conexão - hsvicente.org.br · os profissionais ganharam um bombom e um botton de higiene das...

4
Boletim informativo do Hospital São Vicente — Ano 2018 — Junho Conexão Dona Antônia e Jaciara são apenas duas de um total de 2.204 pessoas que passaram por cirurgia nos primeiros quatro meses deste ano. O número é 13,14% maior que o realizado no mesmo período do ano passado. O crescimento no atendimento foi conquistado a partir de várias ações desencadeadas desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, no sentido de equacionar as contas do HSVP – equacionar as contas e realizar o pagamento dos colaboradores em dia -, implementar processos eficientes e eficazes para o uso dos recursos. O trabalho em equipe foi fundamental para este resultado. “O Hospital São Vicente fez um esforço imenso para conquistar este resultado e ampliar a assistência. Estamos em um período em que houve redução das horas contratadas do corpo clínico, redução de quadro de funcionários e ainda assim, apesar deste cenário, o Hospital São Vicente tem feito sempre acima do esperado. Quem ganha com todo este esforço é a população e mesmo assim, sabemos que muitas vezes o trabalho do São Vicente não é reconhecido pelas pessoas. Conseguimos entregar a assistência de alta complexidade em grande quantidade e com qualidade. Por isso, os funcionários do São Vicente estão de parabéns, porque todo o resultado é mérito das equipes que mantiveram o empenho apesar de todas as dificuldades”, disse Dr. Izandro Régis de Brito Santos, Diretor Técnico do Hospital São Vicente. “Entre as ações internas que possibilitaram o aumento das cirurgias está a gestão do centro cirúrgico, que otimizou o tempo de limpeza das salas entre uma cirurgia e outra, o controle dos horários de início das cirurgias, evitando atrasos e a gestão dos leitos de retaguarda – RPA, leitos de internação e UTI/UPO Unidade Intensiva Pós-Operatório”, detalha Grace Campos, Gerente de Enfermagem do Hospital. As cirurgias que ampliaram os números em relação ao primeiro quadrimestre do ano anterior foram de média e alta complexidade, em todas as especialidades (Oncologia, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Vascular e Urologia). Urologia teve o maior aumento, com 95% de acréscimo na realização de cirurgias. Na sequência foi Cirurgia Toráxica com aumento de 39% mais cirurgias. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os frutos da organização realizada no ano passado são colhidos agora. “Todo o trabalho desenvolvido para equalizar o financeiro, os cortes de gastos, a busca de recursos junto ao Governo do Estado e Federal, além de as ações internas para melhoria na resolutividade garantem ao São Vicente foco no crescimento na área onde é referência, ou seja, alta complexidade. O complexo é o único de alta complexidade para toda a região do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ)”, argumenta. Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) amplia em 13,14% cirurgias eletivas no 1º quadrimestre

Upload: voquynh

Post on 10-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conexão - hsvicente.org.br · Os profissionais ganharam um bombom e um botton de higiene das mãos, ... “A dinâmica foi muito interessante por ... Iremos confeccionar nossa caixa

Boletim informativo do Hospital São Vicente — Ano 2018 — Junho

Conexão

Dona Antônia e Jaciara são apenas duas de um total de 2.204 pessoas que passaram por cirurgia nos primeiros quatro meses deste ano. O número é 13,14% maior que o realizado no mesmo período do ano passado. O crescimento no atendimento foi conquistado a partir de várias ações desencadeadas desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, no sentido de equacionar as contas do HSVP – equacionar as contas e realizar o pagamento dos colaboradores em dia -, implementar processos eficientes e eficazes para o uso dos recursos.

O trabalho em equipe foi fundamental para este resultado. “O Hospital São Vicente fez um esforço imenso para conquistar este resultado e ampliar a assistência. Estamos em um período em que houve redução das horas contratadas do corpo clínico, redução de quadro de funcionários e ainda assim, apesar deste cenário, o Hospital São Vicente tem feito sempre acima do esperado. Quem ganha com todo este esforço é a população e mesmo assim, sabemos que muitas vezes o trabalho do São Vicente não é reconhecido pelas pessoas. Conseguimos entregar a assistência de alta complexidade em grande quantidade e com qualidade. Por isso, os funcionários do São Vicente estão de parabéns, porque todo o resultado é mérito das equipes que mantiveram o empenho apesar de todas as dificuldades”, disse Dr. Izandro Régis de Brito Santos, Diretor Técnico do Hospital São Vicente.

“Entre as ações internas que possibilitaram o aumento das cirurgias está a gestão do centro cirúrgico, que otimizou o tempo de limpeza das salas entre uma cirurgia e outra, o controle dos horários de início das cirurgias, evitando atrasos e a gestão dos leitos de retaguarda – RPA, leitos de internação e UTI/UPO Unidade Intensiva Pós-Operatório”, detalha Grace Campos, Gerente de Enfermagem do Hospital.

As cirurgias que ampliaram os números em relação ao primeiro quadrimestre do ano anterior foram de média e alta complexidade, em todas as especialidades (Oncologia, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Vascular e Urologia). Urologia teve o maior aumento, com 95% de acréscimo na realização de cirurgias. Na sequência foi Cirurgia Toráxica com aumento de 39% mais cirurgias.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os frutos da organização realizada no ano passado são colhidos agora. “Todo o trabalho desenvolvido para equalizar o financeiro, os cortes de gastos, a busca de recursos junto ao Governo do Estado e Federal, além de as ações internas para melhoria na resolutividade garantem ao São Vicente foco no crescimento na área onde é referência, ou seja, alta complexidade. O complexo é o único de alta complexidade para toda a região do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ)”, argumenta.

Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) amplia em 13,14%

cirurgias eletivas no 1º quadrimestre

Page 2: Conexão - hsvicente.org.br · Os profissionais ganharam um bombom e um botton de higiene das mãos, ... “A dinâmica foi muito interessante por ... Iremos confeccionar nossa caixa

Carolina Margotti, Enfermeira do SCIH, e Juliana Húngaro, Coordenadora Assistencial, ambas colaboradoras do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo realizaram uma dinâmica setorial para conscientização da lavagem correta das mãos. A atividade contou com a utilização de uma caixa personalizada.

“A ação consiste em aplicar um álcool com uma substância fluorescente nas mãos e higienizá-las como se faz na rotina assistencial. Se após colocar as mãos no objeto as mesmas ficassem fluorescentes, significava que o local estava limpo. Os profissionais ganharam um bombom e um botton de higiene das mãos, para divulgarem da importância da mesma na prevenção das infecções hospitalares”, explicou Carolina.

A ação foi aplicada in loco na Unidade Pós Operatória (UPO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Neurologia, Clinica Cirúrgica I, Clinica Cirúrgica II, Unidade Coronariana (UCO), Unidade de Suporte Intensivo (USI), Pronto Socorro Adulto, Pronto Socorro da Ortopedia e Clínica Médica Feminina (CMF). Participaram do evento as equipes de enfermagem, corpo clínico, segurança, higiene e internos da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

“A dinâmica foi muito interessante por demonstrar a efetividade da ação e a importância de realizá-la de forma correta. Iremos confeccionar nossa caixa lúdica e

Ação interativa divulga a importância da higienização das mãos

Página 2 Conexão

Equipe do SESC anima manhã de colaboradores com atividade

inédita

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo recebeu a equipe do Serviço Social do Comércio (SESC), que realizou uma ação voltada à integração entre os colaboradores.

Orientada pelos profissionais da unidade do SESC em Jundiaí, Hélio Mamoru Yoshida e Marina de Moraes, a intervenção animou a manhã dos funcionários. A equipe visitou diversos setores do hospital, realizando

alongamentos, massagem e atividades com bolas de tênis. “Percebemos a melhora no clima entre os companheiros de trabalho, deixando o ambiente mais leve”, disse a Assistente de Pessoal, Viviane Ferreira Lopes Barbosa.

“Foi muito divertido, queria que tivesse sempre. Além de relaxarmos para que o dia seja mais produtivo e tranqüilo, nos aproximamos. Ações assim nos motivam”, conta Simone Aparecida P. de Souza, Analista de Pessoal.

Ao longo do ano, novas atividades serão oferecidas aos profissionais da instituição. Recentemente foram abertas as inscrições para o grupo de caminhada, que será formado exclusivamente por colaboradores do Hospital São Vicente. Os encontros serão gratuitos, com

Page 3: Conexão - hsvicente.org.br · Os profissionais ganharam um bombom e um botton de higiene das mãos, ... “A dinâmica foi muito interessante por ... Iremos confeccionar nossa caixa

Página 3

Parceria com a Convatec garante tratamento domiciliar a pacientes

ostomizados

www.instagram.com/hsvp/ www.twitter.com/hsvpjundiai

Em parceria com a empresa Convatec, a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, oferecem kits especiais para pacientes ostomizados que tiverem alta hospitalar.

A ConvaTec é uma companhia global de tecnologias e produtos médicos, com posições de liderança de mercado no tratamento de feridas. A empresa possui um projeto de apoio à alta dos pacientes ostomizados de Jundiaí e região.

O kit conta com quatro bolsas de colostomia, lenços umedecidos, para limpeza e auxilio no tratamento da pele, uma régua para medir a bolsa, e um clip para fechá-la. O paciente poderá usar esse kit até retornar à Unidade Básica de Saúde.

“Para a entrega do recurso, que não possui custo nenhum para instituição, o enfermeiro preencherá um documento e após a assinatura do paciente, os equipamentos são liberados. O registro desse processo ficará comigo para posteriormente encaminhar a enfermeira responsável pelo programa na empresa parceira. A mesma avaliará a necessidade desse paciente em receber a visita dela em casa”, explica a Coordenadora Assistencial, Antonia Rosa.

Conexão

Equipe da Cozinha participa de Capacitação para boas práticas

A equipe da Cozinha do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo participou de um treinamento de boas práticas profissionais. O treinamento foi ministrado pela Supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética, Thaís Freire.

Na ocasião foram abordados tópicos como higienização do setor, recebimento de mercadorias e a importância do controle do gasto da água.

“O objetivo da capacitação é reciclar e trazer novas informações à equipe sobre boas práticas na manipulação de alimentos, organização do setor e a importância do trabalho em equipe”, explica Thaís.

“Os regulamentos da Anvisa tiveram alterações, e com isso é importante relembrar as normas, atualizar o conteúdo das portarias

Page 4: Conexão - hsvicente.org.br · Os profissionais ganharam um bombom e um botton de higiene das mãos, ... “A dinâmica foi muito interessante por ... Iremos confeccionar nossa caixa

Profissionais de enfermagem participam de treinamento e

reciclagem

As equipes de enfermagem do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo participaram de um curso de capacitação e reciclagem. O treinamento teve como principal foco a prevenção de feridas em pacientes internados. Foram abordados tópicos como o uso correto dos EPI’s, a importância da lavagem das mãos na manipulação do paciente e a clareza na comunicação entre a equipe e o acompanhante.

O objetivo é estimular a educação contínua dos profissionais, atualizá-los sobre novas tecnologias e procedimentos e reciclar as formas de abordagem e tratamento em cada caso. Dividida em dois dias, a reciclagem foi ministrada pela Coordenadora de Enfermagem, Antônia Rosa e pela Enfermeira, Janaína Aparecida de Carvalho.

“O cuidado é amplo e se estende a família do paciente também, pois esta diretamente ligada ao processo de adoecimento do mesmo. Fazemos parte da reabilitação deles e por esse motivo é primordial mantermos a ética profissional, respeitarmos o espaço do paciente e tratarmos todos com muita educação e respeito. É nossa responsabilidade”, explica Janaína.

“O curso foi muito bem organizado e abordou assuntos de extrema importância para nós, profissionais da área, principalmente para novos funcionários e quem está começando agora”, disse o Técnico de Enfermagem, Derick de Lima.

O que você tem para doar?

Roupas para adultos, bebês e crianças,

brinquedos e produtos para casa.

Toda renda arrecadada nos bazares será

revertida em melhorias estruturais,

assistenciais e administrativas do Hospital

São Vicente.

Colabore com o Bazar!

Contamos com sua ajuda!

As entregas podem ser feitas das 7h às 19h,

em qualquer dia da semana na Rua Jorge

Zolner, 193 (em frente ao Pronto Socorro).

Conexão Página 4