conjuntos básico cleiton pinto

21
CONJUNTOS CONJUNTOS Prof. Cleiton Pinto Prof. Cleiton Pinto Colégio Estadual Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza Luiz Rogério de Souza Curso Técnico Curso Técnico

Upload: cleiton-oliveira-pinto

Post on 14-Apr-2017

273 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conjuntos básico   cleiton pinto

CONJUNTOS CONJUNTOS

Prof. Cleiton PintoProf. Cleiton Pinto

Colégio Estadual Colégio Estadual Luiz Rogério de SouzaLuiz Rogério de Souza

Curso TécnicoCurso Técnico

Page 2: Conjuntos básico   cleiton pinto

1- Alguns Conceitos de Conjuntos

Nesta seção vamos tratar conjuntos como uma ferramenta para interpretação da informação. Nesse processo, vamos introduzir algumas definições e conceitos importantes. Os conjuntos (em geral) e os conjuntos numéricos em particular, formam parte de nosso cotidiano e constituem uma ferramenta importante na tomada de decisões em muitas atividades. A foto a seguir mostra uma cena familiar para pessoas que gostam do futebol. A cor da camisa nos dá uma “idéia intuitiva” de pertinência a conjuntos diferentes e, portanto, poderíamos falar em um conjunto “azul” e um conjunto “preto “. branco”.

Page 3: Conjuntos básico   cleiton pinto

Frequentemente lemos nos jornais artigos sobre a renda de pessoas abaixo da linha de pobreza, ou sobre equipes do Campeonato Brasileiro de Futebol.Na faculdade, ouvimos falar sobre o conjunto de todos os cursos da área de exatas, ou do conjunto de todos os números reais, tais que x² - 16 = 0. Portanto, temos conjuntos por toda parte.

Page 4: Conjuntos básico   cleiton pinto

1.1– Definição de Conjunto: Conjunto pode ser definido como uma coleção de objetos. Veja outros exemplos a seguir: O conjunto dos estados da região Sudeste. O conjunto de todos os cursos da área de exatas. O conjunto de todos os números reais tais que x² - 25 = 0. Em geral, um conjunto é denotado (em matemática) por uma letra maiúscula do alfabeto: A, B, C, ..., Z.Podemos então dizer que E = {cursos da área de ciências exatas}.É conveniente, se for possível, denotar os conjuntos com alguma letra que ajude a identificar o que estamos querendo descrever.

Page 5: Conjuntos básico   cleiton pinto

4251

0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011

Page 6: Conjuntos básico   cleiton pinto

1.2– Definição de Elemento e Pertinência:

Elemento: Pode ser definido como cada um dos componentes de um conjunto. Ex: Pernambuco é um elemento do conjunto dos estados brasileiros.

Pertinência: Um elemento pode (ou não) pertencer a um determinado conjunto. Quando um elemento pertence ao conjunto utilizamos o símbolo e quando ele não pertence utilizamos o símbolo .

Ex: Pernambuco E. (E = conjunto dos estados brasileiros).

Page 7: Conjuntos básico   cleiton pinto

1.3– Conjunto vazio O que acontece em um conjunto que não tem nenhum elemento? Em matemática, esse conjunto é chamado de “conjunto vazio” e é representado por { } ou Ø.

1.4– Conjunto universo É um conjunto que contém todos os elementos do contexto no qual estamos trabalhando e também contém todos os conjuntos desse contexto. O conjunto universo é representado pela letra U.Ex: Se procuramos determinar os estados da Região Sudeste banhados pelo mar, nosso conjunto universo U é igual aos 4 estados {ES, MG, RJ, SP}.

Page 8: Conjuntos básico   cleiton pinto

Contido: Dados os conjuntos A e B, diz-se que A está contido em B, denotado por A B, se todos os elementos de A também estão em B. O conjunto A é chamado subconjunto de B. Veja alguns exemplos a seguir:A = {faces do dado com número par} = {2, 4, 6}B = {todas as faces do dado} = {1, 2, 3, 4, 5, 6}Então A B (A está contido em B).A seguir veja algumas observações úteis para a prática com conjuntos: Se A B e B A, então A = B. Escreve-se A B (A não está contido em B) se A não for subconjunto de B. Os símbolos e são utilizados para relacionar conjunto com conjunto enquanto que e relaciona elemento com conjunto. Se A B (A contém B) então B A.

Page 9: Conjuntos básico   cleiton pinto

Relação dos componentes Um conjunto é definido mediante a relação dos seus elementos dentro de duas chaves. Por exemplo:Conjunto dos números naturais menores do que 6: A = {0,1,2,3,4,5}

Conjunto descrito por uma ou mais propriedades. Um conjunto é definido pela(s) propriedade(s) mostradas por seus elementos. A = {x IN / x < 6} (lê-se: x tal que x pertence ao conjunto dos números naturais e x é menor que seis)

Representação geométrica. Um conjunto é denotado por figuras, diagramas ou desenhos. O mais conhecido é o Diagrama de Venn-Euler 1* (lê-se: "Venóiler") e é usado para mostrar conjuntos graficamente.

0 1 23 4 5

A

2- Notação de Conjuntos

Page 10: Conjuntos básico   cleiton pinto

União de ConjuntosDados os conjuntos A e B, define-se como união dos conjuntos A e B ao conjunto representado por AB, formado por todos os elementos pertencentes a A ou a B. Na linguagem matemática, escrevemos:

AB = {x A ou x B}.Exemplo: Se A = {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 8}, então AB = {1, 2, 3, 4, 8}.

Representação da Relação AB

12

34

8

3- Operações entre Conjuntos

Page 11: Conjuntos básico   cleiton pinto

Intersecção de ConjuntosDados os conjuntos A e B, define-se como intersecção dos

conjuntos A e B ao conjunto representado por AB, formado por todos os elementos pertencentes a A e B, simultaneamente. Na linguagem matemática, escrevemos:

AB = {x / xA e xB}.Exemplo 1: Se A = {1,2,3,4} e B = {3,4,8} então AB = {3,4}.

Representação da Relação AB

Page 12: Conjuntos básico   cleiton pinto

Exemplo 2: Se A = {1, 2, 3} e B = {4, 5, 6} então AB = { }.Não há números comuns. Quando a interseção de dois conjuntos A e B é um conjunto vazio, dizemos que estes conjuntos são disjuntos.

Diferença de ConjuntosDados os conjuntos A e B, define-se como diferença entre A e B (nesta ordem) ao conjunto representado por A - B, formado por todos os elementos pertencentes a A, mas que não pertencem a B. A - B = {x / x A e xB}.Exemplo: Se A = {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 8} então A - B = { 1, 2 } Representação dos Conjuntos A - B

Page 13: Conjuntos básico   cleiton pinto

Complemento de ConjuntosO complemento do conjunto A contido em B, denotado por, é a diferença entre os conjuntos B e o conjunto A, ou seja, é o conjunto de todos os elementos que pertencem ao conjunto B e não pertencem ao conjunto A. Na linguagem matemática escrevemos:O complementar de A em B = B - A = {x / xB e xA}.Exemplo: Se A = {1,2,3,4} e B = {3,4} então CA

B = { 1, 2 }

Page 14: Conjuntos básico   cleiton pinto

Exercícios:

1) Se AB = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}, AB = {2, 4} e A–B = {1, 5, 6}, então podemos dizer que o conjunto B é igual a

a) {2, 4} b) {1, 2, 4, 6} c) {1, 2, 3} d) {0, 2, 3, 4}

Page 15: Conjuntos básico   cleiton pinto

2) O resultado de uma pesquisa feita com 200 habitantes, escolhidos dentre os habitantes de uma cidade, para analisar a aceitação de certo projeto governamental, está demonstrado na tabela abaixo:

Utilizando as operações aprendidas, responda:a) Quantos são os residentes urbanos favoráveis ao projeto do governo? Na linguagem formal matemática: quantas pessoas fazem parte da interseção entre o conjunto de favoráveis e o conjunto de residentes urbanos?b) Quantas são as pessoas com opinião favorável ao projeto ou que residem na zona rural?

Page 16: Conjuntos básico   cleiton pinto

Resumo

Page 17: Conjuntos básico   cleiton pinto

Resumo

Page 18: Conjuntos básico   cleiton pinto

3) Utilizando as operações aprendidas, responda:

Page 19: Conjuntos básico   cleiton pinto

4) Vamos participar de uma festa típica no interior, onde trabalharemos com uma barraquinha para arrecadação de fundos objetivando a construção de uma creche. Podemos montar uma barraquinha de bebidas, de doces ou de salgados. Antes de decidirmos, queremos saber como deverá ser o consumo dos três tipos de produtos oferecidos. Fizemos então uma pesquisa informal, entrevistando as pessoas com as quais nos encontramos na cidade no dia em que fomos visitar o local, obtendo as seguintes respostas:

Utilizando a tabela, responda:a) Quantas pessoas consomem salgados ou doces?b) Quantas pessoas consomem somente salgados?c) Quantas pessoas consomem bebidas e doces?d) Quantas pessoas foram entrevistadas?

Page 20: Conjuntos básico   cleiton pinto

Conjunto dos Números Naturais (N) N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, ...}

Conjunto dos Números Inteiros (Z)Z = {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...}Z+ = {0, 1, 2, 3, ...}Z- = {..., -3, -2, -1, 0}Z* = {..., -3, -2, -1, 1, 2, 3, ...}N Z (N está contido em Z)

Conjunto dos Números Racionais (Q)Q = {a/b | a, b Z, b 0}Z Q (Z está contido em Q)

4 – Conjuntos Numéricos

Page 21: Conjuntos básico   cleiton pinto

Exemplos: a) números decimais exatos: b) dízimas periódicas ou infinitas: 0,666...

Conjunto dos Números Irracionais (I) É o conjunto formado por números cuja

representação decimal é não exata e não periódica.Exemplo: = 3,141592653589...

Conjunto dos Números Reais (R) É o conjunto formado pela união dos

conjuntos dos números racionais e irracionais.

Matemática Básica IEngenharia Elétrica

R

Z

NI

Q