continental news - maio (7-20)

8
Continental Área News www.continentalnews.com.br Ano 2 nº20 São Vicente, maio de 2011 A sujeira está de volta Especial Cobertura da Encenação da Paixão de Cristo no Humaitá Pag 4 Dicas para o mês das noivas Contracapa Parlamento Novo R.G. pode custar até R$ 40,00 Oportunidades CONSELHO TUTELAR ABRE INSCRIÇÃO Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça (João 7:’18) Definir cada detalhe da festa de casamento não é uma tarefa fácil. Com tantas opções oferecidas a cada ano pelo mercado surgem inúmeras dúv- idas, que vão do cardápio à decoração da mesa. Sem contar as dúvidas sobre como selecionar a quandade de convidados ou mesmo realizar apenas a cerimônia religiosa, sem festa. Pag 6 Imóvel não regu- larizado pode pedir novo carnê de IPTU Pag 2 Pag 3 Pat tem 109 vagas abertas Etecs: chances em toda Baixada Pág7 Pág7 Regina dos Santos Poucos meses após mutirão de limpeza nos bairros, a sujeira nas ruas e praças está de volta com força total Pag3 Pág 8

Upload: continental-news

Post on 06-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A Nova edição do Continental News, jornal da Área Continenral de São Vicente (SP)

TRANSCRIPT

Page 1: Continental News - maio (7-20)

Continental Área

News www.continentalnews.com.br

Ano 2 nº20 São Vicente, maio de 2011

A sujeira está de volta

Especial

Cobertura da Encenação da Paixão de Cristo no Humaitá Pag 4

Dicas para o mês das noivas

Contracapa

Parlamento

Novo R.G. pode custar até R$ 40,00

Oportunidades

CONsElHO TuTElAR AbRE iNsCRiçãO

Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça (João 7:’18)

Definir cada detalhe da festa de casamento não é uma tarefa fácil. Com tantas opções oferecidas a cada ano pelo mercado surgem inúmeras dúv-idas, que vão do cardápio à decoração da mesa. Sem contar as dúvidas sobre como selecionar a quantidade de convidados ou mesmo realizar apenas a cerimônia religiosa, sem festa. Pag 6

imóvel não regu-larizado pode pedir novo carnê de iPTu

Pag 2

Pag 3

Pat tem 109 vagas abertas

Etecs: chances em toda baixada Pág7

Pág7

Regina dos santos

Poucos meses após mutirão de limpeza nos bairros, a sujeira nas ruas e praças está de volta com força total Pag3

Pág 8

Page 2: Continental News - maio (7-20)

Parlamento www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 2

São Vicente, maio de 2011

Agulhadas

Começa construção de crecheIPTUImóveis não legalizados podem re-

querer novo carnê

Munícipes que ainda não le-galizaram suas construções e por isso receberam em casa carnês do IPTU como se fossem proprietários de terrenos devem comparecer, a partir de 2 de maio, à Prefeitura de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384,Centro) ou na Subprefeitura da Área Continental (Avenida Ulisses Guimarães,211,Jardim Rio Branco), das 9 às 17 horas, para requerer novo carnê com valor menor.

Mesmo aqueles que já entregaram o carnê de 2011 na Prefeitura devem comparecer para preencher o re-querimento. Só assim receberão o novo carnê com imposto mais baixo em casa. A Prefeitura fará o novo carnê acreditando na declaração do requerente, de que fez uma con-strução no terreno e que, dessa for-ma, quer pagar o IPTU com base na alíquota de moradias, que é de 1,3%, enquanto que a de terrenos é de 4% sobre o valor venal.

Assim, aqueles que agora de-clararem que construíram, mas não legalizaram, terão o benefício da redução da alíquota e da emissão de um novo carnê, garantido pela Lei Complementar 653 proposta pelo prefeito Tercio Garcia e aprovada pela Câmara. O prazo final para fazer o requerimento é 31 de maio, informou o secretário da Fazenda, Cláudio França, lembrando ainda que o requerimento também será o ponto de partida para que o muníci-pe legalize sua obra. “Isso porque o requerimento vai gerar um processo e um cartão de protocolo. O processo será encaminhado à Secretaria de Obras e o munícipe, com o protocolo em mãos, poderá providenciar a le-galização definitiva do seu imóvel”, afirmou o secretário.

São Vicente tem cerca de 110 mil lançamentos de IPTU e, no cadastro da Prefeitura, constava que cerca de 7 mil eram terrenos vazios. Ao lan-çar os carnês de 2011, a Prefeitura manteve nas edificações legaliza-das a alíquota de 1,3% sobre o valor venal. Nos terrenos vazios aplicou a alíquota de 4%. Ao serem taxados como donos de terrenos baldios, muitos proprietários de edificações já construídas e não legalizadas se manifestaram.

Começou esta semana as ob-ras para construção da creche na Avenida Dr. José Singer, no terreno que abrigava a antiga escola de samba no Humaitá.

A creche que tem capacidade para 70 criança será equipada com berçario.

A previsão de conclusão da obra é de cinco meses segundo o vereador Marcelo Correia re-sponsável pela emenda que destinou recusos para con-strução da unidade.

Eleições 2012Depois dos ex vereadores Car-

lose Gigliotti e Mara Valeria mi-grarem para a legenda do PMDB outros vão seguir o exemplo, pois, corre a boca pequena que os próx-imos a trocarem de partidos seri-am os secretários Bili e Fernando Bispo e ainda o vereador José Edu-ardo, todos do PSB de São Vicente, partido do deputado federal Mar-cio França.

Começou a corrida O troca-troca de legenda se ex-

plica na aproximação das eleições municipais que ocorrem no próxi-mo ano. Segundo se comenta no meio político, Fernando Bispo es-taria descontente com seu partido buscaria uma provável legenda para disputar o pleito a sucessão do atual prefeito Tércio Garcia do PSB

Sorrindo a toaParece que os tempos das va-

cas magras acabaram, os fun-cionários de cargos confiança fi-nalmente, estão recebendo seus ordenados em dia e, até adian-tado. Desde janeiro de 2011 que

não se ouve murmurações pelos corredores das repartições públi-ca. E viva o bom humor ! será que é apenas mera coincidência ou fato verídico?....Só sei que 2012 se aproxima.

Poder serDepois de obter mais de 16 mil

votos como candidato a deputa-do estadual , o vereador Jura, co-locou o seu nome a disposição caso o PT de São Vicente tenha candidatura própria para pre-feito em 2012 conforme está reg-istrado na ata da última reunião oficial do partido em abril. Com esse montante de voto é um nome a se considerar.

Page 3: Continental News - maio (7-20)

São Vicente, maio de 2011 Comunidades www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 3

Nem parece que foi limpo

Associação de Integração So-cial (AIS) que trabalha para o resgate da cidadania e a mel-horia da qualidade de vida dos moradores do Sá Catarina de Moraes e do Jardim Irmã Dolo-

Quinze anos de solidariedade

res, em São Vicente, completa 15 anos. Voluntários das áreas da saúde, esporte, educação e cultura, ministram aulas e desenvolvem atividades para todas as idades. “Temos casos

de pessoas que chegaram aqui totalmente debilitadas, e hoje, vivem melhor. Conseguiram controlar a pressão arterial, nor-malizar a diabetes e melhorar o condicionamento físico”, avalia o Gabriel Messias, coordenador do projeto.

A Associação, oferece ainda cursos preparatório para con-curso, informática, inglês, es-panhol, departamento pessoal, cabeleireiro, manicure, depila-ção, maquiagem, crochet, bal-let, capoeira, karatê, ginástica localizada, voleibol (inclusive para 3ª idade). E mais, serviços de assistência jurídica, emissão de documentos (via internet), lan house, corte de cabelo e biblioteca, tudo gratuito. Mais informações pelo telefone: (13) 3462-1582.

Casamento ComunitárioMais de mil convidados de-

vem estar presentes em casa-mento comunitário, no próximo sábado 7 de maio, a partir das 18 horas, no Centro de Conven-ções.

Promovido pela Sociedade de Melhoramentos da Vila Jóquei Clube, o evento vai realizar o matrimônio de 50 casais apaixo-nados que, por algum motivo,

não tiveram a oportunidade de oficializar a união em uma cerimônia. Cada um deles terá direito a 30 convidados de hon-ra, entre familiares e amigos. Muitas histórias de vida serão as principais atrações da cerimô-nia, que trará para o mundo de famílias mais humildes o ver-dadeiro significado no nome “casamento real”.

Há aproximadamente dois meses, a prefeitura juntamente com as regionais que ajudam a administrar os bairros da Área Continental, fizeram um grande mutirão de limpeza de ruas, praças e terrenos. Caminhões, tratores e homens da Codesavi e das comunidades recolheram tudo o que não prestava, de-ram uma destinação final e de-ixaram vários locais públicos limpos. No entanto, quem anda pelas ruas da região tem a sen-sação de que nada foi feito, pois como um passe de mágica, a su-jeira voltou. Em alguns lugares parece que ela retornou com muito mais força.

A porcaria de boa parte da população é tamanha que é possível encontrar móveis vel-hos, animais mortos, sanitários, restos de construções, potes com acúmulo de água e focos da dengue. Mais do que falta de educação, o lixo pode provocar doenças, diminuir o valor dos imóveis e ainda passar a péssi-ma impressão para quem visita o continente.

A situação é tão absurda, que no mês passado, alguns mora-dores do Humaitá, para exigir a limpeza de um campo, onde seria realizado um torneio de futebol, utilizaram o próprio lixo descartado pela população como forma para pressionar a regional do bairro a limpar o ter-reno. Na madrugada, sem quem ninguém visse, fizeram uma barricada de entulho e restos

de móveis em uma importante via do conjunto habitacional. No dia seguinte, o trânsito de pedestres, ciclistas e veículos foi impedido devido a quantidade de sujeira.

Indignada com a situação, Regina dos Santos Monteiro, que mora no Humaitá, há 28 anos, resolveu agir para denun-ciar a porcaria. Ela que integra o Conselho de Saúde do PS do Humaitá fotografa e manda para autoridades as imagens dos locais de sujeira. Nas fo-tos, que ilustram essa matéria, é possível ver como parte da população trata o bairro onde mora. “Se a população não aju-dar, nunca vamos ter uma Área

Continental com dignidade para todos viverem”, ressaltou.

Para ela, a única saída seria os fiscais da Prefeitura passarem a autuar e multar quem suja os locais públicos. “As pessoas precisam apren-der que as praças e ruas não são lugares de lixo. Só assim vamos acabar com a sujeira, não é toda a população, mas a maioria”, denúncia.

Mesmo com leis munici-pais que obrigam a popula-ção, quando estão constru-indo a contratarem serviço de caçambas para deposi-tar o entulho e existência de multas pesadíssimas para

os porcalhões, nada disso não é respeitado. Resto de obras e móveis velhos são os descartes mais comuns en-contrados na região. Para Maria Inês Silva, que tam-bém é moradora da Área Continental, a solução passa por um trabalho de consci-entização e criação de locais públicos, onde a população pudesse fazer o descarte do lixo produzido. “Dessa forma, a limpeza faria parte do dia-a-dia”.

Cata Treco

A Prefeitura de São Vicente informa por meio da Compan-hia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) que re-aliza periodicamente serviço de limpeza das vias e praças. A Prefeitura aproveita a opor-tunidade para orientar a popu-lação para que não joguem lixo em vias públicas. A CODESAVI, além do serviço periódico de limpeza, retira móveis e restos de obras até o volume de 1 met-ro cúbico (quatro sacos) através de agendamento. Basta ligar para os telefones: (13) 34647158/ 34629740 / 35693559.

Locais públicos são utilizados como lixão em todos os bairros. Agora moradores usam a sujeira para fazer barricadas

Ginástica para prevenir doenças é um dos serviços

Page 4: Continental News - maio (7-20)

São Vicente, abril de 2011 Comunidades www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 4

Emoção e pouca estrutura marcam Encenação

Quem assistiu a 19º edição da Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cris-to realizada entre os dias 22 e 24 de abril, pela da Paróquia José de Anchieta, no Humaitá, não pôde deixar de se emo-cionar. Mais uma vez os mem-bros da comunidade, cerca de 130 pessoas, se esforçaram, de forma talentosa, para re-viver a história de vida, mila-gres, morte e ressurreição de Cristo. Nem mesmo a diminu-

ição de recursos técnicos em relação a anos anteriores e a forte chuva do domingo, tira-ram o brilho dos atores que conseguiram arrancar lágri-mas dos olhos e levar à re-flexão muitos dos cerca de 10 mil expectadores, que pas-saram pela arena montada na praça 181 nas duas noites de apresentação.

“Foi emocionante reviver esse momento tão especial e significativo para os cristãos.

Sabendo que este evento foi, mais uma vez, realizado pela comunidade da Área Continental me deixa orgul-hoso. Nossa região tem tal-ento de sobra, basta incen-tivar que eles apareceram”, afirmou o expectador Doug-las de Souza.

“Relembrar das injustiças e do flagelo que Jesus sofreu por amor a nós pecadores, faz aumentar a minha fé e a esperança de viver. Este mo-

mento, para mim, é de muita reflexão. Vejo-me como um pecador, perdoado e salvo através do sangue derrama-do por Jesus”, confessa Chris-tianne de Oliveira.

Além da apresentação teatral, no Sábado a paróquia promoveu a apresentação do

ex vocalista da Banda Anjos de Resgate, Dalvimar Galo.

Menos recursos

Quem acompanhou a en-cenação da Paixão de Cristo nos anos anteriores e esteve presente em 2011, pode per-ceber muitas mudanças. Ape-sar dos membros da Paróquia José de Anchieta terem se esforçado para apresentar um espetáculo de qualidade,

a estrutura oferecida pela Prefeitura deixou a desejar. Iluminação deficitária, inex-istência de efeitos especiais, falta de cobertura do palco principal, (que obrigou no do-mingo a realização de muitas cenas na chuva), inexistên-cia de ambulância e guardas municipais, foram as falhas mais visíveis.

O Continental News con-versou com alguns paroqui-anos que reclamaram da diminuição dos recursos en-viados pela Prefeitura. Eles disseram que até à véspera, o espetáculo correu o risco de não ter palco. Além disso, os católicos questionaram a ausência de autoridades e de políticos, que ano passado compareceram em massa.

O Secretário de Cultura, Re-nato Caruso, esteve presente à Encenação e admitiu que faltou recursos. “Enquanto

assistia, já pensava em como agregar recursos para ajudar esse jovens a crescer mais ai-nda essa iniciativa”,afirmou o secretario que se comprom-eteu destinar mais recursos para a Encenação de 2012.

Também estiveram pre-sentes o subprefeito da Área Continental Ulisses Garavat-ti, o secretário Léo Santos e os vereadores Marco Bitencourt, Caio França e Pedro Gouvea.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente (CMDCA) realiza no período de 9 a 20 de maio inscrições para os interessados em participar do processo sele-tivo de conselheiros tutelares (2012/2015). Para efetuar a in-scrição é necessário compa-recer das 9 às 12 horas ou das 14 às 17, na Casa do Consel-ho (Rua José Bonifácio, 404 - 8º andar - Centro).Para se candidatar a mem-

bro do Conselho Tutelar é preciso apresentar: RG (cópia autenticada); título de eleitor (cópia autenticada); históri-co escolar ou declaração de conclusão do ensino médio

Aberta inscrições para Conselheiro Tutelar (cópia autenticada); Certidão original do Cartório Distri-buidor da Comarca de São Vicente, acerca da existência de ações cíveis (dos últimos três anos) e criminais; com-provante de residência (mín-ima de dois anos); currículo com a discriminação de ativi-dades ligadas ao atendimen-to à criança e ao adolescente que comprove experiência de no mínimo dois anos de trab-alho na área da infância e da juventude, e a Ata de Posse (cópia autenticada) da atual diretoria da entidade onde prestou serviço.O processo seletivo será

dividido em três partes: in-scrição dos candidatos, prova de conhecimento, e votação

pela comunidade local. A relação final dos candidatos habilitados para a prova será divulgada dia 9 de julho.O edital completo do proces-

so está no site da Prefeitura www.saovicente.sp.gov.br.

Aberta as inscrições para Festão Junino 2011 Interessados em trabalhar na festa junina que ocorre no Parque Continental de-vem ficar atentos. Começou no dia 2 e vão até de 12 maio o cadastramento e das entidades e ambulan-tes. Este ano as inscrições acontecem na Avenida Dr. José Singer, 635 Altos- Hu-maitá.

Atores consegem arracar lágrimas dos olhos dos expectadores Momento convida o público á reflexão sobre amor

A apresentação envolveu mais de 130 pessoas da comunidade

Page 5: Continental News - maio (7-20)

Precisa-se de Representante Comercial

Interessados ligar para: (13) 3564-25 39 em horário comercial

Continental News 8Continental News 5 O jornal que está mais perto de você

www.continentalnews.com.brGaleria de OfertasSão Vicente, maio de 2011

Galeria de Ofertas a melhor notícia para o seu negócio:

(13) 3564-2539

A prefeitura começou a contrução de uma ciclovia de 4 quilômetros de exten-são, ligando a Ponte dos Bar-reiros ao Quarentenário, na Área Continental. Depois de concluída, a obra, vai bene-ficiar cerca de 10 mil ciclistas que diariamente utilizam a via para se deslocar à região insular, Santos e até mesmo Guarujá.

A nova ciclovia terá 2,10 metros de largura e, ao lado, um pavimento para pedes-tres, uma vez que o local também é utilizado por mui-tos moradores fazem camin-hadas ao longo da Avenida Angelina Pretti, que liga a ilha e a Área Continental,

Começa construção da ciclovia até a Ponte dos barreirosonde vivem cerca de 100 mil pessoas.

A obra é realizada pela Secretaria de Desenvolvi-mento Urbano e Manuten-ção Viária (Sedur) e conta com recursos provenientes de emenda do deputado federal Márcio França, no valor de R$ 487.500,00, do Ministério das Cidades, a serem liberados de acordo com as medições dos ser-viços executados feitas pela Caixa Econômica Federal (CEF). A ciclovia vai cruzar a Avenida Angelina Pretti nas proximidades da Lagoa com demarcação de pista e semáforo para garantir a segurança de ciclistas e mo-

toristas. O prefeito Tercio Garcia,

que vistoriou as obras na quarta-feira, dia 4 de maio, lembrou que a obra não vai beneficiar apenas os ciclis-tas e pedestres, mas tam-bém muitas pessoas que utilizam transporte público: “Com mais gente usando bicicleta, sobra mais espaços nas vans. Além disso, há o ganho de saúde com as pes-soas que passarão a pedalar e isso diminui o movimento nas unidades de saúde. Por-tanto, uma ciclovia é um eq-uipamento que serve a todos, até aos que não pedalam”, disse. São Vicente já tem ci-clovias nas orlas do Itararé

e Gonzaguinha, na Linha Amarela e na Avenida Tupi-niquins. A Prefeitura estima

que 35 mil pessoas utilizem diariamente estes equipa-mentos.

Obra vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas

Marcio Pinheiro /PMS

Page 6: Continental News - maio (7-20)

São Vicente, maio de 2011Especial

www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 6

ExpedienteÉ uma publicação criada e desenvolvida pela editora

Continental News. CNPJ:11060856/0001-79 Diretoria administrativa:

Diretor Presidente: Uilians Uilson Santos (MTB 33.576) Diretora de Redação: Deborah Alves: (MTB 31.284)

Secretária: Ana Paula de Souza Santos

Redação, administração e publicidade: Rua Dr.º José Singer, 637 sala, 1 altos - Humaitá - São

Vicente (SP) - Cep:11349-000 tels: (13) 3564-2539/ (13) 9792-4254 / (13) 9150-5333

e-mail: [email protected]: www.continentalnews.com.br ; blog: www.acontinews.blogspot.com

Circulação: semáforos, pontos de ônibus, comércio, bancas de jornal e residências dos bairros da Área Continental de São Vicente (SP). Impressão: Diário do Litoral. Os artigos e opiniões assinadas não representam necessáriamente a posição do jornal e seus diretores.

Maio: mês das noivas

Dicas de especialistas para tudo dar certo no dia

• DefinirOrçamento.• Definirdataelocalparaafestaecerimônia• Definirlistadeconvidados• Definirapessoaouempresaquecoordenaráoeventocoma

participaçãodanoivaefamiliares• Definirondevaiseraluademel• Definircomaprodutoraaconcepçãodafesta• Mesadedoces sãoprimordiaisdeve serbonitae comquali-

dade• Comidaebebidadequalidade,mesmoquesimplesdevemte

docomeçoaofim• Valletdeveráserimpecável• Somnamedidacerta• Animaçãonãopodefaltar,principalmenteaosnoivos

Veja algumas dicas para tudo dar certo no momento do casa-mento

Definir cada detalhe da festa de casamento não é uma tarefa fácil. Com tantas opções oferecidas a cada ano pelo mercado surgem inúmeras dúvidas, que vão do cardápio à decoração da mesa. Sem contar as dúvi-das sobre como selecionar a quantidade de convidados ou mesmo realizar apenas a cerimônia religiosa, sem festa. O especialista, con-sultor em eventos e sócio-proprietário do espaço de eventos Traffô, Marcelo de Weber, reúne 12 dicas e tam-bém responde as 12 dúvi-das mais corriqueiras para transformar a data em um dia inesquecível.

“Este momento é único na vida do casal, dos familiares e estendendo aos amigos mais íntimos. É muito desa-gradável mencionar, mas o primordial antes de começar os primeiros preparativos da festa é a definição do bud-get (orçamento), mesmo que não divulgado ao produtor e fornecedores do evento. É a partir do orçamento esta-belecido que a concepção da festa pode ser traçada, ou seja, o número de convi-dados, o local, e o estilo da festa, que pode variar do so-

fisticado ao rústico”, define o consultor Marcelo de Weber do Traffô.

A partir desta definição é possível de maneira cria-tiva, e respeitando o gosto do casal, seguir as tendên-cias do momento para fazer

um casamento inesquecível e sem estresse. “Afinal é im-portante lembrar que este dia é para ficar na lembran-ça para sempre e a festa ser prazerosa, não uma demon-stração de riqueza ou de poder”, ressalta Marcelo.

Alimentos integrais

Com o avanço do con-hecimento e da tecnologia sempre buscando a cada nova descoberta melho-rar a nossa qualidade de vida, os alimentos gan-haram uma maior im-portância do que tinha em épocas passadas. Hoje em dia ouvimos muito fa-lar dos alimentos interais, as na verdade, você sabe algo a respeito, como por exemplo, os benefícios.

Definir cada detalhe da festa de casamento não é fácil

Page 7: Continental News - maio (7-20)

São Vicente, maio de 2011 Oportunidades

www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 7

Etec está com inscrições abertas Estão abertas, até o próximo

dia 20 de maio, as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo se-mestre de 2011. No total, são oferecidas 64.287 vagas para o Ensino Técnico, sendo que 3.500 são para as unidades da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Pe-ruíbe). A aplicação do exame será no dia 19 de junho.

O Vestibulinho para o próx-imo semestre vai oferecer 78 cursos técnicos. Desse total, três são inéditos: Multimídia e Produção de Áudio e Vídeo - As 80 vagas para cada um desses cursos, divididas entre os turnos da tarde e da noite.

Para se inscrever em um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semes-tre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a

A Prefeitura de São Vicente abre inscrições a partir de 9 de maio para processo seletivo complementar de estágio, com a finalidade de formar cadastro reserva. Os interessados podem se inscrever até 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Departamento de Capacitação da Prefeitura (De-cap), que fica na Rua José Bon-ifácio, 404 – 5º andar, Centro.

As vagas são para cursos de nível superior e médio profis-sionalizante, e são necessários alguns requisitos para que in-scrição seja válida, como por exemplo, estar devidamente matriculado no curso pelo qual se inscreveu no processo sele-tivo.Para mais informações, o edital do concurso também está disponível no site da Prefeitura: ww.saovicente.sp.gov.br

inscrições para estágio na Prefei-tura começa dia 9

partir do 2º ano do Ensino Mé-dio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adul-tos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Com-petências de Jovens e Adultos - Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Mé-dio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º se-mestre da EJA, ter dois certifi-cados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja envia-do pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avali-adas.

As inscrições são feitas exclu-sivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br e terminam às 15 hotas de 20 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. O Manual do Candi-dato está disponível para down-load no site. O candidato precisa preencher a ficha de inscrição

eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

inclusão socialO Sistema de Pontuação Acres-

cida concede bônus de 3% a es-

Transpetro: 206 vagas até o dia 22A Transpetro está com in-

scrições abertas para o pro-cesso seletivo destinado ao preenchimento de 206 va-gas e formação de cadastro reserva, para cargos de Nível Superior e Técnico (Médio). Os salários variam entre R$ 2.114,66 e R$ 6.056,30. Para disputar uma das vagas, o candidato deverá inscrever-se até às 23h59 do dia 22 de maio de 2011 no site www.cesgranrio.org.br. A Taxa de inscrição varia entre R$ 39 e R$ 50,00. O cartão de Confir-mação de Inscrição estará disponível a partir de 6 de julho de 2011 na página da organizadora.

O processo seletivo oferece oportunidades nas seguintes funções: Administrador Júnior, Analista de Sistemas Júnior - Software, Contador Júnior - Auditoria Interna, Contador Júnior - Análise e Projetos de Investimento, En-genheiro Júnior - Automação, Engenheiro Júnior - Civil,

Engenheiro Júnior - Elétrica, Engenheiro Júnior - Geo-técnica, Engenheiro Júnior - Mecânica, Engenheiro Júnior - Naval, Engenheiro Júnior - Processamento, Engenheiro Júnior - Produção, Engenhei-ro Júnior - Segurança, Médi-co do Trabalho Júnior, Pro-fissional de Meio Ambiente Júnior, Químico de Petróleo Júnior, Técnico Ambiental Júnior, Técnico de Administ-ração e Controle Júnior, Téc-nico de Contabilidade Júnior, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de

Faixa de Dutos Júnior, Téc-nico de Inspeção de Equipa-mentos e Instalações Júnior, Técnico de Manutenção Júnior - Automação, Téc-nico de Manutenção Júnior - Automação, Técnico de Manutenção Júnior - Elétri-ca, Técnico de Manutenção Júnior - Instrumentação, Téc-nico de Manutenção Júnior - Mecânica, Técnico de Op-eração Júnior, Técnico de Segurança Júnior e Técnico Químico Júnior. Confira no site, as datas da prova e os locais de sua aplicação.

O Conselho Regional de Farmácia, publicou edital de inscrição para realiza-ção de processo seletivo/concurso público. O con-curso do CRF-SP oferece várias vagas de nível mé-dio e superior. A remune-ração é de até R$ 4.227,16.

As vagas são para Agente administrativo, Agente de manutenção, Analista de Suporte, Con-sultor Farmacêutico, De-signer Gráfico, Farmacêu-tico Fiscal e Jornalista.As inscrições são recebidas apenas pela internet, no site www.quadrix.org.br,até às 12h do dia 20 de maio.As taxas de in-scrições são de R$ 40,00 e R$ 60,00. As provas serão realizadas no dia 29 de maio de 2011, nas cidades de: São Paulo, Sorocaba e Registro, às 14h.

CRF tem va-gas em várias funções

tudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito, o candidato deve fazer a autodeclaração infor-mando sua situação no ato da inscrição.

Há vagas para as unidades de toda a Baixada Santista

PAT oferece 109 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Vi-cente (PAT) divulga lista atualizada de vagas dis-poníveis. Para se cadastrar, basta comparecer à sede do PAT (Rua Frei Gaspar, 2.577 – Beira-Mar) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Confira as vagas: Costureira de reparação

de roupas, Agenciador de propagandas, Professor de Língua Inglesa, Reparador de rádio, TV e som, Carpin-teiro, Limpador de piscinas, Mecânico de manutenção de motores a dieesel (au-tos e caminhões), Pintor de veículos, Operador de má-quina de dobrar chapa, Promotor de vendas, Ven-dendor em domicílio, Pin-tor de obras, Eletricista de instalação de antenas, Ele-tricista, Motoboy,Jardineiro, Porteiro c/ informática, Piz-zaiolo, Vigilante, Mecânico de refrigeração, Instalador de sistemas eletrônicos de segurança,Farmacêutico, Representante comercial

Page 8: Continental News - maio (7-20)

Continental News 8Continental News 8 O jornal que está mais perto de você

www.continentalnews.com.brContracapaSão Vicente, maio de 2011

Precisa-se de Representante Comercial

Interessados ligar para: (13) 3564-25 39 em horário Comercial

Novo RG deve custar até R$ 40O governo federal deve

fechar em R$ 40 o valor para emissão do novo documento de identidade, o RIC (Regis-tro de Identidade Civil), que irá substituir o RG (Registro Geral). Hoje, cada Estado define se há ou não cobran-ça pelo documento. Em 15 regiões, o custo para tirar o documento vai de R$ 5 a R$ 28,25. Já em outros 11 Esta-dos, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, não há cobrança.

O governo promete iniciar a emissão do RIC em julho. Na primeira etapa, Rio de Janeiro, Bahia e o Distrito Federal contarão com o novo

documento. A previsão é de emitir 50 mil RICs.Segundo o diretor do INI (Instituto Nacio-nal de Identificação), Marcos Elias de Araújo, a decisão de emitir os documentos a partir de julho, quando o prazo inicial era fevereiro, foi tomada em decorrência das dificuldades encontra-das para confeccionar o novo documento.Segundo o governo, em 2012 os Estados devem emitir 8 milhões de RIC e em 2013 esse número deve chegar a 20 milhões. A ideia é que em até nove anos todos os brasileiros tenham trocado seu RG pelo cartão magnético.

Baixada terá novos cursos profissionalizantesO secretário de Desen-

volvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Bar-bosa, anunciou na terça-feira, 3 de maio, durante o 1° Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região (Ficon), que a região terá novos cursos profissionalizantes.

Após representar o go-vernador Geraldo Alck-min na solenidade de abertura do evento, o secretário participou de uma mesa-redonda sobre qualificação de mão de obra, onde apresentou os novos projetos da pasta na área de capacitação. Durante sua exposição, Paulo Alexandre desta-cou o plano de expansão do Centro Paula Souza, que ampliou nos últimos quatro anos em 122% o número de matrículas em

Escolas Técnicas (Etecs) e 163% em Faculdades de Tecnologias (Fatecs). O secretário anunciou ain-da a criação da terceira Etec de Santos em 2012 e o lançamento de novos cur-sos profissionalizantes no setor de construção civil.

“A Baixada Santista é uma região estratégica para o desenvolvimento do Estado. Com os investimentos do pré-sal, expansão do Porto e novos empreendimen-tos imobiliários, existe um aumento na demanda por profissionais da área de construção civil. Por isso, vamos ampliar a oferta de cursos profissionalizantes na região.

E vamos implantar tam-bém o Via Rápida para o emprego, programa que oferecerá cursos de curta duração para que as pes-soas possam se qualificar e se inserir no mercado de tra-balho”, afirmou.

Mais de mil não retornaram da saidinha de Páscoa

união homos-sexual estável é aprovada

Os casais homossex-uais podem ser incluídos no regime jurídico de união estável e se ben-eficiar de todas as conse-qüências deste fato. Foi o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF).Os efeitos da decisão, no en-tanto, não são totalmente conhecidos. Ainda não ficou claro, por exemplo, se os casais homossex-uais poderão se casar. As ações pediam que a união estável homossexu-al fosse reconhecida juri-dicamente e que os casais homossexuais pudessem ser considerados como entidade familiar. Com o resultado, os casais ho-mossexuais passam a ter direitos.

Anuncio foi feito pelo Secretário durante evento em Santos

População pede explicação sobre CopaDezenas de moradores e

lideranças comunitárias de bairros da região leste de São Paulo cobraram transparência e informa-ção das autoridades sobre as obras para a construção do estádio paulistano que sediará o Mundial, durante seminário promovido na

sexta-feira, 6, na Assembleia Legislativa sobre a Copa.

Benedito Roberto Barbosa, do Movimento Popular de Monitoramento da Copa do Mundo, foi um dos que questionaram os represent-antes das várias instâncias de governo sobre a falta de informações.

Dos 20.746 detentos do re-gime semiaberto que foram beneficiados com a saída temporária do feriado de Páscoa, 1.148 presos não retornaram aos presídios, o equivalente a 5,53%, in-formou a Secretaria da Ad-ministração Penitenciária do Estado de São Paulo. O número é inferior ao do ano passado, quando 1.296 não retornaram (7,1%).

Segundo a Secretaria, 2.514 presos utilizaram equipamento de monito-ramento eletrônico (torno-zeleiras), sendo que apenas 98 deixaram de retornar aos estabelecimentos prisionais de origem, o que represen-ta 3,89% de não retorno.