreja Metodista nasceu abrindo-se ao mundo!

Wesley pregava nas praças e cemitérios; não se limitou ao templos, da mesma maneira que não se limitou aos cultos regulares, buscando o fortalecimento da fé por meio de pequenos grupos de estudo. E foi por intermédio dos pequenos grupos, que reunia leigos e leigas, que o movimento metodista se firmou. “O metodismo fez sucesso não apenas por causa do envolvimento de Wesley, mas de todo o povo chamado metodista”, disse o bispo Roberto. As reuniões dos pequenos grupos de discipulado foram fundamentais para o fortalecimento dos irmãos/ãs metodistas e do movimento que deixaria marcas, do século 18 aos dias de hoje.

“Discipulado é relacionamento, é envolvimento, é comprometimento”, declarou o bispo Roberto Alves, destacando a importância que os membros da Igreja conheçam e amparem uns aos outros em suas necessidades, bem como conheçam a sociedade na qual se inserem. “O discipulado metodista é uma proposta transformadora da realidade. Ela tem

o propósito wesleyano de transformar a Igreja, a nação e as pessoas”, completou. Ele citou como exemplo um grupo que se mobiliza para consertar as janelas quebradas de uma escola do bairro. Pequenas ações podem fazer grande diferença. A diferença que o movimento metodista fez na Inglaterra do século 18 também pode fazer no Brasil do século 21.

Por Camila de AbreuAssessora de Comunicação

Bispo Peres realiza o Encontro Regional de Pastores e Pastoras na FaTeo com abordagem no

discipulado transformador

PELA REGIÃO

“Wesley pregava nas praças e cemitérios; não se limitou ao templos, da mesma maneira que não se limitou aos cultos regulares, buscando o fortalecimento da fé por meio de pequenos grupos de estudo.”

22

Page 23: Conexão - março/abril - 2013

A Igreja Metodista em Vila Formosa realizou ao final de 2012, o projeto “Um dia 100% para Jesus”.

O projeto teve como objetivo alcançar os moradores dos bairros adjacentes à igreja. A divulgação contou com panfletagem e flash mob realizado pelos juvenis na feira de domingo que acontece em frente à Igreja, faixas, carro de som e uma chamada no programa “Pulo do Gato” na rádio Bandeirantes AM ajudaram bastante.

Durante o evento tivemos 180 pessoas atendidas, além das dezenas de pessoas que passaram pelo bazar da AMAS, barracas de alimentação e pelos brinquedos (castelinho, piscina de bolinhas e cama elástica gigante). O número de pessoas que passaram pelo evento totaliza aproximadamente 305 pessoas.

Tivemos 39 profissionais oferecendo seus serviços: dentista, psicólogos, veterinária, manicure, cabeleireiros, fisioterapeuta, advogados, socorrista do SAMU, professores de educação física, enfermeiros e oftalmologista.

Somos gratos pelos membros da IM em Vila Formosa, pois tivemos uma equipe de trabalho composta

de 64 pessoas mais os funcionários da AMAS.

O dia foi encerrado com um culto evangelístico no templo que contou com a presença do Grupo “Geração Eleita”.

Esperamos no Senhor ver os frutos deste trabalho evangelizador e agradecemos a todos os irmãos/as e colaboradores/as que se dispuseram para o “trabalho”, em especial pelos irmãos Ronaldi Carassini e Simone Boros Militão que coordenaram com sabedoria esta obra. A Deus toda a GLÓRIA!

Por Raquel de Souza Antunes Rodrigues Membro da Igreja Local

“Um dia 100% para Jesus” aconteceu na IM em Vila Formosa

Quero compartilhar com vocês, algo maraviloso - Recebemos em um de nossos cultos um dos rapazes que tem sido assistido pelo Projeto Bem Me Quer ás 4ªas feiras, cujo público alvo são os moradores de rua e usuários de drogas. Além de considerar a sua participaçao no culto um grande passo para a sua recuperação ,fiquei muito mais feliz com o povo da minha igreja que o recebeu com alegria, satisfaçao , o colocando em lugar de honra. Fomos ministrados pelo R Mano de Mandauari que nos trouxe uma palavra desfiadora que nos convoca a sair pelas ruas do itaim e aos arredores de onde andamos testemunhando amor de Deus que está sobre as nossas vidas e para isso precisamos dispor , oferecer a Deus todos s nssos

recursos, como fez o menino que diante da fome da multidão ofereceu a única coisa que possuia.: dois peixes e cinco pães. A partir dái Jesus operou o milagre e a multiplicação se deu. Por isso meus queridos, vamos dispor neste projeto, de tudo o que temos, porque tudo o que temos vem de Deus, é Dele e apenas por sua msericórdia Ele nos perite possuir coisas nesta terra. Eu louvo a Deus pela Igreja Metodista do Itaim Paulista que através de toda sua mebresia, ou melhor, discípulos comprometidos para resgatar vidas , que um dia já tiveram o preço pago na cruz do Calvário , através do sacrifício imcomparável do filho de Deus, o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. Uma semana abençoada para todos nós!!

Por Damaris Godoy (erxtraido do facebook)

Testemunho

23

Page 24: Conexão - março/abril - 2013

24

Temos notado que existem propriedades da Associação da Igreja Metodista, de uso das igrejas locais, cedidas para moradia de terceiros, sem os cuidados legais que devem ser tomados.

Lembramos que, especialmente, as moradias que ficam nos mesmos terrenos, ou ligadas ao templo e edifícios de Educação Religiosa, têm tratamento específico quando o uso é para zeladorias, pois obedecem às leis e regulamentações trabalhistas. Como é de conhecimento geral, imóveis cedidos para moradia com outros fins, não podem ser comprometidos sem o acompanhamento da Secretaria Executiva da AIM, conforme constantes publicações.

Temos sofrido problemas trabalhistas a esse respeito, que trazem graves prejuízos financeiros quando não são atendidas as orientações que, por sua vez, se baseiam em determinações canônicas e também advindas da COREAM.

Em assim sendo, recomendamos aos/às pastores/as e administradores/as locais, o máximo cuidado quando se depararem com situações dessa natureza, visto que temos registrado procedimentos inadequados, assinaturas de contratos por pessoas que não têm procuração para tal, lembrando que os procuradores que movimentam contas bancárias não têm poderes para outros fins, a não ser quando autorizados conforme Cânones. Tais documentos não possuem valor jurídico.

Caso seja do conhecimento do leitor alguma anomalia em sua igreja, nesse e em outros sentidos fora dos padrões, deve comunicar a esta Secretaria, que tomará as providências necessárias para regularização.

Por Roberto Machado

AIM Informa

O Bispo José Carlos Peres, no uso de suas atribuições canônicas, faz a seguinte adequação na Área Nacional e alteração no quadro das Nomeações Pastorais – 2013 da Terceira Região Eclesiástica.

DISTRITO NORTE

Água Fria

Saí: Melquias da Silva Soares, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01), nomeação cancelada.

DISTRITO VALE DO PARAÍBA

Taubaté - Central

Incluir: Eunice Brito, designada Missionária, s/ônus, parcial (01), para o Ponto Missionário de São Luiz do Paraitinga, a partir de 10 de março de 2013..

São Paulo, 10 de março de 2013.

José Carlos PeresBispo-Presidente da 3a RE

Nomeações Pastorais

N o sábado, dia 6 de abril, um bom grupo de intercessores e se uniu ao Bispo Peres para um tempo de comunhão e intercessão em a favor da Terceira Região.

Ainda sentimos o cheiro da comunhão e do café que nos aqueceu os lábios e o coração!

Sabemos que o texto citado fala do cheiro do unguento de nardo puro que Maria usou para ungir os pés de Jesus, e é por isso que o trazemos à memória:

1- Porque como nós, no “Café com comunhão”,eles estavam em um tempo de comunhão partilhando a vida de Deus;

2- Porque como no “Café com comunhão”,Jesus estava presente e fez do momento um tempo extraordinário de Deus;

3- Porque como no “Café com comunhão”, Jesus foi adorado e reverenciado com o melhor de nossas vidas ofertadas;

4- Porque como no “Café com comunhão” ainda sentimos o espalhar do aroma da comunhão, da presença revelada, do incenso = orações que se elevaram à presença de Deus...do Café.

Comunhão, louvor, adoração ao Senhor da Igreja e muita, muita oração em prol do Bispo, pastores e pastoras, Igrejas e homens e mulheres de oração espalhados pela 3RE.

O Senhor é conosco, por isso, perseveramos orando e crendo!

Café com Comunhão

Por Soraya e Junior Junker Coordenadores do Ministério Cenáculo

PELA REGIÃO

Page 25: Conexão - março/abril - 2013

25

Page 26: Conexão - março/abril - 2013
Page 27: Conexão - março/abril - 2013
Page 28: Conexão - março/abril - 2013