#conquistanoestudo semana2 etapa2

10
HISTÓRIA #ConquistaNoEstudo Semana2 Etapa2 Ensino Médio . SÉRIE

Upload: others

Post on 19-Nov-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HISTÓRIA

#ConquistaNoEstudo Semana2 Etapa2 Ensino Médio 3º. SÉRIE

Neste Guia você vai estudar o conceito de civilização

Pág. 08 a 09 do Volume 7

Prof. Rogério Cunha

Em busca do conceito de civilização

Você já reparou que sempre que pensamos em civilização, inevitavelmente associamos a algo “evoluído”?

Seja nos “bons modos”, no elevado grau de estudo e entendimento do mundo ou mesmo na organização da vida social e cultural, o conceito de civilização formou-se essencialmente sobre uma ideia daquilo que foi considerado, durante muito tempo, como “a fórmula correta” de se estabelecer uma sociedade.

Mas… correta para quem? E por quê?

Refletindo sobre o conceito de civilização

A atitude mais antiga, certamente assentada em sólidas bases psicológicas, já que tende a reaparecer em cada um de nós quando confrontados em uma situação inesperada, consiste em repudiar, pura e simplesmente, as formas culturais morais, religiosas, sociais ou estéticas mais afastadas daquelas a que nos identificamos. 'Modos selvagens', 'isso não se faz entre nós', 'deveria ser proibido' e outras tantas reações grosseiras traduzem esse arrepio, essa repulsa diante de modos de vida, de crença ou de pensamento que nos são estrangeiros. Na Antiguidade, por exemplo, confundia-se tudo o que não fazia parte da cultura grega (posteriormente greco-romana) na denominação de 'bárbaro'; a civilização ocidental usaria mais tarde o termo 'selvagem' no mesmo sentido. [...] Em ambos os casos, expressa-se a recusa de admitir o próprio fato da diversidade cultural; prefere-se rejeitar para fora da cultura, na natureza, tudo o que não se conforma às normas que regem a vida de quem julga."

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural dois. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 362-363.

Entendendo o conceito de civilização

O conceito de civilização que temos reflete uma herança cultural legada pelos franceses, ainda no século XVIII, ligado essencialmente à vida urbana, influenciada fortemente pelos ideias iluministas.

O modelo iluminista, pautado pela razão, pela erudição e pelo esclarecimento, era tido como um modelo a ser seguido em busca de uma sociedade ideal.

Entretanto, como vimos no texto do antropólogo Claude Lévi-Strauss, as sociedades humanas tendem a enxergar as diferenças em detrimento às igualdades, repudiando, por vezes, os valores “dos outros” como algo “bárbaro”, “selvagem” ou, simplesmente, “incivilizado”.

Os conflitos por trás do conceito de civilização

"A precedente discussão do exemplo americano deve nos levar a aprofundar nossa reflexão acerca da diferença entre 'história estacionária' e 'história cumulativa'. Será que não concedemos à América o privilégio da história cumulativa somente porque a reconhecemos como criadora de algumas contribuições que adotamos dela, ou que se parecem com as nossas? Qual seria nossa posição diante de uma civilização que se tivesse dedicado a desenvolver valores próprios, nenhum deles passível de interessar a civilização do observador? Este não seria levado a qualificar tal civilização de estacionária? Em outras palavras, a distinção entre as duas formas de história depende da natureza intrínseca das culturas a que é aplicada ou resulta da perspectiva etnocêntrica na qual sempre nos situamos para avaliar a cultura diferente? Consideraríamos como cumulativa toda cultura que se desenvolvesse num sentido análogo ao da nossa, ou seja, cujo desenvolvimento fosse dotado de significado para nós. Ao passo que outras culturas nos pareceriam estacionárias, não porque o sejam necessariamente, mas porque sua linha de desenvolvimento não significa nada para nós, não é mensurável nos termos do sistema de referências que utilizamos".

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural dois. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 374.

Agora, reflita

1. Em que situações uma pessoa pode ser considerada “incivilizada” para os padrões da nossa sociedade?2. O comportamento dessa mesma pessoa poderia ser considerado “civilizado” em outra sociedade?3. Em quais exemplos históricos que você já estudou duas civilizações entraram em choque? E quais os resultados disso?

Delimitando o conceito de civilização

Como vimos, o conceito de civilização anda de mãos dadas com o conceito de cultura.

Ao longo dos séculos XIX e XX, o termo civilização adquiriu novos significados - abarcando o termo no plural, civilizações, no entendimento de que não só existe uma única civilização “correta” ou “modelo”, mas várias.

Nesse sentido, cada civilização estabelece um conjunto singular de valores que passam a ser adotados por todo o grupo, num grande compartilhamento de características em comum de seus membros.

Refletindo sobre a civilização

1. A imagem ao lado retrata elementos de qual civilização?2. O que levou você a definir que os símbolos ao lado dizem respeito a essa determinada civilização?

Disponível em: <https://www.publicdomainpictures.net/pictures/180000/velka/hieroglyphs-1464194550SgK.jpg>. Acesso em: 14 jul. 2020

#IrAlém

Assista ao vídeo:

History through the eyes of the potato 

https://www.youtube.com/watch?v=xROmDsULcLE