correio carambeiense

8
CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 2013 www.issuu.com/correiocarambeiense EDIÇÃO XVI | ANO I S E M A N A L TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES *EDITOR: GLEYDSON CARLOS MP RECOMENDA ANULAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO Câmara rejeita contas de Osmar Rickli SEGURANÇA Homem é preso após assalto a posto de combustíveis O Ministério Público da Comarca de Castro enviou recomendação ao prefeito Osmar Blum (DEM) para que seja anulado o concurso público, apenas para o cargo de advogado, realizado no ano passado pela Prefei- tura de Carambeí. Algumas irregularidades foram apontadas pelo órgão durante a aplicação das provas. As tortas de Carambeí, mais uma vez, serão uma delicio- sa opção gastronômica na 36ª edição da Exposição Fei- ra Agropecuária Industrial de Ponta Grossa (Efapi). pag. 06 Expofrísia começa na próxima semana

Upload: correio-carambeiense

Post on 08-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Carambeiense Edição XVI - Ano I

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 2013

www.issuu.com/correiocarambeiense

EDIÇÃO XVI | ANO I S E M A N A L

TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES

*EDITOR: GLEYDSON CARLOS

MP RECOMENDA ANULAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

Câmara rejeita contas de Osmar Rickli

SEGURANÇAHomem é preso após

assalto a posto de combustíveis

O Ministério Público da Comarca de Castro enviou recomendação ao prefeito Osmar Blum (DEM) para que seja anulado o concurso público, apenas para o cargo de advogado, realizado no ano passado pela Prefei-tura de Carambeí. Algumas irregularidades foram apontadas pelo órgão durante a aplicação das provas.

As tortas de Carambeí, mais uma vez, serão uma delicio-sa opção gastronômica na 36ª edição da Exposição Fei-ra Agropecuária Industrial de Ponta Grossa (Efapi).

pag. 06

Expofrísia começa na próxima semana

Page 2: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 201302 OPINIÃOchargeNOSSA OPINIÃO

A Justiça tarde, mas...

A decisão do Ministé-rio Público de Castro, através do promotor

de Justiça, Leonardo Dumke Busato, em recomendar, mesmo que parcialmente, a anulação do concurso pú-blico realizado ano passado em Carambeí é salutar. En-tretanto, com todas essas supostas irregularidades apontadas pelo órgão - seria no mínimo oportuno o cance-lamento de todo o certame, uma vez que existem outros pedidos já ingressados para o cancelamento e mandados de segurança, de inúmeras pessoas que se sentiram le-sadas não somente na reali-zação da prova teórica, mas também nas avaliações prá-ticas. Dentro desse universo de cinco mil candidatos, não poderiam ter ocorrido outros erros, ou até mesmo exces-sos por parte dessa empre-sa que aplicou as provas?

Entendemos que o concur-so público apesar de ter vá-rios candidatos concorrendo para cargos diferentes e pro-vas distintas, de maneira ge-

ral, é peça única. É necessá-rio que o Ministério Público retome as investigações com relação às demais provas. Importante que mais candi-datos que se sentiram lesa-dos por qualquer adversida-de que possa ter ocorrido em qualquer fase das provas também apresente denun-cias ao MP. Esta é a manei-ra correta de fazer valer seus direitos e garantir que nin-guém saia “lucrando” numa prova que deveria ser aplica-da de forma a não favorecer e ao mesmo tempo prejudi-car qualquer pessoa e com isso proporcionando iguais chances a todos. O concurso público realizado em 2012, em plena corrida eleitoral deixou muitas indagações e desconfianças quanto a um número considerável de integrantes do governo em cargos comissionados que foram aprovados nos primei-ros lugares e que foram efe-tivados em tempo recorde.

Acusações de toda ordem surgiram dando conta que algo estava em desconformi-

dade com a lei. Questiona-mentos sobre às provas de aptidão física alguns onde concorrentes alegavam ter efetuado corrida de 10km, enquanto outros percorre-ram trajeto menor de 5 km apenas. A prova de nata-ção outra disparidade em que alguns alegaram cum-prir 100mt e outros apenas 50mt. Outro instante, foi a pane nos computadores em que deveriam ter sido apli-cadas as provas de ordem específica, sendo também observados que alguns fun-cionários supostamente uti-lizaram seus próprios com-putadores onde prestavam serviço para a realização da prova, o que, de certa forma,caracterizaria favore-cimento. Estas sem dúvidas são algumas das queixas que estão no poder do MP e que devem servir de base para uma possível anulação de todo o certame e con-sequentemente a abertura de outro concurso público, visando preencher as va-gas que ficarão em aberto.

RECICLE TAMBÉM A INFORMA-ÇÃO. APÓS LER ESTE JORNAL,

NÃO JOGUE NAS RUAS, REPASSE ESSE MATERIAL PARA QUE MAIS

PESSOAS POSSAM LER.

Page 3: Correio Carambeiense

Da redação

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 2013 03PODER

RECOMENDAÇÃO II

LICENÇA

PRAZO

E A CONTA?

EMPRESA NÃO ADIANTOU!

Osmar rickli ] Vereadores rejeitam contas de 2009

Outra recomendação enviada pelo MPE ao prefeito Os-mar Blum (DEM) é para o cancelamento de uma licitação, modalidade do tipo pregão presencial, para a aquisição de cascalho quartzito, realizado em fevereiro de 2013. Conforme o documento, a investigação tem por finali-dade apurar possível ato de improbidade administrativa e prejuízo ao erário público, visto que o referido edital exigia como requisito para a contratação da empresa à apresentação de licença ambiental para tal exploração.

Conforme o MP, a empre-sa vencedora do certame, E.S Sperandio MP – única empresa ‘classificada’ no julgamento das propos-tas, não possuía, à época de sua habilitação, licença para a operação junto ao

O município não pode ficar no prejuízo com o cancelamento da licitação que tem valor global em torno de R$ 800 mil, mas e a empresa ficará sem re-ceber pelo material já en-tregue? Afinal, a empresa errou, talvez, usado de má fé, por ter entrado em uma licitação sem estar devida-

Nos próximos dias, os ve-readores devem receber à visita do empresário per-nambucano Apararício da Costa que tem a intenção de viabilizar a instalação de uma empresa em Ca-rambeí para a convenção de papel higiênico, guar-danapo e papel toalha. Ini-cialmente, a indústria deve gerar cerca de 40 empre-gos diretos. Desde abril, ele está visitando as cida-des da região, onde procu-ra incentivo municipal.

Pouco antes do julgamen-to referente as contas de Osmar Rickli (PSDB), o ex-chefe de gabinete Maurí-cio Bernardo e o advogado Robson Dal Col tentaram cancelar a sessão através de um requerimento do TCE, onde a corte deve reavaliar o seu parecer. A defesa apresentou novos documentos que podem inocentá-lo, mas os vere-adores não acataram. O ex-prefeito terá que recor-rer na instância superior.

Por se tratar de administração pública, cujo deve ser a primeira a cumprir as normas e condições de editais, a recomendação prevê ainda o prazo de 30 dias para que o município declare nulo o processo licitatório, com a suspenção dos serviços, porventura em execu-ção e na sequencia repita o processo de contratação para a aquisição do material. Neste período, o municí-pio terá que prestar informações à promotoria de Jus-tiça, sob pena de responsabilização pessoal do prefei-to Osmar Blum (DEM), quanto às medidas adotadas.

As contas do ex-pre-feito de Carambeí, Osmar Rickli (PSDB),

referentes ao exercício de 2009, foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária rea-lizada na noite da última terça-feira (21). Os parla-mentares acompanharam o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), julgado em setembro de 2012, que sugeria pela re-provação das contas em função de suposta inconsis-tência financeira. Na épo-ca, foram identificados que, em tese, existia uma dife-rença em relação aos valo-res citados na prestação de contas e os verificados na movimentação financeira.

Antes da votação, a defesa solicitou via requerimento que o projeto-decreto fos-se retirado da ordem do dia para melhores análises, mas o pedido foi rejeitado pelos vereadores por seis votos a quatro contrários. Em se-guida, o vereador Ander-son Ventura (PSDB), mesmo partido do ex-prefeito, so-

Instituto Ambiental do Pa-raná (IAP) e licença, ou au-torização do Departamen-to Nacional de Produção Mineral, os quais se cons-tituem em licenciamen-tos obrigatórios para a exploração deste minério.

O placar de votos se repetiu na segunda votação das contas referente ao exercí-cio de 2009 do ex-prefeito Osmar Rickli (PSDB). | Foto: Divulgação.

O prefeito Osmar Blum visitou o gabinete do deputado federal André Vargas (foto), do PT, que se com-prometeu a viabilização de recursos para obras de infraestrutura no município. | Foto: Marcos Moreira

licitou vistas ao plenário, que também foi rejeitado pela maioria dos vereado-res que também optou pela

reprovação das contas.

Com isso, o presidente da Casa, vereador Jeverson Go-mes da Silva (PDT) deu pros-seguimento à sessão abrin-do espaço para que a defesa se manifestasse, mas o ad-vogado de Rickli, Robson Dal Col, não se fez presente.

O presidente da Casa, ve-reador Jeverson destaca que apenas seguiu a avaliação técnica do Tribunal de Con-tas. “O que pesou muito con-tra ele [Osmar Rickli] foi o parecer técnico”, disse ele, ao acrescentar que não houve outro motivo. “A decisão não foi nada pessoal ou político”.

O vereador Anderson Ventura (PSDB) negou que tenha votado a favor do ex-prefeito por fazer parte de seu partido, ou pela sua amizade pessoal. “Votei por que acredito na inocência do Osmar [Rickli], até porque ele apresentou toda a do-cumentação necessária que comprova isso”, diz Ventu-ra, ao afirmar que o ex-pre-feito pretende entrar com recurso contra a decisão da Câmara de Vereadores.

Em recente viagem a Bra-sília, o prefeito Osmar Blum (DEM), acompanhado de seus assessores e do diretor de projetos do município, André Petter, visitou alguns ministérios e deputados na intenção de viabilizar recur-sos e a execução de alguns projetos de infraestrutura na ordem de pavimenta-ção de vias urbanas, exe-cução do projeto de cons-trução do Contorno Norte, conservação de vias rurais, bem como projetos na área de educação e turismo.

De Brasília, após conversar com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crive-la, o prefeito trouxe ainda a possibilidade da implan-tação no município de uma

superintendência do minis-tério, visto que atualmente existe um grande potencial de produtores na região

>>PREFEITO EM BRASÍLIABlum percorre capital atrás de recursos; cidade pode ter superintendência de ministério da pesca

mente regular pelos crité-rios do edital. Mas, o mu-nicípio também não pode se eximir de suas respon-sabilidades, uma vez que a comissão responsável por todo o processo deixou a desejar e, por muito pou-co, não comprometeu o chefe do poder Executivo. Perguntar não ofende...

dos Campos Gerais, além da instalação de um frigorifico com capacidade de abate de seis toneladas de peixes, que também atenderia pro-dutores da região central e norte pioneiro paranaense.

Através de sua assesso-ria, o prefeito informou ao

CORREIO que nos próximos dias uma equipe técnica do ministério da Pesca e Aqui-cultura deve visitar o muni-cípio.

Deputados

Osmar Blum percorreu ainda os gabinetes dos deputados Alex Cansiane (PMDB), Abelardo Lupion (DEM) e André Vargas (PT), e também conversou com a assessoria da Casa Civil.

Page 4: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 201304

RUA ONIX, 162 - CENTRO

Page 5: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 2013 05

As “Tortas de Carambeí” mais uma vez irão integrar as opções gastronômicas da Exposição Feira Agrope-cuária Industrial de Ponta Grossa, que este ano chega na 36ª edição, com muitas novidades. O evento, queé uma das maiores feiras mul-tisetoriais do sul do país e tem como objetivo princi-pal oferecer a oportunida-de da realização de bons e grandes negócios nos seto-resagropecuário, industrial e comercial, pretende neste ano atrair 400 mil visitantes.

A participação das “Tor-teiras de Carambeí” que irão, pela terceira vez, le-var o sabor da cidade a um público diversificado vai proporcionar mais uma al-ternativa de negócios e for-talecimento desse segmento que já se tornou tradicional na região. Com uma varie-dade de saboresas tortas também são um meio de divulgação da cidade que atualmente figura como uma alternativa de turismo gastronômico e cultural.

As Tortas de Carambeí, de chocolate com pimenta, holandesa de chocolate, de maracujá, de doce de leite, torta de coco, abacaxi,trufa-da, amora,strogonoff de no-zes, entre outros deliciosos sabores serão servidas em um ambiente aconchegan-te com decoração voltada a detalhes da cultura ho-landesa. No mesmo espaço, compondo a decoração, o Parque Histórico de Caram-beí, que é um dos maiores atrativos turísticos do Para-ná, estará representado por um jovem casal, tipicamente trajadosque estarão reali-zando a divulgação do Par-que com todos os seus atra-tivos. A 36ª EFAPI também será o palco para lançamen-

O Parque de Exposi-ções Batavo será palco na próxima

semana da Expofrísia 2013, evento que até o ano passa-do era realizado com o nome de Expocarambeí. A feira agropecuária que se desta-ca entre as mais importan-tes do Brasil espera receber público superior a três mil pessoas, reunindo parceiros comerciais, visitantes, cria-dores e expositores de gado leiteiro da raça Holandesa, com animais de grande qua-lidade em tipo de produção.

O evento, que acontecerá de 28 de maio a 1° de ju-nho, com entrada gratuita, tem como objetivo contri-buir para a competitividade do leite, apresentando a alta qualidade genética do reba-

agrOpecuária ] eXpOFrÍsia DesTaca QualiDaDe Na prODuÇÃO leiTeira

Da redação

Agência Brasil

Assessorias

>>EFAPITorteiras integram programação da EFAPI em Ponta Grossa

Decreto cria normas mais rígidas para a compra de produtos eletrônicos

GERAL

to do 4º Festival de Tortas que vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro no Par-que Histórico de Carambeí .

A EFAPI é um dos maiores eventos, do setor agroindus-trial do Paraná, sendo o mais importante dos Campos Gerais tendo a participação de centenas de empresas e produtores que expõem a excelência genética da pe-cuária, as novas tecnologias em máquinas e equipamen-tos, implementos agrícolas, setor automotivo, agua e energia, informática, indús-tria do vestuário e acessó-rios, instituições governa-mentais e educacionais e prestadoras de serviços. Nesta edição, agregada ao evento, terá uma um espa-ço denominado Fazendinha, uma área para capacitação dos produtores rurais com cultivaresque ocuparão 15 hectares. Este local ficara

Segundo o coordenador da 36ª EFAPI , Roberto Cunha Nascimento, a mudança da data que historicamen-te era realizada na semana do aniversario da cidade, se justifica, principalmente pelo favorecimento da co-mercialização de maquiná-rios, implementos e veículos, por se tratar de período de pós-colheita. “Neste perí-odo de junho, já há recur-so para movimentação do agronegócio, pois os pro-dutores venderam a safra. Também existe a possibi-lidade da compra e venda de reprodutores e animais para engorda, respeitando as características morfocli-máticas da região”, explica.A decisão de antecipar o even-to para o mês de julho par-tiu da Sociedade Rural dos Campos Gerais e do Sindi-cato Rural de Ponta Grossa.

nho leiteiro da raça holande-sa e proporcionando maior integração entre os criado-res e evolução de negócios.

De acordo com o gerente de Pecuária da Cooperativa Batavo, Eldo Lauro Berger,

A partir da última terça-fei-ra (14) está vigorando o De-creto nº 7.962/13, que cria normas mais rígidas para o comércio eletrônico, de-talhando exigências que já faziam parte do Código de Defesa do Consumidor. Uma delas é a obrigação por par-te da empresa de fornecer informações básicas, como o endereço físico da loja e ter um serviço de atendimen-to ao consumidor eficiente.

De acordo com o decre-to, todo site terá que in-formar em sua página, em local visível, o CPF do res-ponsável ou o CNPJ da em-presa, além do endereço físico e eletrônico para con-tato pelos consumidores.

Outras regras importan-tes são as obrigações de fornecer características de-talhadas, incluindo os ris-cos a saúde e a segurança dos clientes, bem como as despesas adicionais que in-terferem no valor do pro-duto adquirido, que é fe-chado no fim da compra, como por exemplo, frete e seguros. Essas exigências valem tanto para venda

o evento deverá receber, neste ano, em torno de 200 animais, mantendo assim a média das últimas exposi-ções, no entanto, sempre se destacando em qualidade.

Fonte: DC.

A feira agropecuária que se destaca entre as mais importantes do Brasil espera receber público superior a três mil pessoas. | Foto: Divulgação/Arquivo

Essas exigências valem tanto para venda de produtos quanto para oferecimento de serviços. | Foto: Divulgação

A 36ª EFAPI também será o palco para lançamento do 4º Festival de Tortas que vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro no Parque Histórico | Foto: Divulgação

de produtos quanto para oferecimento de serviços.

COMPRAS COLETIVAS - Em relação a sites de com-pras coletivas, as regras ci-tadas acima também valem. Além disto, terão que ser in-formadas a quantidade míni-ma de consumidores para a efetivação da oferta, o prazo para utilização pelo consu-midor e o número de vagas para contratação de serviços.

DIREITO DE ARREPEN-DIMENTO - O fornecedor deverá informar de ma-neira clara os meios que o consumidor poderá utilizar

para exercer esse direito, e que não há qualquer ônus, caso o consumidor se ar-rependa. O prazo para o exercício deste direito é de 7 dias úteis contados do recebimento do produto.

PUNIÇÕES - A diretora do Procon-PR, Claudia Sil-vano, adverte que as em-presas que infringirem a lei podem sofrer punições como multas, apreensão de produtos, cassação do re-gistro, entre outras. As san-ções variam de acordo com o porte da empresa infra-tora e conforme o número dos consumidores atingidos.

Page 6: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 201306 COTIDIANO

Da redação Da redação

cONcursO ] Ministério Público aponta irregularidades

O Ministério Público da Comarca de Cas-tro, através do pro-

motor de Justiça, Leonardo Dumke Busato enviou, ao prefeito de Carambeí, Os-mar Blum (DEM), ao presi-dente da Casa de Leis, ve-reador Jeverson Gomes da silva (PDT), uma recomenda-ção para que seja anulado o concurso público, realizado no ano passado pelo muni-cípio, apenas para o cargo de advogado – que até este mês nenhum dos candidatos haviam sido chamados para assumir a vaga.

O CORREIO teve acesso ao documento enviado pelo MPE, onde a 3ª Promotoria da Comarca de Castro ins-taurou inquérito civil após denúncias de candidatos que se sentiram prejudica-dos durante a aplicação das provas. Além disso, a fina-lidade é apurar supostas irregularidades no concur-so, uma vez que “durante o curso da investigação fo-ram coletados relatos dan-do conta de que, durante a aplicação das provas para o referido cargo, em 1º de abril de 2012, houve fisca-lização deficitária quanto à

utilização de aparelhos ele-trônicos portados pelos can-didatos e acompanhamento destes durante a utilização dos banheiros, com a notícia inclusive de que um telefo-ne tocou durante a execu-ção das provas e candidatos trocaram informações sobre questões no banheiro, e ne-nhuma providência de rigor foi adotada pelos fiscais para sanar tais irregularida-des”, diz o documento.

Folha de repostas

Outro ponto analisado pela promotoria é com relação ao fato da folha de respos-tas, fornecida para a elabo-ração da peça jurídica - apli-cada nas provas, continha o nome do candidato, núme-ro de inscrição, número de identificação e data de nas-cimento. “[...] Proporcionan-do assim que o avaliador, ao atribuir a nota à resposta dissertativa, identificasse o candidato avaliado, de for-ma a ensejar amplo subjeti-vismo e pouca transparência na atribuição da respectiva nota, o que macula os prin-cípios constitucionais da im-pessoalidade e isonomia”, considerou.

Natanael de Quadros Bra-ga, 28 anos, foi preso em flagrante no último final de semana após ter assaltado um posto de combustíveis às margens da PR-151 em Carambeí. Segundo registro, Braga deu voz de assalto ar-mado com uma faca e após a ação se evadiu do local le-vando cerca de R$ 600 em dinheiro, mas foi localizado em seguida pela Polícia Mili-tar, através de uma denúncia da própria população. Nata-nael se encontrava em liber-

Cópia de provas

Além disso, segundo a so-licitação, ficou demonstrado na investigação que, na fase de impugnação às questões das provas aplicadas, tanto o município quanto a empresa executora do certame difi-cultaram à disponibilização de cópias das provas e es-pelho das respostas da peça jurídica, sob alegação que não havia providência ale-gada no edital do concurso. “[...] Alguns candidatos con-seguissem obter cópia de suas provas, após muita in-sistência e adoção de ações informais, ao prazo inferior a vinte e quatro horas do prazo do recursal, o que fere os princípios constitucionais [...]”.

Questão 10

Na questão de número dez da prova objetiva, conforme o documento entregue pelo MP, verificou-se a existência de duas alternativas corretas (A e B). Além de não anular a questão, a empresa que aplicou a prova teria ainda considerado apenas a alter-nativa A como sendo a cor-reta.

No próximo dia 28, o mu-nicípio de Carambeí realiza em parceria com o Heme-par de Ponta Grossa, mais uma campanha de doação de sangue. A coleta será no Centro Municipal de Saúde, das 08:00 às 16:00 horas.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Caram-beí, Jiuliana Bubniak, explica que a quantidade de sangue retirada do doador não afe-ta a saúde, e a recuperação é imediata. “Doar sangue é seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sem-pre, embora seja muito im-portante que pessoas sau-dáveis doem regularmente”, comenta.

Foi recuperado esta sema-na um veículo Fiat Uno, fur-tado da casa do proprietário no bairro Bela Vista I, no úl-timo dia 21, e recuperado na terça-feira, por volta das 10 horas próximo à antiga Pu-rina, ás margens da PR-151. O Moradores da localidade chamaram o Departamento

Doação de sangue dia 28

Assaltante de posto é preso com à ajuda da população

Mulher se envolve em dois acidentes

Ao fazer a conversão carro é atingido

Carro roubado é abandonado

>>SEGURANÇA

dade condicional, visto que responde por outros crimes de tráfico e furtos. Após ser autuado em flagrante, o acusado foi encaminhado a Cadeia Pública de Castro onde se encontra á disposi-ção da Justiça.

Um fato no mínimo inusi-tado ocorreu com a condu-tora de um veículo VW Gol que acabou se envolvendo em dois acidentes no mes-mo dia. Conforme a polícia, Crislaine do Rocio Gottwald estava transitando pela Ave-nida dos Pioneiros quando se envolveu em um aciden-te com um ônibus do trans-porte coletivo, que fugiu do

Outro acidente envolvendo dois carros foi registrado na Avenida dos Pioneiros nes-ta semana. De acordo com a polícia, um dos veículos seguia pela avenida quan-do teria parado para fazer a conversão na Rua das Es-meraldas quando o segundo

Natanael de Quadros foi preso com posse de uma faca, utilizada na ação. | Foto: Divulgação PM

local. Ao seguir o ônibus, na Avenida Pinheiro, bairro Eldorado, a condutora se envolveu em uma segunda batida, desta vez com uma motocicleta. A condutora da moto ficou ferida e precisou ser socorrida e encaminha-da para o Centro Municipal de Saúde. A polícia foi acio-nada, mas o ônibus não foi identificado.

veículo tentou fazer a ultra-passagem pelo mesmo lado, fazendo com que o primeiro carro colidisse contra um pi-lar de um prédio. O moto-rista do VW Gol e a esposa ficaram feridos com a bati-da, enquanto o outro nada sofreu.

de Trânsito (DETRANSEDE) que encaminhou o veículo para a delegacia de polícia. O carro estava com as por-tas arrombadas e sem com-bustível, motivo pelo qual os bandidos possam ter deixa-do no local. | Foto: Marcos Moreira

Page 7: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 2013 07GERAL

Chegou a hora de Ca-rambeí mostrar o quanto à atividade

esportiva é importante para todos. Neste ano o Dia do Desafio acontecerá no pró-ximo dia 29, onde a cidade enfrentará Águas de Lindóia (SP). A partir das 08H30 na Praça Cívica a equipe da se-cretaria Municipal de Espor-tes vai realizar diversas ativi-dades esportivas, música e muito lazer envolvendo alu-nos e comunidade. Para as crianças haverá muitas brin-cadeiras e um Parque Infantil.

O cidadão deve realizar qualquer exercício físico por 15 minutos e para registrar a participação ligar gratuita-mente para o 0800 643 66 90.

Trata-se de uma compe-tição amistosa entre cida-des, cujo maior objetivo é estimular a população a adotar um estilo de vida ativo e mais saudável atra-vés da prática de atividade física orientada e regular.

Dia DO DesaFiO ] Moradores devem praticar 15 minutos de exercício

Da redação

O Dia do Desafio mobiliza vários segmentos da sociedade. Em edições anteriores, funcionários da Carambeí Ambiental fazendo alongamento. | Foto: Arquivo.

O time do Assocam/Carambeí venceu fora de casa pelo placar de 2x1 o time de Quedas do Iguaçu no último final de semana. O próximo confronto do time será no dia 08 de junho em Rebouças.

Neste final de semana, o time de campo sub17 é quem joga contra o América em Ponta Grossa.

Assocam vence fora de casa

A Praça Cívica será palco principal de eventos cultu-rais que estão em planeja-mento para acontecer no decorrer deste ano. Para tanto o departamento Mu-nicipal de Cultura está or-ganizando um banco de dados com todos os artistas da cidade a fim de que pos-sam participar dos eventos na cidade e também na re-gião dos Campos Gerais.

O diretor do Departamen-to Municipal de Cultura, Rubens de Oliveira informa que todos aqueles que são músicos, tocadores de viola, violão. Gaita e outros instru-mentos estão convidados a se cadastrarem. Também os artistas plásticos como pintores e escultores assim como os poetas e poetisas estão convocados a partici-parem do cadastro.

Rubens, que no dia 14 as-sumiu a vice-presidência da 2ª Regional de Cultura do Paraná – Associação dos Municípios dos Campos Gerais,declarou que a agen-da da entidade contempla a realização de diversos even-tos que irão acontecer este ano, envolvendo todas as cidades. “O objetivo é rea-lizar um trabalho integrado onde todos os nossos artis-tas tenham oportunidade de mostrar seus trabalhos”, comentou.

O cadastramento dos ar-tistas carambeienses pode-rá ser realizado diretamente no departamento Municipal de Cultura – Biblioteca Mu-nicipal Keimp Van Der Meer, também através do telefone 42 – 3915 1059 e do e-mail – [email protected]

Da redação

Departamento de Cultura quer cadastrar artistas

>>CULTURA

Page 8: Correio Carambeiense

08 CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 24 DE MAIO DE 2013 VARIEDADES

Parabéns a Eluana Vieira e Fabio Luiz Batista que comemoraram o noivado no ultimo dia 19 de maio. Foto: Divulgação

Nicolly Bue-no vem se destacando nas passa-relas como modelo. Parabéns ao ensaio de Rodrigo Co-volan! Foto: Divulgação.

Em tempo de receber os pa-rabéns, Marcos Moreira, as-sessor especial da Prefeitura

de Carambeí. Felicidades!

Os amigos Caroline Franciele, Everton Kinap, Thays Raphaele e Paulo Giofranco comemoraram aniversário juntos no ulti-mo dia 18/05.

Esta marcada para o dia 28 de maio às 13h30 na Biblioteca Municipal Keimpe Van der Meer a 5ª Conferencia Nacional das Cidades /Etapa Municipal, com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma já”. O objetivo é fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desen-volvimento urbano do município.

>>CONFERÊNCIA DAS CIDADES

NAS PASSARELAS