consÓrcio cederj...

16
CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Instruções 1. Você deve ter recebido do fiscal, junto com este Caderno de Questões, um docu- mento contendo na frente o Cartão de Respostas da Prova de Múltipla Escolha e no verso a Folha de Redação. 2. O Caderno de Questões (16 páginas) contém cinquenta e seis questões de múltipla escolha do núcleo comum do Ensino Médio, quatro questões de Língua Espanhola, quatro questões de Língua Inglesa (também de múltipla escolha), uma proposta de Redação, espaço para rascunho e uma Tabela Periódica (página 16). 3. Confira, no Caderno de Questões, se as informações do item anterior estão cor- retas e se as questões estão legíveis. Confira, também, no Cartão de Respostas, se seu nome, número de inscrição e número do documento de identidade estão corretos. 4. Utilize apenas caneta esferográfica de corpo transparente com tinta azul ou preta para o preenchimento do Cartão de Respostas e para redigir a Redação. 5. Você deverá responder às sessenta questões da Prova de Múltipla Escolha e redi - gir a Prova de Redação em língua portuguesa. 6. Cada questão de múltipla escolha contém quatro opções de respostas (A) (B) (C) (D) , sendo apenas uma delas a correta. A questão que não apresentar opção assinala- da ou a que apresentar mais de uma opção assinalada receberá pontuação zero, mesmo que dentre elas se encontre a correta. 7. As questões de língua estrangeira têm numeração de 57 a 60. Responda apenas às questões do idioma estrangeiro que você escolheu no ato de sua inscrição. 8. Não use qualquer instrumento que sirva para cálculo ou desenho, como também qualquer material que sirva de consulta. 9. Desligue seu celular. Ele só poderá ser religado na saída do local de prova. 10. Você dispõe de quatro horas para realizar esta prova, incluindo o preenchimento do Cartão de Respostas. 11. Após o início da prova, você deverá permanecer na sala por no mínimo sessenta minutos. 12. Se você terminar a prova após três horas do início da mesma, poderá levar este Caderno de Questões. 13. Ao término da prova, entregue ao fiscal o documento oficial contendo o Cartão de Respostas assinado e a Folha de Redação. Se terminou a prova com menos de três horas, entregue também este Caderno de Questões. 14. Caso necessite de mais esclarecimentos, solicite a presença do Chefe de Local. VESTIBULAR 2019-1 CADERNO DE QUESTÕES Fundação Consórcio cederj SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Upload: phungque

Post on 04-May-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

1

CONSÓRCIO CEDERJGRADUAÇÃO

A DISTÂNCIA

Instruções1. Vocêdeveterrecebidodofiscal,juntocomesteCadernodeQuestões,umdocu-

mentocontendonafrenteoCartãodeRespostasdaProvadeMúltiplaEscolhaenoversoaFolhadeRedação.

2. OCadernodeQuestões(16páginas)contémcinquentaeseisquestõesdemúltiplaescolhadonúcleocomumdoEnsinoMédio,quatroquestõesdeLínguaEspanhola,quatroquestõesdeLínguaInglesa(tambémdemúltiplaescolha),umapropostadeRedação,espaçopararascunhoeumaTabelaPeriódica(página16).

3. Confira,noCadernodeQuestões,seasinformaçõesdoitemanteriorestãocor-retaseseasquestõesestãolegíveis.Confira,também,noCartãodeRespostas,seseunome,númerodeinscriçãoenúmerododocumentodeidentidadeestãocorretos.

4. UtilizeapenascanetaesferográficadecorpotransparentecomtintaazuloupretaparaopreenchimentodoCartãodeRespostasepararedigiraRedação.

5. VocêdeveráresponderàssessentaquestõesdaProvadeMúltiplaEscolhaeredi-giraProvadeRedaçãoemlínguaportuguesa.

6. Cadaquestãodemúltiplaescolhacontémquatroopçõesderespostas(A) (B) (C) (D),sendoapenasumadelasacorreta.Aquestãoquenãoapresentaropçãoassinala-daouaqueapresentarmaisdeumaopçãoassinaladareceberápontuaçãozero,mesmoquedentreelasseencontreacorreta.

7. Asquestõesdelínguaestrangeiratêmnumeraçãode57a60.Respondaapenasàsquestõesdoidiomaestrangeiroquevocêescolheunoatodesuainscrição.

8. Nãousequalquerinstrumentoquesirvaparacálculooudesenho,comotambémqualquermaterialquesirvadeconsulta.

9. Desligueseucelular.Elesópoderáserreligadonasaídadolocaldeprova.10. Vocêdispõedequatrohoraspararealizarestaprova,incluindoopreenchimentodo

CartãodeRespostas.11. Apósoiníciodaprova,vocêdeverápermanecernasalapornomínimosessenta

minutos.12. Sevocêterminaraprovaapóstrêshorasdoiníciodamesma,poderálevareste

CadernodeQuestões.13. Aotérminodaprova,entregueaofiscalodocumentooficialcontendooCartãode

RespostasassinadoeaFolhadeRedação.Seterminouaprovacommenosdetrêshoras,entreguetambémesteCadernodeQuestões.

14. Casonecessitedemaisesclarecimentos,soliciteapresençadoChefedeLocal.

VESTIBULAR

2019-1

CADERNO DE QUESTÕES

Fundação

Consórcio cederj

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Page 2: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

2

Língua Portuguesa e LiteraturaBrasileira

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

5

10

15

20

25

Texto 1

BOOM MACHADIANO?CríticosestrangeirosapontamMachadocomoautor livredecli-chês latino-americanos e distante da exuberância tropical e dacríticasocial.

RuandeSousaGabriel

“MachadodeAssis jánãopertenceapenasà li-teratura brasileira. Suas obras passaram a interessar aoutrasculturas,sucedendo-seastraduçõesemváriaslín-guas”, escreveu o crítico literárioEugenioGomes no jor-nalcariocaCorreiodaManhãem8dedezembrode1951.Gomes enumerou entusiasmado as novas traduções deMachado mundo afora: uma edição alemã deMemórias póstumas de Brás Cubase“outradestemesmoromanceem castelhano”, e a publicação, nosEstadosUnidos, demais uma tradução, assinada por William L. Grossman.Dedicouboapartede seu textoa comentárioselogiosos(apesar “de alguns lapsos”) às Memórias póstumas de Grossmanparaindicaro“interesseexcepcionalqueoes-critorbrasileiroestádespertandonaquelepaís”. Quase70anosmaistarde,esse“interesseexcep-cional” citadoporGomespoderiaser incluídono famosocapítulo“Dasnegativas”,deMemórias póstumas,quelistaoquenãoaconteceu.UmensaiodeBenjaminMoser,bió-grafodeClariceLispector,publicadonomêspassadonarevistaamericanaThe New Yorker,perguntavaporqueMa-chadoaindaeratãopoucolidonosEUA.Alémdoensaiode Moser, outros textos sobre Machado apareceram naimprensaamericananasúltimassemanasporocasiãodapublicaçãodeThe collected stories of Machado de Assis,uma reuniãode76contos traduzidosparao inglêspelosbritânicosMargaretJullCostaeRobinPatterson.Aedito-raW.W.Norton&Company,responsávelpelapublicaçãodasCollected stories,nãodivulgouatiragemdolivro,masinformouqueoseditores“estãomuitocontentes—maisdoquecontentes,naverdade—comarecepçãodolivronosEUA”. Oaplausodaimprensaamericanareavivouode-sejoexpressoporGomesnosanos50:seráqueagoraosestrangeirosacordamparaotalentodeMachado?“Hápou-cosdias,viumacoisainsólitanaLondon Review of Books:umretratodepáginainteiradeMachadoecapasdelivrosdele,inclusivedasCollected stories”,disseobritânicoJohnGledson,tradutordoestudo Dom Casmurro eautordoes-tudo Machado de Assis: impostura e realismo.Emagosto,Machadofoieleitooautordomêspelaprestigiosarevistaliteráriabritânica.“TrabalhocomaobradeMachadodesdeosanos80eelenuncateveessetipodedestaquenaIngla-terra,ondesepublicamtraduçõesdeleesporadicamente.AtradutoradasCollected stories temumaótimareputação,oquemedáesperançadequeelaajudeareputaçãodeMachadoeminglês.”(...)

Textoadaptado.GABRIEL,RuandeSousa.Boommachadiano?UmnovodespertarestrangeiroparaaobradeMachado.Revista Época,nº1054.EditoraGlobo,10set.2018,p.78-81.

01 A pergunta-título “Boommachadiano?” refere-se àseguinteinformaçãodareportagem:

(A) “CríticosestrangeirosapontamMachadocomoautorlivredeclichêslatino-americanosedistantedaexu-berânciatropicaledacríticasocial”.(subtítulo)

(B) “‘Suasobraspassarama interessaraoutrascultu-ras,sucedendo-seastraduçõesemváriaslínguas’,escreveuocríticoliterárioEugenioGomesnojornalcarioca Correio da Manhã em 8 de dezembro de1951”.(linhas2-5)

(C) “Quase 70 anos mais tarde, esse ‘interesse ex-cepcional’ citado por Gomes poderia ser incluídono famoso capítulo ‘Das negativas’, de Memórias póstumas, que lista o que não aconteceu”. (linhas15-18)

(D) “Aeditora (...)nãodivulgoua tiragemdo livro,masinformouqueoseditores ‘estãomuitocontentes—maisdoquecontentes,naverdade—comarecep-çãodolivronosEUA’”.(linhas26-31)

02Emconstruçõescomo“Emagosto,Machadofoielei-tooautordomêspelaprestigiosarevistaliteráriabritânica”(linhas39-41),oempregode

(A) forteadjetivação(“prestigiosarevistaliteráriabritâni-ca”)permiteenfatizaraobjetividadedareportagem.

(B) adjuntoadverbial(“Emagosto”)noiníciodaoraçãopermiteaderivaçãodesuafunçãoparaadesujeitogramatical.

(C) vozpassiva(“foieleito(...)pelaprestigiosarevistalite-ráriabritânica”)permitemaiordestaqueaofatomen-cionadoemenoraseuagente.

(D) sujeitosimples(“oautordomês”)permite indicaroalvodaaçãoreferidapeloverbo,completando-lheosentido.

03"Oaplausodaimprensaamericanareavivouodesejo expressoporGomesnosanos50..."(linhas32-33)

Ovocábulosublinhadonoenunciadoacimaseformoupeloprocessodederivação

(A) sufixal.(B) imprópriaouconversão.(C) regressiva.(D) parassintética.

04Agrafiadoconectorsublinhadoem“UmensaiodeBenjaminMoser(...)perguntavaporqueMachadoaindaeratãopoucolidonosEUA”(linhas18-21),comositens“por”e“que”separadosesemacento,justifica-sepor

(A) iniciarumaperguntaindireta.(B) introduzirumaafirmação.(C) representarumnome.(D) constituirumaexclamação.

VESTIBULAR2019-1

30

35

40

45

Page 3: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

3

VESTIBULAR 2019-1Texto 2

ttp://nacordabamba.com/2018/05/21/ler-salao-carioca-do-livro/

05 “Háduasmaneirasdeabriracabeçadeumapes-soa:Lerumbomlivroouusarummachado.RecomendoodeAssis”.Aexpressãosublinhadaexemplificao seguintemecanismodecoesãotextual:

(A) elipse.(B) remissão.(C) anáfora.(D) catáfora.

06 Em“abriracabeçadeumapessoa”e“Recomendoo deAssis”,osvocábulossublinhadossão,respectivamente,classificadosdopontodevistamorfológicocomo:

(A) preposiçãoeartigodefinido.(B) pronomedemonstrativoeartigodefinido.(C) artigodefinidoepronomedemonstrativo.(D) preposiçãoepronomedemonstrativo.

Texto 3 Ao verme

que

primeiro roeu as frias carnes

do meu cadáver

dedico

como saudosa lembrança

estas Memórias Póstumas

Morrideumapneumonia;masselhedisserquefoimenosapneumonia,doqueumaideiagrandiosaeútil,acausadaminhamorte,épossívelqueoleitormenãocreia,e todaviaéverdade.Vouexpor-lhesumariamenteocaso.Julgue-oporsimesmo.(...) Comefeito,umdiademanhã,estandoapassearnachácara,pendurou-se-meumaideianotrapézioqueeutinhanocérebro.Umavezpendurada,entrouabracejar,apernear, a fazerasmaisarrojadascabriolasdevolatim,

20

queépossívelcrer.Eudeixei-meestaracontemplá-la.Sú-bito,deuumgrandesalto,estendeuosbraçoseaspernas,atétomaraformadeumX:decifra-meoudevoro-te. Essaideiaeranadamenosqueainvençãodeummedicamento sublime, um emplasto anti-hipocondríaco,destinadoaaliviar a nossamelancólicahumanidade.Napetição de privilégio que então redigi, chamei a atençãodo governo para esse resultado, verdadeiramente cris-tão.Todavia,nãonegueiaosamigosasvantagenspecu-niáriasquedeviamresultardadistribuiçãodeumprodutode tamanhose tãoprofundosefeitos.Agora,porém,queestou cá do outro lado da vida, posso confessar tudo: oquemeinfluiuprincipalmentefoiogostodeverimpressasnos jornais,mostradores, folhetos,esquinas,eenfimnascaixinhasdoremédio,estastrêspalavras:EmplastoBrásCubas.Para que negá-lo?Eu tinha a paixão do arruído,docartaz,dofoguetedelágrimas.Talvezosmodestosmearguamessedefeito;fio,porém,queessetalentomehãodereconheceroshábeis.Assim,aminhaideiatraziaduasfaces,comoasmedalhas,umaviradaparaopúblico,outraparamim.Deum lado, filantropia e lucro; deoutro lado,sededenomeada.Digamos:—amordaglória. Um tiomeu, cônegodeprebenda inteira, costu-mavadizerqueoamordaglóriatemporaleraaperdiçãodasalmas,quesódevemcobiçaraglóriaeterna.Aoqueretorquiaoutrotio,oficialdeumdosantigosterçosdein-fantaria,queoamordaglóriaeraacoisamaisverdadeira-mentehumanaquehánohomem,e,conseguintemente,asuamaisgenuínafeição. Decidaoleitorentreomilitareocônego;euvoltoaoemplasto.

ASSIS,Machadode.Memórias póstumas de Brás Cubas.9.ed.SãoPaulo:Ática,1982.(p.11,14e15).

5

10

07Nofragmentode“MemóriaspóstumasdeBrásCubas”,deMachadodeAssis,ousodaprimeirapessoadosingularproduzoefeitode

(A) autenticidadeparaorelatodeumnarrador-persona-gemdefunto.

(B) ficcionalidadeparaacartadedespedidadeumper-sonagem-narradorsuicida.

(C) naturalismoparaotestemunhodeumnarrador-per-sonagemfarsante.

(D) surrealismoparaanarraçãooníricadeumpersona-gem-narradordelirante.

08 “Comefeito,umdiademanhã,estandoapassearnachácara,pendurou-se-meumaideianotrapézioqueeutinhanocérebro.Umavezpendurada,entrouabracejar,apernear,afazerasmaisarrojadascabriolasdevolatim,queépossívelcrer.Eudeixei-meestaracontemplá-la.Súbito,deuumgrandesalto,estendeuosbraçoseaspernas,atétomar a forma de umX: decifra-me ou devoro-te” (linhas6-12).Ovocábulosublinhadoexpressaaideiade

(A) inclusão.(B) afirmação.(C) comparação.(D) realce.

15

25

30

35

40

Page 4: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

4

VESTIBULAR 2019-1

09 Sobreociclocelular,écorretoafirmar:

(A) Ainterfaseapresentaasseguintesfases:G1,S,G2eMitose.

(B) Ociclocelularédivididoemduasetapas:interfaseedivisãocelular.

(C) ApóssairdafaseSdainterfase,acélulaapresentaodobrodeproteínas.

(D) G2éuma fasedebaixaatividade,emqueocorre,contudo,asíntesedoácidodesoxirribonucleico.

10Ascélulasepiteliaissãofortementeunidasporjun-çõesdemembranaespecializadasemadesão. Essasjun-çõesdeadesãosãodenominadas

(A) desmossomosejunçõesaderentes.(B) hemidesmossomosejunçõescomunicantes.(C) desmossomoseestereocílios.(D) microvilosidadesejunçõesíntimas.

11 Atransmissãodafebreamarelapodeocorreratravésdemosquitosdiferentes,encontradosnaszonasurbanaesilvestre.Osmosquitostransmissoresdafebreamarela,nazonaurbanaenasilvestre,são,respectivamente:

(A) AedesaegyptieCulexquinquefasciatus.(B) HaemagoguseCulexquinquefasciatus.(C) AedesaegyptieHaemagogus.(D) SabetheseAedesaegypti.

12Alistaaseguirdescrevealgumascaracterísticasdeumdeterminadogrupodeplantasquesãocomunsemregiõesdeclimasfrioetemperado:

ISãoterrestresepodemserárvoresouarbustos.IIPossuemfolhasférteis,alémdecaule,raizeflores.IIIAssementessãonuasenãosãoformadasemumová-riofechado.IVAfecundaçãoocorresemanecessidadedeáguaparaodeslocamentodogametamasculino.VProduzemgrãosdepólenparaoprocessoreprodutivo.

Ogrupodasplantascomtodasascaracterísticasinforma-daséodas

(A) Angiospermas.(B) Gimnospermas.(C) Pteridófitas.(D) Briófitas.

13 Acapacidadequeumservivopossuidesintetizarseupróprioalimento,apartirdematerialinorgânico,éde-nominadaautotrofismo.Umgrupodearqueobactérias ter-mófilas autotróficas habita fontes hidrotermais marinhas,localizadasa3kmdeprofundidade,emtornodasquaissedesenvolve uma comunidade de organismos de espéciesdistintas, taiscomomexilhõeseoutrosbivalves,queutili-zamessesorganismosautotróficoscomofontedematériaorgânica para alimentação. Essas arqueobactérias pro-

Biologia duzemmatéria orgânica emumprocessodependente deenergiafornecidaatravésda

(A) luz(B) fotólisedaH2O(C) oxidaçãodoH2S (D) reduçãodoO2

14Asproteínassãopolímeroslinearesformadosporligaçõespeptídicasentreresíduosdeaminoácidos.Tra-ta-se, provavelmente, do tipo de biomolécula com maior diversidade de funções. Entretanto, uma das classes demoléculas apresentadas a seguir não possui constituiçãoproteica,asaber:

(A) enzimas.(B) anticorpos.(C) hormônios.(D) vitaminas.

15 Asproteasesqueatuamnadigestãodeproteínasobtidas através da dieta apresentam particularidades emrelaçãoaosvaloresdepHótimodecadaenzimaedopHdosegmentodotratodigestórioondeatuam.ConsiderandoqueaenzimaestomacalpepsinapossuipHótimonafaixade2,pode-sededuzirqueascélulas

(A) parietais do epitélio estomacal são responsáveispelasecreçãodeácidoclorídrico(HCl).

(B) especializadas do epitélio estomacal promovem asecreçãodebicarbonatodesódio(NaHCO3).

(C) especializadasdoepitélioestomacalsãoresponsá-veispelasecreçãodehidróxidodesódio(NaOH).

(D) parietaisdoepitélioestomacal secretamácidosul-fúrico(H2SO4).

16 Na espécie humana, a maior parte dos casos degêmeos resulta do nascimento de dois indivíduos emumúnicoparto,poisonascimentodetrêsoumais indivíduosémuitoraro.Cercade75%dosgêmeossãoconsideradosdizigóticos,oubivitelinos,osdemais25%sãodenominadosmonozigóticos,ouunivitelinos.Quantoaosdiferentestiposdegêmeos,écorretoafirmarqueos

(A) dizigóticospossuemomesmomaterialgenético.(B) monozigóticossãoformadosapartirdeovócitosdis-

tintos.(C) bivitelinos são equivalentes a irmãos nascidos em

gestaçõesdistintas.(D) dizigóticos são gerados a partir da fecundação de

umovócitopordoisespermatozoides.

Page 5: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

5

VESTIBULAR 2019-1Física AscomparaçõesentreP1,P2ePsão:

(A) P1>P2>P (B) P2>P1>P(C) P >P1>P2 (D) P>P2 >P1

22 Doismóveisexecutamcurvassemicirculares,man-tendoosmódulosdesuasvelocidadesconstantes.Osraiosdascurvassãodistintos,porémo tempoquecadamóvelgasta para executá-las é o mesmo. Considerando que oraiodacurvaefetuadapelomóvel1éodobrodoraiodacurvaefetuadapelomóvel2,arelaçãoentreasintensida-desdas forçascentrípetasF1eF2queatuam, respectiva-mente,sobreosmóveis1e2é:

(A) F1=F2 (B) F1=F2

(C) F1=2F2 (D) F1=4F2

23 Umautomóvel,trafegandoemlinharetacomacele-raçãoconstante,aumentaasuavelocidadede10m/spara20m/sem20s.Adistânciapercorridapeloautomóveldu-ranteesses20sfoide:

(A) 200m (B)300m(C) 400m (D)600m

24 Umabolinhaéarremessadahorizontalmenteemdi-reçãoao rodapédeumaparedecomumaquantidadedemovimentop =mv, ondemev representam, respectiva-mente,amassaeovetorvelocidadedabolinha.ElacolidecomorodapéeretornacomumaquantidadedemovimentoP = -p/2.Oimpulsoqueorodapéexercesobreabolinhaé:

(A) -3p/2 (B) +3p/2

(C) -p/2 (D) +p/2

17 Doiscorpospontuaisportandocargasrespectiva-mente iguaisaQeQ’estãoem repousoconectadosporumamola.Quandoacargadeumdelesédobrada,pas-sandodeQpara2Q,aextensãodamoladiminuinanovaposição de equilíbrio.Quatro hipóteses foramelaboradassobreossinaisdascargas:

I:Q>0eQ’>0 II:Q>0eQ’<0III:Q<0eQ’>0 IV:Q<0eQ’<0

Sãocompatíveiscomofenômenodescritoashipóteses

(A) I e IV (B) III e IV (C) II e III (D) I e III

18 Duasamostrasdegásestãoemumrecipienterígi-do isolado termicamentedoexteriorecomduascâmarasseparadasporumaparedequetambémérígida.Ogásnaprimeiracâmaraestáaumatemperaturamenorqueogásnasegundacâmara.Lentamente,aparede rígidapermiteapassagemdecalorlevandoaumasituaçãodeequilíbriotérmicoentreascâmaras.Avariaçãodeenergiainternadogásnaprimeiracâmara,ΔU,eocalorrecebidoporele,Q,têmseussinaisdescritospor

(A)ΔU>0eQ>0 (B)ΔU>0eQ<0(C) ΔU<0eQ>0 (D) ΔU<0eQ<0

19 Umhomemde80kgequilibra-sesobreumaplata-formahorizontal,demassadesprezível,com8metrosdeextensão. A plataforma tem suas extremidades apoiadasemduasbalanças.Originalmente,ambasmarcam40kgemsuasleituras.Ohomemaproxima-sedeumadasextremi-dadeseasleiturasnasbalançaspassamaserde60kge20kg.Odeslocamentodohomemfoide

(A) 0,5m (B)1,0m(C) 1,5m (D) 2,0m

20 Umacriança com20 kgoscila numbalanço, de talmodo que a diferença entre as alturasmáxima emínimaqueela atingeé de0,80m.Naposiçãodemáximaaltu-ra,acriançaapresentaumaenergiapotencial160Jmaiorqueadaposiçãodemínimaaltura.Avelocidadedacriança,quandoelapassapelaposiçãodemenoraltura,seráde

(A)3m/s (B) 4m/s(C) 5m/s (D) 6m/s

21UmaquáriocontémumaquantidadefixadeáguaeapressãoqueelaexercenofundodomesmoéP.Alternada-mente,doisobjetosdistintos,demesmovolume,porémdemassasdistintas,sãocolocadosdentrodoaquáriosemder-ramarágua.Oprimeiroobjetoflutuanaágua,comapenasumapartedoseuvolumesubmerso.Entretanto,quandoosegundo objeto é inserido, ele submerge completamente.AsrespectivaspressõesexercidaspelaáguanofundodoaquárioemcadaumdoscasossãodenotadasporP1eP2.

12

Page 6: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

6

VESTIBULAR 2019-1

2

1

3

Geografia92,9%daproduçãonacionalem2017,devemapresentarumarelativaquedanaproduçãoereduçãonaáreacolhida.

Safrade2018podecair5%.Jornal do Brasil,09mar.2018.

Dentreostrêsprincipaisprodutosagrícolasmencionados,encontra-sea(o)

(A) soja.(B) café.(C) feijão.(D) algodão.

28 ObserveaimagemdariziculturanaÁsia:

Disponívelem:https://pt.depositphotos.com/69826157/stock-photo-asia--farmers-working-on-terraced.htm.Acessoem:10out.2018.

Otipodeagriculturaregistradonaimageméintensivoem

(A) capital.(B) tecnologia.(C) agrotóxicos.(D) mãodeobra.

29 Analiseotextoaseguir:

AChinasurpreendeuontemaoanunciarmedidasdeestí-muloparaprotegersuaeconomia.Opacotedeincentivosque inclui reduçãode impostos tranquilizouos investido-res. Segundo o comunicado, a política fiscal será mais“proativa”ecoordenadacomapolíticamonetária.Doou-troladodadisputa,opresidentenorte-americanoDonaldTrumpusouoTwitterparadefenderastarifasdosEUAàsimportações, que, segundo ele, “são ótimas”. Ele aindaafirmouqueosEUAsãoo“cofrequeestásendoroubado”.CORRÊA,M.;RIBEIRO,A.Pacoteanti-Trump.O Globo.Economia,26jul.

2018,p.19.

Notexto,éabordadaaseguintesituaçãogeoeconômicaegeopolítica:

(A) ConcorrênciaentreNAFTAeANSEAN(B) RepresáliasdosEUAàimigraçãochinesa(C) AtaquesestadunidensesaaliadosdaChina(D) GuerracomercialentreChinaeEstadosUnidos

25Analiseotextosobredeslocamentopopulacional:

Diversasregiõesdoplaneta,porsuascaracterísticasnatu-rais,sãobastantevulneráveisaosefeitosdoaquecimentoglobal, comoas situadas nas áreas semiáridas daÁfricaSubsaariana; ospaíses insularesdoOceanoPacífico; asregiõestropicaisdaAméricaedaÁsia,afetadasporviolen-tastempestades(tufões,furacõeseciclones)ouporprolon-gadaschuvastorrenciais,comonosulesudestedaÁsia.Dessasregiõesdeslocam-seindivíduosemdecorrênciadeinundações,daelevaçãodoníveldomar,desecasprolon-gadas,dentreoutrosfatores.

LUCCI,A.;BRANCO,A.;MENDONÇA,C.Território e Sociedade no Mun-do Globalizado.SãoPaulo:Saraiva,2017,p.187.Adaptado.

Devidoàscausasmencionadas,oindivíduoquesedeslo-cadeuma regiãoaoutraéespecificamentedenominadomigrante

(A) ilegal.(B) irregular.(C) climático.(D) internacional.

26Analiseaimagemabaixo:

PRI

Disponívelem:http://slideplayer.com.br/slide/1266163/.Acessoem:10out.2018.

Astrocascomerciaisnointeriordomesmoblocoregionalsãomaisintensasna

(A) ÁsiaOriental.(B) EuropaOcidental.(C) AméricadoNorte.(D) ÁfricaSetentrional.

27Analiseotextoaseguir:

OIBGEdivulgouontemasegundaestimativadasafraagrí-cola2018/2019.Osprodutosbrasileirosdevemcolher61,3milhõesdehectaresnasafraagrícolade2018,umaeleva-çãode0,3%emrelaçãoàáreacolhidaem2017.Contu-do,ostrêsprincipaisprodutosagrícolas,responsáveispor

Americado Norte

1324

EuropaOcidental

2011

Americado Sul

276

Europa do Lestee ex-União Soviética

266Ásia2134

Africa232

Estados do Golfo130

Montante totaldo comércio de mercadoriasMilmilhõesdedólares

4000

20001000500250

Fluxo comercial Inter-regionalMilmilhõesdedólaresOsfluxosinferioresa12milmilhõesdedólaresnãoestão

12 50 100 300 500

Parcelas das trocascomerciais realizadas

nointeriordazonaeconômicaemdireçãoaoutrasregiões

PRINCIPAIS FLUXOS COMERCIAIS

Page 7: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

7

VESTIBULAR 2019-130AnaliseaimagemsobreacondiçãourbananoBrasil:

Disponívelem:http://historiativa-jailson.blogspot.com/p/violencia-no-brasil--atraves-das-charges.html.Acessoem:10out.2018.

Nacharge,registra-seumacríticaaoseguinteproblemasocial:

(A) Pobrezaurbana(B) Insegurançapública(C) Insalubridadepública(D) Analfabetismourbano

31Analiseotextoaseguir:

Um solo é considerado degradado quando para de exer-cerpartedesuas funções, taiscomonutrirplantas,filtraraáguaouabrigarabiodiversidade.Algumasformasprin-cipaisdedegradaçãosãoacentuadaspelaaçãohumana.Umadessasformasafetaprincipalmenteaszonasperide-sérticas,comoasgrandesplaníciesdosEstadosUnidos,aorladoSaheleosplanaltosdonortedaChina.Nessecaso,aterracultivadasesoltamaisfacilmenteeéremovidadeseulocaloriginalporforçadeumagentenatural.

Desgasteatingemetadedossoloscultiváveis.Atlas do Meio Ambiente.LeMondeDiplomatiqueBrasil,1996,p.16.Adaptado.

Aformadedegradaçãodosolomencionadaédenominada:

(A) Lixiviação. (B) Laterização.(C) Erosãoeólica. (D) Erosãohídrica.

32 Observeaimagemdeumtrechodamaiorflorestaúmidadoplaneta:

Disponívelem:https://www.onelapse.com.br/turismo-na-amazonia/.Acessoem:10out.2018.

Essaflorestaéabrangidapeloclima:

(A)Semiárido (B)Equatorial(C) Temperado (D) Subtropical

História

33AProclamaçãodaRepúblicaem1889foi,paramui-tosestudiosos,oresultadodeváriascrisesqueatingiramo ImpérioBrasileiro.SobreoprocessoquedeuorigemàRepública,écorretoafirmarquehouve

(A) apoiodoaltoedobaixoescalõesdoExércitoàspo-líticasdeD.PedroIIemrelaçãoàsforçasarmadas.

(B) descontentamentoda Igreja católica, em razãodanão interferênciadoMonarcanasdecisõeseclesi-ásticas.

(C) repúdiodosgrandesproprietáriosà libertaçãodoscativos,pelapromulgaçãodaLeiÁurea.

(D) esteiodosempresários,contráriosàpolíticadelibe-raçãoderecursosparaosetorindustrial.

34NofinaldaPrimeiraGuerraMundial,em1917,ocorreaRevoluçãoRussa.Nosdebatesqueenvolveramosca-minhosdeformaçãodaUniãodasRepúblicasSoviéticas,StalineTrostkycolocaram-seemcamposcontrários.Aop-çãoqueassocia,corretamente,oslíderesmencionadosesuasposiçõesquantoaosrumosdaRevoluçãoé:

(A) ParaStalin,ocaminhoerafazeravançaraRevolu-çãonointeriordopaíseseulemaeraaRevoluçãonumsópaís;paraTrostky,aRevoluçãodeveriaserpermanenteparaopaíssemantersocialistaemfun-çãodosinimigoscapitalistas.

(B) Para Stalin, o processo da Revolução deveria terumperíododetransição,emqueasempresascapi-talistasseriamabasedaeconomiasoviética;paraTrostky,aRevoluçãoteriaqueavançaremdireçãoaoocidenteparaassegurarosocialismonaRússia.

(C) ParaStalineTrostky,aRússiadeveria formarumimpério que incluísse os países que estavam emsuasfronteiraseavançarpelaEuropacomointuitodetransformar,principalmente,aInglaterraemso-cialistadevidoà importânciadeseuparque indus-trial.

(D) ParaStalin e Trostky, aRússia só seria socialistaseaprincipal liderançafosseLênin,porque imagi-navam que apenas ele poderia deter os exércitosalemães, que ameaçavam suas fronteiras e eramaliados dos japoneses, que queriam retomar seusterritóriosnaRússia.

35 A frase que identifica a política cultural do EstadoNovo,lideradoporGetúlioVargasé:

(A) Institucionalizaçãodemecanismosdecensuraparacontrolaraproduçãoculturaldopaís.

(B) Apoioaumageraçãodeartistasdefensoresdade-mocraciaedodireitoaovotonoBrasil.

(C) SuporteparaaconstruçãodeBrasília,consideradaumemblemadogovernodeGetúlioVargas.

(D) Extinção do Departamento de Imprensa e Propa-ganda,antescriadoporWashingtonLuis.

Page 8: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

8

VESTIBULAR 2019-1

41 Aproveitando uma “promoção”, Maria conseguiucomprar uma mercadoria pela fração do seu preçooriginal.Opercentualdedescontofoide

(A) 2%(B) 4%(C) 6%(D) 8%

42Asequêncialn(2),ln(4),ln(8),....,ln(2n),...éuma

(A) PA(ProgressãoAritmética)derazão2.(B) PG(ProgressãoGeométrica)derazão2.(C) PA(ProgressãoAritmética)derazãoln(2).(D) PG(ProgressãoGeométrica)derazãoln(2).

43 Se x eysãonúmerosreais,taisque0<x<p/2,

0<y<p/2,sen(x)=45 ecos(y)= 1

3 ,entãooquociente

éiguala

(A)

(B)

(C)

(D)

44 SejamXeYmatrizesquadradas,reais,deordem2.Tem-seque:

(A) det(XY)=det(X).det(Y).(B) det(X+Y)=det(X)+det(Y).(C) det(aX)=adet(X)paratodonúmeroreala.(D) Sedet(Y)=0,entãoumacolunaouumalinhadeY

énula.

36Entreosanosde1973e1990,oChilevivenciouumadasmaisviolentasditadurasdaAméricaLatina.Segundoosespecialistas,cercade40milpessoasforamsubmetidasàtortura.Oditadorchilenoqueimpetrouogolpeeestabele-ceuumperíododeterroraopovochilenofoi

(A) CasteloBranco.(B) SalvadorAllende.(C) DomingoPerón.(D) AugustoPinochet.

37Umdosmovimentosculturaismaisimportantesdosé-culoXX,naáreadocinema,foiprotagonizadopelaprodu-çãocinematográficafrancesanasdécadasde1950e1960.Abasefilosóficadessemovimentoculturalédenominada

(A) Existencialismo.(B) Personalismocristão.(C) Racionalismo.(D) Pragmatismo.

38AansiedadeinglesaparasairdaComunidadeEuro-peiacontrastacomademoraemrealizaratransiçãoparaanovasituação.Entende-seessademoraemrazão

(A) da desorganização do governo inglês provocadapela oposição do parlamento, que aceitou o apelodarainhaparanãorealizarasaídadaComunidadeEuropeia.

(B) daexistênciadeinteressesdeinglesescontráriosàsaídaporimaginaremqueamesmaprejudicaráali-derançainglesanocontinenteeuropeu.

(C) dosobstáculoseconômicoscriadosporaçõesdeal-gunspaísesdaComunidadeEuropeia,entreeles,aAlemanha,osEstadosUnidoseosEmiradosÁrabesUnidos.

(D) dacriseprovocadapeloCanadáepelaAustráliaaoassumiremadireçãodomovimentodeoposiçãoàsaídainglesadaComunidadeEuropeiacomointuitodesemanteremindependentesdatutelamonárqui-ca.

39Ocenáriointernacionalalterou-sedeformasignifica-tivaapartirdaeleiçãodeTrumpparapresidentedosEsta-dosUnidosdaAmérica.Contradiçõeseaçõesdisparatadasdesenharamoperfildopresidenteamericano.Umadesuasaçõeseseuresultadoprovisórioestãodescritosem:

(A) ApolíticadeapoioàsexperiênciasnuclearesdoIrãeodecorrentereconhecimentodaliberdadedeim-prensanopaísdosaiatolás.

(B) ApolíticadeapoioàsaçõesdeWladimirPutinnasáreascontroladaspeloEstadoIslâmico,cujoresul-tado foia liberaçãodocomércioamericanocomaVenezuela.

(C) Apolíticaderestriçãoàentradaderefugiadosafri-canosnosEstadosUnidoseaposteriorliberaçãodapassagem de mexicanos pela fronteira do MéxicocomosEstadosUnidos.

(D) ApolíticaderestriçãoaocomérciocomaCoreiadoNorteeaconsequentetentativadeconciliaçãoentreasCoreiasdoSuledoNorte.

40Acorrupçãoé,semdúvida,umdostemasmaisre-correntesnaimprensabrasileiradosúltimosanos.Partidosepolíticossãodenunciadospordesviosdeverba,nousoilegítimodopoderpúblico,comointentodeprivilegiarumaempresaouinstituiçãoprivada.

Nocasobrasileiro,acorrupçãoéum(a)

(A) símbolo dos partidos de esquerda, apadrinhadosnumaredepolíticadeacordosmútuos.

(B) característicadeumúnicopartido,empolgadocomasbenessesdopodernaconcessãodeverbas.

(C) fenômeno histórico, agravado ao longo da políticadegrandeseventos,comoaCopadoMundoeasOlimpíadas, ao beneficiar grandes empreiteiras naconstruçãodeobraspúblicas.

(D) atributo das agremiações políticas dos trabalhado-res,acostumadosadependerdoauxíliodoEstado.

Matemática

tg(x)tg(y)

2325

23V2

415125

3 V2

Page 9: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

9

VESTIBULAR 2019-145 Asomadasmedidasdasdiagonaisdeumlosangoé12cm.Amaioráreapossívelparaesselosango,emcm2,é:

(A) 6(B) 12(C) 18(D) 24

46Umbrigadeiro(docedechocolate)temaformaes-féricaeseuraioéR.AquantidadedebrigadeirosesféricosderaioR/3quepoderãoserformadosaproveitando-setodaamassadobrigadeiroderaioRéiguala

(A) 27(B) 9(C) 6(D) 3

47Umaturmade20estudanteséconstituídapormeni-nosepormeninas.Sabe-seque:

a)¼ dosmeninostemolhosverdes;b)escolhido,aoacaso,umestudantedaturma,aproba-bilidadedeelesermeninoedeterolhosverdesé1/10.

Onúmerodemeninosdessaturmaé:

(A) 4(B) 8(C) 12(D) 16

48Sejampeqnúmerosinteiros.

Asentençaverdadeiraé:

(A) pq= 1 q=0 (B) pq>qp p>q (C) |p|>|q|p>q (D) |p|=|q|p=qoup=-q

Espaçoreservadopararascunho

Page 10: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

10

VESTIBULAR 2019-1Química

49Ovaleraldeídoéumlíquidoincolorcomcheirofrutosoeseuvaporprovocadanosnosolhos,nasviasrespiratóriasenapele.Sabendoqueeleéopentanal,onúmerodehidro-gêniosdoprodutoprincipaldasuaoxidaçãoé:

(A) 5(B) 6(C) 10(D) 12

50 Odióxidodetitânio,alémdeserempregadocomoaditivo alimentar, é comumente usado para pigmentaçãobrancaem tintas, papel e plásticos.É tambémum ingre-dienteativo,emprotetoressolaresbaseadosemminerais,usado para a pigmentação como objetivo de bloquear aluz ultravioleta.Alémdisso, o óxido tambémé usado emalgunschocolatesparadarumatexturasuave;emdonuts,para fornecer cor; e em leites desnatados, para dar umaaparênciamaisbrilhante,maisopaca,oquetornaoprodutomaissaboroso.

Umadasreaçõesutilizadasparaasuaproduçãoéaclo-raçãodeummineraldetitânio(ilmenita)cujaequaçãoéaseguinte:

xFeTiO3(s)+ y Cl2 (g)+zC(s)→aFeCl2 (s)+bTiO2 (s)+c CO2(g)

Osnúmerosparaoscoeficientesx,y,z,a,b,c,quetornamessaequaçãobalanceada,são,respectivamente:

(A) 1,2,1,2,1,1(B) 2,2,1,2,2,1(C) 2,2,2,2,1,1(D) 2,2,2,2,2,3

51 Muitos dos protetores solares disponíveis nomer-cado contêmduas substâncias químicas: a oxibenzonaeooctinoxato.Estudoscientíficosrealizadosemlaboratórioassociamessassubstânciasaproblemasdereproduçãoedebranqueamentodecorais,oqueosdeixaenfraquecidose,comotempo,oslevaàmorte.Em2016,umaequipedecientistas americanos relatou que essas substâncias po-deriaminterromperocrescimentodoscorais.Essesfiltrosquímicossãoliberadospelapelehumanaàmedidaqueaspessoasmergulham,nadamousurfamnomar.

Considereasfórmulasestruturaisplanas:

Oxibenzona Octinoxato

Emrelaçãoaessasmoléculas,écorretoafirmarque

(A) ambasapresentamumacarbonila.(B) ambasapresentamgrupamentoéster.(C) ooctinoxatoéumcompostodefunçãomistaquesó

apresentagrupos(éterecetona).(D) aoxibenzonaéumcompostodefunçãomistaquesó

apresentagrupos(éterefenol).

52Adesomorfina,assimcomoamorfinaeaheroína,éumderivadodoópio.Usadaparafinsmedicinaisnaterapiadadorcrônicaeagudadealtaintensidade,adesomorfinaproduzfortesaçõesdeinsensibilidadeàdor.Aingestãodedoseselevadasdasubstânciacausaeuforia,estadoship-nóticosedependência.Adesomorfinaéde8a10vezesmaispotentequeamorfina,tratando-sedeumopiáceosin-téticocomestruturaquaseidênticaàdaheroína,masmuitomaisbarata.

Supondo que, a 25 °C, a desomorfina tenha um pKa de9,69,amorfinatenhaumpKade8,21eaheroínatenhaumpKade7,60,tem-sequea

(A) heroínaémaisbásicaqueamorfina.(B) morfinaémaisbásicaqueadesomorfina.(C) desomorfinaémaisácidaqueamorfinaeaheroína.(D) heroínaémaisácidaqueamorfinaeadesomorfina.

53 Dentreosdiversosagentestóxicos,oarsênioéhis-toricamentefamosoporsetratardeumasubstânciamuitoutilizadanaIdadeMédiaparaassassinatoscominteressespolíticos.Podemosatédizerqueamorteporarsêniofoiaprecursoradaquímicaforense.Naépoca,haviaumaepi-demiadessescasos,cujaprevençãoeramuitodifícil,umavezqueóxidodearsênio,As2O3,éumsólidobranco,solú-vel, semcheiroegosto,sendodificilmentedetectadoporanálisesquímicasconvencionais,oquelhedeuostatusdeóxidodocrimeperfeito.Alémdisso,oóxidodearsênio(III)éumcompostomuitoutilizadona fabricaçãode vidroseinseticidas.Eleéconvertidoemácidoarsenioso(H3AsO3)em contato com água.Ummétodo para se determinar oteordearsênioépormeiodeoxidaçãocompermanganatodepotássioeácidosulfúrico,conformeequaçãonãobalan-ceadaaseguir:

H3AsO3+KMnO4+H2SO4→H3AsO4+K2SO4+MnSO4+H2O

Sabendo que para 2,000 g de amostra foram gastos10,00mLdeumasoluçãodeKMnO40,05M,emqueocor-reareaçãoacimacompleta,emmeiodeácidosulfúrico,opercentualdearsênionaamostraé:

(A) 2,35(B) 4,69(C) 6,49(D) 9,38

54 Oátomodeumelementoquímicotem16elétronsno3ºnívelenergético(n=3).Onúmeroatômicodesseelementoé:

(A) 16(B) 18(C) 26(D) 28

55AspilhassãodispositivosquereceberamessenomeporqueaprimeirapilhainventadaporAlessandroVolta,noanode1800,eeraformadapordiscosdezincoecobrese-paradosporumalgodãoembebidoemsalmoura.Talcon-juntoera colocadode forma intercalada, umemcimadooutro,empilhandoosdiscoseformandoumagrandecolu-

Page 11: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

11

VESTIBULAR 2019-1na.Comoeraumapilhadediscos,começouaserchamadaporessenome.

Afirma-seque,numapilhaeletroquímica,sempreocorre

Ioxidaçãonoânodo.IImovimentaçãodeelétronsnointeriordasoluçãoeletro-lítica.IIIpassagemdeelétrons,nocircuitoexterno,docátodoparaoânodo.IVumareaçãodeoxirredução.

Sãoverdadeirasapenasasafirmaçõesestabelecidasem:

(A) I e II(B) I e IV(C) II e III(D) III e IV

56 Um laboratóriodecontroleambiental recebeuparaanáliseumaamostradegássemidentificação.Apósalgu-masmedidas,foramobtidososseguintesdados:

Amostra Massa

(g)

Volume

(mL)

Temperatura

(oC)

Pressão

(atm)

Gás 1,43 900 29 0,82

Com base nos valores obtidos, entre os gases indicadosnasopções,conclui-sequeaamostraerade:

(A) O3

(B) O2

(C) N2

(D) SO2

Espaçoreservadopararascunho

Page 12: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

12

VESTIBULAR 2019-1

“Hayunaverdaderaprimaverafeminista”

PorFabianaFrayssinet

BUENOSAIRES,6mar2018(IPS) -CarmenBeramendi,directorade laFacultaddeCienciasSociales (Flacso)enUruguay y docente e investigadora en género y políticasdeigualdad,creequelaefervescenciadelosmovimientoscontralaviolenciahacialasmujeresconstituye“unaverda-deraprimaverafeminista”.

EnunaentrevistaconIPSdesdeMontevideo,estahistóri-caactivistafeministadeUruguay,consejeradelFondodeMujeresdeSurysenadorasuplentedeCasaGrande,partedel gobernante Frente Amplio, considera “esperanzador”quelasluchassean“cadavezmáscuestionadorasdelasrelacionesdepoderentodoslosámbitos”.

IPS:¿Quémovimientoscontralaviolenciamachistadesta-caríadeUruguay,portenercaracterísticaspropias?

CARMEN BERAMENDI: Fueron las organizaciones fe-ministas las que colocaron este problema comoun temaquerequeríaserobjetodepolíticaspúblicas;fueronluchaspacíficascontralamuertellevadasadelanteporunacoor-dinacióndeorganizacionesnogubernamentalescontra laviolenciadegénero,nucleadasenlaRedUruguayacontralaViolenciaDomésticaySexualentreotras.Lasprimerascampañaspúblicasquenuclearondeportistas,artistasyre-ferentesculturaleslaspromovióestaRed.

Hoy se han ido articulando con otras luchas que le handadounaimprontadistinta,sumandoamujeresmásjóve-nesque se sienten convocadasa salir a la calle, que seexpresanen tornoa laconsigna#NiUnaMenos,contraelacosocallejero,contralatratayotros(surgidaenArgentinaydiseminadaporotrospaíseslatinoamericanos).

Escomosisefueradandopasoaunanuevaexpresióndeunsujetocolectivofeministadiverso,comosihubieraunaverdadera primavera feminista que desafía las bases deunpatriarcadofuerte,violentoypoderoso.Lasluchassoncadavezmáscuestionadorasde las relacionesdepoderentodoslosámbitosyseentrelazanconladefensadelasdemocraciasen lopúblicoyen loprivado.Yestoesmuyesperanzador;semueve,semueve.

[...]

IPS:¿Cómohanincididoesosmovimientosenlaspolíticaspúblicasyresultadossobreviolenciadegénero?

CB:LaspolíticaspúblicassoneseespacioprivilegiadodearticulacióndelEstadoconlasociedad.Enlamedidaquelaviolenciadegéneroeslaexpresiónmásbrutaldelade-sigualdad, del uso de la fuerza y el poder para dominar,todas las políticas que contribuyan a una sociedad másigualitaria, conmayorparticipaciónde lasmujeresen lasdecisionesimportan,sumadasalasmásespecíficasdelaLeysobreFemicidioso laLey Integralcontra laViolenciahacialasMujeres.

Língua Espanhola Contamosconellasporquehubomovilizaciónsocialperotambiénporquehaymujeresenlosparlamentosquedieronlucha,mujeresenelEstadotrabajandoportransversalizarestaperspectiva,conplanesdeacciónconcretos,conser-viciosdeatenciónen todoelpaís, con tobilleraspara losagresores,mujeres en la academia promoviendo posgra-dos,especializaciones,investigacionescuestionadorasdelordendegénerodominante.Hoylabatallaesporquelaleyintegralcuenteconpresupuestoparasuejecución.Hayunaestrategianacionalporlaigualdadenmarcha.

[...]

EditadoporEstrellaGutiérrez

Fonte: http://www.ipsnoticias.net/2018/03/una-verdadera-primave-ra-feminista/-Acessoem23/10/2018.

57Eltítulodelaentrevistacorrespondeaunapartedelasdeclaracionesdelaentrevistada.Coneltérmino“prima-vera feminista”,CarmenBeramendise refierea laprolife-raciónde

(A) diputadasenlosparlamentosdetodoelmundo.(B) movimientoscontralaviolenciahacialasmujeres.(C) activistasfeministasenvariasinstanciasdelEstado.(D) eventosacadémicosparadiscutircuestionesdegé-

nero.

58Segúneltexto,violenciadegéneroes

(A) elprejuicioinstitucionalhacialapoblacióntransexual.(B) laagresiónfísicaopsicológicadehombreshacialas

mujeres.(C) ladiscriminaciónde toda lasociedadhacia losho-

mosexuales.(D) lasofensasdirigidasdehombresamujeresydemu-

jeresahombres.

59Beramendiafirmaquelasluchascontralaviolenciadegéneroconstituyenunadefensade

(A) lademocraciaentodoslosámbitos.(B) lasorganizacionesycolectivosfeministas.(C) lafuerzapolíticaquegobiernaenUruguay.(D) losdeportistas,artistasyreferentesculturales.

60Laentrevistadaentiendequelosavancesenlaspolí-ticaspúblicascontrariasalaviolenciadegénerosedeben,entreotroselementos,ala

(A) posicióncontrariaalallamadaideologíadegénero.(B) movilización de hombres contra la desigualdad de

género.(C) presenciademujeresenellegislativoyenlagestión

pública.(D) negativagubernamentalalacreacióndelegislación

específicasobreeltema.

Page 13: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

13

VESTIBULAR 2019-1Língua Inglesa

Fake news could ruin social media, but there’s still hope

by: Guðrun í Jákupsstovu

CamilleFrancois,directorofresearchandanalysisatGra-phika,toldtheaudienceofhertalkatTNWConference:“Disinformationcampaigns,orfakenewsisaconceptwe’veknownabout foryears,but fewpeople realizehowvariedtheconceptcanbeandhowmanyformsitcomesin.Whenthefirstinstancesoffakenewsstartedtosurface,theywereconnectedwithbots.Thesefloodedconversationswithal-ternativestoriesinordertocreatenoiseand,inturn,silencewhatwasactuallybeingsaid”.According to Francois, today’s disinformation campaignsare farmore varied than just bots – andmuch harder todetect. For example, targeted harassment campaigns arecarried out against journalists and human-rights activistswhoarecriticalofgovernmentsorbigorganizations.“Weseethiskindofcampaignshappeningatlargescaleincountries like thePhilippines,Turkey,Ecuador,andVene-zuela.Thepointofthesecampaignsistofloodthenarrativethesepeopletrytocreatewithsomuchnoisethattheirorigi-nalmessagegetssilenced,theirreputationgetsdamaged,andtheircredibilityundermined.Icallthispatriotictrolling.”Therearealsoexamplesofdisinformationcampaignsmo-bilizingpeople.ThiswasevidentduringtheUSelectionsin2016whenmanyfakeeventssuddenlystartedpoppinguponFacebook.OneRussianFacebookpage“organized”ananti-Islamevent,whileanother“organized”apro-Islamde-monstration.ThetwofakeeventsgatheredactiviststothesamestreetinTexas,leadingtoastand-off.Francoisexplainshowamazedsheisthat,inspiteofsocialmediabeing themainmedium for thesedifferentdisinfor-mationcampaigns,actualpeoplealsostilluseittoprotestproperly.Ifwelookatcountries, likeTurkey–wherethere’sahugeamountofcensorshipandsmearcampaignsdirectedathu-man right defendersand journalists – citizensaround theworldandinthoseplacesstillusesocialmediatodenouncecorruption, to organize human rightsmovements and thisprovesthatwestillhaven’tlostthebattleofwhoownssocialmedia.Thisisanongoingbattle,anditletsusrecognizetheactorswhoare trying to removetheoption forpeople touseso-cialmediaforgood.Buteverydayyoustillhavepeopleallovertheworldturningtosocialmediatosupporttheirdemo-craticactivities.Thisgivesmehopeandadesiretoprotectpeople’sabilitytousesocialmediaforgood,fordenouncingcorruptionandprotectinghumanrights.Adaptedfrom:<https://thenextweb.com/socialmedia/2018/05/25/>.Access09Oct.2018. Glossary

bot:(short for "robot"):umprogramaautomáticoquerodanaInternet;to flood:inundar; trolling:fazerpostagemdeli-beradamenteofensivaparaprovocaralguém;popping up: surgir, aparecer; stand-off: impasse: smear campaigns: campanhasdedifamação.

Read the text above and answer the questions.

57 According to Camille Francois' insights at TNWConference,

(A) fakenewsisanewphenomenon.(B) disinformationcampaignscreateafloodofgenuine

narratives.(C) fakenewshasbeenaroundforquiteawhile.(D) fakenewsisanon-goingbattlefortruth.

58Whencomparedtobots,today’sfakenews

(A) aremoredifficulttodetect.(B) areeasiertodetect.(C) aredetectedinthesamewayasbots.(D) cannotbedetectedatall.

59Inthetext,Turkeyisusedasanexampleofacountrywhere

(A) battles of who owns social media are constantlylost.

(B) social media is used to combat corruption anddefendhumanrights.

(C) smear campaigns are organized by social mediamovements.

(D) citizens cannot use social media to expose theirviews.

60Despitethepolarizationitbringsabout,

(A) democratic activities serve only governmentalpurposes.

(B) disinformation campaigns may protect humanrights.

(C) fake news are the only means of denouncingcorruption.

(D) socialmediaisameansofdemocraticexpression.

Page 14: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

14

VESTIBULAR 2019-1

Texto 1AQUEMINTERESSAUMPAÍSSEMMEMÓRIA?porRogérioSottilliNomesmoanoemquecelebramosobicentenáriodoMuseuNacionaldaQuintadaBoaVista,assistimosàdestruiçãodeseuacervohistórico,arqueológico,antropológico,etnográficoedehistórianatural,respeitadointernacionalmente.Pelasmãosdefuncionários,algumaspeçasforamsalvas,masnadasecomparaaoacervooriginalde20milhõesdeitens,frutodeanosdepesquisa.São200anosdamemóriadenossoPaísqueviraramcinzas.Umpatrimôniohistóricoeculturalquepertenciaàhumanidade.Ocasonãoéisolado.EmSãoPaulo,nosúltimosanosforamaomenosquatrograndesacervosimpactadosporincêndios:oInstitutoButantanem2010,oMemorialdaAméricaLatinaem2013,oMuseudaLínguaPortuguesaem2015eaCine-matecaBrasileiraem2016.Porquetratamosnossosregistroshistóricoscomtantodescaso?Aqueminteressaumpaíssemmemória?Umpovoquenãoconheceseupassado,quenãocompreendesuasreferênciasesuasorigens,perdeachancederepararseuserroshistóricosenãoécapazdetrilharseucaminhorumoaumfuturoderespeitoaosdireitoshumanoseàdemocracia.

Fonte:https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-quem-interessa-um-pais-sem-memoria.Acessoem:15set2018(Textoadaptado).

Texto 2

AMORTEDEUMMUSEUporRobertoDamattaFizemosestádiosereformamosoMaracanãaliaoladodoMuseuNacional,quesequerfoivisitadoporalgumaautoridade.OBrasilérecordistaemincêndiosdemuseus,aoladodeserumfenômenonoquetangeaoroubodopovoemseupróprionome!

Fonte:https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,a-morte-de-um-museu,70002488041-Acessoem15set2018(Textoadaptado)

Texto 3

PORQUEOMUSEUNACIONALNASCEUEMORREUCOMOSÍMBOLODOTOMALÁDÁCÁ

pordepoimentodeLaurentinoGomesaMarceloCoppola

Ummuseunãomorreporacaso.Morreuporabandono,porinanição,porfaltadequemseinteressasseporele.Éumretratodanegligênciabrasileira,emtodososseusaspectos.Enãoeraapenasumproblemafinanceiro,defaltadeverbaparaamanutenção.Arealidadedosoutrosmuseusbrasileirosémuitoparecida.SóaprovidênciadivinaexplicaqueoMuseudoIpiranga,porexemplo,nãotenhatidoatéagoraomesmodestinodeseucongênerecarioca.Omaisimportantemuseuhistóricopaulistaestáabandonadoefechadoaopúblicojáhácincoanos.IssoapesardefaltaremapenasquatroanosparaascomemoraçõesdobicentenáriodaIndependência.Eninguémsabequandoaquiloseráreaberto.Foifechadoporqueoprédioestavaparcialmenteemruínas,ameaçadodedesabare—porquenão?—pegarfogo.Essaéarealidadedeprati-camentetodososmuseusbrasileiros.

Fonte:https://epoca.globo.com/por-que-museu-nacional-nasceu-morreu-como-simbolo-do-toma-la-da-ca-23047049#ixzz5RCe7MX9m.Acessoem:15set2018(Textoadaptado).

OrecenteincêndiodoMuseuNacionalprovocouumacirradoquestionamentoacercadodescasocomosregistroshistóri-cosnoBrasil,sobretudo,frutodepoucoinvestimento.

Apartirdaleituradostextos,desenvolvaoseguintetema:

MEMÓRIA BRASILEIRA: UMA QUESTÃO DE PRIORIDADE?

Discuta,emumtextodissertativo,seoregistrodamemóriahistóricadoBrasiléumaquestãodeprioridade.

Defendaumpontodevistasobreotema,apresentandoargumentosconsistentes,demaneiraclaraeencadeada.Presteatençãoàprogressãotextual,àcoesãoeàcoerência.

Otextodeveserescritonamodalidadecultadalínguaportuguesaedeveterentre20e25linhas.

Redação

Page 15: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase

15

VESTIBULAR 2019-1

05

10

15

20

25

RASCUNHO DA REDAÇÃOMÍNIMO DE 20 E MÁXIMO DE 25 LINHAS

Page 16: CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃOcederj.edu.br/vestibular/wp-content/uploads/2014/01/caderno-cederj... · 4 VSTIUA 219-1 09 Sobre o ciclo celular, é correto afirmar: (A) A interfase